MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

ESTUDO BÍBLICO SOBRE PROFECIA E PROFETADA: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


Com este estudo eu quero trazer a diferença entre as duas:

A PROFECIA, conforme conhecemos na Bíblia, significa oráculo e o profeta, vidente. Dependendo da situação profecia quer dizer proferir, anunciar uma mensagem. O profeta bíblico é aquele que recebe uma mensagem do Altíssimo e a transmite para o destinatário. AS PROFETADAS – palavra moderna criada para sinalizar uma profecia duvidosa - são imitação da verdadeira mensagem de Deus com a principal diferença: Não tem a revelação de Deus; pode ser de origem humana ou mesmo satânica.

Hoje circula em nosso no meio a palavra “profetada”. Buscando nos melhores dicionários não encontrei o seu significado, mas pude vê-la reproduzida abundantemente nas páginas da Internet, quase sempre querendo dizer a mesma coisa: profecia da carne, profecia do homem, palavra mal proferida para alguém e termos semelhantes. Cuidado não dê lugar ao diabo na sua vida, por exemplo, o diabo não tem poder de saber tudo ai ele lança um dardo inflamado que vai fazer algo na sua vida ou família se você aceita esta palavra neste momento ela se cumpre através de maldições... Ai esta uma diferença a profecia fala e trazem bênçãos, a profetada fala e trazem maldições...

PROFETADAS: Não existe nada no mundo sem significado e nada acontece por acaso. O desconhecimento das causas que geram algumas situações a que estamos envolvidos não nos exclui de certas responsabilidades. As profetadas funcionam como uma montagem de cenário com o objetivo de simular a manifestação da Glória de Deus através de uma suposta mensagem aos Seus servos. São falsas profecias ou profecias não reveladas por Deus. A “proferição” acontece com certa frequência em alguns lugares mediante a necessidade do ouvinte de por ouvir uma mensagem verdadeira e edificativa e da coragem de certos crentes que agem como “profetadores”. Estes, em muitos casos, pensam que são obrigados a profetizar todas as vezes que alguém chegar necessitando de uma palavra. 

Os mensageiros que profetizam por si (profecia da carne como é chamada) podem ser os mesmos que já receberam o dom, mas não conseguem compreender que a revelação só é dada sob o princípio da soberania divina. ELE (DEUS) USA A QUEM, COMO E QUANDO QUER. Algumas palavras ditas em profetadas por profetadores podem ser proferidas por profeta ou profetiza em profecias.

A DIFERENÇA ESTÁ NA ORIGEM, À PRIMEIRA É “DA CARNE” E A SEGUNDA, REVELAÇÃO DE DEUS. Mas existem palavras ou frases absurdas e sem bases bíblicas que só são proferidas dos profetadores em suas profetadas. São muitos os motivos e pretextos para profetadas.

COLOCAREI A SEGUIR, ALGUNS POSSÍVEIS EXEMPLOS. EIS AÍ OS TIPOS DE MENSAGENS: PROBABILÍSTICA: “Meu servo! Vou te dar vitória nesta semana; anota isto na tua agenda e tu verás o cumprimento”.  A vitória anunciada não aconteceu. O mensageiro pode ter tido compaixão do seu irmão e não querendo vê-lo a sofrer lhe desejou sucesso. APARÊNCIA: “Servo meu! Tenho contemplado os seus gemidos pelas madrugadas nas tuas orações; vou te dar vitória”. O irmão nunca orava de madrugada.

O profeta o julgou pela aparência; naquele culto o irmãozinho estava contrito e com lagrimas. CENÁRIO: “Servo meu! Tenho uma grande obra contigo, neste ministério, ao lado do meu ungido. O ouvinte - de outra igreja - era um visitante amigo do pastor e estava dirigindo a festa a seu pedido. O “entregador de mensagem” pensou que ele era co-pastor, vice-presidente ou ministro local.

APARÊNCIA: “Servo! Tenho preparado para ti uma esposa, loira, alta e muito bonita”. O ouvinte era casado com uma irmã baixinha de cabelos pretos. O profeta não sabia que ele era casado. COMPAIXÃO: “Minha serva, amada de meu Pai! Eis que vou curar aquela tua mãe de tal forma que tu dirás: como pode?” A mãe estava morta meia hora antes as mensagem. A “profetizadora” e sua ouvinte não sabiam do falecimento. VAIDADE: “Ungido meu! Eis que falo assim contigo: vou eu te dar o que vieste buscar nesta noite”. “E tu dirás: na verdade o SENHOR falou! Falo assim para que tu saibas que sou eu quem rege na terra”. O pastor estava naquele culto de oração tão somente em ação de graças pela compra de uma propriedade. O “profetador” era o único “vaso” que ainda não tinha “entregado nenhuma mensagem” naquele culto e falou isto no final em tom de voz bem alto.

DESCONFIANÇA: “Servo que tenho colocado à frente de meu rebanho! Eis que são muitos que querem te tirar da posição. Vigia servo” Este (um nome em línguas) que está ao teu lado é o que tem te causado tantos males. Sê tu valente e faça tão somente o que eu te mando. O pastor tinha grande consideração ao obreiro mencionado por código e em vinte anos de trabalhos juntos sempre lhe foi fiel. O “profeteiro” julgava que de tão esforçado o adjunto do pastor era uma ameaça. ALTO RISCO: “Serva! Vou eu te dar este varão que esta sendo gerado no teu ventre”. Na semana seguinte a irmã fez a ultra e o resultado: menina. O mensageiro sabia que a irmã que já tinha duas filhas muito desejava um menino.

VULGAR: “Jovem que esta à frente desta mocidade! Vou te dar vitória; estou eu atendendo as tuas orações, vou preparar uma varoa para ti, tenho uma obra contigo no ministério, tu farás muitas viagens, tu ajudarás ao meu ungido, grande é a obra que tenho contigo”. O jovem era diácono, bastante dinâmico e esforçado na Casa de Deus. O mensageiro conhecia bem de perto os trabalhos do diretor. 

BAJULAÇÃO: “Ungido que estás na direção deste Campo! Vou fazer grande obra contigo na terra; muitos grandalhões viram a ti e se consertarão contigo; tenho eu feito grandes coisas e vou fazer muito mais ainda, para que todos saibam que há um Deus em Israel. Muitos virão de uma parte e de outra para ver o que vou fazer através das tuas mãos”. O pastor era muito amado no seio da igreja, mas morreu uma semana depois da “profetização”. O mensageiro era o presbítero mais antigo da Igreja e esperava a sua indicação ao ministério.

TEOLÓGICA: “Meu servo! Eu sou o Jeová Jiré, O Deus de Abraão! Como fui com Davi serei contigo; Não temas tu; quando passares pelas águas”, “Estarei contigo; derrubarei as muralhas de Jericó; dou-te as bênçãos de Gerizim; lê tu a minha Palavra, vigia, ora e cante o hino da vitória; e a minha graça e a minha paz seja contigo”. Ninguém sabia para quem era a mensagem. O mensageiro era professor da Escola Bíblica Dominical. TERROR: “Homem! Quem te mandou entrar neste negócio? Não estou contigo neste propósito; vigia! Cuidado! Atenta bem para isto que estou te falando nesta hora e depois tu me louvarás” O irmão era feirante e comprava material semanalmente. O mensageiro pensou que ele era Empresário.

DUVIDOSA: “Olha servo! Eis que tu me pedes há anos uma resposta sobre este negócio; eis que te digo: nem sim e nem não e olha bem o que tu vais fazer”. Os ouvintes ficaram assustados e perplexos.  O mensageiro não ofereceu nenhuma saída para a crise.

TODO CUIDADO É POUCO: A Bíblia fala de profecias, de “profetas” e de dons de profetizar. O uso dos preciosos dons é coisa seriíssima. DEVEMOS CRER NAS PROFECIAS, NOS DONS DE PROFETIZAR E RECEBER AS MENSAGENS DE DEUS. Mas todo cuidado é pouco; o inimigo está por aí armando as suas ciladas para nos embaraçar e as profetadas funcionam como uma ferramenta terrível, não fundamentada na Palavra de Deus e atraindo pessoas como vemos acontecer no dia-a-dia. Uma promessa não cumprida pode abater um crente desavisado. Quando alguém acredita em uma mensagem “profética” e não vê o seu cumprimento corre o risco de cair na fé, exatamente o que o Inimigo quer. O nosso Adversário quer induzir o máximo de pessoas a não mais acreditarem na Mensagem genuína que vem do coração de Deus, pela boca de seus servos que receberam DELE o dom de profetizar.

Amados, sejamos sóbrios e vigilantes. Deus quer falar no nosso coração, Pela Bíblia, Pelo Espírito Santo direto no nosso espírito, usando os pregadores e também usando os Seus santos profetas. Precisamos conhecer a Palavra de Deus pela qual podemos discernir quando uma mensagem é de Deus ou não. Existem cultos específicos onde os sinceros “vasos” de Deus têm o seu espaço para falar, com sabedoria, aquilo que Deus quer. A Bíblia é a Profecia completa e capaz de preencher todas as possíveis lacunas em nossas vidas. Mas a mesma Palavra diz que há o dom de profetizar que foram dados para a edificação da Igreja.

Vou citar duas coisas recentes; 1 – Uma mulher que disseram para ela que existiam pessoas que tinham inveja dela, e todas as vezes que ela entrava em casa começava a ficar nervosa e oprimida. Isto acontecia por que ela aceitava esta profetada. 2 – Um irmão ouviu uma vez uma profetada dizendo que havia um demônio na vida dele querendo destruir tudo que ele tinha. Mas ele não aceitou esta profetada, pois foi orientado a não aceitar, pois se fizesse isso daria uma brecha para este demônio atuar e destruir a sua vida...

Olha eu não preciso de profecia para saber que o império das trevas quer destruir, meu ministério, família, e minha vida, pois a bíblia já me orienta a respeito disto; “o ladrão não vem senão para roubar, a matar, e a destruir” – mas a segunda parte do versículo diz assim – “Eu vim (Jesus) para que tenham vida, e a tenham em abundancia”... “Para isto o filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”... Todo cuidado é pouco na hora de posicionarmos a respeito de “profetadas” e profecias. Profetadas (maldições não aceitam – profecias recebam em nome de Jesus Cristo)...

Deus te abençoe!!! Maurilio Oswaldo...

 

 

 

REVELAÇÃO – INTUIÇÃO OU LIBERAÇÃO: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


Hoje eu queria trazer uma mensagem de três palavras especificas: REVELAÇÃO é quando Deus traz algo novo e bom para sua igreja!!! Mas o que é REVELAÇÃO; A revelação é o ato de revelar ou desvendar ou tornar algo claro ou óbvio e compreensível por meio de uma comunicação ativa ou passiva com Deus e o Espirito Santo. A Revelação pode originar-se diretamente de uma PALAVRA ESPECIFICA DIVINA INDIVIDUAL OU CONGREGACIONAL, ou por um intercessor ou agente, como um IRMÃO OU IRMÃ que vive em santidade; alguém que tenha experimentado tal contato é denominado profeta. São pessoas que na comunhão com Deus através do dialogo da oração tronam-se sensíveis a voz única e plena do Espirito de Deus.

OBS: CUIDADO A MUITOS FALSOS ESPIRITOS POR AI, TENHO O COSUME DE DIZER QUE 90% DE PESSOAS QUE DIZEM DEUS FALOU, ESTÃO ENGANADOS POR SEUS DEVANEIOS E SOFISMAS!!!

INTUIÇÃO: Faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise. Forma de conhecimento direta, clara e imediata, capaz de investigar objetos pertencentes ao âmbito intelectual, a uma dimensão metafísica ou à realidade concreta. Visão clara e direta de Deus como a que possuem os bem-aventurados. Mas cuidado a intuição pode estar ligada as nossas preocupações que geram realidade falsas chamada: UTOPIA: Lugar ou estado ideal, de completa felicidade e harmonia entre os indivíduos.

TAMBÉM CHAMADA ILUSÃO COM SUAS VISÕES UTOPICAS E ILUSORIAS!!! Qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar da coletividade, por exemplo acreditar em palavras falsas de politico ou pessoas. Projeto de natureza irrealizável; quimera, fantasia que se compara a algo espiritual, mas é carnal e emocional.

LEGALIDADE: Na palavra de Deus o povo falava e Deus ouvia o murmurador que expressava em voz alta suas murmurações e medos. E aquilo tornava-se algo perigoso, pois aquilo que eles falavam liberava um ESPIRITO DE MALDIÇÃO que exercia poder maligno sobre a palavra ditas. Deus chama a Moisés e diz a Moisés falando, e da uma ordem a Moisés para falar a Abraão dizendo que: AQUILO QUE ELES DISSEREM DEUS VAI FAZER QUANDO ERA ALGO POSITIVO E ABENÇOADO!!! – Quando era negativo e amaldiçoado tornava-se uma LEGALIZAÇÃO PARA ESPIRITOS MAUS EXERCEREM PODER SOBRE AQUILO QUE ESPRESSADO NA VERBALIZAÇÃO DAS PALAVRAS!!!

Cuidado não dê lugar ao inimigo na sua vida, por exemplo, o nosso adversário não tem poder de saber tudo ai ele lança um dardo inflamado que vai fazer algo na sua vida ou família se você aceita esta palavra neste momento ela se cumpre através de maldições...

E ai Deus permitia pela incredulidade em SUA PALAVRA FIEL E VERDADEIRA. Cuidado olha o que diz a palavra de Deus: Provérbios 26;19 - Assim é a pessoa que engana seu próximo e depois alega: Mas eu só estava brincando!!! Provérbios 26…18 Como um demente que espalha brasas e atira flechas mortais, 19 - Assim é a pessoa que engana seu próximo e depois alega: Mas eu só estava brincando!!! 20 - Sem lenha o fogo se apaga, sem o caluniador encerra-se a briga.…

Efésios 5:4 - Não haja obscenidades, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, portai-vos com ações de graça. Provérbios 24:28 - Não testemunhes sem motivo contra o teu próximo, tampouco fales mal dele!!!

Lembram-se: Boas palavras trazem coisas boas, más palavras geram coisas ruins. O SUCESSO E O INSUCESSO ESTÃO NOS SEUS LABIOS!!! - Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. Provérbios 18:20,21...

Amados, sejamos sóbrios e vigilantes. Deus quer falar no nosso coração, Pela Bíblia, Pelo Espírito Santo direto no nosso espírito, usando os pregadores e também usando os Seus santos profetas. Precisamos conhecer a Palavra de Deus pela qual podemos discernir quando uma mensagem é de Deus ou não. Existem cultos específicos onde os sinceros “vasos” de Deus têm o seu espaço para falar, com sabedoria, aquilo que Deus quer.

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...


 

sábado, 28 de agosto de 2021

MOTIVAÇÃO NA PRIORIDADE: CONSEGUIMOS E CONQUISTAMOS O QUE PRIORIZAMOS!!! POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO...


TUDO ACONTECE QUANDO PRIORIZAMOS: Prioridade é aquilo que colocamos em primeiro lugar em nossas vidas. Aquilo que vemos como primeiro tempo e dispomos de toda força para conquistar aquilo que preferimos e ai vencemos. Prioridade e a possibilidade legal daquilo que colocamos na frente em nossas vidas. Jesus disse para priorizarmos o reino de Deus e sua justiça feita pela cruz que age em nós pela graça que é em sua definição favor imerecido. Pela graça dispensada a nós recebemos a mercê que é uma dadiva um presente de Deus.

Se perguntarmos em uma enquete: O que lhe é prioridade? Certamente surgirão respostas do tipo: Tomar banho todos os dias; Concluir meus estudos; Ter o que comer na mesa; e uma infindável lista de diversidades, porque, afinal, o conceito de prioridade é muito subjetivo. O que é prioridade pra um, não é pra outro. Isso implica, portanto, que CADA UM DE NÓS definimos nossas prioridades. 

Nossa prioridade deve estar fora daquilo que tem prazo de validade, pois um dia acabaram. A nossa prioridade deve ser naquilo que não tem fim, a eternidade!!! Deus colocou nossa salvação como prioridade e Jesus Cristo colocou a cruz como um objetivo e motivação para liberar para nós a eternidade!!!

Tudo acontece quando estamos motivados: A palavra motivação; Significa mover com força para alcançar aquilo que é nosso objetivo e agir com determinação para vencer nossos desafios e lutas. Devemos no ser no Senhor Jesus Cristo e em sua obra homens e mulheres motivados: São pessoas que recebem a motivação através de um ato. Esse ato; pode ser desde um simples agradecimento ou um elogio como até mesmo benefícios e prêmios. Pela cruz somos motivados por Deus pela graça da SALVAÇÃO. Pela RESSURREIÇÃO somos motivadores pela vida recebida no Espirito Santo movendo em nós.

MOTIVADORES: São aqueles que motivam as pessoas, aqueles que fazem com que elas tenham alegria para seguir em frente em busca do sucesso. Esse grupo está presente na Igreja do Senhor, mas não só no ambiente interno, devemos ser motivadores em todos os lugares de nossa convivência. Todos nós somos motivadores de ações e motivados a exercer determinada função ou serviço. Afinal devemos crer que Deus entregou a cada um de nós uma chave que abre os portais celestiais e somos motivadores para as pessoas alcançarem a eternidade pela fé na CRUZ BENDITA DE CRISTO JESUS!!!

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Mateus 6:33 - Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, Colossenses 3:23. - Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará. Deuteronômio 31:6.

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31. - Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovado dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. 2 Coríntios 4:16-18...

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...

 

IMAGINAÇÃO DA TUA ALMA - POSITIVO OU NEGATIVO: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR E PESQUIZADOR E HISTORIADOR BÍBLICO


Irmãos, nunca sejam levados por aquilo que você vê. Lá no livro de Provérbios 23,7 está escrito assim: Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo. Deus não está pré-ocupado com a nossa condição humana, ele está pré-ocupado, com o tamanho do problema que se levantou contra você, ele está pré-ocupado de como você enxerga os seus inimigos. Será que eles são maiores do que Deus? Os nossos maiores inimigos são os nossos pensamentos contrários. O que você está pensando?

No livro de João 7, 24 está escrito assim: Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. Não fale algo, segundo a aparência. Nunca faça isso, se você enxerga o seu inimigo de uma forma, ou seja, maior do que Deus, ele sempre será maior do que Deus. Mas pastor, o senhor não conhece o meu problema, a minha luta, a minha situação, a minha doença. Irmãos, nunca julguem segundo a aparência. Deus não está pré-ocupado com os seus inimigos, mais como você os está vendo, vencedores ou derrotados.

No livro de Deuteronômio 7, 17,18 - está escrito assim: - Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como as poderei lançar fora? - Delas não tenhas temor; não deixes de te lembrar do que o Senhor teu Deus fez a Faraó e a todos os egípcios; Das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão forte, e braço estendido, com que o Senhor teu Deus te tirou; assim fará o Senhor teu Deus com todos os povos, diante dos quais tu temes. Deuteronômio 7:17-19... 

Antigamente, o povo hebreu era caminhante, viviam em tendas, e havia muitos inimigos contrários a ele. Deus estava dizendo para eles, quando os seus inimigos vierem com mais forças, com exércitos, não pensem que eles são maiores do que o Senhor seu Deus. Tem cristão que vê um trabalho, um despacho do demônio, mais forte do que, o que reina em nós. Irmão, o que está em nós é maior do que o que está no mundo. Nunca pense que o inimigo é mais forte do que o seu Deus, o que você imaginou assim será.

O inimigo é forte, é poderoso? Muito mais forte é o Senhor Jesus. O que eu penso é o que vai acontecer. Ainda que venha uma multidão, e digam, não tem jeito. Ainda que todos digam não tem jeito. Os impossíveis ao homem são possíveis a Deus. Os nossos inimigos não são as pessoas, os inimigos reais são invisíveis. São aqueles que usam as pessoas para te ferir, usam seus amigos, sua esposa, seu marido. Se esses inimigos se levantarem nunca pense que ele é maior do que o seu Deus.

Vejamos o que está escrito lá no livro de Isaías 41, 10-13: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. 

Não temas, quer dizer não tenha medo, eu sou contigo. Filho não tenha medo. Ele está te dando suporte, ele está te segurando com a mão direita dele, ele está te dando suporte. Ele te sustenta com a sua mão direita.

Essa dívida vai se tornar em nada. A doença vai se tornar em nada. Essa dependência química, essa depressão, esse sofrimento vão se tornar em nada. Todos os seus inimigos (financeiros, sentimentais, espirituais) Deus garante para você que vão se tornar em nada. Não subestime o poder de Deus, mas ele se levantou, o problema se levantou, se levantou, se levantou, mas para cair por terra diante do poder de nosso DEUS.

No livro de Marcos 11, 22 e 23 está escrito assim: E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.

Aqui ele está dizendo, coloque a sua esperança em Deus. Nós temos que olhar para o autor e consumador da fé: JESUS CRISTO. Lembrem-se das coisas que ele já fez na sua vida. Quando você preencher o seu pensamento com as coisas de Deus, o seu inimigo será menor. Passem o dia preenchendo os seus pensamentos com as coisas de Deus, sua mente tem que estar cheia da palavra de Deus. 

Não fiquem acessando e postando sites de más noticias e espalhando ou compartilhando, assistindo á indústria do terror na televisão. Se atenha nas promessas da palavra de Deus - Aqui ele está dizendo, pensem nos seus inimigos como uma pluma, que vão sair com um sopro. Olhe para esses montes (problemas), como se ele fosse uma pluma que vai cair no mar, independente do seu tamanho. Irmãos, Jesus pisou na cabeça do diabo, não foi por ele, mas para nós, para que nós fossemos mais do que vencedores.

Voltando ao livro de Deuteronômio 7,17: Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como as poderei lançar fora? Se você pensarem que essas nações são mais poderosas do que eu, como poderei lançá-las fora. Os montes são como plumas, que vão sair da sua vida, em nome de Jesus. Qual é o maior milagre que Deus já fez na sua vida? A sua salvação. E ele quer fazer cada dia mais.

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...


 

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

A EFICÁCIA DA ORAÇÃO: OS EFFECTUS DOS BEREKS!!! – POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO...


A partir de Atos 12:1-5a, lemos: E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para maltratá-los; E matou à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos pães ázimos. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. - Sobre o Herodes da nossa passagem, ele era o neto do Herodes que perseguiu Jesus quando ele ainda era uma criança (Mateus 2) e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo - (Mateus 2:16).

Ele também era um sobrinho de Herodes, o tetrarca que decapitou João Batista e desprezou Jesus e, escarnecendo dele, vestiu-o com uma roupa resplandecente [para zombar mais dele] - (Lucas 23:11) antes de sua crucificação. - E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos. Lucas 23:11...

Parece, portanto, que ele herdou a maldade de seu avô e seu tio, já que ele matou Tiago um dos doze, e vendo que isso agradava aos judeus, ele também prendeu Pedro, com o propósito de apresentá-lo ao povo e depois, obviamente, matá-lo também. No entanto, Herodes não calculou bem, o versículo 5 nos diz: Atos 12:5...

Pedro, pois, era guardado na prisão; MAS A IGREJA AJOELHADA FAZIA CONTÍNUA ORAÇÃO POR ELE A DEUS!!! O rei nomeou muitos homens armados para vigiar Pedro. Ele pensou que desta forma tornaria sua libertação impossível. No entanto, ele não levou em conta o fato de que, apesar de Pedro ser mantido na prisão, A IGREJA ESTAVA ORANDO SEM CESSAR A DEUS POR ELE. - Herodes não podia parar isso, e, assim, não conseguia impedir que Deus respondesse as orações. Vamos ver o que aconteceu em seguir: 

Atos 12:6-7 - Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere. Eis, porém, QUE SOBREVEIO UM ANJO DO SENHOR, E UMA LUZ ILUMINOU A PRISÃO...

Herodes tinha tomado medidas suficientes para impedir Pedro de escapar. Dois guardas estavam à sua direita e em seu lado esquerdo e ele foi preso entre seus guardas com correntes. Onde quer que ele quisesse ir eles tinham que concordar em primeiro lugar!!! - Além disso, como se isso não bastasse, dois outros guardas estavam diante da porta!!! No entanto, embora Herodes tivesse posto muito poder militar para vigiar Pedro, isso não foi nada EM COMPARAÇÃO COM DEUS E SEU PODER.

Vamos ver o que o Senhor fez: Atos 12:7-11 - E, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa!!! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me. Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão. Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente (CONTROLE REMOTO DE DEUS); e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele. 

Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico. Atos 12:5 - PEDRO, POIS, ESTAVA GUARDADO NO CÁRCERE; MAS HAVIA ORAÇÃO INCESSANTE A DEUS POR PARTE DA IGREJA DE JOELHOS A FAVOR DELE!!! Isso nos diz que a arma usada contra o fato de que Pedro era guardado no cárcere. Esta arma foi à oração de joelhos. A igreja orava de joelhos sem cessar e Deus respondeu fazendo o impossível acontecer, derrotando Herodes e seu poder, e livrando Pedro desta aflição.

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...

 


 

RESPOSTAS DAS ORAÇÕES DOS JOELHOS: REPONERA DOS BEREKS!!! – POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO...


OS JOELHOS DE ANA: Na verdade, Samuel um grande homem de Deus foi uma resposta à oração de sua mãe. Como, I Samuel 1:10-11 nos diz: - I Samuel 1:10-11 - Ela [Ana, mãe de Samuel], pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: 

Senhor dos Exércitos!!! - Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. ANA DOBROU SEUS JOELHOS E BUSCOU UMA RESPOSTA DE DEUS!!!

Ana estava em aflição. O que ela fez? Ela ajoelhou, dobrou-se diante do poder de Deus e orou, que é também o que Tiago 5:13 nos sugere para tais casos. Na verdade, lá nós lemos: Tiago 5:13 - ESTÁ ALGUÉM ENTRE VÓS AFLITO? ORE!!! - Ana estava aflita, ela orou e só temos que ir ao versículo 20 do mesmo capítulo para ver o que aconteceu como resultado. Lá nós lemos: 

I Samuel 1:20 - E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel2; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. Samuel foi pedido ao Senhor. Seu próprio nome declara que ele foi resposta de oração. - No entanto, ele não foi o único que foi resposta a uma oração. O mesmo aconteceu com João Batista também. Na verdade, quando o anjo apareceu ao pai de João, Zacarias, disse-lhe: Lucas 1:13 - Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João...

O nascimento de João Batista foi a resposta para a oração de seu pai, Zacarias - e do cumprimento das profecias correspondente em relação a sua vinda como o precursor do Senhor Jesus Cristo (Malaquias 4:5-6, Lucas 1:15-17 ) - Exatamente como o nascimento de Samuel foi a resposta à oração de sua mãe.

O CASO DE CORNÉLIO: Avançando, todos nós provavelmente conhecemos Cornélio, o centurião gentio, em cuja casa foi pela primeira vez confirmado que até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida - (Atos 11:18). No entanto, você sabe como isso aconteceu e Pedro foi em sua casa para falar da Palavra a ele? Atos 10:3-6 nos diz: 

Atos 10:3-6 - Este [Cornélio], quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro... Pedro não foi lá acidentalmente. Ele teve uma visão sobre isso (Atos 10:9-20), e respondeu positivamente ao convite do centurião. No entanto, veja o que o anjo disse a Cornélio quando ele apareceu:

As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. As orações com joelhos dobrados de Cornélio foram ouvidas por Deus. Como resultado foi-lhe dito para mandar buscar Pedro que, como o anjo lhe disse, te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa - (Atos 11:14). 

E na verdade, enquanto Pedro estava falando aos muitos que ali se haviam ajuntado - (Atos 10:27) na casa de Cornélio o Espírito Santo veio sobre todos os que ouviam a palavra... Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus - (Atos 10:44, 46). Cornélio orou, dobrou seus joelhos e o Senhor respondeu, e muitos foram salvos, também manifestando o Espírito Santo através do falar em línguas!!!

Atos 4:24-31 - Ficando em Atos, outro exemplo do poder da oração está no capítulo 4, versículos 24-31. Pedro e João tinham acabado de ser libertados da prisão, onde tinham sido atirados, porque eles estavam ensinando a ressurreição (Atos 4:2), fazendo também grandes milagres em nome de Jesus (Atos 3:1-7). Após a libertação, eles foram para os crentes e lhes disseram o que tinha acontecido. O que então os discípulos fizeram? Eles oraram. Na verdade, os versículos 24, 29-30 nos dizem:

Atos 4:24, 29-30 - E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há... Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. Eles oraram dobraram seus joelhos para fazer exatamente o que incomodava as autoridades (Atos 4:18), ou seja, falar a Palavra com ousadia e fazer sinais e milagres em nome de Jesus. O que se seguiu as orações!!!

O versículo 31 nos diz: Atos 4:31 - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. Eles oraram para falar a Palavra de Deus com ousadia e adivinhem: eles falaram a Palavra de Deus com ousadia.

CONCLUSÃO: Para concluir, portanto: nesta mensagem analisamos a eficácia da oração (OS EFFECTUS DOS BEREKS), pois é demonstrada através dos vários registros da Escritura. Em todos os casos, vimos como Deus foi movido poderosamente, respondendo as orações do seu povo e suprindo suas necessidades. Isto, obviamente, não é algo que costumava acontecer só naquela época. Na verdade, Deus é movido da mesma forma hoje, provendo com sua abundância e sabedoria tudo o que Lhe pedimos em oração e que está em harmonia com a Sua vontade. Como I João 5:14 nos diz: 

I João 5:14 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve... - Deus nos ouve quando DOBRAMOS NOSSOS JOELHOS e oramos a ele. Como Provérbios 15:8 nos diz, a nossa oração é o seu contentamento ou sua alegria.

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...

 


 

VIVENDO O INIMAGINAVEL DE DEUS: A COLHEITA DA RESTITUIÇÃO!!! MENSAGEM E ESTUDO... POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO...


“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.” (II Coríntios 9:6)... Quando plantamos, temos uma certeza, vamos colher a cem por um; isso para mal ou para bem. Nós que nascemos de novo em Cristo Jesus, devemos procurar fazer semeaduras que gerem colheitas de bênçãos sem medidas, assim colheremos além do esperado.

VIVER O INIMAGINÁVEL: 1° CORÍNTIOS 2:9 Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. – MARCOS 10:30 – Que não receba já no presente o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com lutas e esforços; e no mundo vindouro a vida eterna. 

Como discípulos, somos um celeiro de sonhos, e isso nos dará direito a uma colheita além dos limites, vivendo um histórico do sobrenatural de Deus. Deus nos chamou para uma colheita muito poderosa, de forma que não consigamos contabilizar o número das bênçãos, uma bênção sem medida ou uma benção onde não teremos onde colocar ou guardar!!! Amém. O SENHOR QUER ENCAMINHAR-NOS PARA LUGARES QUE HOMENS COMUNS NÃO ENTENDEM, A NÃO SER PELO ESPÍRITO!!!!

JOSÉ, UM HOMEM QUE COLHEU ALÉM DOS LIMITES: Vejamos o exemplo de José que sonhou e recebeu em dimensões maiores daquilo que sonhou ou imaginou... José sonhou em ser líder de sua tribo e família e Deus o fez um líder da nação mais poderosa desta terra. - Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, SENÃO DEUS, QUE ME TEM POSTO POR PAI DE FARAÓ, E POR SENHOR DE TODA A SUA CASA, E COMO REGENTE EM TODA A TERRA DO EGITO. (Gênesis 45:7,8)...

SONHOS DE JOSÉ: “Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho”. Gênesis 37:5-7... “E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim”. Gênesis 37:9... 

Pensou em reinar sobre sua família e tribo e Deus o fez reinar sobre a maior nação da época de José... A Bíblia diz que José tirou uma Nação, o Egito, de uma catástrofe, porque possuía sabedoria e unção. E isso fez com que ele colhesse além dos limites, além do esperado. Claro que quando José foi vendido ao Egito, ele não imaginava que alcançaria o posto que alcançou, nem que chegaria onde chegou, apesar de seus sonhos nobres de grandeza.

Meu irmão sonhe e pense grande, Deus sempre vai fazer uma dimensão maior do que sonhou a ponto de ser imensurável (que não da para contar)... Diga amém e profetiza!!! - Precisamos ser como José. Para termos uma colheita extraordinária, além do limite, é necessário ter fé sabedoria, e acreditar, crer e confiar nas promessas infalíveis de Deus. 

2 Coríntios 1:20 – Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, todas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por intermédio dele, o “Amém” É PROCLAMADO POR NÓS PARA A GLÓRIA DE DEUS. PROCLAMAR = Anunciar; fazer uma declaração publicamente, em voz alta e, geralmente, de maneira solene: 

VAMOS PROCLAMAR; EU VOU VIVER TODAS AS PROMESSAS DE DEUS NESTA TERRA – SAÚDE, PROSPERIDADE, BÊNÇÃOS FAMILIARES, BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS!!! AMÉM...

Não são poucos os que sonham em realizar uma grande colheita, mas não agem para ver o sonho realizado. Sonhos só se realizam mediante ação; é preciso agir! Não adianta sonhar muito e não agir. -Ação da fé: Oração – leitura bíblica – ir aos cultos – prestar atenção no culto (não se distrair com nada) – proclamar as verdades e promessas – POIS AQUILO QUE EU DISSER É AQUILO QUE DEUS VAI FAZER... 

Números 14:28. Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros... Quando sonhamos e agimos na direção do nosso sonho, colhemos de forma extraordinária. E o melhor é que a colheita sempre vai beneficiar não apenas quem plantou, mas a família e todos os necessitados que vêm até nós...

Depois de colher, também é fundamental saber administrar a colheita. Isso só é possível para homens e mulheres guiados pelo Espírito Santo de Deus. Quem é cheio do Espírito Santo muda toda a sua geografia, entra em novos céus e conquista os céus com esforço. 

Creia que não existe campo difícil, o que existe é plantar sem fé no sobrenatural de Deus, e também uma falta de compromisso com o campo lembre-se o campo fértil arado e pronto para nossas sementes e colheita á igreja local onde congregamos. Para ter compromisso e ver a colheita além dos limites, é necessário: 

FOCAR AS FORÇAS NO QUE DÁ RESULTADO - José focou suas forças no que dava resultado – 1° José acreditou nos seus sonhos – 2° José acreditou no Deus dos seus sonhos que tinha promessas para a vida dele. 3° - José proclamou seus sonhos a todos. 4° José entregou o seu caminho ao Senhor, Salmo 37:5 - Entrega o teu caminho (problemas, lutas, vida, família, físico, Finanças e mais) ao Senhor; confia nele, e tudo Ele o fará.   

ESPEROU EM DEUS: José entre jogado no poço, vendido como escravo, condenado a prisão, levaram treze anos de luta e contradições, mas José creu e soube esperar em Deus. O homem e a mulher de Deus precisam crer que o relógio pode até demorar, mas um dia chega a hora e o tempo certo para o Senhor fazer o que está no Seu coração. E neste dia você gritara bem alto este é o dia que o Senhor me deu dia de alegria e de cântico... 

Salmos na primeira pessoa – Capítulo 126:1 - Quando o SENHOR restaurou a minha sorte, fiquei como quem sonha. 2 Então, a minha boca se encheu de riso, e a minha língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por ele. 3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por mim; por isso, estou muito alegre. 4 Restaura, SENHOR, a minha sorte, como as torrentes no Neguebe...

O QUE ISTO QUE DIZER RESTAURAR A SORTE DE NEGUEBE? – Meus irmãos, o texto nos fala de algo sobrenatural, inexplicável, o salmista Davi rogava ao Senhor por tal milagre por conhecer o fenômeno do Neguebe, já que esteve lá quando fugia do rei Saul. Um deserto árido e sem vida que tinha sua imagem, ou como aqui vemos, sorte, mudada devido as chuvas torrenciais e serôdias... 

Davi sabia que de tempos em tempos, devido à posição geográfica favorável do Neguebe, o deserto que antes nada abrigava, seco, sem vida e árido recebe A VISITA DOS WADIS (palavra árabe que designa rios temporários, ou do período de chuva), e transformava aquela paisagem. 

Para nós hoje o A VISITA DOS WADIS quer dizer uma visitação das chuvas e rios de Deus ai os nossos lagares se encherão de vinho e nossos celeiros se encherão de trigos tempos de bênçãos e promessas cumpridas e compridas!!! O que antes era um deserto, solitário, sem vida e seco passa a ser um campo regado, florido, úmido e a vida do lugar era restaurada. Os animais retornavam e a paisagem do ambiente tornava-se linda.

Amados, após a descoberta desse fenômeno, podemos de fato entender que a oração de Davi valeu por sua eficácia, havia tempo de restauração assim como aquele deserto era restaurado de tempos em tempos. A nossa sorte, ou seja o nosso cuidado deve estar em Deus, para que Ele efetue em nós diariamente o milagre do WADIS do Neguebe...

No meio de nossas lutas, nossas dores, nos sentimos deste modo, secos como um deserto assolado, onde não se pode enxergar vida ou até mesmo quaisquer resquícios de que um dia, por ali houve vida, nisso cremos no Poder da Palavra do Deus vivo que faz até um deserto florescer de maneira sobrenatural...

Seja sabido de todos que quando oramos crendo no poder desse Deus. O mais árido deserto se inunda a mais sombria aparência que ele carrega se transforma num campo florido e com abundância de vida, pois como já foi dito pelo nosso Mestre Jesus: Quem crê em Mim, como diz as escrituras, RIOS DE AGUA VIVA fluirão do seu interior!!! João. 7:38... 

E nessa certeza nós prosseguiremos, de que mesmo em meio a tantas dificuldades, há um Deus que faz deserto florescer!!! Creia nesse Deus, por que Ele restaura, transforma e traz vida para aqueles que necessitam!!! 

LEMBREM-SE JOSÉ SONHOU EM SER UM LIDER DE SUA FAMILIA E TRIBO DEUS DEU A ELE UMA NAÇÃO – ABRAÃO OROU PEDINDO UM FILHO E DEUS DEU DUAS NAÇÕES, UMA TERRENA COMO AREIA DO MAR E OUTRA CELESTIAL COMO AS ESTRELAS DO CÉU!!! Portanto creia e viva o inimaginável de Deus para sua vida...

 

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

EFEITO BUMERANGUE OU SINDROME DE OBADIAS: LIÇÃO CINCO POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


SETE LIÇÕES DA MULHER SUNAMITA:

PRIMEIRA LIÇÃO - É DANDO QUE SE RECEBE: - Eis que tu nos tem tratado com todo o desvelo (grande ajuda); que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei ou o capitão do exército? (2 Rs 4.13). A bondade sempre será recompensada pelo Senhor: Eliseu estava grato e desejou recompensar de algum modo aquela família. Geazi lhe informou que aquela bondosa família não possuía herdeiros. Ela era uma mulher habilidosa: Rica, mas infeliz por ter um lado vazio e um marido já de idade avançada, uma mulher sem descendência, sem frutos, e sem sucessão. - Mas sua bondade em trazer a presença de Deus para sua casa honrando o profeta, lhe abriu as portas dos milagres, e pôs para sempre um fim em sua esterilidade.

SEGUNDA LIÇÃO: O MILAGRE DA RESTITUIÇÃO: Eliseu e o filho da Sunamita: A profecia de Eliseu se cumpriu no tempo determinado, o tempo da vida: corresponde a nove meses, o tempo de uma gestação (2Rs 4.16a). – E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva. Sua palavra foi tão poderosa que naquela mesma noite o homem se tornou fértil, e a mulher foi curada de sua esterilidade. Deus fez o milagre da multiplicação...

TERCEIRA LIÇÃO: RECONHECIA O LUGAR DA BENÇÃO: O MENINO ADOECE E MORRE!!! De forma repentina, o menino teve uma dor de cabeça e veio a falecer nos braços de sua mãe, que de forma surpreendente. A mulher Sunamita não desperdiçou uma lágrima, o levou ao quarto que havia construído para o profeta, e foi até seu marido também sem esboçar nada do acontecido, dizendo estar tudo bem, e informando que ia encontrar o profeta - (2 Rs 4.23). – E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem. ISTO CHAMA CONFIANÇA EM DEUS QUE NÃO DA ALGO PARA NÓS E DEPOIS TOMAR!!! Devo ressaltar a qualidade desta mulher. Uma mulher determinada e equilibrada, que sabia resolver as crises do lar, e que também sabia como e a quem se dirigir nos momentos difíceis e trágicos da vida (Ef 6.10-13) ler. - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Efésios 6:10-13...

QUARTA LIÇÃO: COBERTURA ESPIRITUAL: Precisamos viver e reconhecer uma cobertura espiritual ela tratou o profeta Eliseu com grande desvelo: Que quer dizer também grande honra, consideração e valorização. O encontro com o profeta: A Sunamita sabia que o mesmo que se tornou fonte para sua alegria portava consigo uma palavra acompanhada de milagres. Ao chegar ao monte, ela não revelou o motivo de sua chegada a Geazi e, cautelosa, busca apenas a orientação do homem de Deus. - Esta mulher nos chama a atenção exatamente pela maneira como conduz as coisas (2 Rs 4.25-27). Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a Sunamita.  Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem. Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; Mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou.

Ela tocou os pés de Eliseu: Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!!! Isaías 52:7. – Como são maravilhosos, sobre as colinas, os pés do mensageiro que anuncia as Boas Novas, que comunica a todos a Paz, que traz boas notícias, que proclama a Salvação, que declara a Sião: O TEU DEUS REINA!!!. A mulher Sunamita é uma pessoa que não fica sofrendo pelos cantos, pedindo orações desesperadas a um e outro, mas usa o tempo e o modo de forma correta; Buscando também as pessoas a quem deve se dirigir para a solução de seus problemas. Ela não fez alarde ao marido, não falou com a vizinhança, não andou chorando pelas ruas. Ela age discretamente, parece estar muito convicta do que faz (Pv 24.10) lembram-se confiança em Deus a palavra chave: Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. A fraqueza vem por falta de confiança em Deus.

QUINTA LIÇÃO: O MILAGRE ACONTECE QUANDO CONFIAMOS NAS PROMESSAS: Eliseu ressuscita o menino: Eliseu envia Geazi, mas existem coisas que somente nós mesmos podemos fazer. Enquanto Geazi sai para a frustrada missão, a Sunamita usa diante de Elizeu uma linguagem profética: (2 Rs 4.30) – Porém disse a mãe do menino: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu”. A palavra usada por ela é a mesma usada por Elizeu diante de Elias (2 Rs 2.4). E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. - Era como se lhe dissesse: “EU SEI AS PALAVRAS QUE VOCÊ DISSE A ELIAS QUANDO DESEJOU PORÇÃO DOBRADA DA UNÇÃO”. Se funcionou com você, vai funcionar comigo também.

CONTEMPORIZANDO: Se funcionou com o cego de jerico (cura da cegueira): Vai funcionar comigo, se funcionou com a viúva de Naum (ressurreição do filho): Vai funcionar comigo. Se funcionou com os pães (multiplicação): Vai funcionar comigo. Se funcionou com o coxo de Cafarnaum (voltou a andar): Vai funcionar comigo!!! Eu não te deixarei ate alcançar minha benção, e assim como a bênção dele passou para sua vida, a sua bênção passará para mim. Sei que você é um portador de milagres e só saio daqui quando o meu acontecer. - Lembra!!! Foi você quem começou a boa obra, agora termine de concluí-la. Após tal declaração Eliseu não teve alternativa, a não ser tomar uma atitude em relação ao seu caso e resolvê-lo. – Observa o que disse o apostolo Paulo; Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra (milagre) a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (fara milagres maiores); - Filipenses 1:6...

SEXTA LIÇÃO SEMENTE NA MINHA MÃO MULTIPLICAÇÃO NAS MÃOS DE DEUS: Os frutos colhidos pela atuação da bondade. - Ao acolher o profeta em sua casa, a mulher Sunamita não somente teve o benefício de um filho e a experiência sobrenatural de um milagre, ela viu seu lar totalmente transformado. Agora, uma fome se estende pela terra, e ela é a única que é avisada. Vejamos mais esses frutos por ela colhidos.

SETIMA LIÇÃO DEUS NÃO FAZ NADA SEM AVISAR SEUS SANTOS PROFETAS: O aviso e o livramento: Pessoas que sabem honrar sempre são e serão honradas pelo Deus Eterno. Uma fome se estende por toda a cidade: Mas só existe o registro de uma pessoa que foi avisada, a mulher de Suném (2Rs 8.1-2). – E falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te e vai, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o SENHOR chamou a fome, a qual também virá à terra por sete anos. E levantou-se a mulher, e fez conforme a palavra do homem de Deus; porque foi ela com a sua família, e peregrinou na terra dos filisteus sete anos. 

É muito importante entender o que Eliseu diz: Ele está revelando a Sunamita que Jeová era quem estava enviando a fome sobre a terra, e que durou sete anos (um tempo específico) aquela terra seria visitada pela escassez. No meio de toda aquela população somente esta mulher foi avisada. Eis a recompensa pelo que fez ao profeta. A terra passaria pela fome, mas ela e sua família não. Pessoas bondosas conectadas com Deus sabem perfeitamente a origem dos eventos ocorridos na terra, e são preservadas pela retidão de seus corações (Ap 3.10). – Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. DEUS ESTA FALANDO COMIGO E COM VOCÊ: COMO GUARDASTE MINHA PALAVRA EU TE GUARDAREI!!!

DEVEMOS CONFIAR QUE NOSSO DEUS É UM DEUS DE RESTITUIÇÃO: Movendo-se no tempo certo: A Sunamita saiu no tempo de Deus, e agora se move no mesmo tempo profético para voltar às suas terras. Como Issacar, ela se move com sabedoria, e a direção de Deus. O Senhor viu seu investimento na vida do profeta. E milagrosamente cuidou de tudo o que possuía enquanto esteve ausente (Dt 6.25). Segundo a Lei judaica se uma pessoa se ausentasse de suas terras por sete anos, o estado deveria confiscar seus bens. Legalmente, ela havia perdido sua casa e suas terras. Porém, como ela saiu no tempo e debaixo de uma revelação Divina, Deus cuidou de tudo o que lhe pertencia. Enquanto Geazi falava ao rei das proezas de Eliseu: A Sunamita chega a sua presença e exatamente nesse momento é restituída. Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora - (2 Rs 8.3-6).

O REI AQUI É UM TIPO DE CRISTO, AQUELE QUE NOS RESTITUI DE TODAS AS COISAS QUE PERDEMOS ELE É UM DEUS DE RESTITUIÇÃO!!! - Três coisas lhe foram devolvidas; A casa, suas terras, e todos os valores desses sete anos ausentes: O Estado sabia tudo o que fora arrecadado durante esses sete anos de ausência, toda a quantidade de frutos produzida pelas suas terras, toda a quantidade de azeite, de cereais, de vinho, e de tudo. Então o rei ordenou um oficial do palácio dizendo: Faça com que se devolvam a essa mulher todas as coisas que eram suas e todos os frutos de suas terras, desde o dia em que deixou o país até agora - (2 Rs 8.3-6; Jó 33.26; Tg 5.16). - E sucedeu que, ao fim dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus, e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Ora o rei falava a Geazi, servo do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito. E sucedeu que, contando ele ao rei como ressuscitara a um morto, eis que a mulher cujo filho ressuscitara clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Então disse Geazi: Ó rei meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu ressuscitou. E o rei perguntou à mulher, e ela lho contou. Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora. - 2 Reis 8:3-6... Deveras orará a Deus, o qual se agradará dele, e verá a sua face com júbilo, e restituirá ao homem a sua justiça. - Jó 33:26. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis.

A ORAÇÃO FEITA POR UM JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS. - TIAGO 5:16. A ORAÇÃO VALE POR SUA EFICÁCIA!!! CONCLUSÃO: O Senhor recompensou a obediência com a restituição de todos os bens. Seu único esforço foi sair e voltar no tempo certo, foi mover-se no tempo de Deus. Como seria sábio para algumas pessoas retornarem ao lugar da benção, da revelação, e do livramento!!! –

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...