(Tiago 1:23-25): Tiago nos diz, nesses versículos, exatamente como devemos usar a Bíblia. Devemos estudar para nos vermos mais claramente, com disposição para mudar e corrigir cada defeito que observamos. A pessoa que usa a Bíblia desse modo será abençoada em seu crescimento espiritual.
Contudo, há uma grande tentação para se usar a Bíblia como janela, no lugar de espelho. Em vez de se olhar no espelho, para ver como podemos melhorar, é mais fácil olhar pela janela para ver os erros dos outros. Esse era o problema dos fariseus que orava em Lucas 18:11-12. (ler)...
Em vez de ver seus próprios problemas, ele se confortava com o fato de haver outros pecadores maiores em volta dele. Quão facilmente defendemos nossos próprios erros encontrando alguém que julgamos ser pior!!!
LEMBRE-SE: 1 Pedro 4:5 - Todavia, eles terão de prestar contas á Deus que é aquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos. Quantos de nós julgamos: Há este quando morrer vai para o céu, há aquele quando morrer vai para o inferno. O único que tem este conhecimento é Deus que deseja que todos sejam salvos (predestinação)...
Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Romanos 14:11-13...
Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal. Eclesiastes 12:14...
O MARTELO DO ESPELHO:
JULGA-TE A TI MESMO: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Para julgar a si mesmo e ser humilde é a maior coisa que se pode fazer nesta vida!!! – 1 Cor 11:28 - Examine, pois, cada um a si próprio, e dessa maneira coma do pão e beba do cálice.
Jesus conheceu grande quantidade de pessoas que se achavam justas, que passavam seu tempo olhando pela janela para criticar e condenar outras. Ele certamente deve ter pensado em algumas delas quando pregou o sermão do monte. Ali, ele advertiu contra tal julgamento condenatório.
Precisamos primeiro aplicar a verdade em nossas vidas antes de tentarmos resolver os problemas de outros (Mateus 7:1-5). - Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7:1-5.
Argueiro: partícula pequeníssima, destacada de qualquer corpo; grânulo, cisco, coisa mínima, sem qualquer importância; ninharia, nonada (insignificância). Trave: Grande tronco ou madeiro retilíneo, grosso e comprido, para sustentar partes elevadas de uma construção chamada viga.
ATENÇÃO: O malhete ou martelo é vinculado nesta mensagem ao antigo
cajado utilizado pelos sacerdotes judeus e cristãos, que, quando presidindo os
cultos ou reuniões públicas, o utilizavam para chamar a atenção da assembleia.
E nesta mensagem quero ensinar a maneira que devemos julgar nossos irmãos:
1 – COM MISERICORDIA: (Miseris e cordia – olhar do coração) – Se quer julgar julgue com compaixão (sentir a dor de outro). – Tiago 2:13 Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo. - Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou.
Efésios 2:4... - Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, Tito 3:5. - Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. Hebreus 4:16.
Olha quando escondemos nossa própria impiedade e erros atrás dos pecados e erros dos outros irmãos, não estamos seguindo a Deus e nem obedecendo a sua palavra. Podemos até enganar outras pessoas. Podemos até enganar a nós mesmos. Mas Deus fez o espelho, e sabe exatamente o que ele reflete!!!
OLHOS E OUVIDOS DE DEUS: Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que firmam toda a esperança em suas misericórdias. – Salmo 38:18 - 1 Pedro 3…11 - afaste-se do mal e pratique o bem; busque a paz e nela persevere.
12 - Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus
ouvidos estão atentos às suas orações, entretanto, a face do Senhor volta-se
contra os que praticam a maldade. 13 - Ora, quem vos fará mal se sois zelosos
do bem e: (da bondade e compaixão)? Amém, Deus te abençoe!!!
Deus te abençoe!!! Oswaldo de Souza...
Nenhum comentário:
Postar um comentário