MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ULTIMA LAGRIMA: (CRÔNICA PASTOR MAURÍLIO SOUZA)

Agora neste momento no silencio da cálida noite fecho meus olhos, e sou guiado pelas minhas lembranças fugas de tempos distantes e remotos;
Háaa, aquela casa de pau a pique, chão batido de chaminé liberando a fumaça do fogão de lenha. Casa simples de colchão de palha e gente humilde que anda com seus pés descalços, povo de fala arrastada, povo mateiro que busca lenha no mato e vive de maneira simples e faceira. Recém-chegados da roça da vida no meio do mato sofrendo os ardis da dura batalha do campo e dos boqueirões com suas mãos calejadas pelas enxadas, agora vivem assustados na cidade grande uma selva de pedra de gente esquisita e diferente sem cumprimentos e salvas que passam sem olhar, com olhares soberbos e distantes...

Vivem nos tratamentos dos animais, cavalos, cabritos, patos e marrecos ouvindo os cantos dos pássaros presos nas gaiolas e viveiros. Pela manhã as galinhadas se achegam na porta cozinha aquela mulher de figura pequena com seu avental preso em suas mãos cheio de milhos caminha lentamente com seu chinelo de dedo para espalhar as sementes da alimentação das bicharadas. Casa pequena de janelas entreaberta cortinas nas portas dividindo os cômodos do pequeno lar de meu nascimento...

A luz fraca do lampião de querosene aceso no chegar da escuridão da noite, nas fogueiras do quintal com suas chamas vermelha em suas multicores clareando o breu de mais um final do dia. Agora sob a luz do lampião a família se reúne assentados nos bancos de madeira rustica com seus assentos endurecidos, olhares atentos no ouvir das historias da roça o pequeno menino de banho tomado na bacia com suas roupas remendadas a mão deita no doce colo de sua mãe Nivalda, recebendo carinho e afagos em seus cabelos dos seus irmãos. Hoje somos seis, mas éramos doze. O pequeno caçula dos doze fecha seus olhos e adormece ouvindo o doce som sonoro do radio única diversão da família Souza...

Agora abro meus olhos marejados ainda deixando cair a ultima lagrima da saudade de minha família perdida pelo tempo e pelo passar das jornadas da vida deste homem no chegar dos seus sessenta anos, com seu rosto marcado com suas cãs que servem de cobertura da cabeça agora sem o seu chapéu de palha...

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza..

sábado, 21 de novembro de 2015

E SE EU? SERA? (CRONICA PASTOR MAURÍLIO SOUZA)...

Será que se eu falasse do vento? Quem sabe talvez tivesse muitas curtidas? O vento que vai o vento que vem! Ou se falasse da inflação? Inflação que vai, que vaiiiiii....? Talvez tivesse muitos ouvintes!!!

E se eu falasse dos artistas? Fofocas que vai, fofocas que vem? Talvez tivesse fama!!! Ou se falasse de noticia ruim? Noticias de terroristas que vai, que vem, destruindo nações! Talvez fosse um famoso internacional!!!

E se eu falasse do tempo, do clima? Sol que vai, chuva que vem? Talvez aparecesse no jornal nacional!!! Ou se falasse de novelas? Capítulos que vai, capítulos que vem? Talvez tivesse muitos acessos no meu blog!!!

E se eu falasse de moda? Desfile que vai, desfile que vem? Talvez tivesse desfilado para uma loja de alta costura!!! Ou se falasse de futebol? Jogos que vai, juízes que vem? Talvez tivesse mais dinheiro!!!

Por fim e enfim, e se eu falasse da natureza? Rios que vai, florestas que vem? Talvez tivesse mais atrativos!!! Mas escolhi para falar da mensagem da cruz, loucura para os homens, mas sabedoria para Deus, Portanto não tenho muitos ouvintes, muitos curtidas, não tenho fama, poucos acessos no meu blog e não tenho muito dinheiro, mas sou feliz, pois estou fazendo a vontade de Deus e isto é sucesso nos céus e não na terra!!!


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

ESTUDO SOBRE ANOREXIA ESPIRITUAL: POR MAURÍLIO SOUZA...

MODELO MORTA POR ANOREXIA SE ACHAVA GORDA COM 46 KG: A modelo Ana Carolina Reston Macan, que morreu, aos 21 anos, vítima de complicações provocadas pela anorexia nervosa, já havia declarado sete meses atrás que tinha perdido o controle e que havia parado de comer. "Às vezes ainda me acho gorda. Eu tenho uma imagem distorcida de mim", afirmou ela. 



Durante uma entrevista concedida em abril deste ano ao Agora, a modelo afirmou que estava trabalhando no Japão quando a obsessão pela magreza começou a se tornar uma doença. Ela teve que ser internada e acabou voltando ao Brasil. "Eu pesava 46 kg, tenho 1,74 m, e ainda tomava remédio para emagrecer. Cheguei a pesar 42 kg", lembrou.


Depois de ter realizado o tratamento, a modelo voltou a pesar 46 kg e continuou freqüentando um psicólogo. O problema, entretanto, persistiu, e a modelo acabou sendo internada em 25 de outubro passado em decorrência de uma insuficiência renal.

Debilitada pela anorexia nervosa, a pressão arterial dela despencou, o que fez com que passasse a ter dificuldade para respirar. Seu quadro clínico evoluiu para uma infecção generalizada e Ana Carolina acabou morrendo, quando pesava 40 kg. Seu corpo foi enterrado no cemitério de Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo.

A entrevista concedida pela modelo foi publicada na "Revista da Hora", do Agora, em 30 de abril deste ano.

Perfil

De acordo com a prima de Ana Carolina, Geise Strauss, 30, a modelo comia muito pouco --"gostava de maçã e tomate"-- e, em seguida, entrava no banheiro para vomitar. A modelo vítima de anorexia namorava Bruno Setti, de 19 anos, seu colega de profissão, e fazia bicos como promotora de casas noturnas.

Na internet, na página de relacionamentos Orkut, Ana Carolina cita "O Pequeno Príncipe", "Gabriela Cravo e Canela" e "Meu Pé de Laranja Lima" como livros preferidos. No item em que as pessoas mencionam os pratos preferidos, a modelo cita marcas de cozinha: "Prefiro as moduladas", ironiza.
Na noite de sua morte, havia mais de 500 recados deixados no perfil de Ana Carolina com mensagens para seus familiares. A maioria dos textos era de pêsames, porém muitas afirmavam que o caso da modelo deveria servir como alerta para as demais meninas que exercem a profissão.

Casos famosos: Ocorrências de anorexia e bulimia podem ser encontrados no cinema, na música, no esporte e até em família real. A atriz Jane Fonda, por exemplo, conviveu com a anorexia dos 15 aos 40 anos. Ela conta que queria "agradar e ser perfeita", o que na época queria dizer "esquelética”.

Na música, um dos exemplos mais conhecidos de problemas relacionados a distúrbios alimentares é o da cantora e baterista Karen Carpenters, que morreu em 1983, aos 32 anos, depois de ter sofrido um ataque cardíaco decorrente de anorexia. Ela formava com o irmão, Richard, o grupo The Carpenters, famoso nos anos 70.

Outro caso emblemático é o da princesa Diana (1961-1997), que assumiu que foi bulímica e anoréxica --e que já havia tentado cometer suicídio.

No esporte, a surfista brasileira Andréa Lopes, hoje com 31 anos, teve anorexia aos 20 anos. No auge da doença, chegou a pesar 38 kg --hoje ela tem 59 kg.
"Todo mundo que vinha me oferecer comida era uma ameaça para mim. Tinha obsessão com o meu peso e só pensava em ser campeã mundial.” Ela começou a se tratar após insistentes pedidos da mãe, que chegou a ouvir na praia que a filha "deveria ter Aids".
_________________________________________________________

“ANOREXIA ESPIRITUAL”:
POR PR MAURÍLIO SOUZA

Hoje por falta de exercícios espirituais muitos adoecem enfraquecidos pelo sedentarismo de sua alma...

A QUEBRA DA HOMEOSTASE: Quando começamos a exercitar e/ou treinar o nosso corpo, começamos também a educá-lo para adaptações e melhorias bastante significativas para nosso dia a dia, nesse período observamos que nosso organismo funciona como uma engrenagem onde tudo está relacionado.
Dentre outras capacidades físicas, melhoramos a força muscular, a flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória.

A melhoria das nossas condições físicas acontece porque nosso corpo é uma máquina muito inteligente e trabalha com uma evolução através de estimulo, inflamação e adaptação... Fazendo sair da homeostase (zona de conforto).
Mas da mesma forma que o organismo é inteligente para se adaptar a novos estímulos, quando paramos as atividades ele entende também que não precisa mais de adaptações, pois não terá mais a exercitação. Logo, aqueles benefícios adquiridos com a atividade física serão perdidos e tudo voltará ao estado inicial, quanto mais tempo ficarem parado maiores os prejuízos.

Sendo assim, enquanto você estiver exercitando seu corpo, você terá cada vez mais respostas benéficas para o organismo... E quando parar retornará ao que era antes, lembrando que quanto mais tempo passar mais perdas virá.

ANOREXIA ESPIRITUAL: Nos últimos dias estamos sendo bombardeados por informações e notícias sobre conduta nutricional. Estamos na onda de manter a boa forma, entupindo as academias e consultórios de nutricionistas e lipoaspiração.       
Estes comportamentos são excelentes, porém se ocultam atrás deles, consequências irreparáveis por parte daqueles que vão até as últimas consequências para manter o corpo “sarado”, ou apto para algumas profissões.
Passamos a conhecer palavras que outrora, nem se imaginava que existissem, como por exemplo, “anorexia” que significa abstinência de alimentos para evitar alguns “quilinhos” a mais, levando até mesmo a morte por falências múltiplas dos órgãos, como o caso recente de uma linda jovem. (A modelo Ana Carolina Reston Macan, que morreu, aos 21 anos, vítima de complicações provocadas pela anorexia nervosa).

Queridos irmãos, fico ainda mais preocupado, porque tais costumes estão passando a fazer parte da nossa igreja. Alguns irmãos estão sofrendo de “ANOREXIA ESPIRITUAL”, fazendo abstinência de alimentos espirituais, Tais como: Orações, leitura da Palavra de Deus e frequência às atividades da igreja.
As consequências também são terríveis, até diria que são piores, pois leva a falência de múltiplas áreas de nossa vida, principalmente a perda do sentido da vida; isso me faz lembrar a letra de um cântico que diz “POIS PRA TE ADORAR, FOI QUE EU NASCI”; que outro objetivo teria a nossa vida, se não a de adorar e servir ao Criador, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?

Fica aqui, uma informação nutricional importante para sua vida Espiritual: “LER A BÍBLIA FAZ BEM”, pode alimentar-se dela abundantemente, pois sua tabela Nutricional nos garante 100% dos valores diários necessários para uma vida saudável, zero de gorduras trans e saturadas mais rica em vitaminas e proteínas; e para os acostumados com o termo: Livre de calorias (light).
ANOREXIA ESPIRITUAL: Nesses dias em que a cortina da anorexia tem sido rasgada diante dos nossos olhos, um assunto ronda meus pensamentos. O QUE REALMENTE É ANOREXIA? Quais suas primeiras características? Por que não a identificamos antes de uma morte? Por que não a vemos com clareza em nossos jovens? Por que não a tratamos a tempo e à hora?

No meio dessas perguntas uma resposta ao que não perguntei me veio ao coração. MINHA IGREJA TAMBÉM ESTÁ ANORÉXICA POR FALTA DA PALAVRA: Fiquei pasmo.
Imediatamente seres esqueléticos sentados nos bancos de sábado ou domingo à noite surgiram diante de meus pensamentos. Palmas em meio aos louvores, mas as mãos tinham ossos protuberantes à mostra. Homens e mulheres andando com os ossos de suas bacias visíveis. Seria esta a visão de Ezequiel? Seria este o vale de ossos secos? Seria esta a: Visão dos últimos dias...
A anorexia acomete homens e mulheres e consiste, fundamentalmente, na visão distorcida de si mesmo, claramente por causa do conformismo com esse mundo.

Deixa eu explicar. Paulo diz: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Quando deixamos de comer a palavra que é o Pão da Vida por que achamos que já estamos fortes o suficiente ou alimentados demasiadamente, tomamos a forma desse mundo, de seus padrões morais e de seus ícones de beleza e comportamento. Paulo diz e eu repito: NÃO VOS CONFORMEIS!!!

NÃO TOMEIS A FORMA! A forma que o mundo estabeleceu para essa geração vem se manifestando em nossas modelos internacionais e até no interior do Brasil. Precisam parecer mais magras, mas precisam continuar vivendo e quando se olham no espelho acham que ainda têm a forma anterior.
Então se boicotam a fim de tomarem a forma do desconhecido, do inalcançável, do insuperável. A forma do pecado, a forma da morte até que a encontram. A primeira coisa a que recorrem são às drogas, principalmente à cocaína. Quando não aos inibidores de apetite e anabolizantes.
Eles alternam seu comportamento do depressivo ao eufórico. São ciclos sem fim de incertezas e certezas absolutas.

Tudo isso muito parecido com o que vivemos hoje em muitas igrejas onde seus membros recusam a comida que está sendo servida com a desculpa de serem engordativas ou super calóricas. Então em busca de um evangelho mais light, vão esvaziando suas reservas de alimento até não gerarem mais.
Sim uma das reações para o organismo se defender da anorexia é continuar vivendo, é suspender a menstruação a fim de não perder mais nada e continuar vivendo. Com a menstruação suspensa segue-se a infertilidade.

As igrejas anoréxicas deixam de ganhar almas, deixam de gerar por que já não menstruam, não sangram mais.
Quando deixamos de sangrar não tememos mais a morte, pois é o sangue que nos lembra que a vida tem seu fim. Mesmo que seja o fim do óvulo que não foi fecundado naquele mês. A igreja não ovula mais. Por quê? Porque tomou a forma desse mundo.
Esta geração não quer mais ter filhos em prol do trabalho e da estabilidade financeira. Na China se tem apenas um filho por casal e a igreja também está assim sem gerar. A igreja vive o tipo contrário da mulher do fluxo de sangue. Esta, porém, tocou em Jesus porque sangrava e a igreja de hoje não toca em Jesus porque não sangra. Precisamos sangrar e deixar de esconder nosso defeito.

Precisamos parar de esconder nossos ossos debaixo de nossas vestes sacerdotais, precisamos mostrar que nossos órgãos já estão sobressaltados em nossos ventres. Precisamos ver que nosso corpo já está sem água. Estamos perdendo musculatura por causa da anorexia espiritual e o mais importante músculo de todos: o coração. Não conseguimos nem sangrar nem, bombear sangue aos órgãos das extremidades do corpo, sabe por quê? Estamos sem pão! E cada vez que nos olhamos no espelho à religiosidade mente pra nós e vemos uma figura bonita e espiritual alimentada e saudável.

E É NESSA HORA QUE A UNÇÃO PODE MATAR! Por que a unção nos faz ir mais longe quando o alimento já acabou em nossos corpos? (Escandalizou-se?) Assim como Elias andou 40 dias com a força de um pão com carne depois da depressão. Não podemos andar 40 dias e não comer de novo mesmo que estejamos fortes.

OH! Igreja anoréxica, até quando? Será que todos vamos esperar os rins espirituais pararem? Não estamos filtrando mais nada que vem do mundo e misturando sujeiras ao nosso sangue. Podemos morrer envenenados com 7% de uréia no sangue. Por que será que o Senhor é Aquele que sonda os rins e o coração? Será por que esses são os primeiros órgãos afetados pela anorexia espiritual?
O coração pela falta do pão Cristo e os rins pela falta da Água Espírito Santo. Oh! Igrejas venham e comam da mesa e dos manjares do Senhor! Vinde e bebei da água do Espírito! Largamos o Senhor, um manancial, e cavamos para nós cisternas rotas. Trocamos o pão da vida por aquilo que não é pão, tomamos a forma dessa geração e cada vez mais nos parecemos com a morte do vale de ossos secos.

Nós fomos criados à figura do primogênito da Criação, a saber, O corpo de Cristo que serviu de forma desde a eternidade. Tomai a forma de Cristo. Saudável. Ele tinha um chamado sobremodo excelente e vencia a anorexia quando partia o pão da comunhão com seus discípulos.
Não comia tudo sozinho e escondido, vencia quando, em unidade, comia e dormia com sua igreja de doze pessoas ou cinco mil na multiplicação dos pães. Deus nos chama para a ceia. Mesmo hoje tu te podes saciar. Peixes e pães multiplicou, água em vinho, transformou. Venha faminto a Jesus, vem cear!(diria o hino antigo).

Dois caminhos estão diante de ti hoje. Escolhei, pois o caminho de Cristo e vivereis. Venha pra mesa do maná do Senhor e seja livre para comer das mãos do Senhor e dos anjos, a comida que nos desperta.
A comida que nos dá saúde, nos dá rins, coração e úteros espirituais novos. A comida que renova nosso sangue e nossa mente.
A mesa que restaura nossas imperfeições como a Mefibosete, neto do Rei Saul. Na mesa somos todos filhos, na mesa somos todos sãos, na mesa estamos vivos, na mesa, a morte é jogada ao chão, na mesa comemos da própria terra da qual fomos formados, pois todo alimento natural vem do que plantamos na terra e todo alimento espiritual do que foi plantamos no céu.

Que mistério em Cristo! Na mesa nos fundimos Nele, na mesa somos um só sem mascaras, sem mentiras. Na mesa de Cristo não precisamos de inibidores de apetite, não precisamos de anabolizantes, não precisamos imitar ou cultuar a imagem da morte. Na mesa somos Dele e Ele é nosso.
O que você está esperando? Viva, coma e beba para a gloria de Deus e somente para isso!
Vem cear!! “Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.
__________________________________________

ACADEMIA DE DEUS: (CRÔNICA PASTOR MAURÍLIO SOUZA)...



Hoje, há pessoas que só se preocupam com sua aparência e corpo físico, esquecem que devemos malhar outros sentidos na vida....

Fazer uma ginástica no entendimento e espiritual olha se cuidamos do nosso corpo tudo bem isso é bom, mas e a ginástica espiritual? Por que devemos exercitar nosso corpo espiritual? Por que devemos exercitar a leitura? Por que precisamos praticar o que aprendemos? Hoje por falta de exercícios espirituais muitos adoecem enfraquecidos pelo sedentarismo de sua alma...

Devemos tomar uma posição de praticar os ensinamentos de Deus em nossas vidas, por isso precisamos entrar em um processo de fortalecimento espiritual, a fim de fortificarmos os músculos de nossa alma (homem interior) preparando-nos para as lutas espirituais do homem exterior com o homem interior... Tenho o costume de dizer que nesta luta dos dois homens que há em nós o exterior que é nossa carne e vontade e o homem interior que é nosso espírito e a vontade de Deus, vai vencer o que estiver mais forte e mais alimentado...

Por isso devemos alimentar-nos com a leitura da bíblia que é nosso alimento espiritual e a oração que é o exercício que fortalece dando músculos ao nosso homem espiritual. Assim como muitos homens e mulheres correm para as academias para malhar seus músculos, assim também devemos correr para a igreja que é a academia de Deus para malharmos nossos músculos espirituais.



“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MINI BIOGRAFIA DE LUIZ DE CARVALHO: POR PASTOR MAURÍLIO SOUZA..

Por muitos anos meus sonhos cristãos foram embalados pelas musicas e corinhos como eram chamadas às canções pelos evangélicos, onde muitas vezes nas rádios eu dizia assim das musicas de Luiz de Carvalho: “Agora para o nosso enlevo espiritual vamos ouvir os acordes harmônicos e celestiais da voz que traz o céu para a terra”, portanto neste mundo nada é eterno a não serem as nossas almas é com tristeza anuncio...  A igreja brasileira perdeu nesta terça-feira um dos grandes cantores da música evangélica, ficamos pobres e o céu rico. Fui sempre muito abençoado por seus louvores e cânticos.... Musicas como; eram cem ovelhas - Brilho celeste - E aquela que deu titulo ao meu blog; Rude cruz (eu amo a mensagem da cruz) http://maurilio777.blogspot.com.br/ - EU AMO A MENSAGEM DA CRUZ...

Luiz marcou gerações com sua voz e estilo e foi o principal protagonista do cenário musical evangélico nos anos de 1950 e 1960. Gerações de ouvintes se emocionaram diante de suas interpretações inspiradas, como em: “Obra Santa, O Rei está voltando, A Deus toda Glória” e tantas outras que coroaram sua extensa carreira ou ministério, como ele prefere chamar. Era sempre a mesma coisa: “Chegar numa cidade, cantar, dormir, seguir adiante. Era assim minha vida toda”, descrevia o cantor. A prioridade sempre foi visitar igrejas, pois era cantor de púlpito e não de palco como hoje são os chamados cantores gospel....

Já cantou na Alemanha, Itália, Espanha, Estados Unidos e mais 20 países. Na Holanda participou de uma cruzada do evangelista americano Billy Graham. Mas o veterano não escondia que sua paixão sempre foi o Brasil: “não existe lugar melhor”. O segredo para tanto fôlego, Luiz tinha na ponta da língua: “Faço com alegria e amor a obra de Deus, é isso que me mantém jovem”, resumia. Percorrendo os rincões do Brasil que Luiz escreveu seu nome na historia da musica cristã brasileira. Ele também foi pioneiro da indústria fonográfica evangélica do país, setor que movimenta hoje milhões de reais. “Fui privilegiado por ter gravado o primeiro LP evangélico do Brasil, em 1958, intitulado “Boas novas”, conta Luiz...

Luiz de Carvalho viveu com modéstia e simplicidade. Seus rendimentos era a pequena aposentadoria, direitos sobre os álbuns e ofertas que recebia. “Eu me sinto realizado”, sintetizava o cantor. Mesmo assim admitia que gostaria de fazer algumas coisas. Uma delas era montar sua própria orquestra: “Seria uma forma de levar cultura musical para as pessoas. Musica de qualidade, não somente espiritual, mas técnica”. Mesmo com toda a experiência, Luiz dizia que todo dia aprendia coisas novas. “Uma delas é descansar na vontade do Senhor”, antes de seu falecimento deixou um conselho aos cantores evangélicos de hoje: “Procurem viver o que cantam. Deus quer usar pessoas limpas, que deem testemunho e tenham um compromisso com sua Palavra. Adoradores em espírito e em verdade, como diz a Palavra”.


Deus abençoe sua família!!! Pr Maurílio Souza

sábado, 14 de novembro de 2015

VIDA E MORTE DE UM PEIXE DO RIO DOCE: (CRÔNICA PASTOR MAURÍLIO SOUZA)...

Faltou-me o ar e de repente tentei respirar e não consegui um objeto quente e toxico prenderam minha garganta e não consegui buscar o ar, me senti fraco tentei fugir, mas para onde? Parece que estou cercado pelo infortúnio. Busquei uma saída e comecei a senti-me enfraquecido busquei ajuda, mas quem pode me socorrer? Surge uma pergunta em meu pequeno coração que não se cala; Quem fez isto comigo? Eu estava aqui tranquilo vivendo minha vidinha sem incomodar ninguém e de repente tudo se acaba...

Olhei para os lados e vejo meus vizinhos apavorados tentando salvar suas famílias no auge da tragédia ouço alguém gritar; vamos fugir para as pedras e em meio aos gritos desesperado tentei na ultima força que tinha buscar minha liberdade me livrar daquilo que me queimava por dentro. Na minha falta de paz busco uma esperança um ultimo fio de vida, me colocaram dentro de uma bolha preso em minha dor sem fim...

Agora estou só, perdi a noção de onde estou meus ouvidos foram fechados, tampados simplesmente e não ouço mais os gritos. A solidão torna-se minha amiga, não tenho mais fé e estou no fim, o barro preto e toxico invade meu interior, aquilo que era belo e cheio de vida é transformado no lugar de morte sem fim, corpos boiam na minha frente, e chego às pedras dura e quente do sol achava que aqui seria minha salvação, mas nesta pedra fria e cruel encontrei a morte, sem um grito de adeus, mas despedir de quem se todos estão mortos comigo assassinado pela ganancia dos homens...

Este é o poema de um pobre peixe do Rio Doce destruído por homens sem coração com sua tirania indolente afligindo pobres e inocentes criaturas. Este é um peixe triste e desamparado que morava no rio que não vai viver mais as orvalhadas dos dias...


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza...

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

CAMPANHA ABRE O CÉU SENHOR: mensagem um e dois...

Estamos neste mês de novembro com  “A CAMPANHA ABRE O CÉU SENHOR”, orando a Deus para duas coisa especificas; 1º Para que Deus derrame chuva abundantes de águas sobre nossa cidade e Para que Deus derrame chuvas de benção sobre bençãos na igreja. - Todos devem fazer uma oração ao Senhor se possível ás 12:00 horas e 18:00 horas – Em três frentes de oração; - 1º frente: Orar para Deus derramar chuvas abundantes (sem estragos) sobre nossa cidade. – 2º Frente: Orar para que os mananciais (represas) sejam cheios de águas de forma milagrosa (multiplicação). - 3º Frente: Orar para que não falte água em nossas casas...
__________________________________________________________

O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARA:

NÃO FALTARA ÁGUA - CHUVAS: O SENHOR é meu pastor e nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. - Salmos 23:1-6... - O versículo "O Senhor é meu pastor..." é um dos mais conhecidos da bíblia e demostra uma linda atitude de fé do Rei David e que hoje é como um eco infindável onde bilhões de pessoas repetem esse tão belo Salmo. Essa era a fé do Rei David, ele não preocupava com o dia de amanhã, nem com os problemas atuais, simplesmente ele confiava e descansava, como se sua vida fosse um lindo campo com águas tranquilas e pastos verdejantes, Davi acreditava no Deus sobrenatural.

Ele declara com muita fé e tranquilidade "O Senhor é meu pastor". É isso que devemos também procurar ter a mesma fé que o Rei David teve, confiando mesmo diante dos problemas, saiba que mesmo com todas as dificuldades de sua vida, você deve confiar no Senhor Deus, pois Ele vai te ajudar e te guiar para o melhor caminho, um caminho de vitórias, um caminho de bênçãos sobre bênçãos. - Mas precisamos seguir sempre o caminho do Senhor para que possamos colher sempre o que o nosso Deus (Pastor) venha nos dá, através de Sua tão grande misericórdia. O Senhor é meu pastor - Então somos ovelhas do Pai e devemos seguir sempre Seu caminho.

Olha o que diz o salmo; “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”. Salmos 37:3-5... Em tempo de seca e falta de chuva olha o que Deus mandou te dizer; Jó 38:1 Depois disso, do meio da tempestade, o Senhor deu a Jó a seguinte resposta”: - Quem faz a neve e as chuvas?  Jó 38: 22 - “Você alguma vez visitou os depósitos onde eu guardo a neve e as chuvas de pedra, 23que ficam reservadas para tempos de sofrimento e para dias de lutas e de guerras”?...

Quem faz a chuva, o orvalho, a geada e o gelo? 25“Quem foi que abriu um canal para deixar cair os aguaceiros e marcou o caminho por onde a tempestade deve passar? 26 Quem faz a chuva cair no deserto, em lugares onde ninguém mora? 27 Quem rega as terras secas e despovoadas, fazendo nascer nelas o capim? 28 Será que a chuva e o orvalho têm pai? RESPOSTA: DEUS É O SENHOR DAS ÁGUAS!!! - “37 Quem é capaz de contar as nuvens? Quem pode derramar a sua água em forma de chuva, 38 que faz o pó virar barro, ligando os torrões uns aos outros?” RESPOSTA: O SENHOR O DEUS DAS CHUVAS...
Agora meu irmão veja qual deve ser nossa atitude como povo de Deus; 2 Cronicas 7:12 E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. - 2 Cronicas 7:13ª e 14 - “Se eu fechar os céus, e não houver chuva”; - 14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

MEDIANTE A FALTA DE CHUVA NOSSA ATITUDE DEVE SER: Ir para a igreja em suas reuniões. – Humilhar na presença de Deus e mostrar nossa incapacidade e inoperância diante esta situação. – Orar ao Senhor em nome de Jesus Cristo crendo que Ele é o Senhor das chuvas. – Mediante as lutas e tempo difíceis devemos buscar a Deus. – converter ao Senhor, quer dizer voltar a Deus pedindo perdão de nossas transgreções e disposto a mudar de atitude... - RESPOSTA DE DEUS MEDIANTES NOSSA ATITUDE: Eu ouvirei dos céus – Perdoarei os seus pecados – E sararei a sua terra (cidade ou país)...

NÃO FALTARA SAÚDE: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” (Is 53.4). Vou começar este tópico com uma pergunta para você; O QUE JESUS CRISTO LEVOU NA CRUZ DO CALVÁRIO? RESPOSTA: Nossas enfermidades... Mateus 8 descreve o Senhor curando um leproso. Depois Ele cura o servo de um centurião romano de Cafarnaum. Aí vem a cura da sogra de Pedro. E nesse contexto está escrito: “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os demônios e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças” (Mt 8.16-17). Assim, Jesus cumpriu a profecia de Isaías 53 ainda antes de Sua crucificação, durante Sua vida e Seu ministério terrenos, quando curou muitos dos Seus compatriotas judeus, compadeceu-se deles, tomou sobre Si as suas dores e sarou-os. Ele sofreu com seus sofrimentos, teve compaixão deles e carregou suas fraquezas e doenças.

Essa profecia foi cumprida, primordialmente, em Israel e com relação a Israel, e foi uma prévia do futuro reino messiânico. No Novo Testamento, sempre que lemos que algo foi cumprido, isso significa completa e plenamente, sem necessidade de um cumprimento posterior ou final. Nossa cura ela não vai acontecer a cura já aconteceu, veja a conjunção verbal do texto; “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si;” - Isto não quer dizer que não vamos ficar doente e nem que deixemos de ir aos médicos, mas devemos crer que mediante a doença Deus tem a cura para nós, ou seja, através de um remédio, através do medico ou na oração do pastor e igreja. Nossa confiança deve estar em Deus que nada faltara para nós inclusive a saúde. AMÈM!!!
NÃO FALTARA BENÇÃOS SOBRE BENÇÃOS: Lembre-se Deus é abençoador, Ele tem prazer em nos abençoar em nome de Jesus Cristo. E elas não vão ser derramadas, já foram derramadas e estão retidas nas regiões celestiais em Cristo Jesus para que a busquemos através da oração... Saiba a sua benção e as minhas bênçãos esta aguardando-nos, aguardam nossas atitudes de fé para serem acolhidas no amor de Deus por nós, foram liberadas pela cruz quando Jesus disse esta consumado, consumou ali o fim de nossa derrota e por isso somos mais que vencedores. Efesios 1:3 - “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”, - BENÇÃOS ESPIRITUAIS, FINANCEIRAS, FISICA E FAMILIARES!

As bênçãos espirituais (1:4-14). Paulo começa a listar algumas das bênçãos: vejamos; 1º - "Nos escolheu nele" Deus selecionou um povo especial em Cristo e você faz parte deste povo. – 2º - "Em amor nos predestinou para ele, para a adoção dos filhos" (1:4-5). Os cristãos são filhos de Deus por adoção. A adoção é sempre questão de escolha pessoal. – 3º - "Temos redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados" (1:7). Deus perdoa os pecados dos filhos adotados porque Jesus morreu para sofrer o castigo por eles. - 4º - "Desvendando-nos o mistério da sua vontade" (1:9). Ninguém pode conhecer a mente de Deus a menos que ele resolva revelar seus pensamentos e nós temos os pensamentos de Cristo, "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2:9...

É incrível pensar que já vimos tanto da bondade de Deus, como a criação do mundo, a natureza com tantas coisas lindas, o amor de Deus revelado por nós através de Cristo Jesus, os milagres, e tantas outras coisas. Mas mesmo assim, esta palavra nos diz, que nem sequer tudo isso que já testemunhamos, se compara com o que Deus ainda tem para mostrar aos que o amam. Que coisa tremenda é imaginar que vamos poder provar de tudo isso que Deus tem preparado para nós. - 5º - "No qual também fomos feitos herança". (1:11). Os filhos adotados receberão a mesma herança que Cristo, o filho legítimo e primogênito. 6º - "Fostes selados com o Santo Espírito da promessa" (1:13). Aqueles que ouvem e respondem com fé à "palavra da verdade", recebem o "selo" do Espírito Santo de Deus, mostrando quais ele escolheu para adotar é o selo ou carimbo da nossa filiação... - 7º - Cristo e sua plenitude (1:15-23). Paulo ora para que eles cresçam "no pleno conhecimento dele" (1:17). Se não conhecemos Cristo, como podemos esperar receber as bênçãos espirituais que ele nos oferece? Ressuscitando Cristo, Deus mostrou seu extremo poder para abençoar aqueles que creem. Finalmente, Deus fez Cristo o cabeça da igreja, o qual é o seu corpo (1:22-23). Procurar outra sede fora do céu, onde Cristo está, é negar a autoridade de Cristo...

Deus abençoa quem o ama. Ele cuida de nós em todos os momentos de nossa vida. Quem obedece a Deus é abençoado e terá a maior bênção de todas: a vida eterna. - Deus nos chama para abençoar outras pessoas. Quem abençoa alguém deseja seu bem. Devemos abençoar até nossos inimigos! Podemos abençoar outras pessoas de muitas maneiras: com palavras boas, ajudando nas necessidades, sendo amigo... Mas a maior bênção que podemos oferecer é o conhecimento de Jesus Cristo.

NÃO FALTARA VITORIAS: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. - Rm 8 37-39. - Como já vimos, quando cremos em Jesus e o recebemos como Senhor e Salvador de nossas vidas, recebemos o poder de sermos feitos filhos de Deus
(João 1.12). Junto com isso recebemos alguns outros benefícios QUE FAZ DE NÓS VENCEDORES.

1º - EM CRISTO JESUS VOCÊ É NOVA CRIATURA, VOCÊ RECEBE UMA SEGUNDA CHANCE. Em Cristo Jesus eu recebo a chance de ser o que Deus planejou que eu fosse.  Em Cristo Jesus somos uma nova pessoa. O bêbado, a prostituta, o adúltero, o ladrão, o mentiroso, o fofoqueiro, o safado, o assassino, deixam de ser essas coisas para se tornarem filhos, filhos de Deus. Passamos de pecadores a pecadores perdoados em Cristo Jesus.  - 2º - EM CRISTO JESUS EU SOU MAIS DO QUE VENCEDOR: Somos vencedores sobre tudo ou todos que nos impediam de ser o que Deus desejava que sejamos. Somos vencedores sobre tudo o que nos afastava de Deus e nos impedem de experimentar a sua vontade em nossas vidas.

3º -  EM CRISTO JESUS EU SOU UM ABENÇOADO(A): Tudo o que eu preciso para viver bem, segundo a vontade de Deus, eu recebo em Cristo Jesus. Se após receber a Jesus ainda não vivo bem é porque algo na minha maneira de viver ou na minha maneira de pensar ainda não está adequada à vontade de Deus. Todas as bênçãos que são recebidas da parte de Deus são recebidas pela fé. Eu preciso crer que Deus deseja; ou melhor, tem prazer em me abençoar. Qual pai não deseja abençoar seus filhos? Quanto mais Deus (Mateus 7.11). - Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? - SENHOR é meu pastor e nada me faltará...

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.
_______________________________________________________
MILAGRE DAS AGUAS: 2º REIS 3:8ª20.

Estamos neste mês de novembro com  “A CAMPANHA ABRE O CÉU SENHOR”, orando a Deus para duas coisa especificas; 1º Para que Deus derrame chuva abundantes de águas sobre nossa cidade e Para que Deus derrame chuvas de benção sobre bençãos na igreja. - Todos devem fazer uma oração ao Senhor se possível ás 12:00 horas e 18:00 horas – Em três frentes de oração; - 1º frente: Orar para Deus derramar chuvas abundantes (sem estragos) sobre nossa cidade. – 2º Frente: Orar para que os mananciais (represas) sejam cheios de águas de forma milagrosa (multiplicação). - 3º Frente: Orar para que não falte água em nossas casas.

Introdução: Eu acredito em Deus e na sua palavra, e creio que você esta aqui é porque acredita também. E se acreditamos na palavra de Deus temos que praticar a palavra e orar sem cessar. Orar faz parte da vida de uma pessoa que coloca palavra de Deus em pratica. Na Bíblia há muitos exemplos de pessoas que colocaram em pratica a oração. O nosso Deus é tremendo! Ele não precisa da ordem natural das coisas, não precisa que a natureza siga seu curso normal e nem de recursos materiais para fazer cumprir Sua Soberana Vontade e Ele sempre cumpre Suas promessas, haja o que houver.
   
MILAGRE DAS ÁGUAS: 2º REIS 3:8ª20.
E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom. E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia. Então disse o rei de Israel: Ah! o Senhor chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas. E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele. Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas. E disse Eliseu: Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria. Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor. E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais. E ainda isto é pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos. E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos. E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.

Deus é maravilhoso! Ele não precisa da ordem natural das coisas, não precisa que a natureza siga seu curso normal e nem de recursos materiais para fazer cumprir Sua Soberania e Vontade e Ele sempre cumpre Suas promessas, haja o que houver.

Se esforce, trabalhe Não se entregue ao desânimo, ao fracasso, Deus tem um milagre pra você, levante e lute, comece a trabalhar. - Três reis marchando para a guerra, pelo deserto, durante sete dias, não encontravam água para o exército e nem para os animais, que os seguiam. - Um destes reis, homem temente ao Senhor, resolve procurar um profeta, para consultar ao Senhor, acerca daquela situação, pela qual estavam passando.
Mandam trazer Eliseu, homem profeta que ouvia e conhecia a voz do Senhor e antes de buscar ao Senhor, ele faz uma exigência.

II REIS 3 - 15 Agora, contudo, trazei-me um harpista. E sucedeu que, enquanto o harpista tocava, veio a mão do Senhor sobre Eliseu. - Antes de qualquer coisa, ele queria ao seu lado um instrumentista, um tocador de música. - Criou um ambiente de adoração, agradável ao Senhor. Observe um detalhe: Eles estavam a dias, no deserto, sem ver um pingo d’água, Deus faria um milagre sobrenatural, mas a adoração deve que acontecer antes do milagre. - Meus irmãos em momentos difíceis de dor, dificuldades, lutas: Entra m seu quarto, coloca um CD e começa a adorar o nome do Senhor e quando mergulhamos na adoração, ele nos convence, de que ele é SENHOR DE MILAGRES.

Indiferente da situação, nos momentos mais sóbrios da sua vida, louve, adore o Senhor. Quando menos esperamos, o milagre vem. - Tenho certeza, que imediatamente, aqueles reis, enviaram seus servos, pelo meio do exército, procurando um homem que tocasse bem um instrumento, porque queriam ouvir, o que Deus tinha pra falar. A ADORAÇÃO, ATRAI A PRESENÇA DE DEUS.

VEIO A ELES A PALAVRA DO SENHOR:
II REIS 3 - 16 E ele disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitos poços”. Estava em Edom, localizado ao sul do mar Morto, no meio do arenito avermelhado de um vale, lugar hostil para Israel.
Apesar da fraqueza, do cansaço daqueles homens, Deus deu uma tarefa pesada pra eles, cavarem vários poços, teriam que abrir vários buracos naquele deserto, teria que pegar uma enxada, picareta, seja lá o que fosse se espalharem e abrir cisternas no deserto. - Teriam que fazer daquele lugar, reservatórios de água e ainda tinha um detalhe. Não era pra esperar, a água sendo trazida pela chuva e nem empurrada pelo vento. Não ficassem na expectativa de nada acontecer, enquanto cavasse, porque só Deus, sabia como surgiriam as águas.

”II REIS 3 - 17 Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, nem vereis chuva; contudo este vale se encherá de água, e bebereis vós, os vossos servos e os vossos animais.”
Não veriam nenhum sinal aparente, mas Deus estava naquele momento dando a palavra dele, que todos aqueles poços se encheriam de água. Fico imaginando o ar de desânimo, daqueles homens, cansados, fracos e ainda por cima, tinham que se esforçar, fazer muita força, para que no dia seguinte, usufruíssem do milagre.  - Observe que o milagre só se concretizaria no dia seguinte a escavação. “II REIS 3 - 20 E sucedeu que, pela manhã, à hora de se oferecer o sacrifício, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom, e a terra se encheu d’água:” - Fico imaginando, como aqueles homens devem ter se deitado naquela noite, cansados e com muito mais sede.

Pois depois de tanto se esforçarem a fraqueza e a sede, ainda eram mais intensas. Na manhã seguinte, quando se levantaram, ainda foram ofertar ao Senhor (cultuar).  - E NO MOMENTO EM QUE ESTAVAM OFERTANDO (cultuando), COM CERTEZA, ALGUNS COMEÇARAM A OUVIR O SOM DAS ÁGUAS, QUE VINHAM PELO CAMINHO NA DIREÇÃO DELES, ENCHENDO OS POÇOS CAVADOS POR ELES. Meus irmãos; Imagine os olhares daqueles reis incrédulos, quando viram seus homens, correndo na direção das águas, se lançando nelas, gritando, festejando como crianças...

pois há sete dias almejavam por elas. Não viram chuva, não sentiram nenhum vento, a noite parecia ser como as outras que se passaram, silêncio total. Quem sabe se alguns, de madrugada, não se levantaram para dar uma olhada em volta, e nada acontecia. - MAS PELA MANHÃ, NO MOMENTO EM QUE OFERTAVA (cultuavam) AO SENHOR, AS ÁGUAS SURGIRAM EM ABUNDÂNCIA.

Você precisa de um milagre? Você quer um milagre?
Então aí temos alguns passos importantes.  - PRIMEIRO PASSO: Na hora da crise, da necessidade, adore o Senhor.  -  SEGUNDO PASSO: Você vai ter que cavar, isso quer dizer, que para o milagre acontecer, talvez você tenha que cavar, que trabalhar, que agir, mesmo quando , você pensa que não vai conseguir, cave e cave fundo. Mesmo se você não vê nada diferente acontecendo a sua volta, mesmo se não ouvir o som das águas, cave e cave fundo, sem preguiça, sem poupar esforços, porque ás águas vai chegar.  Tenho visto muitas pessoas, que necessitam de um milagre, pessoas que pedem oração. Mas que não oram, não fazem um jejum, não gostam de cavar.
Tenho visto pastores, sonhando com crescimento da igreja, mas sem querer trabalhar.

Tenho visto pessoas sonhando com prosperidade, mas sem querer semear. Tenho visto jovens, exigindo altos salários, sem querer estudar.  - Meus irmãos, Qual é o milagre, que você esta esperando? Quero te dizer que Deus fará coisas tremendas na tua vida, talvez você nem imagine de onde o milagre virá, mas ele virá, portanto prepare-se, comece a cavar. Se esforce, trabalhe, Não se entregue ao desânimo, ao fracasso, Deus tem um milagre pra você, levante se e lute, comece a trabalhar. - E por último, oferte de o seu culto  ao Senhor, observe que no momento que se levantaram, não havia nada em volta, mas quando ofertavam (cultuavam). Foram surpreendidos pela enchente que invadiu aquela parte do deserto. Enchente que nem sabiam de onde vinha.

Semeia (oferta ao senhor), Muitas pessoas sonham com um milagre na vida financeira, mas são incapazes de semear. Quanto mais fundo o poço, maior o volume de água, aprenda a ofertar com vontade, alegria, quanto maior a sua fé, maior será o seu milagre. - Entende meus irmãos, que Deus opera, quando, onde e como ele quer!!! Mesmo que você esteja vivendo no deserto, mesmo que olhando em volta, sua situação, pareça não ter solução. Deus faz: “Romanos – 4:17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem”.

ESTÁ MORTO? Ele vivifica o que está morto, seja relacionamento, finanças, ministério. NÃO EXISTE? Ele chama e traz a existência, ele é Deus. Portanto, levantem-se, mãos a obra, cave, se esforce e em breve, vocês ouviram o som de uma grande enchente de milagres, invadindo a sua vida e poderá dizer:
NÃO VI NADA, QUANDO ASSUSTEI, O MILAGRE JÁ TINHA ACONTECIDO. DEUS É FIEL!!!
“Senhor a minha oração. Se tornou sequidão. Se tornou um deserto. E até a minha adoração. Já não passa de canções. E palavras repetidas. Abre os céus Senhor. E deixa a chuva descer. A terra seca está aqui. A terra seca sou eu. Deixa a água descer. Deixa a chuva molhar, encharcar, encharcar. Esta terra seca”....


Em tempo de seca e falta de chuva olha o que Deus mandou te dizer; Jó 38:1 “Depois disso, do meio da tempestade, o SENHOR deu a Jó a seguinte resposta”: - Quem faz a neve e as chuvas?  Jó 38: 22 - “Você alguma vez visitou os depósitos onde eu guardo a neve e as chuvas de pedra, 23 que ficam reservadas para tempos de sofrimento e para dias de lutas e de guerras”?...

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.
_________________________________________________________

VIDA DE LUCAS O EVANGELISTA QUE ERA MEDICO: POR PR MAURÍLIO SOUZA.

INTRODUÇÃO:
Significado do Nome Lucas - Lucas: Significa "o que vem da Lucânia", “lucano”, "luminoso" ou "iluminado". O nome Lucas tem origem no grego Loukás que é na realidade um apelido do original Loukanós, que quer dizer "da Lucânia, lucano". O nome Loukanós vem da raiz lyke, luk ou luc, que originaram a palavra lux que quer dizer "luz", por isso também é atribuído à Lucas o significado de “luminoso”. Lucânia foi o nome de uma região situada no sul da Itália entre o Mar Tirreno e o Golfo de Taranto.

Surgiu na Inglaterra por volta do século XII, nas formas Luka e Luke, que deram origem a diversos sobrenomes, tornando-se muito comum entres os cristãos de todo mundo através de várias grafias. É nome de um personagem bíblico, autor do terceiro evangelho que leva seu nome localizado no Novo Testamento. Lucas era um médico que foi convertido ao cristianismo pelo apóstolo Paulo, e foi um companheiro dele por muito tempo em suas viagens missionárias. É mencionado por São Paulo como “o médico amado” e também pode ser citado como pintor. São Lucas é o padroeiro dos artistas, dos médicos e dos cirurgiões. Equivale ao nome Lúcio, que também tem sua origem calcada na raiz lyke, luc, luk e significa “luminoso”. Lucas é um nome bastante comum no Brasil, sendo atribuído apelidos carinhosos por amigos e familiares para as pessoas com este nome, como Luca ou Luque.
 
Médico e companheiro fiel do apóstolo Paulo. Foi o escritor do Evangelho de Lucas e de Atos dos Apóstolos. Que Lucas era pessoa bem instruída é evidente dos seus escritos. Também, sua formação como médico é notada no seu uso de termos médicos.  Lu 4:38; At 28:8. Lucas não classifica a si mesmo de testemunha ocular dos eventos na vida de Cristo, registrados no seu Evangelho. (Lu 1:2) Portanto, parece que ele se tornou crente algum tempo depois de Pentecostes de 33 dC.

No livro de Atos, Lucas é mencionado de modo indireto pelo uso dos pronomes “nós” e “nos”, e por verbos na primeira pessoa do plural. (At 16:10-17; 20:521:18; 27:128:16) Ele estava com Paulo em Trôade, na segunda viagem missionária do apóstolo, e acompanhou-o dali a Filipos, onde talvez tenha permanecido até o retorno de Paulo na sua terceira viagem missionária.

Lucas acompanhou Paulo à Judéia, no fim desta viagem missionária (At 21:7, 8, 15), e, enquanto o apóstolo estava por uns dois anos encarcerado em Cesaréia, Lucas provavelmente escreveu seu Evangelho ali (c. 56-58 dC). Acompanhou Paulo na sua viagem a Roma, para este ser julgado ali. (At 27:1; 28:16) Visto que o livro de Atos abrange eventos a partir de 33 dC até o fim dos dois anos de encarceramento de Paulo em Roma, mas não registra o resultado do apelo de Paulo a César, é provável que Lucas tenha completado ali o livro de Atos por volta de 61 dC.

Lucas juntou-se a Paulo em enviar cumprimentos aos cristãos em Colossos, quando Paulo lhes escreveu de Roma (c. 60-61 dC), e o apóstolo o identificou como “o médico amado”. (Col 4:14) Escrevendo de Roma a Filêmon (c. 60-61 dC), Paulo incluiu cumprimentos de Lucas, chamando-o de um dos seus “colaboradores”. (Flm 24) Que Lucas continuou com Paulo e estava com ele pouco antes do martírio do apóstolo é evidente da observação de Paulo: “Apenas Lucas está comigo.”  2Ti 4:11.

Alguns sustentam que Lucas era gentio, baseando-se principalmente em Colossenses 4:11, 14. Visto que Paulo mencionou primeiro os “circuncisos” (Col 4:11) e depois mencionou Lucas (Col 4:14), inferem que Lucas não era da circuncisão e assim não era judeu. Mas, isto de modo algum é conclusivo. Romanos 3:1, 2, declara que Deus incumbiu os judeus das suas proclamações sagradas. Lucas é um dos incumbidos dessas proclamações inspiradas.

ESTUDO DE LUCAS PARTE DOIS:
Lucas é o autor do terceiro Evangelho e do livro de Atos, At. 1:1-5. Os dois livros mostram uma similaridade de estilo. O escritor foi um companheiro de viagem de Paulo, At. 16: 10-17.  E os dois documentos são dirigidos à mesma pessoa: Teófilo. O evangelho de Lucas foi escrito por volta do ano 60 d.C.

I - QUEM FOI LUCAS: Homem crente, cheio do Espírito do Senhor, com ampla visão da necessidade da obra, Lucas empregou seus dons ligados à palavra escrita para proclamar o que sabia a respeito de Jesus Cristo. Ele fora evangelista, pastor e chamado de “médico amado”:
1) O médico amado - Esse é o tratamento afetivo que lhe dispensa Paulo em Cl. 4:14. Seus pais eram de origem grega. Lucas não fora discípulo de Jesus, em seu ministério. Provavelmente converteu-se com a pregação de Paulo. Por ter amplo vocabulário e dom da comunicação, ao escrever o terceiro Evangelho e Atos, Lucas oferece-nos maior quantidade de informações históricas do que qualquer outro autor do Novo Testamento.

2) Evangelista e pastor - Lucas foi companheiro nas viagens missionárias do apóstolo Paulo, permanecendo com ele até sua morte, Cl. 4:14; 2Tm. 4:11 e Fm. 24. Lucas ficou em Filipos, na segunda viagem missionária de Paulo, a fim de ajudar a estabilizar a nova igreja ali, At. 16: 40; 17: 1.

II - ASPECTOS BÁSICOS DO LIVRO

a) A chave do livro de Lucas - O autor diz, na introdução, 1: 1-4, que muitos contemporâneos haviam empreendido a mesma tarefa, o que nos leva a concluir que: havia, ao tempo do escritor, várias obras que continham relatos de partes da vida e obra de Jesus; os autores dessas narrações tinham tentado um arranjo sistemático das fontes disponíveis, 1: 1; estes fatos eram bem conhecidos no mundo cristão; o autor sentia-se tão bem informado e capaz como os outros para escrever sua própria narrativa; dirigia sua obra a uma pessoa de alta categoria, a quem trata de “excelentíssimo”. Teófilo provavelmente havia sido informado oralmente a respeito de Cristo, mas precisava de mais conhecimentos que o firmassem e o convencessem da verdade.

b) Parábolas. Das 35 parábolas registradas no NT, 19 são encontradas no Evangelho de Lucas, entre elas: a da figueira estéril, 13; a da grande ceia, da dracma perdida, 15; do administrador infiel, 16; do fariseu e do publicano, 18.
c) A linguagem - O Evangelho de Lucas é o mais literário de todos. Contém no início quatro belos hinos:  o cântico de Maria, 1:46-55, quando foi visitar Isabel;  o cântico de Zacarias, uma palavra profética do pai de João Batista, 1:67-79;  o cântico dos anjos, 2:14, quando Jesus nasceu e o cântico de Simeão, em 2:28-32, ao tomar o menino Jesus nos braços.

d) A paixão do Salvador, 18: 31-23: 56 - É interessante observar como Lucas, ao relatar os dias finais de Jesus, dá um toque característico de linguagem à última ceia, ao aviso de Jesus a Pedro, ao episódio de suor com sangue, à disposição dos acontecimentos em casa de Caifás, ao comparecimento de Jesus perante Herodes, ao discurso de Jesus às mulheres de Jerusalém, 23:27-31, ao ladrão arrependido, sem alterar a sua marcha nem o seu significado. As simpatias e os sofrimentos humanos foram postos em relevo por Lucas, ao mostrar como o Filho do Homem sofria na cruz em obediência ao Pai.

e) Ao relatar a ressurreição do Salvador, 24:1-53, Lucas o faz de uma forma nova e diferente. A realidade é a mesma dos demais evangelhos, porém a forma como relata a aparição do Cristo ressurreto aos discípulos no caminho de Emaús elimina qualquer dúvida que, porventura, o leitor possa ter quanto ao fato. A inesperada e convencedora manifestação da presença viva de Jesus, sua interpretação das Escrituras e a convicção espiritual que se apossou deles, quando Ele lhes falava, constituía evidência incontestável de que alguma coisa de novo havia acontecido na terra.

III - ENSINOS QUE SE DESTACAM NESTE EVANGELHO
O propósito de Lucas ao escrever para os gregos era o de alcançar a maioria dos convertidos através da pregação de Paulo, At. 11:20-21. As pessoas educadas nessa cultura costumavam glorificar a sabedoria, a beleza e o homem ideal. Quando o evangelho começou a circular, puderam conhecer mais claramente a mensagem universal de Jesus, que assim pode ser resumida:

a) Oferta universal de salvação - Jesus é o perfeito Deus-Homem que oferece a salvação a todas as nações, Lc. 2: 29-32. É uma oferta universal, pois para Ele não há judeu, nem gentio, nem grego, nem bárbaro, nem escravo, nem livre. Sua obra é uma interpretação viva e completa daquele que tem poder para redimir o homem em qualquer lugar e em qualquer tempo.

b) Redentor e salvador - Lucas descreve Cristo como redentor de todos os que crêem, oferecendo perdão e salvação independentemente do privilégio de uma raça particular ou nação, a saber: aos samaritanos, 9: 51-56; 10: 30-37; aos pagãos, 2: 32; 3: 6; 4: 25-27; aos judeus, 1: 33; 2: 10; aos publicanos, pecadores e desterrados, 3: 12; 5: 27-32; 7: 37-50; ao povo de modo geral, 7: 36; 11: 37; 14: 1; aos pobres, 1: 53; 2: 7; 6: 20; 7: 22; aos ricos, 19: 2; 23: 50; a mulheres e a homens.

c) A doutrina do Espírito Santo - Lucas dá especial atenção à doutrina do Espírito Santo, mais que Mateus e Marcos juntos. Ele nos informa que todos os principais personagens do Evangelho tinham o poder do Espírito Santo para a obra: João Batista, 1: 15; Maria, 1: 35; Isabel 1: 41; Zacarias, 1: 67; Simeão, 2: 25, 26, e o próprio Jesus 4: 1.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.