MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 24 de junho de 2012

A RESTAURAÇÃO DOS SONHOS : MENSAGEM...

“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne. E vossos velhos sonharão.” (Atos 2.17) 
1º VERDADE:
O fato de a Bíblia falar muito sobre sonhos, nos mostra que, para Deus, sonhar é algo muito importante. Antes de ser meramente humano, sonhar é divino.

Deus foi o primeiro a sonhar. Um dia Ele sonhou com o homem, com a Igreja, e ainda sonha com um povo tal como Ele é santo. Porque fomos criados à Sua imagem, herdamos Dele a capacidade de sonhar.

Por isso, quando nos unimos a Cristo através do novo nascimento, nos unimos também aos Seus sonhos. Cada vez que Deus quer realizar algo através de nós, Ele primeiro gera um sonho em nosso coração.

FICAMOS PENSANDO QUE SOMOS NÓS QUE SONHAMOS. LEDO ENGANO.

É OBRA DELE!

Outra prova da importância dos sonhos é que a Bíblia coloca este assunto como uma evidência do mover de Deus no meio do Seu povo.

A profecia de Joel diz que quando o Espírito Santo fosse derramado, os velhos teriam sonhos. Ora, por que os velhos?

É que velhos lembram pessoas que perderam a capacidade de sonhar. A velhice é uma fase da vida quando muitos já não sonham mais.

Infelizmente, essa é a condição de muitos filhos de Deus que, embora não sejam velhos, têm uma estrutura que se assemelha à velhice e já não esperam por muita coisa, porque não acreditam mais nos sonhos.

Muitas razões podem ter levado tais pessoas a isso: decepções, frustrações, críticas, medo de arriscar de novo, desilusão.

Os motivos são vários; talvez até mesmo culpemos o pastor,
Os outros irmãos por nossos problemas, mas nada disso trará nossos sonhos de volta. Nenhuma desculpa que apresentemos diante de Deus vai resolver.

Deus certamente entende muito bem de decepções, rejeições e de ser ignorado, mas nada disso O fez desistir de Seus sonhos de ter um povo santo e perfeito.

MEU IRMÃO POR QUE ENTÃO HAVERÍAMOS DE DESISTIR? DEUS PODE RESTAURAR OS NOSSOS SONHOS. 

Podemos ver isso na história do povo de Israel. Um povo que conheceu os sonhos de Deus e os perdeu no meio do caminho.
ATITUDES DAQUELES QUE PERDERAM OS SONHOS:

O Salmo 137 retrata a condição de um povo destituído de sonhos. “Às margens do rio de Babilônia nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas.” 

1º - DESÂNIMO: Aqueles que não sonham são desanimados.

E, PARA ELES, TUDO SE TORNA MUITO DIFÍCIL. VIVE UM CONSTANTE CANSAÇO DA ALMA. ISRAEL ESTAVA ASSIM:

Seu povo ficava assentado às margens do rio, lamentando sua condição, numa atitude que desagradou a Deus, porque não era fruto de fé.

E TUDO O QUE NÃO PROVÉM DE FÉ É PECADO.

Israel chorava porque estava frustrado. Muitos estão assim e, dia após dia, vivem lamuriando, murmurando e lamentando sua condição.
 
2º - INCREDULIDADE. Israel já não podia crer nas promessa de Deus, que se tornara apenas uma remota lembrança. Conhecer os sonhos de Deus não significa, necessariamente, que estejamos compartilhando deles.

Israel conhecia os sonhos do Senhor, mas, na verdade, eles não fizeram do sonho de Deus o seu sonho, mas buscaram outras coisas e, por isso, tornaram-se escravos.

AQUELES QUE NÃO SONHAM SÃO INCRÉDULOS, NÃO OUSAM CRER NO PODER DE DEUS, E O PIOR:

Tornam-se ascéticos (afastados) quanto aos sonhos dos outros e criticam aqueles que ainda sonham.

3º - INSATISFAÇÃO: Israel era um povo insatisfeito, tanto antes quanto depois do exílio. Antes, porque eram indiferentes aos sonhos de Deus para eles como nação.

Depois, porque perderam não apenas os sonhos de Deus, mas os seus próprios. Não tinham mais motivo de louvar ao Senhor, por isso, penduraram os seus instrumentos.

Sua alma estava vazia e abatida. E o vazio gera insatisfação; por causa da ausência de sonhos, perderam a motivação, o vigor e a força para prosseguir.
E O QUE É PIOR: PERDERAM A INSPIRAÇÃO PARA LOUVAR A DEUS! 

4º - FALTA DE PROPÓSITO E DE DIREÇÃO: O que gera comodismo. Israel não tinha mais um propósito como nação; para eles, o presente e o futuro eram a mesma coisa, porque no exílio não se sonha.

QUANDO PERDEMOS OS SONHOS, PERDEMOS A ESPERANÇA E O PROPÓSITO DE DEUS PARA NÓS. 

ATITUDES DAQUELES QUE TÊM SEUS SONHOS RESTAURADOS:(Lucas – 8:43,48).

É POSSIVEL NOSSOS SONHOS SEREM RESTAURADOS POR DEUS!!!

A Bíblia relata a história de uma mulher que tinha tudo para ser uma pessoa frustrada, insatisfeita, acomodada. Sua condição de vida era parecida com a do povo de Israel no exílio; não havia mais esperança, mas ela resolveu sonhar.

Essa mulher sofria de hemorragia, e quando ouviu falar de Jesus, o sonho de ser curada voltou a bater dentro dela. Mas, a cura não foi automática.

ELA ESCOLHEU TER ATITUDES DIANTE DAQUELA SITUAÇÃO, A FICAR PARADA E PASSIVA.

As atitudes dessa mulher são as mesmas que todos aqueles que querem ter seus sonhos restaurados precisam ter.

1º - ELA DECIDIU SE ARRISCAR:

Ela poderia se conformar com aquela realidade terrível, do ponto de vista humano; porém, decidiu crer.

Para se ter os sonhos restaurados, é preciso que haja a decisão de sonhar novamente, mesmo sob o risco de novo fracasso.

Aquela mulher havia esperado a cura pelos médicos, mas ainda não havia depositado a sua esperança em Jesus, o que faria toda a diferença.

ESTA MULHER TOMOU UMA DECISÃO E DECISÃO FALA DE ATITUDE DE DESEJAR ARDENTEMENTE A REALIZAÇÃO DO SONHO.

Em segundo lugar, aquela mulher foi determinada a tocar em Jesus. 
2º - ELA AGIU COM DETERMINAÇÃO:

Determinação é uma decisão de ir até o fim: Alguns decidem, mas poucos perseveram até o fim. Há um tempo para se plantar, um tempo de chorar.

Às vezes, os sonhos nos fazem chorar, porque parecem tão distantes de nós. A Bíblia diz que: “... quem vai andando e chorando, voltará com os frutos.” (Sl 126).
Certamente, o caminho daquela mulher não foi fácil para ela, mas, a cada passo, por mais difícil que fosse ela ganhava mais força, por saber que a concretização do sonho estava mais próxima.
 
3º - FÉ COM ATITUDE, ELA TOCOU NO SENHOR:
Finalmente, ela se apossou da bênção. Seu sonho se realizou, porque ela tocou no único que podia torná-lo realidade – ela tocou em Jesus.

Quando os nossos sonhos se encontram com os sonhos de Deus, Ele se compromete a realizá-los por nós.

Temos aqui duas histórias; pode ser que uma delas seja também a sua experiência. Com qual delas você se identifica? Hoje você pode mudar o rumo da história Da sua vida, mas tenha certeza de uma coisa: tudo começa com um sonho.

NÃO PERMITA QUE OUTROS OU SITUAÇÕES ROUBEM OS SEUS SONHOS, E MUITO MENOS A SUA CAPACIDADE DE SONHAR.

Sonhe com as promessas de Deus! Sonhe com o impossível! Sonhe grande! Não tenha medo de sonhar.

Deus não é apenas um sonhador; Ele é também um restaurador de sonhos e é poderoso para realizá-los por você.

POR FIM: FALE COM DEUS DOS SEUS SONHOS, FAÇA PLANOS!!!

Nós somos o povo da promessa das promessas firmadas no Deus imutável; Ele espera que sonhemos com elas.

Se, como Igreja, desejamos um crescimento, precisamos sonhar com ele e deixar que isso seja primeiro gerado dentro de nós.

O nosso Deus promete cumprir em nós, e através de nós, infinitamente mais do que tudo o que sonhamos.

“Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha! Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo.” (Sl 126).

“Deus te abençoe” - Pr Maurilio Souza...

O VERDADEIRO TABERNACULO: (João 14:6 – Heb – 9:3ª5). MENSAGEM...

“(João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. - (Hebreus 9:3) - Mas depois do segundo véu estava o tabernaculo que se chama o santo dos santos, (Hebreus 9:4) - Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; (Hebreus 9:5) - E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente”.

O tabernaculo era constituído de ou por TRÊS PARTES,e para cada uma destas partes havia uma porta de acesso:

1º - HAVIA O ATRIO: Onde tinha o altar de bronze. Onde todo o povo tinha acesso.

2º - O LUGAR SANTO: Que tinha o candelabro, a mesa e os pães da proposição, e ao qual apenas os sacerdotes tinham acesso.

3º - SANTO DOS SANTOS: Que tinha o incensário de ouro e a arca da aliança. (Apenas o sumo sacerdote podia entrar).

PARA ENTRAR EM CADA COMPARTIMENTO TINHA TRES PORTAS!

AS TRES PORTAS:

1º- PORTA:  A porta que dava acesso ao átrio era chamada CAMINHO (1º VÉU).

2º PORTA: A porta que dava acesso ao lugar santo (ou santo lugar) era chamada VERDADE (2º VÉU).

3º - PORTA: A porta que dava acesso ao santo dos santos era chamada VIDA (3º VÉU).

OBS: Por isso, Jesus profeticamente disse: “Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao pai senão por mim”.

ROMPENDO OS VÉUS:
Entrando pela primeira porta você chega ao perdão dos pecados, ai você esta no caminho.

O altar de bronze (onde se matava os animais) testifica que nossos pecados forma julgados em cristo.

Aqui nos tornamos FILHO DE DEUS, e recebemos o espírito que clama “aba pai”, começamos a clamar e a ansiar pela paternidade de Deus.

È O PRIMEIRO NIVEL – CHAMADO FASE DE CRIANÇA!

COMO ROMPER ESSE VÉU:

EU PRECISO ROMPER O VEU DO CAMINHO!

1º - Quebrantamento (vida de humildade). 2º - Arrependimento (mudança de mente). 3º - Perdão recebido (remissão dos pecados) esse terceiro tem ligação ao quarto. 4º Perdão doado (ou liberados). Só vou ser perdoado a partir a partir do momento que eu perdoar.

PERDÃO DOADO E PERDÃO LIBERADO!

OBS: Existe uma distancia espiritual entre o caminho e a verdade é necessária romper o véu da verdade, você pode estar no caminho e ainda não estar na verdade, muitas coisas ainda não ENTENDIDAS E DISCERNIDAS.

EU PRECISO ROMPER O VÉU DA VERDADE!

2º - ROMPER O VÉU DA VERDADE:

É necessário comer o PÃO DA PROPOSIÇÃO (ler, estudar, meditar na palavra de Deus, a bíblia) e viver uma vida a luz do candelabro (vida de obediência à palavra de Deus, a bíblia).

OBS: candelabro quer dizer VIVER EM SANTIDADE de Deus (era de ouro = santidade de Deus) – VIVER EM UNIDADE (era de uma só peça não havia emenda) VIVER DEBAIXO DA UNÇÃO (azeite) no poder Espírito Santo.
COMO FAÇO ISSO?

1º - Ler, meditar, conversar (bater papo sobre a bíblia), ouvir a palavra (todos os dias) a bíblia dever ser nosso alimento espiritual.

PAIS INCENTIVAM SEUS FILHOS E FILHAS A LER A BIBLIA, PELO MENOS UM CAPITULO POR DIA!

2º - VIVER EM BUSCA DOS DONS ESPIRÍTUAIS: TODOS OS DIAS (ISAIAS 11:1ª2 E EFESIOS 5:17ª19).

“(Efésios 5:17) - Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (Efésios 5:18) - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; (Efésios 5:19) - Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;”

“(Isaías 11:1) - PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.” “(Isaías 11:2) - E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR”.

3º - ORAR TODOS OS DIAS: Lembre-se: somente os sacerdotes podem entrar aqueles que vivem uma vida de oração e intercessão. Obs: TODOS OS DIAS.

É O SEGUNDO NIVEL -  CHAMADO CRENTE ADOLESCENTE!

3 ROMPER O VÉU DA VIDA: Há uma distancia entre a verdade e a vida, uma pessoa pode ter muita revelação e dons e ainda ser uma pessoa ferida e cheia de argumentos e soberba.

O santo dos santos é um lugar de ENTREGA TOTAL. É um lugar de MORTE TOTAL, mas também é um lugar de VIDA TOTAL (vida abundante).  

Estar na vida refere-se a uma pessoa plenamente (inteiramente) curada (fala de sanidade total).
SEGUINDO A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO SEM A QUAL NINGUEM VERÁ O SENHOR. (HEBREUS - 12:14) AMÉM!
OBS: No santo dos santos vemos ao Senhor através de uma comunhão profunda e sem barreiras.

COMO ROMPER O VÉU DA VIDA:
1º - Seguindo a paz com todos (a paz com Deus e com os irmãos, menos com o Diabo e seus anjos).

2º - Seguindo no processo de santificação como: 1º - lavar as mãos (fala do que faço) – 2º - Purificar o coração (tirar todas as magoas e rancores, ou melhor, deixar o ESPIRITO SANTO arrancar de dentro de nos).

Obs: falar dos porões escuros de nossas almas. Ex: Davi no salmo – 139: 23ª24.

“(Salmos 139:23) - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. (Salmos 139:24) - E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”

O QUE RECEBEMOS NO SANTO DOS SANTOS:

1º A SANTIDADE DE DEUS: A arca de Deus era de madeira (fala da humanidade do homem) e é coberta de ouro (fala da santidade de Deus).

FALA DE SEUS ATRIBUTOS: justo, santo lembre-se; o lugar é santíssimo = aquele que gera santidade.

2º - A REGENERAÇÃO: A vara de Arão que floresceu (fala de ministério) de exercer uma função na igreja de Deus.

3º A VIDA DE DEUS: Recebemos a vida de Deus e nos tornamos menos carnais (criança) superficiais e nos tornamos mais espirituais (adultos) verdadeiros.

É O TERCEIRO NIVEL – CHAMADOS CRENTES ADULTOS!

DEIXA JESUS TE CONDUZIR AO SANTO DOS SANTOS, JESUS O NOSSO SUMO SACERDOTE PARA SEMPRE!

“DEUS TE ABENÇOE”. PR MAURÍLIO SOUZA...

sábado, 23 de junho de 2012

Download Biblia Sagrada


Faça o Download da Bíblia Sagrada para o seu computador!!!
Clique na figura e faça o download.
Biblia Sagrada Hábil
Biblia Sagrada Versão Digital 4.0

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A BONDADE E MISERICORDIA DO SENHOR: MENSAGEM...


“Êxodo 33:18 - Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Êxodo 33:19 - Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer”.

A PRIMEIRA VERDADE QUE PRECISAMOS SABER E QUE A BONDADE E MISERICORDIA DO SENHOR NOS SEGUIRAM TODOS OS DIAS: “Salmos 23:6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias”.

BONDADE E MISERICORDIA:

1º - O que significa a palavra bondade? –

1º - Beneficência, pronto para fazer o bem, amor em ação (é a atitude do amor de Deus por nós).

2º - Cumprir seus propósitos ou satisfaz suas expectativa.

3º alguém que trata com; amabilidade – gentileza e fidelidade – algo natural do amor.

OBSERVAÇÃO: A bondade de Deus leva as pessoas ao arrependimento e à salvação, então essa bondade Divina operando por meio de um crente ungido terá a capacidade de levar os descrentes à salvação.

A segunda verdade que precisamos saber é o significado da palavra misericórdia:

É a junção de dois radicais; misérere (miséria – necessidade) e cordis (coração) é olhar nossas miséria e necessidades com os olhos do coração.

OBSERVAÇÃO: Portanto misericórdia (miserere + cordis) significa literalmente "ter compaixão do coração", ou seja, aproximar meus sentimentos dos sentimentos de alguém, sentir "o mesmo por alguém".
Não se trata de sofrer com alguém, mas de compreender o sofrimento de alguém, de ser solidário com essa pessoa.

A BONDADE E MISERICORDIA DE DEUS EM AÇÃO: (João 8:1ª12)LER.

A passagem Bíblica que conta a historia do encontro de Jesus com a mulher adúltera, já se inicia de maneira misericordiosa: "Jesus, assentando-se, ensinava no templo" (Jo 8:2).

Jesus assentava em qualquer lugar parapeito, degrau, calçada, barco, pois o se objetivo único era revela a Palavra. Enquanto isso, os fariseus disputavam os melhores lugares nas sinagogas.

Ele havia acabado de ensinar aos discípulos, estava saindo do templo e enquanto se dirige para casa, de repente uma confusão se inicia em Sua direção.

Muitos homens traziam uma mulher segurando-a fortemente nos braços. Empurrando, agredindo verbalmente.

A mulher com suas vestes rasgadas, os cabelos em desalinho, chorava e soluçava, implorando misericórdia e bondade.

A intenção não era fazer justiça, mas condenar e punir com severidade e sem misericórdia aquela mulher "Na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas, Tu, pois, que dizes"? Jo 8:5.

Enquanto os homens seguravam as  pedras nas mãos, gritavam por morte, Jesus se inclina para escrever na terra. Eles ficam surpresos com a atitude de Jesus.
Jesus se inclina e eles silenciam, soltam à mulher, que em suspense aguardam o desfecho.

"Ele escrevia com o dedo na terra" Jo 8:6. (dizem que Jesus descrevia ali os pecados daqueles homens).

Não havia muitas pedras no lugar, O Mestre se agacha e espalha com as mãos o pó das pedras, a areia.

Representantes da Lei ajuntam pedras. Jesus representante da graça se interessa pelo pó delas. Eles, a morte. Jesus, a Vida: “E formou Deus o homem do Pó da terra" (Gn 2:7).

Nas mãos do carpinteiro (JESUS), o pó da terra é moldado. Nas mãos Dele o pecador se arrepende, nas mãos Dele somos transformados.

Lembrem-se: bondade e misericórdia nos seguiram todos os dias.

Jesus começou um novo tempo em que às pedras (pecadores) testificariam do Seu poder:
"Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão" Lc 19:40 - "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo." IPe 2.5.
Ao se agachar Jesus nos dá uma lição: "Seja um pacificador", nunca um condenador das pessoas. Aqueles homens enfurecidos não contaminaram o coração de Jesus. Já não se ouve os gritos das muitas vozes, uns poucos homens perguntam simultaneamente:

"Dize o que devemos fazer? Jesus endireita-se e diz: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela e tornando a inclinar-se escrevia na terra" Jo 8:7-8.

Jesus escreve na terra de costas para eles. A segunda agachada de Jesus, mais uma vez transforma a situação. Obriga-os a eles refletirem: "Saíram um a um a começar pelos mais velhos”.

Envergonhados, feridos na consciência, soltam as pedras ao chão. A graça não veio para condenar, mas para salvar: "Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais" Jo 8:11.


A mulher profundamente agradecida sai correndo pelas ruas segurando suas vestes rasgadas. LEMBREM-SE: Deus transforma nossa justiça em trapos de imundícias.

Isaías 64:6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.

A Bíblia não menciona o que aconteceu depois na vida daquela mulher, mas vejo seu esposo "soltando as pedras", abraçando-a, perdoando-a. Assim creio porque Deus começou uma obra na vida dela e provavelmente restaurou sua família.

Deus não da uma benção pela metade e sim completa; Filipenses 1:6 – “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”...

CONCLUSÃO: O juízo é sem misericórdia por aqueles que não exercitam a misericórdia. Quando falamos em exercitar é algo que crescemos fazendo, exercitar misericórdia é não condenar os viciados, adúlteros, mentirosos e outros pecadores e tentar leva-los a conversão a Jesus Cristo para que possam ser libertos e transformados.

“Tiago 2:12 – Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:13 - Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo”.....

LEMBREM-SE: “O amor e a misericórdia sempre triunfara sobre o juízo”.

Se você julga e condena um pecador ele estará condenado, mas se você o ama e tem misericórdia dele e perdoa ele alcançara misericórdia de Deus.

“Deus te abençoe” Pr Maurilio Souza

domingo, 17 de junho de 2012

LUGAR DE MILAGRES: 2º REIS 2: 1,6.... Mensagem...

“(II Reis 2:1) - SUCEDEU que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. (II Reis 2:2) - E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. (II Reis 2:3) - Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. (II Reis 2:4) - E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. (II Reis 2:5) - Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu SENHOR por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. (II Reis 2:6) - E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão”.

“Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos”.

Introdução: Na época em que Elias estava para ser elevado ao céu, Eliseu estava para receber uma porção dobrada do Espírito Santo que estava sobre Elias. Mas para que realmente Eliseu recebesse está porção dobrada, ele tinha que passar por quatro fases fundamentais para viver o grande e maravilhoso sobrenatural de DEUS na terra.

A primeira fase era Gilgal, a segunda era Betel, a terceira era Jerico, a quarta era o Jordão, veremos o que estas fases representam em minha vida e sua vida....

1° Estágio, Gilgal. (lugar onde se levavam os homens para a circuncisão. Ali eles ficavam ate ficarem sarados) "Gilgal significa Tratando com a carne, remoção de pedras".
a) Em Gilgal Elias e Eliseu precisariam tratar com sua carnalidade, ou seja, com os desejos da carne e com vontades mundanas.

Em Gilgal o velho homem com seus defeitos, vontades, chiliques, debilidades, egocentrismo, seriam confrontados e mortificados submetidos plenamente debaixo da vontade de DEUS, pos isso Gilgal representa o lugar onde DEUS nos leva para ter um tratamento especial conosco.

b) Gilgal também significa (circulo de pedras), lugar de remoção de pedras, onde DEUS nos leva para que as pedras sejam removidas, pedras da incredulidade, pedra da impaciência, pedra do conformismo, pedra da falta de fé, pedra da falta de amor, etc.

Pedras que impedem o milagre acontecer em nossa vida, para que o sobrenatural viesse sobre Lázaro à pedra tinha que ser removida, disse JESUS tirai à pedra.

Para vivermos o SOBRENATURAL DE DEUS na terra devemos retirar as pedras em nossa vida, família, ministério e atividade (trabalho).

“(Josué 5:9) - Disse mais o SENHOR a Josué: Hoje retirei de sobre vós o opróbrio (maldição) do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje”.

2° ESTÁGIO, BETEL. "BETEL SIGNIFICA CASA DE DEUS, ONDE DEUS HABITA":

Depois de tratar a carne em Gilgal, Elias e Eliseu deveriam ir para Betel (lugar de oração), onde seriam revestidos de poder e autoridade vinda de DEUS, pois na casa de DEUS, onde DEUS habita o cristão se reveste se fortalece, se renova, se reanima, onde o cristão é restaurado.

Depois de uma grande crise em sua vida Jacó sobe para Betel onde DEUS dá uma ordem para que ele habite em Betel, em Betel Jacó é restaurado, o altar (nossa comunhão com Deus) é concertado, restaurado.
É em Betel que nos preparamos para vencer os desafios da vida moderna, é em Betel que nos preparamos para derrubarmos os muros que se levantam em nossa frente tentando nos paralisar é em Betel que temos experiências fantásticas com DEUS...

“(Gênesis 28:16) - Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia. (Gênesis 28:17) - E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. (Gênesis 28:18) - Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
(Gênesis 28:19) - E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz”.

3° ESTÁGIO, JERICÓ. "LUTANDO CONTRA SATANÁS":

Depois que Elias e Eliseu saíram de Betel, foram para Jericó (lugar de muralhas de resistências, ventos contrários) "já estavam preparados para enfrentar os demônios, pois estavam fortalecidos no SENHOR".

VEM COM JOSUÉ LUTAR EM JERICÓ...

Só poderemos vencer os inimigos se estivermos cheios do Espírito Santo de DEUS e banhados com o sangue de JESUS, assim derrubaremos os muros de Jericó.

Ap 12. 11 Eles o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho...

“(Josué 6:20) - Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade”.

LEMBRE-SE: Só venceremos os inimigos se estivermos fortalecidos; “(Efésios 6: 10) - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. E Paulo continua dizendo:
1º - fortalecei no Senhor – 2º Revesti-vos de todas as armaduras – 3º - Portanto tomai toda armadura de Deus (armadura não capa de homem).
 – estais, pois firmes cingidos (ungidos) – Tomando, sobretudo o escudo da fé – orando em todo o tempo.... Por que a nossa luta não é contra carne e sangue!!!!    

4° ESTÁGIO, JORDÃO. "LUGAR DE MILAGRES":

O Jordão (rio do Espírito) significa lugar de milagres, quando Elias e Eliseu chegaram diante do Jordão era impossível a atravessar, pois o Jordão estava cheio.

Muitos profetas olhavam de longe para ver o que seria de Eliseu, pois eles não acreditavam que o milagre aconteceria naquele lugar.

Muito tem olhado para nossas vidas, ficam nas janelas, esquinas alguns ficam ate em camarotes.
Observando o que vai acontecer com você, na sua enfermidade, situação financeira, problemas familiares...

PENSAM QUE NÃO TEM MAIS SAÍDA, NÃO TEM MAIS JEITO, VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR!!!

Mais DEUS manda te dizer que você vai viver o sobrenatural e DEUS na terra, (lembre-se: Jordão também significa rio do Espírito Santo, mergulham fundo nessas águas meus irmãos). Pois queira o diabo ou não você vai vencer em nome de JESUS.

REPITA EU (VC VAI) VOU VENCER EM NOME DE JESUS!!!

Diante daquela situação Elias tocou nas águas com seu cajado que representa a autoridade de DEUS e as águas do Jordão se abriram, apenas use da autoridade que DEUS te deu e toque nas águas e você verá as águas se abrindo para que você passe em segurança.

Do outro lado do Jordão os céus se abrem Elias sobe em um carro de fogo, o manto cai, Eliseu pega e recebe porção dobrada do Espírito Santo de DEUS!!!

E quando esta voltando toca nas águas do Jordão perguntando onde esta o DEUS de Elias e as águas se abrem novamente...

O DEUS de Elias esta em sua vida???

Apenas toque nas águas (nas enfermidades – doenças – locais onde a dor – na sua carteira – na sua folha de pagamento e diz assim; mês que vem vai dobrar, triplicar e o meu salário vai sobrar....

Pega o óleo e vai ungir a sua casa e diz assim minha casa vai ser abençoada, minha casa será betel (lugar de oração) meu lar vai ser Belém (lugar que tem pão que tem Jesus), minha família será salva, e eu e minha casa serviremos ao Senhor.

TENHA FÉ, POIS A VITÓRIA SERÁ SUA EM NOME DE JESUS!!!

“(Josué 5: 13) - E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua (desembainhada); e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos”?

Chegando a Jérico, antes da luta, Josué e o seu exercito vê um homem com a espada nas mãos, pronto para a batalha... Josué fala com seus homens ficam aqui eu vou sozinho, pois é apenas um homem e chegando próximo aquele homem ele pergunta você é um dos nossos ou do inimigo???

“(Josué 5: 14) - E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? (Josué 5: 15) - Então disse o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim”.

Três atitudes de vitorioso; 1º fica aos pés do Senhor – 2º - nessa posição aguarda a ordem de comando (que queres que eu faça) – 3º santifica-se (tira as sujeiras)...

“(Josué 6:1) - ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. (Josué 6:2) - Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos”.

Nunca se esqueça meu irmão Jerico estava rigorosamente fechada, mas a porta que Deus abre ninguém consegue fechar e a porta que Deus fecha ninguém consegue abrir...
    
“Deus te abençoe” Pr Maurilio Souza...