MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

SETIMA LIÇÃO DO SEMINÁRIO E ENSINAMENTOS PARA OS SERVOS DE DEUS: CRISTOLOGIA ESTUDO DE CRISTO!!! - OS OFÍCIOS DE CRISTO: POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, PROFESSOR E PESQUISADOR BIBLÍCO. LEMBRAM-SE TITULO NÃO É FUNÇÃO E SIM FUNÇÃO TORNA-SE EM TITULO...


Versículos-Chave: “Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19.16). – INTRODUÇÃO: No Antigo Testamento aparecem três tipos de mediadores entre Deus e Seu povo: O SACERDOTE, O PROFETA E O REI. Nosso Senhor Jesus Cristo reúne em si estes três tipos de mediadores, sendo ao mesmo tempo sacerdote, profeta e rei.

Nesta lição, nós vemos que Cristo, COMO SACERDOTE, oferece o sacrifício de Sua própria pessoa por todos os homens; COMO PROFETA nos revela o caráter de Deus e nos aplica o plano de salvação; e COMO REI governa o vasto império do Reino dos Céus.

CRISTO COMO SACERDOTE: O sacerdote do Antigo Testamento era um homem divinamente consagrado para representar aos homens diante de Deus. Para poder conseguir o favor divino para os representados, O SACERDOTE OFERECIA SACRIFÍCIOS. Cristo se ofereceu a Si mesmo como o ‘CORDEIRO DE DEUS, que tira o pecado do mundo’ (João 1.29) para reconciliar os homens com Deus.

O ministério sacerdotal de Cristo não tem terminado com a Sua morte. ELE É NOSSO ATUAL SACERDOTE, AQUELE QUE INTERCEDE AO PAI EM NOSSO FAVOR.

“Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7.25). Como nosso humano Sumo Sacerdote, Cristo experimentou NOSSAS FRAQUEZAS E TENTAÇÕES:

“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa COMPADECER-SE DAS NOSSAS FRAQUEZAS; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4.14-18). Como o Filho de Deus em semelhança de carne pecaminosa...

Cristo era o singular Sumo Sacerdote; Que podia oferecer a Si mesmo como um sacrifício de uma vez para sempre por nossos pecados: Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu.

Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre... (Hebreus 7.26-28; ver também 10.11-14). A epístola aos Hebreus, de maneira especial, contém a maioria dos ensinamentos explícitos do Novo Testamento sobre o ofício sacerdotal de Cristo. A epístola inteira é elaborada na concepção do sacerdócio de Cristo.

Ali nós vemos que Cristo é declarado como Aquele que fez a purificação dos nossos pecados (Hebreus 1.3) e experimentou a morte por todos os homens (Hebreus 2.9). Também ensina que Ele pode ser um sumo sacerdote misericordioso e fiel para fazer reconciliação por nossos pecados - Hebreus 2.7;

Compare com Hebreus 3.1. Ele é o nosso sumo sacerdote que entrou no céu (Hebreus 4.14). A autoridade e o poder do sacerdócio de Cristo está estabelecido para sempre (Hebreus 5). O sacerdócio de Cristo é mais excelente de que o sacerdócio do AT (ANTIGO TESTAMENTO) - (Hebreus 5.6; capítulo 7); É eterno, enquanto que o do AT foi abolido (Hebreus 8).

O sacerdócio de Cristo foi efetivado pelo Seu próprio sangue e Ele entrou de uma vez por todas no santo lugar, e se tornou o MEDIADOR DE UMA NOVA ALIANÇA (Hebreus 9.11-15). Cristo é para sempre O REPRESENTANTE DO HOMEM NO CÉU (Hebreus 9.24-28). Cristo pelo sacrifício de Si mesmo para sempre levou embora o nosso pecado, e consagrou UM NOVO E VIVO CAMINHO PARA DEUS (Hebreus 10). Ele é o Mediador da Nova Aliança (Hebreus 12.24).

MEDIADOR: Que serve de intermediário, de elo. Indivíduo que medeia, intermedeia, arbitra. Semelhantes: Mediatário, mediator, moderador, atenuador, intermediador...

CRISTO COMO PROFETA: O profeta trazia a mensagem de Deus aos homens por pregação e por predição de acontecimentos futuros. CRISTO FEZ ESTAS DUAS COISAS (Mateus 5 a 7 comparado com Mateus 24). Moisés profetizou de Cristo como O Profeta (Atos 3.22-26 com Mateus 21.10-11).

Como aponta o Dr. J. M. Pendleton: “Ninguém jamais falou como Ele na maneira autorizada de ensinar; na adaptação do que disse ao povo em geral; sem sua revelação do caráter de Deus; em sua descrição da natureza; em sua manifestação do caminho de salvação; na luz que lançou sobre a doutrina da imortalidade da alma, a ressurreição do corpo, a glória do céu e as misérias do inferno.

Quem entre os sábios, filósofos, patriarcas ou profetas, jamais falou como Ele? Na majestade de Sua incomparável superioridade avança, arrancando de Seus inimigos este elogio involuntário – Nunca ninguém falou como este - (João 7.46).

O ministério de ensino de Cristo ilustra o ofício profético da maneira mais extensiva e exaltada do termo. Ele foi designado e apontado pelo Pai (Isaías 61.1, 2 com Lucas 4.16-21; Mateus 17.5).

Em 1 Coríntios 1.30, Cristo é declarado como a sabedoria de Deus para nós. Por causa de Sua natureza divina, Ele tinha um íntimo conhecimento de Deus (João 1.18; Mateus 11.27; João 16.15) e as qualidades de Seu ensino dependiam disso, assim como de Sua natureza humana (João 3.34).

Nós vemos de maneira especial que Cristo era O REVELADOR DE DEUS, Aquele que revela Deus aos homens por meio de SEU MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ENSINO. Porém, Ele não revelou Deus aos homens somente por meio de Seus ensinamentos, mas também revelando a verdade sobre Si mesmo, SUA NATUREZA, SUAS REIVINDICAÇÕES, MISSÃO, O DOM DO ESPÍRITO E ETC.

Um interessante aspecto do ministério profético de Cristo diz respeito a Si mesmo como a fonte de todo o conhecimento da verdade divina, trazida e iluminada na Igreja por meio do Espírito Santo de Deus. Ele usa APÓSTOLOS E PROFETAS PARA DERRAMAR LUZ sobre a Sua Palavra e revelar a Deus por meio da Palavra escrita, assim como ELE FOI À REVELAÇÃO VIVA DO PAI ENQUANTO NESTE MUNDO (João 1.18; 1 Coríntios 2.9-12; Romanos 16.25-26; Efésios 3.1-5; 2.19-20).

CRISTO COMO REI: Os judeus, baseados especialmente nas profecias de Davi e de Daniel, criam que o Messias seria um rei e estavam certo, com a única diferença de que SEU REINO NÃO ERA DESTE MUNDO. Jesus declara diante de Pilatos Sua posição de Rei (João 18.36-37).

Os profetas e o anjo Gabriel predisseram que Jesus viria como o Rei de Israel (Isaías 9.6,7; Lucas 1.31-33). Ele veio (Mateus 2.2; 3.2). Ele veio oferecendo o Reino Davídico a Isael, mas eles o rejeitaram-no (Mateus 22.1-14). Mas o ladrão arrependido O reconheceu como rei e lhe pediu lugar em Seu reino (Lucas 23.42). Os cristãos esperam a Sua segunda vinda na qual se manifestará como REI DE REIS E SENHOR DE SENHORES - (1 Timóteo 6.14-16). É o dever dos servos de Deus pregar Sua Palavra e fazer súditos para este reino enquanto o Senhor vem, sabendo que ELE PAGARÁ A CADA UM CONFORME O SEU LABOR.

Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Timóteo 6:14-16...

A maior de todas as promessas da bíblia sagrada é a volta gloriosa de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Embora quase não se pregue mais nas igrejas, quase se fala de arrebatamento, da volta de Jesus, ELE ESTÁ VOLTANDO PARA BUSCAR SUA IGREJA!!! - Porque ainda um pouco de tempo, um poucochinho só; E o que há de vir virá, e não tardará. Hb 10:37. Hoje as igrejas estão de portas abertas, os pastores, evangelistas, pregadores estão dizendo: JESUS VAI VOLTAR!!! Busque a ele enquanto é tempo, invoque o nome dele enquanto ele esta perto!!! E as pessoas, ás vezes até mesmo crentes ficam duvidando da volta de Jesus.

Mas, ainda que as pessoas acreditem ou não Jesus virá arrebatar a sua igreja, e quando a igreja for arrebatada, e o Anticristo estiver no domínio no período da grande tribulação, o Espírito Santo não estará mais na terra. Na grande tribulação muitos irão naquela igrejinha que desprezavam procurando uma palavra, mas aquela igreja já foi arrebatada, PROCURARÃO MAIS NÃO A ENCONTRARÃO. Nesse tempo, se alguém quiser salvar a sua vida terá de CONFESSAR QUE SÓ JESUS É O SENHOR. Terá que negar o governo do Anticristo e pagar com a própria vida para obter a salvação.

SETIMO CAPITULO DO SEMINÁRIO PARA A COMUNIDADE CRISTÃ BELA AURORA – IECOBA... 

Deus te abençoe!!! Maurílio Oswaldo...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário