MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 31 de maio de 2019

DECIMA QUINTA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: IGREJA DE DEUS; A ANTE-SALA DA ETERNIDADE: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


CONSIDEREMOS O SIGNIFICADO DE DESCRIÇÕES BÍBLICAS COMUNS DA IGREJA:

O Corpo de Cristo (Colossenses 1:24;  Efésios 1:22-23;  4:12). Assim como o corpo humano não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nossa cabeça, Jesus Cristo (Efésios 5:23;  Colossenses 1:18). Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30).

O Reino de Deus ou Reino dos Céus (Mateus 3:2; 4:17;  Lucas 4:43;  Atos 8:12; 19:8; 20:25; 28:23,31). A ideia de reino ressalta a posição de autoridade do rei (veja 1 Coríntios 4:20;  Hebreus 1:8;  12:28-29;  Mateus 28:18-20;  Apocalipse 12:10). O reino de Cristo não é deste mundo (João 18:36).

Em vez de ser uma entidade política e mundana, a igreja é um reino espiritual assentado no caráter santo de Deus. Podemos entrar no reino somente quando formos transformados espiritualmente (Colossenses 1:13). Como servos do Rei, temos que desenvolver as características espirituais de nosso Senhor (Tiago 2:5), incluindo sua humildade, inocência (Marcos 10:14-15) e santidade (1 Coríntios 6:9-10;  Gálatas 5:19-21).

A Casa de Deus (1 Timóteo 3:15) não é um edifício material, mas o santuário e a habitação do Senhor (Efésios 2:21-22). É um edifício espiritual (1 Pedro 2:5). O Rebanho de Deus (Atos 20:28).

Jesus é o bom pastor que deu sua vida pelas ovelhas (João 10:11). As ovelhas ouvem sua voz e o seguem para receber a vida eterna (João 10:27-28).

NOMES HUMANOS CAUSAM DIVISÃO: SOU UM DEFENSOR DA UNIDADE DA IGREJA, O QUE VEM CONTRA ISSO NÃO PROCEDE DE DEUS - Maurílio Souza.

A divisão religiosa em nossa sociedade é vergonhosa (é uma vergonha). Muitas pessoas estão confusas num mundo com muitos nomes diferentes de igrejas. Alguns destes nomes honram certos homens, enquanto outros ressaltam pontos doutrinários específicos.

A unidade dos salvos é baseada no nome e na doutrina de Cristo. Devemos fazer tudo pela autoridade de Jesus ou em seu nome (Colossenses 3:17). Não há salvação em nenhum outro... nome... (Atos 4:12). Esta unidade é possível somente quando falamos e pensamos a mesma coisa, que é a doutrina de Cristo (1 Coríntios 1:10). Quando os homens começam a seguir outros homens, perdem a unidade com Cristo e seu povo (1 Coríntios 1:11-13).

Divisões e contendas acontecem na igreja, em parte, porque algumas pessoas se identificam somente com nomes humanos. Paulo argumentou que devemos identificar-nos somente com o Senhor que servimos. Jesus foi crucificado por nós e somos batizados em seu nome. Jesus, e não aos homens merecem nossa dedicação e honra. Os verdadeiros seguidores de Deus fazem parte da igreja que pertence a Jesus.

IGREJA NÃO SÃO UTENSÍLIOS E SIM PESSOAS... FICO TRISTE QUANDO EXISTEM LIDERES QUE VALORIZAM MAIS CADEIRAS, PÚLPITOS E INSTRUMENTOS... A UNICA COISA ETERNA EM NOSSAS IGREJAS SÃO AS ALMAS DE SEUS FREQUENTADORES!!! MAURÍLIO SOUZA...

PORQUE PRECISAMOS DA IGREJA:

Efésios - 5 - 25 : 27: (Efésios 5:25) – Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (Efésios 5:26) – Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, (Efésios 5:27) – Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

POR VÁRIAS RAZÕES:

Porque ela nos proporciona o povo de Deus para viver: Precisamos uns dos outros. Ninguém pode ser um verdadeiro cristão isolado. Ovelha que vive sozinha vira petisco de lobo. Como diz a Palavra: Não abandonemos, o costume de assistir as nossas reuniões. Ao contrário, animemo-nos uns aos outros - (Hb.10.25).

Porque ela nos proporciona os princípios para viver: Na igreja somos nutridos e alimentados pela Palavra de Deus, através dos estudos, mensagens e pregações, o Senhor nos guia. Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e Luz para o meu caminho - (Sl 109:105).

Porque ela nos dá os propósitos para viver: Na igreja descobrimos que a nossa existência não é fruto do acaso, mas que há um significado e objetivo para nossas vidas. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz - (1 Pe 2.9). Somos embaixadores de Deus neste mundo!!!

Porque ela nos dá o poder de Deus para viver: Na comunhão da igreja, experimentamos o poder de Deus que transforma o ser humano. Muitos querem mudar de vida e não conseguem só a mensagem do evangelho anunciada pela igreja pode fazer isso. Pois não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação do todo o que crê - (Rm 1.16).

O Jornalista e escritor americano Philip Yancey foi criado e educado na igreja, mas após a faculdade saiu da igreja e depois de um tempo afastado voltou para a comunidade de fé e escreveu em um dos seus livros: Saí da igreja porque encontrei muito pouco da graça de Deus lá, mas retornei porque não encontrei a Graça divina em nenhum outro lugar. Jesus ama a igreja e morreu por ela. Enquanto viver, quero servir à Noiva de Jesus e você?

RESTAURAÇÃO DA IGREJA:

O ESPIRITO SANTO VEIO RESTAURAR, PELO MENOS, SETE COISAS:

1 - A Sã Doutrina: Hebreus 13:9 - Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam. O coração tem que estar confirmado com Graça e não com doutrinas estranhas e várias.

2 - Deus veio restaurar o poder e a autoridade de Jesus Cristo: Filipenses 2:9-11 diz: Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

3 - O Senhor veio restituir e restaurar a Sua soberania dentro da Igreja. Deus está mostrando que Ele é o Soberano da Igreja. Foi Ele quem criou o meu e o teu espírito antes da fundação do mundo...

4 - Deus veio restaurar a autoridade do Seu povo. Em Apocalipse 1:6, o Senhor diz: E nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém; Lucas 10:19, eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. Tu tens a imagem e a semelhança de Deus, tens toda autoridade que te foi concedida pelo Pai. Tu és tal qual Jesus, tem a imagem de Jesus, é uma extensão de Jesus nesta terra, é sal da terra, é luz do mundo, és cooperador de Deus. Deus está restabelecendo e restaurando a autoridade do povo de Deus. Eu sei quem eu sou, eu sei em quem tenho crido. É importante que se diga isto ao mundo.

5- Deus está restaurando o despertar espiritual de oração e intercessão. As suas orações na terra ativam o poder de Deus no céu. Suas intercessões movem Deus a mudar o mundo. As ações no céu começam quando alguém na terra ora. É através da oração que você pode ouvir a voz de Deus. (É um privilégio quando alguém se dispõe a silenciar todas as coisas a fim de ouvir Deus falar). 

6- Deus está restaurando o Ministério de Louvor na Igreja. É preciso que nós tenhamos um coração de adorador, é preciso que tu tenhas coragem de dar glórias a Deus, e honras, e louvor por tudo o que tu és, por tudo o que tens e pelo teu chamado, mesmo nos momentos difíceis glorifique ao Senhor. 

7- Deus está restaurando os dons ministeriais: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, o Ministério das mulheres. o  Ministério entre a juventude.

Somos participantes de tudo o que os judeus usufruem. Se Deus se manifesta através do povo Judeu, também se manifesta através da Igreja, do povo de Deus, da Graça! Efésios 3:9 diz: E manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas. Concluímos: Quanto mais próxima estiver a volta de Jesus, mais acelerada estará a restauração do que se havia perdido, até que todos cheguemos à plenitude de Cristo.

Amado, Deus está fazendo a restauração da Sua Igreja. Deus está trazendo de volta a Glória para a Sua Casa. Deus está revelando novas estratégias, está restaurando o Seu governo dentro da Sua casa. Ele está restaurando a Verdade que foi perdida. Haverá uma revolução espiritual no Brasil e no mundo. E eu tenho a certeza absoluta: 

Amado, chegou à hora da restauração!!! Haverá refrigério em toda a Terra, na Igreja, mas é preciso que você continue aquilo que Cristo começou: a reforma, a restauração de todas as coisas...



DECIMO QUINTO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!


Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...



DECIMA QUARTA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: IGREJA DE DEUS; A ANTE-SALA DA ETERNIDADE E PORTA DO CÉU: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


O QUE É A IGREJA?

Igreja. Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas usam igreja para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente. Outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses. As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus. Neste capitulo, examinaremos brevemente o significado de igreja na Bíblia.

IGREJA: O QUE SIGNIFICA?

Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas (PESSOAS COMO VOCÊ).
Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para ser sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo - (1 Pedro 2:5). Estas pedras vivas são chamadas santas e são membros da família de Deus: Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito - (Efésios 2:19-22).

A palavra grega traduzida como igreja significa, literalmente, chamado para fora e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17).

Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2;  Colossenses 1:1-2).

Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue - (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8;  1 Coríntios 6:19-20).

A IGREJA UNIVERSAL E A IGREJA LOCAL:

Algumas vezes a Bíblia usa a palavra igreja no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da igreja deste modo: Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela - (Mateus 16:18).

Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: ...Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo -(Efésios 5:23). Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).

Frequentemente, a palavra igreja é usada para descrever uma congregação local ou assembleia de santos. Note uns poucos exemplos: …à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos… - (1 Coríntios 1:2); E, se ele não os atender, dize-o à igreja;  e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano - (Mateus 18:17); ...saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. - (Romanos 16:5). Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando as pessoas obedecem à palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com outros irmãos na fé.

A IGREJA: ORGANISMO, NÃO ORGANIZAÇÃO:

A igreja é uma organização? Muitas pessoas têm a noção errada de que a igreja é uma organização ou instituição (por isso alguns pastores são mais administradores ou gerentes), independente do povo que compõe a igreja. Este não é o conceito bíblico de igreja. Jesus não morreu para estabelecer uma instituição ou uma firma evangélica, mas para salvar o povo do pecado (Atos 20:28;  1 Coríntios 6:20). Jesus e o Pai não habitam numa organização, mas no povo que os obedece (João 14:15, 23).

Em vez de falar de uma organização, a Bíblia descreve a igreja como um corpo composto de membros vivos (Romanos 12:4-5;  1 Coríntios 12:12-27;  Colossenses 1:18, 24; Efésios 5:23).
Estes membros do corpo são blocos ou pedras usados na construção da igreja (1 Coríntios 3:10-15).

Muitas pessoas sugerem que a igreja universal é constituída de todas as congregações locais no mundo. Isto não é um conceito bíblico. Uma igreja local consiste de cristãos que se reúnem num determinado lugar. Eles podem ser identificados e contados (Romanos 16:14, 15;  1 Coríntios 16:19;  Colossenses 4:15). 
A igreja universal consiste de todos os discípulos de Cristo em todo o mundo. Nenhum homem é capaz de identificar e contar todos os membros deste corpo universal. Tentativas de contar todos os verdadeiros cristãos em uma nação ou no mundo ilustram a ignorância e a vaidade dos homens. Somente Deus pode contar e identificar seus primogênitos arrolados nos céus -(Hebreus 12:23).

DESCRIÇÕES BÍBLICAS DA
IGREJA QUE PERTENCE A JESUS:

A Bíblia não usa um nome exclusivo para a igreja. É errado, portanto, insistirmos num único nome que todas as igrejas fiéis tenham que usar.  Muitas passagens falam simplesmente da igreja, algumas vezes identificando o local (cidade ou casa) onde o grupo de cristãos se reunia. Portanto, podemos nos referir à igreja simplesmente como a igreja - (Atos 8:1;  9:31; Romanos 16:1).

Frequentemente, as descrições da igreja no Novo Testamento mostram a relação que existe entre o Senhor e sua igreja. A igreja pertence a Deus, e é, muitas vezes, chamada a Igreja de Deus -(veja Atos 20:28; 1 Coríntios 1:2; 10:32; Gálatas 1:13; 1 Timóteo 3:5,15). Jesus derramou seu sangue para comprar a igreja. Portanto, Paulo falou de igrejas de Cristo - (Romanos 16:16) e Jesus falou de sua própria igreja (Mateus 16:18). O povo de Deus pode ser corretamente descrito como a igreja dos primogênitos arrolados nos céus - (Hebreus 12:23).

DECIMO QUARTO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!


Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...


quinta-feira, 30 de maio de 2019

DECIMA TERCEIRO LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: PASTORES DE JUSTIÇA!!! SERVOS APENAS SERVOS: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!


SERMÕES; OS TRÊS TIPOS SÃO:

1) SERMÃO TEMÁTICO. 2) SERMÃO TEXTUAL. 3) SERMÃO EXPOSITIVO!!!

1) Sermão Temático: 1. É aquele cuja divisão das ideias é extraída do tema. Ou aquele cuja forma ou estrutura resulta das palavras ou ideias contidas no assunto.

2. É o tipo de sermão mais usado por ser o de mais fácil divisão e mais fácil de ser preparado. 3. É muito apropriado para a evangelização, o ensino das doutrinas, o estudo bíblico, discussão de temas éticos, etc. 4. A divisão está independente do texto. a) Uma vez usado o texto, não tem que usar-se mais. A não ser que contenha a ideia central.

5. É o de mais lógica. O sermão temático é o que mais se presta à observação da ordem e harmonia das partes.
6. É o mais apropriado para os que estão iniciando no púlpito. 7. Escolhe-se o tema e busca-se em qualquer parte da Bíblia, textos que apoiem as idéias selecionadas.

EXEMPLOS DE SERMÕES TEMÁTICOS:

NÃO PODEMOS NOS ESCONDER DE DEUS: a) Jó 34:21 - Seus olhos estão sobre os caminhos dos homens. b) l Samuel 16:7 - Deus olha o coração. c) ll Crônicas 16;9 - Jeová contempla para fortalecer.

AS QUATRO RESSURREIÇÕES POR JESUS: a) Ressurreição logo após a morte - Marcos 5:21-23 e 35-43. b) Ressurreição após 24 horas - Lucas 7:11-17. c) Ressurreição após 04 dias - João 11;17; 38-45. d) Ressurreição após vários séculos – João 5.28,29; Apocalipse 20.6.

JESUS CHOROU: a) Por causa do homem - João 11:32.36. b) Por causa de uma cidade - Lucas 19:28; 41-44. c) Por causa do mundo - Mateus 26:36-38; Lucas 22:44...

2) SERMÃO TEXTUAL: É AQUELE CUJA DIVISÃO (IDÉIAS PRINCIPAIS) É TIRADA DO  TEXTO BÍBLICO.

1) As ideias secundárias podem ser buscadas em outros textos bíblicos. 2. Este gênero de trabalho para o púlpito faz fixar a atenção numa parte das Escrituras. 3. É profundamente bíblico e ajuda a levar o ouvinte mais perto do coração da Bíblia.

4. Obriga o pregador a estudar constantemente a Bíblia. 5. É muito apropriado para as pregações sistemáticas e consecutivas de livros da Bíblia e de textos isolados. 6. Geralmente usa-se um ou dois versos.

EXEMPLOS DE SERMÕES TEXTUAIS:

Seleção das ideias apenas: O QUE DEUS ESPERA DO CRISTÃO: Miquéias 6:8. a) Que pratique a justiça. b) Que ame a beneficência. c) Que ande humildemente com o Senhor.

PASSOS PARA DEUS NOS OUVIR: II Crônicas 7:18. a) Conversão. b) Buscá-lo. c) Humildade. d) Oração.

SEGREDO PARA VITÓRIA: Filipenses 3:13 e 14. a) Uma coisa faço. b) Esqueço-me do que para trás fica. c) Prossigo para o alvo. d) Busco o prêmio em Jesus.

REVERÊNCIA PARA COM DEUS: Apocalipse 14:7. a) Temei a Deus. b) Dai-lhe glória. c) Adorai-o. d) Louvor...

3) SERMÃO EXPOSITIVO:

1. É aquele que surge de uma passagem bíblica com  mais  de   dois ou três versículos. Teoricamente este tipo de sermão difere do sermão textual, principalmente pela extensão da passagem bíblica em que se baseia; na prática ambos se sobrepõem.

2.  É o que se ocupa principalmente da exegese (comentário ou exposição que tem por objetivo esclarecer ou interpretar minuciosamente um texto ou uma palavra.) ou exposição completa de um texto, frases ou palavra das Escrituras.

3.  A palavra chave é exposição, que dá uma ideia de explicar. 4.  O pensamento bíblico ou do escritor bíblico que determina a essência da pregação expositiva. 5.  A pregação expositiva seria a forma mais autêntica da pregação e segue a prática dos grandes pregadores do passado, como: Agostinho, Lutero, Calvino, etc. (tema de pesquisa)...

6.  A mensagem expositiva faz mais das Escrituras, contribuindo para um maior conhecimento bíblico, criando maior interesse na Bíblia e não nos assuntos. Isto honra as Escrituras e alimenta os ouvintes.

7. Nos quatro Evangelhos quase todos os parágrafos contêm material para um sermão expositivo, que pode não ser difícil de preparar. Especialmente as parábolas se prestam a isso, pois todas elas evidenciam a imaginação inspirada operando como os fatos da vida.

EXEMPLOS DE SERMÕES EXPOSITIVOS: Apenas sugerimos as ideias que deverão ser desenvolvidas pelos alunos do curso.

A IMPORTÂNCIA DO CRISTÃO PARA O MUNDO: a) Vós sois o sal da terra - v.13. b) Vós sois a luz do mundo - v,14. c) Resplandeça a vossa luz- Em boas obras - v. 16...

ATOS GIGANTES EM DIREÇÃO A CRISTO: Marcos 10:46-52. a) Assentado junto do caminho (ato de humildade) - v.46. b) Começou a clamar (ato de coragem) - v. 47. c) Levantou-se (ato de fé) - v.50. d) Seguiu a Jesus (ato de perseverança) - v.52...

SUBAMOS A BETEL: a) Tirai os deuses estranhos do meio de vós - v.2. b) Purificai-vos - v.2. c) Mudai os vossos vestidos - v.2. d) E levantemo-nos - v.3.

QUANDO UM JOVEM VAI À IGREJA: Isaías 6:1-8. a) Tem ampla visão de Deus - v. 1-14. b) Reconhece o seu pecado - v. 5. c) Sente necessidade de purificação - v.7. d) Alista-se para o serviço - v.8...

HERMENÊUTICA, EXEGESE E HOMILÉTICA:

A hermenêutica é a ciência da interpretação bíblica, exegese é a compreensão do significado do texto dentro de seu contexto e a homilética é a arte da pregação, como preparar e comunicar um sermão.

Tanto a hermenêutica quando a exegese são duas disciplinas fundamentais para o sucesso da homilética. Sem o auxílio de uma boa interpretação do texto e dos fatos históricos desse mesmo texto, o uso da homilética seria incerto. As três matérias andam juntas. Se o pregador utilizar as três, aliadas à comunhão com Deus, o sucesso será garantido.

DECIMO TERCEIRO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA PASTORES E LIDERES DA COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA E UBÁ!!!

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...

LIVRO ON-LINE - A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!



Vejo no meio do povo de Deus uma coisa que esta em falta, algo que não se compra com dinheiro e nem encontramos nos supermercados. Algo que não depende das circunstancia como: Dinheiro na conta, uma boa casa, família cercada dos entes amados e queridos, uma boa igreja para congregar.

O que falta? A alegria do senhor que é a nossa força, sem ela mesmo cercado por boas coisas estamos fadados a viver de tristezas que enfraquece tirando o animo de viver e prosseguir rumo a salvação. Três coisa acontecem quando ficamos triste: O desanimo (falta de animo) – A prostração (ficamos amarrados e atolados, sem rumo, desnorteados) – Ficamos fracos  sem força ou vontade de viver...

NESTES MOMENTOS DE TRISTEZAS VAMOS PARA DEBAIXO DO PÉ DE ZIMBRO!!! E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 1 Reis 19:1-8...

Veja o exemplo de Elias: O profeta Elias depois de ter desafiado e vencido os profetas de Baal, sofre uma frustração (A TRISTEZA ENTRA EM SEU CORAÇÃO) imensa por vê que a rainha Jezabel e o Rei Acabe não havia se rendido ao Deus de Israel e nem reconheceria o seu ministério, pelo contrário sofreu uma ameaça de morte. Com isso o profeta Elias sai para o deserto e lá se interioriza em uma terrível TRISTEZA debaixo de um pé de zimbro.

O zimbro é uma especie de pinheiro da família das pinaceas, atinge 5 metros de altura, seus frutos nascem porém o amadurecimento dura em torno de 3 anos, suas folhas servem como aromatizante é exatamente debaixo dessa árvore que se encontra o profeta do fogo.


Mas quais os tipos de problemas que nos leva pra debaixo do pé de zimbro? A tristeza leva Elias ao desanimo, prostração e se enfraquece. Assenta-se - postura de cansaço – Diz: Já Basta - O verbo tá no presente, próprio de quem só vê o momento ruim. E se sente com uma baixa auto-estima e fala assim:

Não sou melhor que os meus pais - Baixa auto-estima. Deitou-se - V.5 – Dormiu -V5 - Pediu para si a morte.

Deus não o abandonou. Veja como o Senhor tratou com Elias, com tanto amor e compreensão. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó - (Sl 103.13-14). Uma boa refeição (v.6) 2. Uma boa noite de sono (v.6) 3. Mais uma boa refeição (v.7 e 8) 4. Volta para o lugar de revelação (v.8-15)...

Elias superou seu estado depressivo, porque Deus o mandou para o lugar de revelação no monte Horebe – O monte de Deus - (v.8). A revelação esta vez não foi do tipo normal do seu ministério (terremoto e fogo), mas num cicio tranquilo e suave. Apesar de tudo, Deus não o abandonou. Ainda há muito serviço para fazer para o Senhor.

No original diz que Elias ouviu um siso suave, uma voz mansa e tranquila. Não foi uma palavra forte de exortação: Chamada cachadada como muitos lideres pensam, subjugando pela força do falar que traz raiva e desanimo, mas foi uma palavra de quem ama e sabe do precisamos. No original há tradução que diz que foi uma voz como uma voz de mulher uma mãe que zela por seus filhos!!! A voz de Deus tira toda tristeza e traz alegria ao nosso coração...

Resultados na vida de Elias: Sua visão foi restaurada (v.13), a tristeza cega, mas a palavra de Deus traz revelação que é uma visão nova dos fatos. Sua vocação foi renovada (v.15), Deus sempre nos restaura. o nosso Senhor é um Deus de restauração: Esta palavra em sua etimologia quer dizer: Voltar como no principio!!!

Ele voltou para o serviço em Israel (v.15-18), Deus renova nossas forças para o árduo e abençoado trabalho na sua obra... Vai, volta ao teu caminho – para a esfera do seu serviço. Nossa obra espiritual não nos leva para o monte Horebe, mas para um outro monte, o Calvário – Onde a revelação suprema de Deus foi dada.

Esse é o lugar onde podemos compartilhar com Cristo a Sua morte. Nosso problema maior é o nosso relacionamento com Cristo, andar com Ele, viver com Ele é o que precisamos.

Deus coloca na vida de Elias um companheiro, seu novo amigo (v.16,19-21); Agora a tarefa é mais fácil – Antes Elias tinha um servo, agora tem um amigo, na pessoa de Eliseu. Sua nova confiança no Senhor (v.18). Elias descobriu que não estava sozinho – o Senhor deu-lhe uma palavra de conforto. Conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal.

Meu irmão em Deus nos problemas difíceis da vida você nunca vai estar sozinho nem no mundo físico e no mundo espiritual. Olha o que diz o Senhor: Nas palavras de Jesus aos Seus discípulos um pouco antes de subir aos céus: — E eis que estou convosco todos os dias...


Uma das primeiras referências à presença constante de Deus foi feita por Moisés em Deuteronômio 31:6-8, quando ele instruiu o seu sucessor sobre como guiar o povo de Deus para a terra prometida. E o próprio Josué ouviu a mesma palavra do Senhor: …como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei - (Josué 1:5).
Essa mesma promessa é repetida no Novo Testamento, onde o escritor do livro de Hebreus garantiu: Porque ele mesmo disse: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. (Hebreus - 13:5).Esteja você onde estiver, você não está só. Se você já colocou a sua confiança em Jesus para a salvação eterna, pode ter a certeza de que Ele nunca o deixará.

Veja na historia de Israel: A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA - Mensagem:

Texto bíblico: (Neemias 1 a 8). Neemias estava na cidade de Susã, onde o povo de Deus havia sido levado como escravo. Ele era o copeiro do rei. Então o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Então, lhe respondi: viva o rei para sempre? Como não me estaria triste o rosto se a cidade do meu povo está destruída e as portas queimadas pelo fogo?

Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei? Se é do agrado do rei e se o senhor permitir, peço-te que me envies a Jerusalém;

A cidade do meu povo, para que eu possa reconstruí-la. E o rei permitiu, porque a boa mão do meu Deus era comigo. Cheguei a Jerusalém, e vi a miséria da cidade, as suas portas queimadas. Então disse ao povo: venham, vamos reconstruir os muros da cidade tendo nossos inimigos ouvido que edificávamos o muro, arderam em ira, e disseram:

Que fazem estes fracos Judeus? Por acaso farão obra num só dia? Porém nós oramos ao nosso Deus e, com proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite. Acabou-se, pois, a reconstrução dos muros da cidade em cinquenta e dois dias, porque o povo tinha ânimo para trabalhar. E os nossos inimigos reconheceram que pela ajuda de nosso Deus é que fizemos esta obra. Neemias era o governador e disse: Este dia é consagrado ao Senhor, portanto não fiquem tristes, porque a alegria do Senhor é a nossa força.

1 – ORAÇÃO: Quem ora vence o desânimo. Neemias foi um homem usado por Deus para ajudar o seu povo em um momento muito difícil para eles. Neemias ensinou o povo a orar e buscar a Deus. Quando mais eles oravam, mais eles se sentiam fortes, foi assim que a força deles voltou. Deus deu ânimo para eles e, junto com Neemias, eles começaram a construir os muros caídos.

A historia de Neemias nos ensina a orar e a buscar á Deus, mesmo quando as coisas parecem não ter mais jeito de dar certo. A Bíblia diz que Neemias fez todo o trabalho de construção dos muros da cidade em apenas cinquenta e dois dias, foi muito rápido porque Deus estava com eles. Por isso não fiquemos desanimados, devemos crer no poder de Deus e veremos o impossível acontecer.

2 – A alegria do Senhor nos faz fortes: Neemias fez Deus lembrar-se do seu povo e o povo lembrar-se de seu Deus. O povo estava desanimado, fraco e triste. Depois eles começaram a orar, eles sentiram-se fortes e alegres. Eles descobriram que a tristeza os deixavam fracos e a alegria os deixava fortes. Por isso, Neemias disse para eles: não fiquem desanimados por que a alegria do Senhor é a nossa força!!!

ESSA É UMA LIÇÃO MUITO IMPORTANTE: QUEM ORA VENCE O DESÂNIMO E TEM ALEGRIA, POR QUE A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA!!!


E assim que Deus da alegria a seu povo, não é a força de um super-herói, é a força que vem de Deus. Mesmo que vocês se sintam fracos, vocês podem experimentar a força que vem de Deus. Mesmo que vocês se sintam tristes, vocês podem ter sua alegria de volta. Sabem como?

ORANDO: OREM E PEÇAM A DEUS PARA DAR A VOCÊS A ALEGRIA QUE VEM DELE, POIS ELA NUNCA FALHA E NUNCA ACABA.

Salmos 51…11-Não me afastes da tua presença, nem tires de mim teu Santo Espírito! 12-Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito disposto a obedecer. 13-Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem também para ti...

PRECISAMOS BUSCAR A UNÇÃO: ALEGRIA DA SALVAÇÃO PARA TER PRAZER NAS COISAS DO SENHOR NOSSO DEUS!!! - Torna a dar-me (devolve-me) a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário (pronto para obedecer). Salmos 51:12...

Quando temos a alegria do poder do Espirito Santo tornamo-nos fortes, tem muitos crentes fracos por causa de suas tristezas peça a Deus a unção da alegria!!! - Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8:10...


ALEGRIA NA FÉ E ESPERANÇA:

Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação - Hc 3:18... - Quando o profeta Habacuque faz esse propósito de viver em alegria, estava a contemplar os campos sem frutos, os currais vazios, o chão árido e seus irmãos a gemer de fome.  Apenas alguém que vive através da fé pode ser conduzido a esse estado de esperança e ânimo, mesmo em meio às piores circunstâncias.

A alegria da confissão de Habacuque, no grego é: Gil; sugere bailar de alegria ou saltar, no original significa: Rodopiar em redor com movimentos intensos. Foi exatamente isso que fez o Rei Davi em 2 Sm 6:16; E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul estava olhando pela janela e viu que Davi ia saltando e girando acrobaticamente... O Rei estava se alegrando no Senhor. - Alguma vez você foi movido a dançar para o Senhor em meio a um campo devastado? Agradeceu a chuva e a colheita que estaria por vir?

Pode ser que alguém o chame de louco por isso, mas foi o que Habacuque ousou fazer. - No Evangelho de João também está escrito: Abraão alegrou-se por ver o dia do Senhor. - Jo 8:56. Ou seja, Abraão dançou intensamente após receber a promessa de um herdeiro que por sinal se chamaria: Isaque ou riso: E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque. Gn 21:3.
 
A esterilidade de Sara resultou em riso para o casal.  Mas não foi em vão, foi através da fé. Abraão sorriu em meio à sequidão: - Sara, vamos ter um filho, ele se chamara riso. - Sabei, pois que os que são da fé são filhos de Abraão Gl 3:7 - Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

A voz de Deus nos convida a se alegrar, dançar como Habacuque, Davi e Abraão embalados pela fé, pela certeza do que olhos, ouvidos e mãos alcançarão trazendo a existência, as coisas que não são como se já fossem Rm 4:17. – Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem...

Que eu e você meu irmão e irmã através da fé, possamos contemplar as promessas do Deus que ama a todos incondicionalmente e que tem por vontade trazer riso, dança, alegria para nossas vidas, para glória do Seu nome!!!


RAZÃO DA ALEGRIA DE HABACUQUE:

O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas - Hc 3: 19... Habacuque é um profeta sem pátria e sem sobrenome, pouco se sabe sobre a história deste homem, ele foi contemporâneo ao profeta Naum, viveu por volta do ano 600 a.C.

Provavelmente ele estaria envolvido com algum ministério do templo e talvez fosse até mesmo levita. - HABACUQUE viveu em tempos de muita opressão, violência e injustiça. No início do livro o profeta se mostra ansioso clamando por um socorro que não vem. - A impressão que o profeta tem é que Deus se esqueceu de fazer justiça ao oprimido e ao seu povo.

Mas quando o profeta se prontifica a buscar ao Senhor, ainda que pareça demorada, A RESPOSTA VEM. - O livro do profeta Habacuque é um convite à esperança, a crer na ação de Deus ainda que ela pareça demorada. Nós podemos confiar que a palavra de Deus virá como livramento mesmo que pareça que nós pereceremos diante das aflições e amarguras da vida.

1° - HABACUQUE CONFIAVA NAS RESPOSTAS DO SENHOR ALÉM DO QUE DO QUE ELE VIA:

A primeira coisa que aprendemos com a vida de Habacuque é que Deus não age naquilo que os nossos olhos veem ou nas circunstâncias que a vida nos diz como elas devem ser, mas Ele age nas impossibilidades. - Habacuque não conseguia mais ver a flor da figueira, os frutos da videira, nem o óleo produzido pela oliveira. As ovelhas haviam sido roubadas e o gado exterminado, mas ele cria no que o coração dizia existir ou que viria a existir no Senhor. - ELE CRIA NA ESPERANÇA DE VIVER POR FÉ E NÃO POR VISÃO!!!

2° - MESMO QUE TUDO AO SEU REDOR SEJA DOR, MORTE E DESTRUIÇÃO, ENCONTRE O LUGAR DO LOUVOR E DA ADORAÇÃO A DEUS PELA CERTEZA DE QUE SUA PROMESSA DE PAZ SE CUMPRIRÁ:

A alegria do louvor é a nossa confiança naquilo que Ele, o Senhor fez; Faz e fará em nossas vidas independente das circunstâncias que nos cercam. - É por fé e não pelas situações da vida que nos alegramos no Senhor. É a certeza de sua presença poderosa e vitoriosa que enche o coração de celebração. No Novo Testamento, o livro Atos dos Apóstolos relata a experiência de Paulo e Silas quando estavam presos. - Eles haviam recebidos muitos açoites e haviam sido encarcerados porque estavam pregando o Evangelho, mas a esperança da Eterna Glória estava em seus corações.

Eles estavam dispostos a morrer naquela prisão se preciso, mas a gratidão que eles ofertaram a Deus em forma de cânticos provocou o poder libertador de Deus a favor deles. - As cadeias da morte e da desesperança foram quebradas pelo poder da adoração confiante. Esta é a alegria que não se baseia no que os olhos veem, mas no que o coração crê para justiça de Deus em nós.

3° - SAIBA ENCONTRAR NO SENHOR A SUA FORTALEZA:

No versículo 16 do livro de Habacuque : Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou na podridão dos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete. - O profeta sente os joelhos se enfraquecerem diante do medo da morte, ele sente como se os ossos estivessem apodrecendo de medo. - Mas no versículo 19: O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente, ele se volta para quem o faz forte. É esta confiança na força de Deus e não na nossa que mudará as perspectivas de nossas vidas.

CONCLUSÃO:

É o modo como olhamos para a vida que nos fará perceber a alegria da salvação. O Senhor Jesus disse que; Se nossos olhos forem bons nossa própria vida será iluminada.

Existem pessoas que perderam a capacidade de crer, que já não conseguem perceber o poder do Senhor de transformar o medo em confiança, a destruição em possibilidade de reconstrução. - Mas o Deus que responde mesmo em meio à dor e a perda nos convida a confiar novamente no seu braço forte. - Qual é a figueira da sua vida que não dá mais flores? Qual é o fruto que foi arrebatado da sua videira existencial? É tempo de redescobrir a fé que nos capacita a ver o mundo pelo avesso, na perspectiva de Deus.

Quero finalizar com duas palavras, primeira faz meus pés como uma corça ou cerva...


1 - UM CONVITE A LIBERDADE:

Seus pés sempre darão a garantia de liberdade, pois esse animal não fica aprisionado, tem a capacidade de pular muito bem, e saltar de 3.5 mts a 15 mts de largura. O justo foi chamado à liberdade e não pode viver aprisionado a jugo e fardo pesado posto pelo inimigo. - Mt.11:30. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 1° João 5:3 - Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. - Gl.5:1 - Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Pula fora meu irmão e ande com Deus...

2 - UM CONVITE A ANDAR EM LUGARES ALTOS:

Segunda me faz andar altaneiramente; UM CONVITE A ANDAR EM LUGARES ALTOS - e me fará andar sobre os meus lugares altos. Que possamos, assim como Habacuque, permanecer nos lugares altos, independente das circunstâncias de nossas vidas. Parar em meio as nossas interrogações e ouvir a vos de Deus que nos motiva e incentiva a buscar coisas grandes.

Deus nos criou para as alturas. Se Ele nos permite passar pelo vale, e para que possamos esperar nEle e subir com asas como águias... - (Isaías 40.30,31). – Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão...

Ele nos faz cavalgar sobre os altos da terra – Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira. Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro... Deuteronômio 32:13,14...

Deus quer nos abençoar com toda sorte de bênçãos em toda vida abundante e comendo o melhor desta terra e viver em meio a abastança com os céus abertos e as bênçãos e milagres sendo derramados!!! - DEUS CHAMA A MOISÉS E FALA DIZENDO, FALA A ARAÃO DIZENDO, PARA FALAR AO POVO DIZENDO, QUE AQUILO QUE ELES DISSEREM É AQUILO QUE VOU FAZER!!! NÚMEROS 14:26,28...

Depois falou o Senhor a Moisés e a Arão dizendo: Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim. Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. Números 14:26-28.

Se você diz: Eu estou triste!!! É porque a tristeza te dominou, mas se você diz como Paulo: Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo. 2 Coríntios 6:10. É porque a alegria do Senhor em você venceu toda tristeza e abatimento...


RENOVAÇÃO ESPIRITUAL:

Se você esta em um processo de renovação; é porque Deus esta restaurando princípios em sua vida e os princípios do Senhor são imutáveis. A alegria do Senhor Nosso Deus é um principio de renovação e rejuvenescimento espiritual. – Olha o que diz Paulo: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Filipenses 3:13-16...

RENOVAÇÃO DA ALEGRIA:

INTRODUÇÃO; O QUE SIGNIFICA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL!!! Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. Isaías 40:31...

RENOVAÇÃO: Alto ou efeito de renovar; renovamento. Transformar em novo; fazer com que fique melhor ou como novo: renovou o telhado da casa; espero que as ideias se renovem. Recomeçar; iniciar novamente: o candidato renovou o processo; renovou-se a guerra. Revigorar; adquirir nova força e vigor: as estações se renovam. RESTAURAÇÃO: Ato ou efeito de restaurar; restauro. Conserto de coisa desgastada pelo uso; reparo, restauro. Minha tradução para restauração é: Trazer de volta como no principio, voltar ao que era!!!

A TRISTEZA É UM ABROLHO ESPINHENTO DO ENVELHECIMENTO OU DECADÊNCIA ESPIRITUAL:

OBSERVAÇÃO: Cuidado com os enganos de nossas emoções, tristezas aconteceram, mas elas não podem dominar nossos sentimentos quando somos levados pelo poder de Deus através do Espirito Santo. A alegria ou gozo no Senhor é fruto do mover de Deus em nós!!! Além da tristeza; Há vários fatores que ocasionam o envelhecimento ou a decadência espiritual. Os mais comuns são a rotina, a imaturidade, a frieza, o descaso e, por fim, a estagnação da vida cristã.

Há cristãos que perdem o entusiasmo e o fervor dos primeiros dias de fé; acostumando-se a uma vida sem poder, testemunho, oração, consagração e crescimento. Nesta situação, se não houver uma reversão imediata, o cristão pode desviar-se dos caminhos do Senhor, o que será ainda pior, pois o abandono e desistência levam-nos ao abismo da destruição.

Aquele fervor e alegria espiritual do início da conversão deveria ser conservado, mantendo assim aberto o caminho da renovação pelo Espírito. A renovação espiritual do crente é uma das operações do Espírito Santo que mais destaque tem encontrado, nos últimos anos, e que se realiza diária e continuamente no meio do povo de Deus.
 
Quando falamos em renovação, estamos nos referindo ao ato de renovar, ou seja, o ato de fazer algo novo outra vez. Oração: Deus renova nossa alegria!!!

Se o cristão é filho de Deus, passa a desfrutar da natureza divina, o tempo não pode destruir de forma alguma sua vida com Deus. (há não ser que você queira ou deixa)... Deus é um Deus alegre, se não fosse assim não teria criado os macaquinhos.


A ALEGRIA DO NASCER DE NOVO PELOS BATISMOS DA ÁGUA E DO ESPÍRITO SANTO  DE DEUS:

Atingimos o crescimento espiritual a partir do instante em que nascemos de novo, em que nascemos da água e do Espírito, o cristão não mais sofre os influxos do tempo e abatimentos, a exemplo de Deus, a sua vida espiritual passa a ser um eterno presente em uma alegria constante. - Se, pois, o cristão desfruta da vida eterna, desde o momento de sua conversão, temos que a vida espiritual é um eterno presente de felicidades constante com grande esperança futura.

Renovar significa tornar novo, recomeçar, refazer, reaver, retornar. Na renovação espiritual, o Espírito Santo restaura e revigora a obra que anteriormente havia iniciado na vida do crente...

Sl 103.5: É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades, quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia, quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia; - Rm 12.2: E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus...

Ap 2.4,5: Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres; Cl 3.10: e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.



PORTANTO, RENOVAR ESPIRITUALMENTE É; ALGUNS PASSOS PARA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL!!! - RETORNAR ÀS EXPERIÊNCIAS E ALEGRIAS ESPIRITUAIS DO PASSADO:

No início da fé cristã, o homem recebe do Senhor, bênçãos extraordinárias que antes da conversão jamais poderia obter: Alegria espiritual, Fortificação pela fé em Cristo, certeza de vida eterna, batismo no Espírito Santo, dons sobrenaturais, milagres, comunhão com Deus, santidade, vida cristã vitoriosa e tantas outras maravilhas que acompanham a salvação. O amoroso Pai tem prazer de, no início da jornada da fé, encher o cristão de vida, graça e poder espiritual.

Ele nos eleva muito além das experiências puramente humanas. - Todavia, infelizmente, muitos esfriam na fé e perdem o contato com A FONTE DA GRAÇA E ALEGRIA, tornando-se fraco e debilitado. Há muitas pessoas na Igreja que conhecem o estilo do culto e os hinos; leem a Bíblia ao menos uma vez por ano; são contínuos contribuintes financeiros, mas não conservaram seu amor pelo Senhor, nem o fervor de outrora empalidecidos pela mesmice.

Não aplicam o que ouvem da Palavra de Deus nas suas vidas. Estão próximas da igreja, mas distantes de Cristo. – São os considerados crentes nominais. Só o Senhor, por meio do seu Santo Espírito, pode revigorar aqueles que perderam a força e a altitude das águias. (Is 40.28-31).

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:28-31...

RESTABELECER AS BÊNÇÃOS E ALEGRIAS PERDIDAS:

É difícil aceitar que o cristão possa perder algo que recebera de Deus. Alguém imagina que o Pai Celestial jamais retirará as bênçãos de seus filhos, especialmente as espirituais. - O cristão que mantém uma contínua e perseverante comunhão com o Senhor certamente não perderá as bênçãos recebidas. O processo pelo qual o Espírito Santo veio habitar em seu interior, quando ocorreu a salvação, estabelece uma situação que não se altera com o decorrer do tempo:

VOCÊ MEU IRMÃO NÃO PERDE A ALEGRIA QUE ESTA DENTRO, MAS DEIXAM OUTROS SENTIMENTOS SE TRANSPOR ABAFANDO A FELICIDADE PLENA QUE VEM DE DEUS E DEIXA ENTULHAR SEUS POÇOS QUE FLUEM A ALEGRIA DO SENHOR!!!

Assim como o poço de Jacó que tinham nele a água pura e cristalina, mas agora entulhado pelos lixos do inimigo de Deus. Cobrindo e escondendo aquilo que você recebeu de Deus em sua conversão, a alegria da salvação é uma delas...

A pessoa entrou no reino de Deus, vive em novidade de vida, novidade esta que nunca deixa de existir, daí porque Paulo ter dito que o homem interior se renova de dia em dia. - Ou seja, que, apesar do decurso cronológico do tempo na vida material, em termos espirituais nada é afetado por causa da passagem dos segundos, minutos, horas, dias, meses ou anos (I Co 4:16). - Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. 1 Coríntios 4:16...


MEUS IRMÃOS SEJAM MEUS IMITADORES, COPIAM MINHA PERFEIÇÃO E REJEITAM MINHAS IMPERFEIÇÕES E LIMITAÇÕES!!! - Porém, a Bíblia é categórica ao afirmar que, se não cuidarmos bem da nossa vida espiritual, poderemos, sim, perder as bênçãos vindas do Senhor.
 
A Palavra de Deus nos diz que podemos perder o amor: (Ap 2.4) - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Apocalipse 2:4... A alegria da salvação: (Sl 51.12) - Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Salmos 51:12... A fé: (1 Tm 6.10) - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10...

A firmeza em Deus: (2 Pe 3.17) - Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza. 2 Pedro 3:17. DESCAIAIS = Deixar pender ou pender. Cair os braços em desalento. Tomar uma posição arqueada; curvar-se, vergar-se.

O poder: (Jz 16.20) – E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele. Juízes 16:20... E muitas outras coisas. É por isso que somos advertidos a guardar o que temos (Ap 3.11) - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11.

Graças a Deus, que pela renovação espiritual, o Senhor nos restaura completamente e torna a dar-nos as bênçãos das alegrias perdidas – Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. Salmos 51:11-13...

RECEBER NOVAS BÊNÇÃOS:

A conversão inclui grandes e ricas promessas de Deus para a vida do cristão, as quais Ele cumpre fielmente. Na renovação espiritual, o Senhor nos dá as bênçãos prometidas que até então não tínhamos recebido (Is 45.3) - Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Isaías 45:3...
E nos anima a conquistarmos muito mais (Js 18.3). - E disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis negligentes em chegardes para possuir a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos deu? Josué 18:3...

A RENOVAÇÃO DEVE SER DIÁRIA:

Assim como o corpo físico revigora-se diariamente, nosso homem interior precisa de constante renovação para manter-se fortalecido e plenamente saudável espiritualmente. Conforme nos orienta a Palavra de Deus, a renovação espiritual deve ocorrer de dia em dia(2 Co 4.16). - Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:16...

Quer ser renovado meu irmão? Busca a Deus diariamente!!! - Ora a Deus – Leia a bíblia – Jejua se possível – Vai ao monte – Fale, medita e prega as boas novas do Senhor - Louve e adore – Viva na comunhão com a igreja nos cultos e reuniões!!! Amém...

A BÍBLIA NÃO É LIVRO DE HISTÓRIAS DESCONEXAS:


A Bíblia não é uma série de histórias desconectadas. Ela é uma única narrativa na qual cada história, cada personagem, aponta para além de si, para Alguém maior. - A história de Adão e Eva não trata apenas do primeiro homem e mulher, há um Adão melhor e verdadeiro, que passou no teste do jardim e cuja obediência é atribuída a nós!!! Há um Abel melhor e verdadeiro assassinado sem ter culpa, cujo sangue chama não pela nossa condenação, mas por nossa absolvição!!!

Há um Abraão melhor e verdadeiro que atendeu ao chamado de Deus para deixar seu lar e todo conforto, partindo ao vazio e ali criando um novo Povo de Deus!!! Há um Isaque melhor e verdadeiro. Filho da Graça e da Promessa que não foi apenas oferecido por seu pai sobre o monte, mas de fato sacrificado por todos nós!!! Há um Jacó melhor e verdadeiro que lutou e recebeu o golpe do castigo que cabia a nós, a fim de que, como Jacó, só recebêssemos a ferida da Graça que nos desperta e nos disciplina!!!

Há um José melhor e verdadeiro que, estando à direita do Rei, perdoa aqueles que o traíram e o venderam, usando seu novo poder para salvá-los!!!  Há um Moisés melhor e verdadeiro que se põe no abismo entre o povo e o Senhor mediando uma nova Aliança!!! Há uma rocha de Meriba melhor e verdadeira, ferida pela vara da justiça de Deus que agora nos dá água no deserto!!!

Há um Jó melhor e verdadeiro. Alguém que conhece o sofrimento injusto, que intercede e salva seus tolos amigos!!! Há um Davi melhor e verdadeiro cuja vitória se torna a vitória de seu povo, ainda que eles mesmos não tenham levantado uma pedra sequer para conseguir isso!!!

Há Alguém melhor e verdadeiro que, como Ester, não arriscou apenas perder um palácio terreno, mas abriu mão do Trono Celestial, e não apenas arriscou a sua vida como a deu por completo para salvar seu Povo!!! Há um Jonas melhor e verdadeiro que foi lançado à tempestade a fim de que dela nós fôssemos resgatados!!! Há um Cordeiro da Paz melhor e verdadeiro, Inocente, Perfeito, que se deixou ser morto para que o Anjo da morte não atentasse contra nós!!!

Ele é o verdadeiro Templo, o verdadeiro Profeta, o verdadeiro Sacerdote, o verdadeiro Rei, o verdadeiro Sacrifício, a verdadeira Cruz e o verdadeiro Pão. A Bíblia não é uma série de histórias desconectadas. Ela é uma única narrativa que aponta para uma Única Pessoa: Jesus!!! 


QUE A ALEGRIA DO SENHOR SEJA A TUA FORÇA TODOS OS DIAS, DEUS TE ABENÇOE.



Maurílio Souza.