MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 30 de junho de 2013

NA ESPERA DE UM OI: (Crônica poética Pr Maurílio Souza)

Na espera de um oi, na esperança de uma olhar, na vida que passa tão rapidamente na velocidade de suas viradas do dia, criando distancia, aprisionando pensamentos sem deixar consolo, em um dia sem sol em um jardim sem flor em um mundo sem cores com poucas palavras em meio a um mundo virtual....

Viver por viver, pensar por pensar, distante dos olhos e perto do olhar.

Dois mundos distantes com linguagem diferente como uma ilha sem acesso sem possibilidades e alcance.  Sem estradas que levam as vidas agora cercadas pelo mar, em um oceano inatingível de águas turbulentas em pensamentos inseguros, afinidades surgidas em momentos de conhecimento em sentimento mutuamente exclusivo....

Viver por viver, pensar por pensar, distante dos olhos e perto do olhar.

Sonhos impossíveis, que se torna em pesadelos na chama da realidade em um coração entristecido de um poema sem rima numa poesia sem métrica. Hoje todos os amigos se tornam virtuais, mas o fator real estão nos que permanecem e estes se tornam importantes. Os olhos úmidos em uma expectativa esperando apenas um oi.

 Vivendo por viver, pensando por pensar, distante dos olhos e perto olhar....


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza....

O REI EZEQUIAS: - TEXTO: 2 REIS 18.1-8. Mensagem e estudo...

Oração de Ezequias :(PRIMEIRA PARTE). INTRODUÇÃO: Esta é a história de um homem correto e de fidelidade diante do Senhor. Ezequias foi um rei que agradou ao Senhor com sua postura de ajustes na vida espiritual de sua nação. Certo momento de seu reinado recebeu uma carta do soberano assírio Senaqueribe, cheia de afrontas e ameaças.

A estratégia de Senaqueribe era sitiar a cidade, esgotando assim as condições mínimas de sobrevivência das pessoas, como água e comida. O rei assírio já conseguira vitórias em muitas batalhas e intentava o mesmo êxito com os filhos de Israel. O rei Ezequias, diante da tática do inimigo tomou atitudes de fé e em sua fé o conteúdo de sua oração nos traz grandes ensinamentos. Ezequias, pois, tendo recebido a carta das mãos dos mensageiros, e tendo-a lido, subiu à casa do Senhor, e a estendeu (colocou no mural da fé) perante o Senhor. E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: Ó Senhor Deus de Israel, II Reis 19:14.

A ATITUDE DE EZEQUIAS FRENTE A UMA AFRONTA DO INIMIGO: 1º Atitude - BUSCOU A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR: Foi ir imediatamente à casa do Senhor. Na hora dos problemas e das lutas devemos saber onde esta a solução; NA CASA DO SENHOR 2º CRONICAS 7.14.
2º Atitude - SE HUMILHOU DIANTE DE DEUS: e, humildemente apresentar sua situação diante de Deus. Es ta deve ser a atitude de todos os servos do Senhor se humilhar diante de DEUS.

3º Atitude – BUSCOU A DEUS EM ORAÇÃO:  Poderia ter ido preparar seus soldados, convocar uma reunião do conselho ministerial, todavia, escolheu ir à presença de Deus e orar. Devemos em todas as situações BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS. - 4º Atitude – FEZ O SEU MURAL DA FÉ: A oração de Ezequias traz detalhes de um padrão de fé esperado em tempos de crise. TEMOS QUE TER UMA CONFIANÇA NAQUILO QUE DEUS NOS MANDA FAZER BUSACR NELE A SOLUÇÃO EM ORAÇÃO.”Ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fi zeste o céu e a terra. Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, ó Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quais enviou seu mensageiro para afrontar o Deus vivo. Verdade é ó Senhor, que os reis da Assíria têm assolado as nações e as suas terras, e lançado os seus deuses no fogo porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. Agora, pois, Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus. II Reis 19:15-19.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

O REI EZEQUIAS: - TEXTO: 2 REIS 18.1-8.

INTRODUÇÃO: O rei Ezequias, apesar de começar a governar, ainda jovem com vinte e cinco anos, fez um excelente governo, pois, não andou pelos maus exemplos de seu pai Acaz e sim, pelos caminhos de Davi. A Palavra de Deus diz: "E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai" (2Cr 29.2). O seu reinado passou para história como um dos mais competentes.

VEJAMOS A RAZÃO DO SEU SUCESSO:

1 - DETERMINAÇÃO: Ele destruiu os ídolos. Não se submeteu a idolatria reinante na nação - 2 Rs 18.4: “Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até aquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Era chamada Neustã”.

- 2 - FÉ: Ele confiou apenas em Deus. Não andou pelos caminhos de Acaz, seu pai - 2 Rs 18.5: “Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes e nem depois dele”.

- 3 - FIRMEZA: Ele se apegou somente em Deus - 2 Rs 18.6: “Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo”.

- 4 - OBEDIÊNCIA: Ele cumpriu os mandamentos de Deus - 2 Rs 18.6b: “..., obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés”. Analisemos as instruções do Senhor através de Moisés em Dt 10.12: “E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, lhe pede, senão que tema ao Senhor, o seu Deus, que andes em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma”.

- 5 - Luta: Ele lutou vitoriosamente contra os inimigos - 2 Rs 18.7a: “E o Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia”. Veja a instrução do Ap. Paulo a Timóteo em 1 Tm 6.12: “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”.

- 6 - VITÓRIA: Teve sucesso por onde quer que fosse - 2 Rs 18.7b: “..., rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele”. - Sl 1.3: “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera”.

CONCLUSÃO:
As atitudes de vencedor são identificadas na vida deste homem, através dos seis tópicos acima, porém, devemos observar que o início de tudo está em andar pelos caminhos da retidão, copiado da vida de Davi, que andou perante o Senhor e o honrou. Do nosso Deus vem a fonte de todas as vitórias e sucessos!

"Deus te abençoe" Pr Maurílio Souza...

sexta-feira, 21 de junho de 2013

RELÓGIO DA ORAÇÃO: (CRÔNICA PASTOR MAURILIO SOUZA)....

Olha meus irmãos quando Deus levanta uma campanha de oração na igreja, Ele tem dois objetivos; primeiro: guardar-nos de algo, segundo: abençoar-nos em algo grande e maravilhoso...

Na carta de Paulo ao seu discípulo e evangelista da igreja Timóteo, Paulo orienta com veemência (fervor) a igreja para fazer deprecações (implorar perdão) e orações com clamor e intercessões por todos os homens... Colocando algo em especial e principalmente em favor dos reis e para todos que estavam em eminência (autoridade ou poder)... O objetivo de Paulo para orar pelos reis era Nero Governador de Roma (cidade onde Paulo estava preso), Nero que era muito conhecido por todos por ser um homem cruel e maldoso; que era imperador no ano 54 à 68dc...

Quando foi escrita por Paulo esta carta à perseguição era uma ameaça crescente contra os crentes, foi escrita no inicio do ano de 64dc... Mais tarde quando o imperador Nero na sua loucura e possessão maligna precisou culpar atribuindo a culpa aos cristãos por seu instinto incendiário (colocando fogo na cidade de Roma) no meio do ano 64dc logo após a carta paulina, incêndio que destruiu a maior parte de Roma... Acusou os cristãos de Roma eliminando assim a suspeita sobre ele deste crime....

Então houve uma enorme e sangrenta perseguição sobre a igreja em Roma por todo o império Romano... Os cristãos romanos sofreram perseguição sendo negados privilégios na sociedade, muito deles foram assassinados, alguns publicamente queimados ou jogados como alimentos aos leões e outro animais... Olha meus irmãos embora Deus sendo poderoso e saiba de todas as coisas nos deu o privilegio de mudar situações quebrando maldições e liberando bênçãos sobre a terra através de nossas orações... Deus procura homens que se colocam na brecha em favor de todos os homens, e nossas orações com fidelidade à liderança da igreja, terá resultados poderosos... Amém!!!


“Deus te abençoe” Pr Maurilio Souza...

PREPARA-SE JUNTOS EM UMA SÓ VOZ:


quinta-feira, 20 de junho de 2013

POVO DE DEUS ESTEJAM ORANDO PELO NOSSO PAÍS BRASIL!!!


Faça de sua insatisfação um motivo de oração, 

só existe UM que pode mudar a 

situação DEUS...

IGREJA EM ORAÇÃO:

1º Timóteo 2. 1 e 2: Paulo orienta para fazer orações em favor de todos os homens, e principalmente em favor de todos os reis e por todos os que estão em eminência; A ordem de Paulo para orar pelos reis era notável, considerando que Nero, um governador publicamente conhecido por sua crueldade, era o imperador naquele momento (54-68 d.c). Quando Paulo escreveu esta carta, a perseguição era uma ameaça crescente para os crentes. Mais tarde – quando Nero precisou atribuir a alguém a culpa pelo grande incêndio que destruiu a maior parte de Roma em 64 D.C – acusou os cristãos romanos para eliminar a suspeita em relação a sua pessoa. Então houve uma grande perseguição aos cristãos por todo o Império Romano. Aos cristãos, não somente eram negados certos privilégios na sociedade, alguns chegaram a ser publicamente assassinados, queimados, ou lançados como alimento aos animais.

CONCLUSÃO: Embora Deus seja o todo poderoso e saiba todas as coisas; escolheu nos deixarmos ajuda-lo a mudar o mundo através de nossas orações. Este trabalho é um mistério para nós devido a nossa limitada compreensão, mas na realidade. Paulo nos exorta a orar uns pelos outros e pelos nossos lideres de governo. Nossas orações sinceras terão resultados poderosos (Tg 5.16).

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

terça-feira, 11 de junho de 2013

GRAVETOS DAS BENÇÃOS: MENSAGENS E ESTUDOS...

Sarepta era uma pequena cidade costeira fora das fronteiras de Israel, pertencia ao domínio de Sidon e era governada por pagãos. Por toda região, no reinado de Acabe, houve uma grande seca.

Por três anos e seis meses nem uma gota sequer de água caiu do céu. Esta seca fora predita pelo profeta Elias, que perseguido por corruptos governantes, se refugia junto ao ribeiro de Querite. Elias ficou em Querite, sendo sustentado pelos corvos até o riacho secar.

Deus cuidou de Elias para que não morresse de fome, já que não podia andar livremente pela região, o lugar e as circunstâncias que vivia o profeta, eram incomuns. Ninguém sabia seu paradeiro, a não ser Deus.

Certo dia Elias acorda e não vê corvos, nem comida, nem água.
O riacho havia secado. Ele precisava partir algo novo lhe esperava. Quem ordena que o riacho seque é o próprio Deus que lhe aponta um novo caminho, nova direção: “Levanta-te, vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma viúva que te sustente” I Rs 17:9.

Quando “o riacho” seca, é hora de recomeço. Chegando a Sarepta, a porta da cidade, está uma viúva, apanhando gravetos. Não era lenha, eram gravetos. Lenha é para fogo alto.

Gravetos, para pequenas chamas, que rapidamente se tornam em brasa, sinal de pouca comida. Elias, cansado da viagem, cumprimenta a mulher e lhe pede um pouco de água e também pão: “Não tenho comida em casa, só um punhado de farinha e um pouco de azeite, vês, só peguei dois gravetos, vou prepará-lo para mim e meu filho para que comamos e morramos” I Rs 17:12.

A reação de Elias, diante da confissão da viúva, é inusitada. Ele pede que o alimento seja dado primeiramente para ele, assim Deus multiplicaria o azeite e a farinha até a chegada da chuva.
Sem questionar, a mulher obedece e a Palavra do Senhor se cumpre, dando-lhe fartura de víveres.

Os Gravetos: A viúva de Sarepta não entregou apenas as primícias da refeição para Deus, mas tudo que tinha. Os gravetos se multiplicaram em sua casa.
A noticia se espalhou e logo vieram pedintes. Muitas outras pessoas foram alimentadas. Ali estava, uma viúva solitária, em território pagão, falando do Deus de Israel e de suas maravilhas.
E ela nem era do povo escolhido! Jesus, disse que muitas viúvas havia em Israel na época da grande fome, mas apenas a uma das viúvas, foi enviada providência. Lc 4:25.
A fé de uma gentia moveu o coração de Deus. Israel era tão populoso, uma vida, representa uma porta tão estreita... Onde estariam os judeus? Adorando a Baal? Se curvando a Jezabel, Acabe? Esperando que estes lhes trouxessem chuva?
Estariam murmurando? Ao contemplar essa passagem Bíblica, temo pela Igreja. Teríamos a mesma fé da mulher que atraiu Elias até Sarepta? Estaria a igreja hoje como os judeus da época de Elias?

No apanhar dos gravetos, a viúva de Sarepta, teve um encontro com o Deus de Israel, a quem ela buscava e temia. Sua vida estava por um fio, se Elias não tivesse chegado, a morte a alcançaria.

Como está sua vida? Chegou ao limite dos gravetos? Entregue os poucos que lhe restam para Deus, confie e Ele lhe dará vida, em abundância.


Não entregue sob medida, mas por inteiro. Saiba que para Deus, não existe distância, barreira ou circunstância, tudo que Ele quer é um coração que lhe adore, com todas as forças. Ele mesmo removera "a fome", multiplicará “o azeite e a farinha”.

"Deus te abençoe" Pr Maurílio Souza... 

terça-feira, 4 de junho de 2013

CONQUISTANDO AS PROMESSAS: Mensagens e estudos...

A ALIANÇA NECESSÁRIA PARA A CONQUISTA:

QUATRO VERDADES

Introdução: O livro de Josué nos fala muito de conquistas. Depois de 40 anos perambulando pelo deserto, enfim o povo de Deus se via diante de um futuro promissor. Assim acontece também com todo aquele que decide viver os projetos de Deus pra sua vida: o deserto termina e começa um tempo novo, sem monotonia, cheio de emoções e bênçãos! Amém.

A vida com Deus não é, de forma alguma, uma vida livre de problemas. Mas é, com certeza, uma vida com propósitos claros e definidos e com um futuro promissor. As pessoas que não têm o senhorio de Jesus em suas vidas, por vezes vivem como aquele povo. Andando em círculos ano após ano, sem uma visão clara do que Deus projetou para as suas vidas.

O SENHOR DEUS TE CONVIDA A UMA VIDA ABUNDANTE: Com lutas, mas também com muitas conquistas! Hoje você vai entender que para conquistar, é preciso decidir andar em ALIANÇA!

O QUE É UMA ALIANÇA: (atear,entrelaçar) - Aliança é um compromisso, uma disposição de andar junto em toda e qualquer circunstância. Infelizmente hoje em dia a palavra “compromisso” não é muito valorizada. As pessoas querem tudo “sem compromisso”.

E, POR VEZES, AGEM ASSIM TAMBÉM PARA COM DEUS: “Eu vou à igreja de vez em quando, vou à reunião, mas não quero compromisso...” Com Deus não é assim. “QUEM NÃO APRENDE A ANDAR EM ALIANÇA NÃO CONQUISTA AS PROMESSAS.”

PRECISO! “ME ALIANÇAR COM DEUS”: Josué 1.6-9. - Josué 1 E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
DEUS AQUI FAZ UMA ALIANÇA COM JOSUÉ: Da parte de Josué ele deveria ser forte, corajoso e obediente a toda a lei de Deus. Da parte de Deus, Ele estaria sempre com Josué e lhe daria vitórias. A aliança com Deus é a mais importante aliança que alguém pode fazer na sua vida.
É UM COMPROMISSO: EU SOU TEU SERVO E O SENHOR É O MEU DEUS.

È ISSO QUE DEUS ESPERA DE CADA UM DE NÓS: um compromisso de andar com Ele em fidelidade e obediência por todos os dias da nossa vida. Seu relacionamento com Deus não pode ser um “flerte”. Precisa ser um “casamento”. Tanto isso é verdade que a Bíblia chama a igreja de noiva de Cristo. Deus escolheu a figura do casamento pra simbolizar como Cristo quer relacionar-se com o seu povo: UM RELACIONAMENTO SÉRIO, DE COMPROMISSO E FIDELIDADE.

Não há como conquistar se não estivermos verdadeiramente aliançados com Deus. Deus precisar ser o seu Deus em todos os dias, em todas as situações, aconteça o que acontecer, até o fim da sua vida. É PRA GENTE ASSIM, QUE VEM A PROMESSA: EU ESTAREI COM VOCÊ POR ONDE VOCÊ ANDAR.

PRECISO! ME ALIANÇAR COM O POVO DE DEUS: Josué jamais poderia conquistar sozinho. A promessa era para o povo de Deus e não para um homem em particular. Assim é que Josué, além de estar aliançado com Deus, também se aliançou com o povo e o povo com ele.

NÃO PODEMOS VENCER SOZINHO POR ISSO PRECISAMOS DOS IRMÃOS DA IGREJA! Leia Josué 1.16-18. -Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com Moisés. Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo. Observe que o povo decidiu andar junto com alguém que lhes apresentou um projeto de Deus pras vidas deles.

ELES SABIAM QUE JOSUÉ ERA UM HOMEM DE DEUS E QUE, SE ANDASSEM COM ELE, TERIAM VITÓRIA. Hoje, Deus tem um povo aqui na Terra que é representado pela Igreja de Jesus Cristo. A igreja é a materialização de Cristo na Terra. Em I Cor 12, o apóstolo Paulo chama a igreja de corpo de Cristo. Assim, não é possível ter um compromisso com Jesus Cristo, mas não querer ter um compromisso com o Seu Corpo que é a igreja. Estar aliançado com a igreja de Jesus só vai lhe trazer bênção e segurança. Há duas imagens na Bíblia que nos ajudam a entender melhor a importância de estar ligado a igreja de Jesus:

1º EXERCITO: Uma delas é a idéia do exército. Deus é chamado mais de 200 vezes de Senhor dos Exércitos e há muitos textos bíblicos que nos comparam a soldados. (II Tim.2:3,4). “(II Timóteo 2:3) - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. (II Timóteo 2:4) - Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”. Pois imagine um soldado que decide lutar sozinho, longe dos companheiros. Claro que esse soldado estará muito mais próximo do fracasso e da morte do que aquele que está junto com o exército.

2º REBANHO: A outra imagem é a do rebanho. Jesus se auto intitula em João 10 de “O bom pastor” e nós, suas ovelhas.
Pois uma ovelha que não anda junto com o rebanho também está fadada a ser atacada por um predador, cair numa armadilha e morrer facilmente. Junto com o rebanho, e com o pastoreio, ela estará alimentada e segura.

CONCLUSÃO: Pois se você quer conquistar as promessas de Deus na sua vida é preciso estar aliançado com Ele e com o Seu povo. REJEITE O MODELO “SEM COMPROMISSO”. DEUS QUER SER O SEU DEUS COMO FOI O DEUS DE JOSUÉ.

PROCEDIMENTO FINAL:

1. Ore com o povo de DEUS.

2.  Levando-os a reafirmar que eles têm uma aliança com Deus.

3.  Fale sobre a importância de eles estarem juntos.


4.  Ajudando uns aos outros na comunhão da igreja.

"Deus te abençoe" Pr Maurílio Souza...