MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

AMOR AO PROXIMO UM MANDAMENTO: OCTOGÉSIMA OITAVA LIÇÃO (88) DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS!!! POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR...


DEVEMOS SER UM POÇO COM ÁGUA, POIS UM POÇO SEM ÁGUA NÃO SERVE PARA NADA: Saul está decidido. Ele persegue Davi como quem caça um inimigo, mas no fundo o que o move não é justiça, é inveja (DEVEMOS REVER NOSSAS MOTIVAÇÕES). Se vc persegue alguém vs sempre vai encontrar um POÇO SECO!!!  

O texto diz que ele parou na entrada de Hamar, onde HAVIA UM GRANDE POÇO SECO. Essa é uma daquelas frases que a Bíblia não desperdiça. Se está ali, é porque há um espelho escondido entre as linhas. Um poço em seco não serve para nada. Foi feito para conter água, mas está vazio. Tornou-se apenas um buraco no chão. Grande, visível, mas inútil.

Saul também era assim. Em 1 Samuel 9, ele é descrito como o homem mais alto de Israel (COMO NÓS CHAMAMOS UM GRANDE HOMEM, NOSSA TRENA ESPIRITUAL PRECISA SER AFERIDA). Tinha aparência, porte e presença. Era o tipo de pessoa que chama atenção. Um grande poço. Mas o problema é que o poço estava seco. Não havia mais água. Não havia mais unção. Não havia mais presença. O trono o havia enchido de poder, mas esvaziado de essência. 

E VC MEU IRMÃO? É UMA GRANDE POÇO, MAS TEM ÁGUA NESTE POÇO: NÃO FAZ E SÓ PERSEGUE QUEM FAZ? REVEJA SUAS AVALIAÇÕES!!! Um poço seco torna-se para igreja um péssimo exemplo, mais ao contrário também...

Se seu poço está sem água ora para Deus encher e seja um grande exemplo... Seja um exemplo no seu tempo de Deus e para Deus: chega no horário, tira seu tempo para a igreja e a obra de Deus: Olha se vc não tem tempo para Deus aqui na terra, como vc quer uma eternidade com ele no céu. veja esta frase: TIRA UM TEMPO DO SEU TEMPO PARA PASSAR UM TEMPO COM O DEUS DO TEMPO ENQUANTO HÁ TEMPO!!!

O poço em seco é uma boa analogia. E perfeita na vida de quem perdeu a fonte de água, está seco por dentro. Continua grande, mas não tem conteúdo. Continua visível, mas perdeu profundidade. Continua se movimentando, mas não jorra mais nada. E quando um poço seca, ele se torna perigoso. 

O que antes servia para matar a sede, agora abriga cobras, escorpiões, poeira e silêncio e na escuridão é um perigo. O lugar que deveria alimentar se transforma em abrigo para aquilo que envenena, aquilo tirado para dar a vida agora abriga a morte. E OLHA QUE NÃO ESTOU FALANDO DA MORTE NATURAL!!!

Saul não percebeu, mas Deus o fez parar diante do reflexo da própria alma (DO ESPELHO DE SI MESMO COM UM REFLEXO DISTORCIDO). Talvez o poço fosse um sinal. Uma chance, IGUAL ESTA PALAVRA DE HOJE UM ÚLTIMO AVISO. Um espelho aberto no chão dizendo: olha pra dentro, Saul. Vê o que sobrou aí dentro. O problema é que quem está seco não percebe mais sede. Gosta do som do poder, mas não ouve mais a voz de Deus.

OLHA O FEZ O SALMISTA: ²³ Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. ²⁴ E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23,24... Há muitos Sauls hoje. Pessoas grandes. Reconhecidas. Admiradas. Mas secas. Sabem fazer, sabem liderar, sabem falar, mas não sabem mais se ajoelhar. Têm estratégia, mas perderam lágrimas. Têm palco, mas não têm fonte.

Tornaram-se poços em seco. E o pior é que a secura espiritual não se esconde. Ela transborda. A ausência de água é visível nos olhos, nas atitudes, nas palavras na falta de tempo. EU TE PERGUNTO O QUE É MAIS IMPORTANTE NA SUA VIDA QUE OCUPA O LUGAR DE DEUS, DA IGREJA, DOS CULTOS!!! CUIDADO NÃO SEJA UM DESIGREJADO NA IGREJA....

É melhor ser um pequeno poço escondido no deserto, mas cheio de água viva, do que ser um grande poço seco que todos olham, mas ninguém bebê. NÃO SEJA UMA CISTERNA ROTA: Jeremias 2:13, onde Deus lamenta que seu povo o abandonou ("o manancial de águas vivas") e em vez disso cavou "cisternas rotas", ou seja, cisternas rachadas que não conseguem reter água. A frase é usada como metáfora para descrever a busca de pessoas por satisfação em coisas vazias e passageiras, em vez de encontrar sustento duradouro em Deus.

O POÇO SECO REFLETE UMA VIDA SEM AMOR: QUERO FALAR DE DOIS TIPOS DE AMOR!!! Existe o amor absoluto, sem reservas e nem aceros, chamado o amor ágape: eu, minha família, a igreja e o mundo (pessoas próximas ou não. Existe o amor Estorge: Eu, minha família e nada mais. Se fecharam para Deus, a igreja e o seu semelhante. 

OLHA O QUE DIZ A BIBLIA: Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós (ÁGUA QUE MATA A SEDE), e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém (FAMILIA), como em toda a Judeia (VIZINHO) e Samaria (SUA CIDADE E PROXIMIDADES), e até os confins da terra (EM TODO O MUNDO)!!! Eu falo de tudo aquilo que fiz...

PARA HONRA E GLORIA DE DEUS QUE ME AMOU ATRAVÉS DE JESUS CRISTO!!! QUE TIPO DE AMOR DEVEMOS TER: Não pode ser só um amor contemplativo de admiração, mas um amor pratico de obras e ações que vale muito mais que palavras. Mais de fato e verdade: Deus amou o mundo de tal maneira que deu (agiu) – Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda este é o que me AMA. 

VAMOS VER UM EXEMPLO BIBLICO: A frase resume os dois maiores mandamentos do cristianismo, ensinados por Jesus: Amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a si mesmo. Segundo a Bíblia, o primeiro mandamento é amar a Deus de todo o coração, alma, mente e forças. O segundo é amá-lo próximo como a si mesmo. Jesus também afirmou que toda a lei e os profetas se resumem nesses dois mandamentos.

OS 3 DOS TRINTA ENCONTRAM DAVI NA CAVERNA DE ADULÃO: Durante uma batalha contra os filisteus, Davi estava refugiado na caverna de Adulão, enquanto um destacamento inimigo ocupava Belém, sua cidade natal. Em um momento de saudade e sede, Davi expressou um desejo: “Quem me dera beber da água do poço que está junto à porta de Belém!”. 

Ao ouvirem isso, três de seus valentes, Jasobeão, Eleazar e Samá, arriscaram suas vidas. Eles romperam as linhas inimigas, tiraram água do poço de Belém e a levaram a Davi. Porém, ao recebê-la, Davi não quis bebê-la. Em vez disso, derramou a água como oferta ao Senhor, dizendo que seria como beber o sangue dos homens que arriscaram suas vidas.

Esse gesto de Davi revela seu profundo respeito e temor a Deus, além de sua gratidão e reconhecimento pela lealdade de seus guerreiros. O ato dos três valentes demonstra coragem, amor e devoção, enquanto a atitude de Davi mostra liderança espiritual e humildade diante do sacrifício de seus homens e da presença de Deus que guiava suas vitórias.

Davi valorizava e honrava seus homens, reconhecendo que as vitórias vinham do Senhor, e não apenas da força humana. Essa relação ensina sobre liderança com humildade, gratidão e respeito por aqueles que lutam ao nosso lado. Também mostra que a verdadeira força vem da fé e da união. 

Assim como Davi e seus valentes, somos chamados a permanecer firmes, fiéis e corajosos, confiando em Deus mesmo nas batalhas mais difíceis da vida, com amor e propósito. ESTE É O PERFEITO AMOR QUE NÃO MEDE ESFORÇOS!!! 

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...


 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

A QUEBRA DA HOMEOSTASE - ANOREXIA FISICA E ESPIRITUAL: LIVRO ON LINE GRATUITO DE NÚMERO DUZENTOS E QUARENTA TRÊS (243) - POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BIBLÍCO!!!


Hoje por falta de exercícios espirituais muitos adoecem enfraquecidos pelo sedentarismo de sua alma...

A QUEBRA DA HOMEOSTASE: Quando começamos a exercitar e/ou treinar o nosso corpo, começamos também a educá-lo para adaptações e melhorias bastante significativas para nosso dia a dia, nesse período observamos que nosso organismo funciona como uma engrenagem onde tudo está relacionado. Dentre outras capacidades físicas, melhoramos a força muscular, a flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória.

A melhoria das nossas condições físicas acontece porque nosso corpo é uma máquina muito inteligente e trabalha com uma evolução através de estímulo, inflamação e adaptação... Fazendo sair da homeostase (zona de conforto).

Mas da mesma forma que o organismo é inteligente para se adaptar a novos estímulos, quando paramos as atividades ele entende também que não precisa mais de adaptações, pois não terá mais a exercitação. Logo, aqueles benefícios adquiridos com a atividade física serão perdidos e tudo voltará ao estado inicial, quanto mais tempo ficarem parado maiores os prejuízos.

Sendo assim, enquanto você estiver exercitando seu corpo, você terá cada vez mais respostas benéficas para o organismo... E quando parar retornará ao que era antes, lembrando que quanto mais tempo passar mais perdas virá.

ANOREXIA ESPIRITUAL: Nos últimos dias estamos sendo bombardeados por informações e notícias sobre conduta nutricional. Estamos na onda de manter a boa forma, entupindo as academias e consultórios de nutricionistas e lipoaspiração. Estes comportamentos são excelentes, porém se ocultam atrás deles, consequências irreparáveis por parte daqueles que vão até as últimas consequências para manter o corpo “sarado”, ou apto para algumas profissões.

Passamos a conhecer palavras que outrora, nem se imaginava que existissem, como por exemplo, “anorexia” que significa abstinência de alimentos para evitar alguns “quilinhos” a mais, levando até mesmo a morte por falências múltiplas dos órgãos, como o caso recente de uma linda jovem. (A modelo Ana Carolina Reston Macan, que morreu, aos 21 anos, vítima de complicações provocadas pela anorexia nervosa).

Queridos irmãos, fico ainda mais preocupado, porque tais costumes estão passando a fazer parte da nossa igreja. Alguns irmãos estão sofrendo de “ANOREXIA ESPIRITUAL”, fazendo abstinência de alimentos espirituais, Tais como: Orações, leitura da Palavra de Deus e frequência às atividades da igreja.

As consequências também são terríveis, até diria que são piores, pois leva a falência de múltiplas áreas de nossa vida, principalmente a perda do sentido da vida; isso me faz lembrar a letra de um cântico que diz “POIS PRA TE ADORAR, FOI QUE EU NASCI”; que outro objetivo teria a nossa vida, se não a de adorar e servir ao Criador, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?

Fica aqui, uma informação nutricional importante para sua vida Espiritual: “LER A BÍBLIA FAZ BEM”, pode alimentar-se dela abundantemente, pois sua tabela Nutricional nos garante 100% dos valores diários necessários para uma vida saudável, zero de gorduras trans e saturadas mais rica em vitaminas e proteínas; e para os acostumados com o termo: Livre de calorias (light).

ANOREXIA ESPIRITUAL: Nesses dias em que a cortina da anorexia tem sido rasgada diante dos nossos olhos, um assunto ronda meus pensamentos. O QUE REALMENTE É ANOREXIA? Quais suas primeiras características? Por que não a identificamos antes de uma morte? Por que não a vemos com clareza em nossos jovens? Por que não a tratamos a tempo e à hora?

No meio dessas perguntas uma resposta ao que não perguntei me veio ao coração. MINHA IGREJA TAMBÉM ESTÁ ANORÉXICA POR FALTA DA PALAVRA: Fiquei pasmo. Imediatamente seres esqueléticos sentados nos bancos de sábado ou domingo à noite surgiram diante de meus pensamentos. 

Palmas em meio aos louvores, mas as mãos tinham ossos protuberantes à mostra. Homens e mulheres andando com os ossos de suas bacias visíveis. Seria está a visão de Ezequiel? Seria este o vale de ossos secos? Seria está a: Visão dos últimos dias...

A anorexia acomete homens e mulheres e consiste, fundamentalmente, na visão distorcida de si mesmo, claramente por causa do conformismo com esse mundo. Deixa-me explicar. Paulo diz: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. 

Quando deixamos de comer a palavra que é o Pão da Vida porque achamos que já estamos fortes o suficiente ou alimentados demasiadamente, tomamos a forma desse mundo, de seus padrões morais e de seus ícones de beleza e comportamento. Paulo diz e eu repito: NÃO VOS CONFORMEIS!!!

NÃO TOMEIS A FORMA! A forma que o mundo estabeleceu para essa geração vem se manifestando em nossas modelos internacionais e até no interior do Brasil. Precisam parecer mais magras, mas precisam continuar vivendo e quando se olham no espelho acham que ainda têm a forma anterior.

Então se boicotam a fim de tomarem a forma do desconhecido, do inalcançável, do insuperável. A forma do pecado, a forma da morte até que a encontram. A primeira coisa a que recorrem são às drogas, principalmente à cocaína. Quando não aos inibidores de apetite e anabolizantes. Eles alternam seu comportamento do depressivo ao eufórico. São ciclos sem fim de incertezas e certezas absolutas.

Tudo isso muito parecido com o que vivemos hoje em muitas igrejas onde seus membros recusam a comida que está sendo servida com a desculpa de serem engordativas ou super calóricas. Então em busca de um evangelho mais light, vão esvaziando suas reservas de alimento até não gerarem mais. 

Sim uma das reações para o organismo se defender da anorexia é continuar vivendo, é suspender a menstruação a fim de não perder mais nada e continuar vivendo. Com a menstruação suspensa segue-se a infertilidade.

As igrejas anoréxicas deixam de ganhar almas, deixam de gerar porque já não menstruam, não sangram mais. Quando deixamos de sangrar não tememos mais a morte, pois é o sangue que nos lembra que a vida tem seu fim. Mesmo que seja o fim do óvulo que não foi fecundado naquele mês. A igreja não ovula mais. Por quê? Porque tomou a forma desse mundo.

Esta geração não quer mais ter filhos em prol do trabalho e da estabilidade financeira. Na China se tem apenas um filho por casal e a igreja também está assim sem gerar. A igreja vive o tipo contrário da mulher do fluxo de sangue. Esta, porém, tocou em Jesus porque sangrava e a igreja de hoje não toca em Jesus porque não sangra. Precisamos sangrar e deixar de esconder nosso defeito.

Precisamos parar de esconder nossos ossos debaixo de nossas vestes sacerdotais, precisamos mostrar que nossos órgãos já estão sobressaltados em nossos ventres. Precisamos ver que nosso corpo já está sem água. Estamos perdendo musculatura por causa da anorexia espiritual e o mais importante músculo de todos: o coração. 

Não conseguimos nem sangrar nem, bombear sangue aos órgãos das extremidades do corpo, sabe por quê? Estamos sem pão! E cada vez que nos olhamos no espelho à religiosidade mente pra nós e vemos uma figura bonita e espiritual alimentada e saudável.

E É NESSA HORA QUE A UNÇÃO PODE MATAR! Por que a unção nos faz ir mais longe quando o alimento já acabou em nossos corpos? (Escandalizou-se?) Assim como Elias andou 40 dias com a força de um pão com carne depois da depressão. Não podemos andar 40 dias e não comer de novo mesmo que estejamos fortes.

OH! Igreja anoréxica, até quando? Será que todos vamos esperar os rins espirituais pararem? Não estamos filtrando mais nada que vem do mundo e misturando sujeiras ao nosso sangue. Podemos morrer envenenados com 7% de ureia no sangue. Por que será que o Senhor é Aquele que sonda os rins e o coração? Será por que esses são os primeiros órgãos afetados pela anorexia espiritual?

O coração pela falta do pão Cristo e os rins pela falta da Água Espírito Santo. Oh! Igrejas venham e comam da mesa e dos manjares do Senhor! Vinde e bebei da água do Espírito! Largamos o Senhor, um manancial, e cavamos para nós cisternas rotas. Trocamos o pão da vida por aquilo que não é pão, tomamos a forma dessa geração e cada vez mais nos parecemos com a morte do vale de ossos secos.

Nós fomos criados à figura do primogênito da Criação, a saber, O corpo de Cristo que serviu de forma desde a eternidade. Tomai a forma de Cristo. Saudável. Ele tinha um chamado sobremodo excelente e vencia a anorexia quando partia o pão da comunhão com seus discípulos.

Não comia tudo sozinho e escondido, vencia quando, em unidade, comia e dormia com sua igreja de doze pessoas ou cinco mil na multiplicação dos pães. Deus nos chama para a ceia. Mesmo hoje tu te podes saciar. Peixes e pães multiplicaram, água em vinho, transformou. Venha faminto a Jesus, vem cear!!! (diria o hino antigo).

Dois caminhos estão diante de ti hoje. Escolhei, pois o caminho de Cristo e vivereis. Venha pra mesa do maná do Senhor e seja livre para comer das mãos do Senhor e dos anjos, a comida que nos desperta. A comida que nos dá saúde, nos dá rins, coração e úteros espirituais novos. A comida que renova nosso sangue e nossa mente.

A mesa que restaura nossas imperfeições como a Mefibosete, neto do Rei Saul. Na mesa somos todos filhos, na mesa somos todos sãos, na mesa estamos vivos, na mesa, a morte é jogada ao chão, na mesa comemos da própria terra da qual fomos formados, pois todo alimento natural vem do que plantamos na terra e todo alimento espiritual do que foi plantamos no céu.

Que mistério em Cristo! Na mesa nos fundimos nele, na mesa somos um só sem máscaras, sem mentiras. Na mesa de Cristo não precisamos de inibidores de apetite, não precisamos de anabolizantes, não precisamos imitar ou cultuar a imagem da morte. Na mesa somos Dele e Ele é nosso. O que você está esperando? Viva, coma e beba para a gloria de Deus e somente para isso!!!

Vem cear!! “Deus te abençoe” Maurílio Oswaldo...

ACADEMIA DE DEUS:

Hoje, há pessoas que só se preocupam com sua aparência e corpo físico, esquecem que devemos malhar outros sentidos na vida... 

Fazer uma ginástica no entendimento e espiritual olha se cuidamos do nosso corpo tudo bem isso é bom, mas e a ginástica espiritual? Por que devemos exercitar nosso corpo espiritual? Por que devemos exercitar a leitura? Por que precisamos praticar o que aprendemos? Hoje por falta de exercícios espirituais muitos adoecem enfraquecidos pelo sedentarismo de sua alma...

Devemos tomar uma posição de praticar os ensinamentos de Deus em nossas vidas, por isso precisamos entrar em um processo de fortalecimento espiritual, a fim de fortificarmos os músculos de nossa alma (homem interior) preparando-nos para as lutas espirituais do homem exterior com o homem interior... 

Tenho o costume de dizer que nesta luta dos dois homens que há em nós o exterior que é nossa carne e vontade e o homem interior que é nosso espírito e a vontade de Deus, vai vencer o que estiver mais forte e mais alimentado...

Por isso devemos alimentar-nos com a leitura da bíblia que é nosso alimento espiritual e a oração que é o exercício que fortalece dando músculos ao nosso homem espiritual. Assim como muitos homens e mulheres correm para as academias para malhar seus músculos, assim também devemos correr para a igreja que é a academia de Deus para malharmos nossos músculos espirituais.

MODELO MORTA POR ANOREXIA SE ACHAVA GORDA COM 46 KG: A modelo Ana Carolina Reston Macan, que morreu, aos 21 anos, vítima de complicações provocadas pela anorexia nervosa, já havia declarado sete meses atrás que tinha perdido o controle e que havia parado de comer. "Às vezes ainda me acho gorda. Eu tenho uma imagem distorcida de mim", afirmou ela.

Durante uma entrevista concedida em abril deste ano ao agora, a modelo afirmou que estava trabalhando no Japão quando a obsessão pela magreza começou a se tornar uma doença. Ela teve que ser internada e acabou voltando ao Brasil. "Eu pesava 46 kg, tenho 1,74 m, e ainda tomava remédio para emagrecer. Cheguei a pesar 42 kg", lembrou.

Depois de ter realizado o tratamento, a modelo voltou a pesar 46 kg e continuou frequentando um psicólogo. O problema, entretanto, persistiu, e a modelo acabou sendo internada em 25 de outubro passado em decorrência de uma insuficiência renal.

Debilitada pela anorexia nervosa, a pressão arterial dela despencou, o que fez com que passasse a ter dificuldade para respirar. Seu quadro clínico evoluiu para uma infecção generalizada e Ana Carolina acabou morrendo, quando pesava 40 kg. Seu corpo foi enterrado no cemitério de Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo. A entrevista concedida pela modelo foi publicada na "Revista da Hora", do Agora, em 30 de abril deste ano.

PERFIL:

De acordo com a prima de Ana Carolina, Geise Strauss, 30, a modelo comia muito pouco --"gostava de maçã e tomate"-- e, em seguida, entrava no banheiro para vomitar. A modelo vítima de anorexia namorava Bruno Setti, de 19 anos, seu colega de profissão, e fazia bicos como promotora de casas noturnas.

Na internet, na página de relacionamentos Orkut, Ana Carolina cita "O Pequeno Príncipe", "Gabriela Cravo e Canela" e "Meu Pé de Laranja Lima" como livros preferidos. No item em que as pessoas mencionam os pratos preferidos, a modelo cita marcas de cozinha: "Prefiro as moduladas", ironiza.

Na noite de sua morte, havia mais de 500 recados deixados no perfil de Ana Carolina com mensagens para seus familiares. A maioria dos textos era de pêsames, porém muitas afirmavam que o caso da modelo deveria servir como alerta para as demais meninas que exercem a profissão.

Casos famosos: Ocorrências de anorexia e bulimia podem ser encontrados no cinema, na música, no esporte e até em família real. A atriz Jane Fonda, por exemplo, conviveu com a anorexia dos 15 aos 40 anos. Ela conta que queria "agradar e ser perfeita", o que na época queria dizer "esquelética”.

Na música, um dos exemplos mais conhecidos de problemas relacionados a distúrbios alimentares é o da cantora e baterista Karen Carpenters, que morreu em 1983, aos 32 anos, depois de ter sofrido um ataque cardíaco decorrente de anorexia. Ela formava com o irmão, Richard, o grupo The Carpenters, famoso nos anos 70.

Outro caso emblemático é o da princesa Diana (1961-1997), que assumiu que foi bulímica e anoréxica - e que já havia tentado cometer suicídio. No esporte, a surfista brasileira Andréa Lopes, hoje com 31 anos, teve anorexia aos 20 anos. No auge da doença, chegou a pesar 38 kg --hoje ela tem 59 kg.

"Todo mundo que vinha me oferecer comida era uma ameaça para mim. Tinha obsessão com o meu peso e só pensava em ser campeã mundial.” Ela começou a se tratar após insistentes pedidos da mãe, que chegou a ouvir na praia que a filha "deveria ter Aids".

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...


 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

SENHOR ENSINA-ME A CONTAR OS MEUS DIAS: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR!!!


Ao chegar aos meus 70 anos (25550 dias) vividos, veio ao meu coração esta oração de Moisés “ENSINA-ME A CONTAR OS MEUS DIAS DE TAL FORMA QUE ALCANCE UM CORAÇÃO SÁBIO”. Salmo 90:12. Sabendo de uma coisa que, os dias de nossas vidas não servem apenas para compor o ciclo de anos de nossa existência. Mas eles existem para serem contados.

Quer dizer que devemos viver cada dia como se fosse único. E na verdade ele é, pois um dia perdido, passado em branco ou despercebido, nunca mais voltará. Aprendi há viver cada dia com as lutas, oportunidades, desafios ou adversidades que ele traz.

Aprendi outra coisa o dia de amanhã não pode nos ensinar nada, pois ele ainda não aconteceu. Só podemos aprender com os dias que vivemos ou que estamos vivendo. 

Por isso o salmista ora assim: “Ensina-me a contar os meus dias”. A gente só conta o que tem. Em 70 anos de vida, ou seja, 25550 dias, em que vivi do seguinte modo: 23 anos (8395) vividos em plena escuridão onde aprendi uma lição; “VIVER SEM JESUS NÃO DA”. Sem Jesus não há vida...

E na conta dos meus dias em que vivi com o Senhor reinando em minha vida através da conversão, arrependimento e mudança de atitude buscando a perfeição foram: 47 anos (17155 dias) com erros e acertos.

Com a minha alma sendo lavada junto com as minhas vestes espirituais pelo sangue remidor e vivendo o imenso amor, paciência e misericórdia de Deus sobre minha vida.

Na sequência dos meus anos de conversão servi a Deus como pastor e servo de sua obra maravilhosa onde vivi; 45 anos (16425 dias) pregando, ensinando e morrendo cada dia em prol do evangelho da cruz, foram 45 anos (16425) como esposo de uma mulher de Deus Isaura, 43 anos (15695) como pai de três filhos maravilhosos onde me comprazo a cada dia, Samuel, Davi e Priscila.

Hoje com 11 anos avô de três netos em uma tripla alegria e felicidade, Larissa, Victor e Liz onde me alegro no Senhor em conhecer os filhos dos meus filhos e filha.

O que eu busco em meu Deus é a capacidade de experimentar cada dia da minha vida como se fosse único. Aguardando o Senhor Jesus no arrebatamento para meus dias eternos.

OBSERVAÇÃO: A pessoa que se torna verdadeiramente sábia é aquela que quanto mais vive mais percebe que a vida só vale a pena quando seus dias são vividos ao lado do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Sem Ele você pode ter até vivido 100 anos (36500 dias), pois eu te digo que sem Jesus um aborto viveu mais que você. Portanto muda os dias de sua vida aceitando Jesus Cristo e herdara com Ele dias de eternidade. Tenho hoje 22 anos (8030) como escritor onde meus livros e mensagens escritos fazem parte da leitura em todo globo terrestre em todos os continentes... Amém!!!

“Deus te abençoe” ... Oswaldo de Souza!!!


 

SONETO DA PLENA IDADE MEUS SETENTA ANOS: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR!!!

Cheguei ao cúmice do ápice de minha idade a chamada idade da plenitude (70 anos), onde o tempo passou sem pedir licença seguindo o curso frenético da vida. Engraçado foi em um abrir e fechar de olhos onde vi rapidamente os anos passarem e se multiplicarem em uma sequência impiedosa de humilhação...

A serenidade toma conta dos meus pensamentos e agora chego ao cume mais alto do arvoredo da minha vida tocada pelos ramos do tempo em que não podemos mais descer do cimo onde estou...

A idade dos nobres em uma fuga de dores e às vezes cansadas minhas pernas estão caminhando nos arrastos dos dias sem olhar para trás pelo retrovisor do meu passado coberto pelo sangue caminho para o alvo, na espera, na doce espera do meu encontro solitário e necessário.

No cimo bem alto da montanha com brisas suaves que batem em meu rosto marcado e vejo que tudo é paz e nas plenitudes dos anos encontro a serenidade bendita e agora rebendita vida no voo de uma águia estou em um lugar sem nuvens ou tempestade longe do furor da vil mocidade aqui tudo agora é calmo e tranquilo.

Não ouço mais gritos e não sigo mais as ordens dos homens, ouço apenas uma voz suave ecoando em meus ouvidos, uníssono como som que rebate nas reverberações dissonantes dos solfares e harpas na grande convocação dos escolhidos para a santa Grei.

Neste momento eu peço um favor não retoquem minhas rugas, pois levei muito tempo para ganhá-las e ajuntá-las em minhas cútis de isolações, não pinte meus cabelos embranquecidos, pois meus cãs deixa-me com um toque de sabedoria e de temores...

Os benditos cãs que como uma neve fria e fugaz tocou minha cabeça moldando-a com uma sapiência dos tempos vividos em lágrimas choradas e derramadas misturando as poeiras das estradas percorridas. Vida que trazem entendimentos nos anos, dos conhecimentos, das experiências boas e ruins da longa jornada para chegar a um lugar comum de descanso e tranquilidade.

Pois agora como a lira rouca de um soneto de batráquios nos sons das taquaras sendo rachadas e divididas ouço minha voz embargada e embaçada pelo tempo. Contei o tempo que foram se multiplicando aos dias formando os anos de minha sobrevivência e existência em momentos inconstantes do meu viver.

A velhice é como um tronco ressequido onde um dia abrigou flores, folhas e frutos, mas que logo renovarão seus cachos em um lugar onde os tempos e idades cessam e não serão mais contados como nossos inimigos.

Setenta anos na plenitude da idade, sete vezes mais feliz, sete vezes mais sábio, sete vezes mais sereno, sete vezes mais tolerante, sete vezes mais quieto e sete vezes mais próximo ao meu chamado e ao meu grito de adeus, e não me impeças a um REI me esperando, em uma eternidade na doce companhia do meu Deus meu maior amor...

Agora canto a música que embalou minha vida na doce harmonia dos anjos, conservos e ajudadores dos homens: “Mas que doce paz em minha alma se faz, quando estou orando ao Senhor. Sinto bem junto a mim neste lindo jardim a presença de Jesus o meu Salvador. Canta o meu coração está linda canção que transborda em glorias e aleluias”.

Paz: aguardada paz, sonhada paz, paz dos homens, paz dos tempos, paz sem mais guerras, paz somente paz, bendita paz. Paz: paz dos gritos, paz das aflições, paz recebida, paz doada ao ouvir seu chamado: “Vinde a Mim todos os sobrecarregados e oprimidos que vos aliviarei, pois no mundo tereis aflições, mas tende bom animo: Eu venci o mundo”!!!

Eu vos dou a minha paz, a minha paz vos dou, não vo-lo a dou como o mundo te deu que era uma paz utópica, efêmera e passageira a minha paz é eterna. Neste momento ouço meu grito; Senhor eu ouvi seu chamado e estou aqui na doce velhice dos sonhos.

Nas doces canções dos seresteiros nas liras inflamadas das noites ao som dos batráquios à espera da manhã chegar. Pois sabemos que um choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pelo amanhecer do sol clareando um novo dia em um recomeço.

Estou caminhando com meus passos fortes sem mais pegadas da vida, pois elas não existem mais foram apagadas pelo sangue, bendito sangue do cordeiro da cruz!!!

Rude cruz se erigiu, nela um dia eu vi como um emblema de vergonha e de dor, mas eu contemplo esta cruz porque nela encontrei graça e luz para um tão pobre pecador. Nela meus pecados foram lavados no vermelho forte, brilhante e profundo do sangue carmesim com azul cintilante do céu!!!


DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...

 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

SALVOS PARA SALVAR, PERDOADOS PARA PERDOAR, ABENÇOADOS PARA ABENÇOAR: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BIBLICO!!!


Pastor Cláudio Duarte fala muito sobre perdão e restauração no casamento, inclusive sobre traição, enfatizando o arrependimento e a busca por Deus para superar o problema, mas a decisão final de perdoar ou não é pessoal e familiar, com ele incentivando o casal a buscar a Palavra de Deus para guiar essa difícil escolha, mesmo com os desafios e as dores da infidelidade. 

Em resumo, Cláudio Duarte encoraja o perdão e a reconciliação com base na fé, mas sempre ressaltando que é uma decisão complexa, que exige arrependimento e a busca por um caminho de cura e restauração, com a ajuda divina, sem prometer uma solução mágica, mas um caminho de fé para superação.

O QUE POUCOS SABEM É QUE ELE FOI TRAIDO POR SUA ESPOSA E PERDOOU E COMO PRÊMIO SEGUNDO ELE ESTA CASADO COM A MULHER MAIS MARAVILHOSA DO MUNDO!!! O perdão salvou meu casamento com um relacionamento sadio e filhos felizes. Deus forjou nele um MINISTÉRIO SOBRE RESTAURAÇÃO FAMILIAR...

EXEMPLOS BIBLICOS: JESUS E A MULHER SAMARITANA: De pecadora há uma missionaria do reino que não tem fim... A samaritana uma mulher pecadora que provou do amor e misericórdia de jesus ensinando que quando bebemos da água da fonte da vida que é jesus somos libertados e curados das doenças e do pecado!!! 

A história da mulher samaritana encontrasse no capítulo 4 do livro do discípulo João, em que é uma das histórias mais bela e também de onde vem um dos versículos mais belos já conhecidos no mundo dos cristãos, os versículos é em João 4:13,14 - "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". JESUS NOS CONVIDA A BEBER DA ÁGUA DO PERDÃO RECEBIDO E DOADO!!!

QUAL É SUA IGREJA? UM HOSPITAL? OU TRIBUNAL? - Jesus, porém, foi para o monte das Oliveiras. Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. 

Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz? Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo.

Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: SE ALGUM DE VOCÊS ESTIVER SEM PECADO, SEJA O PRIMEIRO A ATIRAR PEDRA NELA. Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. QUEM PODERIA ATIRAR UMA PEDRA? AQUELE QUE NÃO TINHA PECADO!!! 

Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? Ninguém, Senhor, disse ela. Declarou Jesus: EU TAMBÉM NÃO A CONDENO. AGORA VÁ E ABANDONE SUA VIDA DE PECADO. JOÃO 8:1-11... 

Qual é sua igreja? Um hospital? Ou tribunal? Lugar de cura? Ou lugar de julgamento inquisitório? Lembrem-se o julgamento é sem misericórdia para quem não foi misericordioso!!!

1. Se a sua justiça   humana (trapo de imundícia) excede a justiça de Deus (verdadeira e carregada de bondade), apanhe as pedras. 2. Se a sua religião, sua vida e seus pensamentos são sem nenhuma mancha (desvios e pecados), seja o primeiro a executar a sentença de morte e atire a primeira pedra. 3. Se as suas misérias são tantas e você não sabe como restaurá-las, não sabe como mudar a sua vida, aceite a água da vida. 

4. Uma ou outra atitude determinará o curso da sua vida já neste mundo e principalmente no mundo vindouro. (Água te leva à mudança) – (Pedra te leva ao mesmo juízo e condenação).  5. O que será para você: água ou pedra? Vida ou morte? A misericórdia e bondade de Jesus ou o julgamento condenatório dos fariseus...

UM DOS MAIORES EXEMPLOS BIBLICO DO PERDÃO ESTÁ NO ROMANCE DE OSEIAS E A PROSTITUTA GÔMER: Um exemplo de como Deus perdoou SUA IGREJA... Deus falou a Oseias acerca do seu casamento: “Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR” (Oseias 1:2). 

Ao longo dos anos, estas instruções têm sido entendidas de diversas formas pelos estudiosos das Escrituras. Alguns acreditam que Deus estivesse mandando Oseias se casar com uma ex-prostituta. Outros acham que uma mulher de prostituições se referia simplesmente a uma mulher de Israel, o reino do norte, uma nação culpada de adultério espiritual.

Seja qual for o caso, é óbvio que ela era uma mulher profundamente afetada pela negligência moral da sociedade onde vivia, e Deus pretendia usar o relacionamento pessoal do profeta com ela como uma lição clara e objetiva sobre o Seu próprio relacionamento com Seu povo infiel, Israel. Fosse qual fosse seu passado, Gômer deve ter demonstrado algum sinal de verdadeiro arrependimento e fé no Senhor. 

Talvez ela tenha correspondido ao ministério cheio do Espírito do próprio Oseias. E ele se viu atraído por ela com um amor profundo e abnegado. Deus o levou a tomá-la como esposa e foi assim que Gômer, filha de Diblaim, tornou-se a esposa do jovem pregador iniciante, um profeta novo e inexperiente. O início de seu casamento deve ter sido lindo, à medida que o amor entre eles florescia. 

E Deus abençoou sua união com um filho. Como o coração de Oseias deve ter se enchido de alegria!!! Ele estava convencido de que seu casamento seria melhor do que nunca com este pequeno para iluminar seu lar. Foi Deus quem deu o nome ao bebê, pois este nome devia ter um significado profético para a nação. Ele o chamou de Jezreel (DEUS AJUNTA NÃO ESPALHA) - (Oseias 1:4-5) ...  

Foi logo após o nascimento de Jezreel que Oseias parece ter notado uma mudança em Gômer. Ela se tornou irrequieta e infeliz, como um passarinho preso na gaiola. Ele continuou a pregar, conclamando a nação desobediente a deixar o pecado e confiar em Deus para livrá-la das ameaças das nações circunvizinhas. VOLTEM PARA O SENHOR!!! Era o tema da sua mensagem, e ele pregava poderosa e repetidamente (Os. 6:1; 14:1).

No entanto, Gômer parecia cada vez menos interessada em seu ministério. Na verdade, talvez tenha começado a se ressentir dele. Talvez até tenha acusado Oseias de pensar mais na sua pregação do que nela. Ela começou a procurar outras coisas para se ocupar e a passar cada vez mais tempo longe de casa. A preocupação do marido com o trabalho talvez seja o maior fator contribuinte para a separação. 

Ou talvez seja o crescente envolvimento da esposa em atividades fora de casa e a consequente negligência do seu lar. Pode ser também um simples desinteresse pelas coisas do Senhor de qualquer uma das partes. No entanto, isso abre o caminho para uma grande calamidade. Marido e mulher precisam fazer coisas juntos e ter interesse nas coisas um do outro.

Nesta história inspirada, a responsabilidade é claramente colocada em Gômer, não em Oseias. Ela não compartilhava do amor do marido por Deus. Isso nos leva, em segundo lugar, à incessante agonia de Oseias. A Escritura não nos dá detalhes sobre os acontecimentos, mas o que ela diz nos permite fazer algumas conjecturas sobre o que causou a trágica situação que veremos em breve.

Provavelmente, as ausências de Gômer foram ficando cada vez mais frequentes e prolongadas, e logo Oseias começou a sentir uma ponta de suspeita sobre a fidelidade dela para com ele. À noite, ele se deitava na cama e lutava com seus medos. Durante o dia, ele pregava com o coração pesado. E suas suspeitas foram confirmadas quando Gômer engravidou pela segunda vez. 

Agora era uma menina, e Oseias estava convencido de que a criança não era sua. Sob a direção de Deus, ele a chamou de Lo-Ruama, que significa “desfavorecida” ou “não-amada”, implicando que ela não desfrutaria do amor do seu verdadeiro pai.

Novamente, o nome era um símbolo do afastamento de Israel (IGREJA) do amor de Deus e da disciplina que logo viria. Contudo, nem mesmo essa mensagem espiritual conseguiu acalmar a alma atribulada do profeta. Tão logo a pequena Desfavorecida foi desmamada, Gômer concebeu mais uma vez. Era outro menino. Deus disse a Oseias para chamá-lo de Lo-Ami, que significa “não é meu povo” ou “não é meu parente”

Este nome simbolizava a alienação de Israel do Senhor, e também desmascarava as escapadas pecaminosas de Gômer. A criança nascida na casa de Oseias também não era dele.

Agora tudo tinha vindo à tona. Todo mundo sabia dos casos amorosos de Gômer. Embora o segundo capítulo inteiro da profecia de Oseias descreva o relacionamento do Senhor com Seu povo infiel, Israel (HJ IGREJA): é difícil deixar de sentir que isso é demonstrado no relacionamento entre Oseias e Gômer, no meio entre dois capítulos que claramente descrevem essa história triste e sórdida. 

Ele pleiteou com ela (2:2); ameaçou deserdá-la (2:3); e mesmo assim ela continuou correndo atrás de seus amantes, porque eles lhe prometiam muitas coisas materiais (2:5). Em certa ocasião, ele até tentou impedi-la (2:6), mas ela continuou a procurar seus companheiros de pecado (2:7).

Oseias sempre a levava de volta, demonstrando seu amor e perdão, e eles tentavam novamente. No entanto, o arrependimento dela tinha vida curta e logo ela estava outra vez atrás de um novo amante. Então, veio o golpe fatal. Talvez tenha sido um bilhete ou um recado enviado por um amigo, mas a essência parece ter sido: “Estou indo embora, e desta vez é para sempre. Encontrei meu verdadeiro amor. Não volto mais”. Como Oseias deve ter sofrido!!! 

Ele a amava tanto, e chorou tanto por sua causa, que era como se ela tivesse morrido. Seu coração doía por saber que ela escolhera uma vida que certamente a levaria à ruína. Seus amigos provavelmente lhe disseram: “Deixa-a ir, Oseias. Agora você pode se livrar dessa adúltera de uma vez por todas”. Mas Oseias não pensava assim. Ele queria tê-la em casa de novo. NÃO PODEMOS DEIXAR PASSAR ESSA MENSAGEM DE AMOR ETERNO!!!

Oseias queria ver Gômer novamente ao seu lado como uma esposa fiel. E ele acreditava que Deus era poderoso o suficiente para fazer isso. Um dia ele ouviu uma conversa de que ela tinha sido abandonada pelo amante. Ela tinha se vendido à escravidão e atingido o fundo do poço. Essa era a última gota. Com certeza, agora, Oseias iria esquecê-la. Mas seu coração lhe disse: Não!!! Ele não poderia desistir dela. E, então, Deus lhe falou: 

VAI OUTRA VEZ, AMA UMA MULHER, AMADA DE SEU AMIGO E ADÚLTERA...  E é assim como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses (embora muitos resolvem afastar da sua casa por vários motivos que explicam mais não justificam!!! (Os. 3:1). Gômer ainda era amada por Oseias, mesmo sendo adúltera, e Deus queria que ele fosse atrás dela novamente e lhe mostrasse seu amor.

Como alguém poderia amar tanto? A resposta estava bem ali no mandato de Deus a ele: Como o SENHOR ama. Só alguém que possui o amor e o perdão de Deus pode amar com essa perfeição.

E quem experimenta o amor perdoador de Deus não pode deixar de amar e perdoar os outros. Oseias é um excelente exemplo bíblico desse tipo de amor. Assim ele deu início à sua busca, levado por esse indestrutível amor divino, amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, e jamais acaba. 

Finalmente ele a encontrou, toda esfarrapada, machucada, doente, suja, desgrenhada, largada, presa a uma plataforma de leilão de um asqueroso mercado de escravos, uma figura repulsiva da mulher que um dia fora.

E ficamos nos perguntando como alguém poderia amá-la nessas condições. Oseias, no entanto, comprou-a por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada (Oseias 3:2). Então, ele lhe disse: Tu esperarás por mim muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperarei por ti!!! (Oseias 3:3). 

De fato, ele pagou por ela, levou-a pra casa e, por fim, restabeleceu-a como sua esposa. Embora não encontremos nada mais na Escritura sobre o relacionamento entre os dois, podemos presumir que Deus tenha usado esse ato bondoso e misericordioso de amor e perdão para enternecer o coração de Gômer e mudar sua vida.

Suponhamos que a vida conjugal do profeta Oseias e Gômer a partir deste momento pela bondade de Deus foi restaurada e Oseias viveu sua vida feliz junto de sua amada e perdoada esposa e seus filhos do coração. DEUS É FIEL!!! O PERDÃO RESTAURA!!!

Deus te abençoe!!! Oswaldo de Souza...

 

 

 


 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

CORAÇÃO DE PEDERNEIRA: O BEM EM MAL E O MAL EM BEM:ISAIAS 5:20ª24!!! – POR OSWALDO DE SOUZA...


ESTA MENSAGEM FOI TIRADA DE UM LIVRO QUE ESTOU PREPARANDO COM TRÊS TITULOS – DURA CERVIZ OU CORAÇÃO DE PEDERNEIRA (PEDRA) MAIS MENTE CAUTERIZADA E POR FIM NÃO MENOS IMPORTANTE: RELATIVISMO ESPIRITUAL!!!

²⁰ Aí dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! ²¹ Aí dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! ²² Aí dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; ²³ dos que justificam ao ímpio por suborno, E AOS JUSTOS NEGAM A JUSTIÇA! Isaías 5:20-23...

EXEMPLO MODERNO A ANISTIA: ANISTIOU CRIMINOSOS, BANDIDOS E NEGARAM ANISTIA A HOMENS DE BEM DISCIPLINADOS E QUE DEVERIAM SER CHAMADOS OS VERDADEIROS HEROIS... Anistia: Esquecimento, perdão em sentido amplo.

BIBLIA VIVA: 20 Coitados dos que dizem que o certo está errado e o errado está certo; que dizem que o preto é branco e o branco é preto; que afirmam que o amargo é doce e o doce é amargo. 21 Pobre de quem se considera muito sábio, e quem se acha uma pessoa inteligente e sensata! 22 Coitados dos que são "heróis" da bebida e gostam de mostrar para os outros o quanto podem beber;

23 gentes que por um pouco de dinheiro torce a justiça, dando liberdade aos criminosos e prendendo os inocentes. 24 Por isso Deus vai castigar todos eles sem dó nem piedade. Eles vão sumir como a palha no fogo. Suas raízes apodrecerão; vão murchar e morrer porque não deram importância nem obedeceram à Lei do Senhor do Universo, às palavras do Santo de Israel.

AI DOS QUE CHAMAM O MAL DE BEM E O BEM DE MAL: Em tempo de relativismo (CADA UM DECIDE VIVER SOBRE SUA VERDADE E CADA UMA TEM UMA), onde os valores são distorcidos para servir de interesses políticos, religioso e ideológicos, essa advertência é mais atual do que nunca. PRECISAMOS PERMANECER FIRMES NA VERDADE!!!

O relativismo bíblico se refere à noção de que não existe uma verdade absoluta e permanente, e que a moralidade, a fé e as crenças são relativas ao indivíduo, à cultura ou à época. Do ponto de vista bíblico, essa perspectiva é vista como um desafio, pois a Escritura afirma a existência de verdades eternas e absolutas em Deus.

A Bíblia, portanto, é usada para rejeitar a ideia de que cada pessoa define sua própria verdade e o que é certo ou errado. 

VERDADES ETERNAS SÃO PRINCIPIOS DE DEUS E NÃO PODEM SER MUDADAS POR ACHALOGIAS E RELATIVISMO HUMANO: Dois princípios que são e que foram estabelecidas nas organizações DA FAMILIA E IGREJA, não podem serem destruídas são constituições de Deus. 

DEUS CRIOU A FAMILIA PARA O BEM DO HOMEM E CRIOU A IGREJA PARA O BEM DA SOCIEDADE!!!

O RELATIVISMOS (cada um vive o que pensa e decide conforme seus interesses, ex dízimos) LEVAM AS PESSOAS A AFASTAREM DE DEUS E ESTÃO ERRADAS E DEUS CERTO!!! Mudam verdades absolutas e eternas em uma coisa simplória e ultrapassadas.

O BEM EM MAL E O MAL EM BEM: O significado bíblico da expressão "chamar o mal de bem e o bem de mal" está centralizado na inversão dos valores morais estabelecidos por Deus, um ato que a Bíblia condena com uma força suprema. EU FAÇO UMA PERGUNTA E VOCÊ COLOCA OS NOMES OU PERSONAGENS: Onde estão na história desde a fundação do mundo os OPOSITORES DE DEUS?

A passagem mais direta sobre isso encontra-se no livro do profeta Isaías 5:20: Aí dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal, que põem as trevas por luz e a luz por trevas, e fazem do amargo doce e do doce, amargo! AI? O "ai" na Bíblia pode significar uma lamentação ou aviso de juízo, uma exclamação de dor ou desgraça iminente...

PORQUE O RELATIVISMO ACONTECE: Em uma explicação bem simples pessoas que acham que estão certas e Deus errado, chamam o mal de bem e o bem de mal!!! CORAÇÃO OU CONSCIENCIA CAUTERIZADOS (AS) OU PERDA DE SENSIBILIDADE.

A Bíblia não aborda a cauterização de feridas físicas no sentido médico ou de primeiros socorros. O termo "cauterizar" é usado em um contexto estritamente metafórico e espiritual, especificamente na passagem de 1 Timóteo 4:2, referindo-se à consciência humana.

Nesse versículo, a expressão "tendo cauterizada a sua própria consciência" significa que a consciência da pessoa se tornou insensível, endurecida ou marcada de forma permanente pelo pecado e pela hipocrisia, a ponto de não mais responder à verdade moral ou espiritual. 

CHAMADO TAMBEM COMO CORAÇÃO DE PEDRA (OBS: DEUS PODE TIRAR PELA ORAÇÃO DO JUSTO O CORAÇÃO DE PEDRA E COLOCAR UM CORAÇÃO DE CARNE SENSÍVEL)!!!

O que acontece, nesse sentido bíblico, é a perda da sensibilidade espiritual, resultando em: Insensibilidade ao pecado: A pessoa não sente mais culpa ou remorso por pecar. Rejeição da verdade: Uma obstinação e rejeição deliberada à verdade de Deus.

Endurecimento espiritual: O coração e a mente se tornam como uma "cicatriz" ou uma "marca" que não tem mais sensibilidade. Portanto, na Bíblia, a cauterização não é um ato de cura física, mas uma descrição de um estado de grave dano espiritual e moral.

CORAÇÃO CAUTERIZADO DE PEDRA: A Bíblia não usa o termo "coração cauterizado", mas sim "consciência cauterizada", que se refere a um estado de insensibilidade espiritual. Essa condição, descrita em 1 Timóteo 4:2, ocorre quando a consciência de uma pessoa é "queimada" por repetidas negações da verdade: Levando-a a perder a sensibilidade ao pecado e à voz de Deus. Essa insensibilidade pode resultar em endurecimento do coração, arrogância e incapacidade de se arrepender. 

CHAMADO TAMBÉM COMO DURA CERVIZ!!!

Olha o que Deus fala ao homem de duro coração, ou homem carnal ou homem de dura cerviz – Atos 5,51 Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.

Assim o Senhor definia os filhos rebeldes de Israel no deserto. Cerviz é o mesmo que nuca, a parte posterior do pescoço. Quem lida com gado sabe que o animal que tem dura cerviz não é apropriado para receber a canga (ordem) - (peça de madeira encurvada), logo não será muito útil para o trabalho no campo, porque não se submete ao comando do boiadeiro. Só serve para a carne ou o matadouro...

O HOMEM REBELDE E DESOBEDIENTE TRAZ PARA SI – AS PERDAS – O SOFRIMENTO – A MORTE FÍSICA E ESPIRITUAL... A dura cerviz impede o homem de olhar para cima, a soberba o orgulho o impede de buscar ajuda do alto e assim fica sem socorro. – Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Salmos 121:1,2...

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. RECEITA DE UM REMEDIO PARA A DURA CERVIZ:

Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. - Colossenses 3:1-3 ...

OLHANDO FIXAMENTE PARA O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ: JESUS, O QUAL, POR CAUSA DO JÚBILO QUE LHE FORA PROPOSTO, SUPORTOU A CRUZ, DESPREZANDO A VERGONHA, E ASSENTOU-SE À DIREITA DO TRONO DE DEUS. HEBREUS 12:2... AMÉM...

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...


 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

A ORAÇÃO DE EZEQUIAS!!! OCTOGÉSIMA SETIMA LIÇÃO (87) DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS!!! POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR...


INTRODUÇAO: Esta é a história de um homem de correto e de fidelidade diante do Senhor. Ezequias foi um rei que agradou ao Senhor com sua postura de ajustes na vida espiritual de sua nação. Certo momento de seu reinado recebeu uma carta do soberano assírio Senaqueribe, cheia de afrontas e ameaças.

A estratégia de Senaqueribe era sitiar a cidade, esgotando assim as condições mínimas de sobrevivência das pessoas, como água e comida. O rei assírio já conseguira vitórias em muitas batalhas e intentava o mesmo êxito com os filhos de Israel. O rei Ezequias, diante da tática do inimigo tomou atitudes de fé e em sua fé o conteúdo de sua oração nos traz grandes ensinamentos.

Ezequias, pois, tendo recebido a carta das mãos dos mensageiros, e tendo-a lido, subiu à casa do Senhor, e a estendeu (colocou no mural da fé) perante o Senhor. E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: Ó Senhor Deus de Israel, II Reis 19:14.

A ATITUDE DE EZEQUIAS FRENTE A UMA AFRONTA DO INIMIGO: 1ª Atitude - BUSCOU A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR: Foi ir imediatamente à casa do Senhor. Na hora dos problemas e das lutas devemos saber onde está a solução; NA CASA DO SENHOR 2º CRONICAS 7.14.

2 Crônicas 7:14 é um versículo bíblico que diz: se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra

A passagem fala sobre as condições divinas para que Deus ouça, perdoe e cure, através da humildade, oração, busca e arrependimento do seu povo.

2ª Atitude - SE HUMILHOU DIANTE DE DEUS: e, humildemente apresentar sua situação diante de Deus. Esta deve ser a atitude de todos os servos do Senhor se humilhar diante de DEUS. 

3ª Atitude – BUSCOU A DEUS EM ORAÇÃO:  Poderia ter ido preparar seus soldados, convocar uma reunião do conselho ministerial, todavia, escolheu ir à presença de Deus e orar. Devemos em todas as situações BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS.

4ª Atitude – FEZ O SEU MURAL DA FÉ: A oração de Ezequias traz detalhes de um padrão de fé esperado em tempos de crise. TEMOS QUE TER UMA CONFIANÇA NAQUILO QUE DEUS NOS MANDA FAZER BUSCAR NELE A SOLUÇÃO EM ORAÇÃO. 

Ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra. Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, ó Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quais enviou seu mensageiro para afrontar o Deus vivo.

Verdade é ó Senhor, que os reis da Assíria têm assolado as nações e as suas terras, e lançado os seus deuses no fogo porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. Agora, pois, Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus. II Reis 19:15-19.

CONCLUSÃO: Embora Deus seja o todo poderoso e saiba todas as coisas; escolheu a nós deixarmos ajudá-lo a mudar o mundo e o rumo de nossa nação (em nosso caso o Brasil), através de nossas orações. Este trabalho é um mistério para nós devido a nossa limitada compreensão, mas na realidade. Paulo nos exorta a orar uns pelos outros e pelos nossos líderes de governo. Nossas orações sinceras terão resultados poderosos (Tg 5.16).

Deprecação: pedido para a obtenção de graça ou favor; súplica, rogo, imploração. Etimologia: Deprecação: Ação de deprecar. Rogativa, súplica. Uma mensagem de oração com versículos pode ser focada em pedir a Deus por força em tempos difíceis, pedindo que Ele ouça o clamor e orem com fé, acreditando que o pedido já foi recebido, como em Filipenses 4:6-7:

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7...

Que orienta a não se preocupar, mas apresentar as petições a Deus, confiando que Sua paz guardará o coração e a mente. Outra abordagem é a confiança na promessa de que Deus responde quando clamamos, como em Salmos 102:1, que diz: "SENHOR, OUVE A MINHA ORAÇÃO, E CHEGUE A TI O MEU CLAMOR". 

 

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZ


 

sábado, 29 de novembro de 2025

OS TRÊS GRANDES MILAGRES DO GOLGOTA: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR BIBLICO!!!


PRIMEIRO - UM HOMEM SEM PECADO: Na cruz estava um homem, com todas as fraquezas e tentações humana (pois a nossa humanidade não nos é estranha). Um homem que nasceu, viveu e cresceu e não achou nele pecado e nem dolo algum... 

Sim, a Bíblia afirma que Jesus viveu sem pecar, como um sacrifício necessário para expiar os pecados da humanidade. Ele é descrito como sendo "sem pecado", "puro" e "inculpável", e a sua vida sem culpa o tornou o sacrifício digno para que as pessoas pudessem ter seus pecados perdoados através dele.

SEM PECADO: Versículos como 1 Pedro 2:22 afirmam que Jesus não cometeu pecado, nem foi encontrada falsidade em sua boca. Tentado, mas não pecador: Hebreus 4:15 menciona que Jesus foi "tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, porém sem pecado". Ele enfrentou tentações, mas não cedeu a elas, ao contrário de Adão e Eva.

TENHO O COSTUME DE DIZER QUE ESTE FOI TAMBÉM UM DOS GRANDES DACRIFICIO DE JESUS CRISTO!!!

Apocalipse – 05: 1a6 – 01 - E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. 02 - E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? 03 - E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele.

04 - E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de lê-lo, nem de olhar para ele. 05 - E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, a raiz de Davi, que venceu, PARA ABRIR O LIVRO E DESATAR OS SEUS SETE SELOS.

06 - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos UM CORDEIRO, COMO HAVENDO SIDO MORTO, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

SEGUNDO RESSURREIÇÃO DOS MORTOS: De acordo com o Evangelho de Mateus, a Bíblia relata que, no momento da morte de Jesus na cruz, os sepulcros se abriram e muitos corpos de santos que haviam morrido foram ressuscitados. Esses santos saíram dos túmulos depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade de Jerusalém e apareceram a muitas pessoas, conforme publicado em Mateus 27:52-53...

Os corpos de muitos "santos" que estavam mortos foram ressuscitados. Esses santos saíram dos túmulos "depois da ressurreição de Jesus". Eles entraram na "cidade santa" (Jerusalém) e apareceram a muitas pessoas. Eram servos fiéis de Deus, mas seus nomes não foram registrados. 

A aparição serviu como um testemunho da ressurreição de Jesus, mostrando sua vitória sobre a morte. O evento é interpretado como um sinal da vitória de Cristo sobre a morte...

João 11:25 é a declaração de Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá". A explicação central é que Jesus se identifica como a fonte da vida eterna, e a crença n'Ele transcende a morte física. Quem crê nele tem a garantia de vida eterna, mesmo após a morte.

TERCEIRO O PERDÃO LIBERADO SALVA O MUNDO DA MORTE FISICA: JESUS FOI O SALVADOR DO MUNDO!!! - De acordo com os relatos da Bíblia Sagrada, não há menção de anjos visíveis presentes no Gólgota durante o momento da crucificação de Jesus. As narrativas dos evangelhos focam em Jesus, Maria, outras mulheres, João, soldados romanos, líderes religiosos e os dois ladrões crucificados ao lado dele.

Embora não houvesse anjos visíveis na crucificação, a Bíblia relata: UM POTENCIAL DE INTERVENÇÃO: No Getsêmani, pouco antes de ser preso, Jesus disse a Pedro que poderia pedir ao Pai, e Ele lhe enviaria imediatamente mais de doze legiões de anjos (mais de 72.000) para livrá-lo, mas isso não aconteceu, pois a Escritura precisava ser cumprida.

MAIS UMA TENTAÇÃO SOBRE JESUS O PODER DE LIBERDADE DE DECIDIR SEU SACRIFICIO, POIS ALI ESTAVA UM GRANDE POTENCIAL DE INTERVEÇNÇÃO!!!

72.000 Anjos (Mateus 26:53). Jesus saiu do jardim de Getsêmani e, voluntariamente, permitiu que um bando de soldados o prendesse. Ele poderia ter chamado mais de 12 legiões (isto é: mais de 72.000) de anjos para livrá-Lo de poucas centenas de soldados romanos.

O CASO É SIMPLES: Jesus deu sua vida voluntariamente (veja João 10:17-18). Em vez de derrotarem um homem indefeso, os crucificadores estavam testemunhando a vitória do poderoso Rei dos reis! Jesus voluntariamente morreu por você... Se Jesus não tivesse sido crucificado, então você e eu estamos perdidos e condenados ao inferno. Foi a razão pela qual Jesus deixou o céu para nascer.

Ele firmou o rosto como um seixo para ir para a cruz, Jesus foi forte em resistir ao sacrifício da cruz. Isaías 50:7 - Porque o Senhor DEUS me ajuda; portanto, não me confundirei; POR ISSO PUS O MEU ROSTO COMO UM SEIXO, e sei que não serei envergonhado. 

Ele poderia ter chamado 12 legiões de anjos. Um anjo matou um exército inteiro em uma noite. Imagine o que 12 legiões poderiam fazer na terra. Mateus 26:52-54 - Então Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; porque todos os que lançam mão da espada à espada morrerão.

OU PENSAS QUE EU NÃO PODERIA AGORA ORAR A MEU PAI, E QUE ELE NÃO ME DARIA MAIS DE DOZE LEGIÕES DE ANJOS? 

Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que seja? A frase de Isaías 50:7 significa que o profeta (ou o "Servo" a quem ele se refere) firmou sua face com determinação inabalável, como uma pedra, porque tinha a certeza da ajuda de Deus em meio ao sofrimento e humilhação. Isso expressa uma confiança absoluta de que ele não será envergonhado ou desonrado por seus adversários.

Exemplo para os crentes: Essa passagem serve como um convite para que os fiéis também depositem sua esperança em Deus, mantendo a firmeza e a coragem mesmo em tempos difíceis, sabendo que Ele os sustenta e não os abandonará.

Alguns escritores descrevem a cena no gólgota no silencio do sacrifício eles indignados aguardavam uma palavra de jesus e neste momento eles interferem e o mundo poderia ser morto, assim como no diluvio. Diante de Deus estavam os anjos mais poderosos, mais fortes os príncipes de Deus. Diante do altar aguardando uma ordem de Deus e o todo poderoso se calou, enquanto aguardavam: 

DEUS OUVIU, OS ANJOS CELESTIAIS OUVIRAM, OS 72.000 ANJOS OUVIRAM E TODOS QUE ESTAVAM DIANTE DA CRUZ NO GOLGOTA OUVIRAM AS PALAVRAS DE JESUS CRISTO:

“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” é uma citação bíblica do livro de Lucas 23:34, atribuída a Jesus Cristo no momento em que ele era crucificado. A frase simboliza um ato de perdão supremo, onde Jesus intercede por seus algozes, que ele acredita agirem sem total conhecimento do que estão fazendo. É um dos exemplos mais fortes de amor e misericórdia na cristandade, pois mostra que o perdão não é esquecer, mas sim libertar-se da dor e buscar a paz.

A razão pela qual ele veio… Hebreus 12:2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...