MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O SANGUE DA CRUZ: JUSTIFICA – PERDOA – SALVA!!! – POR MAURILIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BIBLICO...


Hebreus 9:1 – ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. –Hebreus 9:7 - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; Hebreus 9:8 - Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo... Hebreus 9:11 - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Hebreus 9:12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.  

Observe primeiro, que quando João Batista anunciou a vinda do Messias, referiu-se a duas funções que seriam realizadas por ele: 1º - Primeiro, que seria o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 2º - Segundo que batizaria com o Espírito Santo e fogo - (Jo 1.29) - João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          O sangue do Cordeiro precisava ser derramado antes que o derramamento do Espírito Santo pudesse ser concedido. (a pessoa espiritualmente precisa ser lavada para ser revestida). - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3:11...

Somente quando tudo que o Velho Testamento ensinou sobre o sangue fosse cumprido é que a dispensação do Espírito poderia começar. Depois, o Senhor Jesus Cristo declarou, ele próprio, que sua morte na cruz era a razão por que havia vindo ao mundo. Que era a condição necessária para a redenção e a vida que viera trazer. Afirmou claramente, em conexão com a sua morte, que o derramamento do seu sangue era necessário.

Na sinagoga de Cafarnaum, falou de si mesmo como: 1º - O Pão da Vida -(Jo 6.35), e que esse pão; 2º - Daria vida para o mundo (Jo 6.33). Quatro vezes em seguida, falou do seu sangue: 1º - Se não... beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos; 2º - Quem... beber o meu sangue tem a vida eterna; 3º - O meu sangue é verdadeira bebida; 4º - Quem... beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele - (Jo 6.53-56). Jesus declarou como o Filho do Pai que veio restaurar-nos a vida perdida, não poderia fazer isso de nenhuma outra forma senão morrendo por nós. Derramando seu sangue e, só então, tornando-nos participantes do poder que o sangue derramado oferece.

Jesus confirmou os ensinamentos do Velho Testamento – Que o homem só poderá viver por meio da morte de um inocente, e que só através da ressurreição é que a vida se torna eterna. – Efésios 2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Nem o próprio Cristo poderia nos tornar participantes desta vida eterna sem derramar seu sangue e nos levar a beber dele. Que fato glorioso e salvítica!!! - A VIDA ETERNA PODE SER NOSSA, CONTUDO NÃO SEM SANGUE. 

É impressionante a declaração do nosso Senhor Jesus Cristo na última noite de sua vida na Terra: Antes de completar sua grande obra, doando a vida como resgate por muito...
Mateus 20:28 - Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Ele instituiu a Ceia, dizendo: - Mateus 26:27 - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

Quero colocar uma observação no versículo de: Mateus 26:29 - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai. – SÓ VAI TOMAR NO REINO DE DEUS QUEM TOMOU E PARTICIPOU DA COMUNHÃO DA IGREJA DO SENHOR JESUS!!!

LEMBRE-SE MEU IRMÃO NÃO SEM SANGUE: SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE, NÃO HÁ REMISSÃO (HB 9.22). CONCLUSÃO: 1º - Pelo derramamento do próprio sangue, Cristo obteve NOVA VIDA para nós. 2º - Através do que descreveu como beber o seu sangue, 


ELE DIVIDE SUA VIDA CONOSCO. 3º - O sangue derramado de Jesus na cruz nos livra da culpa do pecado, da morte e do castigo pelo pecado. 
4º - O sangue que bebemos pela fé transmite-nos sua vida. 5º - O sangue que derramou foi, em primeiro lugar, para nós e, em segundo lugar, concedido a nós, para bebermos e renovarmos nossa aliança (compromisso) com Deus.

CONCLUSÃO FINAL: Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; à universal assembleia e a igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel – (Hebreus 12.22-24).

O SANGUE DE JESUS NOS FALA TRES COISAS: PRIMEIRO; PELO SANGUE TEMOS A REMISSÃO - Remissão é o ato ou ação de perdoar e redimir. A origem etimológica do termo remissão supostamente teria se originado a partir do significado; Ação de pôr no caminho de novo, ou seja, de recomeçar. Significa um sentimento de compaixão e misericórdia!!!

SEGUNDO: PELO SANGUE SOMOS JUSTIFICADOS - Para colocar de forma simples, justificar significa declarar justo; fazer alguém justo diante de Deus. Justificação é quando Deus declara justo todo aquele que recebe a Cristo, baseado na justiça de Cristo sendo debitada às contas daqueles que O recebem.

Apesar de que podemos achar justificação como um princípio por todas as Escrituras, a passagem principal que descreve justificação em relação aos crentes é Romanos 3:21-26: Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:21-26...

TERCEIRO: PELO SANGUE RECEBEMOS A SALVAÇÃO; A palavra salvação tem sua origem transmitindo a ideia de cura, redenção, remédio e resgate; no latim salvar significa ajuda ou saúde. A salvação é um termo que se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz referência à salvação da alma!!!

A salvação eterna ou a salvação da alma é um grande presente de Deus para a humanidade. A nossa comunhão original com o Criador foi quebrada, no pecado de Adão e Eva e perdemos o privilégio da vida eterna. Desde então conhecemos a morte e necessitamos de redenção, justificação e salvação. Todas nos foram dadas pela vida, morte e ressurreição de Jesus.

O grande e principal alvo da fé é a salvação da alma. Isto é, primeiro nós devemos receber Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas para que sejamos livres da condenação eterna. - Pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. (1 Pedro 1:9)... - Pois vocês são salvos pela graça (FAVOR IMERECIDO), por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; (Efésios 2:8)


Deus te abençoe!!! Maurilio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário