MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 31 de março de 2022

PEROLA DE UM ESCRITOR: SEXAGÉSIMO NONO LIVRO ON LINE GRATUITO!!! QUAL O SIGNIFICADO DE SER MAIS QUE VENCEDOR, DE SER UM GRANDE CAMPEÃO? POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!

Quando falamos de um vencedor é alguém que participou de uma luta e saiu vitorioso porque foi superior e mais forte ao adversário, teve mais habilidade que seu oponente. Foi certamente mais inteligente, mais qualquer coisa que seja o critério da disputa. Ser vencedor é esforçar-se e receber o prêmio que serio o pódio do seu esforço.

Ser mais que vencedor e mais que campeão é muito diferente: Quer dizer que você não foi o mais forte, não foi o mais habilidoso, nem foi o mais inteligente ou mais gente boa. No entanto, o prêmio da vitória é entregue em suas mãos. Ser mais que vencedor é receber um prêmio pelo qual você não fez por merecer.

Isto fala da GRAÇA de Deus sobre sua vida!!! GRAÇA = Favor que se dispensa ou recebe; mercê, dádiva. É um presente que Deus concede aos homens e que os torna capazes de alcançar a salvação. Se é um favor não é por merecimento...

Ora, isso não é justo: É, não é mesmo. Isso é Graça, favor imerecido. Você não lutou e foi mais que vencedor, por quê? Porque Deus escreveu com manchas de sangue na cruz a historia de sua vida e é por isso que quando você nasceu os anjos cantaram esta ai um mais que campeão!!!

PEROLAS SÓ PEROLAS:

O sorriso embeleza a face. A santidade enriquece a alma. Os olhos limpos enxerga pureza. A mente sã traz saúde ao corpo. os bons pensamentos leva-nos para uma estrada colorida. O espirito santo de Deus troca nossa situação: De alma vivente para espirito vivicante. A clareza esta no obvio. Ter Deus ao seu lado é nunca andar sozinho. Ler a palavra é alimento para a alma.

Comer o mana do céu é fortalecer diariamente. quem morre em Cristo ressuscita primeiro ao soar da ultima trombeta. Os vivos em Cristo serão transformados em um corpo corruptível em incorruptibilidade. Pensar no futuro e profetizar abriram as portas para nossos sonhos. Viver a verdade de Deus é aniquilar e destruir as mentiras do cotidiano. Quem vive com esperança tem a fé como companheira. Não vive olhando para trás esqueça, pois ninguém dirige sua vida olhando para os retrovisores empoeirados do mundo. O caminho da fé é tortuoso e estreito, mas seu destino final é glorioso e eterno. Viver na claridade da palavra de Deus e ter uma visão ampla da eternidade.

Benditos são os pés daqueles que anunciam a salvação, sua caminhada são guardados pelos anjos de Deus que são sua segurança. A intercessão por quarenta dias trouxe o derramar do Espirito Santo. nossa intercessão move a ação do mesmo Espirito sobre vidas e almas. A oração são as chaves que abrem as compotas das bênçãos celestiais. Viver por viver é no mínimo sem sentido viver e servir é no máximo uma vida com proposito. O bem que fazemos são bumerangues de Deus um dia certamente voltaram para nós multiplicados pelas providencias de Deus.  Quem exerce a misericórdia, recebe misericórdia. Quem exerce o juízo recebe o juízo. A natureza de nossos julgamentos definiram a lei do retorno.

O VALE DO QUEBRANTAMENTO: PRISÃO, JULGAMENTO DE JESUS CRISTO NO VALE DE CEDROM!!! 

PRISÃO DE JESUS CRISTO: Jesus é preso; Quando Jesus acabou de orar, atravessou o vale de Cedrom com os seus discípulos. Eles foram para o outro lado do vale, onde havia um jardim. (Judas, o traidor, conhecia aquele lugar, pois Jesus costumava ir ali com seus discípulos.). Então Judas foi para lá se encontrar com ele. Ele estava guiando alguns soldados romanos e um grupo de guardas do templo, enviados pelos líderes dos sacerdotes e pelos fariseus. Eles estavam armados e levavam lanternas e tochas. Jesus sabia tudo o que ia acontecer. Por isso, deu alguns passos à frente e perguntou:

Quem vocês estão procurando? Eles responderam: Jesus de Nazaré. Jesus disse: Sou eu mesmo!!! (Judas, o traidor, estava ali com eles.). Quando Jesus lhes disse: Sou eu mesmo, eles se afastaram e caíram no chão. Então Jesus lhes perguntou outra vez: Quem vocês estão procurando? E eles responderam: Jesus de Nazaré. Jesus disse a eles: Já lhes disse que sou eu. Se vocês estão procurando por mim, então deixem estes homens irem embora...

Jesus falou isto para que acontecesse o que ele tinha dito antes: Eu não perdi nenhum daqueles que você me deu. Simão Pedro trazia consigo uma espada. Ele a tirou e atacou o criado do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. (O criado se chamava Malco). Jesus disse a Pedro: Guarde a sua espada!!! Eu tenho que beber do cálice de sofrimento que meu Pai me deu.

JESUS FOI PRESO NO VALE DE CEDROM: UM LOCAL DE DECISÃO; Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. Joel 3:12-14...

Devido a eventos ocorridos no período do reinado do rei Josafá, (de Judá), o Vale da torrente do Cedrom também passou a ser profeticamente chamado de Vale de Josafá ou baixada de Jeosafá: Emek Yehoshafat que significa o vale onde Deus julgará (Vale do Julgamento). Ali Jesus foi preso no vale da decisão!!!

O AVIVAMENTO E O VALE DE CEDROM: Todo avivamento tem de passar pelo Vale de Cedrom. Trata-se de um lugar em Israel relacionado também ao Ribeiro de Cedrom, começando ao norte de Jerusalém, passando pelo monte do Templo e pelo monte das Oliveiras em direção ao Mar Morto, depois de atravessar o deserto da Judéia. Por ali, homens de Deus tiveram de passar, realizando feitos que geraram avivamento para toda a nação.

OS LEVITAS E O VALE DE CEDROM: PURIFICAÇÃO; E os sacerdotes entraram na casa do SENHOR, para a purifição, e tiraram para fora, ao pátio da casa do SENHOR, toda a imundícia que acharam no templo do SENHOR; e os levitas a tomaram, para a levarem para fora, ao ribeiro de Cedrom... II Crônicas 29:16...

Quebrantar significa = Quebrar, abater, tornar fraco. A experiência acima é do rei Davi que está sendo vítima da rebelião de seu próprio filho, Absalão, que usurpa o trono do pai. Davi não reage, apenas se quebranta diante de Deus. Qual a razão? Ele sabia que no fundo, o pecado dele cometido há muitos anos, mais cedo ou tarde, traria suas consequências. A revolta do próprio filho naqueles dias era uma indesejável colheita de adultério e homicídio cometidos por Davi no passado (II Samuel 11).

Nessas horas não adianta guerrear contra o inimigo de Deus, ou lutar contra as circunstâncias. O melhor caminho é o quebrantamento. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17). Portanto espiritualmente o Vale de Cedrom; significa para nós a igreja de Deus: O vale do arrependimento, o vale do choro e o vale da entrega. Onde Jesus foi preso tornou-se para nós lugar de quebrantamento para mudança vida.

ASA E O VALE DE CEDROM: O VALE DO ZELO: E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom. I Reis 15:13... Deus sempre se revelou como Deus Zeloso: Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. Êxodo 34:14. No caso acima, o rei Asa não somente destruiu o ídolo horrível que servia de tropeço para Israel, queimando-o junto ao ribeiro de Cedrom, como removeu do trono sua própria mãe, responsável pelo ídolo.

Portanto, o Vale de Cedrom também é lugar onde se queimam os ídolos do coração e se removem do trono até mesmo pessoas importantes para nós, mas que não podem ser mais importantes do que Deus. O Zelo do Senhor não permite que pai, mãe, filho, esposa ou qualquer outra pessoa ocupe o lugar dEle na vida de um discípulo Seu (Mateus 10:37).

O vale de Cedrom significa para nós ua igreja lugar de abandonar tudo aquilo que nos atrapalha a chegar ate Deus. Lugar zelo: Grande cuidado com as coisas de Deus, grande dedicação a Deus e sua obra com um compromisso fervoroso pela sua casa; A Igreja do Senhor, desdobramento em zelos para com ela. Tudo que você faz na vida deve ser duas vezes mais por Deus e seu povo...

ZELO: Quer dizer esforça-se em disposição, diligência, empenhando grande aplicação na realização de algo (tarefas, deveres, obrigações religiosas etc.). No nosso caso como Igreja ao Senhor e Salvador Jesus Cristo!!!

VALE DE CEDROM LUGAR DE ENTREGA TOTAL: Jesus e o Vale de Cedrom, depois de orar Jesus se entrega aos planos e vontade de Deus. TENDO Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto (jardim), no qual ele entrou e seus discípulos. João 18:1...

Jesus Cristo: O homem mais importante da história também passou pelo Vale de Cedrom e foi mais além. Caminhando com os discípulos até o Getsêmani, ali entregou ao Pai tudo o que tinha, até o seu último e desesperado desejo:

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. (Mateus 26:39)... Portanto Jesus foi com os discípulos para além do ribeiro de Cedrom… chegando no Getsêmani, Jesus foi um pouco mais para diante… Será que o Senhor não está nos desafiando a irmos para um pouco mais adiante dos nossos limites?

Uma entrega verdadeira e genuína sempre demandará um passo a mais, ou quantos forem necessários. Lembram-se destas palavras: Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26...

Mas como aborrecer pai e mãe? Se muitos não aborrecem seus vícios, suas vontades, seu tempo, seus desejos, seu lazer, seu trabalho, seu celular. Da mesma forma, todo aquele que não carrega a sua própria cruz e segue após mim não pode ser meu discípulo...

Conclusão: Nós chegamos ao Vale de Cedrom, purificando-se dos nossos pecados. Já conhecemos o Vale do quebrantamento, onde não se luta, mas se inclina-se enfraquecido diante de Deus. Já visitamos o Vale de Cedrom, onde quebramos ídolos em nossas vidas e colocamos Jesus como Senhor e Salvador, mesmo acima da própria família. Já seguimos com Jesus para além do ribeiro de Cedrom onde se entrega tudo o que temos. Olha meu irmão: Sem passar por esse vale não há avivamento.

O REI QUE VIROU ANIMAL: O QUE REALMENTE ACONTECEU COM O REI NABUCODONOSOR?

O rei Nabucodonosor foi o imperador mais conhecido e poderoso do Império Babilônico, e ficou no poder por aproximadamente 43 anos. Nabucodonosor era filho de Nabopolassar, que também havia sido rei da Babilônia antes dele, e esposo de Amitis da Média.

Significado de Nabucodonosor? O significado do nome Nabucodonosor gera algumas dúvidas entre os estudiosos. As melhores sugestões dizem que Nabucodonosor significa Nebo, protetor das fronteiras ou Nebo, protetor da minha coroa.

O nome original é o babilônico Nabukudurri-usur, que foi transliterado (mudança literal) no texto bíblico para o hebraico, aramaico e grego, na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento).

A coroação de Nabucodonosor como rei da Babilônia? Nabucodonosor sucedeu seu pai, Nabopolassar, no trono da Babilônia e reinou entre 604 a.C. e 562 a.C. Antes de assumir o trono, Nabucodonosor, na condição de príncipe herdeiro, serviu como comandante do exército babilônico em algumas ofensivas militares.

O reinado do rei Nabucodonosor? Aqui vale dizer que a cidade da Babilônia alcançou grande prestígio e poder em aproximadamente 1850 a.C., e depois entrou em declínio. Foi então com Nabucodonosor, mais de mil anos depois, que ela recuperou toda sua glória. Por este motivo o império liderado por Nabucodonosor é conhecido como Império Neobabilônico.

Ainda em 605 a.C., após derrotar os egípcios em Carquemis, Nabucodonosor avançou contra Jeoaquim, rei de Judá (2Rs 24:1,2; 2Cr 36:5-7). Essa foi a primeira de três invasões babilônicas contra Judá, e também foi nessa ocasião que Daniel, Hananias, Mizael e Azarias foram levados cativos por Nabucodonosor.

O grande erro de Nabucodonosor? Saqueou o Templo de Salomão e capturou um enorme despojo de guerra. Tocou naquilo que era sagrado e violou o templo do Deus vivo de Israel. Não devemos tocar em algo separado a Deus!!!

Jerusalém foi arrasada e o Templo destruído. O rebelde rei Zedequias foi capturado por Nabucodonosor que o forçou a assistir a execução de seus próprios filhos, antes de ter os olhos cegados e ser levado acorrentado para a Babilônia onde acabou morrendo (2Rs 25:5-7; Jr 39:4-8; 52:8-11).

O MUSICO E O ADORADOR:

O musico toca o instrumento. O adorador toca o coração das pessoas. O musico estudou para tocar. O adorador estudou para ser tocado. O musico toca com harmonia e arte. O adorador toca com harmonia e arte. Mas depende da unção de Deus. O musico tem seu instrumento. O adorador é o instrumento...

O musico enche o ambiente com seus acordes. O adorador enche os céus com seu louvor. O musico depende do instrumento. O adorador não depende do instrumento. O musico é um tocador de musicas. O adorador é um tocador de sonhos. Os sonhos de um Criador. O musico busca inspiração nos homens. O adorador busca inspiração em Deus. Musico seja um adorador. Pois Deus não busca músicos. Deus busca verdadeiro adorador...

O SACRIFICIO DAS AVES:

O SACRIFÍCIO DOS DOIS PÁSSAROS: VOANDO COM LIBERDADE!!! REMISSÃO DOS PECADOS; PALAVRA DA CEIA DO SENHOR - RECOMEÇAR: A palavra remissão pelo sangue vem de uma palavra remitir: Que quer dizer; Colocar de volta no caminho!!! – Isto quer dizer que os erros do pecado nos tira dos trilhos de Deus. Mas o poder do sangue remidor coloca-nos novamente no trilho e ai podemos recomeçar...

Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber - (Fp 3.13-14)...

Aqui tem três decisões; 1° Esquecer – 2° Avançar - 3° Prosseguir: As situações acontecem para que aja em uma decisão, vamos fazer o que? Remoer o passado “há naquele tempo” – ou esquecer, avançar e prosseguir!!!

ESQUECER: É tirar o peso de nossas mentes, lançar fora é apagar aquilo que traz tristezas e reavivar aquilo que nos da esperança!!! O termo correto é esvaziar nossa mente para vivermos em liberdade.

ESQUECER: É o segredo, só vamos avançar e prosseguir se esquecermos. Se não vamos ficar atolados no poço de barro em um tremedal de lama chamada acusação!!!

Salmo 40:1. ESPEREI COM CONFIANÇA pela ajuda do Senhor. Ele Se voltou para mim e ouviu meus pedidos de socorro. 2. Ele me tirou do fundo de um poço de desespero e medo, de um atoleiro de lama. Ele me fez andar sobre a rocha e me deu passos firmes e certos. 3. Colocou em minha boca uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Muita gente verá o que Ele fez por mim e, passará a respeitar o Senhor e confiar nEle.

A liberdade é um dos atributos ou valores mais apreciados pelo ser humano. Para alcançar a liberdade já foram feitas manifestações e revoluções, foram travadas guerras, e muito sangue já foi derramado. Na nossa vida espiritual um sangue foi derramado o sangue carmesim de Jesus Cristo:

No sangue carmesim esta a verdadeira liberdade que só pode ser experimentada através do derramamento de sangue de uma pessoa: Jesus. O Seu sacrifício perfeito liberta todo aquele que escolhe acreditar.

Nenhuma corrente é capaz de resistir ao poder libertador do Salvador. - Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Romanos 6:22...

Somos hoje escravos livres em Deus: Livres do pecado – livres da condenação – livres do acusador – livres para voar lavados e remidos pelos sangue carmesim do nosso Salvador Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!!! - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo... João 1:29.

QUEM AQUI QUER VOAR ALTANEIRAMENTE EM LIBERDADE??? LAVA SUA ALMA NO SANGUE CARMESIM DO CORDEIRO DE DEUS!!!

O SACRIFÍCIO DAS AVES:

Temos em Levítico um exemplo desse sacrifício: Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: Será levado ao sacerdote; este sairá fora do arraial e o examinará. Se a praga da lepra do leproso está curada, então, o sacerdote ordenará que se tomem, para aquele que se houver de purificar, duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e estofo carmesim, e hissopo.

Mandará também o sacerdote que se imole uma ave num vaso de barro, sobre águas correntes. Tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o estofo carmesim, e o hissopo e os molhará no sangue da ave que foi imolada sobre as águas correntes. E, sobre aquele que há de purificar-se da lepra, aspergirá sete vezes; então, o declarará limpo e soltará a ave viva para o campo aberto. Levítico 14:2ª7...

Aqui encontramos duas aves vivas que são trazidas perante o sacerdote que toma uma e sacrifica, derramando o sangue numa vasilha contendo água viva, isto é, água corrente. As asas da outra ave são molhadas com o sangue e aspergidas sete vezes sobre a pessoa, e depois a ave é solta para o campo aberto. Este verbo soltar tem o mesmo sentido de perdoar. A ave solta, com o sangue da outra nas asas, está livre.

MEU IRMÃO DEUS TE SOLTOU (PERDOOU) E VOCÊ PODE VOAR NA LIBERDADE DADA PELO SANGUE!!!

Este quadro é mais um tipo de sacrifício de Cristo e de nossa morte juntamente com ele. A morte de uma das aves é o símbolo de nossa morte juntamente com Cristo, e a libertação da outra, lavada com sangue, é a representação de nossa vida nova, liberta da escravidão da morte e do pecado.

MAS PARA ISTO ACONTECER VOCÊ TEM QUE ESQUECER LANÇAR FORA TUDO QUE QUEIRA AFUNDAR SUA VIDA TE JOGAR PARA BAIXO – TRAZER BAIXA AUTO ESTIMA!!!

ESQUECER É ESVAZIAR DE NÓS MESMO:

1° ESVAZIAR DAS COISAS DO MUNDO: Um barco não afunda por esta dentro da água, mas afunda quando a água esta dentro do barco. Um homem não peca por esta no mundo e sim porque o mundo esta dentro dele.

Mas como tirar o mundo de dentro do homem? Primeiro precisamos nos esvaziar das coisas deste mundo, tudo aquilo que esta trazendo peso em nossa consciência, e com ele uma escravidão com algemas que não temos força para resistir ou vencer. A bíblia fala da viagem de Paulo para Roma, em um momento da viagem a navegação se tornou difícil e a viagem perigosa por ser inverno com seus ventos fortes.

2° LANÇAR FORA COISA DENTRO DE NOSSA ALMA: Temendo o naufrágio, eles começaram a jogar para fora do barco muitas coisas que pesavam o barco. Certamente em nossas vidas precisamos jogar fora coisas dentro de nós para não sofrermos o naufrágio espiritual. Lançar fora tristezas – amarguras – angustias – acusações – traumas – raiva que provoca ódio – falta de perdão, só vou ser perdoado se perdoar!!!

3° - MAS ANTES PRECISAMOS ALIMENTAR DA PALAVRA DE DEUS: OBS – Depois de esvaziar de nós mesmo precisamos nos encher de Deus!!! A bíblia relata que eles jogaram a carga de trigo no mar, mas antes eles se fortaleceram alimentando com a comida. Algo que precisamos fazer ou coisa que devemos fazer depois de esvaziar o barco de nossas vidas é nos fortalecermos no Senhor e na força do seu poder é alimentarmos da comida espiritual que Deus enviou para nós a sua palavra que é nosso alimento espiritual. Esvaziar de nós mesmo é tornarmos humildes, pois só com a humildade vamos obedecer fazendo a vontade de Deus como servos fieis!!!

Obediência ao Senhor é uma atitude de quem esta vazio de si mesmo e cheio de Deus. Amém!!! - Atos 27:33 - Pouco antes do amanhecer, Paulo insistia que todos se alimentassem, dizendo: Hoje faz catorze dias que vocês têm estado em vigília constante, sem nada comer. 34 Agora eu os aconselho a comerem algo, pois só assim poderão sobreviver. Nenhum de vocês perderá um fio de cabelo sequer.

35 Tendo dito isso, tomou pão e deu graças a Deus diante de todos. Então o partiu e começou a comer. 36 Todos se reanimaram e também comeram algo. 37 Estavam a bordo duzentas e setenta e seis pessoas. 38 Depois de terem comido até ficarem satisfeitos, aliviaram o peso do navio, atirando todo o trigo ao mar.

VAMOS RECOMEÇAR? ESQUECENDO – AVANÇANDO E PROSSEGUINDO!!! - O pecado nos tirou do caminho do caminho do Senhor, mas o sangue carmesim da remissão colocou-nos novamente no caminho...

O CARMESIM ERA UMA TINTA TIRADA DE UMA PLANTA TINHA A COR AVERMELHADA QUE REPRESENTA O SANGUE DA REMISSÃO, MAS TINHA TAMBÉM A COR DE UM AZUL CINTILANTE REPRESENTANDO O CÉU DE GLORIA NOSSA ETERNIDADE!!! O vermelho do sangue nos lava de todo o pecado e o azul do carmesim representa nossa salvação pelo sangue...

CONCLUINDO: As asas pode ter um simbolismo motivacional ou espiritual. As asas são o poder do voo, tanto na Natureza. Sendo assim, as asas são um símbolo de liberdade, fuga de buscar a distancia do pecado. Há uma frase que diz assim: Bater as asas e voar; é isto ai meu irmão com suas asas lavadas no sangue do remitir (recomeço) – Bata as suas asas e voa na liberdade do puro sangue carmesim!!!

 

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...

 

 


quarta-feira, 30 de março de 2022

PREPARA-TE, Ó IGREJA, PARA TE ENCONTRARES COM O TEU SENHOR: SEXAGÉSIMO OITAVO LIVRO ON LINE GRATUITO. POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO!!!

Amós 4:1-13 - Bíblia Viva 1 ESCUTEM-ME, SUAS "vacas gordas" de Basã que vivem em Samaria, vocês mulheres que estimulam seus maridos a roubar os pobres e oprimir os necessitados, vocês que nunca têm bebida suficiente! 2 O Senhor Deus jurou pela sua santidade que vai chegar o dia em que Ele, colocará ganchos em suas narinas e as levará para longe de sua terra como se leva o gado. Todas vocês, até a última, serão levadas embora, arrastadas, presas pôr anzóis! 3 Vocês serão arrancadas de suas belas casas e empurradas para fora da cidade pela brecha mais próxima das muralhas. O Senhor falou... 4 Andem, continuem sacrificando aos ídolos em Betel e em Gilgal. Continuem desobedecendo; os seus pecados se amontoam. Ofereçam sacrifícios pela manhã, diariamente, e tragam os dízimos duas vezes por semana!

5 Façam sacrifícios a seu próprio modo e tragam ofertas especiais. Isso os deixa muito orgulhosos e vocês contam tudo aos quatro ventos! 6 Eu fiz vocês passarem fome, diz o Senhor, "mas isso não adiantou; vocês se recusaram a voltar para mim. 7 Eu arruinei as suas plantações, impedindo que chovesse três meses antes da colheita. Deixei chover numa cidade e em outra não. Enquanto chovia numa plantação, a outra ficava seca e morria. 8 Gente de duas, três cidades, caminhava cansada até um lugar onde houvesse chovido para conseguir um pouco d’água, mas não havia água suficiente para todos. Apesar disso, vocês não voltaram para mim, diz o Senhor.

9 Castiguei suas fazendas e vinhas com pragas e ferrugem; os gafanhotos comeram as suas figueiras e oliveiras e apesar disso tudo, vocês não se converteram a mim, diz o Senhor. 10 Mandei contra vocês pragas semelhantes às do Egito. Matei os seus jovens na guerra e espalhei os seus cavalos. O cheiro dos cadáveres era insuportável e assim mesmo vocês se recusaram a vir. 11 Destruí algumas de suas cidades como fiz com Sodoma e Gomorra. Os sobreviventes pareciam pedaços de lenha, meio queimados, tirados da fogueira. Mas vocês não quiseram voltar a Mim, diz o Senhor.

12 Por tudo isso, trarei sobre vocês todos os males de que falei. Prepare-se para enfrentar o julgamento do seu Deus, povo de Israel! 13 Vocês estão enfrentando Aquele que formou as montanhas e criou os ventos, Aquele que conhece cada um de seus pensamentos. Ele transforma o dia claro em escuridão e esmaga as montanhas com seus passos. O Senhor, o Deus do Universo é o Seu nome...

ESTA PALAVRA É PARA PREPARAR O CRENTE PARA ENCONTRAR-SE COM DEUS:

Amós 4.12 Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Devemos estar prontos para o arrebatamento, pois JESUS vem buscar os preparados e não os que estão se preparando. Em muitos o ensino escatológico provoca medo, porém este ensino foi dado por DEUS para nos dar a alegria em saber que brevemente estaremos com Ele para sempre. Salmos 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

Alertar a todos que o noivo está chegando. Foi-nos dadas pistas para que pudéssemos saber, não o dia e nem a hora, porém a estação própria para a colheita de DEUS. Os sinais são patentes e as profecias nunca se cumpriram com tanta velocidade, estejamos prontos, aí vem o Noivo!!!!

Mt 25.6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Mt 25.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

MEU IRMÃO ESTA É A HORA DA SUA DECISÃO:

"Multidões, multidões no vale da decisão!!! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão" Joel 3:14... O "vale da decisão", um local específico e espiritual em que os filhos de Deus passam em algum momento de suas vidas. Vale é como um buraco na montanha, a parte baixa, feia, sem vida do monte. Nós sabemos que Deus está em cima do monte, como Moisés pôde presenciar e tentou levar todos de Israel para vê-lo face a face, mas se o Senhor está em cima, por que vamos para baixo?

Para se subir a um monte, é preciso começar pelo vale, passar por ele é regra, uma vez que faz parte do caminho, mas não podemos estacionar nele, temos que decidir a subir para encontrar com nosso senhor. O versículo diz: "Multidões, multidões", não é uma multidão, são várias! Sinal de que muita gente passa e fica empacado no vale da decisão. Essas pessoas querem ver o Senhor, se não quisessem não se disporiam a subir o monte, mas por terem suas vontades contaminadas e passivas, param no vale e não conseguem caminhar.

A Palavra continua e diz que o dia do Senhor virá no vale da decisão. Amados, o Senhor é um Deus justo, Ele nos ama, mas é justo, portanto se não nos decidimos plenamente por Ele e por sua Vontade chegará um momento em que o Seu dia chegará sobre nós e aí, Ele decidirá como ficará nossa situação. Não rejeitemos isso, vamos passar rapidamente pelo vale da decisão e continuar a subir o monte. CONCLUSÃO: - Você está preparado para a volta do nosso Senhor Jesus? (Hebreus10:37) “ Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;”


PREPARA-TE, Ó IGREJA, PARA TE ENCONTRARES COM O TEU SENHOR: Amós 4:1-13...

ANÁLISE HISTÓRICA: Amós, um dos maiores chamados profetas "menores". Profetizou durante os dias de Uzias, rei de Judá e de Jeroboão II, rei de Israel. Acerca de 760 ªc. Amós pertencia à classe pobre dos aldeões onde sabia que os pobres eram oprimidos e os ricos ficavam cada vez mais ricos e os pobres tornavam-se cada vez mais empobrecidos. Qualquer propriedade possuída pelo pequeno proprietário era obrigado a vender e havia uma força bruta adversas. Para Amós não havia justiça na terra.

Os que emprestavam dinheiro tomavam as roupas para servirem de garantia pela divida. Os Juízes recebiam subornos onde a injustiça significava vitória e a verdade derrota. - O homem honesto perdia o direito de ir aos tribunais e até mesmo o direito a vida. - Ou seja, não havia ordem. Amós era um camponês de Tecua. (cerca de seis milhas ao sul de Belém) onde exerceu atividade durante o reinado dos reis contemporâneos Ozias e Jeroboão.

O seu ministério se instaurou claramente no apogeu da prosperidade de Israel. Passava a maior parte do seu tempo como pastor e "cultivador de sicômoros" fruto semelhante ao figo. - Amós foi advertido por Amasias que deveria ganhar o seu sustento em Judá (aceitando um salário como os profetas profissionais).

Amós respondeu que ele não era um nãbi (profeta) daquele gênero, nem era tampouco um dos "filhos dos profetas": Recebera uma vocação especial. A sua mensagem era direta contra as injustiças sociais, e se tornou em um grande defensor da justiça. Amós foi um profeta enviado por Deus a um povo obstinado, que não queria ouvir a Sua voz.

Foi necessário que Deus enviasse sobre eles à seca, a fome, as pragas dos gafanhotos, para eles pararem e caírem em si.  Mas, mesmo assim, a dureza do coração persistia e aquele povo continuava longe de Deus. - Agora, através deste profeta do sul, Deus manda como que um ultimato: - "Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus".

Esta é a tua última oportunidade. Ou te arrependes dos teus pecados e dos teus maus caminhos ou virei a ti e tirarei de ti o teu castiçal, para não teres mais oportunidade de brilhar! Às vezes é preciso chegar a medidas extremas para que vejamos o perigo em que estamos.

OBJETIVO DESTA (PALAVRA) ESTUDO:

1º - PREPARAR O CRENTE; para encontrar-se com DEUS – “Amós 4.12 Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus”.

Devemos estar prontos para o arrebatamento, pois JESUS vem buscar os preparados e não os que estão se preparando. Em muitos o ensino escatológico provoca medo, porém este ensino foi dado por DEUS para nos dar a alegria em saber que brevemente estaremos com Ele para sempre. – “Salmos 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá”.

2º - ALERTAR A TODOS; que o noivo está chegando. Deus esta dando pistas para que possamos saber não o dia e nem à hora, porém a estação própria para a colheita de DEUS. Os sinais são patentes e as profecias nunca se cumpriram com tanta velocidade, estejamos prontos, aí vem o Noivo; - “Mt 25.6 - Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Mt 25.13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”. - Meus irmãos e amigos um dia querendo ou não todos compareceram diante de Deus, para prestar contas da tua vida. Que preparação tens feito para esse encontro com Deus? Lembra-te que, perante Deus, ninguém pode prevalecer com seus pecados e com sua alma manchada, por isso.

"PREPARA-TE MEU IRMÃO PARA TE ENCONTRARES COM DEUS"!

Em que consistirá essa preparação? Será que são suficientes as tuas boas obras? Será que tens merecimentos próprios para comparecer diante de Deus, Santo Justo e Verdadeiro? Lembre-se "todos nós somos, aos Seus olhos, como o imundo e todas as nossas justiças como trapos de imundície” (Isaías 64:6). Estamos mortos em delitos e pecados, logo, nada disso servirá de preparação.


QUE FAREMOS, POIS?

1º - Cada um de nós sinta os seus pecados, arrependa-se e confesse os seus pecados a Deus – “Atos 2:38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”; 2º - Cada um de nós creia, de todo o coração, no Senhor Jesus Cristo – “Atos 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”.

Cada um de nós lance sobre Jesus os seus pecados, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar - I João 2:1 – “MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. I João 2:2 - E ele é a propiciação (sacrificio e oferta a Deus para receber a absolvição) pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”.

PROPICIAÇÃO: Sacrifício e oferta a Deus para receber a absolvição e justificação. Absolvição: Ser livre da condenação. JUSTIFICAÇÃO: ser feito por justo ou inocente. Cada um de nós dê testemunho da sua fé, sendo batizado – “Atos 2:31b - Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados”.

MEU IRMÃO ESTA É A HORA DA SUA DECISÃO: "Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão" Joel 3:14.

O "VALE DA DECISÃO"; Um local específico e espiritual em que os filhos de Deus passam em algum momento de suas vidas. Vale é como um buraco na montanha, a parte baixa, feia, sem vida do monte. Nós sabemos que Deus está em cima do monte, como Moisés pôde presenciar e tentou levar todos de Israel para vê-lo face a face.

MAS SE O SENHOR ESTÁ EM CIMA, POR QUE VAMOS PARA BAIXO?

Para se subir a um monte, é preciso começar pelo vale, passar por ele é regra, uma vez que faz parte do caminho, mas não podemos estacionar nele, temos que decidir a subir para encontrar com nosso senhor. Lembre-se: vale representa o mundo um lugar de sofrimento e provação. Monte representa a igreja (a porta do céu), um lugar de paz e bênçãos, milagres e poder, santidade e amor onde habita Senhor Jesus. Monte também simboliza a eternidade onde encontraremos com o Senhor Nosso Deus. O versículo diz: "Multidões, multidões", não é uma multidão, são várias!

Sinal de que muita gente passa e fica empacado no vale da decisão. Essas pessoas querem ver o Senhor. Se não quisessem não se disporiam a subir o monte, mas por terem suas vontades contaminadas e pecados, param no vale e não conseguem caminhar.

LEMBRE-SE: MUITOS SÃO CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS.

A Palavra continua e diz que o dia do Senhor virá no vale da decisão. Amados, o Senhor é um Deus justo, Ele nos ama, mas é justo, portanto se não nos decidimos plenamente por Ele e por sua Vontade chegará um momento em que o Seu dia chegará sobre nós. NESTE MOMENTO ELE DECIDIRÁ COMO FICARÁ NOSSA SITUAÇÃO!!! Não rejeitemos isso, vamos passar rapidamente pelo vale da decisão e continuar a subir o monte para encontrar com o Senhor Jesus.

CONCLUSÃO: Você está preparado para a volta do nosso Senhor Jesus? (Hebreus 10:37) “ Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;” Queria falar do significado de duas palavras deste estudo: 1º - ENCONTRAR: essa raiz denota um encontro planejado em que o sujeito intencionalmente confronta o objeto. "Ter encontro previamente (próximo) marcado". - 2º - PREPARAR: Aprontar, arranjar, dispor com antecedência. Predispor favoravelmente. Estudar, organizar previamente. Dar preparo, tendo em vista algo futuro, onde certas coisas são arrumadas.


VENCENDO O VALE:

(Salmos 84:2) - A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. (Salmos 84:3) - Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. (Salmos 84:4) - Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.) (Salmos 84:5) - Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. (Salmos 84:6) - Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.

(Salmos 84:7) - Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus. (Salmos 84:8) - SENHOR Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.) (Salmos 84:9) - Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. (Salmos 84:10) - Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. (Salmos 84:11) - Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. (Salmos 84:12) - SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

INTRODUÇÃO: A vida humana se dá em meio a muitas lutas e tristezas. E a Palavra de Deus, longe de minimizar esse fato, nos mostra que por vezes (e muitas vezes), no nosso caminhar nem tudo são rosas, nem tudo é planícies... HÁ VALES PROFUNDOS, VALES SECOS, ÁRIDOS; HÁ ERMOS, HÁ DESERTOS: HÁ UM VALE DE LÁGRIMAS... É assim que o salmista do salmo 84 se refere e chama a sua própria vida: Vale de lágrimas - v. 6 (Bakha' no Hebraico; isto é: choro, lágrima).

Porque no mundo em que vivemos, por vezes, acabamos dando num vale de lágrimas. De modo particular cada um de nós já passou, ou está passando, por esse vale. Para alguns, o vale da perda, da traição, da violência, para outros, o vale da tentação, da indiferença ou da depressão. Há sempre um desses vales sombrios que nos fazem chorar no caminho,

MAS O QUE FAZER? O salmista que passou essa terrível experiência nos dá a formula para quem quer atravessar esse vale e sair dele. 1. É PRECISO TER DEUS COMO FONTE DE NOSSA FORÇA; - V.5. "bem-aventurado o homem cuja forca está em Ti"... Só vence o vale de lágrimas aquele que faz de Deus a sua Fonte, o seu Gerador-mor, a Usina de sua vitalidade. Isso porque não há força humana que resista ao Vale de Baca. Na hora do desprezo, da depressão, da tragédia, qualquer forca humana é menor que as adversidades que nos atingem. Portanto, só vence o vale de Baca quem já entra nele afirmando de onde vem a sua força. A nossa força não vem do pensamento positivo, não vem do dinheiro, não vem da família - a nossa força vem do Senhor.

2. É PRECISO TER A GEOGRAFIA DO CORAÇÃO MUDADA: "Bem-aventurado o homem (...) em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial (...)". Esse que é capaz de transformar o vale árido das lágrimas num manancial de bênção, é aquele cuja geografia do coração já foi alterada - o seu coração já foi aplanado, nivelado. Ele tem um coração plano, sem tortuosidade.

ISTO SIGNIFICA O SEGUINTE: só muda a geografia do lado de fora da vida, quem já mudou a geografia do lado de dentro. É a topografia do coração que determina a topografia da vida. Portanto, é impossível mudar a história que nos circunda, sem que primeiro mudemos a história do nosso coração. Quem traz dentro de si essa geografia do coração transformado é capaz de transformar qualquer deserto em manancial de bênçãos.

3. É PRECISO VIVER A TEOLOGIA DA GRAÇA: Essa teologia esta em todo esse salmo 84 ...e o verso 11 traz essa afirmação da graça dizendo: "Porque o SENHOR Deus é Sol e Escudo; o SENHOR dá Graça e Glória". É impressionante a redundância intencional do salmista ao falar da Graça: "SENHOR dá Graça". Graça já significa dar; "dar graça" então é graça ao quadrado - é graça em dobro. O que significa? Significa que o vale de lágrimas não é em razão de um estancamento, um esgotamento, uma exaustão da Graça de Deus. O vale não estanca a Graça de Deus, ele apenas a inflaciona a torna do tamanho da nossa dor.

Ela ganha a anatomia do nosso sofrimento. De modo que quanto maior a dor maior o derrame e dispêndio da Graça em nossa vida. É por isso que é na travessia das lágrimas que o tem maior percepção da grandeza da Graça de Deus: ...no verso 1 ele chama DEUS DE AMÁVEL, no verso 2, de DESEJÁVEL, ...e ainda no 2, de PROMOTOR DA ALEGRIA. No verso 3, ele PERCEBE DEUS COMO NINHO. Deus se torna o seu Lugar de descanso e repouso. E no verso 9, Deus é ainda o seu PROTETOR. É DEUS ESCUDO.

CONCLUSÃO: Quem sabe, nós não estejamos hoje, no meio de nosso Vale de Baca - consumidos pelas lágrimas do sofrimento. Esse salmo é uma carta de alforria de Deus para nossas vidas, ...cujo cotidiano é marcado por essas mudanças ou contratempo e lutas que acabam por tornar nossas vidas num vale de lágrimas. De modo que com essas atitudes certas nós podemos transformar o vale de lágrimas em vale de bênçãos.

E O VALE DA INDECISÃO EM VALE DA DECISÃO!!! IRMÃOS PERMANECEMOS FIRMES EM NOSSA FÉ PREPARADOS PARA ENCONTRAR COMO O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!!!

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo.

 

 

 

 

segunda-feira, 28 de março de 2022

QUAL É SUA MURALHA: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO!!!


“Nem mesmo as fortes muralhas resistiram ao poder de Deus através de seu povo”... Na época da Bíblia, a importância de uma cidade podia ser vista de longe, de acordo com o tamanho de seus muros. Quanto maiores os paredões de proteção, mais desenvolvida era a comunidade em seu interior, daí a necessidade de uma barreira de defesa. Na época canaanita, as muralhas eram feitas de pedra. A mais famosa daqueles tempos era a de Jericó, como vemos no Antigo Testamento. Na verdade, era uma proteção dupla, como um grande muro dentro de outro, com um espaço de 5 metros entre eles. O de fora tinha 2 metros de largura e, o interno, 4 metros, com torres de vigia com 10 metros de altura, a mesma da muralha.

Havia até mesmo casas sobre os muros – muitos acreditam que a da prostituta Raabe, que ajudou os espiões hebreus, fosse uma dessas construções. Foi a primeira grande fortificação com que os hebreus se depararam em sua ocupação da Terra Prometida, após a libertação do cativeiro egípcio – eles não só chegaram até aquele território cruzando o Jordão!!!

Mas tiveram que conquistá-lo. O cenário é bem conhecido: hebreus cansados, quatro décadas de jornada pelo deserto, incrivelmente em desvantagem em relação a uma cidade bem desenvolvida, armada e guarnecida.

Como conquistar aquela gigantesca fortaleza, intimidante até mesmo para os padrões atuais? Um povo fraco e cansado entendeu, por meio de seu líder Josué, que não era com a força deles que deveriam contar. Ao invés de espadas e escudos, trombetas, gritos e orações (ADORAÇÃO – LOUVOR E ORAÇÃO). Ao fim de sete dias de cerco, os muros simplesmente ruíram. Não pela ação física do homem ou de artefatos mecânicos, mas pela ação de Deus.

A ciência comprova. Em escavações realizadas no início do século 20, o arqueólogo inglês John Garstang (1876-1956), diretor do Departamento de Antiguidades da Palestina e diretor da Escola Britânica de Arqueologia de Jerusalém na época do Mandato Britânico, concluiu que a muralha externa caiu de dentro para fora e, como ficava num terreno um pouco abaixo da interna, arrastou-a junto na queda, assim como muitas das casas em cima dela. Antes a majestosa defesa foi abaixo.  O que dava medo e desanimava, não passava mais de escombros. A passagem estava aberta. Jericó era do povo de Deus.

Todos têm, em alguns momentos da vida, muralhas à sua frente.  E em todas as áreas sendo mais especifico familiares, financeiras, físicas e espirituais: Aquela vida abundante que parece impossível; a felicidade no casamento e âmbito familiar que parece só acontecer para os outros ou é vista como “coisa de novela”; dívidas; doenças; dificuldades das mais variadas formas. Mas o que faz a diferença é como você enxerga essas muralhas? Elas são um indício de que deve desistir ou desanimar? Ou você, como o povo hebreu, não as VÊ COMO OBSTÁCULOS, MAS COMO DESAFIOS? Foi assim que os homens de Josué viram a questão, e A DIFICULDADE VIROU VITÓRIA.

Assim como DEUS LIBERTOU o povo de Israel da escravidão do Egito e deu a eles a Terra Prometida, Ele TAMBÉM QUER DAR A VOCÊ. Mas, para isso acontecer, não basta apenas crer na profecia. É preciso agir, lutar, colocar toda a sua força e fé. Se Moisés não tivesse ESTENDIDO O CAJADO O MAR NÃO ABRIRIA!!!

A fé o crer (O ACREDITAR E CONFIAR) no Senhor Jesus é o seu cajado de hoje, o Mar Vermelho não se abriria simplesmente por causa da promessa. TINHA QUE HAVER UMA ATITUDE DE FÉ!!! - Do mesmo modo, se Josué não tivesse obedecido à Palavra de Deus – Que é a Profecia (VENTO PROFETICO) – E não tivesse rodeado a cidade por sete dias, dado as treze voltas e seguido todas as instruções do Senhor, as muralhas não teriam ruído e o povo não teria tomado posse da cidade de Jericó, mesmo tendo recebido a Profecia e promessa Divina.

Isso significa dizer que entre crer na Profecia e o cumprimento dela na nossa vida existe um caminho a ser percorrido. O cajado estendido por Moisés representa a fé, que deve ser usada para que a Profecia se cumpra. Obediência à palavra e fé no poder de Deus através de Jesus Cristo são as ferramentas que nos levarão a tomar posse da nossa terra prometida. Onde está a sua muralha aquela que não te deixa chegar à felicidade plena ou a vida abundante de Jesus que você precisa derrubar?

Na vida financeira (prosperidade), familiar (harmonia e paz no seu lar), física (saúde), espiritual (unção, poder e milagres) ou numa causa que, aos seus olhos, é impossível de ser resolvida? Não se acomode com o seu problema. Participe desta campanha de fé orar todos os dias, ore diariamente pelas suas causas faça essas muralhas ruírem em nome de Jesus Cristo. Tenha uma atitude de coragem e tome posse da sua terra prometida!!! O CÉU É NOSSA PROMESSA A TERRA NOSSA REALIDADE, DEUS ESTA NO CÉU E JESUS ESTA NA TERRA...

Vamos orar: Meus Deus em nome de Jesus Cristo, eu quebro toda muralha na minha vida e no poder do teu santo nome eu ordeno que ela caia por terra no nome santo de Jesus Cristo.

Eu creio no poder do alto, o poder que vem do teu trono, o poder que vem da tua voz soberana e poderosa e recebo na autoridade do Senhor a minha vitória e andarei sobre os escombros desta muralha, Pois eu tomo posse de minha vitória no nome de Jesus Cristo, amém!!!

Js 6.1-10 e 20 - Jericó tinha uma localização privilegiada, devido ao contato com o Oriente e pelo abundante acesso às águas. Sua muralha era aparentemente impenetrável e inacessível, com cerca de 9 metros de atura e entre 2,5 a 6 metros de largura. Para o homem era impossível, mas para Deus... Não havia dificuldade nenhuma!!!

A PRÁTICA DO OUVIR: Deus deu instruções claras e precisas sobre o que fazer (6.2-4). Uma geração inteira havia morrido no deserto porque não ouviu os conselhos dados por Deus, tornando-se desobediente (Js 5.6). Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a gente dos homens de guerra que saíram do Egito, que não obedeceram à voz do SENHOR, aos quais o SENHOR tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a seus pais, terra que mana leite e mel.

A DESOBEDIÊNCIA GERA A MORTE! A OBEDIÊNCIA, VIDA E BÊNÇÃO!!! Para que as muitas muralhas caiam em nossas vidas, temos que ter a mesma atitude de ouvir o que o Senhor fala. Muitos são seus ensinamentos sobre as várias áreas da vida que precisam ser ouvidas e seguidas. Orientações sobre a vida em família, finanças, saúde, relacionamentos, etc. Quem não tem disposição para ouvir ficará para fora das promessas de Deus. Jesus disse inúmeras vezes "quem tem ouvidos para ouvir, ouça".

A PRÁTICA DO ESPERAR: Josué orientou ao povo que não desse o brado de guerra, não levantasse a voz, até o dia em que lhe ordenaria (Js 6.10: Porém ao povo ordenara Josué, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: gritai! Então, gritareis).

Imagine uma multidão de cerca de quarenta mil homens (Josué 4.13) esperando em silêncio por seis dias a manifestação de Deus. Ficaram firmes, pacientes, confiantes e inabaláveis, esperando o tempo certo. Muitos cristãos não sabem esperar o tempo de Deus. Deus é Senhor do tempo e soberano sobre todos os acontecimentos nos céus e na terra. Jesus disse com ênfase: "não andeis ansiosos por coisa alguma."

A PRÁTICA DO AVANÇAR: Finalmente, no sétimo dia, as muralhas ruíram ao som das trombetas e do grito do povo e tomaram Jericó (6.20: Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram). Era somente a primeira cidade de muito mais que viria adiante.

Cada muralha que derrubamos nos capacita a novos avanços e conquistas. Em nossas vidas e ministérios existe o preciso momento de avançar. É o momento em que devemos fazer a nossa parte, o povo escalou as ruínas de pedra, foi difícil, mas compensador!!! Afinal, Jesus disse:

"as portas do inferno não prevalecerão sobre sua igreja." - Deus te chama hoje a derrubar muralhas dos relacionamentos, das dificuldades, das feridas da alma, da falta de perdão, da rejeição, do abandono... Deus te chama a derrubar as muralhas; financeiras, físicas, familiares e espirituais. Reconheça apenas que sozinho você não consegue, peça a Ele que te dê as instruções.

DEUS COLOCA HOJE A SUA DISPOSIÇÃO O SEU BRAÇO FORTE!!!

 

- DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...