MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 7 de dezembro de 2019

TRÊS PERGUNTAS VITAIS PARA MINHA VIDA ESPIRITUAL: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


1 – Porque eu venho à igreja? – 2 – Para que eu venho à igreja – 3 – E onde esta pratica de vir de estar na igreja vai me levar? Busquei algumas respostas na palavra de Deus, procurando o entendimento e a compreensão destas coisas!!!

1 – Porque venho na igreja? Por que Deus esta neste lugar e aqui encontramos respostas as nossas indagações e soluções para os nossos problemas espirituais, familiares, financeiros e físicos. Na igreja é preenchida as nossas necessidades na tricotomia de minha formação: Pneuma (alma) – psique (espirito) – psoma (corpo)...

NA IGREJA MANIFESTA-SE A GLORIA DO SENHOR: E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor. E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua bondade dura para sempre. 2 Crônicas 7:1-3...

NA IGREJA HÁ UMA ALIANÇA DE DEUS COM SEU POVO PARA ABENÇOAR: COM A CURA – A BENÇÃO DA PROSPERIDADE E QUEBRA DA MALDIÇÃO: Assim Salomão acabou a casa do Senhor, e a casa do rei, e tudo quanto Salomão intentou fazer na casa do Senhor e na sua casa prosperamente o efetuou. E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:11-14...

NA IGREJA HÁ A ALIANÇA DAS BENÇÃOS DE ABRAÃO, SAÚDE – FINANCEIRA – FAMILIAR E ESPIRITUAL: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta. Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só:

E à tua descendência, que é Cristo. Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. Gálatas 3:13-18. Quer ser abençoado? Tenha a pratica diária ou semanal com os cultos e reuniões da igreja!!! Amém...

2 – Porque Deus esta na igreja: Em casa ele é meu Pai na igreja ele é meu Senhor. Em casa sou seu filho na igreja sou seu servo, é uma decisão pessoal, pois muitos tem sido servos de Deus por frequência na igreja, mas sem um relacionamento pessoal e íntimo com o Deus pai. Querem a obra de Deus e não o Deus da obra, tornando-se servos insensíveis por falta da intimidade paternal em casa com o Deus benigno, real, bondoso e misericordioso veja estes textos: 

5. “E agora, a respeito da oração. Quando orarem, não sejam como os fingidos, que oram publicamente nas esquinas das ruas e nas sinagogas, para todo mundo ver. Verdadeiramente, essa é toda a recompensa que eles poderão ter”. Recompensa = Visibilidade humana!!!

6. “Mas vocês, quando orarem, retirem-se, completamente a sós, fechem a porta atrás de vocês, e orem ao seu Pai secretamente; e seu Pai, que conhece os seus segredos, recompensará vocês”. Recompensa = Galardão celestial!!!

7. “Não fiquem recitando sempre a mesma oração, como os pagãos fazem, pois pensam que as orações repetitivas é que são eficientes. 8. Lembrem-se: seu Pai sabe exatamente o que vocês precisam, até mesmo antes que vocês peçam a Ele! ” Recompensa = Suas necessidades supridas por Deus o pai!!! – Mateus 6:5ª8...

O HOMEM TEM TRÊS ALTARES E SUA VIDA ESPIRITUAL DEPENDE DELES: O ALTAR PESSOAL – O ALTAR FAMILIAR – O ALTAR CONGREGACIONAL DA SANTA GREI!!!

A primeira atitude nesta rede de relacionamento deve ser o nosso encontro pessoal com Deus e este encontro vai gerar um relacionamento profético, pessoal = intimo e ministerial = serviçal. INTIMIDADE E SERVIÇO!!!

DOIS HOMENS DO ANTIGO TESTAMENTO REPRESENTAM AS DUAS ATITUDES DAS PESSOAS NA IGREJA CONTEMPORÂNEA!!!

Veja o exemplo de Jacó E Esaú: Gênesis 25:23,24 - E o senhor lhe disse a Isaque: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. 

A Palavra de Deus não falha em seus “tipos”. E veremos o que Deus quis revelar na vida desses dois homens, símbolo de duas grandes nações espirituais que se dividiriam, onde um seria mais forte do que o outro. Ora, sabemos até mesmo a natureza que ambos teriam, até chegar na maturidade, pois as escrituras apontam com clareza para isso. Gênesis: - 25:24-27 - E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; Por isso chamaram o seu nome Esaú. E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou. E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.

Podemos observar aqui alguns pontos muito importante; Primeiro: Esaú (figura das religiões), era peludo, ou seja, havia uma camuflagem sobre aquele pequeno menino que ainda haveria de ser revelada. Figura de um homem sem intimidade com Deus, tinha promessa, mas fez muxoxo (não deu valor) das promessas de Deus. Trabalhava, mas não criava intimidade com Deus.

Enquanto Jacó, nasceu segurando o calcanhar do seu irmão (figurando a luta pela benção da primogenitura, da busca da benção onde ela estivesse). Gênesis 25:22,23 - E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.

Lembram-se sempre meus irmãos seremos mais fortes quando criarmos e buscarmos uma intimidade e relacionamento com Deus: Efésios 6:10-11 - Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo... Se sou mais forte no meu relacionamento pessoal com Deus pai na minha casa “EU BUSCO Á DEUS NO MEU QUARTO”!!! Se eu me fortaleço com o meu Deus da igreja: “EU BUSCO NOS DIAS E HORÁRIOS DOS CULTOS E REUNIÕES DA IGREJA DO SENHOR”!!!

O HOMEM FREQUENTADOR DE IGREJA SEM RELACIONAMENTO EM CASA PESSOAL E INTIMO COM DEUS É SEMELHANTES A ESAÚ: Esaú é o “tipo” perfeito das religiões, elas aparentam que muito agradam a Deus com suas obras, são caçadores de “almas” porém as matam quando as acham, não gostam de falhar na escola dominical, oram de madrugada, e chegam até a sair de casa no sol escaldante, para falar de Deus, Apenas camuflagem!!! - Pois seu caráter ainda seria revelado, ora, Deus prefere muito mais a obediência do que o sacrificar, Deus prefere ver sua Palavra estampada no coração e receber o valor merecido:

Do que Palavra apenas em lábios, Ela não ser trocada barganhada. - 1 Samuel 15:22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. No primeiro momento Esaú trocou tudo que estava para receber de Deus por um prato de sopa de lentilha!!! – Muitos hoje em dia trocam á eternidade com Deus com coisas banais, ilusórias ou utopista!!! E sua vida torna-se com Deus GABAROLA = ALGO QUE NÃO VALE A PENA OU NADA HAVER!!!

E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. Gênesis 25:29-34...

AGORA EU TE PERGUNTO QUAL É O SEU PRATO DE LENTILHA? SEU TIME DE FUTEBOL – SUA NOVELA – SUA NAMORADA – SEU TRABALHO OU ESTUDO: lembram-se tudo que você troca pelos seus momentos com Deus e sua igreja é um prato de lentilha pela eternidade!!!

Agora veja Jacó: Pode parecer um paradoxo (contradição), mas Jacó não aparentava ser uma boa pessoa, parecia um garoto mimado que vivia na barra da saia da mãe, e afinal o seu nome mesmo não era “Jacó que significa trapaceiro” porém Jacó não tinha camuflagem alguma, ele era simples, Gênesis 25:27 …Jacó era homem simples, habitando em tendas Agora olhem só, Jacó queria tanto aquela “Benção”, ele queria tanto aquela primogenitura, ele era apenas alguém que foi mal entendido, e por isso foi chamado de  trapaceiro, ele só queria aquela benção, ser abençoado, viver aquela Palavra...

Que interessante, isso é o tipo perfeito da Igreja do Deus vivo, não importa as lutas que ela enfrentará, ela simplesmente quer essa benção chamada de Salvação, isso é o tipo da igreja nascida no Espirito de Deus, que se esforça que tem bom ânimo. Mateus 11:12 E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência CONTRA reino dos céus, e SOMENTE pela força (ESFORÇO EXCESSIVO) se apoderam dele.

Você olha para a Bíblia, lembra-se de “Zaqueu” o cobrador de impostos que passara a vida defraudando, mas quando surgiu a oportunidade ele se esforçou, venceu seu EGO, seu eu, renunciou tudo que tinha, que violenta essa atitude, que esforço tremendo para alcançar a sua benção, Zaqueu não perdeu oportunidade quando a “Palavra Revelada” veio ao seu encontro, ele a tomou e ficou com ela. TOMA POSSE VOCÊ DE SUA VITORIA: JESUS DISSE EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E VIDA ABUNDANTE!!!

Deus te abençoe!!!

Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário