MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

AS TRÊS BENÇÃOS DO SANGUE DA CRUZ: JUSTIFICAÇÃO – PERDÃO – SALVAÇÃO!!! LIVRO DE NUMERO 179!!!


CENTÉSIMO SEPTUAGÉSIMO NONO LIVRO ON LINE GRATUITO POR MAURILIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!

Hebreus 9:1 – ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. –Hebreus 9:7 - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; Hebreus 9:8 - Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo...

Hebreus 9:11 - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Hebreus 9:12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. 

Observe primeiro, que quando João Batista anunciou a vinda do Messias, referiu-se a duas funções que seriam realizadas por ele: 1º - Primeiro, que seria o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

2º - Segundo que batizaria com o Espírito Santo e fogo -João 1:29... - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.  O sangue do Cordeiro precisava ser derramado antes que o derramamento do Espírito Santo pudesse ser concedido. (a pessoa espiritualmente precisa ser lavada para ser revestida).

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3:11...

Somente quando tudo que o Velho Testamento ensinou sobre o sangue fosse cumprido é que a dispensação do Espírito poderia começar. Depois, o Senhor Jesus Cristo declarou, ele próprio, que sua morte na cruz era a razão por que havia vindo ao mundo. Que era a condição necessária para a redenção e a vida que viera trazer. Afirmou claramente, em conexão com a sua morte, que o derramamento do seu sangue era necessário.

Na sinagoga de Cafarnaum, falou de si mesmo como: 1º - O Pão da Vida - (Jo 6.35), e que esse pão; 2º - Daria vida para o mundo (Jo 6.33). Quatro vezes em seguida, falou do seu sangue: 1º - Se não... beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos; 2º - Quem... beber o meu sangue tem a vida eterna; 3º - O meu sangue é verdadeira bebida; 4º - Quem... beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele - (Jo 6.53-56).

Jesus declarou como o Filho do Pai que veio restaurar-nos a vida perdida, não poderia fazer isso de nenhuma outra forma senão morrendo por nós. Derramando seu sangue e, só então, tornando-nos participantes do poder que o sangue derramado oferece. Jesus confirmou os ensinamentos do Velho Testamento. – Que o homem só poderá viver por meio da morte de um inocente, e que só através da ressurreição é que a vida se torna eterna.

Efésios 2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Nem o próprio Cristo poderia nos tornar participantes desta vida eterna sem derramar seu sangue e nos levar a beber dele. Que fato glorioso e salvítica!!! - A VIDA ETERNA PODE SER NOSSA, CONTUDO NÃO SEM SANGUE.

É impressionante a declaração do nosso Senhor Jesus Cristo na última noite de sua vida na Terra: Antes de completar sua grande obra, doando a vida como resgate por muito...

Mateus 20:28 - Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Ele instituiu a Ceia, dizendo: - Mateus 26:27 - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Quero colocar uma observação no versículo de: Mateus 26:29 - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai.

SÓ VAI TOMAR NO REINO DE DEUS QUEM TOMOU E PARTICIPOU DA COMUNHÃO DA IGREJA DO SENHOR JESUS!!!

LEMBRE-SE MEU IRMÃO NÃO SEM SANGUE: SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE, NÃO HÁ REMISSÃO (HB 9.22). CONCLUSÃO: 1º - Pelo derramamento do próprio sangue, Cristo obteve NOVA VIDA para nós. 2º - Através do que descreveu como beber o seu sangue,

ELE DIVIDE SUA VIDA CONOSCO. 3º - O sangue derramado de Jesus na cruz nos livra da culpa do pecado, da morte e do castigo pelo pecado. 4º - O sangue que bebemos pela fé transmite-nos sua vida. 5º - O sangue que derramou foi, em primeiro lugar, para nós e, em segundo lugar, concedido a nós, para bebermos e renovarmos nossa aliança (compromisso) com Deus.

CONCLUSÃO FINAL: Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; à universal assembleia e a igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel – (Hebreus 12.22-24).

O SANGUE DE JESUS NOS FALA TRES COISAS: PRIMEIRO; PELO SANGUE TEMOS A REMISSÃO - Remissão é o ato ou ação de perdoar e redimir. A origem etimológica do termo remissão supostamente teria se originado a partir do significado; Ação de pôr no caminho de novo, ou seja, de recomeçar. Significa um sentimento de compaixão e misericórdia!!!

SEGUNDO: PELO SANGUE SOMOS JUSTIFICADOS - Para colocar de forma simples, justificar significa declarar justo; fazer alguém justo diante de Deus. Justificação é quando Deus declara justo todo aquele que recebe a Cristo...

Baseado na justiça de Cristo sendo debitada às contas daqueles que O recebem. Apesar de que podemos achar justificação como um princípio por todas as Escrituras, a passagem principal que descreve justificação em relação aos crentes é Romanos 3:21-26: Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:21-26...

TERCEIRO: PELO SANGUE RECEBEMOS A SALVAÇÃO; A palavra salvação tem sua origem transmitindo a ideia de cura, redenção, remédio e resgate; no latim salvar significa ajuda ou saúde. A salvação é um termo que se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz referência à salvação da alma!!!

A salvação eterna ou a salvação da alma é um grande presente de Deus para a humanidade. A nossa comunhão original com o Criador foi quebrada, no pecado de Adão e Eva e perdemos o privilégio da vida eterna. Desde então conhecemos a morte e necessitamos de redenção, justificação e salvação. Todas nos foram dadas pela vida, morte e ressurreição de Jesus.

O grande e principal alvo da fé é a salvação da alma. Isto é, primeiro nós devemos receber Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas para que sejamos livres da condenação eterna. - Pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. (1 Pedro 1:9)... - Pois vocês são salvos pela graça (FAVOR IMERECIDO), por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; (Efésios 2:8)...

O SANGUE DA VERGA DA PORTA:

ÊXODO 12: 21-24 = Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Ide e tomai-vos cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai a páscoa. Então tomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no sangue que estiver na bacia e marcareis com ele a verga da porta e os dois umbrais; mas nenhum de vós sairá da porta da sua casa até pela manhã.

Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir. Portanto guardareis isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre.  

Mt 26: 17-18 = “Ora, no primeiro dia dos pães ázimos, vieram os discípulos a Jesus, e perguntaram: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?  ó Respondeu ele: Ide à cidade a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos”.

Mt 26: 29 = “Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai”. A Nação de ISRAEL ainda era um povo escravizado no EGITO, quando MOISÉS foi enviado por DEUS para libertar o seu povo. O Faraó obviamente não quis perder o braço escravo daquele povo e não permitiu a saída dos HEBREUS.

Diz o relato Bíblico que DEUS começou então uma série de manifestações sobrenaturais para revelar-se. Revelar-se não só ao seu próprio povo, mas também para tornar-se conhecido de todos os povos da terra de então. E depois de enviar várias pragas, ou manifestações sobrenaturais na vida daquele povo.

Para culminar os atos poderosos e forçar o Faraó Ramsés a libertar o povo, DEUS manda MOISÉS anunciar a morte de todo primogênito na terra do Egito. E para proteção dos primogênitos israelitas, DEUS instituiu o método pelo qual estariam livres da morte: Cada família deveria matar um cordeiro sem defeito físico, pegar um feixe de ramos molharem no sangue que estivesse na bacia usada para sangrar o animal e passar o sangue no alto e nos lados da porta da casa.

Assim quando o anjo da morte passasse para matar os primogênitos dos egípcios e encontrasse o sangue na porta, o anjo passaria adiante, passaria por cima e não mataria os filhos dos israelitas. E seguindo, pois esta orientação de DEUS toda a nação de Israel foi salva e liberta das mãos de Faraó.

Por isso em Ex 12: 25-27 = Temos a instituição da PÁSCOA: E quando estiverem morando na terra que o Senhor vai dar a vocês, como prometeu, continuem fazendo essa comemoração. E quando seus filhos perguntarem: Que comemoração é essa? Respondam: É o sacrifício da páscoa do Senhor. Isso faz lembrar que o Senhor passou por cima das casas dos israelitas no Egito. Foi quando Ele fez destruição nas casas dos egípcios, mas não tocou nas casas do nosso povo”.

Mais tarde. Quando JESUS veio ao mundo enviado pelo mesmo DEUS que enviara MOISÉS; Ele JESUS, foi apresentado como o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ou seja, JESUS foi identificado com o mesmo cordeiro da Páscoa Judaica, que a exemplo daquele, foi morto para que todos aqueles que NELE crerem não pereça, mas tenha vida eterna!

ENTÃO NA VERDADE, JESUS HOJE É A NOSSA PÁSCOA!!!

O CORPO E O SANGUE:

O pão e o vinho são alimento, comida, sustento: Isto nos faz compreender que, assim como a nossa vida física tem necessidades de ser constantemente alimentada, assim a nossa vida espiritual tem necessidade de ser nutrida com o alimento que Jesus no dá: o seu Corpo e o seu Sangue.

O pão, formando por muitos grãos de trigo, e o vinho, feito com muitas uvas, simboliza também um sentido de união: tornam-se pão os grãos moídos, tornam-se vinho as uvas esmagadas graças à união, que trazem a unidade na igreja de Jesus Cristo.

Tudo isto demonstra que também nós, que participamos deste banquete espiritual, por mais numerosos que sejamos, devemos nos tornar um só pão, um só vinho, quer dizer, devemos formar em um só povo, unidos em Cristo, um só corpo, como nos diz o apostolo Paulo: Uma vez que há um só pão, nós embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão...(1 Cor 10, 17).

A Doutrina dos Doze Apóstolos ou fundamentos dos apóstolos ensinam sobre o verdadeiro significado do corpo e sangue: SANGUE OU VINHO: Que vos abstenhais... Do sangue... - Em Atos 15:29 foi reiterado ou repetido para os cristãos uma ordem divina dada a humanidade desde o principio. Bem antes de Deus fornecer cerca de 640 leis para seu povo aliançado com E’le, o antigo Israel.

Deus já havia ordenado aos descendentes de Noé que evitassem o sangue. Gênesis 9:4 ordenava aos sobreviventes do Dilúvio que não comessem sangue. (Gênesis 9:4) - Deus posteriormente fez os humanos saber o porquê desta proibição quando disse que a alma da carne está no sangue.

Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado. Levítico 17:14...

Isso significava que a vida da carne está no sangue. A pena para os violadores desta lei era a morte. O sangue devia ser derramado como água no solo. (Lev. 17:13; Deuteronômio 12:23) Em Deuteronômio 12:23 Deus ordenou que aceitassem a firme resolução de não comer o sangue.

Por que motivo? Mais uma vez Deus, o Criador da terra e dos homens, afirma que isto se dá visto que o sangue é a alma ou vida, da carne. Comer sangue era considerado culpado do sangue. Ao se repetir em Atos dos Apóstolos que os cristãos deviam abster-se de sangue é óbvio que esta abstinência envolveria ainda mais o sangue humano.

Foi pouco depois de Caim matar Abel que Deus revelou pela primeira vez que a vida e o sangue são sagrados e que estão intimamente relacionados. Ele disse a Caim: Escute! O sangue do seu irmão está clamando a mim desde o solo. - (Gênesis 4:10)...

Do ponto de vista de Jeová, o sangue de Abel representava sua vida, que havia sido tirada de forma violenta. Por isso, podia-se dizer que o sangue de Abel clamava a Deus por vingança. — Hebreus 12:24.

O VALOR EXPIATÓRIO DO SANGUE:

Na Palavra de Deus, o sangue representa a vida. Assim, no Israel antigo, um pecador arrependido podia oferecer um animal em sacrifício no altar de Deus em vez de ser condenado por violar os mandamentos de Jeová. (Levítico 4:27-31) Esse sacrifício cobria os pecados, mas apenas temporariamente.

A palavra expiação, conforme usada na Bíblia, transmite a ideia de troca ou cobertura, assim como, por exemplo, a tampa certa cobre perfeitamente um recipiente. É claro que nenhum animal poderia cobrir, ou expiar, perfeitamente os pecados de um humano. Mas os sacrifícios de animais forneciam uma sombra do sacrifício expiatório perfeito que seria oferecido no futuro. — Hebreus 10:1,4.

Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado. Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Hebreus 10:1-4...

Esse sacrifício foi provido por intermédio da oferta do corpo de Jesus Cristo, de uma vez para sempre. (Hebreus 10:10) A vida humana perfeita de Cristo, representada por seu sangue precioso, como o de um cordeiro sem defeito e sem mancha, correspondia exatamente à vida que Adão perdeu.

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; 1 Pedro 1:19,20...

Dessa forma, Deus exerceu a justiça de modo perfeito e amoroso e tornou possível nosso livramento eterno: Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Hebreus 9:11,12...

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. João 3:16-18...

Respondi: Senhor, tu o sabes. E ele disse: Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede.

Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima. Apocalipse 7:14-17...

Se o sangue de um animal sacrificado não fosse usado no altar, devia ser derramado na terra. Assim, de forma simbólica, a vida era devolvida ao Dono original. Mas não poderão comer o sangue; derramem-no no chão como se fosse água. Deuteronômio 12:16...

Portanto aquele que acreditam no sacrifício vicário do sangue de Jesus Cristo seu sangue ou quer dizer sua vida são devolvidas a Deus para a vida eterna!!!

CORPO OU PÃO: O pão repartido na ceia representa a comunhão que os cristãos possuem com Cristo. O cálice e o pão foram instituídos em memória de Cristo, porém, cada cristão é uma memória viva daquilo que Deus realizou. Os cristãos são superiores aos cerimoniais instituídos por Cristo, pois Cristo é a cabeça da igreja - ( Ef 5:23 ). Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. Efésios 5:23...

Cada cristão constitui o corpo de Cristo, ou melhor, o corpo de Cristo é constituído de pessoas que professam a Cristo segundo as Escrituras. Quando Jesus partiu o pão, disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim - (1Co 11:24), ou seja, demonstrou por meio do pão que o seu corpo seria partido entre os seus seguidores.

Assim como cada discípulo estava com um pedaço do pão que fora partido, cada um deles em particular constituiria o corpo de Cristo. O pão que foi partido por Cristo simbolizava o seu corpo, e todos que se alimentam de Cristo viverá por Ele, tornando-se o seu corpo (Gl 2:20 ; Jo 6:57).

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:20... - Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa. João 6:57...

Assim como cada pedaço do pão que estava nas mãos dos discípulos fazia parte do mesmo pão, cada um daqueles que creem em Cristo faz parte do mesmo corpo. Cada um que tomar e comer da sua carne, constitui o seu corpo. (Jo 6:51 ; Jo 6:53).

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si: Como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos? Jesus lhes disse: Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. João 6:51-53...

É um erro entender que Jesus estava indicando o sacrifício do seu corpo quando disse: isto é o meu corpo que é partido (entregue) por vós - (1Co 11:24), pois, neste evento Jesus estava tratando especificamente da constituição do seu corpo, como se organizaria a sua igreja. O corpo de Cristo seria cada um dos seus discípulos, ou seja.

Para fazer parte do corpo de Cristo é necessário comer da sua carne e beber do seu sangue. Como comer e beber de Cristo? Ora, qualquer que ouve e aprende de Deus come e bebe de Cristo (compare Jo 6:45 com Jo 6:51 e Is 55:2 e 3)...

Quando o novo convertido é submetido ao batismo em águas. Depois come a carne e bebe o sangue de Cristo, o cristão é sepultado com Ele, ou seja, é batizado na morte de Cristo. Primeiro o cristão concorda com sua própria morte com Cristo pelo batismo das águas e depois come da carne e bebe do sangue de Cristo, e, depois anuncia a morte do Senhor através da ceia até que Ele venha.

Participem meus amigos e irmãos do corpo e do sangue de Jesus Cristo e recebam a vida Dele em suas vidas!!!

Maurilio Oswaldo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário