MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 6 de setembro de 2022

HUPERETES - LIDERES E SERVOS: LIVRO DE NUMERO 130!!! CENTÉSIMO TRIGÉSIMO LIVRO ON LINE GRATUITO POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


A primeira coisa que você precisa saber é que o servo é um antagônico do líder. A um ditado que diz assim “os cães ladram e a caravana passa”, o ditado certo desta historia seria “os cães ladram, os leões rugem e as ovelhas dão lã e os servos fazem a obra e lideres dão ordem sem cumprir”...

A diferença entre o servo e o líder começa assim: O líder dá ordem o servo dá o exemplo, o líder deve ser grande, o servo deve ser pequeno e humilde. Lembrando que a palavra líder; Vamos começar com um conceito etimológico da palavra “líder”: Do Inglês LEADER, guia, chefe, do Inglês arcaico LAEDAN, guiar, chefiar, do Germânico LAITHJAN, chefiar, daí vieram nossas palavras “liderar” e líder. A palavra líder de origem celta, tem como significado, o que vai na frente.

Significado da palavra servo: substantivo masculino Quem não é livre ou foi privado de sua liberdade. Quem expressa obediência; quem obedece ou serve alguém: servo de Deus. Numa sociedade feudal, quem pertencia a um senhor sem ser escravo... Etimologia (origem da palavra servo).

A Palavra servo no grego é doulós e significa escravo. É diferente de empregado, pois o empregado tem alguns direitos, enquanto os escravos não os têm. Na verdade, na verdade vos digo que não é o SERVO maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Servos de Cristo: Hoje em dia não esta em voga, ou na moda falar em servo, serviço cristão, submissão etc. Claro que tem um motivo para isso, e o motivo principal é justamente porque pregamos a liberdade, o livre arbítrio e as bênçãos de Deus, essa pregações são louváveis e dignas de toda a aceitação. Contudo a pregação do estilo “servo” aparentemente é contraria a liberdade principalmente pelo conceito de servo que a Bíblia coloca:

Servo no grego é “DOULOS”, e no aramaico é “EVED” que significam “escravo”. Os escravos não tinham vontade própria, nem direito a preferências, nem qualquer papel na família ou sociedade. Eram tão somente propriedades do Senhor.

Veja alguns conceitos abaixo: Servo - Diz-se de quem não é livre; que não pertence a si mesmo. Que presta serviços de criado; doméstico, serviçal, servidor. Escravo - Que, ou o que vive em absoluta sujeição a um senhor. Que, ou aquele que está dominado por uma paixão ou por qualquer força moral: Escravo dos seus deveres.

Jornaleiro - Trabalhador a quem se paga jornal (jornada de trabalho), Trabalhador assalariado. Na verdade ninguém é livre – todos somos servos. Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. Romanos 6: 16-18...

O servo que a Bíblia relata como servo de Deus é justamente o servo de Êxodo 21:5-6 - Mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro; então seu senhor o levará perante os juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

Este tipo de Escravo era aquele que não desejava deixar o seu dono quando a sua servidão havia terminado. Portanto, ele oferecia-se a seu dono, para servi-lo pelo resto da sua vida. Um homem livre podia “escolher a escravidão”, mas nenhum escravo poderia escolher a “liberdade”.

Uma vez que um homem escolhia se tornar um Escravo, essa escolha era irrevogável. Ele era marcado pelo seu dono (um furo na orelha) e não tinha mais nenhum direito de viver para si mesmo. A associação primária do servo que Deus quer não é o de estar submetido, mas a de pertencer ao Senhor e estar protegido por ele.

Somos servos inúteis: Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17:10... O servo inútil a qual fala o versículo e o servo a quem nada se deve, que cumpre os seus deveres. Aqui inútil não é no sentido de não prestar para nada, folgado, que não serve para o serviço ou que não sabe fazer o serviço, pois o servo fazia tudo para o seu senhor.

Esse servo e alguém a quem o Senhor não deve agradecimento ou favor. Alguém a quem o Senhor não fica “obrigado” para com o seu servo, quando este cumpre todas as suas ordens, pois ele não fez mais do que a sua obrigação de servo.

O servo trabalha movido por um senso de dever e lealdade, e não com a esperança de ganhar recompensas. De fato, depois de ter cumprido todas as ordens (Aqui o servo era vaqueiro, agricultor e também cozinheiro), ele diz: “Nada me devem; cumpri apenas o meu dever”.

Jesus exemplo de servo: Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2: 5-11...

Jesus é chamado varias vezes de “Servo do Senhor” Atos 3:13,26; Atos 4:27,30; Isaías 53:11, além do versículo acima. Jesus é o Senhor, verdadeiramente!!! Porém Ele nós da vários exemplo de como devemos ser, como devemos servir, veja o exemplo dEle lavando os pés dos discípulos, João 13:1-17. Fomos todos criados para o serviço: Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar. Gênesis 2:15...

O primeiro serviço que Deus designou ao homem foi justamente guardar e lavrar o jardim do Éden, ou seja, a vocação do homem é para o trabalho e não para o ócio, aliás, o ócio não é recomendado nem sugerido nunca no reino de Deus. Sendo assim todo ser humano deve exercer uma atividade produtiva o preguiçoso é duramente condenado na Bíblia, desagradando muito a Deus.

Servo é para servir: Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão, e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome. Apocalipse 22:3-4...

A Bíblia é clara fomos criados para servir, e Deus gosta do trabalho, de atividade, sendo assim sempre existirá trabalho para os servos de Deus, engana-se quem acredita que os salvos ficarão no paraíso fazendo nada, só cantando e sendo servido pelos anjos. Inclusive o julgamento para a salvação também levará em consideração o que o servo tem feito sobre a terra.

Veja a parábola das ovelhas e dos cabritos Mateus 25: 31-46. Também a parábolas dos talentos, Mateus 25: 14-30, na qual é julgado o que o servo fez. Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará. João 12:26...

Conclusão: Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:21. O servo é para servir e ninguém é livre totalmente, ou você é servo de Deus ou é servo do pecado, do diabo ou do mundo.

O importante é você estar preparado e se achar servindo sempre a Deus, pois quando Ele for te julgar a pergunta vai ser simples. Você serviu??? Se serviu, então serve para entrar no Reino dos Céus. Se não serviu no mundo a Deus, não serve. Então: Você serve? Então serve!!! Se você não serve. Não serve!!! Agora a pergunta é você que responde: Você serve?

LÍDER ANTAGÔNICO DO SERVO:

O líder dá ordem o servo dá o exemplo, o líder deve ser grande o servo deve ser pequeno, humilde. O líder manda fazer o servo faz como exemplo, O líder é respeitado o servo é amado. O líder exige servidão o servo vive para servir, aquele que vive sem servir não serve para viver. O líder usa a canga o servo usa a unção!!! - “… e o jugo deve ser destruído por causa da unção.”  Isaías 10:27...

O líder gera medo o servo afasta todo o medo, sua voz é suave. O líder exige submissão o servo ensina a submissão e faz o convite: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30...

Frase que ouvi em um seminário: Todo povo quer um ditador (alguém que dita e toma a decisão) por ele. Isto não é liberdade; Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Colossenses 2:8...

HUPERETES:

SERVOS E MINISTROS DO SENHOR!!!

Depois de muito tempo como missionário do lar saindo de casa em casa procurando um coração aberto para ouvir a pregação da palavra de Deus. Foram muitas, mas muitas idas aos hospitais consolando os doentes, nos ônibus em idas e vindas dos bairros em sua maioria carentes, logico no meu ponto de vista. Pregando para mendigos, prostitutas e por muitos domingos dando longos sermões tendo os bancos do Parque Halfeld e esquinas do centro da cidade de Juiz de Fora e cidade circunvizinhas como púlpitos.

Propagando a palavra eterna e gloriosa nos programas de radio: Voz do semeador – O verbo vivo – Uma vida nova com Jesus – Hora da Universal – Momentos com Deus e outros em hora de enlevo espiritual...

Viajando por mais de vinte anos e quase quarenta anos pregando nos púlpitos da igreja (NÃO DAS IGREJAS, POIS IGREJA É UMA SÓ O QUE MUDA SÃO AS DENOMINAÇÕES COROA DA DIVISÃO DE HOMENS LOUCOS E INSENSATOS NO SENTIDO HUMANO).

O tempo passou e sentimos que nossas forças e motivações não são as mesmas dos quarenta anos atrás. Hoje minha maior motivação e alegria, o alvo para minha vida é pesquisar e escrever como um escritor e historiador da palavra de Deus: É contar em formas de livros, mensagens, crônicas e estudos minhas experiências mínimas, mais sinceras das minhas longas e incansáveis experiências.

Estudando a origem ou etimologias das palavras encontrei a palavra: HUPERETES; Cuja palavra servo e ministro teremos em grego doulos (servos) e diakonos e leitourgos (ministros), e aqui a palavra grega é HUPERETES.

Buscando o significado deste tal huperetes, fiquei conhecendo e reconhecendo esta realidade, pois HUPERETES além de declarar alguém que ajuda alguém que ministra qualquer que serve com as mãos, etc, quer dizer também remador de navios de baixa categoria.

DEFINAÇÃO DA PALAVRA: Remador de baixa categoria, o homem apto para o serviço de remador. Entrando na história, veremos uma embarcação bem rudimentar, os navios antigos ainda tinham muito dos barcos fenícios, estruturas de madeira, as velas e motores não eram utilizados...

Estes barcos antigos eram movidos pela energia humana, nas laterais das embarcações precárias existiam pequenas janelas onde eram introduzidos os remos, em muitas embarcações os remadores não eram contratados era trabalho dos escravos de guerra. Desertores, prisioneiros, condenados, etc...

Em contraste com homens hoje chamados grandes pregadores com grandes salários e honra:

Estes chamados ministros na bíblia nada recebiam além da comida e da água, e isso tudo ao ritmo de um som de um tambor, chibatadas, suor, tortura. Os remadores de baixa categoria ou remadores do último porão eram para aqueles que remariam até a morte, não haveria outra oportunidade, era remar, remar, remar até morrer.

Lucas, como um contraste aos nossos dias, coloca o ministro ou servo da Palavra de Deus como um caminho de serviço sem volta, uma vez recrutado é sentenciado, e por fim, condenado a realizar esta tarefa queira ou não queira até o último suspiro de vida. Em nossos dias ser ministro é sinônimo de fama, glória e status.

Tenho o costume de dizer que alguns têm pedigrees.  Outros chamados o top ou pop dos pastores. Remador do último porão não aparece nos dias de hoje, homens antigamente mergulhados em meio à escuridão, umidade, suor, fome, remando sem ser notado, mas o barco do evangelho continua andando e se espalhando, seguindo o curso, o que importa é remar, remar, remar até morrer.

Servo e ministro remam sem parar, não busquem reconhecimento e nem gloria humana. Tenha em mente que somos mesmo é servo, escravo e não Senhor cheio de orgulho e diferenças, trabalham não param em sua caminhada, mas servem ao Deus altíssimo que a tudo reconhece.

Que o Santo Espírito de Deus nestes dias venha trazer entendimento do que é servir, entregar-se até as últimas consequências sem esperar nada em troca. A DEUS SEJA A HONRA A GLORIA E O LOUVOR!!!

Por Rubens Silva Aguiar - Editor@jacuipenoticias.com Comente este estudo - Leia mais matérias sobre fé...

Por Maurílio Oswaldo – maurilio777 –  https://maurilio777.blogspot.com/... - Postando como Maurilio Oswaldo "Eu amo a mensagem da Cruz"...

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário