Introdução
do livro: Autores do livro - O livro dos Salmos não foi escrito de uma vez só
nem por um autor só. Observe os autores dos Salmos. Davi escreveu 73. - Asafe
escreveu 12 - (50, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83). - Os filhos de
Core escreveram - 11 (42, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 84, 85, 87, 88). Salomão escreveu
2 (72, 127). Hemã escreveu - 1 (88). Etã escreveu - 1 (89). Moisés escreveu - 1
(90). Anônimos escreveram - 49.
Asafe,
Hemã e Jedutum eram os dirigentes sobre os cantores da época de Davi. I
Crônicas 25. Core, neto de Cora, com seus filhos eram os guardas do tabernáculo
da época de Davi. Guarda é carregador. I Crônicas 19:19. Etã era um músico da
época de Davi. I Crônicas 25:19.
Data
do livro: Os Salmos foram ajuntados durante mil anos. 1400-444 a.C. Moisés a
Esdras. Deve ser que foi Esdras que fez a compilação e organização dos Salmos. Apesar
do fato que os Salmos foram escritos durante mil anos, e por autores de
culturas, experiências e fundos diferentes, o livro tem uma união e harmonia
maravilhosas. Esta união e harmonia somente podem ser explicadas pela
inspiração divina.
Nome
do livro: Salmo é uma palavra grega (provavelmente vem da Septuaginta) que
significa Cânticos tocados nos instrumentos de corda. Saltério vem da mesma
palavra e é um tipo de harpa. O nome Salmos fala da coleção toda de salmos que
estão neste livro. Em hebraico este livro é chamado o livro de orações ou o
livro de louvor.
Houve
uma polêmica na idade média sobre a música na igreja. A questão foi: A música
da igreja deve ser somente dos salmos? A outra música serve também? Imagine
como seria a sua reação com a música que a maioria das igrejas tem agora hoje
em dia?
Devemos
fazer uma observação sobre a música. A música deve louvar o Senhor Deus e não o
músico nem o cantor. A música deve chamar a atenção para o nosso Salvador e não
a nós. A música deve ser de acordo com a Palavra de Deus e não só ter som
bonito e agradável aos ouvintes.
Muita
música cantada na igreja hoje em dia é mundana, sentimental, emocional, errada
e herética. Mas tem som que agrada o mundo. Uma igreja deve deixar alguém
cantar nos cultos que não pode pregar no púlpito? Salmo 47:7. É melhor louvar o
Senhor que nos tirou da sujeira do pecado com a verdade e ordem da Palavra de
Deus.
ESBOÇO
DO LIVRO:
Este
livro é cinco livros em um livro. Note o seguinte. Primeiro - Salmos 1-41.
Segundo - Salmos 42-72. Terceiro - Salmos 73-89. Quarto - Salmos 90-106. Quinto
- Salmos 107-150. Cada um dos livros tem introdução e doxologia, quais são o
primeiro e o último salmo de cada livro. O livro todo também tem introdução e doxologia,
quais são Salmo 1 e Salmo 150. Todos os Salmos têm títulos menos do que 38, e
estes são chamados os Salmos “órfãos”. Alias os Salmos órfãos podem ser do
salmo (ou salmos) anterior.
O
PENTATEUCO E OS SALMOS: O Pentateuco são os cinco livros da lei de Deus. Os
Salmos são os cinco livros de réplicas do coração à lei de Deus. 3.
CLASSIFICAÇÕES DOS SALMOS: Os Salmos podem ser classificados em grupos de
Salmos que têm o mesmo assunto ou caráter. Veja o seguinte.
Salmos
da natureza. Salmos de Caráter. Salmos de Arrependimento. Salmos sobre a
Palavra de Deus. Salmos de Adoração. Salmos sobre o Sofrimento. Salmos de
Segurança. Salmos de Louvor. Salmos Messiânicos.
OS
SALMOS ESTUDADOS SEGUNDO AS SUAS CLASSIFICAÇÕES: 1. Os Salmos dos Degraus.
120-134. É um grupo de Salmos que tem este título; Salmos de Degraus. Porque
eles têm este nome? Há várias opiniões. A. Cânticos
cantados numa tonalidade mais alta.
B. Cânticos cantados na subida da Arca da
Aliança ao Monte Sião. I Crônicas 13. C. Cânticos cantados no lugar mais alto
do Templo. D. Um deles foi cantado
em cada degrau subindo ao Templo para adorar Deus. E. Fala da volta do relógio do sol nos dias de Ezequias indicando que
Deus deu mais 15 anos de vida a ele. F. Cânticos
cantados pelos judeus nas suas viagens ao Templo em Jerusalém. É esta que faz
mais sentido. Porque? Observe.
A
cidade de Jerusalém ficou nas montanhas da Judéia. Jerusalém por isso ficou
mais alto do que a terra ao seu redor. Êxodo 34:24. I Reis 12:27. Observe
também o Salmo 122 todo, mas em particular o v. 4. Então, quando o povo de
Israel viajou a Jerusalém para observar as festas eles cantaram estes salmos
subindo ao templo em Jerusalém.
OS
SALMOS IMPRECATÓRIOS: 35, 58, 59, 69, 83, 109, 137. Imprecatório significa;
“imprecar, amaldiçoar, desejar castigar alguém, rogar pela praga contra
alguém”. Muitos têm problema com isso, até isso causa muitas pessoas não
aceitar a Bíblia como sendo a Palavra inspirada de Deus. Observe alguns
versículos que falam deste jeito. 5:10, 6:10, 28:4, 55:15, 58:6, 140:9-10,
149:7-9. Observe também alguns versículos no Novo Testamento. II Timóteo 4:14.
Gálatas 1:8-9.
Observe
as objeções dadas aos versículos imprecatórios: A. É contrário aos sentimentos mais elevados da natureza humana como
compaixão e amor. B. É contrário aos preceitos da religião como diz em Mateus
5:45. C. É contrário ao ensino do Novo
Testamento que diz amar ao inimigo e perdoar às suas injúrias. D. São discordantes com a profissão dos
salmistas que dizem que têm confiança zelosa em Deus.
EXPLICAÇÃO:
A. Não é o perverso pedindo mal contra o bom,
cuja bondade o condena. B. Não é o homem ambicioso querendo eliminar o
competidor. C. Não tem nada a ver com
inveja, rancor nem coisa semelhante. D. Não
é contra homens quaisquer, mas contra os malfeitores. E. Não é vingança pessoal, mas é o pedido a favor da vingança e
justiça divinas.
F.
Além de tudo isso, há coisa que deve ser castigada. Muita gente não quer
admitir que o mesmo Deus que ama também castiga, o mesmo Deus que abençoa
também amaldiçoa. Existe o castigo de Deus porque Deus é justo e tem que
castigar o pecado e o pecador. Salmo 137:8-9. Mateus 25:41, 26:24. Apocalipse
18:2 e 6, 20:10-15.
OS
SALMOS DAS ALELUIAS. 111-118, 146-150:
Na
época do Velho Testamento os Salmos das aleluias (111-118) foram cantados em
duas vozes. Os cânticos e a música fizeram uma parte muito importante na
adoração dessa época. Deve ser para nós também. Vamos pensar nos cinco últimos
Salmos. 146-150. Note que cada um deles começa com “Louvai ao Senhor” e termina
com “Louvai ao Senhor”.
Salmo
146. Deus sempre é digno de confiança: A. Louva ao Senhor enquanto ainda
estamos na terra. v. 2. Devemos louvar ao Senhor tanto no tempo ruim quanto no
tempo bom. Pense nos perseguidos dos dias passados. Louvai ao Senhor constantemente
por sua graça a nós. B. Confia no
Senhor e não nos homens que falham e morrem. verso. 3-4. Confiar no homem para
suprir as nossas necessidades (físicas e espirituais) é como o cego que guia
outro cego.
C. A evidência porque devemos confiar em Deus.
v. 5-10. Deus tem poder para fazer que achamos o impossível. A palavra, “Jeová”
(O Senhor), é falado cinco vezes nos v. 7-9. Isto mostra que tudo isso está
feito pelo Deus onipotente e soberano.
Salmo
147. Louvai ao Senhor como o edificador e o feitor: A. Deus é o edificador e feitor das coisas espirituais. v. 2. Ele
edificou e fez o templo em Jerusalém. Agora é o edificador e feitor da igreja
do Novo Testamento. Louvai ao Senhor porque mostrou misericórdia e graça aos
pecadores eleitos deste mundo sem Deus.
B. Deus não é só o edificador e feitor, mas
também é o que sara. v. 3. Ele sara os quebrantados de coração. Ele pode atar
as feridas espirituais todas. Ele é o grande médico. C. Deus tem prazer naqueles que tem características divinas e
agradáveis a ele. v. 11. Tem prazer nos nascidos de novo que são tementes a ele
e que tem confiança nele. Tememos porque somos pecadores e por isso esperamos
na sua misericórdia.
D. Deus manda a sua Palavra como manda o vento.
O vento é o Espírito Santo. O Espírito Santo sopra a Palavra sobre os corações
congelados e os pecadores tornam-se crentes em Cristo. v. 18. E. Deus escolheu
Israel para ser a sua nação eleita. Não fez assim com nenhuma outra nação
(Israel). v. 20.
Deus
abençoou Israel e deixou as outras nações na ignorância. É assim também que
Deus fez com os seus eleitos. Ele nos amou e chamou pela graça para ser a sua
nação santa e deixou as outras pessoas na ignorância ainda. A graça maravilhosa
de Deus deve fazer os eleitos cantar, “Louvai ao Senhor”.
Salmo
148. Chamar o universo todo para louvar ao Senhor: O salmo começa o louvar a
Deus lá no céu e depois passa para todos os outros domínios da criação. Assim
tem que ser, porque Deus é eterno, soberano e imutável em todo lugar.
Salmo
149. O povo de Deus canta ao Senhor: A. O cântico novo na congregação dos santos. v. 1. Cantamos louvores ao Senhor na
congregação dos salvos. Nosso Deus merece. B. Regozijamos
no nosso rei, não nos seus presentes, mas nele mesmo. v. 2. C. Louvar ao Senhor
com a boca, e lutar contra o mal. v. 6. Cantar com a boca e lutar com a mão.
É
bem prático. D. Nosso louvor é ao Senhor e nossa arma é a Palavra de Deus. Em
toda maneira e condição a Palavra corta mortalmente o mal. E. Os santos
participarão nas vitórias do seu rei. v. 9. “Esta será a glória de todos os
santos”.
Salmo
150. Doxologia – uma última grande aleluia: A palavra “louvai” é falada em
todos os versículos. A. Onde louvamos ao Senhor? v.1. No santuário, o lugar
santo do tabernáculo e do templo. Agora louvamos Deus na igreja do Senhor Jesus
Cristo. B. Porque louvamos o Senhor? v. 2. Por causa dos seus atos. (criação,
providência, salvação). Por causa da excelência da sua grandeza. Deus é o
Altíssimo Senhor.
C. Com que louvamos ao Senhor? v. 3-6. Com todo
tipo de instrumento e tudo quanto tem fôlego. Éramos os instrumentos mortos e
entregues ao diabo. Agora somos os instrumentos vivos de Deus. O saltério
termina com os santos louvando ao Senhor. Vamos também “Louvai ao Senhor”.
OS
SALMOS DE CARÁTER: 1, 15, 24, 50, 75, 82, 101, 112, 127,128, 131, 133. Os
Salmos que nos ensinam como é que fica o caráter do povo que agrada Deus. O
caráter do salvo é importante? Clara que sim. Estes salmos descrevem o caráter
do homem que agrada Deus. Vamos estudar o Salmo 1 ajuntando algumas coisas boas
dos outros salmos de caráter também.
SALMO
1: A vida reta e justa perante Deus. A. Este
homem tem cuidado em escolher os seus companheiros. v. 1. Observe. Ele não
aceita o conselho dos ímpios. Porque os ímpios têm uma ideia de vida
pervertida. Ele não segue a vida do pecador. Porque ele anda no caminho errado.
Ele está indiferente ao escarnecedor (zombador). A conversa dele tem que deixar
para lá e escutar o Senhor. Ele deseja a companhia dos que temem a Deus. Porque
as más conversações (companhias) corrompem os bons costumes. I Coríntios 15:33.
Veja também Salmo 15:4.
B. Tudo isso significa que é homem de
princípios, firmeza e caráter. Salmo 15:4-5. Este homem não pode ser tentado
nem subornado para deixar as coisas de Deus. C. O
prazer deste homem é meditar na Palavra de Deus. v. 2. Note a comparação entre
o que faz e o que não faz. (v. 1 e 2). A sua mente e o seu coração estão
dedicados a Deus.
D. O resultado da vida que agrada Deus. v. 3. Firmeza
– Como a árvore plantada à beira do rio, fica firme. O mundo muda
constantemente, mas o fiel fica firme. Provisão Inesgotável – Como a árvore
plantada à beira do rio a sua força fica constante. Porque a água não falta. O
fiel tem a água da vida (a Palavra) sempre ao seu redor para dar a força
espiritual. Fertilidade – Como a árvore plantada à beira do rio sempre dá fruto
porque tem água suficiente, o fiel sempre dá fruto também por causa da Palavra.
É
inevitável. Beleza - Como a árvore plantada à beira do rio sempre dá fruto
porque tem água suficiente, o fiel é belo na sua vida por causa da Palavra.
Poder – Para completar o que começa fazer. A Palavra de Deus e Deus mesmo dá o
poder para completar, concluir e continuar o que começou. Este poder vem do
Senhor. Jeremias 17:7-8.
E. Os ímpios não são assim. v. 4-6. Moinha –
Eles são sem valor e substância. São instáveis e sempre insatisfeitos.
Condenados – Eles serão julgados e condenados por causa da sua infidelidade.
Deus conhece a diferença – Entre os dois, os salvos e os perdidos. F. Conclusão. Sinceridade e Santidade. Salmo
24:4. Sinceridade – A pureza de motivo. A diferença entre sinceridade e
hipocrisia. Salmo 15:2. Santidade – Sinceridade no coração produz santidade na
vida. Salmo 15:2.
O
SALMO DE MOISÉS: 90. A Brevidade da Vida. A oração de Moisés escrita no deserto
da Arábia. A. A eternidade de Deus contrastada com a brevidade da vida humana.
v. 1-6. B. A razão da brevidade da
vida humana – a ira de Deus por causa do pecado humano. v. 7-11. C. Oração pelo perdão divino – é só que podemos
fazer. Deus é misericordioso. v. 12-17.
D. Observação. Note os vários nomes de Deus
neste salmo. Adonai – Significa mestre e dono. v. 1. Quando estamos sofrendo a
correção ou a aflição de Deus (como eles no deserto) o melhor que podemos fazer
é correr para Deus que é nosso refúgio. Eloim – O Deus supremo triúno. v. 2.
Deus triúno, o todo supremo e soberano tem direito para fazer com os seus a sua
vontade. Jeová – O auto existente Deus. v. 13. Deus sempre existe para nós.
Enquanto estamos morrendo, ele é a nossa única esperança. Jeová nosso Eloim – O
auto existente Deus triúno. v. 17. Só ele pode confirmar (estabelecer) as
nossas obras.
OS
SALMOS DE ADORAÇÃO: 26, 73, 84, 100, 116, 122. Estes salmos são ricos do
ensinamento bíblico pela razão porque os autores assistiram os cultos de
adoração. O mundo moderno não gostaria da ambiente mortífera (derramar de muito
sangue) do templo, como também agora o mundo não gosta da história da cruz sangrenta
de Jesus Cristo. Porque para o mundo a pregação do Evangelho é uma loucura.
Mas, para o judeu o lugar mais precioso era o templo. Para o crente assistir a
pregação da cruz é a coisa mais preciosa da sua vida.
A. O Salmista gostou de ir ao templo para ter
comunhão com Deus. Ele queria gastar a vida toda na casa de Deus. Salmo 27:4.
Desejou com um entusiasmo grande estar na casa do Senhor. Salmo 84:2. Achou que
um dia na casa de Deus valeu mais do que mil dias em outro lugar. Salmo 84:10.
Achou que a posição mais baixa na casa de Deus era melhor do que a glória e
prazer dos ímpios. Salmo 84:10. Regozijou quando foi convidado ir à casa do
Senhor. Salmo 122:1. Qual é o problema como os crentes que faltam os cultos sem
problema?
B. Na casa de Deus temos comunhão com os outros
adoradores. Adoração pública oferece mais do que somente
a adoração particular de cada pessoa. O salmista odiou a congregação dos
malfeitores e nem quis ajuntar-se com eles. Salmo 26:5. Mas teve prazer de
estar na congregação dos verdadeiros adoradores do Senhor. Salmo 26:12. Aquele
que ama o Senhor Deus busca a comunhão dos amados do Senhor.
C.
Alguns dos problemas maiores da vida são resolvidos na casa de Deus. Exemplo
dessa verdade é o Salmo 73:1-3. Observe algumas perguntas que o salmista teve
sem respostas até chegou na casa de Deus. Porque os ímpios prosperam? v. 3.
Parece que a morte para eles seja mais fácil. v. 4. Porque muitas vezes os
ímpios têm poucos problemas na vida? v. 5.
Parece
que eles tenham mais bênçãos na vida do que o justo. v. 7. Isso é apesar do
fato que ele são insolentes. v. 8-9. Mas o salmista teve uma vida difícil. v.
14. O salmista não conseguiu entender estas coisas. v. 16. Até que entrou na
casa de Deus para ouvir a Sua Palavra. v. 17. Na casa de Deus ele entendeu o
fim deles. A verdade é que nós (os salvos) temos a porção melhor e a vida
eterna e um lar no céu. v. 23-28.
D.
Achamos repouso, refrigério, fortaleza, gozo e alegria na casa de Deus. Salmo
84:5. Os caminhos aplanados falam do caminho que vai à casa de Deus. O salvo
ama até o caminho que leva à casa de Deus. Porque? Lá achamos a alegria que não
achamos no mundo. Salmo 84:6-7. Andamos no mundo onde ficamos cheios de
lamentação e tristeza.
Baca
é um vale na Palestina, a palavra significa chorar ou lamentar. Mas, na casa de
Deus achamos paz, alegria, gozo, fortaleza, repouso e refrigério. Estar na casa
do Senhor ajuda o crente aguentar o mundo cheio de tristeza.
E.
Vamos à casa de Deus para louvar aquele que nos ama. Salmo 100. Note v. 3. Nós
somos as ovelhas do Senhor porque Deus nos fez as suas ovelhas. Ele nos
escolheu, chamou, salvou e nos deu a paz que excede todo o entendimento. É
grande motivo para louvar ao Senhor nosso maravilhoso Salvador.
F.
Vamos à casa de Deus para dar testemunho aos outros da sua graça. Salmo
116:13-14. O cálice fala da abundância da graça de Deus na salvação. “Veio,
porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou,
superabundou a graça”. Romanos 5:20. O melhor lugar para dar testemunho da
nossa gratidão pela sua graça maravilhosa está na casa de Deus. Leia Salmo 122.
Que prazer a casa de Deus nos dá.
OS
SALMOS DE ARREPENDIMENTO: 6, 25, 32, 38, 39, 40, 51, 102, 130. Introdução.
Estes salmos têm a doutrina básica da depravação humana. Veja alguns versículos.
14:1-3, 53:3, 130:3, 143:2. Salmo 51 – A lamentação do verdadeiramente
arrependido.
Este
salmo foi escrito depois que o profeta Natã entregou para Davi a sua mensagem
mostrando o pecado de Davi com Bate-seba. Davi descreve o pecado dele
claramente assim. A. Transgressão – v. 1, 3. Que é rebelião contra a vontade de
Deus. B. Iniquidade – v. 2, 5 . Que é perversidade e maldade. C. Pecado – v. 2,
3, 5. Que é não acertar o alvo.
D. Pecado suja ou polui – v. 2, 7. Por isso ele pediu
purificação. O perdido nem pensa nisso. E. O
seu pecado sempre estava diante dele – v. 3. Este é o arrependido
verdadeiramente. F. Pecado é contra Deus – v. 4. Antes de tudo e de todos o
pecado é contra Deus. Somente o regenerado conhece esta verdade.
G. Depravação total – v. 5. Pecador é depravado
pela sua natureza. H. Pecado tira a
comunhão com Deus – v. 11. O salvo tem que confessar os seus pecado a Deus e
Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça.
I. Pecado tira a alegria da salvação do crente
– v. 12. Nós sabemos disso. J. Pecado
fecha a boca do testemunho do salvo por Cristo – v. 13-15. Tira a nossa vontade
para testemunhar (evangelizar) os outros. K. Pecado faz mal com os outros ao
nosso redor – v. 14. O caminho de voltar à comunhão com Deus.
A. Não pelas obras da lei – v. 16. B. É um coração quebrantado por causa do pecado
– v. 17. O coração quebrantado significa um coração contrito, arrependido,
quebrado em pedaços por causa do pecado cometido. Nesta situação a única coisa
quebrada que ainda presta, é o coração quebrantado. C. De onde vem o perdão é
Deus – v. 6-10.
CONCLUSÃO:
O salmo 32 dá o gozo do homem perdoado e restaurado por Deus. Davi escreveu
este salmo depois que foi perdoado e restaurado a Deus por causa do seu pecado
que fez com Bate-seba.
OS
SALMOS ACERCA DA PALAVRA DE DEUS: 19:7-14, 119. Duas características do Salmo
119. A. É o capítulo mais cumprido da Bíblia. Mostra a grande importância que a
Bíblia tem nas nossas vidas. Salmo 119 está bem no meio da Bíblia e isso mostra
o lugar central que a Bíblia deve ter entre nós. A Bíblia deve está bem no meio
da nossa doutrina e das nossas vidas. Mostra também o amor que devemos ter por
ela.
O
salmista amou e meditou nela continuamente. 119:97. Folgou com ela como alguém
que acha um grande tesouro. 119:162. Achou mais doce do que o mel na boca.
119:103. Ficou ansioso para a hora chegar de pensar nela. 119:148. A palavra de
Deus era os seus conselheiros. 119:24. Não ficou envergonhado da palavra de
Deus. 119:46. Ficou triste porque o povo não a escutou nem a obedeceu. 119:136.
B. É salmo alfabético ou acróstico (arranjo
alfabético ou acróstico). Este salmo não tem nome nem título, mas não precisa
porque é óbvio o seu assunto. Distingue-se na largueza do seu pensamento, na
profundeza do seu propósito e na altura do seu fervor acerca da palavra de
Deus. Este salmo tem um arranjo segundo o alfabeto hebraico. O alfabeto
hebraico tem 22 letras.
Cada
letra é a cabeça de uma seção de oito versículos. Cada versículo de cada seção
começa com a letra da sua própria cabeça correspondente na língua original. Não
podemos ver essa parte porque ficou perdida por causa da tradução de uma língua
para outra. Pode ver estas seções na Bíblia: 22 seções de oito versículos. Note
as letras do alfabeto hebraico na sua Bíblia: álef, bet, guímel, dálet, he,
vav, záin, het, tet, iôd, cáf, lámed, mem, nun, sámech, aín, pe, tsádi, cof,
reich, shin, tav.
Porque
está escrito assim? Há razão? Com certeza há. Deus inspirou este salmo desse
jeito para nos ensinar alguma coisa ou coisas. A. É a maneira certa de ensinar a criança o alfabeto? Na escola
dominical ou em casa? Ó que maneira boa para ensinar os filhos a Bíblia e o
alfabeto.
B. Tudo que falamos deve estar cheio da palavra
de Deus. Palavras são feitas de letras do alfabeto. É uma conversa repleta da
palavra do Senhor. C. Cristo é o alfa
e ômega de toda a ciência e verdade. Ele é o princípio e o fim da verdade e
tudo que fica no meio. Ele é a palavra de Deus, este é o Seu nome.
D. Jesus Cristo é tudo que todas letras e
palavras de todos os alfabetos podem expressar e muito mais. Ele é a palavra de
Deus (o Verbo). E. Jesus Cristo é o
princípio e o fim de todo conhecimento verdadeiro. F. A palavra de Deus é nosso conhecimento e sabedoria perfeitos e
completos. G. Deus não é de confusão. Ele é de ordem e de um arranjo perfeito.
ALGUMAS
CARACTERÍSTICAS DA PALAVRA DE DEUS: A. É fiel e verdadeira eternamente. 119:89.
B. A sua profundeza está sem limite. 119:96. C. O seu conteúdo é só verdade. 119:160.
Portanto, é a regra absoluta. 19:9. D. É fiel. 19:7. Não é relativo nem
variável. Portanto, faz sábio o ignorante. E.
É pura. 119:140. Foi testada, provada e achada pura. F. É perfeita. 19:7.
Sempre cumpre o seu propósito de refrigerar a alma. G. É justamente o contrário
à sabedoria humana. 19:8-9. Leva o homem para a pureza e desejar fazer o
melhor. A sabedoria humana não faz isso.
A
OBRA DA PALAVRA DE DEUS: A. Guiar o homem nesta vida. 119:105. É a voz da
experiência para o jovem que a falta. 119:9. Para os mais velhos é o guia da
vida. B. Dá conforto e encorajamento no tempo da aflição. 119:50. O homem sem a
promessa, segurança, certeza e confiança da palavra de Deus, na aflição fica
oprimido.
Dá
coragem quando lemos sobre os santos antigos no meio da dificuldade. 119:132.
Muitas vezes a aflição é a maneira de descobrir o que está faltando na vida.
119:67, 71. C. A sabedoria verdadeira é dada pela palavra de Deus mais do que
pela sabedoria humana toda. 119:98-99, 104.
PODER
PARA SEGUIR A PALAVRA DE DEUS: Precisamos da sabedoria da palavra de Deus. Mas,
precisamos também o poder para seguir a palavra de Deus. 119:176. A. Estamos inclinados para nos desgarrar. B. Deus tem que nos buscar ou não há esperança. C. Somente a sabedoria da palavra de Deus pode
nos iluminar. D. Podemos nos desgarrar,
mas Deus não nos deixa esquecer a Sua palavra. E. Somente um andar fiel
(119:11) com Deus através da comunhão da palavra de Deus dá o conhecimento da
presença do pecado.
OS
SALMOS MESSIÂNICOS: O versículo certo para este estudo é Lucas 24:44. Salmo
40:4-6 está apresentado o sacrifício de Jesus Cristo. Hebreus 10:1-7 explica
esta passagem. Os sacrifícios do Velho Testamento não tiraram o pecado, só
Cristo faz isso. Os sacrifícios do Velho Testamento eram simbólicos do Cordeiro
de Deus que tira o pecado.
A
necessidade que o homem tem do Salvador. Os salmos ensinam a mesma verdade que
Paulo depois ensinou (Romanos 3:4-18). O homem pecador precisa do Salvador
Jesus Cristo. Salmos 5:9, 10:7, 14:1-3, 36:1, 51:4-6, 149:3.
A
vida e o sofrimento do Salvador nos salmos. A.
Os magos chegaram para ver o Salvador em Belém. 72:9-10. B. O zelo do Messias
no templo. 69:9. C. O Messias não foi aceito pela família. 69:8. D. As crianças
cantaram “hosana” ao Salvador na Sua entrada triunfal. 8:2, 118:26. E. A
rejeição do Messias por Israel. 118:22. F. O
sofrimento do Messias no Jardim de Getsêmani. 69:1-4.
G.
O traidor do Salvador. 41:9. H. Israel abandonado temporariamente pelo Messias.
69:25 com Mateus 23:38. I. Jesus citou
Salmo 22 na instituição da ceia. Mateus 26:24. J. Cantaram um hino depois da
ceia. 22:22 com Hebreus 2:12. K. O ódio do povo à crucificação de Jesus Cristo.
2:1-3. L. As circunstâncias do julgamento do Messias à crucificação. Falsos
testemunhos – 27:12. A vergonha e escárnio – 69:19.
M.
Os pés e as mãos traspassados. 22:16. N. Lançaram sortes sobre a roupa do Salvador
à crucificação. 22:18. O. Zombaram o Salvador à crucificação. 22:8. P. O Messias citou Salmo 22:1 na cruz. Q. O fel e o vinagre. 69:21. R. A morte, o sepultamento e a ressurreição do
Salvador. 16:10. S. A ascensão do salvador. 68:18. 24:7-10.
CONCLUSÃO:
Salmos 85:10. Em Jesus Cristo só pode ser que a verdade desse versículo é a
verdade!!!
Autor:
David Alfred Zuhars, Jr. Pastor David Zuhars - PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO
JARDIM DAS OLIVEIRAS - Rua Dr. João Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE
o Fonte: www.PalavraPrudente.com.br...
Deus
te abençoe!!! Maurílio Souza...
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