MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 28 de junho de 2024

PROPICIAÇÃO: SALVOS PELO SANGUE!!! UMA COLETANIA DOS MEUS 250 LIVROS GRATUITOS POSTADOS: LIVRO NÚMERO (32) TRIGÉSIMO SEGUNDO – POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR!!!


Romanos 3.23-25 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos".

Descobrimos ao ler o no 1º Capítulo que “todos os homens não judeus”. Ou seja, ou pagãos, os que não conhecem a Deus, os que nunca leram a Bíblia. Os que nunca tiveram informações sobre ela...  Os irmãos aprenderam no 1º capítulo desta carta que todos esses homens não judeus estão debaixo da ira de Deus. Todos os homens não judeus mesmo aquelas pessoas que vivem nas tribos mais distantes sem nunca terem ouvido da lei de Moisés.

OS IRMÃOS APRENDERAM QUE ESTAS PESSOAS ESTÃO DEBAIXO DA IRA DE DEUS!!! - Romanos 1.13-16 “Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido), para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios. 

Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes;  por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”.

E quando chegamos ao capítulo três, como resumo do capitulo um e dois. Os amados irmãos aprenderão que sem exceção. Que “todos” os homens que já passaram por este planeta estão debaixo da ira de Deus.

Os três primeiros capítulos de Romanos: São três capítulos assustadores... São capítulos que mostram que a situação do homem diante de Deus é desesperadora!!! Quem pode aplacar a ira de Deus? Quem pode fugir da sua ira? Quem pode fugir daquele que tudo vê? Quem pode se esconder daquele que está em toda parte? Quem pode escapar da fúria deste que controla o universo?

Os três primeiros capítulos de Romanos pintam um quadro horrível da humanidade, uma humanidade que está debaixo da ira de Deus. Tantos os ignorantes que não conhecem a Palavra com aqueles que conhecem a palavra, “TODOS”, todos sem exceção, basta fazer parte da raça humana para estar debaixo da ira de Deus, mas existe uma palavra que lemos uma palavra que muitas pessoas não sabem o significado, que muitas pessoas não conhecem o sentido dela que se relaciona profundamente com a ira de Deus.

Vejam a palavra de Deus novamente: Romanos 3.25ª “A QUEM DEUS PROPÔS, NO SEU SANGUE, COMO PROPICIAÇÃO, MEDIANTE A FÉ, PARA MANIFESTAR A SUA JUSTIÇA”. Porque esta palavra se relaciona com a ira de Deus? O que significa propiciação? A definição de PROPICIAÇÃO é o seguinte: “PROPICIAÇÃO É A SATISFAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS DA IRA DE DEUS”... Por ser justo e santo; Deus está irado com a humanidade por causa do pecado. E a sua ira contra o pecado por causa do pecado exige CASTIGO, PUNIÇÃO!!!

A PROPICIAÇÃO é a resposta para esta ira de Deus, ou seja, é a “SATISFAÇÃO DESTAS EXIGÊNCIAS PROCEDENTES DA IRA DE DEUS CONTRA O PECADO”. - O homem pecou... A humanidade pecou... Os que não conhecem a Deus pecaram... Os que conhecem a Deus pecaram... E a ira de Deus se ascendeu como uma labareda contra a humanidade exigindo o pagamento pelo pecado. Aí onde entra a “PROPICIAÇÃO”. A propiciação é essa satisfação dessas exigências da ira de Deus contra o pecado. Quando Deus ofereceu JESUS COMO SACRIFÍCIO.

Ele o ofereceu para apaziguar sua própria ira contra o pecado. ELE CASTIGOU O SEU O MEU PECADO EM CRISTO. Não em mim ou em você. Deus castigou o pecado em Cristo, para aplacar sua ira.

No antigo testamento havia uma forma curiosa que era feito a propiciação. Havia no templo de Jerusalém ou no Tabernáculo no deserto uma arca. Chamada a “ARCA DA ALIANÇA”. Essa arca era uma arca de madeira, revestida de ouro. E em cima desta havia uma tampa, com dois anjos, dois querubins que cobriam a tampa com suas asas. Essa tampa que ficava em cima da arca da aliança ERA CHAMADA DE “PROPICIATÓRIO”...

PORQUE ESSA TAMPA SE CHAMAVA “PROPICIATÓRIO”? Porque uma vez por ano o “sumo-sacerdote”, entrava no templo. O templo possuía dois compartimentos. O LUGAR SANTO e o LUGAR SANTÍSSIMO.

No lugar santíssimo estava a arca da aliança com o propiciatório. O sumo sacerdote entrava com sangue de animal do qual aspergia sobre o propiciatório. Porque ele fazia isso? Simbolicamente ele estava afastado a ira de Deus de sobre o povo. Esse exercício era chamado “Propiciação”. Todos os dias os judeus ofereciam sacrifícios por meio de cordeiros, porém uma vez por ano, o sumo-sacerdote entrava no lugar santíssimo para fazer a propiciação.

Desviando assim a ira de Deus de sobre o povo até que viesse o Messias para fazer então uma vez por todas haver a “PROPICIAÇÃO PERFEITA”. Existem três verdades absoluta de Deus: 1° - A PROPICIAÇÃO É A JUSTIÇA DE DEUS: Romanos 3.25ª “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça”. Deus é justo e exige a punição pelo pecado por ser justo ele condena o pecado... E a propiciação faz isso,

SATISFAZ A IRA DE DEUS, A IRA DE DEUS É APLACADA. 2 – A PROPICIAÇÃO É O SANGUE DE CRISTO: Vejamos novamente o verso - Romanos 3.25 “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça”... observa, que Deus ofereceu o “sangue” do seu único filho Jesus como oferta pelo pecado. A bíblia diz “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação”. Perceba a grande ênfase no sacrifício. ESSA PROPICIAÇÃO SOMENTE É FEITA PELO SANGUE DE CRISTO. A satisfação da justiça de Deus somente é exercida pelo sangue de cristo!!!

3° - A PROPICIAÇÃO SÓ TEM UM ACESSO A FÉ: Eu creio em jesus cristo, eu creio na sua morte eu creio no seu sangue que nos trás vida!!! – pela graça sois salvo mediante a fé isto não vem de vós é dom de Deus... JESUS MORREU NA CRUZ: Jesus morre na cruz do calvário para desviar de sobre nós a ira de Deus. Somente ele pode satisfazer plenamente as exigências de Deus contra o pecado. Jesus ao ser punido pelo pecado satisfez essas exigências... O texto diz que o homem pecador, só pode desfrutar quando ele crê em Jesus. O texto diz “Mediante a fé”...

CONCLUSÃO PRATICA: No lugar santíssimo esta a arca de Deus e dentro da arca estão três objetos que refletem a rebeldia e pecado de Israel: 1° REBEDIA DE ISRAEL - As tabuas da aliança – Moisés tarda sua descida do monte Sinai e quando chega os homens fizeram o bezerro de ouro, Moisés irado com a desobediência quebra as tabuas da aliança – “Êxodo 32:19 Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e as danças; então, acendendo-se lhe a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte...

2° REBELDIA DE ISRAEL: O mana (mofado) – Descia todos os dias, uma porção para cada família e não podia guardar e o povo colheu mais que devia e guardou para outro dia ai o pão mofou!!! – Êxodo 16:16-21 “Prestem atenção em algo importante que preciso lhes comunicar; ninguém deverá guardar nada para o dia seguinte, até porque o Senhor proverá a porção de amanhã. - Quando Moisés soube, quer dizer, sentiu o cheiro, ficou muito irado com eles.

3° - A VARA DE ARÃO: A vara que floresceu - “Afinal, chegaram a Mara; todavia não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se lhe Mara.” - “Onde nos trouxeste, Moisés?” Conforme diz no verso 24: “E o povo murmurou contra Moisés dizendo: O quem haveremos de beber?” O pecado de murmuração contra Deus!!!

Todos representam a rebeldia do povo que foram guardados na A arca da aliança. Uma vez por ano o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo, para oferecer o sacrifício do povo. Ele entrava com uma corda – com guizos (sinos) amarrado ao seu corpo. E colocava o sangue sobre o propiciatório, para quando Deus visitar o povo com sua ira, a ira de Deus vira sobre o sangue que nos guarda da condenação e ira de Deus.

Hoje a igreja não tem a arca visível, mas tem um Deus invisível qua já saiu da caixinha que é Jesus, Ele com seu sacrifício na cruz nos livrou da ira de Deus!!! Amém. - Romanos 3.23-25 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos".

PROPICIAÇÃO NÃO SEM SANGUE:

Hebreus 9:1 – “ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre”. – “Hebreus 9:7 - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; Hebreus 9:8 - Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo. 

Hebreus 9:11 - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Hebreus 9:12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. 

Observe primeiro, que quando João Batista anunciou a vinda do Messias, referiu-se a duas funções que seriam realizadas por ele: 1º - que seria “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. 2º - batizaria com o Espírito Santo e fogo - (Jo 1.29) – “João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse:

Mateus 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo”. O sangue do Cordeiro precisava ser derramado antes que o derramamento do Espírito Santo pudesse ser concedido. (a pessoa espiritualmente precisa ser lavada para ser revestida). Somente quando tudo que o Velho Testamento ensinou sobre o sangue fosse cumprido é que a dispensação do Espírito poderia começar.

Depois, o Senhor Jesus Cristo declarou, ele próprio, que sua morte na cruz era a razão por que havia vindo ao mundo. Que era a condição necessária para a redenção e a vida que viera trazer.

Afirmou claramente, em conexão com a sua morte, que o derramamento do seu sangue era necessário. Na sinagoga de Cafarnaum, falou de si mesmo como: 1º - O “Pão da Vida” (Jo 6.35), e que esse pão 2º - Daria vida para o mundo (Jo 6.33). Quatro vezes em seguida, falou do seu sangue: 1º - “Se não... beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos”; 2º - “quem... beber o meu sangue tem a vida eterna”; 3º -“o meu sangue é verdadeira bebida”; 4º - “quem... beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele” (Jo 6.53-56).

Jesus declarou como o Filho do Pai que veio restaurar-nos a vida perdida, não poderia fazer isso de nenhuma outra forma senão morrendo por nós. Derramando seu sangue e, só então, tornando-nos participantes do poder que o sangue derramado oferece. Jesus confirmou os ensinamentos do Velho Testamento – que o homem só poderá viver por meio da morte de um inocente, e que só através da ressurreição é que a vida se torna eterna. 

– “Efésios 2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”; Nem o próprio Cristo poderia nos tornar participantes dessa vida eterna sem derramar seu sangue e nos levar a beber dele. Que fato glorioso!!!

A VIDA ETERNA PODE SER NOSSA, CONTUDO “NÃO SEM SANGUE”.  É impressionante a declaração do nosso Senhor Jesus Cristo na última noite de sua vida na Terra: Antes de completar sua grande obra, doando a vida como “resgate por muitos” –“Mateus 20:28 - Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Ele instituiu a Ceia, dizendo: - Mateus 

26:27 - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Quero colocar uma observação no versículo de: Mateus 26:29 - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai. – Só vai tomar no reino de Deus quem tomou e participou da comunhão da igreja do Senhor Jesus.

LEMBRE-SE MEU IRMÃO NÃO SEM SANGUE: “SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE, NÃO HÁ REMISSÃO” (HB 9.22).

CONCLUSÃO: 1º - Pelo derramamento do próprio sangue, Cristo obteve NOVA VIDA para nós. 2º - Através do que descreveu como “beber o seu sangue”, ELE DIVIDE SUA VIDA CONOSCO. 3º - O sangue derramado de Jesus na cruz nos livra da culpa do pecado, da morte e do castigo pelo pecado. 4º - O sangue que bebemos pela fé transmite-nos sua vida. 5º - O sangue que derramou foi, em primeiro lugar, para nós e, em segundo lugar, concedido a nós, para bebermos e renovarmos nossa aliança (compromisso) com Deus.

 

Deus te abençoe!!! Oswaldo de Souza...


 

HISTÓRIA DO REI JOTÃO: HISTÓRIA DE ISRAEL!!! UMA COLETANIA DOS MEUS 250 LIVROS GRATUITOS POSTADOS: LIVRO NÚMERO (31) TRIGÉSSIMO PRIMEIRO – POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR!!!


PARÁBOLA DE JOTÃO E A UNÇÃO DO CORPO DE CRISTO: MENSAGEM!!!

Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. Porém a oliveira lhes respondeu: Deixara-me o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a figueira lhes respondeu: Deixara-me a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores?

Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a videira lhes respondeu: Deixara-me o meu vinho, que agrada a Deus e aos HOMENS, e iria pairar sobre as árvores? Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano. Juízes 9.8-15

Oliveira: a oliveira é uma das árvores mais valiosas. Os olivais eram numerosos na Palestina, diz que uma árvore adulta produz anualmente meia tonelada de óleo. O óleo proporciona a luz artificial e era usado como alimento, sendo também um ingrediente da oferta de manjares. O fruto também comido, e a madeira, usada em construção. As folhas da oliveira simbolizam a paz.

Figueira: famosa por sua doçura era também altamente apreciada. Seu fruto era muito consumido, e seus ramos frondosos forneciam um excelente abrigo. Os figos são os primeiros frutos mencionados na Bíblia. Videira: estimada pelos seus grandes cachos de uva, que produziam o vinho, grande fonte de riqueza. Sentar-se debaixo da videira era uma expressão proverbial que denotava paz e prosperidade.

Espinheiro: o espinheiro é um poderoso arbusto que cresce em qualquer solo. Não produz frutos valiosos, e sua árvore, da mesma forma, não serve de abrigo. Sua madeira é usada pelos habitantes como combustível só para o fogo. Quando encostamos no espinheiro temos a sensação de estarmos sendo queimado.

Cedro do Líbano: maior de todas as árvores bíblicas era famosa por sua notória altura, pois muitas vezes media 37 metros de altura e 6 de diâmetro. Por causa da qualidade de sua madeira, o cedro foi usado na construção do templo e do palácio de Salomão. Podemos perceber que cada árvore tem seu valor e utilidade, todas se alimentam de um mesmo solo, e as maiores fazem sombra para as menores. São todas reconhecidas pelos seus frutos.

Assim são os, conhecidos pelos seus frutos, os mais fortes suportando os mais fracos, todos produzindo frutos dignos de arrependimento e fazem parte de um mesmo corpo, o de Cristo. A diferença entre os cristãos e as árvores do bosque, é que os cristãos servem a Deus com seus dons, não se vangloriam por terem talentos especiais, e não tem medo dos espinheiros, pois levam marcas de Cristo em vossos corpos e sabem que o seu trabalho no Senhor não é vão.

CONSTEXTUALIZANDO A PARABOLA:

CADA CARACTERISTICA DAS ARVORES REPRESENTA UMA UNÇÃO COM FUNÇÃO E RESULTADO NO CORPO E FAMILIA A IGREJA DO SENHOR JESUS!!!

A parábola de Jotão conta sobre quatro árvores que foram convidadas para reinar sobe a floresta.  Ensina sobre as escolhas que fazemos e oportunidades que perdemos. Às vezes deixamos de reinar para viver para nós mesmos conformando com o pouco que temos. Jesus ensinou que pelos seus frutos os conhecereis - (Mateus 7.16-20) para mostrar a importância de frutificar em nossas vidas. O ensino de Jesus também serve para alertar que podemos discernir o que não é bom de acordo com os frutos.

OS QUATRO FRUTOS: Os frutos das quatro árvores citadas na parábola exemplificam tipos de comportamentos e seus resultados. Vamos comparar as quatro árvores da parábola de Jotão com alguns tipos de frutos da vida cristã: QUE TIPO DE ARVORE VOCÊ QUER SER??? OU ESTÁ CONFORMADO COM SUA MESMICE???

1- PRIMEIRA CARACTERISTICA OLIVEIRA - UNÇÃO: v.8,9 - A oliveira é o pé de azeitonas. Seu principal produto é o azeite de oliva, um óleo muito saudável e saboroso. O azeite simboliza a unção do Espírito Santo. Na Bíblia ensina a ungir os enfermos para serem curados (Tiago 5.14). Também se ungia reis e profetas (I Reis 19.15,16) além de lugares e objetos consagrados especificamente para o culto a Deus (Êxodo 30.22-29). O azeite também era usado para untar o corpo protegendo do calor.

VOCE PRECISA SER USADO, BATIZADO, CARIMBADO E UNGIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO!!! Busque o poder e o batismo no e com o Espírito Santo sem Ele você não pertence a Deus!!! - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9...

SEGUNDA CARACTERISTICA FIGUEIRA - ALEGRIA: V.10,11... A figueira é o pé de figos. O doce de figos é apreciado como um dos mais deliciosos. A figueira representa alegria porque sua doçura traz prazer a quem experimenta. O profeta Isaías mandou o rei Ezequias colocar uma pasta de figos sobre a úlcera em sua barriga (II Reis 20.7). Provavelmente este era um remédio usado para trazer alívio às dores. O profeta Habacuque expressa que se a figueira não floresce as pessoas ficavam tristes, mesmo assim buscava satisfação em Deus (Habacuque 3.17).

O próprio Jesus mostrou insatisfação quando encontrou uma figueira sem frutos (Marcos 11.13,14). DEUS É A NOSSA ALEGRIA!!! - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22... - Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Salmos 100:2. – PRECISAMOS BUSCAR A UNÇÃO ALEGRIA DA SALVAÇÃO PARA TER PRAZER NAS COISAS DO SENHOR NOSSO DEUS!!! - Torna a dar-me (devolve-me) a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário (pronto para obedecer). Salmos 51:12...

Quando temos a alegria do poder do Espírito Santo tornamo-nos fortes, tem muitos crentes fracos por causa de suas tristezas peça a Deus a unção da alegria!!! - Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8:10 - MEUS IRMÃOS NÃO DEIXA A TRISTEZA TE ABATEREM!!!

Terceira característica Videira - COMUNHÃO: v.12,13 - A videira é o pé de uvas. O vinho é o suco das uvas, uma bebida tradicional por milênios. A videira simboliza a comunhão que agrada a Deus e aos homens - (v.13). Uma das características do vinho é sua durabilidade, tornando-se cada vez melhor com o passar do tempo. Além disso, é muito saudável e sacia a sede, podendo ser levada em viagens pelo deserto sem perder seu valor nutritivo.

Ter a unção como a videira é viver uma vida de comunhão com Deus e com os irmãos. Passamos por desertos na vida, mas não desfalecemos porque temos intimidade com o Senhor que nos sustenta. Deus também nos envia irmãos que nos ajudam quando precisamos de socorro. Neste século onde prevalece o individualismo egoísta, Viver em comunhão é um desafio possível somente através da fé, com disposição para perdoar.

Como está sua vida de comunhão com Deus e com os irmãos? Perca a razão, mas não perca sua comunhão!!! - Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos. É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto. É como o orvalho do Hermon, que desce pela colina de Sião; pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna. Salmos 133:1-3...

Para ter comunhão com nosso irmão precisamos dos frutos do espírito santo se não nos tornamos espinheiros só machucamos e somos machucados!!! - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo (alegria), paz, longanimidade (tardio em se irar), benignidade, bondade, fé, mansidão (sem agressividade), temperança (ser temperado). Gálatas 5:22...

QUARTA CARACTERÍSTICA ESPINHEIRO - ORGULHO: LADO NEGATIVO - V.14,15. O espinheiro é uma árvore que produz espinhos (rs). Os galhos do espinheiro devem ser manuseados com cuidado para não se machucar. Por causa de sua secura, a principal utilidade dos espinhos é acender fogo. Queimá-los também é uma forma de se livrar dos espinhos. Meu irmão cuidado com o jeito que você trata outras pessoas se for de maneira orgulhosa pode torna-se espinheiro e receber a fogueira como consequência.

Lembram-se - Acaso julgais que é em vão que a Escritura diz: Com zelos anela por nós o Espírito que ele fez habitar em nós? Porém dá maior graça, pelo que também diz: Deus resiste aos orgulhosos e dá graça aos humildes. Tiago 4:5,6... RESISTIR = Rejeitar, não aceitar, se opor contra, lutar contra, força contraria. Junção de três radicais RE= força dobrada, ação que se repete algo que faz outra vez – SISTERE= para, não deixar, permanecer contra – STANTIA= Resistir e insistir em ser contra!!!  

Os espinhos surgiram quando o homem pecou e Deus ordenou que nascessem cardos e abrolhos (Gênesis 3.18). Jesus levou espinhos sobre a cabeça para mostrar seu plano redentor de SALVAÇÃO para aquele que que crer na cruz livrando do fogo da condenação pelo pecado.

RACIOCINIO DE JOTÃO:

JUÍZES 9: 9-16 - JOTÃO E A PARÁBOLA DAS ARVORES!!!

QUEM FOI JOTÃO: Jotão de Judá Jotão (ou Jotam) foi o 11º Rei de Judá e começou a governar por volta do ano 750 a.C., reinando por 16 anos. Foi contemporâneo ao profeta Isaías. Filho do Rei Uzias (Azarias), de Judá, com Jerusa (Jerusá), filha de Zadoque.

Jotão e a parábola das arvores: Na ultima postagem, vimos que Jotão contou uma parábola em voz alta para o povo na ocasião em que insistiam por um rei. ATENÇÃO HOMENS DE SIQUÉM, ME ESCUTEM, E DEUS ESCUTARÁ VOCÊS!!! - Jotão gritou tão alto que todos pararam para ouvi-lo. QUERO LHES CONTAR UMA HISTÓRIA. ERA UMA VEZ, UMAS ÁRVORES RESOLVERAM PROCURAR UM REI PARA ELAS.

ENTÃO DISSERAM À OLIVEIRA: SEJA O NOSSO REI. E A OLIVEIRA RESPONDEU: PARA GOVERNAR VOCÊS, EU TERIA DE PARAR DE DAR O MEU AZEITE, USADO PARA HONRAR SEUS DEUSES E OS SERES HUMANOS. ENTÃO AS ÁRVORES FORAM PEDIR DESTA VEZ À FIGUEIRA: VENHA SER O NOSSO REI.

Esta parábola fazia uma analogia com a história de Gideão. Ele tinha se recusado a deixar o trabalho legítimo de juiz para ser rei, apesar de que ele poderia ter sido capaz de exercê-lo. Se ele tivesse concordado em se tornar rei, sua ação teria sido tão incompatível ao seu ministério de juiz de Israel como a de uma árvore ter que deixar a sua própria função útil para decidir sobre outras árvores.

MAS A FIGUEIRA RESPONDEU: PARA GOVERNAR VOCÊS, EU TERIA DE PARAR DE DAR OS MEUS FIGOS TÃO DOCES. ENTÃO AS ÁRVORES FORAM PEDIR À PARREIRA DE UVAS: VENHA SER O NOSSO REI. MAS A PARREIRA RESPONDEU: PARA GOVERNAR VOCÊS, EU TERIA DE PARAR DE DAR O MEU VINHO, QUE ALEGRA OS SEUS DEUSES E OS SERES HUMANOS. Todas as três arvores deram a mesma razão do por que elas não deveriam deixar a função com que prestavam serviços inestimáveis para tomar uma posição que parecia desnecessária?

AÍ TODAS AS ÁRVORES FORAM PEDIR AO ESPINHEIRO: VENHA SER O NOSSO REI. E O ESPINHEIRO RESPONDEU: ESTÁ BEM!!! SE VOCÊS QUEREM MESMO ME FAZER O SEU REI, VENHAM E FIQUEM DEBAIXO DA MINHA SOMBRA. - Esta era uma planta espinhosa comum nas colinas da Palestina. Ela representava a antítese de árvores valiosas que haviam rejeitado a oferta para ser rei.

A FAMILIA DE JOTÃO:

QUANDO um dos pais se afasta de Deus, o Deus verdadeiro, isso pode ser muito difícil para uma criança. Vamos falar um pouco sobre Jotão e ver os problemas que ele enfrentou na família quando ainda era bem jovem. O pai de Jotão, Uzias, era rei de Judá. Ele era o homem mais poderoso do país. Uzias havia sido um bom rei por vários anos, mesmo antes de Jotão nascer. Mas depois, quando Jotão ainda era jovem, Uzias ficou orgulhoso e desobedeceu à Lei de Deus. Então, Deus fez com que ele tivesse lepra, uma doença muito ruim. Você sabe o que Jotão fez então?

Jotão continuou servindo ao Deus de Israel e seus pais. Talvez sua mãe, Jerusa, o tenha ajudado. Mesmo assim, deve ter sido difícil para Jotão continuar fiel depois que seu pai, Uzias, foi expulso do tabernáculo de Israel. E se seu pai ou sua mãe parassem de adorar ao grande Eu Sou - Deus? Seria muito difícil para você, não seria? — Mas não é errado pensar no que você faria se isso acontecesse. Podemos ver isso ao ler o que Davi escreveu na Bíblia.

O pai de Davi, Jessé, era um bom homem. Ele servia a Deus, e podemos ter certeza de que Davi amava seu pai. Mas Davi aprendeu a amar a Deus o Único que é Onipotente, Onisciente e Onipresente ainda mais do que amava Jessé. Como sabemos isso? Vamos ver. Veja na sua Bíblia no Salmo 27:10. Davi escreveu: Caso meu próprio pai e minha própria mãe me abandonassem, o próprio Jeová me acolheria. Pense nisto: a Bíblia está dizendo que, se o pai de Davi, Jessé, ou sua mãe parassem de servir a Jeová, Davi continuaria a servir a Ele.

Mas e você? Continuaria a servir a Jeová mesmo se seu pai ou mãe não servissem a ele? — Essa é uma boa pergunta para você fazer a si mesmo. O motivo tem a ver com o mandamento mais importante da Bíblia, que diz: Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente... Esse mandamento significa que devemos ser fiéis a Jeová, mesmo quando é difícil fazer isso. Quem você acha que deseja que nós paremos de servir a Deus? — É o inimigo de Deus, e nosso inimigo, o adversário. Jesus o chamou de governante deste mundo. A Bíblia também diz que ele é o deus deste sistema. Será que nós precisamos ter medo do nosso adversário?

Não, não precisamos. O que precisamos é nos lembrar de que Deus é muito mais poderoso que o adversário. Se confiarmos em Deus Onipotente, Ele vai nos proteger. Veja em sua Bíblia como Deus o guardador e vigia de nossas vidas protegeu Davi do terrível gigante Golias. O Deus Maravilhoso também pode proteger você se continuar fiel a ele, ou não Deus sempre vai amar você e guardar sua vida, mesmo que for infiel Deus jamais será infiel a você.

Jotão sempre foi fiel a Deus e nós devemos sempre ser fiel ao Deus de nossas vidas independente da situação, das pessoas. Deus merece sua adoração, merece seu louvor, merece sua vida completa e sem aceiros!!!

QUEM FOI O REI UZIAS PAI DE JOTÃO:

Uzias foi rei de Judá, entre 792 e 740 a.C. Ele foi filho e sucessor de Amazias no trono do reino do sul. Após a morte do rei Salomão, Israel se dividiu em dois reinos, ficando o Reino de Israel ao norte, e Reino de Judá ao sul. Enquanto Uzias governava o Reino do Sul, Jeroboão II era o rei do Reino do Norte (no período de 793-753 a.C.), e foi com ambos os reis que esses reinos experimentaram o maior período de prosperidade e poder desde a morte de Salomão.

Uzias vem do hebraico uziyah e significa Jeová é a minha força ou força de Jeová.  Muitos estudiosos acreditam que esse era o lema de seu governo. Uzias também é chamado de forma alternativa por Azarias (hebraico azaryah), e significa Jeová tem ajudado (2Rs 14:21; 15:1,6-8; 1Cr 3:12)...

Uzias tinha apenas dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou durante um longo período de 52 anos. Existe a possibilidade de Uzias ter reinado de forma conjunta com seu pai Amazias, desde alguns anos antes de sua morte, porém a Bíblia não faz qualquer referência sobre isso, embora um período de corregência parece ser exigido quando estudamos a cronologia dos reis de Judá. O que sabemos é que Uzias foi escolhido livremente pelo povo para suceder Amazias (2Rs 14:21; 2Cr 26:1).

Quando Uzias subiu ao trono, reformou as defesas de Jerusalém e reorganizou o exército, trazendo novas tecnologias no rearmamento (2Cr 26:15), já que a insensatez de seu pai havia enfraquecido as defesas do reino. Uzias consolidou a posição do Reino de Judá nas rotas comerciais, e reabriu portos e indústrias de Eziom-Geber (2Cr 26:7,8; 2Rs 14:22), proporcionando grande prosperidade ao Reino de Judá.

Uzias também realizou campanhas de sucesso contra os filisteus e contra os árabes, além de recolher tributos dos Amonitas e de outros povos. Uzias também construiu fortalezas em localizações estratégicas. Uzias também investia bastante na agricultura e na criação de gados. Sua reputação, devido às seguidas campanhas vitoriosas que empreendia, chegou até o Egito (2Cr 26:6-8). Escavações arqueológicas confirmam com precisão os relatos bíblicos sobre o período de governo de Uzias.

O RELÓGIO DE ACAZ FILHO DE JOTÃO:

Acaz foi o 12º rei de Judá, tendo iniciado o seu reinado em 735 a.C. e governou por 16 anos. Considerado um rei mau, de acordo com a Bíblia, pois promoveu a idolatria, fechou as portas do templo e sacrificou o próprio filho aos deuses pagãos. Tendo sido também contemporâneo do profeta Isaías, assim como Ezequias. Ao falecer, Acáz não foi sepultado junto com os restos mortais dos reis de Israel.

Relógio de Acáz - O homem teve necessidade de marcar o tempo, baseando-se desde a antiguidade, pelo sol, lua etc. Relógio do Sol - II Reis 20:10-11 - 10 – Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não seja assim, antes volte à sombra dez graus atrás. - 11 – Então o profeta Isaías clamou ao Senhor, que fez voltar à sombra dez graus atrás, pelos graus que já tinha declinado no relógio de sol de Acaz.

O texto em estudo narra a respeito do rei Ezequias, em que Deus havia de recolhê-lo para si, mandando uma mensagem pelo profeta Isaias. A Bíblia relata que Ezequias chorou amargamente pedindo ao Senhor um acréscimo de alguns anos aqui na terra. Deus compreendeu a fraqueza do rei, e mandou que o profeta Isaias fizesse uma pasta de figo para colocar em cima da ferida de Ezequias, curando-o.

Como o ser humano é inclinado a duvidar das coisas de Deus, logo apareceu o momento de duvida no rei, chegando o mesmo a pedir uma prova ao Senhor, para ver se aquilo era verdade.

E falou: O relógio adiantar é fácil, quero ver se atrasa. Eis que farei retroceder em 10 graus a sombra lançada pelo Sol Declinante no Relógio de Acaz. E assim a sombra do Sol retrocedeu em dez graus do que já havia declinado... Fazendo atrasar em dez graus a sombra do relógio solar. O relógio de Acaz.

Segundo comentário dos antigos; o relógio de Acaz era uma espécie de escada, que o sol se mostrava através dos degraus as horas por meio de sombra. Esse relógio de Acaz filho de Jotão foi muito usado naquela época.

Assim, Jotão foi se tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do SENHOR, seu Deus. – II Crônicas 27:6. Em II Crônicas 27, Jotão substituiu seu pai, Uzias, após o mesmo ter sido acometido de lepra, por ter entrado no templo, querendo executar atribuições que apenas os sacerdotes poderiam fazer (II Crônicas 26:16-19).

Começou reinar aos 25 anos e reinou durante 16 anos. “Fez o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera seu pai, exceto de que não entrou no tempo do SENHOR”. Mas apesar de sua disposição em seguir ao SENHOR, ele não destruiu os santuários idólatras de Judá, e o povo continuou a oferecer incenso nesses lugares (II Reis 15:32-38). Eles “continuavam na prática do mal”, (v.1-2).

Fez diversas edificações, como reparos no muro, sobre o monte Ofel, construiu cidades na região montanhosa de Judá, edificou fortalezas e torres nos bosques. Também guerreou contra os Amonitas, provavelmente por eles terem parado de pagar tributos, quando da morte de seu pai, mas Jotão os subjugou novamente e eles voltaram a pagar tributos à Judá, em prata (3.500 kg por ano), trigo e cevada (v.3-5).

O rei Jotão se tornou poderoso porque teve o cuidado de viver em obediência ao Senhor. Após a sua morte, foi substituído por seu filho Acaz (v.6-9).

A sua dedicação ao SENHOR fez com que os seus caminhos prosperassem. Seguir os planos de Deus, ao invés dos nossos, é a indicação de que nossos caminhos também vão prosperar. Experimente priorizar fazer a vontade de Deus em sua vida, e sinta a diferença.

 

Deus te abençoe!!! Oswaldo de Souza.


 

quinta-feira, 27 de junho de 2024

SOLUÇÕES E RESPOSTAS NA ORAÇAO DE JOELHO: MENSAGENS OSWALDO DE SOUZA!!!


Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti - Is 40:2. Não estamos livres da prova, mas em Jesus, encontraremos ânimo para vencê-la. Já reguei muitas vitórias e promessas, com lágrimas muitas lágrimas. Porém, em meio às circunstâncias, uma Palavra de Deus, um canto de louvor, me fez despertar e renovar as forças.

O profeta Jeremias, em meio as suas Lamentações declarou: Já pereceu minha força e a minha esperança no Senhor. Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. - Lm 3:19-23.

VOCÊ PODE IMAGINAR UM PROFETA, UNGIDO, AMIGO DE DEUS!!! - Fazendo tal declaração? É que não somos os únicos a experimentarmos tristeza e sentimento de fracasso. Tudo que sei é que em qualquer situação Jesus é a solução. Jó, em meio a mais profunda dor, declarou: Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim, me levantará de sobre a terra - Jó 19:25...

Jeremias, em meio ao caos da nação de Israel, entre cadáveres, e destruição por ocasião do cativeiro Babilônico ergue o espírito a Deus e diz: Bom é o Senhor para os que esperam Por Ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor - Lm 3:25, 26... Nossa fé, não está firmada em argumentos naturais, porque estes são incapazes de produzir livramento.

Do alto, é que vem o socorro. É para lá que devemos voltar nosso olhar. Ainda que nuvens pesadas, carregadas de nebulosidade, escondam o lindo céu azul. E o brilho do sol. Elas não ficarão lá para sempre. Nosso olhar deve alcançar essa visão impossível. Com os olhos da fé, que revelam o intransponível. Precisamos, nos levantar do leito molhado, encharcado de lágrimas e nos colocarmos de joelhos no pó, acima das circunstâncias.

Foi isso que Deus ordenou ao profeta Ezequiel: E disse-me: Filho do homem põe-te em pé e falarei contigo - Ez 2:1. Onde estava Ezequiel nessa hora? E aconteceu que estando eu no meio dos cativos, com os joelhos no chão junto ao Rio Quebar, se abri os céus, e eu tive visões de Deus - Ez 1:1. Ele estava no meio dos cativos, entre sofrimento, choro e falta de esperança, mas as margens do Quebar e ousou ajoelhar e olhar para o céu e viver as visões de Deus.

OS JOELHOS ABREM OS CÉUS DE GLORIA DE RESPOSTAS, DE ESPERANÇA E NOS FAZ VIVER O IMPOSSÍVEL E AS SECURAS DE NOSSAS VIDAS TRANSFORMAM EM MANANCIAIS EM CHUVAS TORRENCIAIS!!! – EM CHUVAS DE GRAÇA VINDO DO CÉU...

Ezequiel não deveria se entregar àquelas circunstâncias de derrota, desgraça. Mas buscar força e conforto no Senhor. Filho do homem te põe de pé e se levanta dos seus joelhos, pois suas orações foram ouvidas e atendidas. Deus estava dizendo:

Sei que é carne, homem, filho de homem, mas vence Ezequiel, te põe de pé e falarei contigo. Vence Ezequiel, não se abate, olha além, de tudo que te rodeia, vive as promessas e visões que te mostrarei. Seus joelhos trouxeram as respostas de suas indagações e transformaram os seus prantos em alegria sua dor em bênçãos.

E a Palavra diz: Entrou em mim o espírito e me pôs em pé, e ouvi o que me falava - Ez 2:2.  Entrega-se ao Senhor, sem restrição, sem barreiras e aceros. Ezequiel viu o que ninguém mais viu naquele campo de refugiados. RESPOSTAS DE DEUS NA ORAÇÃO!!!

TUDO PORQUE SEU OLHAR SE ELEVOU AO CÉU, E SEUS JOELHOS SE DOBRARAM NA TERRA DIANTE DO GRANDE EU SOU O DEUS DAS PROMESSAS INFALÍVEIS!!!

Salmos 121:1 – LEVANTAREI (ELEVO) os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. - Salmos 121:2 - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. - Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel. Quando se deu conta de que seu último amigo terreno influente se fora, ele se voltou ao Senhor como único auxílio que lhe restou.

QUANDO VC OLHA E NÃO VÊ RESPOSTA A RESPOSTA ESTÁ NA ORAÇÃO DE JOELHOS DE DEUS VEM A RESPOSTA E A SOLUÇÃO!!!

Ezequiel seguiu o exemplo de Davi - Buscou respostas e conforto no alto. Ele não viu desilusão e morte, mas visão de Deus, que lhe dizia ser possível à restauração, um novo começo, uma renovação. REVESTIDO DE FORÇAS, EZEQUIEL FOI ATALAIA (UM VIGIA ESPIRITUAL PARA ISRAEL) PARA CASA DE ISRAEL.

ELE DOBROU SEUS JOELHOS E ENXUGOU SUAS LÁGRIMAS!!! Ezequiel tirou força, de onde parecia não haver. Ele viu céus abertos, enquanto, o cheiro de cadáveres pairava no ar, o pranto, choro, lamento e murmúrios. Ele foi para AS MARGENS DO RIO QUEBAR orar de joelhos diante do Deus imutável, vivo e real.

Ele foi olhar o céu, conversar com Deus, buscar refúgio, no que foi ouvido se refugiou no Senhor e na força do seu poder, ÀS MARGENS DO QUEBAR. Deus é o que enxuga SUAS LÁGRIMAS e traz uma NOVA ESPERANÇA nas orações dos joelhos dobrados. AMEM!!!

Meus irmãos levantam e cantam um cântico novo, uma música de agradecimento e louvor por todas as vitórias. Meus irmãos abrem seus lábios e oram ao Senhor Jesus Cristo dobrando seus joelhos.

Diante de sua bondade e misericórdia. Eleva seu olhar, para além do monte, ponha-se de pé, não se entregue as circunstâncias, porque elas não são maiores que o amor que Deus sente por você. Confia no Senhor e fazei o bem; habitarás na terra, abençoados e verdadeiramente serão alimentados em abundância, pela graça e bondade de Deus.

Alegram-se também no Senhor teu Deus, e Ele concederá ou satisfará os desejos, alvos, metas, objetivos e propósitos do teu coração. ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR; CONFIA NELE, E TUDO NA SUA VIDA O DEUS DE MILAGRES E DO IMPOSSÍVEL FARÁ NA SUA VIDA E NA SUA FAMÍLIA. SALMOS CONTEXTUALIZADOS - 37:3-5...

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...


 

SALMOS BEREKINIANOS: UMA COLETANIA DOS MEUS 250 LIVROS GRATUITOS POSTADOS: LIVRO NÚMERO (30) TRIGÉSSIMO – POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR!!!


CANTICOS INSPIRADOS NOS JOELHOS DA ORAÇÃO:

DAVI PRONUNCIOU EM UM DE SEUS SALMOS: Origens - A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 73 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois. Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas - Sl 6:6... A tristeza, contudo, não deve ser dona da situação ou de nós, porque ao nos entregarmos as situações e as derrotas, ficamos impossibilitados de agir com fé sem fé sem oração e esperança nem convicção.

A fé em Cristo Jesus livra-nos de morrermos na fornalha: Então Nabucodonosor se encheu de furor e mudou-se o aspecto de seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abdenego; falou e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer - Dn 3:19. PARECIA UMA SITUAÇÃO INSUPORTÁVEL, INVENCÍVEL!!! Em nossas vidas, temos momentos assim, em que as provações veem com força dobrada, e aos olhos naturais, o desânimo pode nos derrubar, antes mesmo de entrarmos no fogo.

É só o começo da história, e já confessamos: Não vou conseguir, não suporto. Isto não acontece só com você, acontece comigo e aconteceu com grandes homens de Deus. A fornalha não consumiu a Mesaque, Sadraque e Abdenego, eles saíram sãos e salvos. - Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti - Is 40:2. Não estamos livres da prova, mas em Jesus, encontraremos ânimo para vencê-la. Já reguei muitas vitórias e promessas, com lágrimas muitas lágrimas. Porém, em meio às circunstâncias, uma Palavra de Deus, um canto de louvor, me fizeram despertar e renovar as forças.

O profeta Jeremias, em meio as suas Lamentações declarou: Já pereceu minha força e a minha esperança no Senhor. Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. - Lm 3:19-23. VOCÊ PODE IMAGINAR UM PROFETA, UNGIDO, AMIGO DE DEUS!!! - Fazendo tal declaração? É que não somos os únicos a experimentarmos tristeza e sentimento de fracasso. Tudo que sei é que em qualquer situação Jesus é a solução. Jó, em meio a mais profunda dor, declarou: Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim, se levantará de sobre a terra - Jó 19:25...

Jeremias, em meio ao caos da nação de Israel, entre cadáveres, e destruição por ocasião do cativeiro Babilônico ergue o espírito a Deus e diz: Bom é o Senhor para os que esperam Por Ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor - Lm 3:25, 26... Nossa fé, não está firmada em argumentos naturais, porque estes são incapazes de produzir livramento. 

Do alto, é que vem o socorro. É para lá que devemos voltar nosso olhar. Ainda que nuvens pesadas, carregadas de nebulosidade, escondam o lindo céu azul. E o brilho do sol. Elas não ficarão lá para sempre. Nosso olhar deve alcançar essa visão impossível. Com os olhos da fé, que revelam o intransponível.

Precisamos, nos levantar do leito molhado, encharcado de lágrimas e nos colocarmos de joelhos no pó, acima das circunstâncias. Foi isso que Deus ordenou ao profeta Ezequiel: E disse-me: Filho do homem põe-te em pé e falarei contigo - Ez 2:1. Onde estava Ezequiel nessa hora? E aconteceu que estando eu no meio dos cativos, com os joelhos no chão junto ao Rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus - Ez 1:1. Ele estava no meio dos cativos, entre sofrimento, choro e falta de esperança, mas as margens do Quebar e ousou ajoelhar e olhar para o céu e viver as visões de Deus.

OS JOELHOS ABREM OS CÉUS DE GLORIA DE RESPOSTAS, DE ESPERANÇA E NOS FAZ VIVER O IMPOSSÍVEL E As SECURAS DE NOSSAS VIDAS TRANSFORMAM EM MANANCIAIS EM CHUVAS TORRENCIAIS!!! Ezequiel não deveria se entregar àquelas circunstâncias de derrota, desgraça. Mas buscar força e conforto no Senhor. Filho do homem te põe de pé e levanta dos seus bereks (joelhos), pois suas orações foram ouvidas e atendidas. Deus estava dizendo:

Sei que é carne, homem, filho de homem, mas vence Ezequiel, te põe de pé e falarei contigo. Vence Ezequiel, não se abate, olha além, de tudo que te rodeia, vive as promessas e visões que te mostrarei. Seus joelhos trouxeram as respostas de suas indagações e transformaram os seus prantos em alegria sua dor em berakak (bênçãos). E a Palavra diz: Entrou em mim o espírito e me pôs em pé, e ouvi o que me falava - Ez 2:2.  Entrega-se ao Senhor, sem restrição, sem barreiras e aceros. Ezequiel viu o que ninguém mais viu naquele campo de refugiados.

TUDO PORQUE SEU OLHAR SE ELEVOU AO CÉU, E SEUS BERAKS (JOELHOS) SE DOBRARAM DIANTE DO GRANDE EU SOU O DEUS DAS PROMESSAS INFALÍVEIS!!! Salmos 121:1 – LEVANTAREI (ELEVO) os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. - Salmos 121:2 - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. - Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel (PP, 664). Quando se deu conta de que seu último amigo terreno influente se fora, ele se voltou ao Senhor como único auxílio que lhe restou.

Ezequiel seguiu o exemplo de Davi - Buscou respostas e conforto no alto. Ele não viu desilusão e morte, mas visão de Deus, que lhe dizia ser possível à restauração, um novo começo, uma renovação. REVESTIDO DE FORÇAS, EZEQUIEL FOI ATALAIA PARA CASA DE ISRAEL. ELE DOBROU SEUS JOELHOS (BERAKS) E ENXUGOU SUAS LÁGRIMAS!!! Ezequiel tirou força, de onde parecia não haver. Ele viu céus abertos, enquanto, o cheiro de cadáveres pairava no ar, o pranto, choro, lamento e murmúrios. Ele foi para AS MARGENS DO RIO QUEBAR orar de joelhos diante do Deus imutável, vivo e real.

Ele foi olhar o céu, conversar com Deus, buscar refúgio, no que foi ouvido se refugiou no Senhor e na força do seu poder, ÀS MARGENS DO QUEBAR. Deus é o que enxuga SUAS LÁGRIMAS e traz uma NOVA ESPERANÇA nas orações dos bereks (joelhos). AMEM!!!

Meu irmão levanta e canta um cântico novo, uma musica de agradecimento e louvor por todas as vitórias. Meu irmão abre seus lábios e ora ao Senhor Jesus Cristo dobrando seus joelhos diante de sua bondade e misericórdia. Eleva seu olhar, para além do monte, ponha-se de pé, não se entregue as circunstâncias, porque elas não são maiores que o amor que Deus sente por você. Confia no Senhor e fazei o bem; habitarás na terra, abençoado e verdadeiramente serás alimentado em abundância.

Alegra-se também no Senhor teu Deus, e Ele concederá ou satisfará os desejos, alvos, metas, objetivos e propósitos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e tudo na sua vida o Deus de milagres e do impossível fará na sua vida e na sua família. Salmos contextualizados - 37:3-5...

REPONERA DOS BEREKS:

RESPOSTAS DAS ORAÇÕES DOS JOELHOS!!!

OS JOELHOS DE ANA: Na verdade, Samuel um grande homem de Deus foi uma resposta à oração de sua mãe. Como, I Samuel 1:10-11 nos diz: - I Samuel 1:10-11 - Ela [Ana, mãe de Samuel], pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos!!!

Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. ANA DOBROU SEUS JOELHOS E BUSCOU UMA RESPOSTA DE DEUS!!!

Ana estava em aflição. O que ela fez? Ela ajoelhou, dobrou-se diante do poder de Deus e orou, que é também o que Tiago 5:13 nos sugere para tais casos. Na verdade, lá nós lemos: Tiago 5:13 - ESTÁ ALGUÉM ENTRE VÓS AFLITO? ORE!!!

Ana estava aflita, ela orou e só temos que ir ao versículo 20 do mesmo capítulo para ver o que aconteceu como resultado. Lá nós lemos: I Samuel 1:20 - E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel2; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. Samuel foi pedido ao Senhor. 

Seu próprio nome declara que ele foi resposta de oração. - No entanto, ele não foi o único que foi resposta a uma oração. O mesmo aconteceu com João Batista também. Na verdade, quando o anjo apareceu ao pai de João, Zacarias, disse-lhe: Lucas 1:13 - Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João...

O nascimento de João Batista foi a resposta para a oração de seu pai, Zacarias - e do cumprimento das profecias correspondente em relação a sua vinda como o precursor do Senhor Jesus Cristo (Malaquias 4:5-6, Lucas 1:15-17 ) - Exatamente como o nascimento de Samuel foi a resposta à oração de sua mãe.

O CASO DE CORNÉLIO: Avançando, todos nós provavelmente conhecemos Cornélio, o centurião gentio, em cuja casa foi pela primeira vez confirmado que até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida - (Atos 11:18). No entanto, você sabe como isso aconteceu e Pedro foi em sua casa para falar da Palavra a ele? Atos 10:3-6 nos diz: Atos 10:3-6 - Este [Cornélio], quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.

O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro... Pedro não foi lá acidentalmente. Ele teve uma visão sobre isso (Atos 10:9-20), e respondeu positivamente ao convite do centurião. No entanto, veja o que o anjo disse a Cornélio quando ele apareceu:

As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. As orações com joelhos dobrados de Cornélio foram ouvidas por Deus.

Como resultado foi-lhe dito para mandar buscar Pedro que, como o anjo lhe disse, te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa - (Atos 11:14). E na verdade, enquanto Pedro estava falando aos muitos que ali se haviam ajuntado - (Atos 10:27) na casa de Cornélio o Espírito Santo veio sobre todos os que ouviam a palavra...

Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus - (Atos 10:44, 46). Cornélio orou, dobrou seus joelhos e o Senhor respondeu, e muitos foram salvos, também manifestando o Espírito Santo através do falar em línguas!!!

Atos 4:24-31 - Ficando em Atos, outro exemplo do poder da oração está no capítulo 4, versículos 24-31. Pedro e João tinham acabado de ser libertados da prisão, onde tinham sido atirados, porque eles estavam ensinando a ressurreição (Atos 4:2), fazendo também grandes milagres em nome de Jesus (Atos 3:1-7). Após a libertação, eles foram para os crentes e lhes disseram o que tinha acontecido. O que então os discípulos fizeram? Eles oraram. Na verdade, os versículos 24, 29-30 nos dizem:

Atos 4:24, 29-30 - E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há... Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. Eles oraram dobraram seus joelhos para fazer exatamente o que incomodava as autoridades (Atos 4:18), ou seja, falar a Palavra com ousadia e fazer sinais e milagres em nome de Jesus. O que se seguiu as orações!!!

O versículo 31 nos diz: Atos 4:31 - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. Eles oraram para falar a Palavra de Deus com ousadia e adivinhem: eles falaram a Palavra de Deus com ousadia.

CONCLUSÃO: Para concluir, portanto: nesta mensagem analisamos a eficácia da oração (OS EFFECTUS DOS BEREKS), pois é demonstrada através dos vários registros da Escritura. Em todos os casos, vimos como Deus foi movido poderosamente, respondendo as orações do seu povo e suprindo suas necessidades. Isto, obviamente, não é algo que costumava acontecer só naquela época.

Na verdade, Deus é movido da mesma forma hoje, provendo com sua abundância e sabedoria tudo o que Lhe pedimos em oração e que está em harmonia com a Sua vontade. Como I João 5:14 nos diz: I João 5:14 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve... -Deus nos ouve quando DOBRAMOS NOSSOS JOELHOS e oramos a ele. Como Provérbios 15:8 nos diz, a nossa oração é o seu contentamento ou sua alegria.

OS EFFECTUS DOS BEREKS PARTE DOIS:

A EFICÁCIA DA ORAÇÃO!!!

A partir de Atos 12:1-5a, lemos: E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para maltratá-los; E matou à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos pães ázimos. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. 

Sobre o Herodes da nossa passagem, ele era o neto do Herodes que perseguiu Jesus quando ele ainda era uma criança (Mateus 2) e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo - (Mateus 2:16).

Ele também era um sobrinho de Herodes, o tetrarca que decapitou João Batista e desprezou Jesus e, escarnecendo dele, vestiu-o com uma roupa resplandecente [para zombar mais dele] - (Lucas 23:11) antes de sua crucificação. - E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos. Lucas 23:11...

Parece, portanto, que ele herdou a maldade de seu avô e seu tio, já que ele matou Tiago um dos doze, e vendo que isso agradava aos judeus, ele também prendeu Pedro, com o propósito de apresentá-lo ao povo e depois, obviamente, matá-lo também. No entanto, Herodes não calculou bem, o versículo 5 nos diz: Atos 12:5...

Pedro, pois, era guardado na prisão; MAS A IGREJA AJOELHADA FAZIA CONTÍNUA ORAÇÃO POR ELE A DEUS!!! O rei nomeou muitos homens armados para vigiar Pedro. Ele pensou que desta forma tornaria sua libertação impossível. No entanto, ele não levou em conta o fato de que, apesar de Pedro ser mantido na prisão, A IGREJA ESTAVA ORANDO SEM CESSAR A DEUS POR ELE.

Herodes não podia parar isso, e, assim, não conseguia impedir que Deus respondesse as orações. Vamos ver o que aconteceu em seguir: Atos 12:6-7 - Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere. Eis, porém, QUE SOBREVEIO UM ANJO DO SENHOR, E UMA LUZ ILUMINOU A PRISÃO...

Herodes tinha tomado medidas suficientes para impedir Pedro de escapar. Dois guardas estavam à sua direita e em seu lado esquerdo e ele foi preso entre seus guardas com correntes. Onde quer que ele quisesse ir eles tinham que concordar em primeiro lugar!!! - Além disso, como se isso não bastasse, dois outros guardas estavam diante da porta!!! No entanto, embora Herodes tivesse posto muito poder militar para vigiar Pedro, isso não foi nada EM COMPARAÇÃO COM DEUS E SEU PODER.

Vamos ver o que o Senhor fez: Atos 12:7-11 - E, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa!!! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me. Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão. 

Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente (CONTROLE REMOTO DE DEUS); e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele. Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico. Atos 12:5 - PEDRO, POIS, ESTAVA GUARDADO NO CÁRCERE; MAS HAVIA ORAÇÃO INCESSANTE A DEUS POR PARTE DA IGREJA DE JOELHOS A FAVOR DELE!!! 

Isso nos diz que a arma usada contra o fato de que Pedro era guardado no cárcere. Esta arma foi à oração de joelhos. A igreja orava de joelhos sem cessar e Deus respondeu fazendo o impossível acontecer, derrotando Herodes e seu poder, e livrando Pedro desta aflição.

BERAK=JOELHO, BERAKIAR=AJOELHAR (SE):

Esta junta da perna é importante para a sustentação do corpo. Por isso, joelhos vacilantes ou debilitados representam fraqueza; e joelhos trêmulos, temor. — Jó 4:4;  - As tuas palavras firmaram os que tropeçavam e os joelhos desfalecentes tens fortalecido.

Sal 109:24; - De jejuar estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece. Is 35:3; - Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. Da 5:6; - Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro. He 12:12 - Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados...

Todos, exceto 300, dentre os 10.000 homens de Gideão puseram-se de joelhos para beber água, evidentemente baixando o rosto na água. Nesta posição, não podiam estar alertas, preparados para um ataque de surpresa. Estavam mais preocupados em saciar a sede do que com a questão em jogo. Por outro lado, os 300 permaneceram de pé, apanhando a água com a mão e sorvendo-a dela, alertas, vigilantes e prontos. Os 9.700 negligentes foram, por conseguinte, dispensados. — Jz 7:3, 5-8.

Ajoelhar (-se). A palavra hebraica para “ajoelhar (-se)” (BEREK) tem a mesma raiz que a para “abençoar, bendizer” (BARAKAKS) o que pode indicar que, pelo menos às vezes, conferiam-se BÊNÇÃOS A PESSOAS AJOELHADAS. Ao implorar favor. A pessoa talvez se ajoelhasse como ato de respeito ou para implorar favor, como quando um chefe de cinquenta, que representava o Rei Acazias, se ajoelhou diante de Elias para suplicar por sua vida e pela vida dos homens que o acompanhavam. (2Rs 1:13, 14) Foi de joelhos que um leproso suplicou a Jesus que o tornasse limpo. — Mr 1:40-42; também Mr 10:17-22.

E tornou a enviar um terceiro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; então subiu o capitão de cinquenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos. Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida. 2 Reis 1:13,14...

E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo. Marcos 1:40-42... - E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Marcos 10:17...

Na oração. Os verdadeiros adoradores frequentemente se ajoelhavam ao orar a Deus, sendo esta postura um indício apropriado da sua humildade. (Esd 9:5; At 9:36, 40; 21:3-6) Salomão se pôs de joelhos perante a congregação de Israel durante a sua oração por ocasião da dedicação do templo. (2Cr 6:13)... Apesar dum decreto real, de que durante 30 dias se fizessem petições apenas ao Rei Dario, Daniel se ajoelhou em oração a Jeová três vezes por dia, enquanto as janelas do seu quarto de terraço estavam abertas em direção a Jerusalém. (Da 6:6-11)

O próprio Jesus Cristo forneceu um exemplo de se ajoelhar em oração a Jeová. No jardim de Getsêmani, na noite em que foi traído, Jesus dobrou os joelhos e começou a orar. — Luc 22:41. Os praticantes da religião falsa ajoelhavam-se diante dos ídolos de seus deuses. Mas, nos dias de Elias, ainda havia 7.000 fiéis em Israel, todos os joelhos que não se dobraram diante de Baal. — 1Rs 19:18; Romanos 11:4... 

Prestar homenagem ou reconhecimento de alta posição. Ajoelhar-se pode indicar que se presta homenagem ou se reconhece a alta posição de alguém superior. Os soldados ajoelharam-se diante de Jesus e prestaram-lhe homenagem, mas em zombaria. — Mt 27:27-31; Mr 15:16-20...

Jeová concedeu ao fiel ressuscitado Jesus Cristo uma posição superior e um nome que está acima de todo outro nome, A FIM DE QUE, NO NOME DE JESUS, SE DOBRE TODO JOELHO DOS NO CÉU, E DOS NA TERRA, E DOS DEBAIXO DO CHÃO. Todos os que obterão a vida terão de dobrar os joelhos em adoração a Jeová no nome de Jesus Cristo e reconhecer este como Senhor para a glória de Deus. Fil 2:9-11; Jo 5:28, 29; Ef 1:9, 10...

FINALIZANDO: Respeito, Humildade. Ajoelhar-se. As atitudes e posturas dos orientais em expressar respeito uns aos outros, e especialmente ao fazerem uma petição a alguém superior, eram muito parecidas às atitudes adotadas na oração. Encontramos exemplos de alguém ajoelhar-se em súplica perante outros. Não se fazia isso em adoração daquela pessoa, mas em reconhecimento da posição ou do cargo dela, com profundo respeito. — Mt 17:14; Mr 1:40; 10:17; 2Rs 1:13...

LEMBREM-SE: OS BERAKAKS DOS BEREKES - A BÊNÇÃO DOS JOELHOS – IGREJA DE JOELHOS CÉUS ABERTOS!!!

OS REVELATIOS DOS BEREKS: AS REVELAÇÕES DOS JOELHOS!!!

II Reis 6:11-22 – Observamos em toda a bíblia Deus libertar grandemente Seu povo em resposta a suas orações. Outro exemplo semelhante está em II Reis 6. Lá encontramos Eliseu, um homem de Deus, através de quem Deus revelou os planos dos sírios ao rei de Israel. Devido a isso, o rei da Síria estava muito perturbado e convocou um conselho para lidar com este problema. Os versículos 11-12 nos dizem:

II Reis 6:11-12 - Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir...

Qualquer coisa que o rei da Síria, dizia e planejava, Deus revelava a Eliseu, que depois revelou ao rei de Israel. Em seguida, os versículos 13-15 nos dizem: - II Reis 6:13-14... Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã. Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade.

VEJA O PENSAMENTO DESTE REI: Tentando capturar e prejudicar o homem de Deus Eliseu usando grande poder militar. Assim, o rei da Síria enviou cavalos, carros e fortes tropas contra Eliseu. O rei da Síria pensou que tinha tomado todas as medidas físicas para garantir o sucesso dos seus planos. No entanto, o rei deixou Deus e SUAS medidas fora de seu pensamento e falhou terrivelmente. Vamos ver nesta historia sobre o rei da Síria. - Os versículos 15-16 nos dizem:

II Reis 6:15-16 - E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor!!! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. A resposta de Eliseu para o seu servo mostra que, ou esse servo tinha um problema de vista e não podia ver aqueles que estavam com eles, ou Eliseu estava errado. A razão não é porque o servo tinha um problema com a sua visão física, mas porque ele usou a visão física apenas. No entanto, esta não é a única visão que se pode ter.

Realmente, além da imagem física de uma situação pode haver também uma imagem espiritual que se ignorada então as conclusões posteriores não serão confiáveis. Evidentemente, este servo tinha ignorado essa dimensão espiritual e agora tinha de levar isso em conta. O versículo 17 nos diz como isso aconteceu: II Reis 6:17 - E orou Eliseu, e disse: Senhor , peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Eliseu orou prostrou-se diante do Senhor e de joelhos buscou a revelação espiritual para o seu servo e o Senhor respondeu sua oração, fazendo o que ele pediu e abriu os olhos deste servo para que tivesse uma visão espiritual da situação. No entanto, algo mais precisava ser feito para cuidar dos sírios. Vimos no início da passagem como foi dito ao rei sobre ele e onde exatamente ele estava. Portanto, o exército sírio sabia exatamente quem eles estavam procurando. Como Eliseu enfrentou isso? Os versículos 18-20 nos dizem:

II Reis 6:18-20 - E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria. E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: O Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.

Como parece que o Senhor não só abre os olhos para ver o espiritual e fisicamente invisível, mas Ele também fecha os olhos para não ver o que é fisicamente visto!!! Os sírios sabiam exatamente quem eles estavam procurando. No entanto, ele estava diante de seus olhos e eles não puderam vê-lo!!! E não é só isso, mas eles acabaram em Samaria, a capital do inimigo deles!!!

Como tudo isso aconteceu? Eliseu orou ao Senhor e feriu os sírios com cegueira abrindo seus olhos somente quando eles chegaram à Samaria e só depois Eliseu orou por isso!!! Os versículos 21-23 nos dizem o que aconteceu depois que eles caíram nas mãos do rei de Israel. II Reis 6:21-24 - E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomassem prisioneiros com a tua espada e com o teu arco?

Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor. E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel. Resumindo, portanto: um grande exército veio contra Eliseu. Em resposta, depois que ele avaliou a situação espiritualmente, ele orou e o Senhor os feriu com cegueira.

Então, depois que ele os levou para Samaria, a capital de Israel, ele orou novamente e o Senhor lhes abriu os olhos e viram onde estavam. Quem fez todas estas grandes coisas? O Senhor. Como o Senhor era solicitado para fazer estas coisas? Pela oração de Eliseu. É por isso que a Palavra diz: Eliseu OROU e O Senhor... Agiu em conformidade a oração do seu servo.

 

Deus te abençoe!!! Oswaldo de Souza...