MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 31 de agosto de 2024

O LIVRO DA VIDA: UM TRABALHO DE PESQUISA, COMPILAÇÕES, ADAPTAÇÕES E REVELAÇÃO... UMA COLETANIA DOS MEUS 250 LIVROS GRATUITOS POSTADOS: LIVRO NÚMERO (62) SEXAGESIMO SEGUNDO - ESCRITOR OSWALDO DE SOUZA!!!


INTRODUÇÃO: Desejo neste livro on-line que seu coração possa se aproximar do Deus eterno e todo poderoso, pois essa é a finalidade daqueles que já se entregaram á Jesus e o aceitaram como único e suficiente salvador de suas vidas.

Esta mensagem lhe dará o Senhor que você precisa para sua vida. Sua solução está na pessoa de Jesus, e esta mensagem lhe provará isso. Eu não sei qual o problema que você está atravessando neste momento, mas sei que existe um que pode te ajudar. Eu sei que na simplicidade da palavra de Deus abrirá seus olhos para as mensagens eternas de Jesus Cristo!!! Oswaldo Souza...

O encontramos desde muito cedo em nossa vida: são aqueles livros públicos espessos que registram nossa existência perante a lei de um lugar específico ou país. Números como carteira de identidade, passaporte ou CPF que são absolutamente necessários para todas as nossas transações oficiais, têm seus registros em um livro público específico.

Enfim, para que sejamos oficialmente declarados como cidadãos ou não de um país, depende se nossos nomes estão escritos nestes livros. Da mesma forma que acontece nos países e reinos da terra, também acontece no reino de Deus.

HÁ UM LIVRO LÁ NO REINO DE DEUS QUE REGISTRA OS NOMES DOS CIDADÃOS DESTE REINO. A PALAVRA DE DEUS A CHAMA: O LIVRO DA VIDA!!!

Apocalipse 20: 12, 15 - Vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida… E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. - Apocalipse 21:27 - E não entrará nela [a Nova Jerusalém] coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Daniel 12:1-2 - Mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. - Filipenses 4:2-3 - Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.

Lucas 10:20 - Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Como está bem claro acima, quem quer que seja que esteja escrito no livro da vida, terá vida eterna. Nós tomamos todo o cuidado em registrar nossos nomes nos cartórios, nossas casas registradas, nosso estado civil registrado nos respectivos livros, etc. Mas, e quanto ao livro da vida?

Seu nome está escrito lá? Jesus disse: João 3:16-18 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Não é necessário esperar até o dia em que o livro será aberto para saber se você está ou não escrito nele. Jesus deixa claro: se você não acreditou Nele como Messias, o filho de Deus, VOCÊ NÃO ESTARÁ NO LIVRO. Conforme Paulo diz:

Romanos 10:9 - Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Precisa ser mais claro? Ou com a tua boca confessas ao Senhor Jesus, e em teu coração crede que Deus o ressuscitou dentre os mortos – vivendo também uma vida de fé, uma vida que corresponda ao que você confessou (Tiago 2:14) – Deus te ama meu amigo, e porque te ama Ele deu seu Filho por ti e por mim e por todo ser humano neste mundo.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça - João 3:14... É o que lemos anteriormente. A palavra de Deus também nos diz em outra passagem: 1 Timóteo 2:3 - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Deus quer que todos os homens se salvem. Você quer ser salvo? Se sim, então deve acreditar em Jesus que é Senhor, mestre e que Deus o ressuscitou dos mortos. Você crê nisto? Uma vez em Filipos da Macedônia o carcereiro perguntou a Paulo e Silas: Atos 16:30-32 - Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. O carcereiro acreditou.

Você crê? Por causa de você Ele é paciente e longânimo e não põe um fim em tudo, pois Deus quer que você se arrependa e se volte a Ele. 2 Pedro 3:9-10 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

O Senhor é paciente, mas Seu dia virá. E virá de repente, como um ladrão na noite. Você está pronto para este dia? Você está pronto para quando o livro for aberto? Se você chegar lá e seu nome não estiver no livro, será tarde demais. Portanto o tempo é agora: 2 Coríntios 6:2 - Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação. 

ENTÃO, QUAL A SUA DECISÃO? Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé - (Romanos 10:9; Efésios 2:8).

O QUE É O LIVRO DA VIDA? QUEM TEM SEU NOME ESCRITO NELE?

O livro da vida é a lista de todos aqueles que têm a vida eterna. Deus mantém um registro de todas as pessoas que são salvas. No fim dos tempos, quem tiver seu nome no livro da vida irá para o Céu. O livro da vida representa a memória de Deus. Ele se lembra de cada pessoa que alguma vez existiu e de tudo que cada pessoa fez, tanto no passado como no presente, e até no futuro!!!

É como se cada pessoa tivesse escrito uma biografia detalhada. No fim dos tempos, Deus vai julgar todas as pessoas de acordo com o que fizeram (Apocalipse 20:12). Deus também guarda em Sua memória uma lista especial, com os nomes de todos aqueles que vão ter a vida eterna.

Na Bíblia, o nome dessa lista é o livro da vida. Somente as pessoas que têm seu nome registrado no livro da vida entrarão no Céu. (Apocalipse 21:27).

VEJA AQUI:

SEGUNDO A BÍBLIA QUEM NÃO ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS?

Um registro permanente. Um livro é algo sólido, que registra as coisas de maneira mais permanente. Isso mostra como Deus não se esquece. Está tudo registrado com exatidão, como se fosse um livro que pode ser consultado.

Deus não vai falhar. Os nomes estão escritos e não vão ser esquecidos. Essa é a garantia para todo aquele que é salvo. Podemos confiar que Deus não vai esquecer de nós. A VIDA ETERNA É NOSSA GRANDE ESPERANÇA!!! (Apocalipse 3:5).

COMO TER O NOME ESCRITO NO LIVRO DA VIDA?

Para ter o nome escrito no livro da vida, basta crer em Jesus como seu salvador!!! A Bíblia diz que Jesus morreu na cruz para nos salvar do pecado e ressuscitou para nos dar a vida eterna. Somente Jesus nos pode salvar. Sem Jesus, ninguém pode ter seu nome no livro da vida (João 14:6). Deus te abençoe!!!!

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6...

ALEGRAI-VOS PORQUE O VOSSO NOME ESTÁ ESCRITO NO CÉU:

Lucas 10:20. Já pensámos bem no privilégio de sermos daqueles que têm o seu nome inscrito no céu, no livro da vida? Não há nada que se possa comparar a essa maravilhosa bênção e, no entanto, para o efeito, não precisámos de pagar qualquer preço, nem de fazer quaisquer gastos ou sacrifícios.

Foi suficiente a nossa fé, mesmo a mais pequenina que um grão de mostarda, posta no precioso Nome de Jesus, o Unigénito de Deus e o Único Salvador do mundo.

Os discípulos de Jesus estavam muito felizes e alegres porque, pelo poder que lhes tinha sido concedido, eles viram os enfermos curados, os endemoninhados livres, os demónios sujeitados etc. Jesus faz-lhes sentir que isso não era nada em comparação com o terem o seu nome escrito no céu. NÃO HÁ NADA QUE SE COMPARE À BÊNÇÃO DA SALVAÇÃO.

Você, já és um salvo, arrependido e perdoado? Lembra-te que toda a tua vida está gravada diante de Deus e por tuas transgressões serás julgado e condenado ao degredo eterno. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono de Deus, e abriram-se os livros. E abriu-se o livro que é o da vida e todos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. (Apocalipse 20:12).

Crê no Senhor Jesus Cristo, que já pagou a tua dívida para com Deus. Entrega-lhe o teu caminho e deixa que Ele inscreva, com o Seu sangue justificador, O TEU NOME NO CÉU. Só Jesus morreu pelos nossos pecados. Só Jesus pode escrever o nosso nome no livro da vida.

O NOME ESCRITO PELO SANGUE DO CORDEIRO:

Vencemos o inimigo de Deus quando testificamos pessoalmente o que a Palavra de Deus diz que o Sangue de Jesus faz por nós. Apocalipse 19:13-16 - 13 A roupa que vestia tinha marcas de sangue; o seu nome é a Palavra de Deus. - 14 Os exércitos do céu, vestidos de linho fino, do mais branco e puro, seguiam-no em cavalos igualmente brancos. - 15 Na sua boca segurava uma espada afiada para com ela vencer as nações. Ele há-de governá-las com uma autoridade forte, firme; será ele próprio quem há de pisar no lagar de Deus todo-poderoso o vinho da sua justa cólera contra o pecado. - 16 No manto que trazia, e abaixo da cintura, tinha escrito este título: Rei dos reis e Senhor dos senhores.

(Apocalipse 12:11) - E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Deus me comprou com Seu próprio sangue para ser parte da Sua Igreja. Pelo sangue derramado por Jesus, participo da nova aliança e provo a remissão dos pecados. Através do sangue de Jesus fui redimido da mão do inimigo de Deus e dos pecados.

Pelo sangue de Jesus, tenho a redenção, a remissão dos pecados. Pelo sangue de Jesus, todos os meus pecados estão purificados. Pelo sangue de Jesus, estou agora justificado e salvo da ira. Fui feito justiça, como se nunca houvera pecado. Pelo sangue de Jesus fui santificado, separado par o uso exclusivo de Deus. Pelo sangue de Jesus, alcancei a paz a reconciliação com Deus. Pelo sangue de Jesus tenho ousadia de entrar no lugar santíssimo, na presença de Deus.

Pelo sangue de Jesus tenho comunhão com Ele, participando do Seu cálice de benção. Pelo sangue de Jesus cheguei perto da comunidade de Israel e das alianças da promessa. 

O sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purifica das obras mortas a minha consciência, para que eu sirva ao Deus vivo. Pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Jesus, fui resgatado da minha vã maneira de viver.

Pelo sangue de Jesus, que me ama, fui liberto dos meus pecados. Pelo sangue de Jesus, fui comprado para Deus das nações da Terra. Sou Sua propriedade. No sangue do Cordeiro tenho lavado as minhas vestes e as branqueado e alcancei o direito de estar diante do Trono de Deus.

O sangue de Jesus fala continuamente no Céu a meu favor. O sangue de Jesus é visto no Céu. Ele está vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. No manto, sobre a coxa tem escrito o nome: Reis dos reis e Senhor dos senhores.

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dentre os mortos a meu Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas, me aperfeiçoe em toda a boa obra, para que eu faça a Sua vontade, operando em mim o que perante Ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.

Pelo sangue de Jesus Cristo o meu nome pela fé no poder da cruz foi escrito: NO LIVRO DA VIDA. Amém, gloria Deus!!!

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20:28. - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26:28.

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus. Efésios 1:7. - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados. Colossenses 1:14.

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7. - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Romanos 5:9.

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:19-25.

UM LEÃO OU UM CORDEIRO:

Apocalipse – 05: 1a6 – 01 - E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. 02 - E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? 03 - E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele.

04 - E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de lê-lo, nem de olhar para ele. 05 - E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. 06. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos UM CORDEIRO, COMO HAVENDO SIDO MORTO, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

INTRODUÇÃO:

Desejo nesta mensagem que seu coração possa se aproximar do Deus eterno e todo poderoso, pois essa é a finalidade daqueles que já se entregaram á Jesus e o aceitaram como único e suficiente salvador de suas vidas. Esta mensagem lhe dará o Senhor que você precisa para sua vida. Sua solução está na pessoa de Jesus, e esta mensagem lhe provará isso. Eu não sei qual o problema que você esta atravessando neste momento, mas sei que existe Um que pode te ajudar.

Saiba que esta mensagem tem o poder da palavra de Deus sobre a sua vida. Deixe-a entrar em seu coração, sua vida jamais será a mesma.

JOÃO EM PATMOS:

Bem sabemos que o livro do Apocalipse é também chamado de o Livro da Revelação, onde estão contidas as mais terríveis visões bíblicas. João viu o passado, o presente e o futuro. Estava o Apostolo João condenado pelo Imperador romano Domiciano, a viver seus últimos dias em uma ilha chamada Patmos, situada a sudoeste de Éfeso, no mar Egeu. 

Essa ilha era um lugar onde condenados eram levados para morrerem, e o proprietário da ilha era o imperador e nesta ilha, conta alguns historiadores que ele criava bestas feras, animais ferozes, como um “hobby”.

E de tempo em tempo um navio se aproximava e deixava naquela ilha alguns homens que foram excluídos da sociedade por praticarem atos criminosos. Porém, João nada tinha feito a não ser pregar que Jesus era o Messias prometido.

Segundo a história, tão logo o navio se aproximava, também se aproximavam as bestas feras, para devorarem aquelas pessoas. Mas com João foi diferente, nenhum animal se atreveu tocá-lo. Pois sobre ele estava o nome que é acima de todo o nome, Jesus. Estando João naquele naquela ilha, lhe é revelado o livro do Apocalipse, e no Cap. 15, ele então vê o livro da redenção da humanidade nas mãos de Deus, e sabendo que sua vida dependia da abertura daquele livro.

Ele vendo que ninguém foi achado digno de abri-lo, João começa a chorar. Mas enquanto João chorava um dos anciãos que ali estava lhe diz para que não chore, pois estava ali o Leão da tribo de Judá. João então para de chorar e se vira para ver o leão da tribo de Judá, mas quando se vira ele não vê nenhum leão e sim um cordeiro. Teria o ancião se enganado, ou estaria o ancião mentindo? Nem uma coisa e nem outra. Ambos estavam certos. A visão era verdadeira.

A VISÃO DO ANCIÃO E O LEÃO:

Quando o ancião vê o choro de João, Logo ele sente a necessidade de alguém que lhe ajude e então quando ele se vira para Jesus, ele vê um leão, e por isso quero lhe falar sobre o tão temível leão. Sabemos que na fauna existe este tão admirável animal que com seu urro, faz tremer todos os animais da terra, e ninguém na vida silvestre ousa enfrentar o leão, talvez por isso o profeta Amós nos diz: Rugiu o leão, quem não temerá?  (Am 3:8).

O rugido do leão pode ser ouvido a 9 km de distância, costuma ser emitido quando os machos saem em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito, e ao amanhecer. Os leões vivem em média de 20 a 25 anos. Ele é tido como o rei das selvas. Aos dois ou três meses de idade, o leão chega à plenitude de sua força.

No vigor da juventude é agressivo, ágil e feroz. Dedica-se com crueldade aos prazeres da caça. Os leões caçam animais grandes, como antílopes, girafas e zebras. A técnica empregada consiste em espreitar primeiro a presa e, quando esta encontra-se a uma distância adequada, persegui-la em grande velocidade alcançando cerca de 85 km/h para derrubá-la.

Agora você entende a semelhança de Jesus com o leão. Como as palavras de Jesus ecoam pelo tempo, como sua força ainda é a mesma, e sua velocidade em vir ao encontro de seu povo para salvá-lo. Mas dentre todas as qualidades do leão, a que mais me chama a atenção é sua fidelidade para com a leoa, nos mostrando que o nosso Senhor Jesus é fiel para conosco. Foi por esta grande razão que o ancião viu um leão e não um cordeiro. Nós estávamos como presas, nas mãos do inimigo e somente o Valente Leão da Tribo de Judá poderia salvar-nos.

A VISÃO DE JOÃO E O CORDEIRO:

João viu um cordeiro. Mas, por que ele viu um cordeiro e não um leão como o ancião? Pois bem sabemos, que há uma diferença gritante entre um leão e um cordeiro em suas características e portes físicos. Quando João ouve que ninguém fora achado digno de abrir o livro e nem mesmo de olhar para ele, João entendeu que sua salvação estava em jogo. Pois se ninguém abrisse aquele livro, ele e toda a humanidade estariam perdidos para sempre.

Então alguém teria que fazer alguma coisa para salvá-lo. Alguém teria que dar a vida em lugar do homem, morrer em seu lugar, pois numa visão do passado estávamos. Mas essa morte não seria uma morte qualquer, deveria ser a morte digna de quem havia pecado contra Deus, a morte de cruz, e quem ali fosse levantado. Tornar-se-ia maldito segundo a lei, e não poderia abrir a boca para manifestar qualquer repúdio.

Agora veja o porquê de João ter visto uma ovelha. A ovelha é o mais dócil dos animais, podendo-se com ela estabelecer laços de cumplicidade. Na ovelha tudo se aproveita, tanto seu chifre, como seu couro, sua lã, sua carne, seu leite. Era um animal que se costumava domesticar e tê-la no convívio de uma família. A ovelha na hora de ser abatida ela não berra, pois sabe que chegou a hora de morrer.

A ovelha mesmo diante do perigo não esboça reação. É um animal obediente. Entendeu agora a visão de João em ver uma ovelha. Nós precisávamos de alguém para morrer em nosso lugar e um leão não poderia se calar, e ser passivo em um momento tão incomparável.

CONCLUSÃO:

Talvez neste momento você esteja passando por uma situação difícil, que a seus olhos lhe parece impossível de se resolver, um momento que se sinta cercado por todos os lados, parecendo não ter saída. E neste momento você espera que alguém venha a seu favor. Então clame ao LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, pois Ele é suficientemente forte e poderoso para livrá-lo.

Mas talvez você ainda continue condenado à morte por ainda não ter se convertido (ou se libertado de um pecado) e se sente incapaz, ou alguém já sem vida e a beira da morte espiritual. Se sentindo um cadáver espiritual, e os abutres do inferno já começam a voar em derredor de sua vida. Então clame ao CORDEIRO DE DEUS que Ele se manifestará a seu favor e mostrará a todos que Ele já morreu por sua vida. Deus te abençoe!!!

Sabeis que fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito. - Tende consciência de que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, cordeiro sem defeito e sem mancha. Conhecido de antemão antes da criação do mundo, ele foi, neste final dos tempos, manifestado em favor de vós.

Pois ele tem fé no Deus que o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória e assim, vossa fé e vossa esperança estão em Deus. Pela obediência à verdade, vos purificastes, para praticar um amor fraterno sem fingimento. Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor. Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra de Deus, viva e permanente.

Pois “toda carne é como erva, e toda a sua glória como a flor da erva; secou a erva, caiu-lhe a flor. mas esta é a palavra que vos foi anunciada como Boa-Nova”. (1Pd 1,18-25).

SALVAÇÃO E PROPICIAÇÃO:

INTRODUÇÃO: Você já se imaginou morar em um lugar sem doença e dores, sem maldição e desfrutando da presença de Deus? Existe este lugar o jardim do Éden; Lugar de delícias e paz, alegria e harmonia criado por Deus para o homem, fisicamente e espiritualmente. Quando o homem pecou Deus expulsou o homem tirou o homem deste lugar ou situação perfeita: E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15.

Mas o homem pecou: E com o pecado veio sobre o homem três maldições: A doença com suas enfermidades e dores. O espírito da eternidade e a comunhão com Deus. A salvação ou a oportunidade de poder viver eternamente neste lugar – Sem dores – Sem pecado e desfrutando da presença de Deus.

1 – A saúde – Disse Deus: Multiplicarei grandemente a tua dor. Gênesis 3:16. 2 – A maldição da morte - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19. 3 – A expulsão do jardim do éden - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. Gênesis 3:23. 4 – A comunhão com Deus - Deus levantou um muro chamado: MURO DA INIMIZADE OU PAREDE DA SEPARAÇÃO!!!

Mas devemos crer que a cruz estabeleceu e restaurou o plano de Deus para o homem quebrando toda esta maldição: Isaias 53:1ª11 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor? Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.

Contudo foi de a vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.

LIBERDADE E VIDA PELA FÉ NA CRUZ:

1 - Levou os nossos pecados. 2 – Levou as nossas dores e enfermidades. 3 – Levou as nossas maldições. 4 – Levou a nossa condenação. 5 – Por fim levou na cruz a nossa morte eterna, trazendo a doce paz e alegria da salvação!!! 6 – E escreveu os nossos nomes no livro da vida no reino celestial, livrando da condenação eterna no reino das trevas.

LIBERTOU DA MALDIÇÃO DA LEI E NOS DEUS A BENÇÃO DE ABRAÃO:

Gálatas 3:12ª14. –  Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas 3:12-14...

BENÇÃO DE ABRAÃO:

1 – Comunhão com Deus pela fé. 2 – A restauração da saúde pela fé. 3 – A prosperidade financeira pela fé e obediência. 4 – O batismo e unção do Espirito Santo, Deus passou a habitar em nós pela fé.

A SALVAÇÃO DA ALMA:

Efésios 2:8. - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:7-9. 1 – A salvação de nossas almas não vem por obras da carne ou por aquilo que fazemos, nossas atitudes humanas. 2 – A salvação vem pela fé é um presente de Deus através da cruz. Deus tomou a cruz do homem e deu para o homem o seu trono!!!

QUEBRANDO O MURO OU PAREDE DA INIMIZADE OU SEPARAÇÃO:

Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não-judeus. Ele acabou com a lei, juntamente com os seus mandamentos e regulamentos; e dos dois povos formou um só povo, novo e unido com ele. Foi assim que ele trouxe a paz. Ef 2:14-15...

Os gentios (não judeus) estavam autorizados a entrar na parte externa (átrio) da área delimitada do templo em Jerusalém. Essa grande área pavimentada em volta do templo e seus pátios internos eram delimitados por uma colunata dupla de pilares com 10 metros de altura.

O perímetro dessa área media 900 metros. Esse pátio externo também era chamado de pátio dos gentios. Mas os gentios eram fisicamente proibidos de acessar os pátios internos do templo por uma barreira de 1,4 metro de altura. Essa barreira era chamada de muro da inimizade, ao qual o apóstolo Paulo cita na sua carta aos efésios.

O historiador judeu Flávio Josefo informa que 13 placas de pedra com inscrições em grego e em latim foram colocadas ao longo da barreira, advertindo os gentios a que não entrassem. Nas palavras de Josefo: Havia uma divisão feita de pedra. Sua construção era muito elegante; sobre ela, ficavam pilares, em distâncias iguais entre um e outro, anunciando a lei de pureza, em grego e outras em letras romanas, dizendo que: nenhum estrangeiro deveria entrar no santuário.

Os arqueólogos descobriram duas dessas placas de aviso, que dizem: Nenhum estrangeiro tem permissão de entrar na balaustrada em torno do santuário e do pátio. Quem for pego, será responsável por sua decorrente morte. (Ao lado uma placa antiga com um aviso aos gentios no Templo de Jerusalém). Esse muro divisor teve grande significado para Paulo, que foi preso em Jerusalém por supostamente levar um gentio para o pátio interno do templo (At 21.16-30).

Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta. E quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, vendo-o no templo, alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dele, Clamando: 

Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos, e profanou este santo lugar. Atos 21:26-28.

Paulo e outros cristãos judeus reconheciam que o Deus que havia anteriormente residido no templo havia entrado na humanidade na pessoa de Jesus, o Messias.

A morte de Jesus na cruz e sua ressurreição havia, na verdade, rompido o muro da divisão, efetuando unidade e amizade espiritual entre judeus e gentios. Como resultado, Paulo sabia, todas as pessoas tinham acesso garantido a Deus por meio da fé salvadora em Jesus Cristo. Aleluia o muro foi destruído pela cruz (simbolicamente as muralhas de Jericó)!!!

Nos dias do Novo Testamento a lei do Antigo Testamento era uma barreira entre os gentios e os judeus. E esta barreira criou uma hostilidade: O antissemitismo (ódio aos Judeus) gerava frequentes tumultos nas cidades antigas, e os judeus antigos olhavam com desprezo os vizinhos gentios.

Então Jesus morreu, e tornou a lei irrelevante. Judeus e gentios igualmente se aproximaram de Deus pela fé, e pela fé cada um tinha acesso direto a Deus, o Pai. De repente, tornou-se claro que a igreja é uma, e que de dois grupos hostis Deus formou um novo homem que foi chamado para viver em paz.

O VÉU FOI RASGADO DE ALTO A BAIXO:

A Igreja precisa aprender isso. O que quer que possa existir em qualquer sociedade que cria barreiras, divisões, dissensões e gera hostilidade, é sem valor agora. As raças são irrelevantes agora. Cada um se aproxima de Deus pela fé em Cristo, e, a partir dos dois, Deus está em ação formando o seu novo homem através do Espírito Santo.

Cristo no evangelho exclama, grita: Paz com Deus e paz com os homens. Cristo aproximou você de Deus pela da fé, e ao aproximar você de Deus Ele aproximou uns aos outros. Percebamos o que Deus está fazendo em sua igreja. E façamos a paz.

Porque o pátio dos gentios, representava o nosso distanciamento de Deus Pai, havia a barreira do pecado, que nos impedia de entrar na presença de Deus (no lugar Santíssimo), todavia, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo. Por meio do véu, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo.

Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. Hb 10:19-23.

O VÉU FOI RASGADO E O NOSSO NOME FOI ESCRITO NO LIVRO DA VIDA: - Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram!!! Mateus 27:51...

PROPICIAÇÃO: O ATO DE DESVIAR A IRA DE DEUS!!!

Romanos 3.23-25 - Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos.

PROPICIAÇÃO: Ato ou efeito de propiciar; Ou aplacar a ira de Deus sobre um povo. Quer dizer três coisas – Aplacar (proteger, aplacar) – Assegurar (tornar algo seguro), trazendo paz e segurança – Permitir (Permissão para retornar ao ato inicial).

A propiciação traz a acessibilidade a Deus o acesso novamente a Deus perdido com o pecado, assim como a palavra remitir que quer dizer colocar novamente através da cruz no caminho de Deus perdido nos desvios pecaminosos das nossas vidas!!!

Na Bíblia encontramos a palavra propiciatório. No ato do sacrifício, o sacerdote realizava a propiciação ou expiação pelos pecados. Propiciar aqui representa o ato de justificar o pecador ou remover a culpa do pecado. Vejam a palavra de Deus:

Romanos 3.25º A QUEM DEUS PROPÔS, NO SEU SANGUE, COMO PROPICIAÇÃO, MEDIANTE A FÉ, PARA MANIFESTAR A SUA JUSTIÇA. A palavra propiciação se relaciona com a ira de Deus? O que significa propiciação?

A definição de PROPICIAÇÃO é o seguinte: PROPICIAÇÃO É A SATISFAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS DA IRA DE DEUS. A PROPICIAÇÃO é a resposta para esta a ira de Deus contra o pecado, ou seja, é a SATISFAÇÃO DESTAS EXIGÊNCIAS PROCEDENTES DA IRA DE DEUS CONTRA O PECADO. 

O homem pecou... A humanidade pecou... Os que não conhecem a Deus pecaram... Os que conhecem a Deus pecaram... E a ira de Deus se ascendeu como uma labareda contra a humanidade exigindo o pagamento pelo pecado.

Aí onde entra a PROPICIAÇÃO. A propiciação é essa satisfação dessas exigências da ira de Deus contra o pecado. Quando Deus ofereceu JESUS COMO SACRIFÍCIO, ele o ofereceu para apaziguar sua própria ira contra o pecado.

ELE CASTIGOU O SEU O MEU PECADO EM CRISTO. Não em mim ou em você. Deus castigou o pecado em Cristo, para aplacar sua ira. No antigo testamento havia uma forma curiosa que era feito a propiciação. Havia no templo de Jerusalém ou no Tabernáculo no deserto uma arca. Chamada a ARCA DA ALIANÇA.

Essa arca era uma arca de madeira, revestida de ouro. E em cima desta havia uma tampa, com dois anjos, dois querubins que cobriam a tampa com suas asas. Essa tampa que ficava em cima da arca da aliança ERA CHAMADA DE PROPICIATÓRIO.

POR QUE ESSA TAMPA SE CHAMAVA PROPICIATÓRIO? Porque uma vez por ano o sumo-sacerdote, entrava no templo. O templo possuía dois compartimentos. O LUGAR SANTO e o LUGAR SANTÍSSIMO.

No lugar santíssimo estava a arca da aliança com o propiciatório. O sumo sacerdote entrava com sangue de animal do qual aspergia sobre o propiciatório. Por que ele fazia isso? Simbolicamente ele estava afastando a ira de Deus sobre o povo. Esse exercício era chamado Propiciação. Diariamente os judeus ofereciam sacrifícios por meio de cordeiros, porém uma vez por ano, o sumo-sacerdote entrava no lugar santíssimo para fazer a propiciação.

Desviando assim a ira de Deus de sobre o povo até que viesse o Messias para fazer então uma vez por todas: A PROPICIAÇÃO PERFEITA!!!

Existem três verdades absolutas de Deus: 1° - A PROPICIAÇÃO É A JUSTIÇA DE DEUS: Romanos 3.25ª - A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça. Deus é justo e exige a punição pelo pecado por ser justo ele condena o pecado. E a propiciação faz isso, SATISFAZ A IRA DE DEUS, A IRA DE DEUS É APLACADA.

2 – A PROPICIAÇÃO É O SANGUE DE CRISTO: Vejamos novamente o verso - Romanos 3.25 - A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça. Observa: Que Deus ofereceu o sangue do seu único filho Jesus como oferta pelo pecado.

A bíblia diz: A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação. Perceba a grande ênfase no sacrifício. ESSA PROPICIAÇÃO SOMENTE É FEITA PELO SANGUE DE CRISTO. A satisfação da justiça de Deus somente é exercida pelo sangue de cristo!!!

3° - A PROPICIAÇÃO SÓ TEM UM ACESSO A FÉ: Eu creio em Jesus Cristo, eu creio na sua morte eu creio no seu sangue que nos trás vida!!! – Pela graça sois salvo mediante a fé isto não vem de vós é dom de Deus. JESUS MORREU NA CRUZ: Jesus morre na cruz do calvário para desviar de sobre nós a ira de Deus.

Somente ele pode satisfazer plenamente as exigências de Deus contra o pecado. Jesus ao ser punido pelo pecado satisfez essas exigências. O texto diz que o homem pecador, só pode desfrutar quando ele crê em Jesus. O texto diz mediante a fé... Amém!!!

Eu coloquei no livro que escrevi uma visão celestial: De um grande exército vestido com uma manta de linho puro, branco como a mais alva lã. Mas o seu general, o comandante daquele exército tinha suas vestes manchadas de sangue. Provando da eficácia de seu sacrifício na terra, embaixo na terra, e nos mais altos céus!!! Jesus Cristo o nosso general a nossa propiciação eterna!!! Amém, aleluia e gloria a Deus nas alturas...

PASTOR MAURÍLIO SOUZA – ESCRITOR – HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO - OSWALDO SOUZA:

Pastor na cidade de Juiz de Fora e na cidade de Ubá... Casado desde julho de 1981, com a pastora Isaura Souza, pai de três filhos, Samuel, Davi e Priscila. Avô de dois netos Larissa e Victor. Trabalho em prol da mensagem da cruz desde 1981.

FRASE DA MINHA VIDA DE SERVO: Algumas pessoas gostam de viver em um púlpito que é seu palco. Eu prefiro estar em um posto de salvação a um passo do inferno!!! Ganhar almas deve ser o alvo e não o ego pessoal.

FRASE PARA HORA DA LUTA: Todas as dificuldade e lutas; não podem ser vistos como empecilhos e sim como desafios, pois somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou; Jesus Cristo...

SALVAÇÃO: Toda mensagem entre a graça e o arrebatamento, nunca é para condenação mais serve como um alerta para salvação do povo de Deus.

 

Oswaldo Souza...

 


 

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

TABERNACULO DE DAVI: AS VERDADES DA IGREJA DE CRISTO!!! UMA COLETANIA DOS MEUS 250 LIVROS GRATUITOS POSTADOS: LIVRO NÚMERO (61) SEXAGESIMO PRIMEIRO - ESCRITOR OSWALDO DE SOUZA!!!


“(Amós 9:11) - Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade” ... Quando a igreja do novo testamento estava sendo estabelecida, levantou-se uma serie de problemas em relação a muitos judeus que haviam aceitado a Cristo. 

Eles ensinavam que ao aceitar Cristo o novo convertido precisava guardar as leis de Moisés. Esta questão tornou-se tão acalorada, onde muito líderes da igreja primitiva reuniram-se para discutir o que deveriam fazer. Esta reunião foi marcada para a cidade de Jerusalém, e discutiram o assunto abertamente. Atos; capítulo 15 é o registro (ATA) dessa reunião.

Observamos que Pedro tinha algo a dizer, Paulo e Barnabé apresentaram relatórios, mas Tiago, movido pelo Espírito Santo, resolveu o problema. Recorrendo à profecia encontrada no livro de Amós, que diz, Deus queria trazer os gentios e levantar o “TABERNACULO DE DAVI”. Tiago faz um parâmetro entre o tabernáculo de Davi com a Igreja. (Atos 15:15ª18).

Concordam com isso as palavras dos profetas, conforme está escrito: ‘Depois disso voltarei e reconstruirei a tenda caída de Davi. Reedificarei as suas ruínas, e a restaurarei, para que o restante dos homens busque o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas’ conhecidas desde os tempos antigos. Atos 15:15-18...

Para compreendermos plenamente como é que Tiago podia fazer uma declaração desta, é necessário termos uma compreensão básica da ordem de adoração em Israel: 1º - Aos patriarcas Deus revelou o altar (comunhão) e os sacrifícios cruentos (com derramamento de sangue), através do qual o homem podia aproximar de Deus. 

2º - A única maneira pela qual o homem podia se aproximar-se de Deus era através de sacrifícios (isso não mudou hoje) veja romanos 12.1. “(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. 

OBSERVAÇÃO: O homem se achegava a Deus mediante um animal morto, precisava abordar Deus na morte de outro, um substituto sem pecado.

3º - Mais tarde, através de Moisés, Deus revelou o “TABERNACULO DE MOISÉS” para que pudesse ter comunhão com sua nação eleita e escolhida, Deus queria habitar entre eles (êxodo 25:8). “(Êxodo 25:8) - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles”. 4º - Aquele tabernáculo era também fundamentado em sacrifícios de animais. O povo de Israel só aproximava baseado em sangue inocente. 

O tabernáculo de Moisés era meio de aproximação que Deus propiciara a Israel. Entre o tabernáculo de Moisés e o templo de Salomão, Deus ordenou o Tabernáculo de Davi. Essa estrutura permaneceu durante apenas 40 anos, aproximadamente.

O TABERNACULO DE DAVI; Era diferente de qualquer outra estrutura no velho testamento. Por causa da interpretação (revelação de Deus) feita por Tiago, desta construção, no novo testamento. Podemos concluir que foi um relance de 40 anos prefigurando o que Deus iria fazer na igreja.

O TABERNACULO DE DAVI; foi dado por revelação ao rei Davi, quando ele desejou trazer de volta a arca, depois que ela foi capturada pelos Filisteus, muitos anos antes (20 anos). Saul parece que nunca se importou muito com a arca (que simbolizava a presença de Deus no meio do povo). Mas Davi reconhecia o tremendo poder daquele móvel sagrado.

Ele reconhecia a importância de ter aquele móvel (que representava a glória de Deus) no qual Deus havia comunicado com seu povo no passado. Davi sabia que quando a arca havia sido capturada, a gloria de Deus havia se afastado de Israel (1º Samuel 4:21ª22). Davi sabia que a presença de Deus era essencial para qualquer visitação, ele ansiava pela presença de Deus.

Ela deu ao menino o nome de Icabode, e disse: "A glória se foi de Israel". Porque a arca foi tomada e por causa da morte do sogro e do marido. E ainda acrescentou: "A glória se foi de Israel, pois a arca de Deus foi tomada". 1 Samuel 4:21,22...

Davi foi capaz de trazer a arca de volta. Não levou para o tabernáculo de Moisés que estava armado no Monte Gibeom, pelo contrário, ele trouxe para o Monte Sião na cidade de Davi. Davi não construiu outro tabernáculo como o que estava armado no Monte Gibeom como o que estava armado no Monte Gibeom com três compartimentos e os vários moveis. 

Davi levantou uma única tenda para abrigar uma única peça (a arca da aliança) - veja; 1º - Crônicas 13 a 16; 2º Samuel 6:17ª19. Isto quer dizer que naquela época, dois tabernáculos estavam armados. O Tabernáculo de Moisés estava armado no Monte Gibeom, sem a presença do Senhor (1º crônicas 16:37 – 43; 21:28-30).

Enquanto o Tabernáculo de Davi estava levantado no Monte Sião, com a presença de Deus (2º Samuel 5:7; 1º crônicas 5:2). O Tabernáculo de Davi é uma figura da igreja. Houve apenas um sacrifício cruento. Quando ele foi dedicado (consagrado), eles ofereceram sacrifícios animais. Mas dali em diante, houve apenas sacrifícios espirituais (louvor e adoração). 

A igreja evangélica de Cristo também foi fundamentada em um único sacrifício o de Jesus na cruz (o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo). A ordem de Deus no tabernáculo era de adoração e louvor. Veja alguns versículos que falam desta ordem de louvor e adoração: 1º - crônicas 15:28 - 1º crônicas 16:4 – 1º crônicas 23:5 – 1º crônicas 25:5ª6.

LEVANDO A ARCA PARA A CIDADE DE DAVI:

O MONTE SIAO!!!

SEIS PASSOS UM SACRIFICIO: CARREGANDO NOS OMBROS A GLORIA DE DEUS!!!

Davi queria levar a arca do Senhor em carro novo. Levar a arca em carro de bois é coisa de Filisteu. A arca precisava ser levada no ombro dos sacerdotes. E nós somos os sacerdotes de nossa vida espiritual: Apocalipse 1:5 E de Jesus Cristo, que é a Testemunha fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra. Ele, que nos ama e, mediante seu sangue, nos libertou de todos os nossos pecados, 6e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Deus, seu Pai; a Ele, portanto, sejam glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém!!! 7 Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Certamente, assim será. Amém!!! 

SOMOS SACERDOTES AQUELES QUE INTERCEDEM E CARREGAM A GLORIA DE DEUS NO CORAÇÃO!!!

Sacerdote eram aqueles que ofereciam sacrifícios diante de Deus é nós que hoje oferecemos o culto a Deus santo (limpo), vivo (sem mortes) e agradável (voluntario)... Sacerdotes que quiser a presença de Deus na sua vida e igreja vai ter que carregar o peso. (Oração, vigília etc.). Para ter a arca do Senhor (Presença de Deus) em sua vida ou igreja, você vai ter que sacrificar mais um pouquinho (sacrificar a carne). II Sl.6:13 E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.

Da casa de Obede-Edom até Jerusalém os estudiosos dizem que a distância era de 25 Km e eles gastaram um período de aproximadamente 6 meses para levarem a arca. Diz ainda que a cada 6 passos faziam um sacrifício de 14 cabeças de animais. Imagine que 6 passos correspondem aproximadamente a 3 metros, em 25 Km devem ter sido feitos aproximadamente 8.333 sacrifícios. Se para cada sacrifício, matavam-se 14 cabeças, então chegamos a conclusão que foram mortos aproximadamente 116.662 animais.

Lição: Para trazer a arca, Davi teve que sacrificar a boiada. Se você quiser a arca (Presença de Deus) vai ter que dar um prejuízo a sua carne. Renunciando as vontades da carne para andar no Espírito. MAS O RESULTADO SERÁ MARAVILHOSO!!! 

O pecado dos filhos de Eli (Hofni e Finéias) fez com que Deus permitisse Israel perder a arca (Símbolo da presença de Deus perderam a presença e a gloria de Deus). Nasceu “Icabode” (Foi-se a Glória). Samuel Homem de Deus orou e a arca voltou. Saul reinou vinte anos, mas no seu reinado, não se falou em arca (Não se importaram com a glória, não almejaram a presença de Deus).

Davi assumiu o trono e trouxe a arca para Jerusalém. ISm.4:20 E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois deste à luz um filho. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. 21a E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória!!!

COM O PECADO O HOMEM PERDE A GLORIA DE DEUS NA SUA VIDA, MAS O SACRIFICIO VICARIO DE JESUS TRAZ A GLORIA A ARCA (A PRESENÇA DE DEUS) DE VOLTA PARA NOSSAS VIDAS!!!

PAGAR O PREÇO? ESTAR NAS REUNIÕES – CHEGAR AO CULTO NO HORARIO – DAR ATENÇÃO AO CULTO – LER A BIBLIA DIARIAMENTE – ORAÇÃO CONTINUA E ESPECÍFICA – JEJUM OU PROPOSITOS – VIGILIAS DE ORAÇÃO – LOUVOR E MINISTRAÇAO E ENSINO DA PALAVRA GENUINA SEM SOFISMAS!!! - IISm.6:14 E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. 15 Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.

O PRECISAMOS SABER? PRIMEIRA COISA: Que somos pecadores e quanto tempo levamos para pecar!!! Seis são seis passos que dizer segundos para errar... Vou contar o exemplo de Jone uma jovem que ainda adolescente tornou-se tetraplégica, como por sua tetraplegia ela não podia pecar ela montou uma estratégica de pecar contra a Deus pensando... - Não importa o que somos (títulos) o que temos nossa condição (o que temos) somos pecadores e carecemos da gloria de Deus. 

SEGUNDA COISA: Quantos bois você teria que matar diariamente em sua caminhada crista junto com Deus (a arca de hoje) ... Não precisamos, pois temos Jesus Cristo: JESUS É O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO (O meu e o seu pecado). - No Antigo Testamento, quando alguém se arrependia de seus pecados, oferecia um cordeiro sem defeito a Deus, para pagar o castigo do pecado. Tinha de ser uma vida por uma vida, porque o castigo do pecado é a morte. Jesus veio para ser nosso cordeiro.

O cordeiro do Antigo Testamento era apenas um símbolo da salvação que Jesus iria trazer. Sem mancha do pecado e sacrificado como um cordeiro na cruz, Jesus pagou o preço por todos os pecados. Seu sangue nos liberta do castigo do pecado e muda nossas vidas!!!

No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!!! João 1:29. - Quando alguém for culpado de qual­quer dessas coisas, confessará em que pecou e, pelo pecado que cometeu, trará ao Senhor uma ovelha ou uma cabra do rebanho como oferta de reparação; e em favor do culpado o sacerdote fará pro­piciação pelo pecado!!! Levítico 5:5-6...

PROPICIAÇÃO é alguma coisa que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor. Duas vezes é Jesus chamado por João (1 Jo 2.2 e 4.10). 

A PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS – e Paulo fala da redenção (salvação) que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, como propiciação. Rm 3:24,25 - Sendo justificados (inocentados) gratuitamente (sem pagar) pela sua graça (favor imerecido), pela redenção (salvação eterna) que há em Cristo Jesus (cordeiro pascoal).

Ao qual Deus propôs para propiciação (lugar de perdão) pela fé no seu sangue (sem sangue não há remissão de pecados), para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Romanos 3:24,25... - Deste modo, a propiciação requerida pela justiça de Deus é manifestada em Cristo Jesus pela misericórdia de Deus. A palavra usada em Rm 3.25 significa LUGAR OU INSTRUMENTO DE PROPICIAÇÃO A CRUZ LUGAR DE NOSSO PERDÃO!!! AMÉM!!!

Como carregar a arca em nossas vidas: De CINCO MANEIRAS (1 Crônicas 15): PRIMEIRA (verso 2); COM SERVIÇO - Então, disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os elegeu, para levarem a arca de Deus e o servirem para sempre. Nós somos os levitas de hoje trabalhadores de Deus!!!

SEGUNDA – COM O CORAÇÃO PREPARADO PARA RECEBER A DEUS (verso1); Fez também Davi casas para si mesmo, na Cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus e lhe armou uma tenda. Se você quer Deus manifeste a sua presença, você tem que preparar um lugar para que Ele possa se mover (nosso coração). 

TERCEIRA – TEMOS QUE TER NOSSA VIDA SEPARADA PARA DEUS (SANTOS) – Verso12!!! E Davi lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. O povo precisa ser santificado, separado, para poder levar a presença de Deus. 

QUARTA – COM ALEGRIA MUITO ALEGRIA (verso16): Com música, dança e louvor mais adoração a Deus; Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria. 

QUINTA – NA NOSSA CAMINHADA DEVE HAVER SACRIFICIOS (verso26): Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, ofereceram em sacrifício sete novilhos e sete carneiros. Nossos sete novilhos e carneiros são as nossas atitudes com a casa de Deus sua Igreja vida de sacrifícios meu irmão; Oração de joelhos – leitura bíblicas – frequências aos cultos e reuniões – jejuns e louvor com adoração...

Rm 12.1, Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. - Hb 13.15, Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Deus deseja se mover sobre sua vida!!! Os sacerdotes carregavam uma caixa de ouro – a presença de Deus!!! No Novo Testamento, carregamos o Senhor Jesus Cristo. Para que Ele tenha liberdade de se mover em você, em mim, em nós!!!

A ARCA DO SENHOR NA CASA DE OBEDE EDOM:

“I crônicas – 13: 12 a 14 - 12. E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus? 13. Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. 14. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha”. 

Com esta mensagem, quero levá-los em busca da SHEKINAH, através do que podemos perceber no contexto da vida de um homem chamado Obede-Edom. Pois de uma coisa eu tenho plena certeza, “todos precisamos da SHEKINAH DO SENHOR”, e nos não somos diferentes.

O QUE É A SHEKINAH?

Quando Deus manda que Moisés construa a Arca do Senhor, Ele diz que a sua PRESENÇA iria com o povo. Então a Arca do Senhor representava a presença do Senhor no meio do povo. A palavra SHEKINAH é hebraica que significa PRESENÇA, então a SHEKINAH não é a GLÓRIA DO SENHOR, pois a palavra hebraica para ela é KAVOD.

QUEM ERA OBEDE-EDOM:

A bíblia diz que quando no meio do caminho uma morte acontece com um homem da tribo de Judá, filho de Abinadabe, chamado Uzá, o rei Davi deixa de levar a arca e a coloca em uma casa que estava à beira do caminho. A bíblia nos relata que Obede-Edom morava na beira da estrada que levava a Jerusalém. Mas quem realmente era este homem? Então vejamos: 

OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM mostra que este homem era descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú. Sendo estes um povo inimigo de Israel. Se não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.

Então estamos falando de alguém rejeitado pela sociedade da época. Humilhado pelos chamados “povo de Deus os Israelitas”, desprezado por todos, que tinha uma esposa estéril, animais estéril, não morava na cidade, mas em uma tapera na beira de uma estrada. Descendente dos inimigos de Israel, natural da cidade de Golias. 

Mas percebemos que era alguém que orava e buscava ao verdadeiro Senhor dos senhores. Então o rei Davi para e todos ficam amedrontados com o ocorrido e Davi diz uma frase que devemos repetir todos os dias de nossa humilde vida:

COMO TRAREI A MIM A ARCA DO SENHOR? QUE TRADUZINDO PARA NOSSOS DIAS SERIA: COMO TRAREI A MIM A PRESENÇA DO SENHOR? Diante do fato ocorrido com o filho de Abinadabe, Davi se dirige para a tapera e bate na porta. A mulher de Obede atende e logo vê que se tratava do novo rei de Israel, então ela chama seu marido, o nome dele é Obede-Edom, que ao ouviu o chamado de sua esposa e se depara com o rei Davi que lhe conta o ocorrido e lhe informa o que era A ARCA DO SENHOR.

Talvez se fosse eu ou você, ao sabermos de que Deus matou Uzá só por tocar na Arca, e ainda era da tribo de Judá, como um Edomita seria poupado? Mesmo assim Obede-Edom aceita e recebe a Arca do Senhor. Portanto a Shekinah (presença) do Senhor fica 3 meses na de Obede-Edom.

“HAVIA UMA PERGUNTA NE MENTE DE DAVI COMO TRAREMOS A NÓS A SHEKINAH DO SENHOR”?

A Arca do Senhor, a Presença de Deus, ficou na casa de um casal pobre, humilde, que morava a beira da estrada. O que Davi e todo o povo não sabiam era que Deus tinha um plano na vida de Obede-Edom. Então lemos no verso 14 que por três meses a arca ficou na casa de Obede-Edom e Deus abençoou tudo o que Obede-Edom possuía.

A SHEKINAH DE DEUS NA CASA DE OBEDE-EDOM:

Quando a Arca, que é a presença de Deus, chega à casa de Abinadabe, com o passar do tempo ele e seus filhos se acostumam com a presença de Deus, e quando isso acontece, passam a não dar mais o devido valor naquilo que é valioso, sem preço, a SHEKINAH DO SENHOR. Mas quando na casa de Obede-Edom, ele procura a dar o devido valor colocando em local de destaque. 

Penso que quando Obede-Edom se levantava a primeira coisa que fazia era ir ver a Arca em sua sala e se curvava para orar, e sua esposa fazia o mesmo. Havia uma grande reverência para com a Shekinah do Senhor na casa de Obede-Edom, algo que não vemos mais com tanta frequências no meio das igrejas de hoje,

Há uma grande falta de reverencia ao Senhor, mais parecemos com a casa de Abinadabe, do que com a casa de Obede-Edom. Mas o relato é que Deus abençoou tudo quanto havia na casa de Obede-Edom, e não é difícil de imaginar que eles estavam deficientes nas áreas: Sentimental, física e espiritual, então vendo Deus que havia uma reverência pela sua SHEKINAH, Ele começa a agir na casa do escravo Edomita que era natural de Gate. E assim aconteceu durante três meses.

O PRIMEIRO MÊS – BENÇÃOS NA ÁREA FAMILIAR

O primeiro mês foi maravilhoso, pois Deus concerta a vida de Obede-Edom e sua esposa, Agora sua esposa começa a lhe gerar filhos, filhos estes que veremos mais a frente. Ela lhe dá aquilo que todo pai queria filhos para sua posteridade, agora ele já não seria humilhado por esta deficiência. E OBEDE-EDOM COMEÇA A REVERENCIAR AINDA MAIS A SHEKINAH DO SENHOR EM SUA CASA, E ENTÃO PASSAMOS PARA O SEGUNDO MÊS.

O SEGUNDO MÊS – BENÇÃOS NA ÁREA FÍSICA:

Trinta dias se passaram e entramos no segundo mês Deus começa a agir na vida física e material, e então um belo dia Obede-Edom chega em casa com muitas espigas de milho em uma sacola e um carneirinho nos braços. Sua esposa vendo aquilo quase não acredita e mesmo assim faz uma pergunta idiota: O QUE É ISSO MEU MARIDO? E ele responde: SÓ PODE SER A SHEKINAH DO SENHOR!!! É A PRESENÇA DE DEUS ABENÇOANDO!!!

O TERCEIRO MÊS – BENÇÃOS NA ÁREA ESPIRITUAL:

Aquele que era desprezado, agora é destacado, aquele que era o menor agora está entre os maiores, o escravo foi abençoado, o pobre ficou rico. No terceiro mês um amor extraordinário invadiu os corações de Obede-Edom e sua esposa, pois eles não mais conseguiam sair de perto da Arca do Senhor, e nesse momento Deus começa a mudar a vida espiritual daquele casal. Hoje as pessoas vão aos chamados “cultos ao Senhor” e ficam olhando o relógio, desejando irem embora.

Não há mais amor pela presença de Deus, e pior, saem dos “cultos” e nem se lembram mais o que aconteceu lá dentro, e ainda pedimos para que Deus derrame sua Shekinah. Presta atenção meus irmãos: para que Deus derrame sobre nós suas bênçãos e sua presença precisa de três coisas: 1º Fé – 2º santidade, 3º obediência... 

OS FILHOS DE OBEDE-EDOM:

Eu disse no começo que mesmo na penumbra da solidão daquela estrada, nos dias frios ao lado de uma esposa fria, vivendo na pobreza e na miséria ele clamava, orava ao Deus do céu e da terra, e isso ele mostra no seu fruto, pois veja que foram seus filhos depois da SHEKINAH DO SENHOR entrou em sua casa.                               

OS FILHOS DE OBEDE-EDOM E SEUS NOMES:

Semaías - Ouvido por Deus; oração respondida. Jozabade – Deus quem me deu; Joá – Deus é meu irmão; Natanael – Meu amigo é Deus; Amiel – existe recompensa; Issacar – Portador do salário. Ou galardão. Talvez lhe interesse o significado dos nomes dos netos de Obede-Edom, mas isso você terá que pesquisar. ELE FOI ABENÇOADO PELA PRESENÇA DE DEUS NA SUA CASA.

A ARCA DA ALIANÇA: O BAÚ DE OURO DO TEMPLO DE SALOMÃO.

A Arca da Aliança talvez seja o mais famoso item entre os artefatos do Tabernáculo, do Templo de Salomão e do Templo de Herodes. O grande baú de madeira revestido de ouro foi feito segundo as instruções de Deus, que encarregou Moisés de fabricá-lo pelas mãos de Bezalel, o artífice-mor dos hebreus na época. Em seu interior, eram guardados objetos sagrados para os hebreus: a vara de amendoeira de Arão que floresceu e frutificou (Números 17.8), um pote de maná e as tábuas dos Dez Mandamentos. Mas a Arca não era meramente um baú, como veremos. Representava o próprio Deus entre os homens.

Feita em madeira de acácia, era coberta de ouro por dentro e por fora. Sobre sua tampa, chamada Propiciatório, foi feita em ouro uma peça contendo dois querubins frente a frente, que se curvavam para o meio da tampa em adoração, apontando suas asas para o local. Era entre esses dois anjos que Deus se manifestava para os sacerdotes que oravam de frente para o baú, posto em um altar também de madeira e ouro, dentro do Santo dos Santos do Tabernáculo ou do Templo.

Nas suas laterais, havia quatro argolas de ouro, nas quais se enfiavam duas varas também de acácia e ouro, para o transporte. Somente os sacerdotes levitas podiam tocar e transportar a peça.

Segundo o texto bíblico, se a Arca fosse tocada por levitas e sacerdotes não puros, esses morriam fulminados. Os filisteus a roubaram uma vez, como saque de guerra, e a puseram no templo dedicado ao falso deus Dagom. Não só o ídolo da entidade pagã foi achado caído e quebrado, como constrangedoras doenças afligiram aquele povo, fazendo com que a devolvessem a Israel.

A Arca da Aliança entre Deus e o povo de Israel funcionava também como um estandarte de guerra, que ia à frente dos guerreiros, mostrando que o Senhor estava no comando. Confiando nisso, os combatentes hebreus dobravam em força e entusiasmo.

O objeto recebeu outros nomes na Bíblia: Arca do Senhor (Josué 4.11), Arca de Deus (1 Samuel 3.3), Arca do Testemunho (Êxodo 25.22), Arca da Tua Força (Salmo 132.8). Paradeiro misterioso: Quando o Templo de Jerusalém foi finalmente destruído pelos romanos, seus objetos foram saqueados e levados para Roma. Entretanto, não há registros de que tenham levado a Arca da Aliança com eles.

Não se sabe ao certo seu paradeiro. Uns dizem que os israelitas a tiraram quando perceberam a iminente destruição e a esconderam nos túneis sob a cidade, depois levando-a para outro local. Fontes não bíblicas também dizem que foi colocada numa caverna do Monte Nebo, depois lacrada, sem que tenha sido marcado o local. Outra versão diz que está guardada em uma igreja na Etiópia, para onde foi levada por aquele que seria não só o imperador local como o filho de Salomão e da Rainha de Sabá, Menelik I.

A procura pela Arca foi explorada ficticiamente no cinema pelo norte-americano George Lucas, no filme “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), em que o arqueólogo Henry “Indiana” Jones (Harrison Ford) foi ao encalço do baú sagrado dos hebreus antes que ele caísse em poder dos nazistas na década de 1930. Embora o filme (foto ao lado) cometa certos erros históricos e seja uma bem livre adaptação, ajudou a tornar a Arca da Aliança mais conhecida até pelo público não cristão.

Mesmo que a Arca da Aliança tenha sua grande importância histórica e simbólica, hoje sabemos que a Aliança entre Deus e o ser humano não se baseia em locais ou objetos. Como templos do Espírito Santo que somos (1 Coríntios 6.19), é em nós que Ele habita, desde que O aceitemos como nosso Senhor por intermédio de Seu Filho, Jesus Cristo.

Universal.org...


Deus te abençoe!!! Oswaldo de Souza...