MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

A PROFETIZA HULDA A GUARDA ROUPA: POR OSWALDO DE SOUZA ESCRITOR...


Hulda foi uma profetisa que viveu em Jerusalém durante o reinado do rei Josias, sendo conhecida por sua atuação como profetisa da corte. Ela é mencionada em 2 Reis 22:14-20 e 2 Crônicas 34:22-28, onde o rei envia mensageiros a ela com o livro da lei recém encontrado para buscar a palavra de Deus. A mensagem de Hulda serviu como um importante marco para a reforma religiosa de Josias.

O Livro da Lei: Durante os reparos no Templo, o Sumo Sacerdote Hilquias encontrou um livro da lei, que foi levado ao rei Josias. Josias ficou perturbado ao ler o que havia sido esquecido pelo povo e enviou mensageiros, incluindo o sacerdote Hilquias, para consultarem HULDA, A PROFETISA.

A MENSAGEM PROFÉTICA: Hulda confirmou que a ira de Deus viria por causa da desobediência do povo, mas também deu uma mensagem de esperança ao rei.

Ela disse a Josias que, por ter humilhado seu coração diante de Deus e se arrependido, ele não veria o desastre em sua vida, mas que este aconteceria após a sua morte.

O IMPACTO: A profecia de Hulda foi fundamental para o rei Josias, pois serviu de base para uma reforma ESPIRITUAL e um reavivamento espiritual em Judá. Ela também é considerada por alguns como a primeira pessoa a declarar certos escritos como Escritura Sagrada...

Hulda, uma profetisa mencionada na Bíblia, era conhecida por seu caráter fiel e ousado. Sua história pode ser encontrada na bíblia. Apesar de ser mencionado apenas brevemente no Antigo Testamento, o caráter e as ações de Hulda trazem exemplos significativos para as mulheres e homens, servas e servos de Deus, nos dias de hoje.

Como mulher de fé, Hulda ganhou reconhecimento por seu dom profético durante o reinado do rei Josias, que foi um dos poucos reis de Judá tementes a Deus. Durante o reinado do Rei Josias, o Livro da Lei foi redescoberto no templo. Esta descoberta perturbou profundamente o rei, que reconheceu que o povo de Judá não estava obedecendo aos mandamentos e estava, portanto, sujeito ao julgamento de Deus.

Em busca de orientação, Josias enviou uma delegação para consultar Hulda, que através do seu dom de profecia, ajudou o rei e a nação a compreender a Palavra do Senhor. A interpretação de Hulda do Livro da Lei confirmou que Deus traria desastre sobre o povo devido à sua desobediência e idolatria.

Contudo, ela também profetizou misericórdia para o rei Josias por causa de sua humildade e fidelidade ao Senhor em buscar orientação. A história de Hulda serve como exemplo de serva fiel a Deus: O dom profético de Hulda não foi para seu próprio benefício. Ela era uma serva de Deus. Ser profetisa significa ser porta-voz do Senhor. A sua profecia precisa e o seu envolvimento no processo de consulta enfatizam a importância do seu carácter. Hulda sabia da sua responsabilidade.

Ela era uma mulher fiel a Deus e totalmente entregue à sua vontade. Em momento algum, a profetisa abordou achismos ou fez seu próprio julgamento. Do contrário, através do discernimento espiritual entregou o que Deus tinha preparado para o seu povo.

Assim precisa ser a vida daquela que deseja ser usada por Deus, seja em profecia, seja em orientação. O Senhor deseja nos dar discernimento e sabedoria para auxiliarmos e orientarmos os demais na caminhada, no entanto, cabe a nós a responsabilidade de buscarmos a Deus em devoção, buscando, diariamente, um caráter completamente transformado. As características de Hulda incluíam:

OUSADIA: Hulda não hesitou em transmitir a mensagem de Deus ao rei e aos seus oficiais. Ela proclamou corajosamente o julgamento que viria sobre a nação devido à sua desobediência aos mandamentos de Deus; 

FIDELIDADE: Apesar de ser uma mulher numa sociedade dominada pelos homens, Hulda permaneceu firme no seu serviço a Deus como profetisa e professora; SABEDORIA: Hulda foi capaz de interpretar as palavras do Livro da Lei e transmitir com precisão a mensagem de Deus ao Rei Josias e seus oficiais.

O caráter e comportamento de Hulda não fica apenas no Antigo Testamento, antes, serve de modelo para nós nos dias de hoje. Sua disposição, posição diante da situação e discernimento reforça a necessidade que temos de cultivar um relacionamento íntimo com Deus, buscando a sua orientação.

ESTUDO BÍBLICO SOBRE PROFECIA E PROFETADA: A PROFECIA, conforme conhecemos na Bíblia, significa oráculo e o profeta, vidente. Dependendo da situação profecia quer dizer proferir, anunciar uma mensagem. O profeta bíblico é aquele que recebe uma mensagem do Altíssimo e a transmite para o destinatário. 

AS PROFETADAS – palavra moderna criada para sinalizar uma profecia duvidosa - são imitação da verdadeira mensagem de Deus com a principal diferença: Não tem a revelação de Deus; pode ser de origem humana ou mesmo satânica.

Hoje circula em nosso no meio a palavra “profetada”. Buscando nos melhores dicionários não encontrei o seu significado, mas pude vê-la reproduzida abundantemente nas páginas on-line, quase sempre querendo dizer a mesma coisa: profecia da carne, profecia do homem, palavra mal proferida para alguém e termos semelhantes.

Cuidado não dê lugar ao inimigo de Deus na sua vida, por exemplo, o inimigo não tem poder de saber tudo aí ele lança um dardo inflamado que vai fazer algo na sua vida ou família se você aceita esta palavra neste momento ela se cumpre através de maldições... Ai está uma diferença a profecia fala e traz bênçãos, a profetada fala e traz maldições... 

PROFETADAS: Não existe nada no mundo sem significado e nada acontece por acaso. O desconhecimento das causas que geram algumas situações a que estamos envolvidos não nos exclui de certas responsabilidades.

As profetadas funcionam como uma montagem de cenário com o objetivo de simular a manifestação da Glória de Deus através de uma suposta mensagem aos Seus servos. São falsas profecias ou profecias não reveladas por Deus. A “proferição” acontece com certa frequência em alguns lugares mediante a necessidade do ouvinte de pôr ouvir uma mensagem verdadeira e edificativa e da coragem de certos crentes que agem como “profetadores”. 

Estes, em muitos casos, pensam que estão obrigados a profetizar todas as vezes que alguém chegar necessitando de uma palavra. Os mensageiros que profetizam por si (profecia da carne como é chamada) podem ser os mesmos que já receberam o dom, mas não conseguem compreender que a revelação só é dada sob o princípio da soberania divina.  

ELE USA A QUEM, COMO E QUANDO QUER: Algumas palavras ditas em profetadas por profetadores podem ser proferidas por profeta ou profetiza em profecias. A DIFERENÇA ESTÁ NA ORIGEM, À PRIMEIRA É “DA CARNE” E A SEGUNDA, REVELAÇÃO DE DEUS. Mas existem palavras ou frases absurdas e sem bases bíblicas que só são proferidas dos profetadores em suas profetadas. São muitos os motivos e pretextos para profetadas. 

Olha eu não preciso de profecia para saber que o império das trevas quer destruir, meu ministério, família, e minha vida pois a bíblia já me orienta a respeito disto; “o ladrão não vem senão para roubar, a matar, e a destruir” – mas a segunda parte do versículo diz assim – “Eu vim (Jesus) para que tenham vida, e a tenham em abundância” ... 

“Para isto o filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” ... Todo cuidado é pouco na hora de posicionarmos a respeito de “profetadas” e profecias. Profetadas (maldições não aceitam – profecias recebam em nome de Jesus Cristo). 

Deus te abençoe Oswaldo de Souza...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário