MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 28 de julho de 2015

SAIA DO PÉ DE ZIMBRO: MENSAGEM PASTOR MAURÍLIO SOUZA...

Introdução: O profeta Elias depois de ter desafiado e vencido os profetas de Baal, sofre uma frustração imensa por vê que a rainha Jezabel e o Rei Acabe não havia se rendido ao Deus de Israel e nem reconheceria o seu ministério, pelo contrário sofreu uma ameaça de morte. Com isso o profeta Elias sai para o deserto e lá sente pena de si mesmo em uma terrível depressão DEBAIXO DE UM PÉ DE ZIMBRO.

O zimbro é uma espécie de pinheiro da família das pináceas, atinge 5 metros de altura, seus frutos nascem porém o amadurecimento dura em torno de 3 anos, suas folhas servem como aromatizante é exatamente debaixo dessa árvore que se encontra o profeta do fogo. Mas quais os tipos de problemas que nos leva para DEBAIXO DO PÉ DE ZIMBRO?

TIPOS DE PROBLEMAS QUE COLACA-NOS DEBAIXO DO PÉ DE ZIMBRO: a) A perseguição -V.2  - b) A frustração - V.4 - c) O desânimo - V.6
A POSTURA NEGATIVA DOS QUE ESTÃO DEBAIXO DO PÉ DE ZIMBRO. a) "ASSENTA-SE" - postura de cansaço - V.4 Antagônico a Miquéias 2.10 Levantem-se, vão embora! Pois este não é o lugar de descanso, porque ele está contaminado e arruinado, sem que haja remédio. Deus providenciou um lugar de descanso para cada um de nós. Salmo 191:1 – “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”.

b) "JÁ BASTA" - O verbo tá no presente, próprio de quem só vê o momento o agora. Hebreus 13:7,8 -  “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai,... Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”.
c)"NÃO SOU MELHOR QUE OS MEUS PAIS" - Baixa autoestima.

d)"DEITOU-SE"- V.5 - e)"DORMIU"-V5 - f)"PEDIU PARA SI A MORTE". Mas um passo egocêntrico.

Quando as coisas não estão bem, costumamos ficar apáticos e prostrados, sem reação, sentados à beira do caminho. É como se os problemas, as dificuldades, as desilusões tirassem de nós todas as forças, deixando no lugar as tristezas, a desesperança e a falta de fé (incredulidade). Isso não é nada bom.
Mesmo os grandes heróis da fé tiveram seus momentos de “BEIRA DE CAMINHO”, portanto, não é um “privilégio” nosso. O que vamos fazer à beira do caminho é que são elas. Podemos recarregar as forças, ou ficar sentados assistindo o nosso tempo passar.
Elias não era muito popular com o rei Acabe de Israel, isso porque, ele era fiel ao Senhor e trazia sempre um recado de Deus ao rei sem medo, sem escolher palavras mais brandas para alivia a verdade e torna-la mais branda (Proverbio 15:1) e isso não agradava Acabe e desafiava a autoridade de sua mulher Jezabel, uma rainha cruel e que reinava de fato no lugar do marido. - Colossenses 4:6 – “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”.

Mesmo sabendo que não era querido, Elias procurou o rei Acabe e quando foi visto por ele, Acabe disse: “És tu o perturbador de Israel?” (1 Reis 18:17). Pois é, Elias ganhou até apelido desrespeitoso de Acabe:-“perturbador de Israel”, mas Elias não deixou barato e disse ao rei: “Eu não tenho perturbado a Israel,
mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim.” (1 Reis 18:18). O diálogo entre Elias e o rei não começou de forma muito civilizada.

Naquele tempo Jezabel havia mandado matar todos os profetas do Senhor, ao mesmo tempo em que incentivava o culto a deuses estranhos (chamado sincretismo) e seus profetas tinham muitas regalias em Israel. O texto que segue é conhecido como “o duelo dos deuses”, pois Elias desafiou todos os profetas de baal a provar que ele não era deus.
Elias mandou que Acabe reunisse todo Israel no Monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de baal, porque estava na hora de Israel saber quem era o Deus verdadeiro. Os profetas de baal clamaram o dia inteiro e o deus deles não respondeu com fogo.
Elias clamou e o Senhor respondeu com fogo, consumindo a lenha, o holocausto, as pedras do altar e ainda lambeu a água do rego. Pronto. Estava provado quem é Deus.

Depois disso Elias matou os quatrocentos e cinquenta profetas de baal. Em seguida outro grande milagre aconteceu. Elias orou ao Senhor para que mandasse chuva sobre a terra e a chuva caiu abundantemente, depois de um período de grande seca e fome.
Estava tudo muito bem com Elias, porém Acabe foi contar a Jezabel tudo o que havia acontecido no Monte Carmelo e que Elias tinha matado todos os profetas de baal. Jezabel ficou irada, afinal, ela seguia baal e baal foi desmoralizado diante de todo Israel e, de quebra, Elias ainda matou os profetas de seu deus baal. Então Jezabel mandou um recado terrível para Elias, veja: “Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.” (1 Reis 19:2). Jezabel jurou de morte Elias.

A situação de Elias não estava agora boa e ele fugiu para salvar sua vida. Depois de caminhar um dia inteiro no deserto, Elias se sentou DEBAIXO DE UM ZIMBRO. O profeta estava cansado e ele orou a Deus dizendo: “Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” (1 Reis 19:4). Elias pediu a morte a Deus.
O zimbro é uma árvore cultivada no oriente, ela é ornamental, plantada basicamente para a produção de madeira, mas também dá frutos comestíveis, que são usados na produção de bebida, perfumes e aromatizantes. Naquela época do ano não havia frutos no zimbro, mas tinha sombra e ali Elias deitou e dormiu profundamente.

Deus enviou um anjo para socorrer Seu servo e o anjo acordou Elias com PÃO COZIDO sobre umas brasas e uma BOTIJA DE ÁGUA e lhe deu a ordem para levantar, COMER E BEBER. Elias levantou, comeu, bebeu e tornou a dormir. Pela segunda vez o anjo acordou Elias e disse: “Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.” (1 Reis 19:7) – Porque ainda é grande sua jornada.

Elias levantou, comeu, bebeu e com a força daquela comida ele caminhou no deserto por QUARENTA DIAS e quarenta noites até chegar a Horebe, o Monte de Deus. Deus sempre dá um escape. Por maior que seja o deserto, Deus sempre providencia um escape, até que caiam as abundantes chuvas de Suas promessas. DEBAIXO DO ZIMBRO Elias fraquejou e foi sincero com Deus, ele disse que não aguentava mais, que estava cansado e Deus ouviu a oração de Seu servo. O zimbro não podia alimentar Elias, não podia dar além de uma boa sombra no deserto o Zimbro é uma solução aparente e momentânea, mas Deus providenciou alimento e água e um anjo para servir Elias. O anjo alimentou o espírito do profeta, advertiu que o caminho seria longo, mas confortou o profeta cansado, que sentiu o cuidado do Senhor com ele.

O zimbro não era o fim do caminho, era só um alento para o calor do deserto e a ordem de Deus para Elias foi: “LEVANTA-TE”. Essa é a ordem do Senhor para você e para mim: levanta-te. Não é sentado à beira do caminho que vamos vencer, não é o nosso lamento, o nosso cansaço que vai mover a mão do Senhor a nosso favor.

A nossa fé é a única alavanca capaz de transformar o deserto em rios de águas vivas. Vamos em frente, sem olhar para trás, não somos retrovisores, somos vencedores e com Jesus é vencer, ou vencer. Romanos 8:37 – “Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”.

A AÇÃO DE DEUS PARA NOS TIRA DE DEBAIXO DO PÉ DE ZIMBRO. - a) Envia um agente do céu - "um anjo lhe tocou" (AÇÃO DO SOBRENATURAL). V.5 - b) Ele nos alimenta - "Pão cozido em brasas" V.6 (AÇÃO DO PODER DA IGREJA EM ORAÇÃO) - c) Ele nos sacia - "...uma botija de água..." V.6 (AÇÃO DO ESPIRITO SANTO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS). - d) Insiste em nos ajudar - "e o anjo tornou pela segunda vez". V.7 – (AÇÃO DA UNÇÃO DOBRADA DO SENHOR)
e) Aciona-nos - "levanta-te" (FORÇAS RENOVADA O DUNAMINES).
f) Nos incentiva - (Não acabou) "muito longo é o teu caminho"V.7 – (VISÃO E REVELAÇÃO DOS SEUS PROPOSITOS NA NOSSA VIDA E IGREJA).
ATITUDE DE QUEM SAI DE DEBAIXO DO PÉ DE ZIMBRO: a) Levantar-nos - "levantou-se..." (SE COLOCOU NA POSIÇÃO DE DEUS) V.8
b) Alimenta-se - “... e comeu e bebeu..." (BUSCOU O SENHOR E SE FORTALECEU).
c) Caminha - “... com a força daquela caminhou..." – d Chega ao lugar certo - "...chegou ao Horebe, o monte de Deus."

CONCLUSÃO: Hoje é o nosso dia de sair de DEBAIXO DO ZIMBRO da sua existência e chegar ao lugar em que Deus DETERMINOU.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

CANA TRILHADA E PAVIO QUE FUMEGA: (Parte um) - CAMPANHA BENÇÃOS E MILAGRES...

CANA TRILHADA E PAVIO QUE FUMEGA: (Parte um) - "A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo." Isaías 42:3. 

INTRODUÇÃO: A palavra TRILHADA quer dizer: Esmagada (como se se coloca um grande peso sobre algo que não resiste o peso) e debulhada (através de um instrumento chamado trilho que se faz a separação dos grãos da palha). Trilho: Instrumento de lavoura usado para DEBULHAR (Is 41.15). Mas sem querer espiritualizar vejo no sentido espiritual como uma fenda, uma separação das três partes por um peso excessivo trazendo rachaduras e conflitos.

A TRICOTOMIA DO HOMEM: O homem é tricotômico; isto que dizer que é uma tríade perfeita e harmônica. Corpo (psoma), alma (pneuma) e espirito (psique) toda a harmonia celestial do Deus pai, Deus filho e Deus espirito santo foi colocada no homem. Mas a luta da vida que vem sobre o homem, as tribulações o excesso das lutas do dia a dia vem e esmaga e traz um esgotamento sobre esses elementos e a situação do homem fica trilhada, rachada e separada e por consequência vem as enfermidades.

ENFERMIDADE DA ALMA: Esgotamento, cansaço, Medos, insonia, tristezas, raiva, odio, traumas, infelicidade, angustias, amarguras, opressão,
e depressão e outros. ENFERMIDADES FISICA: como nossa alma não sente dores o reflexo de sua debilidade e suas doenças vêm se manifestar no corpo  trazendo a manifestação de  enfermidades fisica. Espirito: O que vai mudar isso muitas vezes sera uma renovação em nossa vida espiritual que renovaram nossas forças e nosso vigor. Isaías 40:28ª31 CANSAÇO ESPIRITUAL: "A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo." Isaías 42:3.
Do momento em que aceitamos ao Senhor Jesus como nosso Salvador até o nosso último momento na Terra. A nossa vida cristã deve ser uma constante ascendente. O gráfico que retrata-nos como cristãos deve ser uma linha reta ascendente, sempre. Para isso foi que Deus nos chamou. "Mas a vereda do justo é como a luz DA aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4: 18. - Deus tem nos chamado, nos desafiado a vivermos sempre em crescimento espiritual. Contudo, sabemos que isso nem sempre acontece. Nem sempre estamos crescendo; antes, estamos estagnados ou até mesmo retrocedendo.
No entanto, Deus conhece a nossa estrutura, entende as nossas dificuldades, dúvidas, etc. Ele nos entende porque Ele mesmo já passou por tudo o que passamos. Hb 4: 15. “(Hebreus 4:15) - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”
VEJAMOS UM EXEMPLO BIBLICO : ACABE REINA EM ISRAEL -  Em 874 a.C., levanta-se ao trono de Israel, Acabe, que foi o pior rei que o reino do Norte já teve. A bíblia diz que "ninguém foi como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o incitava." (I Re 21: 25). Mas, em resposta a isso, o Senhor levanta o maior profeta que o reino do Norte já viu; Elias, o tisbita.
A Palavra nos diz: "Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra." I Reis 17: 1 - Interessante lembrarmos que Acabe não somente foi tolerante com a idolatria, mas instituiu o culto a Baal, deus fenício controlador das chuvas, em Israel, e quando Elias fala esta palavra a Acabe, ele está confrontando diretamente o poderio de Baal. A história de Elias é uma das mais conhecidas da Bíblia. O famoso desafio de Elias aos quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal no cume do Monte Carmelo é uma das mais conhecidas do Antigo Testamento.
O DESAFIO ESTÁ NARRADO NA SEGUINTE PASSAGEM: I Reis 18: 23a 24 - Ler. Então, desde a manhã até ao meio-dia, os profetas de Baal clamaram ao seu deus e não obtiveram resposta.  Depois disso, Elias repara o altar do Senhor, divide o bezerro em pedaços, derrama sobre o holocausto doze cântaros com água e clama ao Senhor que responde por (com) fogo. O povo de Israel, vendo isso, se prosta e diz que só o Senhor é Deus! Após isso, o profeta institui a matança dos profetas de Baal.
TRÊS SINTOMAS DO CANSAÇO ESPIRITUAL: 1º SINTOMA FUGA: Veja a continuação desta passagem: I Reis 19: 1,2. O homem de Deus ouve outro desafio, sendo que agora de Jezabel, só que ao invés de Elias enfrentar o desafio da rainha de Israel como o fizera com os profetas de Baal, toma a seguinte atitude. "O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou Ali o seu moço." I Reis 19: 3. Elias foge. Por quê? Porque está cansado espiritualmente.
Esta é a primeira característica de alguém que está cansado espiritualmente: FUGA. O homem de Deus vai a Berseba que é a cidade mais ao sul do reino do Sul; Judá, onde Jezabel não poderia encontrá-lo. "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." II Timóteo 1: 7. Deus não nos tirou do mundo para que nós estejamos retrocedendo; contudo, o Senhor tem um chamado para avançarmos, progredirmos, caminharmos porque Ele é conosco e ainda que Jezabel e os 450 profetas de Baal levantem-se contra nós, Deus é conosco para nos livrar. Aleluia! "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores." Romanos 8: 31 e 37.
Deus é contigo! Não temas! O Senhor não pode usar covarde! Não podemos nos acovardar, não podemos ficar parados diante das circunstâncias, dos problemas, das tribulações porque Deus está conosco! "E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que os meus pais." I Reis 19: 4.
O SEGUNDO SINTOMA É: DESEJO A MORTE. Como? Alguém cansado espiritualmente pensa que a sua caminhada já acabou, que o seu ministério já chegou ao fim, que a obra que Deus tem para fazer na sua vida e aquilo que Ele quer já se concluiu. Elias pensava que o seu ministério tinha acabado, mas não! Deus ainda tinha muitas coisas para o profeta fazer. Da mesma forma o Senhor nos diz que ainda quer realizar uma grande obra conosco. Não pense que o seu chamado acabou que a tua obra terminou que a tua chamada findou porque Deus te diz que não!
Deus quer restaurar o seu ministério! Não faças como Elias que desejou a morte; antes, grande é o chamado que o Senhor ainda tem contigo. A plenitude de nosso ministério que não temos realizado será cobrada pelo Senhor. "Mas, se, quando vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia. A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel..." Ezequiel 33: 6.
Desenvolva o seu ministério! Não penses que o seu lugar é apenas no banco da Igreja ouvindo a Palavra porque não é! “... porque o jovem morrerá de cem anos... comerão o seu fruto." Isaías 65: 20b,21c. Não ache que pela sua idade avançada, sua chamada acabou. Por outro lado, não admita que pela sua pouca idade, o Senhor ainda não quer te usar. Deus definitivamente quer a todos: desde o maior até o menor, desde o mais velho ao mais moço.
O TERCEIRO SINTOMA É: SONO (DORMIR) "E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro..." I Reis 19: 5ª. O Senhor Jesus nos disse na parábola do trigo e do joio que enquanto os homens estavam dormindo (Mt 13: 25), o inimigo (diabo) semeou o joio no meio do trigo. O que significa dormir?
FALTA DE VIGILÂNCIA. "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." I Pedro 5: 8. - Quando não damos importância à casa do Senhor, à Palavra de Deus, não oramos, não jejuamos não nos preocupamos com nossa intimidade e comunhão com Deus; o diabo nos ataca. Ele está sempre pronto para isso! Porém, se nós temos a nossa aliança com Deus intacta, quem é o diabo para nos tocar? Devemos fazer como Davi perante Golias. "Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." I Samuel 17: 45.

Por que Davi pôde fazer isso? Porque ele mantinha a sua perfeita aliança com o Senhor. Saul, que nessa época já havia sido rejeitado por Deus, não pôde enfrentar Golias. Teve medo! Contudo,
Davi ungido pelo Espírito, ele pôde enfrentar o gigante Golias e o vencer porque Deus era com ele e da mesma forma o Senhor é conosco! Deus está CONTIGO MEU IRMÃO!

AS TRÊS ORDENS DE DEUS: - 1º levanta-te: Em resposta ao cansaço espiritual de Elias, o Senhor lhe dá três ordens. "...e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te..." I Reis 19: 5b. – "E disse-me: Filho do homem põe-te em pé, e falarei contigo." Ezequiel 2: 1 : Toda vez que lemos na Bíblia, o Senhor mandando alguém se levantar é porque Ele quer que esta pessoa esteja na posição correta para ser usado. Deus nos diz também para levantarmos e nos colocarmos na posição que Ele quer para nós.

Se não temos mais lido a Palavra, se não temos mais buscado ao Senhor como antes, se não temos mais nos dedicado à oração; o Espírito do Senhor ministra ao nosso espírito: LEVANTE-SE E COLOQUE-SE NA POSIÇÃO que Eu quero para poder te usar na minha obra. LEVANTA-TE!

2º - ORDEM COMER: "...e come." I Reis 19: 5c. A segunda ordem de Deus a Elias é comer. Mas comer o quê? A Palavra do Senhor. A própria palavra nos manda que voltemos a comê-la. Deus ministra que tenhamos um conserto com a sua Lei. Na história da Igreja, sempre que o povo de Deus redescobria a Bíblia, como conseqüência havia avivamento.

Ao mesmo tempo em que nos afastamos dos mandamentos do Senhor, nos afastamos também dEle. No entanto, quando nos voltamos para a Palavra, quando a Igreja de Jesus retorna à Bíblia, Deus manifesta-se no meio do seu povo. João 17: 17. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem a Pai, senão por mim." João 14: 6. O senhor Jesus é a personificação da Palavra do Senhor.

Definitivamente, Deus quer que voltemos à sua Palavra. Quanto tempo tem sido gasto com outras coisas que não a Lei de Deus? "Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E lhe veio à palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias? Vem para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor, pois ele vai passar." I Reis 19: 9 e 11ª. Elias foi a Horebe, o monte de Deus, mas ao invés de se colocar perante Ele, entrou em uma caverna. No entanto, Deus lhe perguntou: "Que fazes aqui, Elias?".
Caverna não é lugar de profeta, de atalaia, de filho de Deus! O Senhor lhe diz: "O que fazes na caverna? Vem para fora porque Eu ainda quero lhe usar!" Saia da caverna do medo, dos problemas. Deus te chama! "Elias, vem para fora!" Coloque o seu nome no lugar do de Elias = (cujo Deus é Jeová).

Se você se sente como Elias, dizendo: Senhor, eu não tenho mais forças! Eu não consigo mais caminhar. Agora, eu só quero deitar e dormir. Quero ir à Igreja apenas aos domingos.

Quero ir à Igreja apenas para ouvir a Palavra, somente para ouvir os louvores, mas sem compromisso com a obra de Deus.

Se você tem estado na caverna, o Senhor ministra ao teu espírito: SAIA DA CAVERNA E VEM PARA FORA! POIS DEUS QUER TE USAR COMO VOCÊ NUNCA FOI USADO!!!!

PRÓXIMO ESTUDO; “SAINDO DA CAVERNA


“Deus te abençoe” Pr. Maurílio Souza

O QUE É E O QUE NÃO É IGREJA: Por; Jorge Himitian...


O QUE É E O QUE NÃO É IGREJA:
Deus tem um projeto desde antes que o mundo fosse mundo. Ainda que pareça mentira, esse eterno projeto de Deus pode se resumir em uma só palavra: “Igreja”
Mas o que é e o que não é a igreja? Aqui te damos algumas definições para que tenha uma ideia.
#Não é um edifício material
A igreja não é o edifício aonde nos reunimos. A igreja é composta por pessoas. Mitos costumam dizer: “Vou para a igreja”.
Contudo, é um erro. Nós não vamos para a igreja, nós somos a igreja.É hora de corrigir o nosso vocabulário e falar segundo a palavra de Deus.
A bíblia nunca chama “igreja” a um edifício. Tampouco se trata de uma instituição jurídica nem de uma denominação.
A igreja é a família de Deus, e toma sua identidade do único pai, que é Deus. Paulo disse:
“O pai de nosso Senhor Jesus Cristo, de quem toma o nome toda família nos céus e na terra” (Efésios 3:14b-15)
#Não é a hierarquia de uma instituição
Muitas vezes a mídia, ao referir-se ao que declara a hierarquia da igreja sobre determinado tema específico, dizem: “a igreja” declara essa ou aquela coisa.
Contudo, a igreja não é o clero; a igreja é o povo de Deus. A igreja é formada por todos aqueles que estão em Cristo.
#Não é uma congregação
Ainda que a igreja se congregue com regularidade – e está correto que o faça – Contudo a igreja não é uma congregação. São poucas as horas da semana em que estamos reunidos.
A maior parte do tempo estamos “descongregados”. Por acaso deixamos de ser igreja quando não estamos reunidos? Somos igreja as 24 horas do dia, e todos os dias da semana.
Na segunda, na terça… a igreja está na faculdade, na escola, e no escritório, na oficina, no campo, na fábrica, na cozinha, no quarto. Seguimos sendo igreja as 24 horas do dia. Deus não sonhou antes da fundação do mundo com uma reunião, e sim conosco, sua família, sua igreja. Se sucede o mesmo com a família humana, quando nos dispersamos em nossas atividades cotidianas não deixamos de ser família. Somos família o tempo todo.
#A Igreja é o “plano A” de Deus
A igreja não nasceu na mente de Deus há 2000 anos atrás quando Jesus veio ao mundo. E ainda que logo no capítulo 16 de Mateus Jesus fala pela primeira vez da igreja, ela esteve na mente e no coração de Deus desde os séculos eternos, desde antes da fundação do mundo. E digo mais: a igreja não é o “plano B” de Deus  por causa da queda do homem. A igreja é o “plano A” de Deus desde antes de existirem os homens ou os demônios. A queda foi um desvio, um atentado contra o projeto eterno de Deus. E a redenção foi o retorno de todo o plano original.
#A igreja é o projeto eterno de Deus
É a família que Deus projetou ter segundo seu beneplácito, segundo seu designo eterno, segundo o puro afeto de sua vontade, segundo as abundantes riquezas de sua graça desde tempos remotos. O pecado só conseguiu revelar a imensidão da graça de Deus. A criação do universo, a do homem e da mulher, a instituição do casamento, a capacidade de procriar, a encarnação do verbo, o sacrifício redentor de Cristo, sua ressurreição, sua exaltação a destra do Pai, a vinda do Espírito, os dons, os ministérios, a palavra de Deus, o kerygma, a didaké, tudo está em uma mesma linha e aponta a um mesmo objetivo: A realização do projeto eterno de Deus. Tudo é para que a igreja surja, seja edificada, construída, e que o plano eterno de Deus se cumpra definitivamente. Não nos casamos para nós mesmos, não temos filhos para nós mesmos, não trabalhamos para nós mesmos, não jejuamos para nós mesmos, não oramos para nós mesmos, não evangelizamos para nós mesmos. A bíblia diz que tudo é dEle, por Ele, e para Ele. Tudo é para cooperar com o propósito eterno de Deus: que sua família seja conforme.
Tudo que fazemos é para cooperar com o projeto eterno de Deus.
Como a nossa vida muda e como muda nossa visão das coisas?
Zacarias disse: “ todas as panelas em Jerusalém e Judá serão santas ao SENHOR dos Exércitos”. Isto significa consagrados a Deus.
  • Mulher, que fazes enquanto cozinhas?
  • Estou servindo a Deus.
  • Como servindo a Deus? Por acaso convidou os pastores para comer em sua casa?
  • Não, não vem ninguém de fora. Nessa casa estamos criando, alimentando e formando os filhos de Deus. Nossos filhos nasceram para serem filhos de Deus, de modo que ao cozinhar , limpar, trabalhar, estamos servindo ao Senhor.
Tudo que fazemos é santidade ao Senhor.
Jorge Himitian

sábado, 11 de julho de 2015

A DOIS PASSOS DO PARAÍSO: (CRÔNICA DA VIDA PASTOR MAURÍLIO SOUZA)

Vivendo distante em um mundo errante e hostil não quero mais, pois um paraíso me espera, rumo ao desconhecido em uma viagem insólita sem pegadas e sem fim não quero mais, pois um paraíso me espera...

Caminhos de escuridão em meio aos sofrimentos nas aflições e medos das violências urbanas não quero mais, pois um paraíso me espera, estradas empoeiradas pelas suleiras diárias que encardem e destroem minha alma não quero mais, pois um paraíso me espera...

Rumo sem rumo sem conhecimento nas cegueiras curvilíneas em passos de bezerro manco não quero mais, pois um paraíso me espera, mares de dores com águas amargas em ondas contrarias sem profundidade da sabedoria não quero mais, pois um paraíso me espera...

Os montes problemáticos às vezes sem solução nos encalços e tropeços dolorosos não quero mais, pois um paraíso me espera, amarguras e ressentimentos espinhentos que como grilhões ferem meu coração com marcas profundas deixando tatuagem impagáveis não quero mais, pois um paraíso me espera...

Nas sarças ardentes da impunidade nas desvalorizações dos valores que matam silenciosamente sem pena e misericórdia não quero mais, pois um paraíso me espera, nos suportes bambos e soltos sem firmeza de um joelho trôpego sem fundamento e força não quero mais, pois um paraíso me espera...

Vida sem Noé nos dilúvios escorregadios de uma estrada desértica com os olhos obscuros e enevoadas pela melancolia que embasam roubando e tirando esperanças do amanhã não quero mais, pois um paraíso me espera, nos caminhos tortuosos sem luz em meio às negritudes de pensamentos soberbos resistentes e leprosos não quero mais, pois um paraíso me espera...

Na canção do poeta nos acordes de uma guitarra nos espasmos de solidez agora posso gritar ancorado na tua paz, guiado pelo leme de tua palavra eu posso dizer no mais alto som uníssono pela harmonia do seu amor “estou a dois passos do paraíso”...

Senhor lembra-se de mim quando estiveres no paraíso? Respondendo Jesus: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso"...


“Deus te abençoe” Maurílio Souza.

domingo, 5 de julho de 2015

ONDE AS LAGRIMAS QUE SE MISTURAM: CRÔNICA PR MAURÍLIO SOUZA


As margens do rio com suas águas caudalosas lagrimas que caem dos meus olhos e se misturam com as águas que correm esforçando em levar para longe minhas tristes lembranças....  Imagens guardadas, armazenadas que hoje insistem em voltar deixando minha alma confusa meio perdida entre lembranças turbulentas e nefastas, Dizer o que nestes momentos onde as lembranças levam com elas minhas esperanças? Rostos levados, saudades deixadas, momentos amargurados pela mente que agora arrancam suspiros de tristezas e morte no triste caminhar entre os cadáveres do passado...

Estou como Ezequiel ajoelhado diante de Deus às margens do rio Quebar onde as águas se misturam....

Nossa vida é assim às vezes somos levados ao terrível vale dos ossos secos, vida sem vida, tristezas sem alegria, amargura, dor e sofrimento, isto porque colocamos um ponto final em tudo, mas lembre-se quando colocamos um ponto final, Deus coloca uma vírgula e nos manda prosseguir, pois a ultima palavra vem dele e por isto nesta situação Ele coloca em nossos lábios uma palavra profética que muda as situações e nos leva a grandes vitorias....

Estou como Ezequiel ajoelhado diante de Deus às margens do rio Quebar onde as águas se misturam....

De repente somos levados ao vale de Baca lugar de sofrimentos de secura em uma vida sem vida, às vezes somos levados para Lodebar lugar de necessidades e sem pasto, lugar onde nem os animais sobrevivem, um lugar de misérias... Lembrem-se; no vale de Baca Deus faz de nós um manancial de bênçãos, em Lodebar Deus nos guarda ate a carruagem de fogo do rei com seus cavalos e cavalheiros para resgatar-nos... Pois Deus é assim; “socorro bem presente na hora da angustia”...

Estou como Ezequiel ajoelhado diante de Deus às margens do rio Quebar onde as águas se misturam....

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...