LODEBAR (LUGAR SEM PASTO, SEM PALAVRA, SILENCIOSO), NÃO PÔDE SER EVITADO, ELE FOI PARAR LÁ, SIMPLESMENTE; PORQUE ALGUÉM O LEVOU! ELE NÃO TEVE OPÇÃO.
II Samuel 9:3 Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. - II Samuel 9:4 E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lodebar. Ele era uma criança, e pelo que eu saiba criança de 5 anos, não faz idade da razão, porque ainda é ingênua, sem maldade, é pura, inocente.
Entendo aqui pelo Espírito Santo de Deus,
que esta palavra está direcionada diretamente para pessoas que foram vitimadas,
pessoas que são: Inocentes, sem culpa alguma, justas. O QUE DEUS SERÁ CAPAZ DE FAZER POR VOÇE,
PARA TE TIRAR DESTES TRAUMAS? PELA DIREÇÃO ÚNICA DO ESPIRITO SANTO, RECEBA ESTAS PROFECIAS
DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS.
Você não mais ficará em Lodebar, Deus sempre tem alguém para te tirar desta miséria. E, este alguém é segundo o coração de Deus, do tipo Davi: condicionado de poder, de compreensão, de verdadeiro amor, comprometido com a palavra de Deus, que sabe derrubar gigantes que está te afrontando. Quem foi que tirou Mefibosete de Lodebar? Davi; O homem segundo o coração de Deus, que sabia derrubar gigantes, homem que sabia formar exércitos de homens; miseráveis, endividados, desgostosos, entristecidos.
Davi era homem sisudo em palavras, fiel nos compromissos, humano de coração; cheio de amor, cumpridor de aliança, de concerto. “Samuel 20:42 Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto juramos ambos em nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua”.
DEUS CALARÁ TODOS AQUELES QUE PROPAGAVAM O SEU ESTADO DE MISÉRIA: Ziba fez questão de dizer que Mefibosete era coxo de ambos os pés. Este é o caso de muita gente, que além de propagar nossas misérias, ainda fazem questão de detalhar os fatos, ao invés de ir orar, de ajudar, de estender a mão. Mas; Deus tem um freio para a boca destes contadores de derrota: E, o freio, é uma ordem da parte de Deus:
”II Samuel 9:3 Disse-lhe o rei: Não há ainda
alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então,
Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. - II Samuel 9:4 E
onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir,
filho de Amiel,
A ordem foi liberada diretamente para o linguarudo: como se Davi dissesse a Ziba; Ele pode até ser paralítico, mas é ele que quero, e não outro, vai buscá-lo que tenho uma aliança com o seu pai. Outro exemplo poderoso de Deus calando um linguarudo. Está escrito no livro de atos: “Atos 9:11 Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando. Atos 9:12 e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
Atos 9:13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; Atos 9:14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Atos 9:15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel”;
O apostolo Paulo, quando era perseguidor do caminho, a qual, ele não conhecia. Quando ia pelo caminho de Damasco, Jesus apareceu para ele, se identificando com o verdadeiro caminho. Agora, Paulo obedecendo a Deus, entra na casa de Judas, na Rua Direita, e fica orando durante três dias, e ;Deus ordena a Ananias, para ir neste endereço atrás de Paulo, e começa a dar algumas ordenanças. Mas quando Deus revela qual era o nome de pessoa que Ananias iria orar que ele ouve o nome de Paulo, começa os questionamentos da parte de Ananias. Senhor! Ele é isso, aquilo e aquilo outro!!!
E Deus diz para Ananias: olha Ananias! Ele, não é ele foi tudo isso que você me falou, e mais um pouco! Para você, ele pode não ser útil. Mas, para mim, ele é: VASO ESCOLHIDO! Ó; GLÓRIA! VAI!!! Deus está calando, aqueles que gostam de contar, suas desgraças, seu passado! E, está apagando o nome que te colocaram depois que te passaram a rasteira: derrotado, de inútil, e está colocando nas escritas das palavras do inimigo: ELE ME É MUITO ÚTIL! ASSIM DIZ O SENHOR!!!
Você entendeu amado (a)? Aqueles que
afirmaram que você é inútil, que é coxo, que é cego, que é mão mirrada, que é
surdo, ou mudo. Deus falará claramente para eles, para não deixar nenhuma
dúvida! João 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu
vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso
fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele
vo-lo conceda. ULTIMA PROFECIA:
DEUS TE COLOCARÁ
Mefibosete foi comer na mesa do rei, juntamente
com os filhos do rei; Davi. Tudo isso por causa de uma aliança.
II Samuel 9:10 Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e
teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu
senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão
sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
II Samuel 9:11 Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. II Samuel 9:12 Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. II Samuel 9:13 Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.
Assim Deus fará com pessoas que estão se sentindo destruídas por uma traição, uma queda provocada por outrem. Tem uma mesa preparada dentro do palácio, com príncipes ao redor, e Rei na tua presença. Sabe o que Deus me revela? Lo-debar, ficará para trás, Deus arrancará toda a sua amargura, decepção, tristeza, retornando a você, tudo aquilo que você precisa e que lhe faltou durante todo este tempo de Lo-Debar.
O que Deus te dará, onde ele te colocará, o que fará por você, te trará tanta felicidade e gozo no teu espírito que no momento em que alguém quiser te lembrar da sua antiga condição de Lo- debar, e da injustiça que te fizeram, não mais trará angustias, somente a afirmação de que: Esta adversidade não me afeta mais! Estou livre, Deus me visitou e me tirou da terra da minha amargura.
VOCÊ VIVERÁ
NÃO SÓ DE OUVIR FALAR, MAS DE VIVER A PASSAGEM DO SALMO 126: 1,2,3. Salmos
126:1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.
Salmos 126:2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a
nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o
SENHOR tem feito por eles. Salmos 126:3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR
por nós; por isso, estamos alegres.
VISÃO TRANSFORMADORA:
“Gênesis 28.10-22” - (Gênesis 28:10) - Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; (Gênesis 28:11) - E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. (Gênesis 28:12) - E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
(Gênesis 28:13) - E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; (Gênesis 28:14) - E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; (Gênesis 28:15) - E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
(Gênesis 28:16) - Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia. (Gênesis 28:17) - E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. (Gênesis 28:18) - Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
(Gênesis 28:19) - E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz. (Gênesis 28:20) - E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; (Gênesis 28:21) - E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; (Gênesis 28:22) - E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
Deus quer-nos dar experiências com Ele, e para isso Deus se revela ao homem, quantos hoje vem à igreja e não percebe por uma visão reveladora que Deus esta neste lugar... - Não percebe aquilo que Jacó percebeu que este lugar é tremendo, lugar de curas, de libertação, de descanso, mas também um lugar para se ter experiência com Deus.
Jacó diz assim; (Gênesis 28:17) - E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Você meu irmão precisa ter essa experiência para saber quem é que esta neste lugar e o que representa este lugar... - Vamos ao nosso exemplo Jacó: Por mais destruído que Jacó estivesse ele ainda continuava sendo na essência a matéria prima de Deus. A forma poderia estar danificada (Engano, mentira, roubo...), mas a essência era a mesma.
LEMBRE-SE MEU IRMÃO VC É A ESSENCIA DA CRIAÇÃO DE DEUS A MATERIA PRIMA DA CRIAÇÃO!!!
A transformação de Jacó começou em Betel e continuou pelo resto da vida dele. Ele não se tornou um Super-homem espiritual da noite para o dia, mas foi crescendo de graça em graça. - Quando olhamos para Jacó aprendemos que transformação tem um começo, mas nos acompanha pro resto da vida. - A visão transformou um jovem interesseiro, sagas, oportunista, e enganador, em um líder em potencial, um patriarca... Antes era um homem que fugia de seu irmão, depois se tornou em homem ousado que lutou com Deus.
A VISÃO TRANSFORMOU CONHECIMENTO TEÓRICO EM CONHECIMENTO EXPERIMENTAL!!!
Jacó diz: “Deus estava aqui e eu não sabia?” Por que a surpresa? O texto bíblico nos dá uma idéia clara. O verbo saber no hebraico é “yada” e está ligado a: Perceber e ver, Descobrir e discernir, Saber por experiência... - Na verdade Jacó não tinha tido durante toda sua vida uma experiência real com Deus. Jacó Tinha apenas um conhecimento teórico ensinado por seus pais e avós, mas nada conhecia do Deus vivo. - Ele não conhecia Deus pessoalmente, nem tinha tido uma experiência, somente em teoria. Mas, naquela noite em sonhos, a Jacó foi revelada a tremenda visão de um Deus que nos busca e cumpre sua Palavra.
E ONDE FOI ESTA EXPERIÊNCIA DE INTIMIDADE? EM BETEL, “A CASA DE DEUS”!!!
A nossa casa é o lugar mais gostoso que podemos estar. Quando viajamos, por mais belo que seja o lugar, chega uma hora que você quer está na sua casa, com sua família... - Pois é na sua casa que você encontra intimidade. Neste pequeno texto observamos que é na “casa” que experimentamos da intimidade.
OLHA MEU IRMÃO É EM BETEL (CASA DE DEUS) QUE EXPERIMENTAMOS DA INTIMIDADE COM DEUS!!! -Jacó enquanto estava na “casa de seu pai” experimentou do engano de seu coração, da mentira e dos conchavos com a sua mãe. E por isso fugiu de casa. Gn. 27. - Deus como um bom Pai levou Jacó para sua casa e tratou de sua vida espiritual e de suas feridas internas.
A CASA DE DEUS É LUGAR DE UMA ALIANÇA DE CURA!!! “(II Crônicas 7: 14) - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. - Enquanto Jacó na casa de seu pai tornara-se um ladrão da benção, em Betel, ele recebe a benção de Deus e torna-se generoso. - Da casa de Seu pai ele é um fugitivo, na “Casa de Deus”, ele é achado. Na sua antiga casa Jacó engana seu pai dizendo que teve experiências com Deus.
NA CASA DE DEUS ELE ERGUE UM ALTAR, PORQUE VERDADEIRAMENTE SE ENCONTROU COM DEUS. Todo crente precisa deixar a sua casa e ir (OU VIR) à casa de Deus. Não foi à toa que Deus levou Jacó para a Sua casa para experimentar de intimidade. - As visões divinas têm o poder de levar os homens a perceber mais intimamente a presença de Deus, a temer a Deus. Foi isso que Jacó experimentou.
Se você esta aqui nesta noite e não tem uma visão experimental esse lugar é um lugar comum e a única presença que você sente é a dos irmãos!!! - Quando falo sobre experiências espirituais falo de ser batizado com o espírito santo, falo de ser usado com um dos dons espirituais!!! - SE VOCE NÃO EXERCE UM DOM ESPIRITUAL; SE VOCE NÃO VIVEU UM MILAGRE; VOCE NÃO TEM UMA VISÃO EXPERIMENTAL!!! - Em Berseba a religião de Jacó não interferia no seu dia a dia. Ele sabia que ele era um homem Pactual (QUE TINHA UMA ALIANÇA), mas continuava a viver uma vida de mentira e engano.
Olhe para Gênesis 27.20 – “(Gênesis 27:20) - Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro”. Não havia temor nenhum em Jacó. Para conseguir seus intentos ele mentiu usando o nome do próprio Deus. - Jacó tinha por deus sua mãe e ele mesmo. Essa era sua religião em Berseba, “mentira e engano” (é isso que caracteriza as religiões).
Essa é a religião de muitos crentes. Promovem experiências mentirosas com um Deus que eles criaram, ou vivem de experiências dos outros. Mas nunca tiveram um encontro real com Deus. Precisamos desesperadamente pedir a Deus para que ele levante um Esaú (doença ou problemas) em nossas vidas para que saiamos de Berseba e encontremos com Deus em Betel.
QUANDO SURGEM OS PROBLEMAS E LUTAS TORNAMO-NOS MAIS FERVOROSOS EM NOSSAS ORAÇÕES E BUSCAMOS A DEUS!!! - Foi num deserto que pela primeira vez Jacó admitiu a presença de Deus na sua vida (v. 16) – “(Gênesis 28: 16) - Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia”.
ÀS VEZES É NECESSÁRIO O DESERTO PARA TRAZER O CRESCIMENTO DA VIDA CRISTÃ!!! - É no deserto que encontramos verdadeiramente a Deus. Na situação incômoda. Lugar deserto, sozinho, sem rede, sem coberta, sem cama para dormir, o travesseiro era um pedra. - Como Jonas no ventre da baleia. Dali ele fez a sua oração. Quando os recursos humanos se esgotam, essa hora é boa para levantar os olhos para cima. - A experiência tocou nas emoções de Jacó – pela primeira vez ele teve uma experiência com o Deus de seus pais.
JACÓ DISSE: “DEUS ESTÁ NESTE LUGAR E EU NÃO SABIA”!!! - Deus quer também nos levar para este lugar; um lugar de mudança, de encontro, de renovo, de esperança... - Para (BETEL) a casa de Deus; Essa casa não significa um lugar físico, mas um encontro espiritual. Na casa de Deus não vamos ver mobílias caras, arquitetura inovadora isso não é bênçãos espirituais. Mas com certeza seremos transformados e sairemos da casa como novos homens e mulheres, isso sim é espiritual.
Teremos uma nova espiritualidade, seremos mais íntimos de Deus. Esse era o propósito da visão experimental dada a Jacó. VOCÊ PRECISA DESTA VISÃO EXPERIMENTAL NA CASA DE DEUS!!! Ai você esquece o celular o disse me disse e passa a buscar o crescimento com Deus. - A visão que Deus quer nos dar e quer que busquemos consiste na necessidade de crescermos espiritualmente, segundo a imagem de Cristo. Sem esse tipo de visão, qualquer indivíduo, instituição humana, ou nação estão condenados à derrota espiritual.
O RESULTADO DA VISÃO EXPERIMENTAL:
Diz o texto que ao acordar Jacó ficou impressionado com o que viu. Ele exclamou: “Quão temível é este lugar!” (lugar sagrado, e de reverencia). A consciência do lugar onde ele estava (BETEL) a casa de Deus. “O Deus que faz grandes coisas imensuráveis, o mesmo Deus que faz maravilhas incontáveis. Passa diante de mim e não o vejo, passa novamente e não o sinto.”
SALMO 137 - Junto dos rios de babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha?
Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza. Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria. Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces. Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós. Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras. Salmos 137:1-9...
Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário