MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 10 de fevereiro de 2024

A IMPORTANCIA DA CEIA DO SENHOR: 1 Co 11:20-34 ...


O Que é a Ceia do Senhor? No decorrer da vida, esquecemo-nos de muitas coisas. Algumas coisas, é melhor mesmo esquecer, mas há muitas outras coisas que, se as esquecemos, estamos condenados a repetir os erros do passado.

Quando os filhos de Israel atravessaram o mar Vermelho, triunfantes sobre os egípcios pelo poder de Deus, receberam a festa da Páscoa (Êxodo 13:3-10). O objetivo explícito dessa festa era ajudá-los a lembrar que Deus os tinha salvado da poderosa nação egípcia com mão forte e braço estendido.

Para o povo lembrar da libertação: Lembrando-se assim, eles aprenderiam a confiar no Deus do céu, esperando dele a orientação e a providência. Mas eles recusaram lembrar-se, e então uma geração de mais de 600.000 homens morreu no deserto!!! Eles murmuraram, se rebelaram e pecaram repetidas vezes de modo que receberam a maldição de Deus e não as suas bênçãos.

E nós? Precisamos lembrar de quê? Lembrar que estávamos perdidos no pecado, sem esperança e condenados à destruição eterna. Mas Cristo deu sua vida por nós, para redimir-nos dessa maldição. Fez isso quando ainda éramos seus inimigos (Romanos 5:6-11)!!!

Lemos nos últimos capítulos dos quatro evangelhos sobre a crucificação de Jesus e ficamos escandalizados com o pecado, o orgulho, o ciúme e o ódio dos que pregaram Jesus na cruz. Mas será que sabemos devidamente que, se esquecermos isso e vivermos como um homem sem Deus, estaremos crucificando-o e de novo expondo-o à vergonha (Hebreus 6:6)?

Hebreus 10: 26-31 diz que: “Se continuarmos pecando de propósito, depois de conhecer a verdade, já não há mais sacrifício que possa tirar nossos pecados. Mas teremos uma temerosa expectativa do julgamento e da ardente indignação que devorarão os adversários. 

Qualquer que tenha rejeitado a lei de Moisés morre sem compaixão, perante a palavra de duas ou três testemunhas. Pensai quanto maior castigo não merecerá aquele que pisar o Filho de Deus e considerar o sangue da aliança com que foi santificado coisa pouca, insultando o Espírito da graça? 

Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Estaremos agindo como o cão que voltou ao seu próprio vômito e como a porca lavada que voltou a revolver-se no lamaçal...

2 Pedro 2:20-22: Porque se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se lhes o último estado pior que o primeiro; porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado e menosprezando com suas obras. NÃO DANDO VALOR!!!

Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal. Para evitar isso, devemos lembrar a morte, o sepultamento e a ressurreição de nosso Senhor!!!

Em sua sabedoria, o Senhor nos deu esta festa, a da ceia para que sempre tenhamos Jesus Cristo, e este crucificado" diante de nós. Ele não nos deu estátuas, cruzes, quadros, imagens ou qualquer coisa terrena, mas nos providenciou uma simples participação do pão e do fruto de uva no primeiro dia da semana.

1 Coríntios 11:17-33:  Mas a festa que ele nos proporciona está repleta de significado. O pão que representa o corpo de Cristo mostra que devemos lutar para viver acima do pecado, exatamente como ele fez. O sangue que foi necessário para a nossa purificação é bem retratado pelo fruto de uva. Isaías 1:18, falando a esse respeito, diz: Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

Essa lembrança nos fará apresentar o nosso "corpo por sacrifício vivo santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional - (Romanos 12:1).

A festa não apenas nos faz olhar para trás, para o sacrifício dele, mas também nos impulsiona a olhar para frente, com esperança. Ao lembrarmos a sua ressurreição, estamos sempre lembrando que isso é uma promessa da nossa própria ressurreição - e assim anunciamos A MORTE DO SENHOR, ATÉ QUE ELE VENHA.

 

DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário