MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

TAMAR A MULHER QUE LUTOU PELA BÊNÇÃO E LEIS DE ISRAEL: LIVRO DE NUMERO 156!!! CENTÉSIMO QUINQUAGÉSIMO SEXTO LIVRO ON LINE GRATUITO POR MAURÍLIO OSWALDO...


PERSEVERANÇA – DETERMINAÇÃO – ANIMO EM PROSSEGUIR SÃO EXEMPLOS EM MEIO A UMA NAÇÃO DE ACOMODADOS!!!

HISTORIA DO POVO DE ISRAEL: Judá casara-se com uma cananéia chamada Bate-Sua, isto é, filha de Sua. E tiveram três filhos desse casamento: Er, cujo nome foi dado pelo pai; Onã, cujo nome foi dado pela mãe; e o caçula, Selá. E Judá tomou esposa para Er, a linda cananéia Tamar.

Ao entrar para o clã de Israel, Tamar tomou conhecimento do grande propósito de Deus para aquela família. Ouviu as histórias maravilhosas do povo de Israel. Como Deus, o Deus Altíssimo, abençoara a Abraão, o bisavô de Judá, dando a Sarah um filho aos 90 anos.

Como Isaque, o filho da promessa, esperou e orou durante 20 anos até que os gêmeos, Esaú e Jacó, nascessem de Rebeca, sua esposa, que também era estéril como Sarah. Tamar ficou sabendo da história de Raquel, também estéril, e sua luta em oração para ter José e Benjamim. O casamento de Tamar, entretanto, não durou muito.

A Bíblia relata que: “Er, porém, o primogênito de Judá, era perverso perante o Senhor, pelo que o Senhor o fez morrer.” (Gn 38.7.) Então, segundo a lei local, e mais tarde incorporada aos mandamentos de Moisés, a CHAMADA LEI DO LEVIRATO:

“lei do levirato”, a viúva deveria se casar com o cunhado para suscitar descendência ao irmão. Tamar então se casa com Onã. “Sabia, porém, Onã que o filho não seria tido por seu; e todas as vezes que possuía a mulher de seu irmão deixava o sêmen cair na terra, para não dar descendência a seu irmão.” (v.9.) O que ele fazia não agradava ao Senhor, e Onã também morreu.

Judá não podia entender o que estava acontecendo, pois estava relacionado à intimidade do casal. Ele pensava que Tamar teria alguma espécie de maldição, pois seus filhos estavam morrendo em sua companhia…

Pela lei do levirato, Tamar deveria se casar com o filho mais novo, Selá. “Então disse Judá a Tamar, sua nora: ‘Permanece viúva em casa de teu pai, até que Sela, meu filho, venha a ser homem’.” (v.11.)... Você pode imaginar a situação de Judá? O que se passava em sua cabeça e na cabeça de seu filho Selá?

Eles estavam com medo de Tamar e fariam tudo para evitar um novo casamento, e, quem sabe, mais uma morte na família!… e deixaram o tempo passar. Mas o tempo não resolve os problemas da vida. O passar do tempo apenas nos deixa mais velhos; e sempre chega a hora do confronto.

Os problemas da vida são para serem resolvidos e nunca empurrados para debaixo do tapete. Selá tornara-se homem feito e Tamar percebia que não lhe falavam no assunto. Ela não podia entender porque ainda não tivera filhos, mas as histórias das mulheres da família de Israel eram incentivos para ela continuar crendo que seria mãe.

Tamar provavelmente tomara conhecimento da bênção que Jacó recebera de seu pai, Isaque. Que sua família seria abençoada, uma multidão de povos e que possuiriam as terras de suas peregrinações (Gn 28.3-4). A bênção da posteridade de Judá estava sobre os seus ombros.

Ela deveria ser a mãe de “multidão de povos”, pois se casara com o primogênito de Judá. Ela tinha sido escolhida por Deus para gerar a descendência de Judá, conforme a lei. E Deus sempre foi um Deus de aliança. Tamar seria mãe da posteridade de Judá…

Com o passar do tempo, Judá ficou viúvo, e juntamente com o amigo Hira, veio para a região próxima da casa dos pais de Tamar para tosquiar suas ovelhas. Ela ficou sabendo e usou de uma estratégia estranha para trazer a Judá à posteridade com a qual sonhara. Tamar tirou suas vestes de viuvez, disfarçou-se em prostituta cultual, e assentou-se no caminho de Timna.

Lugar onde sabia que Judá a encontraria. Encontrando-se com ela, Judá lhe fez uma proposta para possuí-la. Ela concordou e pediu, como penhor de seu pagamento, objetos pessoais de seu sogro: seu selo, o cordão e o cajado.

JUDÁ ACEITOU E TAMAR CONCEBEU:

Quando ele mandou o pagamento prometido, um cabrito, conforme combinado, a “prostituta cultual” não foi encontrada no caminho de Timna. Ninguém sabia dela… Entretanto, pouco tempo depois disto, avisaram a Judá que sua nora tinha adulterado, estava grávida. Aí, sim, ele se enraiveceu… Ela deveria ficar na casa de seus pais quietinha, aguardando Selá crescer… Até quando? Agora a lei haveria de ser cumprida: Tamar deveria ser queimada viva.

Judá manda que seja tirada para fora para ser executada. Então Tamar manda dizer ao sogro: “Do homem de quem são estas coisas, eu concebi […] Reconhece de quem é este selo, este cordão e este cajado.” - Judá reconhece seu pecado, sua culpa para com Tamar, e reconhece a sua justiça diante de todos. “Mais justa é ela do que eu”.

Tamar perseguiu a sua bênção. Ela entrara para a família abençoada de Judá, de Jacó, de Isaque e de Abraão. Ela queria filhos abençoados. Tamar tinha consciência da sua missão de ser mãe e dar posteridade a Judá.

A Bíblia nos diz que nunca mais Judá a possuiu. Ela viveu sob sua cobertura com dignidade e teve gêmeos: Perez e Zerá. E seu nome foi citado como bênção para o povo de Israel. Na história de Rute, a Moabita, os anciãos de Belém disseram a Boaz: “Seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar teve de Judá…” (Rt 4.12.).

Tamar entrou para a história de Israel e fez parte da GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (MT 1.3). Ela perseguiu a sua bênção. Tamar não se importou com o grande preço que teria de pagar: O risco de morte, a infâmia sobre seu nome, as incompreensões e fofocas a seu respeito. Tamar sabia que fora escolhida para dar descendência a Judá e lutou por isso.

Se bem que, como ambos eram viúvos, e a lei de casamentos de parentes próximos ainda não tinha sido dada, até que poderiam ter se casado… Entretanto, Tamar se realizou criando os gêmeos. E o fez com toda diligência; contando-lhes os feitos do Deus de Israel e suas promessas para sua família.

PARA REFLETIRMOS:

Como você agiria, estando no lugar de Tamar? Você acha que a descendência da família é realmente importante? A mulher deve lutar para ter filhos? Para quê? E por quê? Como você acha que Judá se sentiu quando descobriu a verdade? Como ele deve ter tratado Tamar a partir daquela data? Você é uma pessoa que desiste fácil de seus sonhos? O que podemos aprender com Tamar?

NO MEIO DE UMA GERAÇÃO DE DESISTENTES E ACOMODADOS QUAL SERIA A NOSSA ATITUDE MEDIANTE AO REVÉS: VOCÊ DESISTIRIA DA SUA BENÇÃO OU PROSSEGUERIA ATÉ ALCANÇA-LA!!!

Tenha fé, não desista nunca!!! Você não é derrotado até que desista...

Sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias. A vida é assim, às vezes nos deparamos com situações que nos afligem, nos fazem sentir medo e até mesmo chorar, mas saiba que a cada momento da vida, cada lágrima caída, cada sorriso dado, está tudo anotado no diário de Deus.

Há um anjo de Deus que colhe cada lagrima sua e deposita em um odre escrito o teu nome. Foi assim com Raquel com sua oração molhada até o dia que Deus se lembrou dela e o odre das lagrimas foi derramado trazendo sorriso, alegria e a plena felicidade!!!

Você pode ter certeza que nem um segundo Deus esqueceu de anotar seu nome esta escrito na palma de sua mão… Anotadas no livro de Deus estão suas lutas, seus choros, mas com um detalhe: Ele não esqueceu de anotar o dia de sua vitória!!!

Não desista dos seus projetos e sonhos porque antes mesmo deles serem projetados por você, já foi projetado e anotado por Deus. Não desista nunca, Deus está contigo: Ele é a nossa força, a nossa segurança, socorro bem presente na hora da angustia!!!

DEUS TRABALHA POR VOCÊ:

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Isaías 64:4... – VERSICULO AMBIVALENTE: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou o coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Bíblia 1 Coríntios 2.9.

Tamar experimentou a misericórdia do Senhor. Leia estes textos que nos falam dessa misericórdia:

Jr 33.11 - A voz de gozo, e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao Senhor dos Exércitos, porque bom é o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre; dos que trazem ofertas de ação de graças à casa do Senhor; pois farei voltar os cativos da terra como ao princípio, diz o Senhor...

Sl 25.6 - Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade. 1Pe 1.3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos...

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.

Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Lamentações 3:22-26... Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Salmos 103:8. - Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; Salmos 103:17...

Se a vida cristã fosse uma escalada, os cristãos seriam os escaladores. Esta é uma jornada individual. Embora possamos ajudar uns aos outros a escalar, ninguém pode escalar pelo outro. A experiência de homens e mulheres de Deus na bíblia servem de testemunho e grande ajuda para aqueles que desejam ter equilíbrio e evitar deslizes em sua escalada cristã.

Existem pedras no caminho, desafios a serem vencidos, muralhas a serem derrubadas, aflições a serem suportadas e tribulações e medos mediante as tempestades e ondas bravias:

MAS LEMBRAM-SE EM TODAS ESTAS COISAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES. AMÉM – ALELUIA – GLORIA DEUS!!!

BÔNUS; ESCALADA PARA DEUS:

Nenhuma vista captada pela câmera de um alpinista supera as imensas maravilhas de subir à presença de Deus e conhecê-lo. A escalada cristã é uma íngreme montanha de lutas e experiências que nos conduzem para viver mais perto de Deus. Como um alpinista na subida de uma montanha, às vezes temos de esperar, sofrer os ventos, o calor, o frio, mas sempre devemos continuar.

Continuar não significa andar muitos metros de uma vez. Às vezes, subir alguns centímetros é tudo o que conseguimos. Não importa o quanto progredimos, mas a direção de nossa progressão. Andamos para o alto, subimos para Deus.

Pedro nos ensina que entre as coisas mais importantes de nossa jornada é a esperança que alimenta a nossa perseverança: “...segundo a sua promessa, nós esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça” (2Pe 3.13).

Para o cristão, perseverar é seguir segundo a visão que nos é dada do nosso futuro com Cristo. É manter a direção certa e viver segundo o nosso chamado, empreendendo esforço diligente de viver para Deus e conhecê-lo mais. Persevere na sua subida.

LEIS DO POVO DE ISRAEL:

LEI DE SHAATNEZ:

AS TRÊS LEIS DE ISRAEL – SHAATNEZ, LEVIRATO E NAZIREU:

“LEI DE SHAATNEZ”... – UMA LEI SIMBOLICA - Existiam em Israel duas leis uma que eu chamo de a LEI COMPORTAMENTAL a lei do dia a dia que consistia em mandamentos tipos “não mataras”, esta lei consistia em praticidade para Israel que sabia como proceder em sociedade.

É A LEI SIMBÓLICA – Esta lei simbólica que podemos chamar também de LEI PROFÉTICA consistia em utilizarem coisas como símbolos que seriam PROFÉTICOS PARA O TEMPO DA GRAÇA, algo como vestes com pedras e ornamentos que eram proféticos do Israel terreno humano para o Israel celestial que hoje é representado pela igreja de Jesus Cristo.

A LEI SHAATNEZ – Como havia dito em Israel tem dois tipos de lei A LEI COMPORTAMENTAL (AS LEIS DOS 10 MANDAMENTOS) E A LEI SIMBÓLICA OU PROFÉTICA (LEI DE SHAATNEZ)!!!

LEI DA PROIBIÇÃO – Deus proibia usar nas roupas de qualquer pessoa em Israel conjuntamente o linho (representava o pecado de Caim) com a lã que representava a santidade e pureza de Abel, esta lei era chamada a “LEI DE SHAATNEZ”.

Esta lei era diferente dos dez mandamento porque? A lei dos mandamentos falavam de pratica do dia a dia que eram atitudes de obediência, mas a lei de shaatnez não era comportamentais e sim mandamentos simbólicos e proféticos.

E a Lei do Shaatnez - Para não usar Lã e Linho ao mesmo tempo - é um grande exemplo. A Lã vem do reino animal, enquanto que o Linho vem de uma planta herbácea, do reino vegetal, ou seja, da terra (assim como o algodão e o sisal). - "E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra." Gênesis 4:2...

O linho (representando Caim o homicida o sacrifício não aceito) é o significado do pecado e a lã (representando Abel o sacrifício aceito por Deus) representa a santidade e pureza de Deus no homem, e não se misturava com o pecado com aquilo que era santo. (estofo ou shaatnez).

Com o pecado veio à expulsão do homem do Éden - o jardim de Deus - o que levou à imperfeição do ser humano e a separação de seus irmãos. Hoje o homem tem dificuldade em amar ao seu próximo - que é seu irmão - todos descendem de Adão e Eva humanamente falando.

Porém, o Sumo sacerdote Arão recebe ordem de Deus para usar Lã e Linho em suas vestimentas - porque a reconciliação vem de Deus, hoje pela cruz podemos nos reconciliar. - O Sacerdote usa as suas vestes contendo esses dois elementos como símbolo de reconciliação, do resgate total do senso de irmandade entre os homens, de que um dia com a regeneração do homem.

Finalmente "Caim" e "Abel" possam estar lado a lado, servindo a Deus em verdade e humildade, sem inveja, sem a violência que é tão comum às religiões pelo mundo afora. - Portanto a mistura da lã (remissão do pecado) com o linho (figura da santidade de Deus) na roupa do sacerdote quer dizer que nossos pecados foram julgados em Cristo e o pecador se torna santo pelo sangue de Jesus Cristo.

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), - Efésios 2:1-5...

Portanto eu era Caim eu era escravo do pecado, mas hoje em Cristo eu sou linho puro eu sou santo!!! Na bíblia Caim matou Abel hoje na igreja pelo batismo matamos o Caim e ressuscitamos o Abel, morre o pecador e renasce o santo. EM NOME DE JESUS CRISTO!!!

LEI DO NAZIREU:

LEI DO NAZIREU: O voto de nazireado (ou nazireato), foi instituido e regulamentado na Torá no Livro de Números 6:1-21. Em virtude desta consagração, tanto a mãe, durante a gravidez, como o futuro Nazireu deviam abster-se de certos alimentos como carnes e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres. – Numeros 6:1ª8 - E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar para o Senhor, de vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho ou vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerás.

Todos os dias do seu nazireado, não comerá de coisa alguma que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas. Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou para o Senhor, santo será, deixando crescer as guedelhas (madeixas) do cabelo da sua cabeça.

Todo o dia que se separar para o Senhor não se chegará a corpo de um morto. Por seu pai, ou por sua mãe, ou por seu irmão, ou por sua irmã, por eles se não contaminará, quando forem mortos; porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça. Todos os dias do seu nazireado, santo serão ao Senhor.

Separado, consagrado. Não se deve confundir nazireu com nazareno. Nazireu era aquela pessoa, de um ou de outro sexo, que na lei de Moisés se obrigava por voto a abster-se de vinho e de todas as bebidas alcoólicas, a deixar crescer o cabelo, a não entrar em qualquer casa, em que houvesse gente morta, e a não assistir a qualquer funeral.

Se, acidentalmente, alguém morresse na presença de um nazireu, recomeçava este a sua consagração de nazireado. Geralmente o voto era por certo período de tempo, mas algumas vezes ou por toda a vida.

Nazireus perpétuos, como Samuel, Sansão, e João Batista, foram consagrados a esta condição de vida pelos seus pais continuando assim a viver sob o seu voto, não bebendo vinho, e deixando crescer o cabelo.

Essa a razão por que Paulo, estando em Corinto, e tendo feito, segundo parece, uma forma modificada de voto nazireu, mandou cortar o seu cabelo em Cencréia, um porto de Corinto, e adiou as restantes obrigações do seu voto para quando fosse a Jerusalém (Nm 6.1 a 21 – At 18.18 – 21.23,24).

A consagração de um nazireu era uma disposição, que notavelmente se assemelhava à do sumo sacerdote (Lv 21.10 a 12). o voto do nazireu era feito com o fim de cultivar a soberania da vontade, e vencer as baixas inclinações da natureza humana, tendo isso a significação de um sacrifício a Deus.

SANSÃO O MAIS FAMOSO DOS NAZIREUS:

Sansão teve um chamamento muito sublime, como Samuel, como João Batista, mas o final da sua vida foi tão diferente. Por que DEUS coloca a história de Sansão na Bíblia? Por que a história dele é contada com tantos detalhes tão elaborados? Quando olhamos o final do ministério de Sansão, não dá para negar que ficamos um pouco desapontados.

Ele morre cego no meio dos seus inimigos. Sansão havia sido levantado para ser um juiz de DEUS, mas nós vamos ver que lá no final de sua vida, o povo de DEUS continuava tão cativo quanto no início de sua vida. 

A história de Sansão nos mostra de forma sublime como DEUS levanta um homem comum, mas com um chamamento tão glorioso para sustentar seu testemunho entre Seu povo. Israel havia negligenciado sua vocação, e, portanto agora, DEUS vai usar este homem de forma surpreendente para lembrar Seu povo de que eles foram chamados segundo o propósito de DEUS.

A vida e o ministério de Sansão nos ensinam acerca de quatro princípios que jamais poderemos esquecer: PRIMEIRO, nossa vocação celeste; SEGUNDO nosso chamamento para sustentar o testemunho de DEUS, isto é Seu direito aqui nessa terra; TERCEIRO, a consagração como fonte do nosso poder espiritual.

QUARTO, o propósito eterno de DEUS, porque todos esses itens: vocação, chamamento e consagração estão inseridos no propósito eterno de DEUS para conosco. Jamais iremos compreender todos estes itens se não conhecermos o que é o propósito eterno de DEUS.

Na vida de Sansão pode aprender duas lições bem práticas que tocam nossa vida cristã: 1) O poder de DEUS demonstrado de maneira impressionante; 2) A influência sedutora que o mundo exerce sobre os santos com a finalidade de lhes roubar a consagração.

DEUS USOU OS PATRIARCAS, OS JUIZES, OS REIS E PROFETAS PARA MOSTRAR HOJE PARA SUA IGREJA QUE TODO O PODER E AS RIQUEZAS DA GLORIA DE DEUS ESTÃO EM VASOS DE BARROS HOMENS COMUNS, NÃO SUPER-HOMENS. PARA QUE TODA A GLORIA DE DEUS SE MANIFESTE NA FRAQUEZA DO HOMEM!!! AMEMM...

Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para demonstrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós mesmos. Sofremos pressões de todos os lados, contudo, não estamos arrasados; ficamos perplexos com os acontecimentos, mas não perdemos a esperança; … 2 Coríntios 4:7ª8.

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. 2 Coríntios 12:9,10...

A LEI DO LEVIRATO OU LEVIRADO:

Levirato (ou levirado) é o costume, observado entre alguns povos, que obriga um homem a casar-se com a viúva de seu irmão quando este não deixa descendência masculina, sendo que o filho deste casamento é considerado descendente do morto. Este costume é mencionado no Antigo Testamento como uma das leis de Moisés.

A LEI DO LEVIRATO NA VIDA DE RUTE: Deuteronômio 25.5-10 - Define o que é conhecido como a lei do levirato. Se um homem morria e deixava sua esposa sem filhos, o irmão daquele homem era moralmente obrigado a casar-se com a mulher de seu irmão e gerar filhos no nome de seu irmão falecido.

Essa prática assegurava que o nome de quem morria sem gerar filhos não ficaria sem descendência. Entretanto, Boaz não era irmão de quem tinha sido marido de Rute, e que falecera. Embora tenha sido um caso um pouco mais complicado, o procedimento de Boaz, Noemi e Rute certamente não estava em desacordo com o que a lei do levirato estabelecia.

O primeiro propósito do casamento pelo levirato era perpetuar a linha familiar daquele que morreu. Alguns fatores indicam que no tempo de Boaz e Rute já eram comuns alguns acréscimos ao que a lei do levirato originalmente estabelecera.

Primeiro, se não havia um irmão vivo na família, então a obrigação do casamento ficava com o parente do sexo masculino mais próximo do falecido. No caso em questão, havia um parente mais próximo do que Boaz da família de Noemi.

Entretanto, quando ele não aceitou o convite, Boaz tornou-se o homem com grau de parentesco mais próximo, enquadrando-se na condição de ser aquele que legalmente teria de cumprir aquela obrigação moral.

Segundo, junto com a responsabilidade de gerar filhos no nome do falecido, havia ainda a responsabilidade de resgatar qualquer propriedade que pertencia ao que morrera e que tivesse sido vendida ou confiscada (Lv 25.25).

Como o parente mais próximo não estava em condições de assumir tal responsabilidade (Rt 4.6), ele declinou desse direito e dessa responsabilidade de resgatar Noemi e casar-se com Rute, passando tais obrigações a Boaz. Nada há no resgate de Noemi nem no casamento de Boaz com Rute que esteja em desacordo com a lei do levirato.

OBEDE FILHO DA LEI LEVIRATO:

Ao chegarem em Israel, Rute e Noemi vêm a se estabelecer em Belém. Porém, sendo ambas viúvas e precisando de alimentos, Rute passa a colher cereais nos campos de Boaz que era parente do falecido marido de Noemi.

Assim, Rute e Boaz se aproximam e se casam, gerando um filho que se chamou Obede ou Obed. Obede tornou-se um personagem do Antigo Testamento da Bíblia que entrou desta maneira pela lei do levirato na genealogia de Jesus Cristo, mencionado na bíblia como filho de Boaz e de Rute.

De acordo com o livro de Rute, Obede teria sido criado por Noemi, sogra de Rute, tornando-se pai de Jessé e avô do rei Davi.

OUTROS FILHOS DO LEVIRATO:

RAABE A EX-PROSTITUTA NA GENEALOGIA DE JESUS CRISTO: Raabe parecia saber que havia um Rei mais poderoso que o seu rei e escolheu agradar a Ele, ainda que lhe custasse o castigo de seu próprio rei.

Raabe sabia que o Deus dos espias era mais forte, poderoso e soberano que seu rei, e que poderia poupar a ela e sua casa se assim o quisesse. A fé que vem pelo ouvir a mensagem de Deus (Rm 10:17) foi gerada em Raabe.

Ela ouviu os feitos do Senhor e após tê-los ouvido, reconheceu o senhorio deste Deus PODEROSO, bem como o seu poder na terra e no céu. Tendo reconhecido seu senhorio e poder, faz aos espias um pedido de salvação para si e sua casa.

Ela diz: “Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usaremos para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.”

Ela não só pede que suas vidas sejam conservadas, mas pede que seja liberada da morte, me fazendo pensar que ela desejava a verdadeira vida, pois estava morta em seus delitos e pecados (Efésios 2:1), como todo aquele que não recebe a vida dada por Deus.

A narrativa bíblica nos mostra do versículo 22 ao 27 do capítulo 6 de Josué que Deus atende o pedido desta mulher e a salva. O Senhor permitiu que Raabe e sua família fizessem parte do povo que Ele havia escolhido para si.

Raabe foi salva, graças a Deus, mediante a fé. Vemos esse relato no livro de Hebreus, “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.” (Hb. 11:31)... “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.” (Hb. 11:31)...

Além da maravilhosa graça que salvou a vida de Raabe, muito impressiona em sua história o que acontece depois, em sua descendência. A prostituta foi salva e o seu nome aparece na linhagem do Messias, o Salvador! Raabe foi a mãe daquele que seria o resgatador de Rute.

Rute, a estrangeira que por temor ao Senhor recusa retornar aos deuses de sua pátria antiga, escolhendo servir ao único Deus verdadeiro. Raabe foi a mãe de Boaz, o qual se casa com Rute e dela gera a Obede, que gera Jessé, que gera Davi. Em Mateus 1:5-16, é muito emocionante ver o nome da ex-prostituta e da estrangeira na genealogia do Salvador.

 

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário