MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

ESTUDO ANO 2015 - VIDA ABUNDANTE - PROJETO VEM E VEJA: CAMPANHA QUAL É SUA MURALHA:

“Nem mesmo as fortes muralhas resistiram ao poder de Deus através de seu povo”...

Na época da Bíblia, a importância de uma cidade podia ser vista de longe, de acordo com o tamanho de seus muros. Quanto maiores os paredões de proteção, mais desenvolvida era a comunidade em seu interior, daí a necessidade de uma barreira de defesa.
Na época canaanita, as muralhas eram feitas de pedra. A mais famosa daqueles tempos era a de Jericó, como vemos no Antigo Testamento. Na verdade, era uma proteção dupla, como um grande muro dentro de outro, com um espaço de 5 metros entre eles. O de fora tinha 2 metros de largura e, o interno, 4 metros, com torres de vigia com 10 metros de altura, a mesma da muralha. Havia até mesmo casas sobre os muros – muitos acreditam que a da prostituta Raabe, que ajudou os espiões hebreus, fosse uma dessas construções.

Foi a primeira grande fortificação com que os hebreus se depararam em sua ocupação da Terra Prometida, após a libertação do cativeiro egípcio – eles não só chegaram até aquele território cruzando o Jordão, mas tiveram que conquistá-lo. O cenário é bem conhecido: hebreus cansados, 4 décadas de jornada pelo deserto, incrivelmente em desvantagem em relação a uma cidade bem desenvolvida, armada e guarnecida. Como conquistar aquela gigantesca fortaleza, intimidante até mesmo para os padrões atuais?

Um povo fraco e cansado entendeu, por meio de seu líder Josué, que não era com a força deles que deveriam contar. Ao invés de espadas e escudos, trombetas, gritos e orações. Ao fim de 7 dias de cerco, os muros simplesmente ruíram. Não pela ação física do homem ou de artefatos mecânicos, mas pela ação de Deus.

A ciência comprova. Em escavações realizadas no início do século 20, o arqueólogo inglês John Garstang (1876-1956), diretor do Departamento de Antiguidades da Palestina e diretor da Escola Britânica de Arqueologia de Jerusalém na época do Mandato Britânico, concluiu que a muralha externa caiu de dentro para fora e, como ficava num terreno um pouco abaixo da interna, arrastou-a junto na queda, assim como muitas das casas em cima dela.
Antes a majestosa defesa foi abaixo.  O que dava medo e desanimava, não passava mais de escombros. A passagem estava aberta. Jericó era do povo de Deus.

Todos têm, em alguns momentos da vida, muralhas à sua frente.  E em todas as áreas sendo mais especifico familiares, financeiras, físicas e espirituais:
Aquela vida abundante que parece impossível; a felicidade no casamente e âmbito familiar que parece só acontecer para os outros ou é vista como “coisa de novela”; dívidas; doenças; dificuldades das mais variadas formas.
Mas o que faz a diferença é como você enxerga essas muralhas? Elas são um indício de que deve desistir ou desanimar? Ou você, como o povo hebreu, não as VÊ COMO OBSTÁCULOS, MAS COMO DESAFIOS? Foi assim que os homens de Josué viram a questão, e A DIFICULDADE VIROU VITÓRIA.

Assim como DEUS LIBERTOU o povo de Israel da escravidão do Egito e deu a eles a Terra Prometida, Ele TAMBÉM QUER DAR A VOCÊ. Mas, para isso acontecer, não basta apenas crer na profecia. É preciso agir, lutar, colocar toda a sua força e fé.
Se Moisés não tivesse ESTENDIDO O CAJADO a fé o crer no Senhor Jesus é o seu cajado de hoje, o Mar Vermelho não se abriria simplesmente por causa da promessa.
Do mesmo modo, se Josué não tivesse obedecido à Palavra de Deus – que é a Profecia (VENTO PROFETICO) – e não tivesse rodeado a cidade por 7 dias, dado as 13 voltas e seguido todas as instruções do Senhor, as muralhas não teriam ruído e o povo não teria tomado posse da cidade de Jericó, mesmo tendo recebido a Profecia e promessa Divina.

Isso significa dizer que entre crer na Profecia e o cumprimento dela na nossa vida existe um caminho a ser percorrido. O cajado estendido por Moisés representa a fé, que deve ser usada para que a Profecia se cumpra.

Obediência a palavra e fé no poder de Deus através de Jesus Cristo são as ferramentas que nos levarão a tomar posse da nossa terra prometida.
Onde está a sua muralha aquela que não te deixar chegar à felicidade plena ou a vida abundante de Jesus que você precisa derrubar?

Na vida financeira (prosperidade), familiar (harmonia e paz no seu lar), física (saúde), espiritual (unção, poder e milagres) ou numa causa que, aos seus olhos, é impossível de ser resolvida?

Não se acomode com o seu problema. Participe desta campanha de fé orar todos os dias do mês de janeiro e fevereiro de 2015, ore diariamente pelas suas causas faça essas muralhas ruírem em nome de Jesus Cristo. Tenha uma atitude de coragem e tome posse da sua terra prometida!

Vamos orar: Meus Deus em nome de jesus cristo, eu quebro esta muralha _____________ na minha vida e no poder de teu santo nome eu ordeno que ela caia por terra no nome santo de Jesus Cristo. Eu creio no poder do alto, o poder que vem do teu trono, o poder que vem da tua voz soberana e poderosa e recebo na autoridade do Senhor a minha vitória e andarei sobre os escombros desta muralha ___________, Pois eu tomo posse de minha vitória no nome de Jesus Cristo, amém!

Js 6.1-10 e 20 - Jericó tinha uma localização privilegiada, devido ao contato com o Oriente e pelo abundante acesso às águas. Sua muralha era aparentemente impenetrável e inacessível, com cerca de 9 metros de atura e entre 2,5 a 6 metros de largura. Para o homem era impossível, mas para Deus... Não havia dificuldade nenhuma!

A PRÁTICA DO OUVIR: Deus deu instruções claras e precisas sobre o que fazer (6.2-4). Uma geração inteira havia morrido no deserto porque não ouviu os conselhos dados por Deus, tornando-se desobediente (Js 5.6).
Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a gente dos homens de guerra que saíram do Egito, que não obedeceram à voz do SENHOR, aos quais o SENHOR tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a seus pais, terra que mana leite e mel.

A DESOBEDIÊNCIA GERA A MORTE! A OBEDIÊNCIA, VIDA E BÊNÇÃO!
Para que as muitas muralhas caiam em nossas vidas e ministérios, temos que ter a mesma atitude de ouvir o que o Senhor fala. Muitos são seus ensinamentos sobre as várias áreas da vida que precisam ser ouvidos e seguidos. Orientações sobre a vida em família, finanças, saúde, relacionamentos, etc.

Quem não tem disposição para ouvir ficará para fora das promessas de Deus. Jesus disse inúmeras vezes "quem tem ouvidos para ouvir, ouça".
A PRÁTICA DO ESPERAR: Josué orientou ao povo que não desse o brado de guerra, não levantasse a voz, até o dia em que lhe ordenaria (Js 6.10: Porém ao povo ordenara Josué, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: gritai! Então, gritareis).
Imagine uma multidão de cerca de quarenta mil homens (Josué 4.13) esperando em silêncio por seis dias a manifestação de Deus. Ficaram firmes, pacientes, confiantes e inabaláveis, esperando o tempo certo.
Muitos cristãos não sabem esperar o tempo de Deus. Deus é Senhor do tempo e soberano sobre todos os acontecimentos nos céus e na terra. Jesus disse com ênfase: "não andeis ansiosos por coisa alguma."

A PRÁTICA DO AVANÇAR: Finalmente, no sétimo dia, as muralhas ruíram ao som das trombetas e do grito do povo e tomaram Jericó (6.20: Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram). Era somente a primeira cidade de muito mais que viria adiante.
Cada muralha que derrubamos nos capacita a novos avanços e conquistas. Em nossas vidas e ministérios existe o preciso momento de avançar. É o momento em que devemos fazer a nossa parte, o povo escalou as ruínas de pedra, foi difícil, mas compensador!

Afinal, Jesus disse: "as portas do inferno não prevalecerão sobre sua igreja." - Deus te chama hoje a derrubar muralhas dos relacionamentos, das dificuldades, das feridas da alma, da falta de perdão, da rejeição, do abandono...
Deus te chama a derrubar as muralhas; financeiras, físicas, familiares e espirituais. Reconheça apenas que sozinho você não consegue, peça a Ele que te dê as instruções. Deus coloca hoje a sua disposição o Seu braço forte!


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário