Em 1 Coríntios 3. 16, o apostolo Paulo chama a Igreja de “santuário de Deus”. Em Efésios 2.21,22 ele trata a Igreja como edifício que cresce para o templo santo no Senhor, para a morada de Deus no Espírito. O apóstolo Pedro também usa a expressão “casa espiritual” quando faz menção á Igreja (1 Pe 2,5). Essas designações dos apóstolos enfatizam o caráter espiritual da Igreja, como sendo uma criação do Espírito Santo de Deus, indicando que ela é santa, inviolável, pelo fato de que o Espírito Santo presente nela lhe dá um caráter exaltado. Interessante notar que, como templo, a igreja estará completa no futuro, na consumação de todas as coisas (Ap. 21.3).
Pelo fato que em nós habita o Espírito
Santo, nos é conferida comunhão com Deus e nessa comunhão é que nos tornamos
habitação do próprio Deus. O Espírito Santo não é apenas o meio ou o instrumento,
mas é igualmente o medianeiro por cuja virtude Deus habita na igreja. Ao
habitar na Igreja, o Espírito Santo partilha com ela sua vida. As qualidades
que lhe são próprias e referidas na bíblia como fruto do Espírito (Gl 5.22-23),
é o Espírito santo que transmite o poder para a Igreja. O Espírito Santo cria,
também uma sensibilidade à liderança do Senhor e traz à lembrança os
ensinamentos do Senhor, guiando os cristãos em toda a verdade.
OS CINCO MINISTÉRIOS: ONDE ESTÃO OS CINCO MINISTÉRIOS: dentro da igreja? O tempo passa, e cada vez mais é notória a necessidade do funcionamento desses ofícios dentro da igreja. No sistema religioso atual os ministérios estão escondidos no meio da congregação. As pessoas não sabem que ali está um evangelista, um profeta ou um mestre, e nem mesmo aqueles que o são sabem disso. Por muito tempo a igreja tem sido "pastoral".
ESTAMOS VIVENDO UM TEMPO DE RESTAURAÇÃO DOS CINCO MINISTÉRIOS: Há muitos
homens e mulheres com Pastores na frente de seus nomes, o que não condiz com suas
reais funções no corpo. Há muitos Prs. Apóstolos, Prs. Profetas, Prs. Mestres,
Prs. Evangelistas e, é claro, Prs. Pastores de verdade.
Tenho pesquisado nas Escrituras e até agora não encontrei uma passagem que diga que a igreja tem que ser basicamente pastoral, no sentido de que todo o funcionamento do corpo parte desse ministério. Isso seria uma sobrecarga ao verdadeiro pastor. Somente Jesus carregou as cinco funções sobre si, e ele mesmo distribuiu isso para a igreja. Por isso existem os ministérios. É claro que o pastor é essencial, mas eu creio que a igreja só se move em triunfo com o pleno funcionamento dos cinco ministérios. Respeito e entendo completamente a autoridade pastoral.
As Escrituras deixam bem claras as orientações aos pastores da igreja e isso não está em jogo nesse texto. Portanto, não é a submissão que eu estou discutindo aqui. Isso é indiscutível. Como eu disse, é importante entender que os cinco ministérios, na verdade, se resumem no ministério de Jesus. Quando perguntarem qual é o seu ministério, não seria incorreto dizer que é o ministério de Jesus. Nosso Senhor foi um apóstolo ao fundamentar a verdade, enviar Seus discípulos e ser enviado por Deus com base nesse fundamento. Ele foi um profeta ao liberar a voz de Deus para o povo de Israel e mostrar a direção. Ele foi um mestre ao ensinar com revelação acerca das Escrituras nas sinagogas ou nos montes.
Ele foi um evangelista ao realizar sinais e maravilhas que apontavam para Ele como Messias, salvando a muitos. E, finalmente, Ele foi um pastor ao amar e cuidar de Suas ovelhas, alimentando-os e servindo-os. Jesus foi tudo isso e muito mais. Também é importante ressaltar que há outras funções de liderança dentro da igreja, como presbíteros e diáconos. No entanto, vale lembrar que todos os líderes cristãos não estão SOBRE, mas ENTRE, servindo. O objetivo de qualquer ofício é capacitar os santos a fazerem a obra do ministério. Quem faz a obra são os santos. Os ofícios capacitam. Se você conhece alguém que tenha um ofício e não estejam capacitando os santos, ensine isso a ele.
AQUELE QUE TEM O OFÍCIO FOI CHAMADO A SERVIR: 1º - PASTOR: Quantos pastores há no mundo? Talvez milhões. Com certeza, necessitamos de muitos pastores para apascentar o grande número de ovelhas. O pastor é aquele que cuida da ovelha. Ele visita, ajuda nos problemas, ele conhece a cada um, aconselha e exorta. Tudo isso em um âmbito pessoal e sentimental relacionando suas vidas com Deus e seus caminhos de amor. O pastor cuida da ALMA da pessoa. Jesus é o "Bispo da minha alma".
Um pastor ajuda a preparar o santo para a obra do ministério, cuidando para que ele não se perca no caminho. Vale lembrar que Jesus é o pastor de todos. O ministério pastoral precisa estar submetido a essa verdade absoluta. Isso afirma que, na verdade, nenhum de nossos pastores são donos das ovelhas que apascentam. Jesus é o dono.
2º - MESTRE: Com certeza, a função do mestre é a de mais fácil compreensão dentre as cinco. O mestre conhece profundamente as Escrituras e tem o dom de Deus para ensiná-las de maneira perfeita e clara. Ele traz um clareamento. Muitas vezes o mestre poderá explicar uma mensagem de um profeta, com base nas Escrituras, esclarecendo a profecia à luz da Palavra.
Muitos de nossos Prs. São mestres. Isso fica claro quando abrem a boca para pregar. Consequentemente, podemos observar que ele não é muito bom em cuidar das ovelhas, porque sente uma forte necessidade de estudar e ler em busca do conhecimento que vem do Senhor. O mestre também caminha com o santo no decorrer de sua vida cristã, ensinando e capacitando nessa área.
3º - EVANGELISTA: Geralmente, esses homens atraem multidões, pois são canais para sinais e maravilhas da parte de Deus. Muitas vezes esse ministério é relacionado com aquele que evangeliza. Porém, não é somente isso. Todos podem e devem evangelizar, e é claro que o evangelista evangeliza. No entanto, ele o faz com um amor sobrenatural pelas almas perdidas e conforme vai crescendo nesse amor e em fé, Deus começa a usá-lo como canal de milagres, atraindo a muitos. O evangelista serve como um posto de gasolina na vida de um cristão, sempre abastecendo-o com mais fogo e paixão pelas coisas de Deus.
4º - PROFETA: Esse ministério começou a ser restaurado no início da
década de 80. O profeta é aquele que anda com Deus e traz a direção ao “povo”.
Ele aponta, não conduz. Geralmente, os profetas tendem a ser mais excêntricos e
se destacam entre os outros ministros nesse quesito. Isso porque a constante
comunhão com a glória do Senhor transforma radicalmente a sua maneira de pensar
e agir. O profeta edifica, exorta e consola, não representando a sua pessoa,
mas a Deus.
Ele olha para a congregação como um todo e a coloca dentro da igreja da cidade e do mundo. Não confundir ministério profético com profecia. Todos podem profetizar, mas isso não faz da pessoa um profeta de ofício. Raramente, um profeta vai estar trabalhando somente em uma congregação local. Eles foram dados às cidades. Assim como os apóstolos, com os quais trabalham em parceria.
5º - APÓSTOLO: Onde está o apóstolo nos dias de hoje? Eles foram apenas os doze? Nada disso. O apóstolo é aquele que traz os fundamentos para a igreja de uma forma estratégica. Ele ajusta a “falsa doutrina” com a verdade que há em Cristo. Há muitos Pastores que na verdade são apóstolos. Geralmente, esses homens têm uma visão ampliada do reino de Deus implantado na Terra. Eles enviam pessoas e são enviados por Deus para fundamentar a igreja através das verdades e princípios bíblicos. Eles ajudam a restaurar esse fundamento. O apóstolo EMPURRA a igreja.
Nós estamos passando do pastoral para o apostólico nesse tempo. Aleluia! O apóstolo sempre olha para a base. Ele se preocupa com que a casa fique firme e não caia. Ele ajusta todas as mensagens a esses fundamentos básicos, que nada mais são do que as verdades de Deus. Ele é aquele que bota a mão na obra. Ele conta sempre com cristãos maduros para o trabalho.
OS DONS ESPIRITUAIS: Os capítulos 12,13 e 14 de I Coríntios devem ser lidos como uma unidade, a respeito dos dons espirituais. O capítulo 12 fala do que não devemos ignorar, portanto, fala do que devemos saber. O capítulo 13 fala da motivação que devemos ter, ou seja, o que deve me mover. O capítulo 14 fala de como devemos agir, ou seja, de como devemos fazer.
O QUE DEVEMOS SABER: 1º - DONS E MANIFESTAÇÕES: É importante diferenciar as palavras Dons e Manifestações. A palavra dom traz em si mesma uma coisa muito importante: ninguém merece os dons, pois são presentes, dádivas de Deus, independe de nós. A palavra manifestação acentua que os dons se tornam visíveis nos cristãos. Esta palavra também acentua que os dons não são nossos. Eles são manifestações do Espírito Santo, através de nós. Elas nos previnem de dois erros: 1) Orgulho, e 2) Estagnação.
2º - AGRUPANDO OS DONS: OS DONS PODEM SER AGRUPADOS DA SEGUINTE FORMA: 1 - DONS INSPIRACIONAIS (OU DONS DE FALAR): Línguas - Interpretação de Línguas - Profecia. 2 - DONS DE PODER (OU DONS DE FAZER): Dons de curar - Operação de milagres – Fé... 3º - CARACTERÍSTICAS DOS DONS: LÍNGUAS: Existem dois modos de manifestar-se: 1) Para edificação pessoal (I Co 14:2). 2) Para edificação da Igreja, acompanhada de interpretação (I Co 12:10; 14:27-28). O dom de línguas só tem uma direção: o homem falando para Deus.
INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS: A primeira coisa que devemos entender é que interpretar não é traduzir; interpretar é dar o significado do que foi dito. Se falar em línguas é falar a Deus, a interpretação sempre será no mesmo sentido. PROFECIA: Elas existem para edificar, exortar e consolar o povo de Deus (I Co 14:3). A predição do futuro não é o conteúdo principal das profecias, é apenas um elemento ocasional.
DONS DE CURAR: É a graça de Deus para curar sobrenaturalmente as enfermidades sem os meios naturais. Não estamos negando, com isto, a validade e a eficácia da medicina. Porque fala dons de curar no plural? Porque os males são de muitos tipos. Imposição de mãos: Mc 6:5; Lc 4:40; 13:13; At 28:8. Unção com óleo: Tg 5:14; Mc 6:13. Confissão: Tg 5:15-16; Jo 5:14. OPERAÇÃO DE MILAGRES: São acontecimentos que parecem ultrapassar ou contradizer as leis da natureza. Estas leis são o modo comum e normal de Deus de fazer as coisas. Deus conserva tudo assim para nossa conveniência (Mt 15:32; At 2:38-40).
FÉ: Existe a fé natural e a sobrenatural. A fé sobrenatural tem três tipos: 1. A fé que salva: Hb 11:6; At 16:31; Ef 2:8-9; Rm 10:17. 2. A fé como fruto do Espírito Santo: Gl 5:22; Rm 1:17. 3. A fé como dom do Espírito Santo: I Co 12:9. DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS: Este dom nos capacita a saber, imediatamente o que está motivando uma pessoa ou uma situação: Ex.: At 16:16; Jo 1:47; Mt 16:15-23; Lc 9:54.
PALAVRA DE SABEDORIA: É a aplicação sobrenatural do conhecimento. É saber o que fazer com o conhecimento natural ou sobrenatural que Deus te dá, ou seja, é um julgamento adequado para a ação. A palavra de conhecimento revela a informação, mas a palavra de sabedoria diz como aplicar a informação. Ex.: Mt 21:24; 22:20-22; Jo 8:7; Mc 3:4.
PALAVRA DE CONHECIMENTO: Através do conhecimento, Deus revela a informação de atos, situações e pensamentos. Ex.: Mt 9:4; II Sm 12:7-13; Jo 4:17-18,29; At 5:3; 9:11-12,17. 4º - O QUE DEVE NOS MOVER: O Capítulo 13 de I Coríntios está bem no meio de dois capítulos que falam sobre os dons espirituais, que falam de poder sobrenatural, que enche os olhos dos que vêem. Por que este capítulo está aqui? Não estaria em lugar errado? O que dom tem haver com amor? Notamos que Paulo termina o capítulo 12 falando que iria mostrar um "caminho sobremodo excelente" e este caminho é o amor.
Lembre-se que os dons são concedidos pela graça do Senhor para
desempenharmos o nosso serviço, mas o amor é fruto do Espírito na formação do
nosso caráter. O que Paulo está deixando claro aqui é que o amor é o único meio
correto de manifestar os dons. Muitos buscam os dons espirituais para sua
auto-glorificação, com a motivação de chamarem a atenção sobre si. Nós não
podemos buscar os dons como um meio de nos projetarmos, mas sim, com a
motivação correta que é o amor para servir aos nossos semelhantes.
CONSELHOS DO ESPÍRITO SANTO PARA SUA IGREJA COM RESPEITO AOS DONS ESPIRITUAIS: Procurar com zelo os dons - só procuramos aquilo que nos interessa e sentimos falta. Como procurar? Através da: oração, jejum, vigílias, etc. Procurar progredir (I Co 14:12-13). Ex.: engatinhar, andar... Com respeito ao dom de línguas (I Co 14:27-28). Com respeito ao dom de profecia (I Co 14:29-33). Com respeito à participação de todos (I Co 14:26).
Faça-se tudo para edificação (I Co 14:26) e com decência e ordem (I Co 14:40). Amados, “segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais”, “Mas principalmente o de profetizar” (I Coríntios 14:1). Eu li um livro que o titulo apenas o titulo impactou minha vida. O titulo deste livro é “Tragédia na igreja, a falta dos dons Espiritual”. Devemos compreender uma coisa na igreja só movemos através do Espírito Santo sem ele somos uma “organização religiosa” menos uma Igreja.
FRUTO DO ESPIRITO SANTO: Quatro palavras gregas diferentes que nós traduzimos por “amor”. Quando a bíblia fala do amor que DEUS tem por nós e que gostaria que nós tivéssemos, geralmente usa a palavra grega ágape (pronuncia-se ágape). O amor ágape aparece em todo o novo testamento.
Quando Jesus disse “amem seus inimigos”, Mateus usou a palavra ágape em seu evangelho. Quando Jesus disse que devemos nos amar uns aos outros. João usou a palavra ágape, quando Jesus disse “Ame seu vizinho” Marcos usou a palavra ágape. Quando a escritura diz que “DEUS é amor”, ela usa a palavra ágape. O novo dicionário da bíblia define o amor ágape no grego como “as formas elevadas e nobres de amor, que vê no objeto do amor algo infinitamente precioso”.
O FRUTO DO ESPIRITO: ALEGRIA: A palavra grega usada no novo testamento para alegria repetidamente é usada para indicar alegria de origem espiritual, como “alegria do Espírito Santo” (1 Tess. 1:6). Também o antigo testamento usa frases como “a alegria do Senhor” (Neemias. 8:10) para indicar que DEUS é a fonte da alegria.
Pouco antes de ser preso nosso Senhor se reuniu com seus discípulos para a ceia. Jesus lhes disse que tinha falado tudo aquilo. “Para que o meu gozo esteja em vós, e vosso gozo seja completo” (João 15:11). Lembre-se “Os primeiros cristãos conseguiram conquistar o mundo porque eram um povo alegre”.
O FRUTO DO ESPIRITO PAZ: Paz traz em si a idéia de unidade, satisfação, descanso, segurança e tranquilidade. No antigo testamento a palavra é shalom. A paz de DEUS que pode reinar em nossos corações sempre e precedida pela paz com DEUS, que é ponto de partida. Quando esta existe, a paz de DEUS pode segui-la. Deste ponto de vista a obra salvadora de Cristo tem dois estágios:
1º ESTAGIO - Ele foi capaz de terminar a guerra que havia entre o homem pecador e o DEUS justo. DEUS estava mesmo aborrecido com a humanidade por causa do seu pecado. Jesus, com seu sangue, proveu a paz. A guerra terminou; a paz veio. DEUS estava satisfeito, a divida cancelada. Agora DEUS pode olhar para a humanidade com prazer.
2º ESTAGIO - Graças a Jesus, agora podemos ter a paz de DEUS em nosso coração. A paz com DEUS não é somente uma trégua; a guerra terminou para sempre, e agora os corações redimidos dos antigos inimigos da cruz estão munidos de uma paz que esta além de qualquer conhecimento humano, e mais alto que qualquer voo de águia que possamos imaginar.
O FRUTO ESPIRITO: LONGANIMIDADE - A palavra longanimidade (paciência, na bíblia na linguagem de hoje) vem de uma palavra grega que tem a ideia de imperturbabilidade diante de provocações. O conceito de paciência sob maus tratos, sem ficar com raiva nem nutrir pensamentos de vingança ou retribuição.
O FRUTO DO ESPIRITO: BENIGNIDADE - Benignidade, ou ternura, ou delicadeza, este termo vem da palavra grega que entende toda a nossa natureza permeada de gentileza. Delicadeza acaba com tudo que é rude e grosseiro. Podemos até chamá-la de amor que permanece. Jesus era uma pessoa gentil, e ensinava aos seus seguidores a praticarem ações de benignidade e delicadeza.
O FRUTO DO ESPIRITO: BONDADE - Esta palavra é derivada de um termo grego que se refere à qualidade das pessoas que são dirigidas e desejam o que é bom que representa os mais elevados valores éticos e morais. Paulo escreve: “Porque o fruto da luz consiste em toda a bondade, e justiça, e verdade” (Ef. 5:9). A palavra “bom” no entender da escritura significa literalmente “ser como DEUS”, porque Ele é o único que é perfeitamente bom. Uma coisa é ter padrões éticos elevados, outra coisa é a bondade que o Espírito Santo produz que tem suas raízes em DEUS.
O FRUTO DO ESPIRITO: FIDELIDADE - A fidelidade de que se fala aqui não é uma referencia à fé do crente, mas à fidelidade que o Espírito Santo produz em uma vida cristã entregue a Ele. Falta de fidelidade é sinal de imaturidade espiritual. Um sinal de imaturidade emocional é a recusa em aceitar responsabilidade.
Por outro lado, quando somos fiéis é porque assumimos as responsabilidades que DEUS nos deu. Isto é sinal de maturidade espiritual, e é um dos frutos importantes que o Espírito produz em nós. O maior teste para nossa fidelidade pode ser quanto tempo nós dedicamos à leitura da bíblia, à oração, vivendo de acordo com os princípios de justiça quando abençoados com prosperidade.
O FRUTO DO ESPIRITO: MANSIDÂO - A palavra mansidão (humildade, na bíblia na linguagem de hoje) vem de uma palavra grega que significa “brando; ser suave no trato com outros”. Jesus disse: “Felizes os humildes, porque receberam o que DEUS tem prometido” (Mat. 5:5).
Em nenhum lugar da escritura esta palavra implica em desanimo ou timidez. Nos tempos bíblicos mansidão ou humildade significa muito mais do que na nossa língua hoje em dia. Continha a ideia de ser domesticado, como cavalo selvagem que foi controlado. Antes de ser amansado pelo Espírito Santo Pedro era rude e explosivo. Depois toda sua energia passou a ser usada para a glória de DEUS.
O FRUTO DO ESPIRITO: DOMÍNIO PRÓPRIO - Domínio próprio (ou temperança, em algumas versões). A palavra grega significa senhorios fortes e pesados, capazes de controlar nossos pensamentos e ações. A falta de domínio próprio já derrubou reis e tiranos. A historia ilustra isto. Alguém disse uma vez: “Existem homens que podem comandar exércitos, mas não podem comandar a si mesmos”.
Existem homens que com suas palavras inflamadas podem cativar multidões, que não conseguem ficar quieto diante de provocações ou insultos. O maior sinal de nobreza é o domínio próprio. Ele é o maior sinal de realeza do que coroa e púrpura”.
Domínio próprio em coisas de comida é moderação. Domínio próprio com respeito ao álcool é sobriedade. Domínio próprio em assuntos de sexo é abstinência para os que não são casados. Temperança quanto ao nosso temperamento é domínio sobre ele. Domínio próprio quanto a roupas é modéstia apropriada. Domínio próprio na derrota é esperança. Domínio próprio em relação aos prazeres pecaminosos é nada menos que abstinência completa. “Vale mais ter paciência do que o valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras (Prov. 16:32)”.
CONCLUSÃO FINAL: Demos uma rápida olhada em cada uma destas novas facetas que perfazem o fruto do Espírito: amor, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio. Eu peço a DEUS que todas elas sejam parte da sua vida, e da minha. O Espírito Santo já esta no coração de cada cristão, e Ele quer produzir o fruto do Espírito em nós.
Mas é preciso que haja uma mudança. Um barco não afunda quando esta na água, mas afunda quando a água esta nele. Se nós não temos o fruto do Espírito não é por vivermos em um mar de corrupção, mas por o mar de corrupção estar em nós.
Só o Espírito Santo pode fazer com que o cristo em nós seja visível por fora também. Nenhum esforço humano pode produzir o tipo de pessoa que DEUS quer que nós sejamos. Mas quando o Espírito nos enche, Ele produz Seu fruto em pessoas cada vez mais semelhantes com Cristo, o protótipo do que nós seremos um dia. Que Deus te abençoe e produza em nós o “fruto do Espírito Santo” Amém!!!
Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...
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