MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

O BRASEIRO E A BRASA: LIVRO NUMERO 117!!! CENTÉSIMO DÉCIMO SETIMO LIVRO ON LINE GRATUITO POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO.


A IMPORTANCIA DE FREQÜENTAR A IGREJA: ESTUDO BIBLÍCO... 

Deus é digno da nossa adoração. A Bíblia diz no: Salmos 100:4-5 “Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.”

Deus quer ser louvado pelos seus feitos por isso marcou hora e local para isso em sua congregação, nela somos guardados pelo altíssimo “aquele que habita no esconderijo do altíssimo na sombra do onipotente descansara”...

Vá à igreja para encontrar o Senhor e para meditar sobre Jesus e sua palavra. A Bíblia diz em Salmos 27:4 “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.” Na igreja Deus traz a revelação de sua pessoa, quer conhecer a Deus vá na sua casa a igreja...

Nestes últimos dias ainda é mais importante ir à igreja. A Bíblia diz em Hebreus 10:25 “Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” – Duas palavras dois sentido = CONGREGAÇÃO - reunião, assembleia, grupo de pessoas, ABANDONAR - deixar, afastar-se de (um lugar) para sempre ou por um longo período...

Quando estamos reunidos Deus promete a Sua Presença mesmo que seja um grupo pequeno de crentes. A Bíblia diz em Mateus 18:20 “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Devemos nos alegrar quando estamos ou vamos na igreja, Alegra-se por ter a liberdade de adorar a Deus. A Bíblia diz em Salmos 122:1 “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.”

Vamos a igreja para ouvir e aprender. A Bíblia diz em Eclesiastes 5:1 “Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal.” – CAMINHO DE TOLO = Que não se sabe conduzir; que se deixa ser enganado.

Vamos à igreja para encontrar a Deus. A Bíblia diz em Habacuque 2:20 “Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra; cale-se diante dele toda a terra.” - Jesus deu-nos um exemplo quando ele foi à igreja. A Bíblia diz em Lucas 4:16 “Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.”

POR QUE IR À IGREJA (razão e objetivo)? - O paralítico do tanque de Betesda acabara de ser curado e olhou em volta dele para agradecer a quem fizera este milagre em sua vida, mas a Bíblia diz que “Jesus não estava mais ali, retirara-se porque havia muita gente”.

Assim eram as coisas com Jesus. Sua missão era levar a atenção dos homens a Seu Pai. Fazia o que tinha que fazer e desaparecia sem esperar aplausos, nem homenagens, nem comemorações porque Ele sabia que nós, seres humanos, gostamos de fazer ídolos de barro. ESQUECEMOS O SALVADOR E IDOLATRAMOS O INSTRUMENTO HUMANO. Jesus deixou aqui uma lição de vida para todos.

João 5:14 diz que “depois Jesus foi ao Templo e encontrou ali o que fora curado”. Aqui há um pensamento profundo que precisamos entender. O paralítico não foi ao templo para ser curado. Ele fora curado por Jesus. Igreja nenhuma tem o poder de salvar e curar. Nenhum ser humano pode pertencer a uma igreja pensando que esse é o meio de salvação. O paralítico foi ao templo para louvar o nome de Deus por ter sido curado 

Foi lá que ele se encontrou com Jesus e pôde dizer: “OBRIGADO, SENHOR, EU LOUVO TEU NOME PORQUE ME SALVASTE”. Por favor, nunca diga que você foi salvo por Cristo se não está congregando na igreja. Não diga que você teve uma grande experiência salvadora com Jesus se nos dias de culto você está ficando em casa. A igreja é o lugar onde os remidos se encontram com Jesus para louvar Seu nome e agradecer pelas bênçãos recebidas.

É por isso que as igrejas devem cantar muito, porque O CÂNTICO É O LOUVOR POR EXCELÊNCIA. A igreja que não canta pode estar evidenciando a falta de uma experiência salvadora em sua vida. O inimigo faz muita gente pensar que não precisa congregar na igreja, porque nela existem muitas pessoas cujas vidas são um péssimo testemunho do evangelho, mas biblicamente o motivo que deve levar-nos à igreja não deveria ser só cumprimentar amigos e irmãos que não vimos durante a semana.

O motivo que deve levar-nos a congregar no templo deve ser louvar o nome de Deus, e este ato de louvor é capaz de unir os corações e fazer desaparecer as diferenças que podem existir entre as pessoas. Uma igreja unida pelo louvor e o espírito de gratidão será também uma igreja unida na missão de iluminar o mundo com a luz do Evangelho. - Você já teve uma experiência com Jesus?  Então vá para a igreja e louve o nome de Deus.

SEM LENHA O FOGO SE APAGA: Temos dentro de nós um fogo que não se pode apagar, que é o fogo do Espírito Santo!  - DIARIAMENTE O SACERDOTE COLOCA MAIS LENHA NO FOGO DO ALTAR DO TABERNACULO! – “O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará”... Se ele o fogo apagar-se em você, você morrera espiritualmente...

A BRASA FORA DO BRASEIRO SE ESFRIA – Principio bíblico, espiritual e pratico do evangelho. O braseiro e onde ficam todas as brasas juntas ligadas uma aquecendo a outra, a brasa sou eu e você que na comunhão e juntos com as outras brasas se aquecem mutualmente.

Bíblia King James Atualizada: “Diariamente, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração”, - João Ferreira de Almeida Atualizada: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração”... Atos 1:14...

Todos estes, perseveravam unânimes em oração, juntamente com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Atos 3:1 - Certa ocasião, Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, isto é, às três horas da tarde. Atos 5:42 - E, todos os dias no templo, bem como de casa em casa, não deixavam de pregar e ensinar que Jesus Cristo é o Messias.

A escolha de sete diáconos; VEJA O QUE ESTA ESCRITO NA BIBLIA: Lucas 24:53: “E reuniam-se constantemente no pátio do templo, bendizendo a Deus”. (PARA ESTAR JUNTO E LOUVAR A DEUS) - Atos 1:14: “Todos estes, perseveravam unânimes em oração, juntamente com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (PARA ORAR A DEUS). - Atos 5:42: - E, todos os dias no templo, bem como de casa em casa, não deixavam de pregar e ensinar que Jesus Cristo é o Messias. A escolha de sete diáconos (PARA ENSINAR E TOMAR DECISÕES)...

A CARACTEIRISTICA DE CRENTES, FILHOS DE DEUS QUE SÃO FIEIS A DEUS E AOS CULTOS NA IGREJA:

VIVENDO A PALAVRA DEVERES E DIREITOS: Finalmente, irmãos, tudo o que for VERDADEIRO, tudo o que for NOBRE, tudo o que for CORRETO, tudo o que for PURO, tudo o que for AMÁVEL, tudo o que for de BOA FAMA, se houver algo de excelente ou digno de louvor, PENSEM NESSAS COISAS. Filipenses 4:8...

Na nossa auto analise; diariamente não só no dia da ceia, devemos fazer uma introspecção (analise de si mesmo). Temos que fazer sempre estas perguntas!!! Minhas atitudes com Deus que á tudo vê e com nossos irmãos que são limitados e incompletos: Sou verdadeiro? Em conformidade com os fatos ou a realidade. Que não é fictício, imaginário ou enganoso... 

Gosto de usar a palavra ARDILOSO = Que faz uso de ardis, cheio de astúcias; esperteza, manhoso, velhaco. Tem irmão que diz de si mesmo que uma raposa, raposa é esperta e gosta de enganar esta na sua natureza. Devemos ser ovelhas que são dóceis, simples e precisa de ajuda. 

E LEMBREM-SE SEMPRE PRECISAREMOS DE AJUDA... – Disse Jesus sem mim nada podeis fazer (João 15:15), por mais esperto que sejamos teremos alguém mais esperto que nós, mas Deus não é esperto e sim sábio e Ele é onisciente sabe de todas coisas.

O QUE QUER QUE AS COISAS SEJAM VERDADEIRAS? - Nesta MENSAGEM, o apóstolo admite que houvesse e há certas coisas como idênticas e VERDADEIRAS, PURAS E BOAS, no mundo. Seu objetivo é mostrar a eles que tais coisas devem ser vividas pelo cristão. Tudo o que era honesto e justo com Deus e com as pessoas devia ser praticado por elas, e elas eram, em todas as coisas, exemplos do mais alto tipo de moralidade e padrão.

ALGUMAS PALAVRAS ALGUMAS REVELAÇÕES: HONESTAS OU CORRETAS? Que procede ou se enquadra rigorosamente dentro das regras de uma ética socialmente aceita. Outra palavra para honesta é que assume a palavra... Devemos ser uma pessoa honesta e sincera uma com as outras. Sincera quer dizer sem cera, sem mascara.

EXPLICAR O TERMO SEM CERA: Os fabricantes de vaso depois de pronto era exposto no sol, e dependendo do calor ou o tipo de mistura na argila, sua qualidade e pressão das mãos; Ao colocar no sol o vaso trincava e ai o que fazia o mercado na venda dos vasos para mascarar o defeito passava cera e pintava por cima. Que tem ou revela dignidade ou elevação de caráter; honrado, digno.

NOBRES: Nobreza é aquilo ou aquele que faz parte da coroa. Diz-se da pessoa que possui um título de nobreza; que pertence à nobreza ou à classe social mais elevada; fidalgo: proveniente de uma família nobre; Que tem tendência para praticar o bem; generoso, benevolente (uma pessoa boa e indulgente, que concede perdão, perdoador), bondoso ou magnânimo (generoso). 

CORRETO: No caso desta mensagem é uma pessoa que busca se corrigir. Não são isenta de falhas, erros ou defeitos. Mas buscam através da METANOIA (mudança de mente e pensamento) CONVERSÃO (mudança de direção ou atitude). Lembram-se: Mudança é a essência do evangelho. Aquele que roubava não rouba mais, aquele que andava na direção errada muda o curso da sua vida através do ESPIRITO SANTO!!!

Sabe qual o termo de consolador (ADVOGADO DE DEFESA OU AGENTE DE CONDICIONAL)? Aquele que consola e ajuda e guia a andar em caminhos retos e perfeitos. Aquele que nos ajuda a condicionar viver corretamente!!!

PURO: Sem sujeiras ou santas que quer dizer separada para as boas obras. Sem mistura ou falsidade, aquele que diz a verdade com amor, paciência e tolerância. AMAVEL: Aquele que destila amor em seus favos; não um amor estorgistas, mas o amor.

AGAPE: A essência dessa palavra sai por completo de uma vontade ou necessidade egoísta se eximindo de interesse pessoal. Em suma, é algo genuíno, sem segundas intenções, de pureza incontestável e quase que inabalável.

Há uma força grandiosa aqui, já que vai ao limite máximo e se direciona mesmo para quem não o merece. A expressão visível da palavra amor ágape esta em dois versículos chaves: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Ágape é um amor doador, Deus amou e deu seu filho.

Nisto conhecemos todo o significado do amor: Cristo deu a sua vida por nós e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Dar a vida não só quer dizer morrer por alguém, mas viver em função de ser exemplo. Olha bem o amor de Jesus Cristo não expressa-se só na morte em uma cruz, mas em viver sem pecado, pois isto lhe dava o direito de abrir o livro da vida para a salvação das almas.

FAMA: Um bom nome, uma boa reputação, não é só ser famoso na teve isto e secular, mundano e tem um prazo de validade. Melhor é a boa fama do que o melhor unguento, e o dia da morte, do que o dia do nascimento de alguém. Eclesiastes 7:1 – Porque o pregador vincula o nascer assim como o morrer na palavra BOA FAMA? Por que a boa fama te acompanhara sempre na vida como na morte. Amémmm... NÃO SOMOS SALVOS POR OBRAS, MAS SOMOS SALVOS PARA AS BOAS OBRAS!!!

Nos como cristão que somos não devemos exibir virtudes parciais; não devemos desempenhar um conjunto de deveres em detrimento ou exclusão de outros; não ser fiel em seus deveres para com Deus e negligenciar seu dever para com as pessoas, não só ser pontual em seus CULTOS RELIGIOSOS e negligenciar as leis da vida; mas eles deveriam fazer tudo o que pudesse ser considerado o assunto justo de louvor, e que estivesse implícito no mais alto caráter moral.

A palavra verdade se refere aqui a tudo o que era o inverso da falsidade. Eles deveriam ser fiéis a seus compromissos; fiel às suas promessas; verdadeiro em suas declarações; e verdadeiro em suas amizades. Eles deveriam manter a verdade sobre Deus; sobre a eternidade; sobre o julgamento; e sobre o caráter de todo homem. Deus te abençoe!!!

 


NA IGREJA APRENDEMOS A BÍBLIA SAGRADA A PALAVRA DA ESPERANÇA:

Hei você meu irmão já ouviu falar da palavra da esperança? Pois é ela existe e se chama bíblia sagrada!!! A palavra da esperança gera uma pequena semente, na verdade a menor das sementes: Esta semente chama fé que gera uma grande arvore com suas folhas que são remédio para o corpo e para a alma trazendo saúde física e espiritual. Esta arvore tem troncos fortes que geram forças: Física para suportar os revezes e lutas da vida, força espiritual para vencermos nossos inimigos espirituais.

A força do DUNAMIS que é igual a DINAMITE QUE EXPLODE DESTRUINDO TODAS AS FRONTEIRAS E BARREIRAS DO INIMIGO DE NOSSAS ALMAS!!! Este dinamite destrói derrubando por terra e nocauteando o mais forte do inimigo e o subjugando a FORÇA PODEROSA DA CRUZ DO CALVARIO.

Esta força gera também o DINAMO QUE É AQUELE QUE GERA VIDA DESTRUINDO TODO PODER DA MORTE. Portanto: “Ó morte, onde está agora a sua vitória? Onde está a sua força? Vencida foi à morte pela vitória da ressurreição de Jesus Cristo”. Esta arvore poderosa gerada pela fé vai dar sombra que é o descanso para o cansado.

Trazendo a ESPERANÇA: FÉ GERA ESPERANÇA, ESPERANÇA GERA SONHOS, SONHOS GERAM ORAÇÕES PARA DEUS QUE GERA MILAGRES, MILAGRES GERAM CONFIANÇA, CONFIANÇA GERA FÉ, FÉ GERA UM NOVO CICLO!!! E AI COMEÇAMOS NOVAMENTE... FÉ GERA ESPERANÇA!!!

Na bíblia sagrada à palavra da esperança, eu faço uma pergunta: Não do que você tem medo e sim por que tem medo? Olha o que diz a palavra da vitória: Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Versão Almeida Revista e Atualizada. Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.

Versão Almeida Revista e Corrigida. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Salmos 91:10-12...

Quando falamos algo ou ouvimos também algo negativo preparamos uma atmosfera de negatividades, mas quando falamos algo ou ouvimos algo positivo preparamos uma atmosfera de positividade e preparamos o ambiente para a ação de Deus em nossas vidas lembram-se:

“Números 14:28 - Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a você:” O universo é governado pela palavra de Deus, e onde é exercido este governo? Na boca dos profetas de Deus.

ALGUMAS VERDADES: A Palavra de Deus isto é A PALAVRA DA ESPERANÇA quando acolhida em fé, no coração humano, faz nascer à esperança que gera a visão e os sonhos brotam e tomam vida dentro do homem. Sem a Palavra positiva proclamada, não há vida, Não há visão, nem sonhos e nem esperança para o amanhã. Devemos conceber os sonhos e as visões de Deus e então a nossa boca se abrirá, de forma profética a anunciar a vontade e o poder de Deus. 

Os sonhos de Deus são aqueles gerados pela Palavra da fé. Homens de Deus e profetas como Abraão, Moisés, José e tantos outros foram o diferencial, sonharam e MOVIDOS PELA ESPERANÇA realizaram os sonhos de Deus superando muitos obstáculos e mudaram o destino de sua geração, família e nação.

OS SONHOS DE DEUS nascem através da Bíblia Sagrada que é A PALAVRA DA ESPERANÇA, da leitura e do estudo, da meditação, da pregação e da oração. “Invoca-me e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” (Jr.33:3)... Nossa fé, não está firmada em argumentos naturais, porque estes são incapazes de produzir livramento.

DO ALTO, É QUE VEM O SOCORRO. É para lá que devemos voltar nosso olhar. - Ainda que nuvens pesadas, carregadas de nebulosidade, escondam o lindo céu azul, E o brilho do sol. Elas não ficarão lá para sempre. Nosso olhar DE ESPERANÇA deve alcançar ESSA VISÃO IMPOSSÍVEL. Com os olhos da fé COM A VISÃO DA ESPERANÇA, que revelam o instransponível...

A Palavra DA ESPERANÇA tem poder de vida, ela é capaz de trazer o que está invisível no plano espiritual e tornar visível no plano físico, AQUILO QUE ESTA NAS REGIÕES CELESTIAIS SÃO GERADAS E TRAZIDAS POR DEUS EM JESUS CRISTO PARA O MUNDO FISICO, ISTO EM SUA AMADA IGREJA NOS CULTOS ABENÇOADOS. AMÉMMMM!!!

A DIFERENÇA DE IR NA IGREJA E DE SER IGREJA PARTE UM: IGREJA LUGAR DE AMOR A CASA DA MISERICORDIA:


 

1 Coríntios 6:19 - Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? - A diferença de ir à igreja e ser igreja esta em nossa natureza, ou na mudança dela; De uma natureza carnal para uma natureza espiritual.

Ir na igreja não muda nossa natureza e sim ser igreja, tornamo-nos templo onde o espirito santo traz as mudanças necessárias o ESPIRITO SANTO: Tira a coisas terrenas e coloca dia a dia e de gloria em gloria na natureza de JESUS CRISTO colocando em nós as coisas celestiais fazendo de nós uma NOVA CRIATURA!!!

Há um ditado que diz assim: “Deixamos de ser igreja para ser casa de marimbondos. Nossos ferrões revelam nossa natureza. Se ao menos fossemos abelhas, mas não há mel e sim só ferroadas.” – Tenho o costume de dizer que devemos ser espelho e nunca janela: COMO ESPELHO JULGO A MIM MESMO!!! Como janela julgamos os nossos irmãos sem misericórdia e sem perdão.

OLHA O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS: TIAGO 2:13 Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo. 14 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?

A obra da fé ai é acreditar plenamente que Deus é poderoso para transformar a natureza do irmão. Por isso devemos trocar os julgamentos por uma oração fervorosa pelos irmãos crendo, confiando em sua mudança de um pecador em um homem ou mulher de Deus, de uma mulher ou homem carnal em um ser mudado e aprovado por JESUS CRISTO EM UM SER ESPIRITUAL!!!

Não esqueça meu irmão cada um de nós vai dar conta de si mesmo por isto e em relação a isso: Julga-te a ti mesmo; Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Para julgar a si mesmo e ser humilde é a maior coisa que se pode fazer nesta vida!!!

Todas as coisas, também quando falamos de salvação, vai de acordo com a lei. Assim como há leis naturais, existem leis espirituais. Direito Constitucional para a salvação, do começo ao fim – desde iniciantes até atingirmos  a perfeição – é a lei da humildade. Isso pode ser lido na íntegra em uma das cartas de Pedro, e de Tiago.

A lei diz: “Deus dá graça aos humildes.” E depois lemos o oposto: “aos soberbos” – ou podemos dizer ao arrogante, vaidoso, o sábio aos seus próprios olhos – “lhe resiste”.

Quando não és humildes, e você pedir a Deus a graça, orara “em vão”. A oração sem humildade é como falar para as paredes Deus pode até te ouvir, mas não pode te abençoar por causa das leis espirituais!!! Meu irmão seja igreja e vá a sua igreja (congregação). Não somos aquilo que falamos e sim aquilo que praticamos, pois contra fatos não há ARGUMENTO...

Igreja não é lugar de pessoas perfeitas e sim de pessoa que buscam a perfeição. AMÉMMMM!!!! - um dia perguntei a uma pessoa o que é ser evangélico? Ele responde é aquele que vai na igreja!!! Eu disse não, pois um dia pregando vi um cachorro entrar na igreja, isto fez dele um evangélico? Olha o que nos faz um evangélico e seguir o evangelho e ser cheio do espírito santo como diz o próprio evangelho!!!

Não vos embriagueis com vinho... MAIS ENCHEI-VOS DO ESPIRITO SANTO!!!!

 

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário