MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 24 de novembro de 2019

TAMAR A MULHER QUE LUTOU PELA BÊNÇÃO: PERSEVERANÇA – DETERMINAÇÃO – ANIMO EM PROSSEGUIR SÃO EXEMPLOS EM MEIO A UMA NAÇÃO DE ACOMODADOS!!! POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO...


HISTORIA DO POVO DE ISRAEL: Judá casara-se com uma cananéia chamada Bate-Sua, isto é, filha de Sua. E tiveram três filhos desse casamento: Er, cujo nome foi dado pelo pai; Onã, cujo nome foi dado pela mãe; e o caçula, Selá. E Judá tomou esposa para Er, a linda cananéia Tamar. 

Ao entrar para o clã de Israel, Tamar tomou conhecimento do grande propósito de Deus para aquela família. Ouviu as histórias maravilhosas do povo de Israel. Como Deus, o Deus Altíssimo, abençoara a Abraão, o bisavô de Judá, dando a Sarah um filho aos 90 anos.

Como Isaque, o filho da promessa, esperou e orou durante 20 anos até que os gêmeos, Esaú e Jacó, nascessem de Rebeca, sua esposa, que também era estéril como Sarah. Tamar ficou sabendo da história de Raquel, também estéril, e sua luta em oração para ter José e Benjamim. O casamento de Tamar, entretanto, não durou muito. A Bíblia relata que: “Er, porém, o primogênito de Judá, era perverso perante o Senhor, pelo que o Senhor o fez morrer.” (Gn 38.7.) Então, segundo a lei local, e mais tarde incorporada aos mandamentos de Moisés, a CHAMADA LEI DO LEVIRATO:

“lei do levirato”, a viúva deveria se casar com o cunhado para suscitar descendência ao irmão. Tamar então se casa com Onã. “Sabia, porém, Onã que o filho não seria tido por seu; e todas as vezes que possuía a mulher de seu irmão deixava o sêmen cair na terra, para não dar descendência a seu irmão.” (v.9.) O que ele fazia não agradava ao Senhor, e Onã também morreu.

Judá não podia entender o que estava acontecendo, pois estava relacionado à intimidade do casal. Ele pensava que Tamar teria alguma espécie de maldição, pois seus filhos estavam morrendo em sua companhia… Pela lei do levirato, Tamar deveria se casar com o filho mais novo, Selá. “Então disse Judá a Tamar, sua nora: ‘Permanece viúva em casa de teu pai, até que Sela, meu filho, venha a ser homem’.” (v.11.)... Você pode imaginar a situação de Judá? O que se passava em sua cabeça e na cabeça de seu filho Selá?

Eles estavam com medo de Tamar e fariam tudo para evitar um novo casamento, e, quem sabe, mais uma morte na família!… e deixaram o tempo passar. Mas o tempo não resolve os problemas da vida. O passar do tempo apenas nos deixa mais velhos; e sempre chega a hora do confronto. Os problemas da vida são para serem resolvidos e nunca empurrados para debaixo do tapete. Selá tornara-se homem feito e Tamar percebia que não lhe falavam no assunto. Ela não podia entender porque ainda não tivera filhos, mas as histórias das mulheres da família de Israel eram incentivos para ela continuar crendo que seria mãe.

Tamar provavelmente tomara conhecimento da bênção que Jacó recebera de seu pai, Isaque. Que sua família seria abençoada, uma multidão de povos e que possuiriam as terras de suas peregrinações (Gn 28.3-4). A bênção da posteridade de Judá estava sobre os seus ombros. Ela deveria ser a mãe de “multidão de povos”, pois se casara com o primogênito de Judá. Ela tinha sido escolhida por Deus para gerar a descendência de Judá, conforme a lei. E Deus sempre foi um Deus de aliança. Tamar seria mãe da posteridade de Judá…

Com o passar do tempo, Judá ficou viúvo, e juntamente com o amigo Hira, veio para a região próxima da casa dos pais de Tamar para tosquiar suas ovelhas. Ela ficou sabendo e usou de uma estratégia estranha para trazer a Judá à posteridade com a qual sonhara. Tamar tirou suas vestes de viuvez, disfarçou-se em prostituta cultual, e assentou-se no caminho de Timna.

Lugar onde sabia que Judá a encontraria. Encontrando-se com ela, Judá lhe fez uma proposta para possuí-la. Ela concordou e pediu, como penhor de seu pagamento, objetos pessoais de seu sogro: seu selo, o cordão e o cajado.

JUDÁ ACEITOU E TAMAR CONCEBEU: Quando ele mandou o pagamento prometido, um cabrito, conforme combinado, a “prostituta cultual” não foi encontrada no caminho de Timna. Ninguém sabia dela… Entretanto, pouco tempo depois disto, avisaram a Judá que sua nora tinha adulterado, estava grávida. Aí, sim, ele se enraiveceu… Ela deveria ficar na casa de seus pais quietinha, aguardando Selá crescer… Até quando? Agora a lei haveria de ser cumprida: Tamar deveria ser queimada viva.

Judá manda que seja tirada para fora para ser executada. Então Tamar manda dizer ao sogro: “Do homem de quem são estas coisas, eu concebi […] Reconhece de quem é este selo, este cordão e este cajado.” - Judá reconhece seu pecado, sua culpa para com Tamar, e reconhece a sua justiça diante de todos. “Mais justa é ela do que eu”.

Tamar perseguiu a sua bênção. Ela entrara para a família abençoada de Judá, de Jacó, de Isaque e de Abraão. Ela queria filhos abençoados. Tamar tinha consciência da sua missão de ser mãe e dar posteridade a Judá. A Bíblia nos diz que nunca mais Judá a possuiu. Ela viveu sob sua cobertura com dignidade e teve gêmeos: Perez e Zerá. E seu nome foi citado como bênção para o povo de Israel. Na história de Rute, a moabita, os anciãos de Belém disseram a Boaz: “Seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar teve de Judá…” (Rt 4.12.).

Tamar entrou para a história de Israel e fez parte da GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (MT 1.3). Ela perseguiu a sua bênção. Tamar não se importou com o grande preço que teria de pagar: O risco de morte, a infâmia sobre seu nome, as incompreensões e fofocas a seu respeito. Tamar sabia que fora escolhida para dar descendência a Judá e lutou por isso.
Se bem que, como ambos eram viúvos, e a lei de casamentos de parentes próximos ainda não tinha sido dada, até que poderiam ter se casado… Entretanto, Tamar se realizou criando os gêmeos. E o fez com toda diligência; contando-lhes os feitos do Deus de Israel e suas promessas para sua família.

PARA REFLETIRMOS: Como você agiria, estando no lugar de Tamar? Você acha que a descendência da família é realmente importante? A mulher deve lutar para ter filhos? Para quê? E por quê? Como você acha que Judá se sentiu quando descobriu a verdade? Como ele deve ter tratado Tamar a partir daquela data? Você é uma pessoa que desiste fácil de seus sonhos? O que podemos aprender com Tamar?

NO MEIO DE UMA GERAÇÃO DE DESISTENTES E ACOMODADOS QUAL SERIA A NOSSA ATITUDE MEDIANTE AO REVÉS: VOCÊ DESISTIRIA DA SUA BENÇÃO OU PROSSEGUERIA ATÉ ALCANÇA-LA!!! - Tenha fé, não desista nunca!!! Você não é derrotado até que desista...

Sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias. A vida é assim, às vezes nos deparamos com situações que nos afligem, nos fazem sentir medo e até mesmo chorar, mas saiba que a cada momento da vida, cada lágrima caída, cada sorriso dado, está tudo anotado no diário de Deus. Há um anjo de Deus que colhe cada lagrima sua e deposita em um odre escrito o teu nome. Foi assim com Raquel com sua oração molhada até o dia que Deus se lembrou dela e o odre das lagrimas foi derramado trazendo sorriso, alegria e a plena felicidade!!!

Você pode ter certeza que nem um segundo Deus esqueceu de anotar seu nome esta escrito na palma de sua mão… Anotadas no livro de Deus estão suas lutas, seus choros, mas com um detalhe: Ele não esqueceu de anotar o dia de sua vitória!!! Não desista dos seus projetos e sonhos porque antes mesmo deles serem projetados por você, já foi projetado e anotado por Deus. Não desista nunca, Deus está contigo: Ele é a nossa força, a nossa segurança, socorro bem presente na hora da angustia!!!

DEUS TRABALHA POR VOCÊ: Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Isaías 64:4...VERSICULO AMBIVALENTE: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou o coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Bíblia 1 Coríntios 2.9.

Tamar experimentou a misericórdia do Senhor. Leia estes textos que nos falam dessa misericórdia:

Jr 33.11 - A voz de gozo, e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao Senhor dos Exércitos, porque bom é o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre; dos que trazem ofertas de ação de graças à casa do Senhor; pois farei voltar os cativos da terra como ao princípio, diz o Senhor... Sl 25.6 - Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade. 1Pe 1.3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos...

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Lamentações 3:22-26... Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Salmos 103:8. - Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; Salmos 103:17...

Se a vida cristã fosse uma escalada, os cristãos seriam os escaladores. Esta é uma jornada individual. Embora possamos ajudar uns aos outros a escalar, ninguém pode escalar pelo outro. A experiência de homens e mulheres de Deus na bíblia servem de testemunho e grande ajuda para aqueles que desejam ter equilíbrio e evitar deslizes em sua escalada cristã.

Existem pedras no caminho, desafios a serem vencidos, muralhas a serem derrubadas, aflições a serem suportadas e tribulações e medos mediante as tempestades e ondas bravias:

MAS LEMBRAM-SE EM TODAS ESTAS COISAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES. AMÉM – ALELUIA – GLORIA DEUS!!! - Deus te abençoe...

Maurílio Oswaldo.

BÔNUS; ESCALADA PARA DEUS:


Nenhuma vista captada pela câmera de um alpinista supera as imensas maravilhas de subir à presença de Deus e conhecê-lo. A escalada cristã é uma íngreme montanha de lutas e experiências que nos conduzem para viver mais perto de Deus. Como um alpinista na subida de uma montanha, às vezes temos de esperar, sofrer os ventos, o calor, o frio, mas sempre devemos continuar.

Continuar não significa andar muitos metros de uma vez. Às vezes, subir alguns centímetros é tudo o que conseguimos. Não importa o quanto progredimos, mas a direção de nossa progressão. Andamos para o alto, subimos para Deus. Pedro nos ensina que entre as coisas mais importantes de nossa jornada é a esperança que alimenta a nossa perseverança: “...segundo a sua promessa, nós esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça” (2Pe 3.13).

Para o cristão, perseverar é seguir segundo a visão que nos é dada do nosso futuro com Cristo. É manter a direção certa e viver segundo o nosso chamado, empreendendo esforço diligente de viver para Deus e conhecê-lo mais. Persevere na sua subida.




HÁ DEUS SEJA A HONRA A DEUS SEJA A GLORIA PELO QUE FEZ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário