Hebreus
9:1 – “ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário
terrestre”. – “Hebreus 9:7 - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no
ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; Hebreus
9:8 - Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário
não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo,
Hebreus
9:11 - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e
mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
Hebreus 9:12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue,
entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna ... Somente quando
tudo que o Velho Testamento ensinou sobre o sangue fosse cumprido é que a
dispensação do Espírito poderia começar.
Depois,
o Senhor Jesus Cristo declarou, ele próprio, que sua morte na cruz era a razão
por que havia vindo ao mundo. Que era a condição necessária para a redenção e a
vida que viera trazer. Afirmou claramente, em conexão com a sua morte, que o
derramamento do seu sangue era necessário.
Na
sinagoga de Cafarnaum, falou de si mesmo como: 1º - O “Pão da Vida” (Jo 6.35),
e que esse pão 2º - Daria vida para o mundo (Jo 6.33). Quatro vezes em seguida,
falou do seu sangue: 1º - “Se não... beberdes o seu sangue, não tendes vida em
vós mesmos”; 2º - “quem... beber o meu sangue tem a vida eterna”; 3º -“o meu
sangue é verdadeira bebida”; 4º - “quem... beber o meu sangue permanece em mim,
e eu, nele” (Jo 6.53-56).
Jesus
declarou como o Filho do Pai que veio restaurar-nos a vida perdida, não poderia
fazer isso de nenhuma outra forma senão morrendo por nós.
Derramando
seu sangue e, só então, tornando-nos participantes do poder que o sangue
derramado oferece. Jesus confirmou os ensinamentos do Velho Testamento – que o
homem só poderá viver por meio da morte de um inocente, e que só através da
ressurreição é que a vida se torna eterna. – “Efésios 2:5 - Estando nós ainda
mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois
salvos), Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos
lugares celestiais, em Cristo Jesus”;
Nem
o próprio Cristo poderia nos tornar participantes dessa vida eterna sem
derramar seu sangue e nos levar a beber dele. Que fato glorioso!!! - A VIDA
ETERNA PODE SER NOSSA, CONTUDO “NÃO SEM SANGUE”.
É
impressionante a declaração do nosso Senhor Jesus Cristo na última noite de sua
vida na Terra: Antes de completar sua grande obra, doando a vida como “resgate
por muitos” –“Mateus 20:28 - Bem como o Filho do homem não veio para ser
servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Ele
instituiu a Ceia, dizendo: - Mateus 26:27 - E, tomando o cálice, e dando
graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Mateus 26:28 - Porque isto é o meu
sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão
dos pecados.
Quero
colocar uma observação no versículo de: Mateus 26:29 - E digo-vos que, desde
agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo
convosco no reino de meu Pai. – Só vai tomar no reino de Deus quem tomou e
participou da comunhão da igreja do Senhor Jesus.
LEMBRE-SE
MEU IRMÃO NÃO SEM SANGUE: “SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE, NÃO HÁ REMISSÃO” (HB
9.22).
CONCLUSÃO:
1º - Pelo derramamento do próprio sangue, Cristo obteve NOVA VIDA para nós. 2º
- Através do que descreveu como “beber o seu sangue”, ELE DIVIDE SUA VIDA
CONOSCO. 3º - O sangue derramado de Jesus na cruz nos livra da culpa do pecado,
da morte e do castigo pelo pecado. 4º - O sangue que bebemos pela fé
transmite-nos sua vida. 5º - O sangue que derramou foi, em primeiro lugar, para
nós e, em segundo lugar, concedido a nós, para bebermos e renovarmos nossa
aliança (compromisso) com Deus.
AS
VESTES SALPICADAS DE SANGUE:
Meus
irmãos vamos fazer uma reflexão neste estudo a respeito de uma passagem bíblica
que se encontra no livro do profeta Isaías: No capítulo 63, apenas até o
versículo 6, o profeta nos leva até uma visão apocalíptica, do dia da vingança
do Senhor contra uma humanidade ímpia. “Quem é este, que vem de Edom, de Bozra,
com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua
grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar” (versículo 1)...
Isaías
63:1 - Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é
glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em
justiça, poderoso para salvar. - 2 Por que está vermelha a tua vestidura, e as
tuas roupas como as daquele que pisa no lagar? - 3 Eu sozinho pisei no lagar, e
dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu
furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha
vestidura.
4
Porque o dia da vingança estava no meu coração; e o ano dos meus remidos é
chegado. - 5 E olhei, e não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver
quem me sustivesse, por isso o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me
susteve. - 6 E atropelei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e
a sua força derrubei por terra.
Aqui
descreve-se um julgamento divino contra o mundo, Edom representa todos os
poderes do mundo que se opõem a Deus e à igreja, e Cristo surge marchando em
glória e esplendor. Contudo, meus irmãos, quero levar-lhes a pensar também,
numa outra leitura que diz respeito a Cristo também, mas quando morreu por nós
na Cruz do Calvário. O texto dá uma característica específica do nosso Senhor,
que não aparece repetidas vezes na bíblia, “as vestes salpicadas de sangue”
descritas aqui e mais pra frente no livro de apocalipse.
Vou
expor da seguinte maneira, perceberam que há um diálogo nesse texto entre um
alguém (?), e o próprio Jesus? No primeiro versículo pergunta-se “quem” e a
resposta é “eu” assim como nos seguintes, em que se pergunta: “Por que está
vermelha a tua vestidura, e as tuas roupas como as daquele que pisa no lagar?”
(v. 2) e a resposta de Cristo é: “Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos
ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o
seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura” (v. 3).
Perceberam?
Agora notaram também como se relaciona com a imagem de Cristo sofrendo por mim
e por ti no Calvário? Vocês têm noção do que é isso, irmãos, as vestes de
Cristo estavam manchadas com o meu e o seu sangue, não é forte?
Cristo
no versículo 3 declara que sozinho pisou no lagar, ou seja, nos nossos pecados,
nas nossas iniquidades, vergonhas, imundícies, enfim, ele sozinho dissipou
tudo, e com isso, conforme “pisava”, o sangue “espirrava” e ia manchando as
vestes de Cristo. Pensem na cruz, o sofrimento de Jesus, não como um homem
simplesmente pendurado e pregado num madeiro, mas pensem em todo o processo
espiritual, todo o sofrimento interior que Cristo passou por mim e por você.
VAMOS
VIAJAR UM POUCO EM NOSSA IMAGINAÇÃO - PRIMEIRO: Ele deixou sua glória nos céus;
- Ali Jesus como Deus era servido. Adorado. - SEGUNDO: Para morrer por nós,
irmãos, e ainda; Como homem Ele sofreu? Dor, cansaço, tristeza, abandono -
TERCEIRO: Manchou suas vestes com nosso sangue; O lagar era o lugar de pisar e
esmagar uvas? A uva da mentira, a uva dos pecados daquilo que fazemos (ação), e
não feitos (falta de ação) o bem que tenho que fazer eu não faço, e tudo por
quê?
QUARTO:
Por amor a nós, para nossa salvação, para sermos livres para servi-lo e adorá-lo.
- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas
esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos
homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente
até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e
lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Filipenses 2:5-9...
No
versículo 5, ele declara que mesmo sozinho e desamparado, seu braço estendido
trouxe a salvação: “E olhei, e não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não
haver quem me sustivesse (ajudasse), por isso o meu braço me trouxe a salvação,
e o meu furor me susteve”.
O
que quero dizer com esse texto, é levar-nos a pensar no processo de sofrimento
de Cristo na cruz para nos salvar, que deixou que manchasse suas próprias
vestes com o nosso sangue imundo e cheio de pecados, não é maravilhoso isso?
Agora, se vocês em algum momento pensaram que por ter manchado as próprias
vestes com nosso sangue, tenha tornado Jesus humilhado ou enfraquecido, não, de
maneira nenhuma...
Cristo
foi humilhado pelo sofrimento que passou, não por ter manchado suas vestes,
sabem por que? Porque são estas vestes salpicadas de sangue, um sangue comprado
com alto preço na cruz, são estas mesmas vestes que Cristo usará nas grandes
batalhas que enfrentará (descritas no apocalipse)!!!
Pois
estas vestes caracterizam-no sua vitória; vitorioso por excelência, Jesus
Cristo o salvador e consumador de nossas vidas, estas vestes caracterizam-no
como Rei dos reis e Senhor dos Senhores, estas vestes, irmãos, salpicadas de
sangue caracterizam Jesus Cristo, vitorioso, que fará justiça sobre toda a
terra, glória a Deus, amém?
E
estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é
a Palavra de Deus. (Apocalipse 19:13) - E estava vestido de veste tingida em
sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. E seguiam-no os
exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
Apocalipse 19:13,14...
Aqui
se refere a Jesus com as vestes ainda mancha de sangue dos nossos pecados e nós
sua igreja vestida de linho fino e branco e puro!!! Quem poderia nos
condenar??? Quando olhavam para Jesus veriam nosso pecados julgados e
condenados Nele; O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Quem
intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem
é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os
mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Romanos
8:33,34...
O
nosso salvador Jesus Cristo é um verdadeiro mártir da cruz, passou por tudo
sozinho, sofreu tudo por amor, e carregou em seus ombros o peso não só da cruz,
mas do mundo todo, e por amor, manchou suas vestes, e estas vestes que fez dele
vitorioso e salvador para toda a eternidade. Ficou uma marca, um carimbo, que
fará com que todos aqueles que o rejeitaram se lembrem naquele dia, que Ele é
verdadeiramente o Messias.
Que
possamos, dia a dia lembrar deste feito único por nós, e jamais negar este nome
que é sobre toda criatura, e proclamar essa salvação ao mundo, para que
enxerguem: AS VESTES SALPICADAS DE SANGUE DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, E
CREIAM E O ACEITEM COMO SALVADOR!!!
RUDE
CRUZ: Rude cruz se erigiu, Dela o dia fugiu, Como emblema de vergonha e dor.
Mas contemplo esta cruz, Porque nela Jesus. Deu a vida por mim pecador. Sim eu
amo a mensagem da cruz. Até morrer eu a vou proclamar. Levarei eu também minha
cruz. Até por uma coroa trocar!!! Desde a glória dos céus. O cordeiro de Deus,
Ao calvário humilhante baixou.
Essa
cruz tem pra mim, Atrativos sem fim, Porque nela Jesus me salvou. Nesta cruz
padeceu. E por mim já morreu, Meu Jesus para dar-me o perdão. Eu me alegro na
cruz, (Na cruz) dela vem graça e luz. Pra minha santificação!!!
A
NOIVA DO CORDEIRO: Mas a noiva do Cordeiro, Triunfante, vitoriosa. Estará com o
seu Noivo, Em um banquete lá na Glória. Findará toda a tristeza. Entregaremos
nossa cruz, Receberemos uma coroa, das mãos do próprio Jesus. Meu Deus quanta
alegria, Os salvos irão desfrutar. A glória deste mundo é nada, Comparado a
este lugar. É pra lá que eu estou indo, Farei parte do coral. Que eternamente
vai cantar!!!
PELO
SANGUE DO CORDEIRO:
Vencemos
nossas fraquezas e inimigos quando testificamos pessoalmente o que a Palavra de
Deus diz que o Sangue de Jesus faz por nós: Apocalipse 19:13-16 - 13 - A roupa
que vestia tinha marcas de sangue; o seu nome é a Palavra de Deus. 14 - Os
exércitos do céu, vestidos de linho fino, do mais branco e puro, seguiam-no em
cavalos igualmente brancos. 15 - Na sua boca segurava uma espada afiada para
com ela vencer as nações.
Ele
há-de governá-las com uma autoridade forte, firme; será ele próprio quem há-de
pisar no lagar de Deus todo-poderoso o vinho da sua justa cólera contra o
pecado. 16 - No manto que trazia, e abaixo da cintura, tinha escrito este
título: Rei dos reis e Senhor dos senhores. - (Apocalipse 12:11) - E eles o
venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram
as suas vidas até à morte.
Deus
me comprou com Seu próprio sangue para ser parte da Sua Igreja. Pelo sangue
derramado por Jesus, participo da nova aliança e provo a remissão dos pecados.
Através do sangue de Jesus fui redimido da mão de nosso inimigo e dos pecados.
Pelo sangue de Jesus, tenho a redenção, a remissão dos pecados. Pelo sangue de
Jesus, todos os meus pecados estão purificados. Pelo sangue de Jesus, estou
agora justificado e salvo da ira.
Fui
feito justiça, como se nunca houvera pecado. Pelo sangue de Jesus fui
santificado, separado par o uso exclusivo de Deus. Pelo sangue de Jesus,
alcancei a paz a reconciliação com Deus. Pelo sangue de Jesus tenho ousadia de
entrar no lugar santíssimo, na presença de Deus. Pelo sangue de Jesus tenho
comunhão com Ele, participando do Seu cálice de benção. Pelo sangue de Jesus
cheguei perto da comunidade de Israel e das alianças da promessa.
O
sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a
Deus, purifica das obras mortas a minha consciência, para que eu sirva ao Deus
vivo. Pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o
sangue de Jesus, fui resgatado da minha vã maneira de viver.
Pelo
sangue de Jesus, que me ama, fui liberto dos meus pecados. Pelo sangue de
Jesus, fui comprado para Deus das nações da Terra. Sou Sua propriedade. No
sangue do Cordeiro tenho lavado as minhas vestes e as branqueado e alcancei o
direito de estar diante do Trono de Deus. O sangue de Jesus fala continuamente
no Céu a meu favor.
O
sangue de Jesus é visto no Céu. Ele está vestido de um manto salpicado de
sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. No manto, sobre a coxa
tem escrito o nome: Reis dos reis e Senhor dos senhores. Ora, o Deus de paz,
que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dentre os mortos a meu Senhor
Jesus, grande pastor das ovelhas, me aperfeiçoe em toda a boa obra, para que eu
faça a Sua vontade, operando em mim o que perante Ele é agradável, por meio de
Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
REFERÊNCIAS
BÍBLICAS:
At.
20:28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo
vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou
com seu próprio sangue. - Mt. 26:28 – Porque isto é o meu sangue, o sangue do
novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Ef.1:7
- Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as
riquezas da sua graça...
Cl.
1:14 - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos
pecados; -I Jo. I:7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos
comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica
de todo o pecado. Rm. 5:9 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo
seu sangue, seremos por ele salvos da ira... Hb. 10:19 – Tendo, pois, irmãos,
ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus...
SANGUE
E FOGO - BLOOD AND FIRE:
O
fogo representa à presença de Deus purificando seu povo e o sangue a presença
de cristo lavando os pecados da igreja. O sangue da cruz nos leva para o altar
de fogo do Senhor. O fogo ardera pra sempre no altar e o sangue ainda permanece
sobre nós a igreja de Cristo purificando e nos aproximando de Deus...
Devemos
manter o fogo acesso em nossas vidas assim como o sangue faz permanecer a
santidade de Deus em nós. A sarça ardia com fogo no deserto o sangue derramado
nos tira do deserto e da inimizade com Deus. O fogo nos leva a tirar as
sandálias dos pés e o sangue leva-nos a calçar novos chinelos e vestir novas
vestes...
Elias
clamou a Deus e o fogo desceu consumindo o sacrifício do holocausto. Nós
clamamos e o sangue nos purifica e consome o pecado. Deus batiza com o Espírito
Santo e com fogo. Jesus através do sangue nos possibilita ao batismo de Deus. O
fogo significa paixão o sangue representa o amor de Deus pelos homens. Por isso
eu clamo sangue e fogo; blood and fire.
Sabeis
que fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem
mancha nem defeito. - Tende consciência de que fostes resgatados da vida fútil
herdada de vossos pais, não por coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, mas
pelo precioso sangue de Cristo, cordeiro sem defeito e sem mancha.
Conhecido
de antemão antes da criação do mundo, ele foi, neste final dos tempos,
manifestado em favor de vós. Pois Nele tendes fé no Deus que o ressuscitou dos
mortos e lhe deu a glória e assim, vossa fé e vossa esperança estão em Deus.
Pela obediência à verdade, vos purificastes, para praticar um amor fraterno sem
fingimento. Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor.
Nascestes
de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra
de Deus, viva e permanente. Pois toda carne é como erva, e toda a sua glória
como a flor da erva; secou a erva, caiu-lhe a flor, mas esta é a palavra que
vos foi anunciada como Boa-Nova. - (1Pd 1,18-25).
BEBER
O SANGUE DE JESUS:
VAMOS
OBSERVAR ANTES VARIOS TEXTOS DA BIBLIA: “...mas pelo seu próprio sangue, entrou
no Santo dos Santos, uma vez por todas” (Hb 9.12). - “...muito mais o sangue de
Cristo... purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao
Deus vivo!” (Hb 9.14). “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo
dos Santos, pelo sangue de Jesus...” (Hb 10.19).
“Mas
tendes chegado... a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão”
(Hb 12.22,24). “Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo
seu próprio sangue, sofreu fora da porta” (Hb 13.12). “Ora, o Deus da paz, que
tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor... pelo sangue da eterna
aliança...” (Hb 13.20).
Por
tais palavras, o Espírito Santo nos ensina que o sangue é realmente o poder
central em toda nossa redenção. “Não sem sangue” é tão válido no Novo
Testamento quanto no Velho. Nada além do sangue de Jesus, derramado em sua
morte pelos pecados, poderá cobrir o pecado, do lado de Deus, ou removê-lo, do
nosso.
O
QUE É BEBER O SANGUE DE JESUS?
Temos
aqui um dos mais profundos mistérios da vida de Deus em nós. Convém que nos
aproximemos do assunto com profunda reverência e vamos pedir ao Senhor Jesus
que nos ensine o significado verdadeiro de beber o seu sangue: 1º - Assim como
a água tem uma dupla função, o mesmo ocorre com o sangue. Quando a água é usada
para lavar, o resultado é purificação ou limpeza; 2º - Quando é usada para
beber, somos refrescados e reanimados. Todos conhecem a diferença entre as duas
funções.
Por
mais necessário e agradável que seja usar a água para limpeza, é muito mais
essencial e revigorante usá-la para beber. Sem sua ação de purificação, não
podemos viver como devemos; contudo, sem bebê-la, não podemos nem viver. É SÓ
QUANDO É INGERIDA QUE A ÁGUA EXERCE SEU PODER DE SUSTENTAR A VIDA. - Sem beber
o sangue do Filho de Deus – ou seja, sem a mais plena e intensa apropriação
dele – não se pode ter vida eterna.
Para
muitos, pode soar estranha à expressão: “beber o sangue do Filho de Deus”, mas
para os judeus que ouviram Jesus era ainda mais ofensivo, pois além da
repugnância natural, na lei de Moisés o uso de sangue era proibido, sob severas
penalidades. Podemos estar certos de que nosso Senhor não teria usado essa
expressão se não representasse uma verdade fundamental. ERA IMPOSSÍVEL DE SER
COMUNICADA DE OUTRA FORMA.
1
- Portanto, beber o sangue significa que há uma função do sangue que vai muito
além de purificação ou santificação; o sangue não só realiza algo por nós,
colocando-nos num novo relacionamento com Deus, mas também efetua algo em nós,
renovando-nos interiormente. 2 - É isso que Jesus quis mostrar quando disse:
“Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não
tendes vida em vós mesmos” (Jo 6.53). Nosso Senhor distingue aqui dois tipos de
vida.
1º
- Os judeus que ali estavam tinham uma vida natural de corpo e alma. Muitos
eram homens devotos e bem-intencionados, mas Jesus disse que não tinham vida em
si mesma a menos que comessem sua carne e bebessem seu sangue. 2º - Precisavam
de outra vida – uma nova vida do alto que havia em Jesus e que só ele podia
comunicar; UMA VIDA ESPIRITUAL.
Todo
ser vivo criado precisa buscar nutrição fora de si mesmo. A vida natural é
sustentada por pão e água. A vida celestial precisa ser nutrida por comida e
bebida celestiais, fornecidas pelo próprio Jesus. Nada menos do que a vida de
Jesus, a vida que ele viveu como Filho do homem sobre a Terra, pode nutrir a
nossa vida como novas criaturas.
Nosso
Senhor enfatizou isso de forma ainda mais forte nestas palavras: “Quem comer a
minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no
último dia” (Jo 6.54). A vida eterna é a vida de Deus. Jesus veio a Terra,
primeiro para revelar essa vida eterna e, depois, para comunicá-la a nós que
vivemos na carne.
Nele
a vida eterna habitou pelo poder divino num corpo de carne, que depois foi
elevado ao céu. De acordo com suas palavras, aqueles que comem sua carne e
bebem o seu sangue experimentarão também, em seus próprios corpos, o poder da
vida eterna. “Eu o ressuscitarei no último dia”. A maravilha é que em Cristo a
vida eterna se manifestou num corpo humano.
E,
para nós, é tão importante ser participantes desse corpo quanto o é
participarmos da vida do seu Espírito; é isso que garante que o nosso corpo,
cheio dessa vida, um dia será ressuscitado dos mortos como Cristo. Jesus ainda
disse: “Minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida”
(v. 55).
A
palavra traduzida verdadeira aqui é a mesma palavra que Jesus usou na parábola
da videira: “Eu sou a videira verdadeira” (Jo 15.1). Ele estava mostrando a
diferença entre o que é apenas um símbolo e o que é uma realidade presente.
Comida natural não é comida verdadeira, pois não transmite verdadeira vida.
A
única comida verdadeira é o corpo e o sangue do Senhor Jesus Cristo, porque
comunica e sustenta uma vida real, não uma vida simbólica ou uma mera sombra.
Para mostrar a realidade e o poder dessa comida, nosso Senhor acrescentou:
“Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo
6.56).
A
alimentação da carne e do sangue de Jesus efetua a mais perfeita união com ele.
É por isso que sua carne e seu sangue têm tal poder de vida eterna. Ele declara
aqui que aqueles que creem nele não experimentarão meras influências em seus
corações, mas entrarão na mais íntima e permanente união com ele: permanecerão
em Jesus e Jesus neles.
CONCLUSÃO:
1º - A bênção de beber o sangue do Filho do homem é tornar-se um com ele, é
participar da natureza divina. 2º - É uma união tão real quanto a união entre o
Pai e o Filho: “Assim como... eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta,
por mim viverá” (Jo 6.57). 3º - Assim
como na natureza divina e indivisível, as duas Pessoas do Pai e do Filho são
verdadeiramente uma, igualmente o homem se torna um com Jesus.
CEIA
DO SENHOR:
Ainda
que o ensinamento da Bíblia sobre a Ceia do Senhor não seja complicado, muitas
diferenças de entendimento apareceram depois do tempo do Novo Testamento. O
único modo de sabermos que estamos seguindo o Senhor é estudar as instruções e
imitar os exemplos que encontramos no Novo Testamento. Nunca estamos livres
para ir além do que o Senhor revelou na Bíblia (veja Colossenses 3:17; 1
Coríntios 4:6 e 2 João 9).
Consideremos
o que a Bíblia diz em resposta a algumas questões sobre a Ceia do Senhor.
Porque pão sem fermento? Jesus instituiu a ceia do Senhor durante os dias
judaicos dos pães asmos, uma festa anual na qual somente pão sem fermento era
permitido entre os judeus (veja Lucas 22:15; Êxodo 12:18-21).
Podemos
apreciar mais claramente o significado do pão sem fermento quando consideramos
o significado simbólico do fermento na Bíblia. Não era permitido fermento nos
sacrifícios oferecidos a Deus, no Velho Testamento (Levítico 2:11). A ideia de
impureza ou pecado é claramente associada com fermento em vários textos. Por
exemplo, Jesus usou fermento para falar simbolicamente de falsas doutrinas
(Mateus 16:11-12).
Paulo
usou fermento para representar falsa doutrina e corrupção moral (Gálatas
5:7-9,13,16; 1 Coríntios 5:6-9). É plenamente adequado, então, que o sacrifico
perfeito e sem pecado do próprio Filho de Deus seja representado por pão sem
fermento: Lançai fora o velho fermento, para que seja nova massa, como sois, de
fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por
isso, celebramos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da
maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade - (1
Coríntios 5:7-8).
Quando
devemos observar a Ceia do Senhor? Jesus mostrou aos seus discípulos como
participar deste memorial, mas não especificou quando. Aprendemos quando os
primeiros cristãos observaram a ceia pelo exemplo dos discípulos em Trôade:
"No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o
pão." (Atos 20:7).
Quando
seguimos este exemplo e participamos da Ceia do Senhor todos os domingos,
relembramos frequentemente o sacrifício que Jesus fez por causa de nossos
pecados. Quando meditamos sobre o Salvador sofredor no domingo, é mais fácil
resistir a tentações durante o resto da semana. Quando entendemos o alto preço
que Jesus pagou por nossos pecados, esforçamo-nos para evitar qualquer coisa
que possa magoá-lo e tornar vão seu sacrifício (veja Hebreus 10:24-31).
Onde
devemos participar da Ceia? A Ceia do Senhor é um ato de comunhão entre cada
cristão e o Senhor, e é também um ato de comunhão entre cristãos. Em Atos 20:7,
os discípulos se reuniam para partir o pão. 1 Coríntios 11:20-22 distingue
entre a Ceia do Senhor, que era o propósito de sua reunião como uma
congregação, e as refeições comuns, que eram tomadas nas casas de cristãos. Não
encontramos nenhuma autoridade na Bíblia para participar da Ceia do Senhor a
sós ou fora da assembleia da igreja.
Quem
tem o direito de tomar a Ceia do Senhor? A Ceia do Senhor é um ato espiritual
partilhado pelo Senhor com aqueles que estão em fraternidade com ele. Jesus não
ofereceu o pão e o cálice a todos, mas aos seus discípulos (Mateus 26:26).
Aqueles que estão servindo ao Diabo não têm o direito de partilhar desta
refeição com o Senhor (1 Coríntios 10:16-22).
João
conta-nos que somos aptos a participar com Deus na comunhão espiritual somente
se andarmos na luz do seu caminho: "Ora, a mensagem que, da parte dele,
temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva
nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas,
mentimos e não praticamos a verdade.
Se,
porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os
outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1
João 1:5-7). Somente aqueles que já foram batizados para a remissão dos pecados
para entrar no corpo de Cristo devem participar da Ceia do Senhor (Atos 2:38;
Gálatas 3:26-28).
O
que significa participar "indignamente"? Cada um que participa da
Ceia do Senhor deverá examinar-se para estar certo de que está participando de
maneira correta, discernindo o verdadeiro significado do memorial. "Por
isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será
réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e
assim, coma do pão e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o
corpo, come e bebe juízo para si" (1 Coríntios 11:27-29). A palavra
"indignamente" é frequentemente mal entendida.
Ela
não descreve a dignidade da pessoa (ninguém é verdadeiramente digno de comunhão
com Cristo). Esta palavra descreve o modo de participar. A pessoa que não leva
a sério esta comemoração está brincando com o sacrifício de Cristo e está se
condenando por não discernir o corpo de Cristo.
Por
esta razão, devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do
Senhor. É imperativo que esqueçamos as preocupações mundanas e prestemos
atenção exclusivamente à morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um
mero ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu
significado, condenamo-nos diante de Deus.
A
CEIA DO SENHOR: PASSADO, PRESENTE E FUTURO!!!
Os
discípulos de Cristo são privilegiados ao participarem com ele todas as semanas
da Ceia do Senhor. Deste modo, ligamos o passado, o presente e o futuro. Passado:
Olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto
como sendo o fundamento e o centro de nossa salvação. Presente: Quando
meditamos no terrível preço que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado,
nossa decisão de resistir à tentação é fortalecida.
Futuro:
Entendemos que a morte de Jesus é à base de nossa esperança, e assim
proclamamos nossa fé nele quando olhamos em frente para a volta do Senhor e
para nossa salvação eterna. Não podemos esquecer nunca o dia negro no Calvário
em que Jesus deu sua vida para salvar a nossa.
A
PAZ DA SALVAÇÃO PELO SANGUE DA CRUZ:
Mas
Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas
iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras
fomos sarados. Isaías 53:-5...
O
Castigo Que Nos Traz a Paz Estava Sobre Jesus - Esse é um dos versículos mais
lindos da bíblia, pois fala de um momento em que Jesus se torna em um
sacrifício vivo e nos lava do pecado, mas desse versículo surge uma dúvida: Se
Jesus através de seu sacrifício me trouxe a paz, porque será que tenho tantas
tribulações em minha vida? Você já parou para perguntar isso? Temos a resposta
para você que vai te ajudar a entender tudo isso:
PRIMEIRA
PERGUNTA - Por que Jesus se sacrificou por nós? - Foi uma maneira que nosso Pai
viu para libertar toda a humanidade do pecado e tornar-nos moradores do céu,
Deus já fez outras maneiras de destruir todo o pecado da terra, mas viu que a
melhor maneira e mais verdadeira seria através da conversão.
Nós
como temos o livre arbítrio, temos a escolha se queremos viver para Cristo ou
não, se queremos aceitar tudo o que Jesus fez por nós ou não, então dessa forma
só os que realmente querem ser salvos irão conseguir com apenas um
"sim" e também com uma vida totalmente convertida aos caminhos de
Jesus.
SEGUNDA
PERGUNTA - Que paz é essa que Jesus nos trouxe através de Seu sacrifício? Em
primeiro lugar essa paz é uma certeza; Imagina você para se salvar ter que
fazer sacrifícios e mais sacrifícios, mudar totalmente sua vida para tentar
conseguir a salvação e mesmo assim não ter certeza que será realmente salvo? Então
essa paz é a certeza de que seremos salvos através do Sangue de Jesus Cristo.
TERCEIRA
PERGUNTA – O que Jesus quer dizer? Quando ele diz "o castigo que nos traz
a paz estava sobre Ele" não quer dizer que quando aceitamos a Jesus iremos
ter uma vida sem dificuldades e tribulações, mas quer dizer que essa paz é a
certeza da salvação, é nossa habilitação ao céu. Aceitar a Jesus vai muito mais
além de uma vida maravilhosa, prosperidade. Aceitar a Jesus vai nos levar ao
céu, a uma vida longe de todo o mal, a uma vida de felicidade eterna, junto ao
nosso Pai.
QUARTA
PERGUNTA - Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do
Senhor? - Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra
seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia
que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de
dores e que sabe que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto,
era desprezado, e dele não fizemos caso.
Certamente,
ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e
nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi
transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o
castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos
sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo
caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Ele
foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao
matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a
boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou?
Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu
povo, foi ele ferido. Designaram-lhe sepultura com os perversos, mas com o rico
esteve em sua morte, posto que nunca fizesse injustiça, nem dolo algum se achou
em sua boca.
Todavia,
ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como
oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a
vontade do SENHOR prosperará em suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho
de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento,
justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.
Por
isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o
despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os
transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos
transgressores intercedeu.
QUINTA
PERGUNTA – o que diz os versos 10 e 11? Todavia Deus agradou moê-lo, enfermar.
Este versículo com certeza desmente uma grande heresia que é ensinada em
algumas igrejas, onde dizem que foi o Diabo quem matou Cristo na cruz e aqui
vemos que não é verdade. Foi o próprio Deus quem o colocou na cruz, para que
nós pudéssemos ser redimidos através da morte de Cristo na cruz.
A
morte de Jesus resultaria em glória mais tarde. O plano de Deus havia sido
consumado na cruz e Jesus no terceiro dia ressuscitou, subindo aos céus e
assentou a direita do Pai (Marcos 16:19) o qual deu a ele honra, poder,
autoridade e domínio sobre todas as coisas (Daniel 7:13-14).
No
verso 12... Através da morte de Jesus na cruz, o plano de Deus foi cumprido,
pois ele derramou a sua alma na morte e carregou sobre ele todas as nossas
transgressões, e assim receberia a glória do Pai, e ficaria feliz por saber
quantas vidas iriam receber a salvação por crer em seu sacrifício na cruz. Jesus
foi contado como um transgressor, porém nele não foi encontrado pecado algum,
mas para satisfazer o cálice da ira de Deus carregou nossos pecados para que
sobre ele a ira fosse derramada.
Mas
em sua ascensão aos céus foi recebido como Justo (Isaías 53:11), pelo Pai. E
agora esta ao lado do Pai, onde intercede pelos pecadores, lembrando ao Pai de
seu sacrifício feito na cruz do calvário, por cada um de nós que cremos Nele...
SANGUE
DA ALIANÇA:
Moisés
escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou-se pela manhã de madrugada, e
edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de
Israel; E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram
holocaustos e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros. E
Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue
espargiu sobre o altar. Êxodo 24:4-6...
O
sacrifício de um cordeiro era o momento mais importante do culto. Aquele sangue
simbolizava que o cordeiro morria no lugar do pecador que merecia a morte por
seu pecado (Romanos 6.23). Desde que Adão e Eva pecaram e sentiram vergonha por
estarem nus, então o Senhor matou um cordeiro e fez roupas para eles para que
seus pecados fossem cobertos (Gênesis 3.21). Noé ao sair da arca ofereceu um
sacrifício ao Senhor (Gênesis 8.20).
Abraão
quando foi oferecer Isaque como prova de seu amor e fidelidade a Deus, o Senhor
proveu para ele um cordeiro que foi sacrificado (Gênesis 22.13). E quando
saíram do Egito o povo celebrou a páscoa sacrificando um cordeiro e o sangue
deste cordeiro foi passado nas portas das casas para proteger o povo de Deus
(Êxodo 12.22) então eles saíram em paz!!!
Na
Aliança de Deus com seu povo foi estabelecido um sacrifício de cordeiro (Êxodo
29.38) para morrer de forma substitutiva no lugar do pecador, pois sem
derramamento de sangue não há remissão - (Hebreus 9.22). Na Nova Aliança Deus
enviou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - (João 1.29). Jesus não
apenas cobre os pecados ou substitui-se morrendo por nós. Jesus apaga
definitivamente nossos pecados (Hebreus 9.14). O Sangue da Aliança significa
que Deus nos perdoa os pecados e deles não se lembra mais (Jeremias 31.34).
A
PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS:
Embora
outras palavras semelhantes apareçam na Bíblia, a palavra grega (hilasmos)
traduzida propiciação em 1 João 2:2 e 4:10 aparece somente estas duas vezes no
Novo Testamento. É uma palavra rica que descreve um aspecto importantíssimo da
salvação.
Outras
palavras que descrevem a salvação falam em termos do pecado (perdão) ou do
pecador (redenção, remissão, etc.). Mas, a propiciação aborda o problema do
pecado em relação a Deus. Literalmente, a ideia da propiciação é de aplacar ou
acalmar a ira de Deus. Esta palavra nos dá motivo para frisar alguns aspectos
importantes da nossa salvação em Cristo:
A
IRA DE DEUS:
O
mesmo livro que fala sobre a propiciação afirma que Deus é amor (1 João 4:7).
Infelizmente, uma imagem distorcida do amor de Deus tem prejudicado o nosso
entendimento da salvação. Muitas pessoas hoje acreditam na bondade de Deus, mas
não na severidade (Romanos 11:22).
Acreditam
na vida eterna, mas não no castigo eterno (Mateus 25:46). A Bíblia claramente
afirma que o mesmo Deus que nos ama exige um sacrifício para acalmar a sua ira.
As ideias de amor e ira são reunidas no mesmo versículo quando João afirma:
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos
amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados - (1 João
4:10).
No
evangelho segundo João, o mesmo capítulo que afirma o amor sem limite de Deus
(veja João 3:16) nos lembra da separação que haverá entre os fiéis e os
rebeldes: Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se
mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de
Deus - (João 3:36). O verbo permanecer, usado aqui, esclarece a natureza da ira
de Deus. Não é aquela explosão de raiva que, às vezes, domina o homem.
A
ira de Deus é constante, pois vem do caráter justo dele. Ele sempre odeia o
pecado, sempre detesta a iniquidade, e a ira dele sempre permanece sobre os
rebeldes (Romanos 1:18). A ira de Deus não vai e vem por capricho divino, mas é
a consequência da nossa desobediência. Qualquer conceito do amor que exclui o
castigo e a justiça apresenta uma doutrina pervertida sobre Deus.
A
PAZ COM DEUS:
Embora
a palavra propiciatório do Velho Testamento vem de outra língua, a ideia que
ela representa ilustra bem um aspecto da propiciação. O propiciatório era a
tampa da arca da aliança, o lugar onde o sumo sacerdote chegava anualmente com
o sangue do sacrifício feito pelos pecados do povo. Neste lugar, homens ímpios
foram reconciliados com o Deus santo, por meio do sangue.
Mas
os sacrifícios e os sacerdotes do Velho Testamento foram tipos imperfeitos de
Jesus. Ele uniu os papéis de sumo sacerdote e sacrifício quando morreu pelos
nossos pecados (Hebreus 8:3; 9:11-12). Ele é a nossa paz, nos reconciliando com
Deus mediante a cruz (Efésios 2:14,16).
A
JUSTIÇA DE DEUS:
A
propiciação de Jesus enfatiza a justiça de Deus. Ele não pode aceitar o pecado.
Qualquer solução ao problema do pecado que não respondesse a realidade de sua
ira negaria o seu próprio caráter justo. Ele é santo e justo. A justiça dele
exige a penalidade apropriada pelo pecado: a morte (Romanos 6:23).
Quando
Jesus apresentou seu próprio sangue como oferta pelo pecado, ele aplacou a ira
de Deus. Ele pagou o preço. A dívida não foi simplesmente esquecida; ela foi
paga pelo Filho amado. Esta é a verdade apresentada no riquíssimo texto de
Romanos 3:26: Para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em
Jesus.
O
AMOR DE DEUS:
O
amor se manifesta, sem negar a justiça, no ato sacrificial de Jesus. Deus Pai,
nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo
dentre os mortos nos resgatando pelo precioso sangue - O sangue de Cristo - (1
Pedro 1:3,18-19).
ADVOGADO
E PROPICIAÇÃO:
1
João 2:1-2 – Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e,
se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele
é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também
pelos de todo o mundo. João apresenta Jesus em relação ao cristão. Como os
redimidos de Deus, devemos fazer tudo para evitar o pecado em nossas vidas.
João escreveu para nos incentivar a não pecar. Mas, se eu, como cristão, pecar?
Estou perdido para sempre?
Não!!!
Ainda resta a esperança que temos em Jesus. Como Advogado nos defendendo, Jesus
paga o preço dos nossos pecados para nos reconciliar com o Pai. Para usufruir
dessas grandes bênçãos em Cristo, devemos sempre "andar assim como ele
andou - (1 João 2:6).
A
EXPIAÇÃO:
A
palavra expiação encontra-se poucas vezes na Bíblia, mas o conceito da expiação
constitui o assunto principal do Antigo e do Novo Testamento. Palavras mais conhecidas como reconciliação,
propiciatório, sangue, remissão de pecados e perdão estão diretamente
relacionadas com esse tema.
O
DIA DA EXPIAÇÃO EM ISRAEL:
Todo
israelita sabia que aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação -
(Levítico 23:27). Havia sacrifícios
diários pelo pecado, mas esse era um dia especial, de santa convocação. Aprendemos em Levítico 16 que o Sumo
Sacerdote: 1. Se purificaria com água; 2. Vestiria suas vestes santas de linho;
3. Mataria um novilho para fazer expiação por si e pela sua família; 4. Tomaria
uma vasilha de brasas do altar e entraria no Santo dos Santos para que a nuvem
de incenso cobrisse o propiciatório, que era o lugar da expiação, da
propiciação e da reconciliação;
5.
Sairia, tomaria o sangue do novilho, entraria pela segunda vez no lugar santo
com o sangue e o aspergiria sete vezes sobre o propiciatório e diante dele;
Mataria o bode para a oferta pelo pecado, ultrapassaria o véu pela terceira vez
e faria com o sangue como tinha feito com o sangue do novilho;
Faria
expiação pelo lugar santo e pelo altar do holocausto; Imporia as mãos sobre a
cabeça do bode vivo, confessaria os pecados do povo e enviaria o bode para o
deserto; E tiraria as vestes de linho, iria lavar-se, poria outra roupa e
ofereceria um holocausto por si e pelo povo.
Esse
dia era impressionante, santo e de grande importância porque os pecados de
Israel eram expiados por meio de sangue. Já que é impossível que o sangue de
touros e de bodes remova pecados (Hebreus 10:4), Esse ritual devia repetir-se a
cada ano (Levítico 16:34) - Até aquele dia grandioso em que Cristo seria oferecido
uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos - (Hebreus 9:28)...
POR
QUE HÁ A NECESSIDADE DA EXPIAÇÃO?
Deus
fez o homem à sua imagem e, como Criador, tem o maior direito de estabelecer o
procedimento correto para a sua criação, e isso ele fez na forma de leis
destinadas para o nosso bem - (Deuteronômio 10:13).
O
pior que podemos fazer é violar a lei de Deus.
A isso chamamos pecado ou transgressão da lei - (1 João 3:4). Os primeiros seres humanos transgrediram e a
culpa deles evidenciou-se pela tentativa de se esconderem de Deus. A justiça exigia uma pena pelo pecado. A pena era a morte, a separação de Deus,
manifestada pelo afastamento deles do jardim do Éden - (Gênesis 3:8, 24).
O
pecado continua até hoje, desde aquele primeiro momento ali. Paulo resumiu a história e as consequências
do pecado em Romanos 5:12: Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo,
e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque
todos pecaram. Se morremos em nossos
pecados, não podemos ir para onde Cristo está - (João 8:21, 24). Vemos, então,
que a necessidade suprema de todo homem é ter os pecados expiados, para que
receba o perdão dos pecados!!! –
A
palavra expiação encontra-se poucas vezes na Bíblia, mas o conceito da expiação
constitui o assunto principal do Antigo e do Novo Testamento. Palavras mais
conhecidas como RECONCILIAÇÃO, PROPICIATÓRIO, SANGUE, REMISSÃO DE PECADOS E
PERDÃO ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADAS COM ESSE TEMA.
Expiação:
1. Purificação de crimes ou faltas cometidas. 2. Meio usado para expiar(-se);
penitência, castigo, cumprimento de pena; sofrimento compensatório de culpa.
Jesus foi penitenciado, castigado, cumprindo a nossa pena ou condenação, sofreu
em nosso lugar, compensando nossa culpa pelos pecados cometidos!!!
A
EXPIAÇÃO E O SANGUE DE CRISTO:
Cristo,
o nosso Sumo Sacerdote, é santo, inculpável, sem mácula, separado dos
pecadores, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos
os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do
povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu -
(Hebreus 7:26-27). Cristo, por meio de seu sangue, entrou no lugar santo do
céu, tendo obtido para nós a redenção eterna e agora se apresenta a nosso favor
diante da face de Deus - (Hebreus 9:12, 24).
O
resultado da expiação é nossa redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados
- (Efésios 1:7). Na verdade, Ele nos
ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados - (Apocalipse 1:5). Onde há remissão de pecados, já não há oferta
pelo pecado - (Hebreus 10:18), porque Cristo é a propiciação pelos nossos
pecados, o meio pelo qual Deus se reconcilia ao homem pecador - (1 João 2:2).
O
pecado é a transgressão da lei, e a justiça decreta que deve ser punido. Jesus levou o castigo em lugar daqueles que
mereciam a punição - (Isaías 53:8), Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o
madeiro, os nossos pecados - (1 Pedro 2:24).
Porque
Deus nos amou, ele enviou Jesus para ser a propiciação (ou meio) pela qual os
nossos pecados podem ser perdoados. Seu
sangue, o qual é capaz de expiar o pecado, vertido para a remissão desses
pecados, passa a ter efeito quando somos batizados em nome de Cristo para a
remissão dos pecados - (Atos 2:38). Regozijemo-nos - Em Deus por nosso Senhor
Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação -
(expiação) (Romanos 5:11).
Há
uma fonte transbordante de sangue, Que jorra das veias do Emanuel; E os
pecadores, completamente imersos nesse sangue, Perdem todas as manchas de
culpa. Querido Cordeiro moribundo, teu sangue precioso. Jamais perderá o seu
poder, Até que toda a igreja de Deus, resgatada, Seja salva para nunca mais
pecar.
Deus
te abençoe!!! Maurílio Oswaldo
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