MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 22 de setembro de 2020

A GRATIDÃO DE DAVI: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!

O QUE É GRATIDÃO? Reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor... Na sua etimologia a palavra gratidão se expressa na sua origem a palavra obrigado como forma de agradecimento vem do latim obligatus, particípio do verbo obligare, ligar, amarrar. É a forma abreviada da expressão fico-lhe obrigado, ou seja, fico-lhe ligado pelo favor que me fez.

Depois de Deus devolver tudo e muito mais dos despojos roubados pelos Amalequitas. Davi pode até repartir com os outros os despojos e com os que ficaram pra trás os 200 homens cansados que não poderão prosseguir, mas o que me chama a atenção é que Davi expressa sua gratidão também para os anciãos que o acolheram enquanto fugia nos tempos atrás.

– “E, chegando Davi a Ziclague, enviou do despojo aos anciãos de Judá, seus amigos, dizendo: Eis aí para vós uma bênção do despojo dos inimigos do Senhor”; 1 Samuel 30:26...

O tempo passou, mas Davi não esqueceu e demonstra ter um coração grato não só com palavras, mas com uma ação generosa. O que fizeram os anciões para Davi demonstrar sua gratidão? Chegando Davi a Ziclague, enviou do despojo aos anciãos de Judá, seus amigos, dizendo: Eis para vós outros um presente do despojo dos inimigos do SENHOR:

Aos de Betel, aos de Ramote do Neguebe, aos de Jatir, aos de Aroer, aos de Sifmote, aos de Estemoa, aos de Racal, aos que estavam nas cidades dos jerameelitas e nas cidades dos queneus, aos de Horma, aos de Borasã, aos de Atace, aos de Hebrom e a todos os lugares em que andara Davi, ele e os seus homens.”

Estes homens agora anciãos ajudaram a Davi quando na revolta de seu filho Absalão e Davi não esqueceu o que fizeram estes homens que ajudaram ao rei em tempos difíceis...

A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO DE DAVI 2 Samuel 7:18-29:

18 O rei Davi entrou na barraca, sentou-se e orou assim: — Ó Senhor, meu Deus, eu não mereço tudo o que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece. 19 E, como se as bênçãos do passado ainda fossem poucas, agora estás fazendo promessas a respeito dos meus descendentes no futuro. E deixaste um homem ver isso, ó Senhor, meu Deus! 20 O que mais posso te dizer? Tu me conheces, pois sou teu servo.

21 Era o teu desejo e propósito fazer isso; e tu me deixaste saber de todas essas grandes coisas. 22 Como és grande, ó Senhor, nosso Deus! Não há ninguém igual a ti; como temos ouvido dizer, somente tu és Deus; não existe outro.

23 Não há nenhuma outra nação na terra como o teu povo de Israel, que libertaste para ser o teu próprio povo. Tu te tornaste famoso e fizeste grandes e maravilhosas coisas por eles. Tu libertaste o teu povo do Egito e expulsaste as outras nações e os seus deuses conforme o teu povo ia avançando. 24 Ó Senhor, tu fizeste com que o teu povo de Israel fosse teu para sempre e te tornaste o seu Deus.

25 — E agora, ó Senhor, nosso Deus, confirma a promessa que fizeste a meu respeito e a respeito da minha família e cumpre o que disseste que ia acontecer. 26 A tua fama será grande, e para sempre as pessoas dirão: “O Senhor Todo-Poderoso é o Deus de Israel.” E tu farás com que sempre haja reis entre os meus descendentes. 27 Senhor Todo-Poderoso, Deus de Israel! Eu tenho coragem para te fazer esta oração porque revelaste a mim, teu servo, que farás com que os meus descendentes sejam reis.

28 — E mais. Tu, ó Senhor, me fizeste esta maravilhosa promessa, e as tuas promessas sempre se cumprem porque tu és Deus. 29 Eu te peço agora que abençoes os meus descendentes para que eles continuem a ter sempre a tua proteção. Tu, ó Senhor, meu Deus, prometeste isso. Que a tua bênção esteja com os meus descendentes para sempre!

Portanto sejam gratos sempre!!!

Deus te abençoe... Maurílio Souza.

  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário