MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

QUERIA APENAS UM LUGAR DIFERENTE: (CRÔNICA PASTOR MAURÍLIO SOUZA)

Queria apenas um lugar diferente com pessoas amigas vivendo em harmonia e unidade, um lugar onde os animais vivem sem caça ou caçador, sem presas ou predador, um lugar onde a corça caminha com o leão sem medo de ser abatida em uma luta pela sobrevivência, um lugar sem violência e sem pessoas sofridas.... 

Queria apenas um lugar na harmonia das cores onde o céu e mais azul onde a lua dominante e romântica seja sempre cheia e redonda, onde o sol não queima mais reflete um brilho especial.... Queria apenas um lugar onde as águas calmas do mar com suas ondas refrescantes batendo suavemente sobre as pedras que servem como bancos onde apreciamos mais um nascer de um dia feliz e sem dores ou desamores... Queria apenas um lugar sem cercas com casas pintadas de branco simbolizando a paz e com jardins floridos com rosas de todas as cores, onde as flores cantam nas visitas no jardim mais belo, um lugar onde os pássaros sutilmente pousam sobre meus ombros entoando sua melodia celestial... 

Um lugar sem as maldades dos homens onde a brisa sopra a tranquilidade de um dia feliz, um lugar guardado e protegido por alguém mais forte cujas asas abrem-se no abraço protetor servindo de abrigo acolhedor, onde podemos descansar no sono leve em sonhos animadores.... Queria um lugar onde não há sofrimento nem choros longe da crueldade, da malicia dos homens sem senso que fazem da violência seus passos em uma caminhada de insanidades.... Queria um lugar sem decepções ou amarguras onde as crianças brincam sorridentes e felizes sem bandidos, drogas ou reféns... Queria um lugar que refletissem o céu com águas cristalinas e ruas de ouro, com um grande portão onde estaríamos guardados para sempre ao lado de um trono de amor, o Teu trono meu Deus...


Queria apenas um lugar diferente

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ANO DE 2015 ANO DE MILAGRES, SINAIS E PODER DE DEUS – “PROJETO VEM E VEJA” - CAMPANHA DERRUBANDO MURALHA:

CAMPANHA DERRUBANDO MURALHA - MURALHA DA INCREDULIDADE, ONDE ESTA O MILAGRE? 

(1º COR 12.10): E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

FALAR DOS MILAGRES DE JESUS E A IGREJA!!!

Mediante a estes milagres, ai você pergunta; porque o milagre não acontece na minha vida? 1º - Se temos a palavra – João 14.12. - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
Se temos a unção – 1º João 2.20 - E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. Lucas 4.18,19 – 18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, - 19 - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.

ALGUMAS VERDADES: 1º INCREDULIDADE – exemplos bíblicos; Nazaré era os crentes da época – Mateus 13.57,58Lucas 4.16 a 32. Não houve (fez) milagres. Mateus 13.58 – E não fez ali muitas maravilhas (milagres), por causa da incredulidade deles.

CINCO COISAS ACONTECEM AO INCRÉDULO: Mateus 13.57: - 57 - E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.  
1º - O coração endurece.
2º - perdem a audição.
3º - perdem a visão.
4º - perdem a salvação.
“Hebreus 4.19 – E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade”.
5º - Se tornam insensíveis as coisas de Deus.

DOIS EXEMPLOS: Cafarnaum (povo descrente); chamada Galiléia dos gentios, cidade de trevas – Mateus 4.12,16. – “Mateus 4.16 – O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; E aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou”.

O QUE A INCREDULIDADE FAZ A IGREJA? 1º - TRAZ SOFRIMENTO: Romanos 11.20 – Esta bem: pela sua incredulidade foram quebrados (sofrimento ou derrubados), e tu estás em pé pela fé: então não te ensoberbeças, mas teme. - 2º - CEGA O ENTENDIMENTO: 2º Coríntios 4.4 – Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos (compreensão ou percepção) dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da gloria de Deus. - 3º - AFASTA DE DEUS: Hebreus 3.12 – Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel (incredulidade), para se apartar do Deus vivo. - OUTRA VERDADE; FALTA DE FÉ SOBRENATURAL: (Não confiam plenamente em Deus). 1º Coríntios 12.9 – E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar.

HÁ DOIS TIPOS DE FÉ: 1º – Fé natural (que nos leva ate Jesus). 2º - Fé sobrenatural (que nos leva aos milagres). Romanos 4.20 – E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando gloria a Deus. - Hebreus 11.6 – Ora sem fé é impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. - Hebreus 4.2 – porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.

OUTRA VERDADE TIMIDES (receoso acanhado ou covarde): Mateus 8.26 – E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé (timides)? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar e seguiu-se uma grande bonança. OBSERVAÇÃO: (Cuidado com a timides e incredulidade): Apocalipse 21.8ª – Mas, aos tímidos, e aos incrédulos e aos abomináveis... - A palavra "tímidos" que aparece em Ap 21.8 vem do grego "deilois" que também pode ser traduzido como "medrosos, covardes". Mas então, o que significa dizer neste contexto que os "covardes", por exemplo, terão a sua parte "no lago de fogo e enxofre, o que é a segunda morte"?

QUAL A ORDEM NA BÍBLIA PARA O TIMIDO? - 1º - VOLTA PARA CASA (porque são péssimos exemplos): Deuteronômio 20.8 – E continuaram os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos se não derreta como o seu coração. - 2º - RETIRE-SE: - Juizes 7.3 – Agora, pois apregoa aos ouvidos do povo dizendo: Quem for covarde e medroso (deilois ou tímido), volte, e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

A FÉ QUE DERRUBA MURALHAS: Texto Bíblico: Hb 11.30 Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.
A FÉ NA PALAVRA FAZ CAIR OS MUROS DO IMPEDIMENTO: Creia que o Senhor nos faz transpor obstáculos - Sl 18.29 Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha. - Creia que o Senhor nunca nos desamparará - Dt 31.8 O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. - Creia que o Senhor quebra os laços do inimigo - Sl 118.11 Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do SENHOR eu as despedaçarei.

A FÉ NA PALAVRA FAZ AS MURALHAS CAIREM POR TERRA: É preciso crer que a obediência garante a benção - Dt 27.10 Portanto obedecerás à voz do SENHOR teu Deus, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno. É preciso crer que Deus é o Senhor que peleja2 Cr 20.17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco. - É preciso crer que tudo que Deus fala Nm 23.19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Ele cumpre.

A FÉ NA PALAVRA ENCORAJA CAMINHAR PARA A VITÓRIA: A palavra remove toda forma de obstáculo - Jr 32.27 Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim? A palavra remove toda forma de oposição - Dt 1.30 O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito; - A palavra remove toda forma de incerteza - Mc 11.23 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.

COMO VENCER A INCREDULIDADE? PELA FÉ, ORANDO E JEJUANDO.

VENCENDO A INCREDULIDADE: (Mc. 9:23-24) - Introdução: Um dos maiores fatores de impedimento do agir de Deus é a incredulidade, pois a bíblia declara que tudo é possível ao que crê e Deus não pode agir na incredulidade, pois esta põe em dúvida a manifestação do seu poder. - Definimos incredulidade como: desconfiança, malícia, altivez, culpa e infidelidade. - Jesus em um determinado dia não pode realizar nenhum milagre por causa da incredulidade das pessoas que o cercavam (Mc.6:15), e Jesus admirou-se da incredulidade daquelas pessoas.

A incredulidade permite o acesso Do inimigo em nossas vidas, colocando em dúvida o amor de Deus por nós, pois aquele que tem dúvida jamais pode alcançar coisa alguma da parte de Deus (Tg.1:6).

COMO VENCER A INCREDULIDADE: 1. Submetendo-se a uma autoridade espiritual: (Mc.6:4; Rm 13). - 2. Reconhecer a sua falta de fé: - a. Confesse (Mc. 9:24b) - b. Clame por ajuda (Mc. 9:24c) - 3. Oração: (Mc. 9:29) a. Jesus orava e jejuava. - b. A oração é a ligação direta com Deus - c. A oração fortalece o meu espírito (Rm. 8:26)

CONCLUSÃO: Só conseguimos vencer a incredulidade quando tomamos posições fora dos padrões, ou seja, vivendo além de um sistema religioso que nos força a aceitar o natural, mas o grande desejo de Deus é nos fazer andar no seu sobrenatural, e só poderemos viver no sobrenatural de Deus se crermos sobrenaturalmente.

Deus abençoe! Pr Maurílio Souza.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

ESTUDO ANO 2015 - VIDA ABUNDANTE - PROJETO VEM E VEJA: CAMPANHA QUAL É SUA MURALHA:

“Nem mesmo as fortes muralhas resistiram ao poder de Deus através de seu povo”...

Na época da Bíblia, a importância de uma cidade podia ser vista de longe, de acordo com o tamanho de seus muros. Quanto maiores os paredões de proteção, mais desenvolvida era a comunidade em seu interior, daí a necessidade de uma barreira de defesa.
Na época canaanita, as muralhas eram feitas de pedra. A mais famosa daqueles tempos era a de Jericó, como vemos no Antigo Testamento. Na verdade, era uma proteção dupla, como um grande muro dentro de outro, com um espaço de 5 metros entre eles. O de fora tinha 2 metros de largura e, o interno, 4 metros, com torres de vigia com 10 metros de altura, a mesma da muralha. Havia até mesmo casas sobre os muros – muitos acreditam que a da prostituta Raabe, que ajudou os espiões hebreus, fosse uma dessas construções.

Foi a primeira grande fortificação com que os hebreus se depararam em sua ocupação da Terra Prometida, após a libertação do cativeiro egípcio – eles não só chegaram até aquele território cruzando o Jordão, mas tiveram que conquistá-lo. O cenário é bem conhecido: hebreus cansados, 4 décadas de jornada pelo deserto, incrivelmente em desvantagem em relação a uma cidade bem desenvolvida, armada e guarnecida. Como conquistar aquela gigantesca fortaleza, intimidante até mesmo para os padrões atuais?

Um povo fraco e cansado entendeu, por meio de seu líder Josué, que não era com a força deles que deveriam contar. Ao invés de espadas e escudos, trombetas, gritos e orações. Ao fim de 7 dias de cerco, os muros simplesmente ruíram. Não pela ação física do homem ou de artefatos mecânicos, mas pela ação de Deus.

A ciência comprova. Em escavações realizadas no início do século 20, o arqueólogo inglês John Garstang (1876-1956), diretor do Departamento de Antiguidades da Palestina e diretor da Escola Britânica de Arqueologia de Jerusalém na época do Mandato Britânico, concluiu que a muralha externa caiu de dentro para fora e, como ficava num terreno um pouco abaixo da interna, arrastou-a junto na queda, assim como muitas das casas em cima dela.
Antes a majestosa defesa foi abaixo.  O que dava medo e desanimava, não passava mais de escombros. A passagem estava aberta. Jericó era do povo de Deus.

Todos têm, em alguns momentos da vida, muralhas à sua frente.  E em todas as áreas sendo mais especifico familiares, financeiras, físicas e espirituais:
Aquela vida abundante que parece impossível; a felicidade no casamente e âmbito familiar que parece só acontecer para os outros ou é vista como “coisa de novela”; dívidas; doenças; dificuldades das mais variadas formas.
Mas o que faz a diferença é como você enxerga essas muralhas? Elas são um indício de que deve desistir ou desanimar? Ou você, como o povo hebreu, não as VÊ COMO OBSTÁCULOS, MAS COMO DESAFIOS? Foi assim que os homens de Josué viram a questão, e A DIFICULDADE VIROU VITÓRIA.

Assim como DEUS LIBERTOU o povo de Israel da escravidão do Egito e deu a eles a Terra Prometida, Ele TAMBÉM QUER DAR A VOCÊ. Mas, para isso acontecer, não basta apenas crer na profecia. É preciso agir, lutar, colocar toda a sua força e fé.
Se Moisés não tivesse ESTENDIDO O CAJADO a fé o crer no Senhor Jesus é o seu cajado de hoje, o Mar Vermelho não se abriria simplesmente por causa da promessa.
Do mesmo modo, se Josué não tivesse obedecido à Palavra de Deus – que é a Profecia (VENTO PROFETICO) – e não tivesse rodeado a cidade por 7 dias, dado as 13 voltas e seguido todas as instruções do Senhor, as muralhas não teriam ruído e o povo não teria tomado posse da cidade de Jericó, mesmo tendo recebido a Profecia e promessa Divina.

Isso significa dizer que entre crer na Profecia e o cumprimento dela na nossa vida existe um caminho a ser percorrido. O cajado estendido por Moisés representa a fé, que deve ser usada para que a Profecia se cumpra.

Obediência a palavra e fé no poder de Deus através de Jesus Cristo são as ferramentas que nos levarão a tomar posse da nossa terra prometida.
Onde está a sua muralha aquela que não te deixar chegar à felicidade plena ou a vida abundante de Jesus que você precisa derrubar?

Na vida financeira (prosperidade), familiar (harmonia e paz no seu lar), física (saúde), espiritual (unção, poder e milagres) ou numa causa que, aos seus olhos, é impossível de ser resolvida?

Não se acomode com o seu problema. Participe desta campanha de fé orar todos os dias do mês de janeiro e fevereiro de 2015, ore diariamente pelas suas causas faça essas muralhas ruírem em nome de Jesus Cristo. Tenha uma atitude de coragem e tome posse da sua terra prometida!

Vamos orar: Meus Deus em nome de jesus cristo, eu quebro esta muralha _____________ na minha vida e no poder de teu santo nome eu ordeno que ela caia por terra no nome santo de Jesus Cristo. Eu creio no poder do alto, o poder que vem do teu trono, o poder que vem da tua voz soberana e poderosa e recebo na autoridade do Senhor a minha vitória e andarei sobre os escombros desta muralha ___________, Pois eu tomo posse de minha vitória no nome de Jesus Cristo, amém!

Js 6.1-10 e 20 - Jericó tinha uma localização privilegiada, devido ao contato com o Oriente e pelo abundante acesso às águas. Sua muralha era aparentemente impenetrável e inacessível, com cerca de 9 metros de atura e entre 2,5 a 6 metros de largura. Para o homem era impossível, mas para Deus... Não havia dificuldade nenhuma!

A PRÁTICA DO OUVIR: Deus deu instruções claras e precisas sobre o que fazer (6.2-4). Uma geração inteira havia morrido no deserto porque não ouviu os conselhos dados por Deus, tornando-se desobediente (Js 5.6).
Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a gente dos homens de guerra que saíram do Egito, que não obedeceram à voz do SENHOR, aos quais o SENHOR tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a seus pais, terra que mana leite e mel.

A DESOBEDIÊNCIA GERA A MORTE! A OBEDIÊNCIA, VIDA E BÊNÇÃO!
Para que as muitas muralhas caiam em nossas vidas e ministérios, temos que ter a mesma atitude de ouvir o que o Senhor fala. Muitos são seus ensinamentos sobre as várias áreas da vida que precisam ser ouvidos e seguidos. Orientações sobre a vida em família, finanças, saúde, relacionamentos, etc.

Quem não tem disposição para ouvir ficará para fora das promessas de Deus. Jesus disse inúmeras vezes "quem tem ouvidos para ouvir, ouça".
A PRÁTICA DO ESPERAR: Josué orientou ao povo que não desse o brado de guerra, não levantasse a voz, até o dia em que lhe ordenaria (Js 6.10: Porém ao povo ordenara Josué, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: gritai! Então, gritareis).
Imagine uma multidão de cerca de quarenta mil homens (Josué 4.13) esperando em silêncio por seis dias a manifestação de Deus. Ficaram firmes, pacientes, confiantes e inabaláveis, esperando o tempo certo.
Muitos cristãos não sabem esperar o tempo de Deus. Deus é Senhor do tempo e soberano sobre todos os acontecimentos nos céus e na terra. Jesus disse com ênfase: "não andeis ansiosos por coisa alguma."

A PRÁTICA DO AVANÇAR: Finalmente, no sétimo dia, as muralhas ruíram ao som das trombetas e do grito do povo e tomaram Jericó (6.20: Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram). Era somente a primeira cidade de muito mais que viria adiante.
Cada muralha que derrubamos nos capacita a novos avanços e conquistas. Em nossas vidas e ministérios existe o preciso momento de avançar. É o momento em que devemos fazer a nossa parte, o povo escalou as ruínas de pedra, foi difícil, mas compensador!

Afinal, Jesus disse: "as portas do inferno não prevalecerão sobre sua igreja." - Deus te chama hoje a derrubar muralhas dos relacionamentos, das dificuldades, das feridas da alma, da falta de perdão, da rejeição, do abandono...
Deus te chama a derrubar as muralhas; financeiras, físicas, familiares e espirituais. Reconheça apenas que sozinho você não consegue, peça a Ele que te dê as instruções. Deus coloca hoje a sua disposição o Seu braço forte!


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

ESTUDO ANO 2015 - VIDA ABUNDANTE - PROJETO VEM E VEJA:

ANO DE 2015 ANO DE MILAGRES, SINAIS E PODER DE DEUS – “PROJETO VEM E VEJA”

VIDA ABUNDANTE

Pergunta: "O que Jesus quis dizer quando prometeu uma vida abundante?" - RESPOSTA: Em João 10:10, Jesus disse: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." Ao contrário de um ladrão, o Senhor Jesus não vem por razões egoístas. Ele vem para dar, não para receber. Ele vem para que as pessoas tenham nEle uma vida significativa, intencional, alegre e eterna. Recebemos essa vida abundante no momento em que o aceitamos como o nosso Salvador.
Esta palavra "abundante" no grego é perisson, que significa "MUITO, MUITO BEM, ALÉM DA MEDIDA, UMA QUANTIDADE TÃO ABUNDANTE QUE CHEGA A SER MAIS DO QUE ERA DE SE ESPERAR OU ANTECIPAR." - Em suma, Jesus nos promete uma vida muito melhor do que poderíamos imaginar... - Um conceito que lembra 1 Coríntios 2:9: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." - O apóstolo Paulo nos diz que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós (Efésios 3:20).

Portanto uma benção inimaginável e imensurável, “NA ÁREA FAMILIAR, ÁREA FÍSICA, ÁREA FINANCEIRA, ÁREA ESPIRITUAL E ETERNA”.

Oração: Senhor eu recebo esta vida abundante que o Senhor me oferece, quero tomar posse agora desta promessa maravilhosa e infalível “em nome de Jesus cristo amém”.
Pr Maurílio Souza

INTRODUÇÃO: Olha o que diz Natanael? Pode sair coisa boa de Nazaré? Ele desprezou a Nazaré, eu tenho o costume de dizer; “que o pior do que os outros menosprezar a cada um de nós é quando menosprezamos e desvalorizamos a nos mesmo”...

A maioria dos cristãos prefere crer que é gafanhoto, pó da terra, que não vale nada, que é saco velho, que é cinza, que é barro e lama, alguns chegam a chamar a si mesmo de miserável homem que sou a exemplo de Paulo… Deus que mudar nossa maneira de pensar:

MURALHAS DA MENTE
CURANDO NOSSA MENTE EFESIOS (1.17,20 / ROMANOS 12. 1,2): “(Efésios 1:17) - Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; (Efésios 1:18) - Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; (Efésios 1:19) - E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, (Efésios 1:20) - Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus”.  - “(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. “(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, Para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. - Tem pessoas que foram libertados do Egito, mas vivem como se ainda fossem escravos do êxito, falar da síndrome de lazaro

A três vidas para o crente tomando como exemplo de Moises, 1 - vida no Egito, 2 - vida no deserto ou 3 - vida em Canaã. - 1º qual vida você quer viver. (contemplativa, de esperança ou de fé). Lembre-se: A fé trás as bênçãos de DEUS ate nós. - 2º Onde você quer viver. (Egito = mundo - deserto = maldições - ou em Canaã = Jerusalém celestial, vida de bênçãos).

1º ELE TIROU DE NÓS TODA MALDIÇÃO ( APOC 22.3 / GAL 3.13,14) “(Apocalipse 22:3) - E ali (igreja) nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão”.

1º - DEUS QUER NOS LEVAR A VIVER AS BÊNÇÃO DE ABRAÃO: 1 - Física – saúde – 2. Financeiras – riquezas – 3 - Espirituais - Amizade de DEUS

2º DEUS QUER NOS LEVAR A VIVER COMO QUEM SONHA (SALMO 126.1,3): (Salmos 126:1) - QUANDO o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. (Salmos 126:2) - Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. (Salmos 126:3) - Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres”.

3º DEUS QUER NOS LIVRAR DO ESPÍRITO DE ESCRAVIDÃO. (exemplo do elefante de circo).

HA TRÊS TIPOS DE CRENTE (MENTALIDADE)

1. OS QUE VIVEM NO EGITO:
A) Amassavam o barro - vivem presos ao pecado.
B)        Comiam ração - preso a miséria.
C)Carregavam pedras (peso) - Vida pesada (sem paz e descanso).

SENTIMENTO DO EGITO: Escravidão - tristeza - opressão - angustia - cegueira -       servidão.

CULTO DO EGITO: Clamores - gemido - sofridos.

2. OS QUE VIVEM NO DESERTO:
A) Andam em círculos (vida sem direção - sem vida - sem visão).
B) Tem suprimento básico (vivem de escassez).
C) Inconstante (quente de dia - frio de noite).

SENTIMENTO DO DESERTO: Insastifação, desnorteado, sem confiança, dependente, cegueira parcial.

CULTO NO DESERTO: De murmuração (baseada em sabedoria humana).

3. OS QUE VIVEM NA PROMESSA
A) Vida de santidade (pois estamos onde DEUS quer).
B)  Vida suprida em abundancia (Dt 6.11,12 - Num 13.23 27). - “(Deuteronômio 6:11) - E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares, (Deuteronômio 6:12) - Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão”.

TERMINOLOGIA BIBLICA DE DEUS:
ABUNDANCIA = aumentar – transbordar - multiplicar - saciar (João 10.10). “O ladrão não vem senão para roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia”.

ABASTANCIA = Fartura - riqueza - viver na plenitude - sem medida (mal 3.10b). “.... Se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vos uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança.

FARTAMENTE = Com fartura - fartar saciar a fome ou a sede - (Pv 3.10). “E se encheram os teus celeiros abundantemente, e transbordaram de vinho os teus lagares”.

SACUDIDA = Agitar fortemente.

RECALCADA = Amassada.

TRANSBORDANTE = Ter em sobra - sobejar (Lucas 6.38ª). “(Daí e ser-vos-a dado; boas medidas, recalcada, sacudida e transbordante, vos deitaram no vosso regaço)”.

MELHOR DA TERRA = Todas as coisas (Is 1,19). Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o melhor desta terra. (Rom 8.31,32) “Que diremos, pois a estas coisas? Se DEUS é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também como ele todas as coisas”?

RICAMENTE = Possuir muitos bens em fartura (Hb 11.26). “Tendo por maiores riquezas o vitupério de cristo do que os tesouros do Egito”; “porque tinha em vista a recompensa”.

TUDO = Qualquer coisa na sua totalidade. (1º Tes 5.23) “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.



DEUS QUER QUE VOCÊ VIVA NA PLENITUDE DELE:

A)        Área física = saúde

B)        Área financeira = vida de prosperidade

C)Área familiar = vida de paz

D)       Área ministerial = vida de unção (mover de DEUS). COMO RECEBER A BENÇÃO DA ABUNDANCIA

A Benção Sacerdotal: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levanta o seu rosto e te dê a paz”. Números 6:24.26
A BENÇÃO DA ABUNDÂNCIA: “Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, todas estas bênçãos virão sobre ti, e te seguirão”:
1º - Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.
2º - Bendito serás ao entrares, e bendito serás aos saíres. O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti.
Se por um caminho vierem contra ti, por sete caminhos fugirão à tua vista. O Senhor mandará que a benção esteja contigo nos celeiros, e em todos os empreendimentos das tuas mãos. O Senhor teu Deus te abençoará na terra que te dá.

A BENÇÃO DO SALVADOR: Deixo-vos a paz, a minha voz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. “Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14:27) “ E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do século.” (Mateus 28:20b)

A BENÇÃO DA PROVISÃO: “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para o alimento, também multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. Em tudo sereis enriquecidos para toda a generosidade, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.” II Cor 9:10.11 - A BENÇÃO APOSTÓLICA DE PAULO: - “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espirito Santo sejam com todos vós. II Cor 13:14

A BENÇÃO APOSTÓLICA DE PEDRO: “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A ele seja o poder para todo o sempre. Amém. I Pedro 5:10.11 - A BENÇÃO APOSTÓLICA DE JUDAS: CONCLUSÃO: “Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos jubilosos e imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre. Amém”. (Judas 24-25)...

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

ESTUDOS ANO 2015 - A CURA DA CEGUEIRA ESPIRITUAL:

ANO DE 2015 ANO DE MILAGRES, SINAIS E PODER DE DEUS – “PROJETO VEM E VEJA”

A CURA DA CEGUEIRA ESPIRITUAL: Jesus, nesta Passagem, havia acabado de curar um cego de nascença. Este cego, em decorrência da sua deficiência, tinha tornado-se um mendigo desprezado, incapaz de realizar qualquer tarefa ou executar um trabalho que desse a ele condições dignas de vida. Naquela época, um deficiente visual não possuía as possibilidades que o mundo atual oferece. Todos que o conheciam, amigos, família, ficaram maravilhados diante do milagre vivido por ele e levaram-no aos fariseus (elite religiosa). A fim de buscar uma explicação plausível para o fato. Contudo, os sacerdotes, ao invés de admitirem a grandeza do milagre, de reconhecerem que estava diante do Salvador, o Messias, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Revoltaram-se ainda mais contra Ele, pois já buscavam, há certo tempo, ocasião e argumentos para acusá-lo. Inclusive, estavam dispostos a expulsar da sinagoga qualquer pessoa que falasse a favor de Jesus. - E FOI EXATAMENTE ISSO QUE FIZERAM COM O CEGO A QUEM JESUS HAVIA CURADO! EXPULSARAM-NO DALI. - Estando Jesus a conversar com ele, alguns fariseus que estavam próximos ouviram a seguinte observação: "Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos." Não compreenderam a colocação de Jesus, apesar de julgarem-se sábios, então perguntaram ironicamente, dizendo: "Acaso somos também cegos”? Jesus, então, explicou a eles que Ele veio a este mundo: 1 - para abrir os olhos dos homens para Sua Verdade, para a Verdade que liberta e cura, transforma e traz salvação.
2 - para fechar os olhos de homens "sábios aos seus próprios olhos", para as suas mentiras que, como seres humanos falhos e limitados, haviam transformado em "verdade". - 3 - E que Seus julgamentos a respeito do homem seriam estabelecidos a partir destes 2 critérios acima. Dentro da ótica espiritual, Jesus foi mais adiante e explicou-lhes a diferença entre 1º - pecar enxergando, ou seja, sabendo que se está pecando e - pecar não enxergando (não sabendo) que se está pecando.
São duas situações completamente diferentes e que são consideradas por Deus no momento de julgar este ou aquele ser humano. E isto significava mostrar-lhes, naquele momento, a condição espiritual triste e falida em que se encontravam, pois os fariseus eram homens de profundo conhecimento das Escrituras, estudiosos. Intelectuais da época que, apesar de assistirem as profecias se cumprindo através de Jesus, os milagres acontecendo diante de seus olhos, os ensinamentos de Jesus mobilizando crédulos e incrédulos, ainda assim, resistiam e buscavam ocasião para matá-LO!

DEIXANDO A CEGUEIRA ESPIRITUAL: Ler, Marcos 10:46-52 – 1. INTRODUÇÃO: A pessoa cega fica inutilizada para muitos prazeres. Muitas vezes há necessidade de desenvolver outras percepções. É assim com a cegueira espiritual (Ap 3:17). - 2. O TEMPO E O LUGAR: Este milagre se fez na última viagem de Jesus a Jerusalém. Para Bartimeu era o caso do tipo hoje ou nunca. O lugar era Jericó, uma cidade debaixo de maldição. Jesus entrou ali e atravessou a cidade (para tornar a entrar depois e jantar com Zaqueu), mas primeiro curou o homem. Depois de entrar neste mundo e sair (para mais tarde voltar), Ele tem salvo milhares da cegueira espiritual, abrindo seus olhos para verem.

3. O QUE SABEMOS DAS PESSOAS: a) Vemos Jesus preocupado com esta última visita a Jerusalém, e o povo, atônito, em vez de rodeá-la, recua para trás. Mas mesmo assim, Ele atende prontamente à chamada do necessitado. - (b) A multidão, indiferente à necessidade do cego, em nada ajuda. - (c) O cego, percebendo a urgência do seu caso; desenganado de outros meios de cura; persuadido que Cristo pode curar seu mal; mostrava-se esforçado, importunado, urgente e crente. - 4. OS IMPEDIMENTOS. Pouco tempo, agora ou nunca. Uma multidão contrária. Uma capa que incomodava (cuidado para não dizer que a capa simboliza os pecados, que se deve largar para chegar a Cristo). Uma capa é uma coisa boa e até necessária, mas nesse momento parecia um empecilho. Há coisas muito ilícitas na nossa vida, que no momento de chegar à presença de Cristo, precisam ser desprezadas, porque podem nos impedir. Qual é a coisa ou pessoa que impede o ouvinte de chegar a Jesus?
5. A PERGUNTA E A CURA: Considerar o alcance da pergunta de Jesus. Como responderíamos? Que desejou o homem cego? Qual a mais urgente necessidade do ouvinte? A cura, imediata, perfeita, permanente. Jesus propõe salvar-nos até o fim, completamente (Hb 7:25). - 6. E DEPOIS: Teve que mudar de meio de vida. Seguiu a Jesus pelo caminho, glorificando a Deus (Lc 18:43). - 7. CONCLUSÃO: Se algum que estuda ainda não enxerga Cristo perto de si no presente, e a felicidade com Deus no porvir, está cego espiritualmente. Que procure a Cristo, com insistência, a vista espiritual, tornando o homem curado como seu modelo.
COMO VOLTAR A ENXERGAR ESPIRITUALMENTE: Adão e Eva quando pecaram tiveram seus olhos abertos, mas isso não significa que antes eles não enxergavam, o que se abriu naquele momento em que perceberam que estavam nus foram seus olhos carnais. “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.” Gênesis 3.6 e 7.

Até então Adão e Eva enxergavam todas as coisas com os olhos espirituais não tendo, portanto discernimento para compreender o que era o pecado. Ambos andavam nus pelo jardim e não se envergonhavam de si, mas no dia em que pecaram olharam-se com olhos carnais. A queda do homem fez com que ele perdesse seu contato direto com Deus, pois seus olhos espirituais foram cegados pelo pecado e Deus não tinha como falar ao seu espírito. Mas Deus por meio de sua infinita bondade, graça e misericórdia providenciou tudo que precisávamos para que nossos olhos espirituais voltassem a enxergar as coisas espirituais. Ele enviou a Jesus Cristo e recebemos de novo o espírito que foi perdido no Éden. Ao aceitarmos Jesus em nossa vida como Senhor e Salvador, recebemos de volta a nossa visão espiritual e a partir de então voltamos a ver como Adão via antes da queda, pois nascemos de novo.

E esse nascer de novo nos faz sermos recriados, nosso espírito volta a enxergar como deveria ser desde o início e recobramos nossa visão espiritual. Em Gálatas 3.14 podemos perceber que o Espírito prometido por Deus no Antigo Testamento nos foi dado, no Novo Testamento, pela fé através de Jesus Cristo, isso é tremendo! “Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.” Gálatas 3.14. - Deus quer nos ajudar a enxergar novamente pelo espírito e assim vai ajustando nossa visão carnal à visão do Espírito. Enquanto nossos olhos naturais não forem cegados, mortificados, não estaremos preparados para enxergar com nossos olhos espirituais. E isso só acontecerá quando aceitarmos o sacrifício de Jesus e nascermos de novo com Ele. Quando isso acontecer, nossa maneira de pensar, de falar e de agir no espírito será natural para nós, pois nossa visão carnal estará mortificada.

O HOMEM TRICOTOMICO: Somos constituídos de espírito, alma e corpo. É no nosso espírito que tomamos consciência de Deus, a nossa alma tem consciência de si mesmo, e nosso corpo é a parte que se relaciona com o mundo exterior. Diante dessa verdade, só podemos ter contato direto com Deus através do nosso espírito, pois Deus é Espírito (João 4.24a). Que possamos reconhecer o Espírito de Deus em nós, voltando a enxergar como Deus sempre quis, com nossos olhos espirituais.

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.