MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 31 de março de 2014

AS HISTORIAS DOS REIS DE ISRAEL: REI EZEQUIAS...

skip to main skip to sidebarA ORAÇÃO DE EZEQUIAS:(PRIMEIRA PARTE). INTRODUÇAO: Esta é a história de um homem de correto e de fidelidade diante do Senhor. Ezequias foi um rei que agradou ao Senhor com sua postura de ajustes na vida espiritual de sua nação. Certo momento de seu reinado recebeu uma carta do soberano assírio Senaqueribe, cheia de afrontas e ameaças.

A estratégia de Senaqueribe era sitiar a cidade, esgotando assim as condições mínimas de sobrevivência das pessoas, como água e comida. O rei assírio já conseguira vitórias em muitas batalhas e intentava o mesmo êxito com os filhos de Israel. O rei Ezequias, diante da tática do inimigo tomou atitudes de fé e em sua fé o conteúdo de sua oração nos traz grandes ensinamentos. Ezequias, pois, tendo recebido a carta das mãos dos mensageiros, e tendo-a lido, subiu à casa do Senhor, e a estendeu (colocou no mural da fé) perante o Senhor. E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: Ó Senhor Deus de Israel, II Reis 19:14.

A ATITUDE DE EZEQUIAS FRENTE A UMA AFRONTA DO INIMIGO: 1º Atitude - BUSCOU A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR: Foi ir imediatamente à casa do Senhor. Na hora dos problemas e das lutas devemos saber onde esta a solução; NA CASA DO SENHOR 2º CRONICAS 7.14.

2º Atitude - SE HUMILHOU DIANTE DE DEUS: e, humildemente apresentar sua situação diante de Deus. Es ta deve ser a atitude de todos os servos do Senhor se humilhar diante de DEUS.

3º Atitude – BUSCOU A DEUS EM ORAÇÃO:  Poderia ter ido preparar seus soldados, convocar uma reunião do conselho ministerial, todavia, escolheu ir à presença de Deus e orar. Devemos em todas as situações BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS. 

4º Atitude – FEZ O SEU MURAL DA FÉ: A oração de Ezequias traz detalhes de um padrão de fé esperado em tempos de crise. TEMOS QUE TER UMA CONFIANÇA NAQUILO QUE DEUS NOS MANDA FAZER BUSCAR NELE A SOLUÇÃO EM ORAÇÃO.

”Ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fi zeste o céu e a terra. Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, ó Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quais enviou seu mensageiro para afrontar o Deus vivo. Verdade é ó Senhor, que os reis da Assíria têm assolado as nações e as suas terras, e lançado os seus deuses no fogo porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. Agora, pois, Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus. II Reis 19:15-19.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.
________________________________________

O REI EZEQUIAS: - TEXTO: 2 REIS 18.1-8.

INTRODUÇÃO: O rei Ezequias, apesar de começar a governar, ainda jovem com vinte e cinco anos, fez um excelente governo, pois, não andou pelos maus exemplos de seu pai Acaz e sim, pelos caminhos de Davi. A Palavra de Deus diz: "E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai" (2Cr 29.2). O seu reinado passou para história como um dos mais competentes.

VEJAMOS A RAZÃO DO SEU SUCESSO:

1 - DETERMINAÇÃO: Ele destruiu os ídolos. Não se submeteu a idolatria reinante na nação - 2 Rs 18.4: “Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até aquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Era chamada Neustã”.

2 - FÉ: Ele confiou apenas em Deus. Não andou pelos caminhos de Acaz, seu pai - 2 Rs 18.5: “Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes e nem depois dele”.

3 - FIRMEZA: Ele se apegou somente em Deus - 2 Rs 18.6: “Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo”.

4 - OBEDIÊNCIA: Ele cumpriu os mandamentos de Deus - 2 Rs 18.6b: “..., obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés”. Analisemos as instruções do Senhor através de Moisés em Dt 10.12: “E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, lhe pede, senão que tema ao Senhor, o seu Deus, que andes em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma”.

5 - Luta: Ele lutou vitoriosamente contra os inimigos - 2 Rs 18.7a: “E o Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia”. Veja a instrução do Ap. Paulo a Timóteo em 1 Tm 6.12: “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”.

6 - VITÓRIA: Teve sucesso por onde quer que fosse - 2 Rs 18.7b: “..., rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele”. - Sl 1.3: “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera”.

CONCLUSÃO:
As atitudes de vencedor são identificadas na vida deste homem, através dos seis tópicos acima, porém, devemos observar que o início de tudo está em andar pelos caminhos da retidão, copiado da vida de Davi, que andou perante o Senhor e o honrou.
Do nosso Deus vem a fonte de todas as vitórias e sucessos!

"Deus te abençoe" Pr Maurílio Souza.
___________________________________________________

VENCENDO CAUSAS PERDIDAS
Texto: (Is. 38:1-6) “Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR. E disse: Ah! SENHOR peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. E livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade, e defenderei esta cidade”.
Introdução: - Ezequias era servo de Deus e rei de Judá. Um dia ele recebeu a notícia de que estava com uma enfermidade mortal. O próprio Senhor mandou o profeta Isaías dizer que ele morreria (Is 38:1). Entretanto, este homem conseguiu mudar sua própria história, convencendo Deus a fazer outra coisa.
VAMOS APRENDER A VENCER DESAFIOS E CONQUISTAR AS “CAUSAS PERDIDAS” COM EZEQUIAS:
PRIMEIRO: EZEQUIAS CREU QUE A ORAÇÃO PODERIA MUDAR AS COISAS: (Is 38:2) "Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR".
1 - Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que não esperava nada dos homens, mas do Senhor. Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.
2 - Às vezes é isto que nos falta para conquistar milagres. Mesmo tendo recebido uma palavra de Deus, Ezequias creu que poderia com sua atitude convencer o Senhor a mudar de ideia a seu respeito.
3 - Precisamos crer que a ORAÇÃO NÃO TEM LIMITES! (Jo. 14:13) “TUDO quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. (Jo. 16:23-24) “E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que TUDO quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra”.
SEGUNDO: EZEQUIAS TINHA COMO ARGUMENTO UMA VIDA SINCERA DIANTE DE DEUS: (Is 38:3a) "E disse: Ah! SENHOR peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito".
1 - O primeiro argumento que ele usa em sua oração é “andei diante de ti em verdade e com coração perfeito”. Isso significa que este homem tinha um compromisso com Deus e era sincero.
2 - Deus não tem prazer em ouvir a oração do homem hipócrita, que o serve só na aparência. Seu favor é para aqueles que andam na verdade e o ama de todo o coração.
3 - Se queremos obter o favor de Deus, precisamos andar em sinceridade. (Rm. 4:8) "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado". (Fl. 2:15) “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”.
TERCEIRO: EZEQUIAS TINHA COMO ARGUMENTO UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA AO SENHOR: (Is 38:3b) "E fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo".
1 - O segundo motivo que ele apresenta para convencer a Deus é: “fiz o que era reto aos teus olhos”. Isso quer dizer que este homem obedecia ao Senhor e andava pela sua Palavra.
2 - Muitas vezes vivemos segundo o que é bom aos nossos olhos. Deus tem aliança com aqueles que fazem o que é reto “aos seus olhos”.
3 - Conhecemos o que é reto aos olhos do Senhor através da Bíblia. (Pv. 21:2-3) "Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações. Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício". (Sl. 106:3) "Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos".
QUARTO: EZEQUIAS BUSCOU A DEUS COM INTENSIDADE E EXPÔS SUAS EMOÇÕES: (Is 38:3c) “E chorou Ezequias muitíssimo”.
1 - O versículo 3 termina dizendo que Ezequias “chorou muito”. Embora fosse um rei, não reteve suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se.
2 - Por isto Deus mandou o profeta Isaías lhe dizer: “Ouvi tua oração e vi tuas lágrimas” (leia o vs. 5) “Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos”. Isso nos mostra o quanto Deus é comovido quando expomos sinceramente nossos sentimentos.
3 - Há pessoas que não se envolvem sentimentalmente com Deus. Querem servi-lo apenas no nível da razão, como religiosos. Esses não alcançarão milagres. Uma coisa é chorar e outra coisa é chorar diante de Deus.
4 - Há pessoas que choram porque estão sofrendo, mas isto não é suficiente para atrair a benção.
- Precisamos aprender a chorar diante do Senhor, ou seja, humilhar-nos diante d’Ele, buscá-lo intensamente em oração. (Jó. 5:11) “Para pôr aos abatidos num lugar alto; e para que os enlutados se exaltem na salvação”. (Mt. 5:4) “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”. Meus irmãos busquem ao Senhor com intensidade, Deus é aquele que pode mudar sua situação e transformar seus problemas em bênçãos e milagres.
O RELOGIO DE ACAZ: Como poderia a sombra retroceder dez graus no relógio de Acaz? “Então o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que tinha declinado no relógio de sol de Acaz.” II Reis 20:11Ezequias ficou mortalmente enfermo no mesmo ano em que o rei da Assíria sitiou Jerusalém. O profeta Isaías levou-lhe a notícia de que deveria se preparar para morrer. Então Ezequias ora ao Senhor e chora amargamente (II Reis 20:3).

Em resposta à oração de Ezequias, Deus instruiu Isaías a profetizar que o Senhor acrescentaria 15 anos à vida do rei. Quando ele ouviu isso, pediu um sinal para confirmar a promessa de Deus. O sinal era que a sombra retrocederia dez graus. Mas isso implicava fazer com que a sombra fosse para trás, em sentido contrário ao que ocorre com o pôr-do-sol. Como é que a sombra poderia retroceder?

Obviamente foi um milagre. A natureza do sinal era, sem dúvida, especialmente calculada para encorajar Ezequias.

Sendo o nosso Deus Todo-Poderoso Ezequias considerou que o sinal não seria caracterizado como uma confirmação milagrosa da promessa de Deus se ele envolvesse algum fenômeno que pudesse ser facilmente explicado (II Reis 20:10). Foi à natureza milagrosa do que aconteceu que o caracterizou como sendo um sinal de Deus.

Qualquer tentativa de explicação sobre como isso se deu não passaria de pura especulação. Embora Deus possa empregar forças naturais para realizar seus propósitos, ele pode também realizar a sua vontade de um modo que desafie qualquer tipo de explicação natural. Deus pode realizar milagres, e no caso o que aconteceu foi um milagre.

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.
______________________________________________


FALTAM 24 HORAS NO TEMPO TERRESTRE
O Sr. Harold Hill, presidente do Curtis Ensigne Company em Maryland nos U.S.A. e consultante do programa espacial daquele país relata o seguinte: 'Cremos que uma das coisas mais extraordinárias que Deus nos tem mostrado ultimamente, aconteceu há pouco com os nossos astronautas e cientistas espaciais em Gree Belt, Maryland.' Eles estavam conferindo a posição do sol, da lua e dos planetas no espaço, e onde estes estariam daqui a 100 e 1000 anos.
É necessário projetar a órbita do satélite artificial pela vida do satélite natural para evitar problemas no futuro. O computador eletrônico foi posto em funcionamento, tanto para frente como para trás, mas de repente parou. Um sinal vermelho apareceu, indicando que algo estava errado, ou com a informação dada ou com os resultados do estudo. Os técnicos foram chamados para verificar o aparelho, mas este foi encontrado em perfeita condição. O diretor do departamento quis saber o que havia de errado. Os cientistas responderam que HAVIAM DADO FALTA DE UM DIA NO TEMPO PASSADO. "Coçaram a cabeça e puxaram os cabelos". mas não havia explicação.

Um religioso da equipe disse: 'Certa vez quando assisti a uma escola dominical falaram que o sol havia parado por um dia'. Ninguém acreditou nele, mas na falta de outra informação disseram: 'Mostre-nos onde isto está na Bíblia'. Ele pegou a sua Bíblia e no livro de Josué achou uma declaração ridícula para qualquer pessoa de 'bom senso'. Lá estava escrito a palavra do Senhor a Josué, dizendo: 'Não os temais, porque os tenho dado na tua mão, nenhum deles te poderá resistir'.
Josué estava preocupado pois estava cercado pelo inimigo e se escurecesse seria dominado pelo inimigo. Josué, então, ordenou que parasse o sol. Isto mesmo. O SOL SE DETEVE E A LUA PAROU, E NÃO SE MOVEU PÔR QUASE UM DIA INTEIRO. Voltaram os computadores ao tempo de Josué e descobriram que se perdeu naquela época 23 horas e 20 minutos "QUASE UM DIA INTEIRO". Leram a Bíblia outra vez e lá estava escrito: "... quase um dia inteiro".

Estas palavras pequenas são importantes na Bíblia. Mas os cientistas ainda tinham um problema pois faltavam ainda 40minutos. Um erro de 40 minutos agora traria sério prejuízo daqui a uns 1000 anos. Precisavam achar esses minutos porque para um satélite em orbita esta diferença aumenta cada vez mais. O 'religioso' da equipe se lembrou que a Bíblia dizia em outro lugar que O SOL VOLTARA ATRÁS. Os cientistas falaram: 'Você está louco!' mas mesmo assim pegaram o Livro e leram em II Reis. Ezequias acamado e nas últimas, recebeu a visita do profeta Isaías.

O profeta disse ao rei que este não morreria. Ezequias pediu um sinal como prova. Isaías lhe perguntou: 'Quer que o sol progrida 10 graus ou volte 10 graus?" Ezequias respondeu que seria fácil a sombra declinar 10 graus, mas não voltar 10 graus. Isaías falou com Deus E DEUS FEZ VOLTAR A SOMBRA 10 GRAUS. Dez graus é exatamente 40 minutos. Somando-se 23 horas e 20 minutos do tempo de Josué mais 40 minutos em II Reis faz um total de 24 horas, que havia faltado no cálculo dos astronautas. "Referências: Josué 10.8-13 e II Reis 20.1-11Transcrito do Jornal "The Evening Star" - Spencer – Indiana e Maurílio Souza “EU AMO A MENSAGEM DA CRUZ” – Deus te abençoe...

"Deus te abençoe" Pr Maurílio Souza.
__________________________________________________________________

domingo, 23 de março de 2014

ILEGALIDADE DA VIDA EM DEVANEIOS DE UM SONHADOR: (CRÔNICA PR MAURÍLIO SOUZA)...

Ilegalidade é não respeitar a lei da sabedoria que vem com o conhecimento em experiências adquiridas pelo passar do tempo, joga-se fora o velho com experiências pelo novo que mais parece flores plásticas pela falta de pratica em caminhos percorridos... Troca-se Moisés por Josués ainda sem o tempo do deserto, com o aprendizado sentado do lado de fora da tenda com imagens distorcidas dos fatos reais, pela falta de ouvir nitidamente e com pouco tempo de comunhão sem dias nos montes. O profeta velho é trocado pelo  profeta novo sem uma visão clara vivendo na obscuridade por falta de conhecimento, levando o povo a se desviar com palavras humanas e persuasivas...

Quando é e onde se tirou a ideia de que o exterior é melhor do que o interior, trocam-se os analógicos pelo digital e neste momento pensamos estamos falando de aparelhos moderníssimos ou de homens de Deus, saiba estou falando de igreja que pega o novo, bonito e elegante como se isto fosse uma credencial de espiritualidade e conhecimento, que apenas são ecos daquilo que aprendem em seminários muito longe do mundo pratico e da vida, do dia a dia de ovelhas sedentas e carentes de exemplos. Homens sem cheiro de ovelha cheirando o bolor de seus livros..

Devemos buscar os Elias e não os Elíseos sem o manto, igreja não pode se tornar um mundo televiso que valoriza mais a imagem e os Teleprompter (é o responsável por passar o texto a medida em que o mesmo é lido) em palavras artificiais sem força e unção. Quando ou a quem foi dado à permissão de trocar os dias de experiências pela fabulas do didáculos sem oráculos. Agora a pergunta é; O que devemos fazer? Olha o matuto experiente ensina por suas andanças pelo mundo o que o doutor não aprendeu na universidade tipo regimento, esquecendo a escola da vida que ensina que;

“um boi velho se coloca em um carro junto com um boi novo, o objetivo é que, o boi velho segurar a intrepidez e energia gasta sem necessidade do boi novo. E boi novo coloca rapidez e dinamismo no boi velho, pois um não aprende ou vive sem outro”, mas, valorizar um só é no mínimo imprudência e incoerência.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

sexta-feira, 21 de março de 2014

A ALEGRIA DE SER AVOS: PR HELVÉCIO PIRES..

Meu amigo e companheiro:
Parabéns:
Deus nos dá diversas alegrias, 

e creio que são diferentes:
A alegria de ver 

uma vida se entregando a Jesus.
A alegria de se estar apaixonado.
A alegria de ver um filho nascer.
A alegria de ver um filho casando, 

agora a alegria de ter um neto.
Isso é algo indescritível, você verá.
É uma das grandes alegrias que 

o Pai nos proporciona.
Aproveite mesmo.
Sua alegria é a nossa alegria.
Tudo de bom para todos: 

Papai, Mamãe, avós, tios e o bebê.
Pr Helvécio Pires..
_________________________________________________________________

terça-feira, 18 de março de 2014

HISTORIA DOS REIS DE ISRAEL A PROMESSA DE DEUS E UMA CONQUISTA COMPLETA (REIS JOÁS OU JEOÀS) - AS CINCO PEDRAS DE DAVI: E OS SETE PASSOS DE DAVI:

A PROMESSA DE DEUS:

“(II Reis 11:1) - VENDO, pois, Atália, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda a descendência real. (II Reis 11:2) - Mas Jeoseba, filha do rei Jorão, irmã de Acazias, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs, a ele e à sua ama na recamara, e o escondeu de Atália, e assim não o mataram. (II Reis 11:3) - E esteve com ela escondido na casa do SENHOR seis anos; e Atália reinava sobre o país”. 

Com a morte de Salomão reino de Israel se dividiu: Com a sua morte, Roboão, seu filho, sucedeu-lhe no trono. Em vez de ouvir o conselho sábio dos anciãos das tribos de Israel para aliviar a carga tributária e os trabalhos compulsivos impostos por seu pai, ele mandou aumenta-los.

Isso levou à rebelião das tribos e à divisão do Reino em dois novos reinos: o Reino de Israel (ou Reino das 10 Tribos, tendo como Rei Jeroboão I) tendo como capital Samaria chamado reino do norte. E o Reino de Judá (tendo por capital Jerusalém e como rei, Roboão) Tendo como dinastia ao rei Davi chamado reino do sul. Com os péssimos reis, o Reino do Norte foi decaindo cada vez mais até que chegou ao seu final.

Deus advertiu inúmeras vezes, através dos seus profetas que o Reino de Israel seria levado em cativeiro. Desde a divisão do reino até o início do cativeiro foram 241 anos. O pecado de Jeroboão foi seguido por todos os outros reis. Deixaram o Deus verdadeiro, por deuses falsos. O pecado proliferou e a conseqüência inevitável foi o fim do Reino de Israel, o reino do norte. Nunca mais voltaram como nação. Surgiu um rei chamado Acabe que não se satisfazia em casa e vou buscar lá fora uma esposa e casou com jezabel (filha de Etbaal rei e sacerdote de Tiro e Sidom) uma mulher que os demônios não entravam nela é ela que entrava nos demônios e começa a reinar acompanhada com oitocentos e cinqüenta demônios 450 profetas de Baal e 400 profetas da deusa Aséra. E Jezabel começa a reinar no reino de Israel que vive um caos um sincretismo e destruição, enquanto dali ela ouvia o grito de jubilo do povo de Judá com seus gritos de avivamento. E começa pensar em reinar e trazer a confusão no reino de Judá começou a criar uma estratégia para infiltrar seu veneno mortífero no reino do avivamento. Neste tempo Deus levanta um homem chamado Jeú que destrói o reino de Acabe e a Jezabel e mata os profetas de Baal e de Aséra.

O que Jezabel fez antes de morrer casou sua filha Atália (com mais veneno que a mãe) com o rei Jorão (Sul) se tornando mãe do rei acazias com a morte do seu filho o que ela faz mata todos da linhagem real e passa a reinar por seis anos no reino do avivamento trazendo a destruição de tudo que Deus tinha feito. E o povo ficou com o grito entalado, pois se falassem algo morriam a espada. Talvez meu irmão você esta aqui com algo entalado em sua garganta algo foi morto dentro de você um ministério um sonho uma saúde uma alegria uma paz na sua família.

Quero te falar uma novidade Deus não deixa o seu sonho morrer sabe por quê? Você tem a marca da promessa e essa marca vai guardar aquilo que é seu e um dia isso vai manifestar, pois Deus é fiel.  Jeoseba (promessa de DEUS) junto com seu marido Joiada guarda a Joas (poder Deus) filho do rei Acazias sabe onde na casa do Senhor, olha meu irmão sabe onde esta guardada suas promessas? Na casa do Senhor.

Lembrem-se meus irmãos Deus é aquele que complica descomplica e depois explica (lembra-se de Moisés 40 achando que era alguém, 40 anos se sentindo um ninguém e 40 anos testemunhando o que Deus faz com um ninguém). Joás foi guardado por seis anos e quando ele fez sete anos se manifestou como rei do reino de Judá restaurando o seu poder olha meu irmão sua promessa esta guardada tenha paciência uma hora pode ser hoje Agora ela vai se manifestar. “(2º reis 11.4). "Mas Jeoseba... Tomou a Joás... Furtando-o dentre os filhos do rei..." (2Re 11:2)”.

1- Jeoseba - Filha de Jorão ou Jeorão, irmã ou meia-irmã de Acazias. Salvou a vida de Joás (2Re 11:2) quando Atalia procurou eliminar toda a descendência real. Seu casamento com Joiada (2Re 22:11) é o único exemplo registrado de uma união entre uma princesa da casa real com um sumo-sacerdote.

2- Atalia - Filha de Onri (2Re 8:26). Seu casamento com Jeorão, rei de Judá, assinalou uma aliança entre os reinos israelitas do norte e do sul, implicando em superioridade para Israel. A morte de seu filho, Acazias, após reinado de um ano, às mãos de Jeú, na 'Revolução Profética' (2Re 8:25-10:36), revelou-a como mulher perversa (2Cr 24:7). A fim de conservar o poder de que desfrutava como rainha-mãe 'destruiu toda a descendência real' (2Re 11:1) e assim começou a reinar (cerca de 842 A.C.)...

3- Jeoseba era filha do rei, casada com o sumo-sacerdote e mulher de coração sensível ao Senhor. Deus a usou porque a conhecia e sabia que ela era bastante corajosa para tomar esta atitude - o modo como Deus queria que ela agisse... Escondendo Joás por seis anos, antes que Atalia o assassinasse como fez com os outros netos. Agindo assim, ela preservou a linhagem de Judá de onde veio o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

1º- Jeoseba não foi apenas uma mulher corajosa, mas foi também muito sábia, pois o lugar onde ela escondeu o pequeno Joás foi o templo. Como Atalia era adoradora de Baal, ela jamais procuraria ou entraria no templo do Senhor.
Ao observar estes atributos de Jeoseba cheguei à seguinte conclusão: se eu quiser trabalhar e fazer grandes coisas para o meu Deus, tenho que ser um homem corajoso e ousado. Mas somente a Palavra de Deus é que poderá me fortalecer. E, neste meu desejo de transformar-me num homem que enfrentará tudo por amor a Ele, lembrei-me de Isaías 41:10 que diz: "Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da Minha justiça."

2º- Quando o rei de Judá faleceu, ficou no seu lugar o filho de Atalia, Acazias. O seu reinado, no entanto, durou pouco, pois Jeú, o carrasco de Jezabel, mãe de Atalia, o matou. Com a morte de seu filho, Atalia ficou obcecada pelo poder e mandou matar todos os seus netos, os verdadeiros herdeiros do trono. Observando todos estes acontecimentos, parece que o mal venceu o bem. Realmente, por um pouco de tempo "o mal saiu vitorioso". Há uma frase do filósofo inglês Edmund Burke onde ele diz: "Para que o mal triunfe, basta apenas que os homens de bem não façam nada." Isto, realmente, é verdade, pois se eu vejo que posso fazer algo para evitar o mal e não faço então o mal sairá vitorioso. Como um crente de Deus deve fazer como Jeoseba que arriscou a própria vida a fim de que o mal não vencesse?

6- Jeoseba fez o que era certo aos olhos do Senhor, mas, no seu coração, ela enfrentava dois tipos de sentimento: 1. Tristeza, por causa da morte de seus amados sobrinhos e... 2. Alegria, por ter conseguido salvar o filho mais novo do seu irmão, escondendo-o até que ele pudesse assumir o reinado por direito. Atalia fez o que era mau aos olhos do Senhor, mas, por um pouco de tempo conseguiu o seu objetivo. Ela também experimentou em seu coração dois tipos de sentimento: 1º. Alegria, quando conseguiu o seu objetivo, tornando-se rainha de Judá, após matar seus netos, os verdadeiros herdeiros do trono e...

2º. Dor, ao ver o seu fracasso quando soube que havia ainda um neto vivo e que este era o verdadeiro rei. Ninguém consegue vencer Deus. Ninguém pode mudar os planos de Deus. Mesmo nós, Seus filhos, jamais poderemos mudar os intentos do Senhor. Podemos orar e pedir a Ele e Ele como é um Deus onisciente nos dará o melhor.


7º- "E graças a Deus que sempre nos faz triunfar em Cristo..." (2Co 2:14). "Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá" (Prov 19:21). Graças à coragem de Jeoseba, Joás tornou-se rei de Judá e reinou por quarenta anos. Ele foi um rei bom que andou nos caminhos do Senhor. Que nós também possamos fazer grandes coisas para nosso Deus e que sejamos como o rei Joás - pessoas boas e que andam nos caminhos do Senhor.

"Deus te abençoe" Pr Maurílio Souza..

-----------------------------------------------------------------------------------

UMA CONQUISTA COMPLETA
(2º Reis 13:14ª19)

Introdução: Deus quer nos dar conquistas, cumprir em nós suas promessas. Em nossa família, finanças, ministério, físico e espiritual. Enfim, cada área onde colocamos a mão pode ter um testemunho de abundância. Entretanto, precisamos desejar as conquistas a tal ponto de não nos conformarmos apenas com parte delas. Temos que lutar por cada propósito até o fim!

Este texto nos revela alguns segredos para que tenhamos vitória plena. O rei Jeoás, de Israel, teve diante do profeta Eliseu à oportunidade de vencer totalmente os seus inimigos, mas não o fez porque faltaram algumas atitudes e posição. Vamos ver o que faltou em Jeoás para entrar em todas as bênçãos e não apenas em algumas delas: Ex da irmã que pergunto; “Se Deus coloca limites em suas bênçãos”.

1    - ELE NÃO FOI OBEDIENTE NEM PRÁTICO “Estando Eliseu padecendo da enfermidade de que havia de morrer, Jeoás, rei de Israel, desceu a visitá-lo, chorou sobre ele e disse: Meu pai, meu pai! Carros de Israel e seus cavaleiros!” (v.14.

Jeoás respeita e demonstra amar o profeta Eliseu, tanto que ao vê-lo enfermo chorou sobre ele. No entanto, todo esse sentimento não se traduziu em fé... Às vezes há muita gente assim na igreja: pessoas que amam seus pastores e líderes, mas não andam conforme a direção profética que eles liberam. Não são práticos e não são obedientes. II Crônicas 20:20: "...pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi- me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.
2    - QUANDO TENTOU OBEDECER FOI SEM REVELAÇÃO “Então, lhe disse Eliseu: Toma um arco e flechas; ele tomou um arco e flechas.
Disse ao rei de Israel: Retesa o arco; e ele o fez. Então, Eliseu pôs as mãos sobre as mãos do rei. E disse: Abre a janela para o oriente; ele a abriu. Disse mais Eliseu: Atira; e ele atirou. Prosseguiu: Flecha da vitória do SENHOR! Flecha da vitória contra os siros! Porque ferirás os siros em Afeca, até os consumir” (Vs.15-17).

O profeta Eliseu foi dando direções proféticas a Jeoás, mas ele não buscou entender o que estava acontecendo e o poder que havia em obedecer de coração à voz profética. Ao invés de fazer assim, ele foi apenas reagindo mecanicamente, repetindo gestos sem discernir o que eles significavam... Às vezes também nos portamos assim, fazemos o que nos é mandado pelos líderes, mas não temos revelação e não cremos nos resultados.

3    - ELE NÃO FOI CAPAZ DE INSISTIR/PERSEVERAR PARA QUE A VITÓRIA FOSSE COMPLETA “ele a feriu três vezes e cessou. Então, o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então, feririas os siros até os consumir; porém, agora, só três vezes ferirás os siros.” (Vs.18-19). Perceba a indignação, decepção do profeta. Ele liberou a unção para que Jeoás ferisse completamente os seus inimigos, mas por indisposição, preguiça ou incredulidade, aquele homem feriu a terra apenas três vezes e cessou, quando deveria ter insistido mais...

ASSIM TAMBÉM ACONTECE CONOSCO.  Entramos numa oração por um milagre ou libertação e para ganhar pessoas para Jesus, por ver nossa família e amigos salvos, por prosperar financeiramente, mas deixamos de insistir no meio do caminho. A falta de perseverança nos rouba os maiores milagres!

VOCÊ PERGUNTA PASTOR, O QUE É QUE JEOÁS DEVERIA TER ENTENDIDO E NÃO ENTENDEU (OU NÃO DEU VALOR)?

Leia de novo os versículos 16 e 17: “Disse ao rei de Israel: Retesa o arco; e ele o fez. Então, Eliseu pôs as mãos sobre as mãos do rei. E disse: Abre a janela para o oriente; ele a abriu. Disse mais Eliseu: Atira; e ele atirou. Prosseguiu: Flecha da vitória do SENHOR! Flecha da vitória contra os siros! Porque ferirás os siros em Afeca, até os consumir”.
1º - “TOMA ARCO E FLECHAS... RETESA O ARCO” - É preciso usar os instrumentos que temos para uma conquista, semear para colher. Às vezes nada acontece conosco porque esperamos que Deus faça tudo e nós não fazemos nada. CRUZAR OS BRAÇOS NUNCA SERÁ A MELHOR ATITUDE!

2º -  “ELISEU PÔS AS MÃOS SOBRE A MÃO DO REI” - Esse é um gesto de cobertura espiritual. Quando desprezamos a benção e a cobertura de nossos líderes e agimos na independência (ou não agimos ao ter uma palavra deles de direção para nossa vida), perdemos a benção. PERDER AS BENÇÃOS POR NÃO OBEDECER NUNCA SERA A MELHOR ATITUDE!

3º - “ABRE A JANELA PARA O ORIENTE” –
Precisamos abrir a janela, remover os obstáculos que nos impedem de enxergar o nosso alvo. Quando não focalizamos um objetivo, não conquistamos nada, tira as pedras do caminho.NÃO REMOVER OS OSTACULOS NUNCA SERA A MELHOR ATITUDE!

4º - “FLECHA DA VITÓRIA DO SENHOR” -
Uma flecha é só uma flecha, um instrumento natural. Mas quando estamos debaixo de uma direção profética, as coisas naturais se tornam sementes sobrenaturais. Exemplo: nossos dízimos e ofertas, nosso evangelismo, nossa oração têm um poder de trazer grande vitória, se entendermos essas coisas como sementes e tivermos coragem de lançá-las pela fé.
NÓS ALCANÇAREMOS A VITÓRIA COMPLETA NO SENHOR DEUS DE ELIAS E DE NOSSOS PROFETAS!!!

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...
_____________________________________________


AS CINCO PEDRAS DE DAVI:

Quero compartilhar com vocês algumas verdades importantes da Palavra de Deus. Para isso quero PREGAR I Samuel 17.
Golias desafia os israelitas: 1Os filisteus se reuniram para lutar em Socó, uma cidade de Judá. Acamparam num lugar chamado “Fronteira Sangrenta”, entre Socó e Azeca. 2Saul e os israelitas se juntaram, acamparam no vale do Carvalho e se prepararam para lutar contra os filisteus. 3Os filisteus pararam no monte que ficava de um lado do vale, e os israelitas ficaram no monte do outro lado. 4Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura 5e usava um capacete de bronze e uma armadura também de bronze, que pesava uns sessenta quilos. 6As pernas estavam protegidas por caneleiras de bronze, e ele carregava nos ombros um dardo, também de bronze. 7A lança dele era enorme, muito grossa e pesada; a ponta era de ferro e pesava mais ou menos sete quilos. Na frente dele ia um soldado carregando o seu escudo. 8Golias veio, parou e gritou para os israelitas: — Por que é que vocês estão aí, em posição de combate? Eu sou filisteu, e vocês são escravos de Saul! Escolham um dos seus homens para lutar comigo. 9Se ele vencer e me matar, nós seremos escravos de vocês; mas, se eu vencer e matá-lo, vocês serão nossos escravos. 10Eu desafio agora o exército israelita. Mandem alguém para lutar comigo! 11Quando Saul e os seus soldados ouviram isso, ficaram apavorados.

Neste capítulo temos 3 personagens principais: 1. O ungido amador - Davi. 2. O ex-ungido - Rei Saul. 3. O antiungido - Golias.

UNGIDO E INCONFORMADO:

Observamos neste capitulo que Davi não tinha nada a ver com a guerra, seu negócio era cuidar das ovelhas de sua família, ele cheirava ovelha (17:20), e segundo a história era de pequena estatura e ruivo, nem de longe se parecia com um soldado.

Ele, Davi ao obedecer a seu pai imaginou que iria chegar a um cenário de guerra e ver os filisteus todos mortos e seus irmãos vitoriosos iriam lhe contar sobre a vitória.

Porém quando Davi chega ao local que deveria ser de vitória ele vê o exército de Israel todo amedrontado (17:11) diante de um gigante chamado Golias.

Davi inconformado, vendo que ninguém faria nada, resolve tomar uma atitude (17:26), pois nunca tinha visto ou sabido de que o exército de Israel teria se amedrontado, ou se acovardado diante de alguém, estavam acostumados a vencer.

Davi chega ao ponto de chamar Golias de incircunciso (17:26), ou seja, “quem é este Zé ninguém?”. Amados todos nós, no decorrer de nossas vidas vamos deparar com um Golias, mas não tema, faça como Davi.


O CONFRONTO: Davi quando saiu de casa levando alimentos para seus irmãos jamais pensava em participar de uma briga, embora ele nunca correu de briga, pois ele mesmo relata que teria matado um leão e um urso, em defesa de suas ovelhas (17:34).

Agora Davi faz o desafio de sua vida (17:37), Golias olha para Davi como se olhasse para uma criança que espanta um cão, mas Davi olha para Golias como se olha para alguém que esta preste a morrer, pois Golias havia afrontado o Deus de Israel, a quem Davi tinha extrema estima e temor.

Davi começa a orar ao seu Deus, clamando por direção nesta batalha contra o gigante de Gate. Algumas coisas fazem grandes diferenças em nossas vidas. No versículo acima podemos ver grandes fatores que influenciaram a vida de Davi. Davi tinha um gigante para vencer.


Davi construiu a vida em cima de um relacionamento com Deus, ele O conhecia e quando precisou, conheceu o mover do Espírito Santo. A Palavra de Deus diz que ele correu até o ribeiro e tomou cinco pedras, mas usou somente uma.
 
Cap 17, Ver. 40 – AS CINCO PEDRAS
:

Davi agora já não é mais o mesmo, ele é tomado pelo Espírito Santo de Deus, quem o leva a tomar uma incrível atitude. O que me levou a buscar esta mensagem foi uma pergunta, quer saber qual foi?

Porque Davi teria se munido de cinco pedras? Teria ele receio de errar o primeiro tiro? O versículo 40 diz que Davi escolheu cinco pedras, ele não pegou qualquer uma, mas cuidadosamente as escolheu. Sem essas pedras Davi não venceria e eu conclamo a você que nunca vá para uma batalha sem essas pedras.

1ª PEDRA – A PEDRA DA CORAGEM:
A pedra da coragem Davi sabia que isso é fundamental na vida de um servo de Deus, pois a bíblia relata que Deus não nos deu espírito de covardia, mas de coragem (II Tm 01:07). O profeta Miquéias relata estar cheio de coragem (Mq 03:08).

2ª PEDRA – A PEDRA DA OBEDIÊNCIA: Deus não se agrada de pessoas desobedientes, pois vemos na palavra (I Sm 15:22) que é melhor obedecer do que sacrificar, antes do profeta Samuel proferir estas palavras, Davi já as conhecia. Obediência é o princípio da vitória.

3ª PEDRA – A PEDRA DA PROMESSA:
Davi sempre deu crédito às palavras de Deus, ele sabia que existia um memorial diante de Deus (Ne 02:20). Por muitas vezes Davi ouviu seu pai falar, vai com Deus meu filho, então que estava com Deus nas horas de paz também estaria com Ele nas horas de luta. Nunca esqueça, Deus é um Deus de promessa, que faz e as cumpre.

4ª PEDRA – A PEDRA DA UNÇÃO:
No Cap. 16, o profeta Samuel havia ungido a Davi para ser Rei em Israel, e ele não esqueceu que sobre ele estava à unção. Muitas pessoas já esqueceram que um dia foram ungidas, por isso, muitos pastores já não pregam mais como antes.

5ª PEDRA – A PEDRA DA FÉ:
É o firme fundamento das coisas que se esperam (Hb 11:01),e Davi esperava em Deus vencer o gigante de Gate. Amado, se você sonha em vencer algum problema tenha fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:06).

Davi não sabia qual pedra deveria usar, talvez imaginasse que precisaria das cinco. Nós precisamos destas cinco pedras no nosso dia-a-dia. Davi não sabia qual pedra usar, mas a Bíblia diz que ele tomou do ribeiro e todas as vezes que a Bíblia fala de água, está falando do mover do Espírito Santo.

As pedras são forjadas para que possamos usá-las. E no mover do Espírito Santo não é algo que vem de você mesmo. Se temos uma vida com Deus, não construímos nada com as nossas próprias mãos, mas o Espírito Santo passa por nossa vida e constrói tudo. Você ora a Deus todos os dias, O busca, louva e a água do Espírito vai te lavando; é assim que estas pedras são produzidas.

"VOCÊ NÃO FOI UNGIDO PARA LEVAR LANCHE, MAS PARA VENCER GIGANTES": Davi tinha sido ungido rei de Israel, mas continuou com seus afazeres como pastor de ovelha. E um dia, quando levava o lanche para os irmãos, teve sua trajetória de vida totalmente mudada. Ao se aproximar ouviu os gritos do gigante que desafiava o povo de Deus de dia e de noite.

Fim da primeira parte:

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

_____________________________________________

OS SETE PASSOS E DAVI:

Inicio da segunda parte:

Imagine o gigante por quarenta dias de manhã e a tarde gritando:
- Tem homem ai?
O Silêncio era a resposta do povo de Deus.
Não sei qual é o gigante que tem te afrontado te perseguido, te molestado...
Se for o gigante da dívida, da enfermidade, do relacionamento conjugal, se for à traição de alguém... Isto não importa. Só sei de uma coisa, que você não pode ficar parado diante desta aflição, tem que marchar.

Quando o povo de Israel estava parado diante da aflição, e Moises orou ao Senhor, Deus disse a Moises:
 Por que clamas a mim? Diga ao povo que marche. Então, chegou a sua hora de marchar.
Mas às vezes estamos carregando tanta carga, que não conseguimos andar.

 Perdemos a força, ficamos parados, cansados e prostrados, sem vontade até de ir à igreja buscar ajuda. Israel era o povo de Deus, conhecia o Seu poder, mas, mesmo assim, ficou parado frente às ameaças do gigante.

Se cedermos a qualquer tipo de ameaça nos tornará escravo dela. “Rm 6:16 - Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”

PRIMEIRO PASSO – DAVID TIROU A CARGA:
“I Sm 17:22 - E Davi, deixando na mão do guarda da bagagem a carga que trouxera, correu às fileiras; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.”

Davi teve que deixar toda carga, toda bagagem que trouxe consigo para traz. Só depois disto é que foi ter com os irmãos. Muitas pessoas chegam até a igreja, entram, sentam, mas continuam com a velha carga sobre os ombros.

Vamos ver o que diz a Palavra de Deus a este respeito. Is 10: 27 – “E naquele dia a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será quebrado por causa da unção.”

 Mt 11:29 – “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 - Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”

SEGUNDO PASSO – DAVI NÃO DEU ATENÇÃO AOS INSULTOS:
1Sm 17:26 – “Então falou Davi aos homens que se achavam perto dele, dizendo: Que se fará ao homem que matar a esse filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? pois quem é esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”

27 – “E o povo lhe repetiu aquela palavra, dizendo: Assim se fará ao homem que o matar.”

28 – “Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse:
Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto?” “Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração; pois desceste para ver a peleja.”

29 – “Respondeu Davi: Que fiz eu agora? porventura não há razão para isso?”

30 – “E virou-se dele para outro, e repetiu as suas perguntas; e o povo lhe respondeu como da primeira vez.”

31 – “Então, ouvidas as palavras que Davi falara, foram elas referidas a Saul, que mandou chamá-lo.”

TERCEIRO PASSO – DAVI TINHA EXPERIÊNCIAS COM DE DEUS:

1Sm 17: 32 - E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

33 - Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.

34 - Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho,

35 - eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca;
Levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.

36 - O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

37 - Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.

Quando temos experiências com Deus, nossa fé aumenta. Temos que jejuar antes que venham as tentações, pois quando elas chegarem estará fortalecido para vencer as batalhas.

QUARTO PASSO - DAVI TINHA A VISÃO DE DEUS E NÃO A DOS HOMENS:

I Sm 17:38 - E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.

39 - Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.

40 - Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia,
A saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.

Deus não é um Deus de produção em massa, mas Deus é Deus de individuo. Para cada pessoa, para cada lugar, Deus tem uma estratégia nova para você vencer o gigante que aparecer no seu caminho. Se o mar não se abrir, Deus vai fazer você andar sobre as águas.

QUINTO PASSO – DAVI SE PREPAROU PARA ENFRENTAR O GIGANTE:

 “1Sm 17:40 - E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e lançou mão da sua funda, e foi-se chegando ao filisteu.

41 - O filisteu também veio e se vinha chegando a Davi, e o que lhe levava o escudo ia diante dele.”

O cajado que Davi tinha era de pastor de ovelhas. Servia para resgatar as ovelhas e dirigi-las para locais seguros. Também servia para ajudá-lo a caminhar em terrenos acidentados.

Hoje, não precisamos do cajado para andar, pois temos a Palavra de Deus para nos guiar a lugares seguros.

Pegou 5 pedras, e as guardou.

Nós os seres humanos temos 5 sentidos para guerrearmos. São eles: visão, audição, olfato, tato, paladar. Depois Davi pegou a funda para atirar a pedra. Nós temos hoje, o poder do nome de Jesus Cristo, que vence todos os gigantes.

SEXTO PASSO – DAVI NÃO SE INTIMIDOU COM A AFRONTA DO GIGANTE:

 “1Sm 17:42 - E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto.

43 - Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu amaldiçoou a Davi pelos seus deuses.

“44 - Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.”

Se Davi tivesse se apavorado com o que o gigante havia dito, teria saído correndo de volta ao acampamento de Saul e lá diria que ele tinha toda razão. Ele era mesmo pequeno para enfrentar o gigante.

Muitas vezes gigante que criamos tem nos afrontado, nos deixando parados, sem ação, achando que não vai ter jeito mesmo para enfrentar o problema que está à nossa frente.
Mas Davi não se intimidou, apenas confiou em Deus.

1Sm 17:45 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

46 - Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e te tirarei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e as bestas da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;

47 - E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.

SÉTIMO PASSO - DAVI CONFIAVA EM DEUS:

1Sm 17: 48 - E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.

49 - E Davi meteu a mão no alforge, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe cravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.

50 - Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.

Hoje Deus vai te dar vitória sobre o gigante que está parando você.

Lembre-se Davi tinha 5 pedras e você tem 5 sentidos para vencer:

1º - Deus vai restaurar sua visão. 360°.

2º - Deus vai restaurar sua audição. Para Ouvir a voz de Deus.

3º - Deus vai restaurar seu olfato. Para sentir o cheiro suave de Cristo.

4º - Deus vai restaurar seu paladar. Para se alimentar da palavra de Deus.

5º - Deus vai restaurar seu tato. Para ser sensível ao toque do Espírito Santo.


“Deus te abençoe” PR Maurílio Souza....

sexta-feira, 14 de março de 2014

FOGO AMIGO EM AÇÕES IMPIEDOSAS: (CRÔNICA PASTOR MAURÍLIO SOUZA)

“SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim”. (Sl 3.1).

Quando Davi divinamente instruído por Deus escreveu este salmo, ele estava passando por momentos difíceis, estava em guerra. E nesta época Davi era um rei muito jovem que embora ainda em sua juventude houvesse lutado com muitos inimigos e vencido muitas batalhas, mas pela primeira vez enfrentava aquele que muitas vezes deu sua vida em favor deles; o seu próprio povo de Israel e o que era pior estava enfrentando seu filho Absalão que estava completamente revoltado contra seu próprio pai....

A definição fogo amigo se tornou evidente em muitas guerras recentes, ela certamente fala na menção de muitas mortes que aconteceram em campos de batalhas, algo não planejado trouxe mortes na guerra do Iraque não pelo fogo do inimigo, mas pelo fogo dos próprios aliados. Aqueles que foram enviados para proteger os soldados amigos se tornaram seu algoz ferindo e matando os próprios companheiros...

Olha já é muito ruim sofrer nas mãos de inimigos, mas no momento que nossos sofrimentos vêm daqueles que supostamente são chamados amigos ou irmãos que facciona em suas visões congregacionais dividindo o corpo e dilacerando a igreja em varias denominações separando seus membros por causa de doutrinas vãs e humanas que saem de mentes doentias e separatistas.

O que trás mais dores e sofrimentos é sofrer o julgamento da igreja que deveria ser hospitais se tornaram em um lugar de julgamentos impiedosos de uns contra outros, preparando-nos para receber o fogo dos próprios irmãos. Nossas lagrimas derramam-se sob a mão pesada dos amigos, parentes e companheiros de caminhada. Assim como Davi sofreu perigo entre seus irmãos nós também sofremos. Se o Rei e homem chamado àquele que tem o coração segundo o coração de Deus foi perseguido pelo fogo amigo, talvez seja completamente passiveis algo assim com os servos  de Deus contemporâneos...    

 “Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.