MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 29 de maio de 2017

JEREMIAS O PROFETA CHORÃO; MAS TAMBÉM O PROFETA DO VASO:



COMO UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO:  - Jeremias - 18 - 1: 6 e 19:1, 10 – 11 – INTRODUÇÃO: havia um adesivo em carro que estava escrito: "Calma: Deus ainda está trabalhando comigo!”.

1 – DEUS ESTA TRABALHANDO EM NÓS: É verdade!!! Deus ainda está trabalhando conosco. Ele ainda não desistiu de nós. Apesar das suas falhas, imperfeições, o Senhor pode transformar a nossa vida. Há um episódio bíblico em que vemos o Senhor dizendo isso para o rebelde povo de Israel. Isso se aplica a nós hoje.


2 -  DEUS QUER TRANSFORMAR MINHA VIDA: Jeremias tinha que levar um recado de Deus para o povo de Israel e dizer-lhes que o Senhor ainda queria transformar o povo em bênção. - Então Deus manda que Jeremias vá até onde o oleiro está fabricando vasos e fique o observando o seu trabalho.


3 – AS DUAS FASES DO VASO: Jeremias descobre que há duas fases na existência de um vaso. –

1º - Primeiro existe O TEMPO EM QUE AINDA HÁ ESPERANÇAS para o vaso.  - 2º - Depois, o tempo em que NÃO HÁ MAIS ESPERANÇAS PARA O VASO: VAMOS FALAR SOBRE ESSE PRIMEIRO TEMPO:


1) QUANDO AINDA HÁ ESPERANÇA PARA O VASO: (Jeremias 18.1-6)  Jeremias fica observando o homem trabalhar. Ele coloca o barro sobre a roda e começa o seu trabalho. Mas em um determinado momento o vaso parece não sair bem do jeito que o oleiro queria.


- Então ele desfaz o vaso e começa tudo de novo. Deus diz pra Jeremias usar essa comparação com o povo de Israel. A mensagem era clara "Enquanto vocês ainda estiverem se deixando moldar por mim, ainda há esperanças para vocês!”


- O mais interessante é que o oleiro não joga fora o barro que estava em suas mãos e que não estava saindo direito. Ele pega aquele mesmo vaso e faz outro melhor. POR QUÊ? O PROCESSO DE SE FAZER UM VASO É LONGO, TRABALHOSO, CUIDADOSO!!!


O PROCESSO DO VASO: O oleiro tem que ir longe pra escolher a argila, peneirá-la, depois colocá-la de molho, peneirá-la de novo, batê-la para que saiam as bolhas de ar que podem enfraquecer o vaso na hora de passar pelo forno, na hora em que ele for utilizado como panela, por exemplo.


Então o oleiro não quer jogar fora todo o trabalho que já teve. Deus também não nos joga fora. Ele não nos descarta. Ele tem planos melhores para você. Ele não desistirá de você! Haverá esperança enquanto você estiver deixando Deus moldar você.


HÁ, CONTUDO, UMA OCASIÃO EM QUE AS COISAS MUDAM DE FIGURA: VAMOS VER: - 2) QUANDO NÃO HÁ MAIS ESPERANÇA PARA O VASO: (Jeremias 19: 1, 10-11)...


2 – Um capítulo depois daquela promessa de renovação para o povo de Israel, há algo terrível. O povo que deveria ser chamado pelo nome Deus não ouviu o recado do Senhor, não deixou que o Senhor os moldasse não se submeteu à vontade de Deus.


Novamente o Senhor manda que seja usado o produto do trabalho do oleiro: um vaso. Ele manda que Jeremias compre um vaso do oleiro, um vaso pronto.


- A ordem é levar os líderes do povo junto com ele para um lugar determinado e quebrar o vaso diante deles. A ideia da mensagem agora é: "Vocês saíram das minhas mãos, endureceram; e agora são como um vaso que se quebra. Pode ser restaurado? Não, porque já não se deixam mais moldar por minhas mãos".


- Isso deve ser um recado de Deus para nós hoje. Aquele que se endurece que não é mais maleável nas mãos do Senhor, não tem mais esperança de ser usado, de ter utilidade, para um propósito nas mãos de Deus.


CONCLUSÃO: - Que a sua oração hoje ao Senhor seja algo como: "Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro. Quebra a minha vida e faze-a de novo. Como Tu queres Senhor amado, Tu és o Oleiro e eu o vaso.


 EU QUERO SER UM VASO NOVO! AMÉM”!!!


Diz Paulo: (2ª Coríntios 4.6-7. LER - Vasos de barro são pessoas frágeis, pobres, indignas. Mas pessoas essas que foram purificadas pela aspersão do sangue de Cristo (Hebreus 9.21-22), - E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:21,22...


Isto é, regeneradas, promovidas duma situação de vergonha e miséria a uma posição de honra e dignidade.


Estes vasos somos nós, a quem Jesus arrancou da lama, limpou e quer usar. Vasos talvez quebrados em pedaços, por uma vida de destruição, mas em que o Senhor reúne os fragmentos (cacos de nossas vidas) e reconstitui, restaura o vaso, pela ação do Espírito Santo. Ele faz isso por nos amar e para nos usar.


O Senhor Nosso Deus tem um propósito a respeito destes vasos que somos nós. Quer que sejamos Seus instrumentos "...para dar a conhecer as riquezas da Sua glória..". - Romanos 9.23-24. - Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Romanos 9:23,24.


Jesus foi ao encontro de Saulo e transformou a sua vida. Ao falar dele a Ananias, o mesmo Jesus disse: "Vai porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome aos gentios, e aos reis e aos filhos de Israel" - Atos 9.15,18. Para levar, não só para conter ou guardar. 

Um vaso que leva o Nome de Jesus a outros. - Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.


E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. Atos 9:15-18...


Nós somos estes vasos e agora com os olhos abertos podemos contemplar a gloria de Deus e glorificar o teu nome e exaltar sua presença na igreja e mostrar para o mundo que há esperança para os vasos perdidos.


Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário