MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 30 de julho de 2016

LEMBRANÇAS DO MATUTINHO FELIZ: (CRÔNICA SAUDOSA DOS CARROS DE BOI)



Quem viu, viu quem não viu de forma nenhuma verão o carro de boi com suas formas rústicas da roça seguindo pelo estradão. O boi atrelado nos esteios maciços de madeira hostil. O carro de boi lá vai, com seus bois de carreira, também chamado boi de cabeçalho puxando com sua força o carro pesado com suas rodas gemendo pela estrada poeirenta do roçado.


Ladeira que vem ladeira que vai o carreiro gritando gerando uma harmonia de som de gritos e gemidos do rodão de Cabreúva, a parte do centro é chamada meião e lateralmente se limita com as duas cambotas, originando as pernas arqueadas dos colonos abestados. O meião, perto das cambotas, tem sempre dois buracos, o bocão, ou oca, que é para o som criar força e ecoar.


Com seus cânticos singelos e saudosos com o carreiro empunhando o varão que com seus estalos apressa o boi velho e cansado que disputa suas forças com o novilho novo e metido em suas pernas de juventude animal. O boi novo vai o boi velho segura o trote arrastado e nesta disputa de idades mantem a sequencia do carreirão. O chumaço que era feito de canelão mantem a harmonia das cantigas da roça sem distinção.


Sem muitas rimas do contado levo no meu coração as lembranças da minha mente do matuto cansado que não viu o tempo passar nas mudanças dos anos que apagam nas sutilezas dos matrizes. Os carros que cantam sem cargas apenas uma melodia ouvidas em boas lembranças pedem o óleo de copaíba que servem também para curar com seu teor medicinal cicatrizante por sua ação. O balsamo de copaíba que cessa o grito do carrão e apaga o grito de dor das feridas das cangas e mazelas.


Sou mineiro de nascença e roceiro de coração homem simples da cidade arrancado de sua sina, lembrando-se do que não viveu apenas favas contadas perto das fogueiras da fazenda do Taperão. Olhos lacrimejados da saudade do pai sanfoneiro por sua cultura no doce som dos acordeons quem ouviu, ouviu quem não ouviu não houve mais o acordes do meu velho progenitor e protetor.


Para terminar esta crônica cruel por sua saudade do capiau, no carro de boi existe a vara de ferrão, de carrapateiro, na frente leva ponteiro de ferro na ponta do ferrão que, antes de ponta dando origem o espeto das abelhas, com seu furo com duas argolas de ferro, que chacoalham e, assim, o boi já sabe que lá vem cutucão e desamua no efeito do amuar, ou arranca mais no carreirão. Carreiro bom não espeta boi nem tira sangue do garrotão. Só ponteia, segundo nas lágrimas perdidas do poeirão despede o mineiro caladão.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.     


terça-feira, 26 de julho de 2016

FÉ DE BARAQUE E ORAÇÃO DE DÉBORA: MENSAGEM E ESTUDO.



Na historia este mês, cada personagem identifica com cada necessidade que todos nós precisamos. Débora significa nossa busca por soluções na oração, Baraque significa que precisamos da ação da fé para vencermos nossas lutas... - Juízes 4:1-8 “Depois da morte de Eúde, mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova. Assim o Senhor os entregou nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. O comandante do seu exército era Sísera, que habitava em Harosete-Hagoim. Os israelitas clamaram ao Senhor, porque Jabim, que tinha novecentos carros de ferro, os havia oprimido cruelmente durante vinte anos. Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época. Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões”. - Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: "O Senhor, o Deus de Israel, lhe ordena que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor. Ele fará que Sísera, o comandante do exército de Jabim, vá atacá-lo, com seus carros de guerra e tropas, junto ao rio Quisom mulher, e os entregará em suas mãos". Baraque disse a ela: "Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei".

Olha o que disse Baraque; "Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei". Baraque simboliza a fé Débora simboliza a oração, uma precisa da outra deve andar juntas a fé e a oração, Baraque nega ir sem Débora... - IMAGINE-SE face a face com um batalhão de soldados hostis. Eles estão munidos com equipamento militar de última geração e estão prontos para usá-lo. Diante deles, você e seus companheiros estão praticamente indefesos.
Durante o período dos juízes de Israel, Baraque, Débora e mais 10.000 israelitas passaram por tal experiência. As forças inimigas eram cananeus chefiados pelo comandante militar Sísera. O arsenal deles incluía carros de guerra, cujas rodas estavam equipadas com mortíferas foices de ferro. O lugar era o monte Tabor e o vale da torrente de Quisom. O que aconteceu ali mostra que Baraque era um homem com fé exemplar. Considere os acontecimentos que levaram a esse confronto.

ISRAEL CLAMOU A DEUS: - O livro de Juízes fala das repetidas vezes em que Israel abandonou a adoração pura e as consequências desastrosas disso. Em cada caso, o clamor sincero pela misericórdia de Deus foi seguido pela designação divina de um salvador, pela libertação e depois por uma nova revolta.  - Nessa sequência, “os filhos de Israel começaram então a fazer novamente o que era mau aos olhos de Deus, depois de morrer Eúde [um juiz que os salvara da opressão moabita]”. Na realidade, passaram a escolher novos deuses. Como resultado? Deus os vendeu (entregou) à mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e o chefe do seu exército era Sísera .

E os filhos de Israel começaram a clamar a Jeová, visto que [Sísera] tinha novecentos carros de guerra com foices de ferro, e ele próprio oprimiu os filhos de Israel com severidade por vinte anos. — Juízes 4:1-3; 5:8. Sobre a vida em Israel, as Escrituras dizem: “[Naqueles dias,] as veredas não tinham tráfego, e os que andavam pelas sendas andavam por veredas tortuosas. Deixaram de existir os camponeses.” (Juízes 5:6, 7) Saqueadores que andavam em carros de guerra apavoravam o povo. “A vida pública em Israel era regida pelo medo”. Diz um estudioso, “toda a comunidade parecia estar paralisada e desamparada”. De modo que, assim como fizeram muitas vezes antes, os israelitas desmoralizados clamaram a Deus por ajuda, buscaram a presença de Deus.

DEUS LEVANTA UM LÍDER: A opressão cananéia gerou um período de crise nacional para Israel. Deus usou a profetisa Débora para transmitir seus julgamentos e suas instruções. Deus deu-lhe assim o privilégio de agir como mãe de forma figurativa de Israel. — Juízes 4:4; 5:7. - Débora divinamente instruída mandou chamar Baraque e disse-lhe: “Não foi Jeová, o Deus de Israel, quem deu a ordem? ‘Vai, e tens de espalhar-te pelo monte Tabor, e tens de tomar contigo dez mil homens dentre os filhos de Naftali e dentre os filhos de Zebulão. E a ti, ao vale da torrente de Quisom, hei de atrair Sísera, chefe do exército de Jabim, bem como os seus carros de guerra e as suas massas, e hei de entregá-lo na tua mão.’ (Juízes 4:6, 7). - Deus quem deu a ordem; Débora negou enfaticamente que tivesse autoridade sobre Baraque. - Ela simplesmente agiu como instrumento para transmitir uma ordem divina.

Como reagiu Baraque; “Se fores comigo”, disse Baraque, “então certamente irei; mas se não fores comigo, não irei”. (Juízes 4:8) - Por que Baraque relutava em aceitar a responsabilidade dada por Deus? Estava sendo covarde? Não confiava nas promessas de Deus? Pelo contrário. Baraque não rejeitou a designação nem desobedeceu a Deus. Antes, sua resposta indicava que se sentia inadequado para cumprir a ordem de Deus sozinho.

LEMBREM-SE A FÉ ANDA JUNTO COM A ORAÇÃO!!! 

- A presença da representante de Deus garantiria a orientação divina e daria confiança a ele e aos seus homens. Assim, em vez de ser sinal de fraqueza, a condição estipulada por Baraque era uma indicação de forte fé, A presença de Debora agora representava a oração e a palavra de Deus que gera fé.  – Romanos 17:10 “Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo”. A reação de Baraque pode ser comparada à de Moisés, Gideão e Jeremias. Esses homens também não tinham confiança na sua capacidade de cumprir comissões dadas por Deus. Mas não foram considerados menos fiéis por causa disso. (Êxodo 3:11-4:17; 33:12-17; Juízes 6:11-22, 36-40; Jeremias 1:4-10)...
 
E o que se pode dizer da atitude de Débora? Ela não tentou assumir o controle. Antes, continuou a ser uma serva modesta de Jeová. “Sem falta irei contigo”, disse ela a Baraque. (Juízes 4:9) Débora estava disposta a sair de casa — um lugar mais seguro — para acompanhar Baraque na iminente batalha. Ela também mostrou fé e coragem. - DEUS PRECISA DE PESSOAS QUE ESTEJAM DISPOSTAS E VOLUNTARIAS!!! Pessoas que dizem pastor; eis me aqui, envia a mim.

COM FÉ ELES SEGUIRAM BARAQUE: - O lugar escolhido para a reunião das forças de Israel foi um monte proeminente, chamado Tabor. Foi uma boa escolha. Era o lugar, por natureza, ideal para as tribos vizinhas de Naftali e Zebulão se reunirem. Portanto, assim como Deus mandara, dez mil voluntários — e Débora — seguiram Baraque subindo esse monte. - PARA VENCERMOS NOSSAS LUTAS PRECISAMOS SUBIR O MONTE!!! - Exigia fé da parte de todos os que se juntaram a Baraque. Deus prometera a vitória de Baraque sobre os cananeus, mas quais eram as armas que os israelitas tinham? Juízes 5:8 diz: “Não se via nem escudo nem lança no meio de quarenta mil em Israel.” - De modo que os israelitas estavam levemente armados.

Mesmo assim, lanças e escudos decididamente teriam sido inferiores aos carros de guerra equipados com foices de ferro. NOSSO ESCUDO (PROTEÇÃO) É DEUS E NOSSAS LANÇAS (ARMAS DE ATAQUE) VEM DO ALTO!!! -  Quando Sísera soube que Baraque tinha subido ao monte Tabor, logo convocou todos os seus carros e suas tropas para o vale da torrente de Quisom. (Juízes 4:12, 13) Sísera não se deu conta de que estaria lutando contra o Deus Todo-Poderoso.

BARAQUE DERROTOU O EXÉRCITO DE SÍSERA: Quando chegou a hora do confronto, Débora disse a Baraque: “Levanta-te, pois este é o dia em que Deus te há de entregar Sísera na mão. Não é Jeová quem saiu na tua frente?” Baraque e seus homens deviam descer dos altos do Tabor para os vales, mas ali os carros de Sísera teriam uma vantagem estratégica. - Como você teria se sentido caso estivesse no exército de Baraque? Será que se teria lembrado prontamente que a orientação era de Deus. Baraque e seus dez mil homens obedeceram. “E Deus começou a lançar em confusão tanto a Sísera como a todos os seus carros de guerra e todo o acampamento pelo fio da espada, diante de Baraque.” — Juízes 4:14, 15.

DESCER DO MONTE TABOR REPRESENTA PARA NÓS A HUMILDADE PARA VENCERMOS PRECISAMOS NOS HUMILHAR A POTENTE MÃO DE DEUS!!! 

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”. - Tiago 4:7-10...

A ORAÇÃO DE DÉBORA E A FÉ DE BARAQUE MOVEU A DEUS: Com o apoio de Jeová, Baraque derrotou o exército de Sísera. O relato sobre a batalha não explica tudo o que aconteceu. No entanto, o canto de vitória de Baraque e Débora diz que “os céus e as nuvens gotejaram água”. É bem provável que por causa de um temporal os carros de Sísera tenham-se atolado na lama, dando vantagem a Baraque. - A principal arma ofensiva dos cananeus tornou-se assim uma desvantagem. Quanto aos cadáveres dos homens de Sísera, o cântico diz: “A torrente de Quisom os arrastou.” — Juízes 5:4, 21.
 
O historiador judeu Flávio Josefo afirma que, quando os exércitos de Sísera e de Baraque estavam para se confrontar, “viu-se cair uma forte chuva com granizo, que o vento impelia com tanta violência contra o rosto dos cananeus que seus arqueiros e fundibulários (fundas) não podiam servir nem dos arcos nem das fundas”. - “Desde o céu lutaram as estrelas”, diz Juízes 5:20, “desde as suas órbitas lutaram contra Sísera”. 

Esta historia bíblica traz um aprendizado para nós para nós: O relato sobre Baraque ensina-nos importantes lições. Mesmo quando os requisitos de Deus parecem contrariar o raciocínio humano, podemos ter certeza de que suas instruções sempre são para o nosso benefício permanente. (Isaías 48:17, 18) Baraque só conseguiu ‘desbaratar os exércitos de estrangeiros’ porque tinha fé em Deus e obedeceu às instruções divinas. — Hebreus 11:32-34.

A conclusão comovente do cântico de Débora e Baraque foi: “Pereçam assim todos os teus inimigos, ó Jeová, e sejam os que te amam como quando o sol sai na sua potência.” (Juízes 5:31)...

- Tenho duas frases para esta historia Debora simboliza a oração, e Baraque representa a fé na palavra de Deus; “A fé move o coração de Deus, a oração move suas mãos” – Nossa fé agrada a Deus, nossa oração move o agir de Deus!!!

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

domingo, 17 de julho de 2016

CAMPANHA ENTREGANDO NOSSO ISAQUE – PRIMEIRA MENSAGEM:

VER DE LONGE:
João 8:56 “Jesus disse: Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se”.
Jesus disse que Abraão viu o seu dia, repare que o verbo "viu" indica uma ação que ocorreu no passado, quando Abraão ainda estaria vivo. Abraão viveu num período cerca de 2000 anos antes de Jesus, então é óbvio que há uma impossibilidade ai, porém, sabemos que as escrituras não podem falhar, então, quando que Abraão viu o dia de Jesus? Vamos entender alguns fatos:
Em Gênesis 15 Deus promete a Abraão um herdeiro, isso aconteceu quando Abraão tinha 75 anos, vejamos: Abraão diz: Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdei­ro! Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: Seu herdei­ro não será esse...

Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro. Gênesis 15:3-4.
Abraão teve que esperar 25 anos para a promessa se cumprisse e com 100 de idade Isaque é gerado. O nome Isaque significa riso, pois Sara quando ouviu que seria mãe aos 90 anos riu em seu íntimo. Deus esperou que os dois não pudessem mais ter filhos, para cumprir a promessa e assim fosse comprovado que não há nada impossível para Deus...

Deus ainda faz uma segunda promessa a Abraão, o de ser pai de muitas nações, e agora que Isaque já tinha nascido, tudo estava se encaminhando.
Porém, algo acontece, Deus resolve por Abraão a prova. Gênesis 22:2 Deus diz a Abraão: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.
E o que Abraão fez? Sem pensar duas vezes ele obedece: Gênesis 22:3 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.
Três dias a pé é a distância de Berseba onde estava Abraão até Moriá, você consegue imaginar silêncio da viagem e qual seria o pensamento de Abraão?
Deus pedindo o filho da promessa? Gênesis 22:4-5 Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós....

Creio que Abraão não estava tentando amenizar as coisas,
ele disse claramente "voltaremos" nessa resposta mostrou que mesmo sem saber o que aconteceria, tinha certeza que voltaria junto com seu filho, seguiram viagem e o diálogo acontece:
Gênesis 22:7-8 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos...

Mas como Abraão ainda podia ter fé?  Hoje o Espírito Santo nos permite saber o que estava eu seu coração: Hebreus 11:17-19 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: De Isaque que eu chamarei a tua descendência. Porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.
Abraão realmente iria sacrificar o seu filho, pois estava crendo que Deus era poderoso para ressuscitá-lo, ele sabia em seu coração que de Isaque viria sua descendência, a promessa de ser Pai de muitas nações! Sabia que o seu Deus era fiel!!!

Promessa que se cumpriria em Cristo, que veio da genealogia física de Abraão em Isaque. Agora podemos entender porque Abrão disse que Deus iria prover o cordeiro para o sacrifício. Abraão falou proféticamente, ao olhar para o alto Abraão teve uma revelação dos propósitos de Deus.
Gênesis 22:9-13 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR:
Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho...

Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.
Mas espera aí, Deus mandou um carneiro e não um cordeiro? Não deveria ser um cordeiro? Não mesmo! Deus tinha pedido no inicio o sacrifício de Isaque, ele seria o Cordeiro, ali Isaque como FILHO ÚNICO de Abraão tipificava quem?

Ele mesmo JESUS CRISTO, esse é o motivo que não poderia ter aparecido à figura de um cordeiro naquele cenário, a hora ainda não tinha chegado e o cordeiro não podia ser sido sacrificado, por isso Isaque foi poupado, mas cerca de dois mil anos depois daquele dia, na cruz não houve substituição...
O Filho teve que morrer, como um cordeiro mudo que vai ao matadouro (Isaías 53:7), Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) Isso nos deu garantia da salvação, Aleluia! Deus proveu o cordeiro para o sacrifício...

Esse é o plano de Deus para salvar a humanidade, não foi por acaso: Apocalipse 13:8b “(...) O CORDEIRO QUE FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO. ABRAÃO MUITO SE ALEGROU PORQUE VIU “O DIA DE JESUS”...

Viu o dia que Deus proveria o sacrifício: João 8:56 “Jesus disse: Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se”.
Meus irmãos e amigos, Abraão viu de longe sua vitória e o cumprimento de suas promessas, por isso foi chamado o pai daqueles que tem fé. Ele pediu um filho e Deus deu um filho junto com uma revelação bem maior do que a de ser pai de isaque.

Aqui Isaque representa a nossa necessidade sendo suprida, mas também nos mostra o local da nossa vitória, das nossas bênçãos das nossas promessas a serem cumpridas. A cruz é o grande local e lugar de nossas bênçãos.
Quando Jesus disse esta consumado, neste momento acabou a condenação pelos pecados, acabou o ciclo de derrotas e nos tornamos mais que vencedores!!!

Deus te abençoe. Pr Maurílio Souza...

sexta-feira, 15 de julho de 2016

DESABAFO: (CRÔNICA PR MAURÍLIO SOUZA)



A capacidade do servir a obra de Deus nunca foi fácil, são momentos difíceis, são lutas inconstantes e vivemos nesta batalha dia a dia. Hoje as pessoas conforme esta escrito na palavra de Deus são amantes de si mesmo, amam a si mesmo acima de todas as coisas fazendo a obra de Deus como algo secundário e para as horas de folga ou quando não tem outra coisa para fazer. A medida do amor a Deus é medido pela nossa intensidade de sacrifício, a medida de nosso serviço fica no mesmo nível de nosso amor a sua obra. Não podemos amar a Deus e desprezar sua casa com atitudes de irresponsabilidades, como; “chegar atrasado aos cultos, deixar de ir a casa de Deus por qualquer justificativa, que explica mas não justifica”...


Tenho o costume de dizer que quando deixamos nosso compromisso com Deus revelado de maneira visível em nossa frequência nas reuniões semanais, onde a bíblia revela que deixar de estar na casa do Senhor pelo caminho da obediência, torna-se em caminho de tolo ou seja o caminho do engano. Somos enganados quando não exercemos nosso ministério para servir nos trabalhos seculares, perdemos as bênçãos. Pois a palavra de Deus é clara quanto a isso; “buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas que precisamos e necessitamos são acrescentados em nossas vidas...


Lembram-se disto quando tomarem suas atitudes mundanas e individualista...


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza