Lá na roça depois das capinadas dos roçados e das crias e alimentação dos animais, nós corríamos para cruzar os bigodes na venda do Seu Manoel homem bom e correto, mas também muito esperto. No proseado da roça contamos muitos causos de todos os tipos e nessa prosa e universo os babaquaras são infinitos no mundo das favas contadas ao pé na fogueira com suas brasas avermelhadas do fogo.
Ai neste momento do proseado chegou o Lourenço pés descalços homem vivido com muito causos estranho e medonho. Lourenço chegou pegou seu pito de palha e fez seu fumo de rolo que fedia que só vendo ou cheirando. Ele disse em voz alta por todos ser ouvido. “HOJE VOU CONTAR O CAUSO DO “DIABO SOLTOU O CAVALO”: Havia na roça a Dona Maria mulher brava que tinha bigode, e como dizia a caboclada mulher de bigode nem o caramunhão pode.
Sinhá Maria como era conhecida nas redondezas com seu avental sujo
do carvão do fogão de lenha era casada com o Seu Jeronimo que cultivava em seu
terreno e roçado todo o tipo de verduras em sua horta e legumadas enterradas
debaixo da terra vermelha do boqueirão. Um dia sim e no outro também passava
para pegar a colheita do dia com seu carroção o Seu Firmino que pegava todo o
colhido para levar para feira da cidade e botecadas e mercadinhos da redondeza.
As vezes ele levava seus três filhos que chamava de fiotes: Oscarzinho, Osmazinho e osmanzinho gurizada nova na flor da idade. Um dia de volta do labor Seu Firmino deixou a meninada em casa e vou prosear no botequim do Seu Manoel português sisudo, desconfiado, sem conversa e que era bom na somatória dos risquinhos e fiados da caboclada. Antes de ir para o boteco tomar umas marvadas (pinga). Deixou o alazão amarado na arvore de jacaré e foi beber.
De repente chegou o diabo e viu o cavalo amarrado SOLTOU O CAVALO: Que foi para o roçado da Dona Maria comeu as verduradas destruiu os legumes e arrasou com a roça. Quando a Dona Maria viu a roça destruída e deu uma raiva, mas um ódio tão grande que pegou o trabuco de soca-soca E MATOU O CAVALO DO SEU FIRMINO. Seu Firmino quando viu seu cavalo alazão morto foi em casa e pegou a garrucha de dois canos E ATIROU EM DONA MARIA que tombou na primeira bala na testa.
Seu Jeronimo viu a mulher morta foi e MATOU SEU FIRMINO a maldição e desgraça se alojou no roçado, pois quando os filhos de Seu Firmino souberam aí Osmar, Oscar e Osman correram em um pé só E MATARAM O SEU JERONIMO.
O povo do roçado apavorado com o acontecido chamou a polícia que PRENDERAM OS FIOTES DO SEU FIRMINO. Seu Manoel viu todo o fato e olhou para o banco de pedra e viu o diabo ali tranquilo, aí ele olhou para ele e Seu Manoel gritou em tom de censura: VOCÊ VIU DIABO O QUE VOCÊ FEZ?
RESPONDEU O DIABO “NADA SÓ SOLTEI O CAVALO!!!
DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...
Nenhum comentário:
Postar um comentário