ROMANOS 15:1 - Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. 3 Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.
Quando começamos a exercitar e/ou treinar a nossa vida espiritual, começamos também a direcionar nosso espírito para adaptações, crescimento e melhorias bastante significativas para e através do nosso dia a dia, nesse período observamos que nossa espiritualidade funciona como um sistema evolutivo e transformador.
Onde tudo está relacionado a leitura bíblica, oração, jejum, comunhão e frequência na igreja. Dentre outras capacidades espirituais, melhoramos a nossa força espiritual e nos fortalecemos no Senhor. A sensibilidade da alma e a busca por conhecimento nos leva a um sentido espiritual que traz para nós epifanias sobrenaturais e passamos a viver os milagres e maravilhas de Deus...
A melhoria das nossas condições espirituais acontece porque nossa vida espiritual é um sistema muito inteligente e trabalha com uma evolução através de estímulo, crescimento e mudanças, fazendo sair da homeostase (zona de conforto). Deixamos o conformismo e passamos para uma fase de busca do celestial, espiritual e buscamos mais e começamos a bater, buscar e pedir Deus a sabedoria que transcende nossos sentidos humanos e vivemos o transcendente de Jesus Cristo.
Aquilo que excedem os limites normais e entramos na sublimação celestial e aos vislumbres que transcende a natureza física das coisas; metafísico: Que transcende a natureza das coisas naturais e ficamos mais sensíveis as plenitudes espirituais. Mas da mesma forma aquilo que nos leva ao crescimento se pararmos com nossa busca e atividades espirituais como no sistema físico também no sistema espiritual que são inteligentes para se adaptar ao novo sistema.
Neste momento paramos de ler a bíblia, orar e buscar as coisas de Deus e aquilo que trazia na busca crescimento agora começa ao período por causa do conformismo em estado de definhação. Onde perdemos forças espirituais e começamos a viver em período de debilitação de nossos sentidos espirituais. Na fraqueza da alma começamos a perder forças para buscar.
Perdemos a visão e tornamos novamente cegos espirituais e perdemos nosso contato que transcende e nos transformamos novamente em seres débeis e humanos. Sendo assim, enquanto você estiver exercitando a sua vida espiritual, teremos respostas espirituais, mas se deixamos de buscar retornaremos ao nosso estado anterior porque as perdas espirituais viram.
Cheguei a uma conclusão: Hoje, há pessoas que só se preocupam com sua aparência e corpo físico, esquecem que devemos malhar outros sentidos na vida. Fazer uma ginástica no entendimento e nos sentidos espirituais. Olha se cuidamos do nosso corpo tudo bem isso é bom, mas e a ginástica espiritual?
Por que devemos exercitar nosso corpo espiritual? Por que devemos exercitar a leitura bíblica? Por que precisamos praticar o que aprendemos? Hoje por falta de exercícios espirituais muitos adoecem enfraquecidos pelo sedentarismo de sua alma.
Devemos tomar uma posição de praticar os ensinamentos de Deus em
nossas vidas, por isso precisamos entrar em um processo de fortalecimento
espiritual, a fim de fortificarmos os músculos de nossa alma (homem interior)
preparando-nos para as lutas espirituais do homem exterior com o homem
interior.
Tenho o costume de dizer que nesta luta dos dois homens que há em nós o exterior que é nossa carne e vontade e o homem interior que é nosso espírito e a vontade de Deus, vai vencer o que estiver mais forte e mais alimentado.
Por isso devemos alimentar-nos com a leitura da bíblia que é nosso alimento espiritual e a oração que é o exercício que fortalece dando músculos ao nosso homem espiritual. Assim como muitos homens e mulheres correm para as academias para malhar seus músculos, assim também devemos correr para a igreja que é a academia de Deus para malharmos nossos músculos espirituais.
O que é Homeostase: Homeostase é a capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações imposta pelo meio ambiente. Em uma linguagem simples você exercita cresce se não exercita perde o que ganhou e se definha lentamente...
FORTALECENDO NOSSO MUSCULO ESPIRITUAL:
Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. (Rm 15:1). Os cincos principais exercícios da academia de Deus são cinco práticas diárias que levam a vida de Deus a se movimentar em nosso interior. Esses cinco exercícios fazem o espírito ser exercitado, ajudam no aumento da força espiritual e no crescimento espiritual. Esses cinco exercícios são os seguintes:
1 - Invocar o nome do Senhor; 2 - Ler a palavra de Deus e livros espirituais; 3 - Orar sem cessar; 4 - Ruminar (meditar) a palavra, meditando em seu conteúdo observando os seus pormenores; 5 - Profetizar a palavra (liberar o espírito da fé em voz alta), falando seu conteúdo em todas as oportunidades que existirem. Profetizando as promessas infalíveis de Deus!!!
INVOCAR: Invocar é chamar o nome do Deus para ter sua presença, entrar no espírito e receber salvação. A Bíblia diz que ninguém fala Senhor Jesus senão pelo espírito (1 Co 12:2) - Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
E que todo aquele que invocar será salvo (Rm 10:13,14). - Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? RESPIRAÇÃO ESPIRITUAL: Ao invocar, inspire o nome do Senhor como vida, alegria, paz e encorajamento e expire os medos, tristezas e angústias. Faça-o em qualquer hora e lugar, várias vezes por dia.
LER A BIBLIA E LIVROS ESPIRITUAIS: É para conhecer a Deus e crer nele. Sem palavra nos corrompemos e acabamos perecendo (Pv 29:18a20), porque a palavra é luz e nos capacita a guardar nossos caminhos puros - 18 Não havendo visão, o povo fica desenfreado (SEM FREIO, SEM LIMITE); porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado. 19 O servo não se emendará com palavras, porque ainda que te entenda, todavia não responderá. 20 Viste um homem precipitado nas suas palavras? Mais se espera de um tolo do que dele...
(Sl 119:105). - “Lâmpada para meus passos é a tua palavra e luz no meu caminho”. Como diz o refrão de um hino conhecido em nosso meio: Sem Palavra, o seu povo se corrompe. Mas, ao achá-la, prospera em seu viver. Deixemos que a Palavra de Deus se apresente (PELA SUA PRÁTICA), antes de nós falarmos dela.
ORAÇÃO (FALAR COM DEUS): É conversar com Deus. Dom muito espontâneo de todos os salvos, a oração vem antes de tudo (1 Tm 2:1ª4) - 1 Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; 2 pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. 3 Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, 4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade...
Como um momento que falamos a respeito dos benefícios e interesses de Deus, suplicamos por nossas necessidades, intercedemos por outros e agradecemos o que temos recebido. Nosso modelo de oração está em Mateus 6:9-11. Santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade. A ORAÇÃO É UM DIÁLOGO ENTRE DUAS PESSOAS QUE SE AMAM!!!
RUMINAR (O CRISTÃO É UM ANIMAL RUMINANTE): É revisar, rever a palavra para ao pensar e orar o conteúdo tudo seja aproveitado. Mastigamos o alimento para retirar todos nutrientes, assim também devemos ruminar para desfrutar mais vida. Também significa meditar na palavra. Quando meditamos, ou seja, pensamos naquilo que Deus está dizendo, então Ele nos concede compreensão de tudo!!! Como 2 Tm 4:7 diz: Pondera no que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas.
PROFETIZAR (LIBERAR O ESPÍRITO DA FÉ EM VOZ ALTA): É falar Pela boca de Deus. Na igreja quando compartilhamos da mensagem (profeteia) ou experiências pessoais (testemunhos) edificamos a nós mesmos e aos irmãos. Ao falar sobre os dons espirituais, Paulo coloca em primeiro lugar os dons que envolvem falar palavras de sabedoria e de entendimento (1 Co 12:8) pelos serviços de apóstolo, profeta e mestre (v. 28).
Devemos procurar com zelo pelos dons espirituais, mas principalmente
profetizar (14:1), porque ao falar por Deus edificamos, exortamos e consolamos
aos homens (v.3). Há oportunidade para todos. Ao falar também aprendemos mais
do senhor, ou seja, nos edificamos (v.31).
IRMÃOS, fale por Deus. Fale por Deus na igreja pregando a palavra,
dando testemunho, falando para crianças. Fale por Deus em seu dia a dia na
escola, em casa, na família, com os amigos, com os desconhecidos. Fale por
Deus!!! Lembre-se de se exercitar todos os dias: INVOQUE, LEIA, ORE, RUMINE
E PROFETIZE...
Nenhum comentário:
Postar um comentário