MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O SHOW GOSPÉL? OU FESTA DE MAMOM? (RIQUEZAS): vergonha evangélica...

Por causa do grande crescimento da música gospel nestes últimos tempos, alguns pensamentos extras bíblicos têm afetado o verdadeiro propósito de louvor e adoração no meio do “povo de Deus”, revelados nas Escrituras.
É fácil perceber que em muitos lugares, o louvor a Deus está sendo transformado em show, com a finalidade de trazer prazer e entretenimento ao homem. Muitos músicos têm levado na mente um conceito errôneo da palavra inglesa gospel e tem influenciado os jovens a pensar do mesmo modo.
 gospel = god + spell = Palavra de Deus = Evangelho.
Antes de qualquer coisa nas explicações sobre o tema, quero que você entenda o significado da palavra show quando ela for citada neste estudo:
1 - A palavra show deriva da língua inglesa significando apresentação. O verbo to show significa mostrar, apresentar, revelar, expor, etc. No dicionário Silveira Bueno de língua portuguesa show se define como espetáculo; apresentação musical ou teatral.
2 - Quando a palavra show for citada neste texto, ela abrangerá a apresentação musical em si e outras palavras relacionadas, tais como: contrato profissional, cachê, empresários, cobrança de ingressos, dinheiro, etc.
Creio que a música utilizada como veículo de louvor a Deus não deve ser utilizada da mesma forma que a música secular. Este é um problema que facilmente encontramos atualmente.
Muitos cristãos têm profissionalizado a música evangélica atual, ganhando rios de dinheiro com isto. Por este motivo, devemos ter cuidado para não trocar gato por lebre, relembrando a parábola do joio e do trigo.
Há músicos cristãos, hoje em dia, que mudam de igreja ou equipe musical quando começam a achar que não vão ter um "futuro promissor" nela. Eu, pessoalmente, creio que a música cristã deve almejar diferentes propósitos e ter diferentes visões.
Eu não posso acreditar que ela deva visar dinheiro, lucro, fama, ou qualquer outro motivo nunca citado nas Escrituras.
Algum tempo atrás, um grupo musical cristão muito conhecido foi convidado para vir a juiz de fora com o fim de apresentar o seu trabalho às igrejas locais.
A estadia deste grupo foi bastante divulgada em pequenos panfletos distribuídos dias antes do "show".
REFLITA NO ANÚNCIO PUBLICADO:
GRANDE SHOW:         
VENHA LOUVAR AO SENHOR COM A BANDA XXXXX !!!
Venha participar deste grande evento onde o pastor XXXXX estará orando por todos!!!
DIA: XX / XX / XX
VALOR DO INGRESSO: R$ 15,00
Ao ler este anúncio, comecei a me indagar sobre o primeiro problema que percebi: "Se algum irmão não tiver condições financeiras para adquirir o ingresso, ele não poderá louvar a Deus ou receber oração como os demais?".
Um outro problema é que o envolvimento com shows pode prejudicar gravemente as pessoas. Alguns anos atrás, um pastor contratou um famoso cantor para ele estar no estádio de futebol da cidade.
O valor do cachê foi fechado em R$ 20.000,00. No dia do evento caiu uma forte chuva e pouquíssimas pessoas compareceram ao local da apresentação. No final da história este pastor teve que vender a casa para pagar o empresário do cantor.
Este fato serve de exemplo para todos aqueles que estão envolvidos com a música cristã. Na hora de contratar um grupo para ministrar, questione em pensamento: "Se nós dissermos que não temos condições financeiras para pagar o cachê ao grupo, será que eles virão louvar do mesmo jeito?".
É importante que os músicos cristãos criem uma posição crítica sobre tudo o que acontece ao redor no ambiente cristão. Há muitos músicos e cantores "disfarçados" que se diz de Deus, mas possuem alvos e propósitos extras bíblicos.
A própria Bíblia nos manda vigiar, isto para que não sejamos confundidos. Em nenhuma parte das Escrituras nos deparamos com situações onde os levitas cantavam e faziam apresentações para o povo. A verdade é que todo o povo louvava e cantava ao Senhor juntamente com os diretores de música e cantores.
Podemos perceber que nos shows, as atenções não são voltadas a Deus, mas são geralmente direcionadas à banda que está no palco. Muitos ainda, vão a shows para buscar prazer ao corpo ou um divertimento diferente. Este é outro problema.
No livro dos Salmos, Davi enfatiza inúmeras vezes a ordem de louvor direcionada a Deus (Sl 9.11, 18.3, 21.13, 27.6,...). "Louvai ao Senhor", "Salmodiarei ao Senhor", "Cantai ao Senhor", "Engrandecei o Seu Nome", "Celebrai com júbilo ao Senhor", etc.
Percebemos que havia uma certa preocupação de Davi em conduzir o seu louvor direcionado a Deus e agradá-lo com suas músicas e poesias. Davi entendia o que era louvar a Deus e o fazia bem feito. Este é o propósito da música!
Ouvimos muitos irmãos dando "desculpas" para tocarem shows dizendo que foram chamados para trabalhar com música evangelística. Nada contra isto, mas observamos facilmente que o verdadeiro propósito de muitos é ser reconhecido pelas pessoas e não ganhar almas para Cristo e sim dinheiro.
Algumas bandas procuram cantar em festas mundanas, concursos musicais e quermesses, dizendo que vão testemunhar de Jesus, porém, muitas vezes isto não acontece. Nestes casos o estilo de vida dos músicos cristãos começa a passar uma imagem ruim para a sociedade.
As pessoas devem ter em mente que, num período de louvor, todos somos o palco e Deus é o auditório. Ele sabe tudo o que fazemos em cima do palco e sabe se estamos cantando com sinceridade ou não.
“A DEUS SEJA A HONRA A GLORIA A ADORAÇAO E EXALTAÇÃO E O LOUVOR, SOMENTE A DEUS QUE ATRAVÉZ DE JESUS NOS ABENÇOU COM TODA SORTE DE BENÇÃOS NAS REGIÕES CELESTIAL”! FIM.
“Deus abençoe sua vida” Pr Maurilio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário