MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

O FIM OU UM RECOMEÇO: (CRONICA ESCRITOR MAURILIO OSWALDO)


O HOMEM SEM DEUS: No silencio da madrugada, com saudade marcada como uma tatuagem em sua alma, na escuridão de mais uma noite no abandono em meio a suas tristezas em um choro contido quase sem lagrimas.

Rosto marcado pelas rugas do tempo, olhos que vê as luzes se apagando e uma voz embargada pelo cansaço ele espera seu triste fim...

Alheio ao que se passou ele vive seus dias dissolutamente, quase que inconscientemente, vive seus momentos como se não houvesse o depois, sem preocupação carrega seus fardos quase sem culpa.

Vivendo por viver como em um palco sem saber que a vida é como uma peça teatral que tem seu começo, meio e também seu fim. O que vai dizer amanhã quando te perguntarem; “o que você tem feito”, pois viver por viver não vale a pena...

O HOMEM COM DEUS: A cada dia ele se entrega ao seu chamado em um esforço profundo vive sua vida com planos, mas também consciente que se a vida começou um dia ela vai acabar para um início glorioso em um outro lugar cercado de gloria e paz.

Sabendo que sua vida e frágil como uma bolha de sabão, indelével como uma neblina, passageira como as semanas deixadas para traz em um tempo que escondeu entre rugas sua juventude. Com uma grande esperança que um dia tudo pode mudar ao soar da trombeta e o ressurgir de sua eternidade...

Saiba que sua vida é semelhante; como a erva: O homem é como a erva e a flor do campo. Seca a erva e a flor murcha. Como a sombra: O homem é como um sopro; os seus dias como sombra que passa. Como um vapor: Vapor que se dissipa no ar.

Portanto: Fazei bolsas que não envelheçam um tesouro inesgotável no céu, aonde os ladrões não chegam nem a traça os corrói. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará o vosso coração (Lucas 12,33-34).

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


 

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

CASA DE BETÂNIA A CASA DE MILAGRES: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BIBLÍCO!!!


Textos: Mateus 26:6 “E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,” e João 11:1 “Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta”. Durante a narrativa bíblica presente nos evangelhos, percebemos vários momentos em que Jesus esteve em Betânia.

Constantemente, ele era atraído por aquela cidade. Mas, o que havia em Betânia que tanto atraia Jesus? Por que o Mestre gostava tanto de estar ali a ponto de ser a última cidade em que esteve antes de sua morte? Certamente os relacionamentos tidos por Jesus em Betânia nos servem como referência para compreender a preferência de Jesus por aquela cidade.

BETÂNIA Significa casa dos pobres ou casa de aflição. Em Betânia, habitava Simão o leproso; Lazaro, aquém Jesus ressuscitava e quem Jesus chamou de amigo; Marta a serva fiel; e Maria, que foi um exemplo de intimidade com Ele.

Ali uma comunidade de pessoas com atitudes que atrai a Jesus, este lugar especial, não pela riqueza e aparência, mas pelo tipo de pessoas e comportamentos que estavam ali.  Qual tipo de pessoa havia em Betânia, a ponto de Jesus fazer dali um lugar favorito?

1º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali SIMÃO O LEPROSO - “E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso,” Marcos 14:3. Simão havia sido leproso. Essa enfermidade terrível era a pior marca que um homem poderia receber na época de Jesus.

Além de toda humilhação, os que se encontravam nessa situação não desfrutavam de momentos de paz e alegria. Os leprosos eram considerados impuros, assim, colocados para viverem longe de suas famílias e amigos, eram tristes e amargurados repudiados pela sociedade...

Não podiam trabalhar, estudar, nem mesmo passear perto de outras pessoas. A lepra, nos tempos de Jesus, era uma evidência do pecado do homem. Essa doença aponta para a condição pecaminosa dos homens diante de Deus. Hoje você pode ter um encontro com Jesus e você ficara limpo de toda lepra e ser purificado totalmente.

A lição que temos a respeito do Simão, o leproso, é maravilhosa embora sendo curado pelo Senhor e restaurado de sua doença ficou conhecido como o Leproso. Tinha Simão algo que precisamos ter para atrair a presença do Mestre. Certamente a gratidão de Simão, o leproso atraiu o mestre.

Além de agradecer com palavras, ele se tornou um anfitrião fiel para jesus em Betânia ele abriu as portas do seu coração para Cristo e as portas de sua casa para Igreja. Na casa de Simão Jesus abençoou muitos uma pessoa como Simão agrada o coração do Pai. AGRADECIDA!!!

2º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali LAZARO, O QUE RESSUSCITOU DOS MORTOS, “Foi, pois, Jesus seis Dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.” João 12:1...  Lazaro era um dos moradores de Betânia diz a bíblia que sempre que Jesus se dirigia a Betânia se encontrava com lazaro.

Lazaro – O amigo que comia a mesa com Jesus: “Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.” João 12:2. Sentar-se à mesa com alguém, traz um sentido uma ideia de grande intimidade e comunhão. Frequentemente sentamos a mesa com amigos, discípulos, famílias. Ali Jesus se sentia em casa em um ambiente seguro e confortável.

Lazaro – O amigo que tirava lagrimas do mestre: “Jesus chorou.  Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava”. João 11:35-36.

Lazaro – Era testemunho vivo do poder de Deus: “E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.” João 12:9.

Você pode desfrutar do poder de Jesus hoje, agora é só o convidar e se tornar amigo dele. Em que área de sua vida precisa de um milagre? O que está morto em sua vida vai se tornar em um testemunho vivo do poder de Deus. Assim como lazaro se tornou.

3º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali MARTA, AQUELA QUE SERVIA. “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;” Lucas 10:38...

Certamente Betânia tinha o seu lugar especial no coração de Jesus, não pela beleza ou localização privilegiada da cidade, mas pelas pessoas que ali habitavam. “Marta, porém, andava distraída em muitos serviços;” Lucas 10:40.

A disposição de Marta em servir ao Senhor com excelência é resultado de um encontro verdadeiro que ela teve com Jesus. Hoje você pode abrir sua casa para entrada de Jesus. Marta – A Leal, transparente e sincera. “Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.” Lucas 10:40. Jesus frequentava a casa de Betânia pois ali haviam pessoas leais e sinceras.

4º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali MARIA, AQUELA QUE SE RENDIA AO SENHOR!!! “E tinha está uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.” Lucas 10:39. Que Amor Jesus tinha por Betânia!!! Além do seu amor para com todos os homens, havia em Betânia pessoas apaixonadas por Jesus. Uma das pessoas era Maria, irmã mais nova de Lazaro e Marta.

Maria tinha Jesus não somente como salvador, mas como Senhor. Muitas pessoas querem servir ao Senhor somente com salvador, mas nesta noite ele quer se tornar o seu Senhor. Se quisermos ver a glória de Deus em nossas vidas precisamos nos render a Ele, nos pés Dele para ficarmos em pé.

Maria – Aquela que se lançou aos pés do mestre. “Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés,” João 11:32ª. A maneira de se encontrarmos com Jesus é se jogando para Ele. Nos pés Dele.

Ex: De conversão verdadeira. “Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.” João 12:3... Quando damos o melhor pra Ele, o bom perfume de Cristo toma nossa casa e todos podem ver a glória do Senhor em nós.

Onde tem Simão o leproso arrependido e cheio de AGRADECIMENTO, Lazaro O AMIGO QUE MORREU E RESSUSCITOU, Marta AQUELA QUE SERVE e Maria AQUEBRANTADA, vai se tornar um lugar favorito de Jesus.

CASA DE BETÂNIA SIGNIFICA CASA DE AFLIÇÃO, MAS PODERIA SE CHAMAR CASA DE MILAGRES. Desfrute hoje dos milagres do Senhor. E onde Jesus entra a miséria, a pobreza, a droga, as brigas, a doença, TUDO VAI EMBORA POR CAUSA DELE.

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...

 

 


 

SIMPLESMENTE DELETAR: CRÔNICA PASTOR MAURILIO OSWALDO...


Observo que hoje no tempo da CIBERNÉTICA que quer dizer: “funções humanas de controle e dos sistemas mecânicos e eletrônicos que se destinam a substituí-los”...

o homem cibernético está EXCLUINDO os outros e SUBSTITUINDO, DELETANDO lembranças que deveriam estar guardadas em um lugar chamado MEMORIAS da gratidão.

JOGANDO FORA aqueles que têm pensamentos contrários aos nossos e olha que estamos vivemos em um país entre aspas “DEMOCRÁTICO”.

Hoje vivemos na época do CORONELAMISMO URBANO e pessoal, a INQUISIÇÃO MODERNA não manda matar pessoas, mas MATAM ou DESTRUEM sentimentos e relacionamentos.

Abandonar aos CONTRÁRIOS nunca será a melhor solução, pois não devemos CONFORMAR, mas TRANSFORMAR devemos buscar a liberdade, mas uma LIBERDADE debaixo de AUTORIDADE.

Por fim VALORIZAR os companheiros amados, RESPEITAR os que merecem DE direitos. Lembrem-se Deus nos deu as pessoas para amá-las e não as delatar por desgastes do tempo 

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


 

CASA DE BETÂNIA O LUGAR FAVORITO DE JESUS:


Textos: Mateus 26:6 “E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,” e João 11:1 “Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta”. Durante a narrativa bíblica presente nos evangelhos, percebemos vários momentos em que Jesus esteve em Betânia.

Constantemente, ele era atraído por aquela cidade. Mas, o que havia em Betânia que tanto atraia Jesus? Por que o Mestre gostava tanto de estar ali a ponto de ser a última cidade em que esteve antes de sua morte? Certamente os relacionamentos tidos por Jesus em Betânia nos servem como referência para compreender a preferência de Jesus por aquela cidade.

BETÂNIA Significa casa dos pobres ou casa de aflição. Em Betânia, habitava Simão o leproso; Lazaro, aquém Jesus ressuscitava e quem Jesus chamou de amigo; Marta a serva fiel; e Maria, que foi um exemplo de intimidade com Ele. Ali uma comunidade de pessoas com atitudes que atrai a Jesus, este lugar especial, não pela riqueza e aparência, mas pelo tipo de pessoas e comportamentos que estavam ali.  Qual tipo de pessoa havia em Betânia, a ponto de Jesus fazer dali um lugar favorito?

1º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali SIMÃO O LEPROSO - “E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso,” Marcos 14:3. Simão havia sido leproso. Essa enfermidade terrível era a pior marca que um homem poderia receber na época de Jesus. Além de toda humilhação, os que se encontravam nessa situação não desfrutavam de momentos de paz e alegria.

Os leprosos eram considerados impuros, assim, colocados para viverem longe de suas famílias e amigos, eram tristes e amargurados repudiados pela sociedade, não podiam trabalhar, estudar, nem mesmo passear perto de outras pessoas. A lepra, nos tempos de Jesus, era uma evidência do pecado do homem. Essa doença aponta para a condição pecaminosa dos homens diante de Deus.

Hoje você pode ter um encontro com Jesus e você ficara limpo de toda lepra e ser purificado totalmente. A lição que temos a respeito do Simão, o leproso, é maravilhosa embora sendo curado pelo Senhor e restaurado de sua doença ficou conhecido como o Leproso.

Em Lucas 17:15-17 “E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?” Alguns estudiosos do Novo Testamento argumentam que este leproso “curado e grato” do texto que lemos acima.

Como Jesus amava estar em Betânia! Jesus poderia estar em qualquer lugar de Israel, mas escolheu estar em Betânia pois era lá que era amado e honrado. Mas o que podemos aprender com Simão? O que Jesus viu em Simão a ponto de usar a sua casa como um lugar de edificação?

Tinha Simão algo que precisamos ter para atrair a presença do Mestre. Certamente a gratidão de Simão, o leproso atraiu o mestre. Além de agradecer com palavras, ele se tornou um anfitrião fiel para jesus em Betânia ele abriu as portas do seu coração para Cristo e as portas de sua casa para Igreja. Na casa de Simão Jesus abençoou muitos uma pessoa como Simão agrada o coração do Pai. AGRADECIDA!!!

2º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali LAZARO, O QUE RESSUSCITOU DOS MORTOS, “Foi, pois, Jesus seis Dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.” João 12:1...  Lazaro era um dos moradores de Betânia diz a bíblia que sempre que Jesus se dirigia a Betânia se encontrava com lazaro... 

Lazaro – O amigo que comia a mesa com Jesus: “Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.” João 12:2. Sentar-se à mesa com alguém, traz um sentido uma ideia de grande intimidade e comunhão. Frequentemente sentamos a mesa com amigos, discípulos, famílias. Ali Jesus se sentia em casa em um ambiente seguro e confortável.

Lazaro – O amigo que tirava lagrimas do mestre: “Jesus chorou.  Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava”. João 11:35-36. O início do capitulo 11 mostra a vida de lazaro e sua doença e por fim morte. Talvez na sua vida amado a muita morte, mas quero trazer uma boa notícia Jesus te ama e chora por você. Jesus foi até acusado de chegar atrasado, mas Ele nunca chega atrasado Ele chega no momento certo. Minha casa era uma casa de aflição e morte são estas casas que jesus chega e gosta de fazer milagres.

Lazaro – Era testemunho vivo do poder de Deus: “E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.” João 12:9. Você pode desfrutar do poder de Jesus hoje, agora é só o convidar e se tornar amigo dele. Em que área de sua vida precisa de um milagre? O que está morto em sua vida vai se tornar em um testemunho vivo do poder de Deus. Assim como lazaro se tornou.

Lazaro – Uma novidade de vida. Aqueles que foram conquistados por Jesus tem a oportunidade de andar em novidade de vida e experimentam a vida abundante. Esta vida não procede do esforço humano ou do esforço da religião e sim da vida de Deus em nós. Esta vida pode entrar dentro de você hoje e nunca mais a tristeza e a solidão vão te perturbar.

Sabe aquelas áreas de sua vida que já perdeu as esperanças de ver mudanças hoje você pode tocar no Senhor e tudo que está morto vai florescer e ganhar vida.

3º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali MARTA, AQUELA QUE SERVIA. “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;” Lucas 10:38... Certamente Betânia tinha o seu lugar especial no coração de Jesus, não pela beleza ou localização privilegiada da cidade, mas pelas pessoas que ali habitavam.

Jesus não tinha um lugar fixo de residência, pois o seu ministério exigia uma movimentação continua de cidade em cidade, Marta foi uma anfitriã solicita ela soube reconhecer o mestre em sua casa e queria lhe garantir o bem estar. A atitude de Marta nos faz pensar a nossa atitude em relação a Cristo. Hoje, Jesus se hospeda em nossa casa através de seu ESPIRITO se tivermos o coração de Marta poderemos ter toda nossa família salva. Através da atitude de Marta Lazaro ressuscitou.

“Marta, porém, andava distraída em muitos serviços;” Lucas 10:40. A disposição de Marta em servir ao Senhor com excelência é resultado de um encontro verdadeiro que ela teve com Jesus. Hoje você que nos visita pode abrir sua casa para entrada de Jesus. Marta – A Leal, transparente e sincera. “Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.” Lucas 10:40. Jesus frequentava a casa de Betânia pois ali haviam pessoas leais e sinceras.

Talvez você entrou aqui e existem muitos questionamentos em seu coração, mas a sua sinceridade agrada ao Senhor. Fala pra Ele das suas necessidades, das suas lutas, das suas carências, está sinceridade agrada a Deus.

4º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali MARIA, AQUELA QUE SE RENDIA AO SENHOR!!! “E tinha está uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.” Lucas 10:39. Que amor Jesus tinha por Betânia!!! Além do seu amor para com todos os homens, havia em Betânia pessoas apaixonadas por Jesus. Uma das pessoas era Maria, irmã mais nova de Lazaro e Marta.

Maria estava entre aquelas pessoas que fazia Jesus sentir saudades. A visita de Jesus causava grande impacto na vida dela e pode causar em nossas vidas, mas precisamos nos render com ela fazia. “Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” João 11:32...

Maria tinha Jesus não somente como salvador, mas como Senhor. Muitas pessoas querem servir ao Senhor somente com salvador, mas nesta noite ele quer se tornar o seu Senhor. Se quisermos ver a glória de Deus em nossas vidas precisamos nos render a Ele, nos pés Dele para ficarmos em pé. 

Maria – Aquela que se lançou aos pés do mestre. “Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés,” João 11:32ª. A maneira de se encontrarmos com Jesus é se jogando para Ele. Nos pés Dele. Ex: De conversão verdadeira. “Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.” João 12:3... Quando damos o melhor pra Ele, o bom perfume de Cristo toma nossa casa e todos podem ver a glória do Senhor em nós.

Onde tem Simão o leproso arrependido e cheio de graça, Lazaro aquele que morreu e ressuscitou, Marta aquela que serve e Maria a quebrantada, vai se tornar um lugar favorito de Jesus. Casa de Betânia significa casa de aflição, mas poderia se chamar casa de milagres. Desfrute hoje dos milagres do Senhor. E onde Jesus entra a miséria, a pobreza, a droga, as brigas, o crack, tudo vai embora por causa Dele.

Pregada pelo Pastor Alexandro Claudino (Batista Vinho Novo)... DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO.


 

A TRICOTOMIA DO HOMEM: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


VERSÍCULO DO DIA: Mateus 10:28 - E não tenham medo daquilo que mata o corpo e não podem matar a alma; tenham temor de Deus, que antes pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo ou te dar a vida eterna para sua alma no paraíso celestial. VOCÊ MEU IRMÃO É UM SER TRICOTÔMICO E NA SUA TRICOTÔMIA VOCÊ PRECISA ALIMENTAR ESTE TRÊS ELEMENTOS: O CORPO, A ALMA E O ESPIRITO!!!

Hoje nossa tricotomia sofre grande pressão do mundo e travamos batalhas tremendas, mas há fim para o mal, há uma justiça a ser executada, há uma redenção a ser consumada. E tudo isso acontecera e a vitória virá sobre nossa vida através da comunhão com: DEUS A IGREJA (QUE SÃO OS IRMÃOS) E JESUS CRISTO...

O Homem é Uma Tricotomia: O HOMEM E A MULHER É ESPÍRITO: Que é formado de intuição, consciência e comunhão. A intuição é onde Deus revela Sua vontade. A consciência é a campainha moral. A comunhão é para adorar a Deus. 

O HOMEM E A MULHER TÊM UMA ALMA: A alma é formada de mente, emoção e vontade. Com a mente eu penso, raciocínio, com a emoção eu sinto; com a vontade eu decido, escolho, tomo decisões. O HOMEM E A MULHER TEM UM CORPO: Que é formado de carne, osso e sangue. Por meio dele tenho contato com a matéria, com tudo que é externo. Portanto a alam é nosso homem interior que precisa se alimentar d palavra de Deus.

O corpo é a parte exterior que precisa se alimentar de água e pão que simboliza todo nosso alimento. Por isso quando Jesus disse: Eu sou o pão e a água da vida Ele está dizendo que é o nosso alimento diário o maná que desceu do céu a exemplo do maná no deserto do povo de Israel Jesus é o nosso maná que diariamente precisamos alimentar e comer de sua palavra, pois Jesus é o único caminho que leva a Deus, a verdade absoluta e plena e a vida se vivemos com ele morreremos com ele!!! Amem.

A Alma é o órgão de decisão. Nela está a nossa vontade, através da qual escolhemos. Ela fica entre o espírito e o corpo e decide se o mundo espiritual ou o mundo material governará. Quando nascemos de novo (de cima ou do alto de Deus), o nosso espírito Alma morto pelo pecado é vivificado e volta a viver para Deus. O Espírito Santo passa a habitar nesse novo espírito. E junto alma e o Espirito Santo exerce o processo da salvação eterna!!!

Pois a salvação é uma estrada de mão dupla: Deus e o homem, a alma do homem e o Espirito Santo de Deus e Jesus Cristo e sua palavra eterna são os alimentos que nos fortalece neste processo salvítica (SALVÍFICA).

A NOSSA ALMA PRECISA SER SALVA: Se ela não for salva, continuaremos a obedecer às exigências do nosso corpo, ao invés de nos submetermos ao governo do Espírito de Deus e do nosso espírito. 

NESTE PROCESSO DE SALVAÇÃO PRECISAMOS: ARREPENDER DE NOSSAS FALHAS – CONFESSAR A DEUS NOSSOS PECADOS – CRER QUE JESUS ATRAVÉS DA CRUZ DO CALVÁRIO NOS PERDOOU E VIVER UMA VIDA DE COMUNHÃO COM A IGREJA E DEUS QUE NOS AJUDARA NESTE PROCESSO DIÁRIO DA SALVAÇÃO!!!

ALIMENTA MEU IRMÃO NÃO SOMENTE COM O PÃO DE CADA DIA. MAS TAMBÉM COM O PÃO QUE DESCEU DO CÉU PARA ALIMENTAR NOSSO HOMEM INTERIOR: UMA ALMA ALIMENTADA E UMA ALMA FORTIFICADA!!! AMÉMMM... ORAÇÃO!!!

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23...

 

 

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


 

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

BETÂNIA: UM LUGAR DE REFRIGÉRIO E VIDA!!! POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BIBLÍCO!!!


O nome Betânia tem origem hebraica, sendo uma forma alternativa do nome "Bethany", que significa "casa dos figos" ou "casa dos pobres". Betânia é um nome com uma conotação simbólica e é associado a um lugar mencionado na Bíblia, onde Jesus realizou milagres e teve encontros significativos.

Jesus havia preparado seus discípulos para esta última caminhada que fará à cidade de Jerusalém. Ele sabe que havia chegado a hora, quando cumpriria em todos os detalhes a vontade do Pai, incluindo a cruz.

Ele vem caminhando desde Jericó, pela estrada pedregosa construída pelos romanos, com sua poeira fina, que somado ao ar muito quente que vem do Deserto da Judéia, torna a jornada ainda mais penosa e cansativa. Mas ao levantar os olhos Jesus e seus discípulos consegue avistarem, ainda longe, a pequena Vila de Betânia, o que lhes proporciona antecipadamente um alívio e uma motivação a mais para acelerarem os passos.

Betânia era uma pequena vila, porém muito tranquila e aconchegante, um verdadeiro Oasis para viajantes cansados. Suas poucas moradias estavam escondidas nas escarpas do Monte das Oliveiras, o que proporcionava um ambiente de quietude reparadora. Ali do alto, olhando para o leste e para o sul Jesus podia contemplar o Deserto da Judéia com sua vastidão seca e despovoada a não ser as poucas tendas dos nômades.

Ao amanhecer é possível Ele ver o sol nascendo sobre as montanhas da Transjordânia, na parte ocidental do Mar Morto, e acompanhar a iluminação paulatina do Vale do Jordão, 900 metros abaixo, bem como o reflexo da luz solar nas águas do Mar Morto a 20 km do lado leste. A pouco mais de 20 km Herodes, o Grande, havia construído sua fortaleza, chamada de Herodium, no qual ele se refugiava – apenas trinta anos antes - não muito distante de Belém.

A brisa refrescante advinda na maioria das vezes do Mediterrâneo combatia eficazmente o calor seco que poderia vir do deserto. A cidade de Jerusalém está apenas 3 km adiante, mas aqui em Betânia o barulho e a agitação da Capital não chegam. Assim, este pequeno e tranquilo vilarejo é o lugar perfeito para quem precisa refazer as forças – o lugar perfeito para Jesus se preparar para a última semana.

Desde segunda feira Jesus faz este percurso de 45 minutos a pé, de Betânia para Jerusalém, com seus discípulos. À tarde, depois de embates duríssimos com seus adversários, que tramam continuamente sua morte, Jesus retornar para descansar em Betânia.

Na somatória dos relatos evangélicos é possível concluir sem erro que está Vila era o lugar preferido de Jesus, todas as vezes que subia a Jerusalém. Aqui estabelecera uma amizade profunda com Lázaro e suas duas irmãs Marta e Maria, e com eles Jesus sentia-se em casa.

Portanto, não é por acaso, que após sua ressurreição, chegado a hora de sua ascensão, quando retornar ao Pai para reassumir sua glória, Jesus se despede de seus discípulos nas proximidades desta pequena, mas acolhedora Vila de Betânia.

É provável que fosse à casa de Lazaro que os discípulos, assustados com a prisão de Jesus, foram se refugiar. Ali ficariam agrupados aguardando o desenrolar dos acontecimentos fatídicos.

Ficaria mais fácil e lógico imaginar as mulheres saindo de Betânia para acompanhar toda a paixão de Jesus, e após sua crucificação e morte elas acompanham a retirada do corpo dele para ser levado ao tumulo, o qual elas pretendem retornar logo nas primeiras horas do domingo, para o embalsamarem. Então, elas retornam, consolando o coração multifacetado de Maria.

Foi aqui na tranquila Betânia que outros dois acontecimentos extraordinários, que antecedem a paixão de Jesus, mas que estão vinculados diretamente a este último momento dele.

O primeiro é a ressurreição de Lazaro, que mesmo depois de morto e sepultado e estando já no terceiro dia é trazido à vida pelo poder vivificador de Jesus. Este acontecimento está carregado de sentimentos humanos – dor e emoção. Aqui Jesus desnuda toda sua humanidade, quando chora a morte de seu amigo e também a incredulidade daqueles que mesmo vendo o que Ele vai fazer, escolheram permanecer na incredulidade.

Muitos anos depois, João em sua narrativa evangélica não tem dúvida de que a mensagem de Betânia não é de morte, mas de vida: Jesus é aquele que detém o poder único sobre a morte; Ele é “a ressurreição e a vida” (Jo 11.25).

O segundo acontece na casa de um homem chamado Simão, o leproso, onde uma mulher, que Marcos não identifica pelo nome, mas que João vai posteriormente nomina-la de Maria, derrama um vidro inteiro de perfume caríssimo sobre Jesus, o que deixa horrorizado os discípulos, principalmente Judas Iscariotes, mas que produz em Jesus emoções profundas e ele interpreta como um gesto simbólico e intuitivo, pois aquela mulher sentiu o que nenhum dos seus discípulos, nem o trio mais achegado, sentiram...

E de fato o que as mulheres pensaram em fazer como homenagem ao Jesus morto, no domingo de manhã, mas não o fizeram porque Jesus havia ressuscitado – aquela mulher pode fazer enquanto Jesus ainda está vivo, e ela foi honrada pelo Mestre, pois Ele declarou que esta atitude amorosa e silenciosa dela, na pequena e singela Vila de Betânia, seria propagada “pelo mundo ... em sua memória” (Mc 14.9) e aqui estamos nós atestando está verdade.

Por tudo isso, Betânia torna-se uma caixa de ressonância para Jerusalém. Ela não se constitui apenas de um lugar de refúgio e refrigério de Jesus e seus discípulos, mas um lugar da manifestação plena da humanidade e da divindade de Jesus.

Aqui Ele é visto em todo o seu envolvimento com a raça humana; Betânia não é apenas o local de preparação para os inomináveis acontecimentos do Domingo de Ramos ou do Domingo da Ressurreição, mas está singela Vila de Betânia é o testemunho incontestável do poder de Jesus em dar a Vida.

http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/01/um-luto-que-termina-em-festa.html

CASA DE BETÂNIA O LUGAR FAVORITO DE JESUS: 

Textos: Mateus 26:6 “E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,” e João 11:1 “Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta”. Durante a narrativa bíblica presente nos evangelhos, percebemos vários momentos em que Jesus esteve em Betânia.

Constantemente, ele era atraído por aquela cidade. Mas, o que havia em Betânia que tanto atraia Jesus? Por que o Mestre gostava tanto de estar ali a ponto de ser a última cidade em que esteve antes de sua morte? Certamente os relacionamentos tidos por Jesus em Betânia nos servem como referência para compreender a preferência de Jesus por aquela cidade.

BETÂNIA Significa casa dos pobres ou casa de aflição. Em Betânia, habitava Simão o leproso; Lazaro, aquém Jesus ressuscitava e quem Jesus chamou de amigo; Marta a serva fiel; e Maria, que foi um exemplo de intimidade com Ele. Ali uma comunidade de pessoas com atitudes que atrai a Jesus, este lugar especial, não pela riqueza e aparência, mas pelo tipo de pessoas e comportamentos que estavam ali.  Qual tipo de pessoa havia em Betânia, a ponto de Jesus fazer dali um lugar favorito?

Talvez a sua casa é uma casa de aflição, mas quero declarar é nesta situação que Jesus vem, A casa de aflição é o lugar favorito de Jesus. Por que havia ali personagens que atraiam o Mestre, porque se encontravam alguns tipos de pessoas; Vejamos abaixo:

1º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali SIMÃO O LEPROSO - “E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso,” Marcos 14:3.                                                         

Simão havia sido leproso. Essa enfermidade terrível era a pior marca que um homem poderia receber na época de Jesus. Além de toda humilhação, os que se encontravam nessa situação não desfrutavam de momentos de paz e alegria.

Os leprosos eram considerados impuros, assim, colocados para viverem longe de suas famílias e amigos, eram tristes e amargurados repudiados pela sociedade, não podiam trabalhar, estudar, nem mesmo passear perto de outras pessoas. A lepra, nos tempos de Jesus, era uma evidência do pecado do homem. Essa doença aponta para a condição pecaminosa dos homens diante de Deus.

Hoje você pode ter um encontro com Jesus e você ficara limpo de toda lepra e ser purificado totalmente. A lição que temos a respeito do Simão, o leproso, é maravilhosa embora sendo curado pelo Senhor e restaurado de sua doença ficou conhecido como o Leproso.

Em Lucas 17:15-17 “E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?” Alguns estudiosos do Novo Testamento argumentam que este leproso “curado e grato” do texto que lemos acima.

Vemos que a graça de Deus veio sobre este homem e Jesus frequentava aquela casa pois Jesus gosta de pecadores arrependidos e gratos que reconheceram a graça de Deus. Você conhece algum Simão agradecido? Você é este leproso agradecido e arrependido, hoje você pode tomar uma decisão que vai atrair Jesus para sua casa. O livro, O evangelho Maltrapilho diz: “A graça nos atinge quando estamos em grande dor e sofrimento”.

Como Jesus amava estar em Betânia! Jesus poderia estar em qualquer lugar de Israel, mas escolheu estar em Betânia pois era lá que era amado e honrado. Mas o que podemos aprender com Simão? O que Jesus viu em Simão a ponto de usar a sua casa como um lugar de edificação?

Tinha Simão algo que precisamos ter para atrair a presença do Mestre. Certamente a gratidão de Simão, o leproso atraiu o mestre. Além de agradecer com palavras, ele se tornou um anfitrião fiel para jesus em Betânia ele abriu as portas do seu coração para Cristo e as portas de sua casa para Igreja. Na casa de Simão Jesus abençoou muitos uma pessoa como Simão agrada o coração do Pai. AGRADECIDA!!!

2º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali LAZARO, O QUE RESSUSCITOU DOS MORTOS, “Foi, pois, Jesus seis Dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.” João 12:1...  Lazaro era um dos moradores de Betânia diz a bíblia que sempre que Jesus se dirigia a Betânia se encontrava com lazaro.

Lazaro – O amigo que comia a mesa com Jesus: “Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.” João 12:2. Sentar-se à mesa com alguém, traz um sentido uma ideia de grande intimidade e comunhão. Frequentemente sentamos a mesa com amigos, discípulos, famílias. Ali Jesus se sentia em casa em um ambiente seguro e confortável.

Lazaro – O amigo que tirava lagrimas do mestre: “Jesus chorou.  Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava”. João 11:35-36. O início do capitulo 11 mostra a vida de lazaro e sua doença e por fim morte. Talvez na sua vida amado a muita morte, mas quero trazer uma boa notícia Jesus te ama e chora por você. Jesus foi até acusado de chegar atrasado, mas Ele nunca chega atrasado Ele chega no momento certo. Minha casa era uma casa de aflição e morte são estas casas que jesus chega e gosta de fazer milagres.

Lazaro – Era testemunho vivo do poder de Deus: “E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.” João 12:9. Você pode desfrutar do poder de Jesus hoje, agora é só o convidar e se tornar amigo dele. Em que área de sua vida precisa de um milagre? O que está morto em sua vida vai se tornar em um testemunho vivo do poder de Deus. Assim como lazaro se tornou.

Lazaro – Uma novidade de vida. Aqueles que foram conquistados por Jesus tem a oportunidade de andar em novidade de vida e experimentam a vida abundante. Esta vida não procede do esforço humano ou do esforço da religião e sim da vida de Deus em nós. Esta vida pode entrar dentro de você hoje e nunca mais a tristeza e a solidão vão te perturbar.

Sabe aquelas áreas de sua vida que já perdeu as esperanças de ver mudanças hoje você pode tocar no Senhor e tudo que está morto vai florescer e ganhar vida.

3º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali MARTA, AQUELA QUE SERVIA. “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;” Lucas 10:38... Certamente Betânia tinha o seu lugar especial no coração de Jesus, não pela beleza ou localização privilegiada da cidade, mas pelas pessoas que ali habitavam.

Jesus não tinha um lugar fixo de residência, pois o seu ministério exigia uma movimentação continua de cidade em cidade, Marta foi uma anfitriã solicita ela soube reconhecer o mestre em sua casa e queria lhe garantir o bem estar. A atitude de Marta nos faz pensar a nossa atitude em relação a Cristo. Hoje, Jesus se hospeda em nossa casa através de seu ESPIRITO se tivermos o coração de Marta poderemos ter toda nossa família salva. Através da atitude de Marta Lazaro ressuscitou.

“Marta, porém, andava distraída em muitos serviços;” Lucas 10:40. A disposição de Marta em servir ao Senhor com excelência é resultado de um encontro verdadeiro que ela teve com Jesus. Hoje você que nos visita pode abrir sua casa para entrada de Jesus. Marta – A Leal, transparente e sincera. 

“Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.” Lucas 10:40. Jesus frequentava a casa de Betânia pois ali haviam pessoas leais e sinceras. Talvez você entrou aqui e existem muitos questionamentos em seu coração, mas a sua sinceridade agrada ao Senhor. Fala pra Ele das suas necessidades, das suas lutas, das suas carências, está sinceridade agrada a Deus.

4º Betânia era o lugar favorito de Jesus: Porque se encontrava ali MARIA, AQUELA QUE SE RENDIA AO SENHOR!!! “E tinha está uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.” Lucas 10:39. Que amor Jesus tinha por Betânia!!! Além do seu amor para com todos os homens, havia em Betânia pessoas apaixonadas por Jesus. Uma das pessoas era Maria, irmã mais nova de Lazaro e Marta.

Maria estava entre aquelas pessoas que fazia Jesus sentir saudades. A visita de Jesus causava grande impacto na vida dela e pode causar em nossas vidas, mas precisamos nos render com ela fazia. “Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” João 11:32...

Maria tinha Jesus não somente como salvador, mas como Senhor. Muitas pessoas querem servir ao Senhor somente com salvador, mas nesta noite ele quer se tornar o seu Senhor. Se quisermos ver a glória de Deus em nossas vidas precisamos nos render a Ele, nos pés Dele para ficarmos em pé.

Maria – Aquela que se lançou aos pés do mestre. “Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés,” João 11:32ª. A maneira de se encontrarmos com Jesus é se jogando para Ele. Nos pés Dele. Ex: De conversão verdadeira. “Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.” João 12:3... Quando damos o melhor pra Ele, o bom perfume de Cristo toma nossa casa e todos podem ver a glória do Senhor em nós.

Onde tem Simão o leproso arrependido e cheio de graça, Lazaro aquele que morreu e ressuscitou, Marta aquela que serve e Maria a quebrantada, vai se tornar um lugar favorito de Jesus. Casa de Betânia significa casa de aflição, mas poderia se chamar casa de milagres. Desfrute hoje dos milagres do Senhor. E onde Jesus entra a miséria, a pobreza, a droga, as brigas, o crack, tudo vai embora por causa Dele.

Pregada pelo Pastor Alexandro Claudino (Batista Vinho Novo)... DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


 

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

AOS MEUS QUASE SETENTA ANOS: SENHOR ENSINA-ME A CONTAR OS MEUS DIAS!!!


Ao chegar aos meus QUASE SETENTA anos vividos, veio ao meu coração está oração de Moisés “Ensina-me a contar os meus dias de tal forma que alcance um coração sábio”. Salmo 90:12. Sabendo de uma coisa que: os dias de nossas vidas não servem apenas para compor o ciclo de anos de nossa existência...

MAS ELES EXISTEM PARA SEREM CONTADOS:

Quer dizer que devemos viver cada dia como se fosse único. E na verdade ele é, pois um dia perdido, passado em branco ou despercebido, nunca mais voltará.

Aprendi a viver cada dia com suas lutas, oportunidades, desafios ou adversidades que ele traz. Aprendi outra coisa o dia de amanhã não pode nos ensinar nada, pois ele ainda não aconteceu. Só podemos aprender com os dias que vivemos ou que estamos vivendo.

Por isso o salmista ora assim: “Ensina-me a contar os meus dias”. A gente só conta o que tem. Em quase setenta anos de vida, ou seja, vinte e cinco mil e quinhentos e cinquenta dias, em que vivi do seguinte modo: 20 anos (sete mil e trezentos dias) vividos em plena escuridão e pecado onde aprendi uma lição; “VIVER SEM JESUS NÃO DA”.

E na conta dos meus dias onde vivi com o Senhor reinando em minha vida através da conversão, arrependimento e mudança de atitude buscando a perfeição foram; cinquenta anos (dezoito mil e duzentos e cinquenta dias), sendo lavadas as minhas vestes pelo sangue remidor e vivendo o imenso amor, paciência e misericórdia de Deus sobre minha vida.

Na sequência dos meus anos de conversão servi a Deus como pastor, escritor, historiador, pesquisador e servo de sua obra maravilhosa onde vivi; quarenta e dois anos (quinze mil e trezentos e trinta dias) pregando, ensinando e morrendo cada dia em prol do evangelho da cruz...

Foram quarenta e dois anos (quinze mil e trezentos e trinta dias) como esposo de uma só mulher Isaura em um casamento com suas lutas, feliz e duradouro com frutos (3 filhos), sou pai de três filhos maravilhosos onde me comprazo a cada dia, Samuel, Davi e Priscila. (três netos Larissa, Victor e Liz) COM UM AMOR TRIPLICADO...

O que busco em meu Deus é a capacidade de experimentar cada dia da minha vida como se fosse único. Aguardando o Senhor Jesus para os dias eternos.

OBSERVAÇÃO: A pessoa que se torna verdadeiramente sábia é aquela que quanto mais vive mais percebe que a vida só vale a pena quando seus dias são vividos ao lado do Senhor e Salvador Jesus cristo.

Sem Ele você pode ter até vivido 100 anos (36500 dias), pois eu te digo que sem Jesus um aborto viveu mais que ele. Portanto muda os dias de sua vida aceitando Jesus Cristo e herdara com Ele dias de eternidade...

Três coisas aprendi com meu Deus sou falho e fraco, por isto necessito da misericórdia de Deus e seu Espirito Santo. Meus dias me ensinaram a não julgar ninguém e se julgasse seria com misericórdia e compaixão.

A primeira coisa que aprendi foi se pecar arrependa-se do seu pecado, a segunda coisa confessa a Deus suas falhas e a terceira coisa é abandona o seu pecado para alcançar misericórdia e terás dias felizes no poder e unção do Espirito de Deus!!!

APRENDI QUE FELIZ O HOMEM QUE TROCA SEUS SETENTA ANOS NA TERRA POR UMA ETERNIDADE COM DEUS!!!

 

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


 

DESTRUINDO A ESTERILIDADE: SEXAGÉSIMA PRIMEIRA LIÇÃO BIBLICA DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


EXEMPLO DE ORAÇÃO: ORAÇÃO DE JOELHOS E ORAÇÃO MOLHADA COM LAGRIMAS. A NAÇÃO HEBRAICA NASCEU DE VENTRES ESTÉREIS!!!

Olha o que Deus faz; Não apenas o deserto estéril e vazio floresceu como uma rosa, mas, também a semente da arvore genealógica de Israel foi plantada por filhos cujas mães eram estéreis. O reino de Deus e sempre eterno firmado em misericórdia, justiça e bondade. O nosso Deus é um Deus do impossível e assim como fez com estas mulheres estéreis, pode fazer na sua vida também; creia no impossível do Senhor Nosso Deus!!!

O que significa aqui a esterilidade? Significa uma impossibilidade, que pode ser transformada por Deus através da unidade da oração do povo de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera... Ef 3.20. 

Deus tem sempre um meio de nos atrair para sua presença com a intenção de revelar-se de forma milagrosa e com projetos audaciosos que jamais pensamos em realizar.

TEXTOS DE REFERÊNCIA - I Sm 1.1-5. - Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.

Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli. E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.

INTRODUÇÃO: Deus atraiu Ana para si através de sua dor e sofrimento, Ele não somente mudou sua vida pessoal, mas alterou o curso da história dos judeus, que naqueles dias passavam por um declínio espiritual terrível, pois a nação vergonhosamente afundada no pecado e na corrupção.

ANA, UMA MULHER ATRIBULADA - Com suas próprias palavras, Ana define o momento que está vivendo diante do sacerdote Eli: Sou uma mulher atribulada de espírito, porém, tenho derramado a minha alma perante o Senhor - I Sm 1.15. Da multidão de seus sofrimentos e de sua vergonha o Senhor planejava atraí-la para si e restaurar não só sua vida pessoal, mas sua nação.

Ana, Penina e Elcana - Ana era uma mulher judia piedosa, devota, que estava numa posição desagradável de ter que dividir o marido com outra esposa. A maioria dos comentaristas acredita que Ana era a primeira esposa de Elcana, mas devido sua esterilidade ele se casou com Penina para ter filhos.

Na Lei de Moisés tolerava a poligamia, porém, em nenhuma parte aprovava sua prática. A poligamia era uma prática dos afortunados. Elcana era um homem bom, que amava sua mulher, e por ela oferecia porções especiais (I Sm 1.5,8). Ana era uma mulher triste, não somente por não ter filhos, mas porque todos os dias era afrontada por Penina, sua rival, que excessivamente a irritava - I Sm 1.6.

O SENHOR LHE HAVIA CERRADO A MADRE: O texto deixa muito claro que foi o próprio Senhor quem fechou a madre de Ana, e QUANDO DEUS FECHA ALGO É PORQUE ALGUMA LIÇÃO ESPIRITUAL DESEJA ENSINAR – I Sm 1.5. Se Deus fechou é porque tinha um propósito a realizar, e Ana, a cada subida iria descortinar o grande projeto que o Senhor lhe havia destinado.

ANA PRECISAVA DE UM FILHO, E DEUS PRECISAVA DE UM SACERDOTE cuja voz profética fosse ativada. Embora parecesse que somente Ana precisava de algo; Deus não tinha uma sucessão sacerdotal e precisava de uma voz profética que fizesse o povo se voltar para as coisas sagradas.

É das entranhas de uma mulher sofrida e humilhada que vai surgir o homem que Deus estava PROCURANDO

ANA ENTREGA AO SENHOR SEU BEM PRECIOSO: Após muitos anos de subida e descida a Siló, Ana toma uma atitude intrigante, consagrar seu filho, que ainda não havia nascido ao Senhor. O que teria levado Ana a mudar de opinião, abrindo mão do filho que tanto desejava, e que era o motivo pelo qual vivia sendo molestada? Algo falou profundamente ao seu coração.

Lembre-se; nossa oração deve encontrar em ressonância (eco, alinhamento espiritual) de Deus; Ana grita quero um filho Deus grita quero um sacerdote – Ana grita quero uma criança Deus grita quero um profeta – Ana grita quero um menino Deus grita quero um Juiz para julgar minha nação...

ANA CONSAGRA A DEUS SEU FRUTO MAIS DESEJADO: Qual mulher que orando a Deus por um filho, após receber o milagre, o consagraria ao Senhor sabendo que não o teria mais de volta? Segundo os estudiosos, a busca incessante de Ana por um milagre durou vinte e cinco anos. Mas o que aconteceu com ela durante esse tempo para resolver deixa-lo no templo e consagrá-lo ao Senhor? Precisamos entender que tudo aquilo que se consagra não retorna mais para o dono, porque passa a ser propriedade exclusiva de Deus.

I Sm 1.11; - E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos!!! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 

DEUS TINHA UM PROJETO E ANA TINHA A CHAVE EM SEU VENTRE. Deus usou a dor para atraí-la, e quando Ana entendeu o propósito divino, descobriu que mais importante que seu orgulho ferido por Penina, e a ansiedade de tornar-se mãe, era tornar-se a mãe da história de seu próprio povo.

OBS FINAL: Meu irmão o seu problema de hoje é a oportunidade de Deus ser glorificado no amanhã, todos sabem o seu problema, todos sabem de sua doença, e todos saberão o Deus que está sobre ti e o seu milagre vai mudar sua história.

SEXAGÉSIMA PRIMEIRA LIÇÃO BIBLICA DO SEMINÁRIO PARA A COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA – IECOBA... 

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


PERGUNTAS E RESPOSTAS:

1-MATUSALÉM A PESSOA MAIS VELHA DA BIBLIA. QUANTOS ANOS? 905 anos - 990 anos - 969 anos - 859 anos...

2-QUANTO ANOS MORREU A RAINHA ESTER? 820 – 860 – 839 – 859...

3- COM QUANTOS ANOS MORREU SARA? 100 – 150 – 120 – 130...

4-QUAL MULHER FICOU ESTÉRIL POR TODA VIDA POR ESCARNECER DO MARIDO? MICAL – ABIGAIL – HAGITE – ABITAL... 

5-QUANTOS CASAIS HUMANOS ENTRARAM NA ARCA DE NOÉ? 4 CASAIS - 1 CASAL - 6 CASAIS - 3 CASAIS...

6-QUANTOS PARES DE ANIMAIS PUROS E IMPUROS ENTRARAM NA ARCA? 7 + 2 – 1 + 1 – 3 + 2 – 7 + 1...

7-QUANTO TEMPO NOÉ CONSTRUIU A ARCA? APROXIMADAMENTE - 40 OU 50 – 30 OU 40 – 40 OU 50 – 90 A 100...

8-SOMANDOS OS RELATOS BIBLICOS QUANTO TEMPO FICARAM NA ARCA? EXATAMENTE – 365 DIAS UM ANO – 320 DIAS QUASE UM ANOS – 375 DIAS UM ANO E 15 DIAS – 324 DIAS...

9-ABRAÃO TINHA QUANTOS ANOS QUANDO OUVIU A PROMESSA DE ISAQUE? 80 ANOS – 75 ANOS – 90 ANOS – 120 ANOS...

10- QUANTOS ANOS TINHA ABRAÃO QUANDO NASCEU ISAQUE? 90 ANOS – 120 ANOS - 100 ANOS - 95 ANOS...

11-COM QUANDO DIAS ISAQUE FOI CIRCUNCIDADO POR ABRAÃO? 20 DIAS – 7 DIAS – 40 DIAS – 8 DIAS...

12-QUANTOS ANOS MOISÉS TINHA QUANDO FOI PARA AS TERRA DE JETRO? 30 ANOS – 40 ANOS – 50 ANOS – 60 ANOS...

13-COM QUANTOS ANOS MOISÉS VOLTOU DAS TERRAS DE JETRO?

80 ANOS – 60 ANOS – 40 ANOS – 100 ANOS...

14-COM QUANTOS ANOS MORREU MOISÉS? 130 ANOS – 140 ANOS – 150 ANOS – 120 ANOS...

15-NOME DA ESPOSA DE MOISÉS? SEFORA – MIDIÃ – ZIPORA – MIRIÃ...

16- NOMES DOS FILHOS DE MOISÉS? GERSON E ELISEU – GERSON E ELIÉZER – GERSON E REBAIAS...


DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...

 


 

terça-feira, 17 de outubro de 2023

JEREMIAS O PROFETA CHORÃO E PROFETA DO VASO: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BIBLÍCO!!!


COMO UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO:  - Jeremias - 18 - 1: 6 e 19:1, 10 – 11 – INTRODUÇÃO: havia um adesivo em carro que estava escrito: "Calma: Deus ainda está trabalhando comigo!”. 

1 – DEUS ESTÁ TRABALHANDO EM NÓS: É verdade!!! - Deus ainda está trabalhando conosco. Ele ainda não desistiu de nós. Apesar das suas falhas, imperfeições, o Senhor pode transformar a nossa vida. Há um episódio bíblico em que vemos o Senhor dizendo isso para o rebelde povo de Israel. Isso se aplica a nós hoje.

2 - DEUS QUER TRANSFORMAR MINHA VIDA: Jeremias tinha que levar um recado de Deus para o povo de Israel e dizer-lhes que o Senhor ainda queria transformar o povo em bênção. - Então Deus manda que Jeremias vá até onde o oleiro está fabricando vasos e fique o observando o seu trabalho.

3 – AS DUAS FASES DO VASO: Jeremias descobre que há duas fases na existência de um vaso. 1º - Primeiro existe O TEMPO EM QUE AINDA HÁ ESPERANÇAS para o vaso.  - 2º - Depois, o tempo em que NÃO HÁ MAIS ESPERANÇAS PARA O VASO: VAMOS FALAR SOBRE ESSE PRIMEIRO TEMPO: - 1) QUANDO AINDA HÁ ESPERANÇA PARA O VASO: (Jeremias 18.1-6) Jeremias fica observando o homem trabalhar.

Ele coloca o barro sobre a roda e começa o seu trabalho. Mas em um determinado momento o vaso parece não sair bem do jeito que o oleiro queria. - Então ele desfaz o vaso e começa tudo de novo. Deus diz pra Jeremias usar essa comparação com o povo de Israel.

A mensagem era clara "Enquanto vocês ainda estiverem se deixando moldar por mim, ainda há esperanças para vocês!” - O mais interessante é que o oleiro não joga fora o barro que estava em suas mãos e que não estava saindo direito. Ele pega aquele mesmo vaso e faz outro melhor. POR QUÊ? O PROCESSO DE SE FAZER UM VASO É LONGO, TRABALHOSO, CUIDADOSO!!!

O PROCESSO DO VASO: O oleiro tem que ir longe pra escolher a argila, peneirá-la, depois colocá-la de molho, peneirá-la de novo, batê-la para que saiam as bolhas de ar que podem enfraquecer o vaso na hora de passar pelo forno, na hora em que ele for utilizado como panela, por exemplo.

Então o oleiro não quer jogar fora todo o trabalho que já teve. Deus também não nos joga fora. Ele não nos descarta. Ele tem planos melhores para você. Ele não desistirá de você! Haverá esperança enquanto você estiver deixando Deus moldar você.

HÁ, CONTUDO, UMA OCASIÃO EM QUE AS COISAS MUDAM DE FIGURA: VAMOS VER: - 2) QUANDO NÃO HÁ MAIS ESPERANÇA PARA O VASO: (Jeremias 19: 1, 10-11) - 2 – Um capítulo depois daquela promessa de renovação para o povo de Israel, há algo terrível. O povo que deveria ser chamado pelo nome Deus não ouviu o recado do Senhor, não deixou que o Senhor os moldasse não se submeteu à vontade de Deus.

Novamente o Senhor manda que seja usado o produto do trabalho do oleiro: um vaso. Ele manda que Jeremias compre um vaso do oleiro, um vaso pronto. - A ordem é levar os líderes do povo junto com ele para um lugar determinado e quebrar o vaso diante deles.

A ideia da mensagem agora é: "Vocês saíram das minhas mãos, endureceram; e agora são como um vaso que se quebra. Pode ser restaurado? Não, porque já não se deixam mais moldar por minhas mãos". - Isso deve ser um recado de Deus para nós hoje. Aquele que se endurece que não é mais maleável nas mãos do Senhor, não tem mais esperança de ser usado, de ter utilidade, para um propósito nas mãos de Deus.

CONCLUSÃO: - Que a sua oração hoje ao Senhor seja algo como: "Eu quero ser, Senhor Amado, como um vaso nas mãos do oleiro. Quebra a minha vida e faze-a de novo. Como Tu queres Senhor Amado, Tu és o Oleiro e eu o vaso. Eu quero ser um vaso novo! Amém”!!!

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...

 

 


 

ANDANDO PARA TRÁS E NÃO PARA FRENTE: MOONWALK: PASSOS DE MICHAEL JACKSON!!! POR MAURÍLIO OSWALDO...


OBSERVAÇÃO: Não devemos ser Moonwalk que quer dizer? Andar sobre a lua, ou seja, passo tradicional do ídolo pop Michael Jackson onde ele caminha levemente como se não houvesse gravidade sobre ele. Não no sentido literal, mas no sentido prático quer dizer caminhar distraidamente (com distrações que tiram seu foco das coisas que estão a frente, ou seja, andar para trás), andar na lua!!!

Jeremias 7.21-27: (Jeremias 7:21) - Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. (Jeremias 7:22) - Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. (Jeremias 7:23) - Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. 

(Jeremias 7:24) - Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante. (Jeremias 7:25) - Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os. 

(Jeremias 7:26) - Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz, e fizeram pior do que seus pais. (Jeremias 7:27) - Dir-lhes-ás, pois, todas estas palavras, mas não te darão ouvidos; chamá-los-ás, mas não te responderão.”  -

INTRODUÇÃO: Jeremias foi vocacionado ainda muito jovem, e tentou fugir do duríssimo ministério que foi colocado a sua frente. Mas Deus já o havia vocacionado desde o ventre de sua mãe. Talvez, não tenha havido, em toda a história do povo de Deus, um profeta tão mal compreendido e impopular como Jeremias.

1 - Enquanto os falsos profetas previam anos de grandes realizações, Jeremias anunciava o cativeiro como juízo de Deus sobre os pecados de seu povo. - 2 - Enquanto os falsos profetas anunciavam que os cativeiros durariam apenas dias, Jeremias profetizava um longo período de setenta anos. - 3 - Enquanto havia os "pregadores" de uma rebelião, Jeremias advertia que o problema não era a Babilônia e, sim, Deus, que estava por trás daquela nação. Sendo assim, os magistrados deveriam aceitar o cativeiro como repreensão de Deus.

4 - Enquanto os remanescentes queriam fugir para o Egito, Jeremias exortava o povo a ficar em Jerusalém e esperar o livramento de Deus. 5 - Todos estes fatos fizeram de Jeremias um profeta impopular, taxado de antipatriota e odiado pelo povo. O ódio era tanto que, quando ele tinha uma nova profecia a dar ao povo, era Baruque, seu secretário, quem ia diante do povo para falar em seu nome.

ANDANDO PARA TRAS: - Você conhece alguém que trabalha muito, mas não prospera? Você conhece alguém que nada dá certo para ele? Você conhece alguém que a cada ano que passa ele só regride? Esses são os que “ANDAM PARA TRÁS” e precisam urgente de uma mudança de postura, de atitude e de rumo na vida.

Esses precisam de uma intervenção de Deus nas suas vidas. O profeta Jeremias denunciou a situação dos moradores de Israel que naqueles dias estavam “ANDANDO PARA TRÁS”. Aquele povo precisava de uma mudança de vida com urgência, sob pena de serem completamente destruídos.

ELES ESTAVAM ANDANDO PARA TRÁS POR ALGUNS MOTIVOS AQUI APRESENTADOS: 1 – NÃO OUVINDO A VOZ DO SENHOR: - “(Jeremias 7:23) - Mas isto lhes ordenei, dizendo: Daí ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.”

Ouvir a voz do Senhor significa obedecer aos seus ensinamentos, as suas leis e princípios. Israel tinha uma aliança com Deus e essa aliança estava condicionada a que eles obedecessem à voz do Senhor e assim prosperariam, mas uma vez que desobedecessem ao Senhor, eles perderiam a proteção e a bênção do Senhor e assim ANDARIAM PARA TRÁS.

Deus sempre falou com o homem, a fim de que ele se convertesse dos seus maus caminhos e vivesse feliz, abençoado e próspero. Nos últimos dias, Deus enviou seu filho Jesus para falar conosco e na Sua Palavra escrita. - A Bíblia, Ele diz: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, cearei com ele...” (Apoc 3:20). Pare de andar para trás! Ouça a voz de Deus, atenda ao Seu chamado, converta-se ao Senhor Jesus e seja salvo!!!

2 - NÃO ANDANDO NOS CAMINHOS DO SENHOR: – Jer 7:23“... Andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem”. - Essa foi à palavra do Senhor, por intermédio do profeta Jeremias, para aquele povo que estava em grande dificuldade e só andava para trás.  - Israel estava sendo avisado de que não só andariam para trás, mas seriam completamente destruídos, caso não mudassem de caminho, de atitude. Lamentavelmente, aquele povo não mudou de caminho, não se converteu...

E CUMPRIU-SE A PALAVRA DO SENHOR E FORAM LEVADOS PARA O CATIVEIRO BABILÔNICO!!!

VOCÊ DESEJA MUDAR DE VIDA? VOCÊ DESEJA PROSPERAR NA VIDA? VOCÊ DESEJA SER FELIZ? Então busque mudar seu caminho, mudar sua atitude, converta-se a cada dia ao Senhor!!! Decida andar nos caminhos de Deus. NÃO ANDE PARA TRÁS. Siga a Jesus! Ele é “O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA” (JOÃO 14:6).

3 - NÃO ABRINDO O CORAÇÃO PARA O SENHOR:  - Jer 7:24 “Não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante”. O inimigo enche o coração do homem de pecado, desobediência e rebelião, endurecendo o seu coração para que não se converta ao Senhor Jesus.

O inimigo insiste para que o homem e a mulher “ANDE PARA TRÁS”, enquanto que Deus quer que o homem ande para frente. O inimigo de Deus é responsável pelo endurecimento do coração do homem, impedindo a sua conversão a Jesus. E o homem precisa ter coragem e determinação para abrir o coração e convidar Jesus para entrar.

TRAVA-SE UMA GRANDE LUTA NO CORAÇÃO DO HOMEM. CABE AO HOMEM TOMAR A DECISÃO CORRETA, RECEBENDO A JESUS COMO SENHOR E SALVADOR! QUAL SERÁ A SUA DECISÃO?

CONCLUSÃO: - Deus avisou ao profeta Jeremias que aquele povo estava com o coração endurecido e contaminado pelo inimigo de Deus e que continuaria ANDANDO PARA TRÁS. - Hoje, Deus nos dá uma oportunidade de mudar de vida e de andar para frente. Para isso, precisamos obedecer a Sua voz. Andar nos Seus caminhos e abrir o nosso coração para Jesus entrar e fazer morada. - Você deseja fazer isso agora? Vamos orar pela sua decisão!

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...