INTRODUÇÃO; Vamos estudar hoje: o início do
batismo cristão, a fórmula bíblica do batismo, por imersão e em nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo, quem não deve e quem deve ser batizado, o
significado e a finalidade do batismo, e a responsabilidade do batizando.
1) O INÍCIO DO BATISMO CRISTÃO:
1) O INÍCIO DO BATISMO CRISTÃO:
O batismo cristão não é um
sacramento como ensina a Igreja Católica. A palavra sacramento não existe no
Novo Testamento; provém do latim e significa: "o meio de alcançar a graça
divina". Jesus não nos deixou nenhum sacramento. Jesus nos deixou duas
ordenanças: “O Batismo é a
primeira ordenança, e a Ceia do Senhor é a segunda”. Convém que todo salvo seja primeiro
batizado, para depois participar da Ceia. O
batismo cristão começou com o Senhor Jesus. Ele foi o primeiro, ao ser batizado
por João Batista.
João era chamado de
"Batista" ou o "emergidor" por causa do batismo que Deus
lhe mandara realizar. Este batismo, conhecido como batismo de João ou de
arrependimento (Mat. 3:5-8 e Atos 19:1-5), era temporário, pois visava a
preparar o povo para receber Jesus, fazendo a transição da lei e profetas do
Antigo Testamento, para o Evangelho de Cristo no Novo Testamento. O batismo de João Batista era para
quem queria arrepender-se e ser salvo. O batismo cristão é para quem já se
arrependeu e já está salvo. Jesus
não necessitava de batismo, mas batizou-se, dando-nos o supremo exemplo como
Homem (Mat. 3:13-17).
2) O BATISMO CRISTÃO É POR IMERSÃO: Há
igrejas que batizam por aspersão ou borrifação. Usam a palavra “rantizo” do grego, que significa aspergir ou
salpicar. A palavra batismo é apenas transliterada do grego “baptizo”. ”Baptizo“
significa imergir ou mergulhar. Sempre
que a Bíblia se refere ao batismo, a palavra usada é “baptizo e nunca rantizo”. Em Rom. 6:3-5 alguns símbolos reforçam o ensino
sobre o batismo por imersão, como: "sepultados pelo batismo",
"plantados à semelhança da sua morte pelo batismo", etc.
Outros exemplos são os
batismos de Jesus e do eunuco (Mat. 3:16; Atos
8:38-39), através das expressões: ”desceram à água” e “saíram da água”. Se
o batismo fosse por aspersão, bastaria um copo d’água para salpicá-la na
cabeça. Ao contrário, é necessário haver abundância de água para o ato
batismal, pois a fórmula
bíblica do batismo é por imersão. Tanto
o que batiza como o que é batizado, ambos descem às águas.
3) QUEM NÃO DEVE SER BATIZADO: Não deve
ser batizada a pessoa ainda perdida. Também
não devem ser batizadas crianças recém-nascidas, e as que ainda não atingiram a
idade da razão e consciência de pecado. O
batismo de criança não tem valor nenhum e cria uma doutrina errada na mente dos
adultos. Não existe batismo de
criança na Bíblia.
A criança ainda não pode crer e crer é um ato de fé. Ninguém pode exercer fé no
lugar da criança, nem por qualquer outra pessoa. Cada um responde por si diante
de Deus (Rom. 14:12). Pela criança responde a sua inocência (Luc. 18:15-17). Se
morrer sem consciência de pecado está salva. Nós costumamos apresentar as
crianças a Deus, conforme o desejo dos pais, consagrando-as e orando para que
Deus as abençoe e as livre do mal.
Trata-se de uma tradição
bíblica muito importante desde o Antigo Testamento. Era feito sempre pelos
judeus. O Senhor Jesus, com oito dias de nascido, foi levado ao Templo para ser
apresentado e consagrado a Deus (Luc. 2:21-24). Porém isto nada tem a ver com o
batismo. Jesus nos deu o supremo exemplo em tudo. Jesus batizou-se com quase 30 anos (Luc. 3:21-23).
4) QUEM DEVE SER BATIZADO: Em Atos 8:36-38 há uma pergunta sobre a condição para o
batismo. A resposta é: O batismo é lícito a todo o que crê, isto é, que tem
certeza da salvação. Em Mar. 16:16 Jesus diz: "Quem
crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". Cremos ser esta a interpretação do texto:
o “crer” no original grego tem um sentido amplo, abrangendo também a salvação
de todos os males desta vida.
Aquele que tem certeza da
salvação e não quer batizar-se, desobedece à ordenança de Jesus. Desobediência
é pecado e o pecado produz males e sofrimentos. Jesus quer nos salvar também
desses males e sofrimentos nesta vida, mas isto está condicionado à obediência,
a toda a vontade de Jesus, incluindo-se aí o batizar-se.
O batismo não salva nem
ajuda a salvar e não lava os pecados de ninguém. Da mesma
forma, as boas obras não
salvam nem ajudam a salvar. Lembre-se: Jesus salva sozinho. Compare, João
3:16-18; Rom. 3:20 e 28; Ef. 2:8-9.
O batismo só deve ser ministrado a quem já
se converteu a Jesus; quem tenha experimentado arrependimento sincero de pecados,
tenha crido pela fé em Cristo, tenha certeza do perdão e da salvação.
Todo aquele que já passou
por essa experiência sente o desejo incontrolável de selar a sua fé pelo
testemunho público do batismo. Assim, deve
ser batizado todo aquele que já está salvo, para cumprir e obedecer à
ordenança do Senhor Jesus.
A Bíblia nos mostra vários
exemplos. Todos que criam, e eram salvos, eram logo batizados (Atos 2:38 e 41;
8:12 e 16; 8:36-38; 9:18, etc.). O batismo em águas nada tem a ver com o
batismo no Espírito Santo. No entanto, todos devem orar pedindo o batismo no
Espírito Santo...
5) SIGNIFICADO E FINALIDADE DO BATISMO: O ato do batismo é um momento de alegria no Céu. É um
ato solene, festivo e de grande importância para a vida do batizando e da
Igreja que o recebe. Quando o salvo desce às águas batismais e é coberto por
elas, declara que, ao crer em Jesus, morreu para o mundo de pecado e foi
sepultado com Cristo.
Simbolicamente, quando ele
sai das águas, está declarando que ressurgiu para viver uma nova vida em Cristo
(Rom. 6:6-14; Col. 2:12).
Assim, o significado do batismo é morte, sepultamento e ressurreição. Quando somos batizados, declaramos que
Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados para que nós morrêssemos para o
pecado. Declaramos, ainda, que nos arrependemos, cremos pela fé e aceitamos a
Cristo e Seu sacrifício como único meio de salvação, que recebemos o perdão,
estamos salvos e seguros em Cristo e dispostos a servi-Lo e segui-Lo todos os
dias da nossa vida.
Portanto, a finalidade do batismo é dar testemunho público da fé e
salvação em Jesus
Cristo. Com o ato do batismo, proclamamos sem palavras e
publicamente, e especialmente diante da Igreja, a salvação e a transformação
que Jesus realizou em nosso interior. Isto glorifica ao Senhor (1a Cor. 6:20).
6) A RESPONSABILIDADE DO BATIZANDO: O batizando deve estar
liberto de toda a sorte de vícios e jogos (João 8:32 e 36; Luc. 21:34-36), ter
sua situação matrimonial legal (1a Cor. 6:18) e vestir-se de
forma decente (1a Tim. 2:9-10; 1aPed. 3:1-7).
O batismo é um ato de seriedade e de responsabilidade. O
batizando deve ter certeza de que já está salvo (Atos
8:36-38).
Se o salvo morrer sem ter
oportunidade de ser batizado irá
para o Céu. Foi o caso do
ladrão da cruz (Luc. 23:33-43). Quando você creu em Cristo e foi salvo, passou
a fazer parte da Igreja ou o corpo de Cristo mundial, e passou à posição de
filho de Deus. Quando você é batizado (não havendo nenhum impedimento), passa
também a ser membro da Igreja local. Isto lhe concede direitos e deveres.
A) DIREITOS: Como membro, você tem
direito de votar e ser votado para cargos ou funções nas assembleias da Igreja,
participar das discussões e dar opiniões, participar da Ceia do Senhor, etc.
B) DEVERES: Você tem o dever de manter comunhão com
seus irmãos em Cristo, manter os cultos com sua presença, ser fiel em tudo na
sua vida em geral, diante de Deus e dos homens. Ser fiel
nos dízimos e ofertas, participar da vida ativa da Igreja, servindo a Deus de
coração. Dar testemunho compatível com o Evangelho em todos os
ângulos da sua vida, etc. Deve consagrar a Deus sua vida, sua família e tudo o
que possuir ou o envolver. As figuras abaixo dão à ideia do culto do batismo. Deus te
abençoe
Maurílio Souza...
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