MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

O DIABO SOLTOU O CAVALO: GUERRA ESPIRITUAL: LIVRO PROSEADO DA ROÇA POR MAURÍLIO OSWALDO...


Lá na roça depois das capinadas, roçados e das crias e alimentação dos animais, nós corremos para cruzar os bigodes na venda do Seu Manoel homem bom e correto, mas também muito esperto. No proseado da roça contamos muitos causos de todos os tipos e nessa prosa e universo os babaquaras são infinitos no mundo das favas contadas ao pé na fogueira com suas brasas avermelhadas do fogo.

Ai neste momento do proseado chegou o Lourenço pés descalços homem vivido com muito causos estranho e medonho. Lourenço chegou pegou seu pito de palha e fez seu fumo de rolo que fedia que só vendo ou cheirando. Ele disse em voz alta por todos ser ouvido. “HOJE VOU CONTAR O CAUSO DO “DIABO SOLTOU O CAVALO”: Havia na roça a Dona Maria mulher brava que tinha bigode, e como dizia a caboclada mulher de bigode nem o caramunhão pode.

Sinha Maria como era conhecida nas redondezas com seu avental sujo do carvão do fogão de lenha era casada com o Seu Jeronimo que cultivava em seu terreno e roçado todo o tipo de verduras em sua horta e legumadas enterradas debaixo da terra vermelha do boqueirão. Um dia sim e no outro também passava para pegar a colheita do dia com seu carroção o Seu Firmino que pegava todo o colhido para levar para feira da cidade e botecadas e mercadinhos da redondeza.

As vezes ele levava seus três filhos que chamava de fiotes: Oscarzinho, Osmazinho e osmanzinho gurizada nova na flor da idade. Um dia de volta do labor Seu Firmino deixou a meninada em casa e vou prosear no botequim do Seu Manoel português sisudo, desconfiado, sem conversa e que era bom na somatória dos risquinhos e fiados da caboclada. Antes de ir para o boteco tomar umas marvadas (pinga). Deixou o alazão amarado na arvore de jacaré e foi beber.

De repente chegou o diabo e viu o cavalo amarrado SOLTOU O CAVALO: Que foi para o roçado da Dona Maria comeu as verduradas destruiu os legumes e arrasou com a roça. Quando a Dona Maria viu a roça destruída e deu uma raiva, mas um ódio tão grande que pegou o trabuco de soca-soca E MATOU O CAVALO DO SEU FIRMINO. Seu Firmino quando viu seu cavalo alazão morto foi em casa e pegou a garrucha de dois canos E ATIROU EM DONA MARIA que tombou na primeira bala na testa.

Seu Jeronimo viu a mulher morta foi e MATOU SEU FIRMINO a maldição e desgraça se alojou no roçado, pois quando os filhos de Seu Firmino souberam aí Osmar, Oscar e Osman correram em um pé só E MATARAM O SEU JERONIMO. 

O povo do roçado apavorado com o acontecido chamou a polícia que PRENDERAM OS FIOTES DO SEU FIRMINO. Seu Manoel viu todo o fato e olhou para o banco de pedra e viu o diabo ali tranquilo, aí ele olhou para ele e Seu Manoel gritou em tom de censura: VOCÊ VIU DIABO O QUE VOCÊ FEZ?

RESPONDEU O DIABO “NADA SÓ SOLTEI O CAVALO!!!

REPETIÇÃO DO CONTADO:

Efésios 6:12 - Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 

Um cavalo estava amarrado a uma árvore. O diabo veio e o soltou. O cavalo que entrou na horta de camponeses vizinhos e começou a comer tudo. A mulher do dono da horta, quando viu aquilo, pegou o rifle e matou o cavalo. O dono do cavalo viu o cavalo morto, ficou enraivecido e também pegou seu rifle e atirou contra a mulher. Ao voltar para casa, o camponês encontrou a mulher morta e matou o dono do cavalo. 

Os filhos do dono do cavalo, ao ver o pai morto, queimaram a fazenda do camponês. O camponês, em represália, os matou. Aí perguntaram ao diabo o que ele havia feito e ele respondeu: “Não fiz nada, só soltei o cavalo”. Viu? O diabo faz coisas simples ... porque sabe que se o nosso coração está sujo a nossa maldade faz o resto. 

Por isso vamos pensar antes de fazer algo vingativo, mandar indiretas, desejar ou maquinar o mal contra nossos irmãos, contra os pecadores e débil na fé!!!! Vamos cuidar do nosso coração ... Porque para diabo basta só "soltar o cavalo".

O Senhor Jesus declarou que “o homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal” (Lucas 6.45). - “Bem-aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus” ...

Entenda como situações comuns no dia a dia podem gerar problemas graves, coisas simples tornam-se perigosa quando não usamos a longanimidade: LONGANIMIDADE é um substantivo feminino que quer dizer virtude de se suportar com firmeza contrariedades em benefício de outrem; generosidade ou amabilidade que é a arte de ser amável e amoroso. Ser paciente, resignação com que se suportam contrariedades, malogros, dificuldades etc.

Na bíblia quer dizer paciência extrema para suportar ofensas, injúrias ou os próprios sofrimentos também pode ser um exemplo de longanimidade. O significado livre da palavra de origem hebraica é "vagaroso em irar-se", ou seja, alguém que demora para entrar em estado de ira, raiva ou rancor.

O Que Significa “Nossa Luta Não é Contra Carne e Sangue”? - A declaração “nossa luta não é contra carne e sangue” significa que não lutamos contra os seres humanos: Seu vizinho, sua família, seu chefe ou a sociedade em geral não são seus inimigos. Nossa verdadeira batalha é contra um exército de seres malignos que fazem oposição à obra de Deus e na sua vida.

Por isso o mesmo versículo explica que guerreamos “contra os principados e potestades; contra os dominadores deste mundo tenebroso; contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12). - Afinal, o que são regiões celestiais se o mundo jaz no maligno? Primeiro vale dizer que regiões celestiais estão divididas em duas partes mencionados na Bíblia. Essas partes são espaços, nos ares, entre a terra e céu, onde Deus marcou limites.

Compreendemos que todo os céus descritos estão abaixo do céu onde é o trono de Deus, e estão entre a terra e o céu, como está em (Jó 28:24) “Porque ele perscruta até as extremidades da terra, vê tudo o que há debaixo dos céus”. Para tanto, os céus ficam abaixo do céu, e são nesses céus que forma as regiões celestes, onde acontece várias manifestações invisíveis entre dois reinos, sendo o reino da Luz e o reino das trevas. Lembram-se que a oração a Deus e a palavra profética agem nesta área.

4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; 5 destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo... Seguir Jesus é uma batalha! A luta não acaba quando você se converte. 

Os verdadeiros inimigos são espirituais, as forças do diabo que querem destruir o povo de Deus. Mas você não está sozinho na luta. Jesus está com você e lhe dá uma armadura espiritual que ajuda a vencer todas as batalhas.

CINTO DA VERDADE: A VERDADE LIBERTA!!! O cinto une a armadura; a verdade lhe une com as bênçãos de Deus. Jesus é a verdade e suas palavras verdadeiras estão escritas na Bíblia. - Como usar: Estude a Bíblia e creia na sua verdade. 

COURAÇA DA JUSTIÇA: JESUS É SUA JUSTIÇA!!! A couraça protege seu coração; a justiça de Jesus lhe protege do pecado. Quando você se arrepende de seus pecados e dedica sua vida a Jesus, ele apaga a injustiça do pecado do seu coração. - Como usar: se arrependa de seus pecados e creia que Jesus lhe salvou. Procure fazer o que é certo.

SAPATOS DA PRONTIDÃO DO EVANGELHO DA PAZ: DEIXE QUE DEUS GUIE SEU CAMINHO!!! Os sapatos protegem os pés; o evangelho da paz protege seu caminho. A vontade de proclamar o evangelho ajuda a evitar muitos caminhos errados, porque o maior testemunho é uma vida guiada por Deus. Como usar: Evite a maldade e a violência. Procure promover a paz em todas as situações.

ESCUDO DA FÉ: A FÉ VENCE O INIMIGO!!! O escudo protege das setas; a fé protege dos ataques do diabo. A fé lhe ajuda a se defender das acusações, das dúvidas, das tentações do inimigo de nossas vidas. Como usar: na hora da dúvida e da tentação, escolha crer em Jesus. Procure tirar suas dúvidas, para fortalecer a fé.

CAPACETE DA SALVAÇÃO: JESUS SALVA!!! O capacete protege a cabeça; a salvação protege os pensamentos. Jesus salva da escravidão do pecado. Você não precisa mais viver pensando em coisas ruins, que levam ao pecado. Como usar: passe mais tempo a pensar nas coisas de Deus. Rejeite os pensamentos errados e creia na salvação.

ESPADA DO ESPÍRITO: A PALAVRA DE DEUS É A ESPADA DO ESPÍRITO! A espada fere e defende do inimigo; a palavra de Deus destrói o inimigo. O Espírito Santo dá vida à palavra de Deus e lhe dá poder para derrotar o inimigo. Como usar: combata as mentiras e as tentações declarando as verdades da Bíblia. Confie na palavra de Deus.

NOSSAS LUTAS NÃO SÃO CARNAIS:

OLHA QUE TENTARAM: Olha que tentaram!!! Fazer-me parar na minha caminhada rumo a perfeição, tentaram me convencer que não vou conseguir sair vitorioso. Jogaram-me em um grande poço, em um tremedal de lama, olha que tentaram apagar minhas esperanças, tentaram matar meus sonhos.... Tentaram deixar-me sozinho, mas não conseguiram, pois Deus disse-me assim; “Eu não te deixarei só” ...

NINGUÉM PODE IMPEDIR:

Ninguém pode impedir a minha vitória, pois minha história foi escrita por Deus, muitos pensaram que tinha desistido, mas estou em pé e caminhando mais que isso correndo para o alvo, ninguém pode impedir minha chegada para a vitória preparada por Deus, ninguém pode impedir de receber meu prêmio...

EU CONFIO EM DEUS: 

Olha que tentaram, mas ninguém pode conseguir, quanto mais o tempo passa mais forte Deus me faz, por isso eu confio em meu Deus... Entreguei a minha vida aquele que vive, tem poder, e fortalece aquele a quem Nele confia, portanto eu confio em Deus... 

Tenho absoluta certeza que Deus desenhou o meu caminho cheio de curvas e retas, montes, vales, desertos, tempestades, frio, calor, chuvas e medos, covas e fornalhas, ondas e ventos contrários, fome e nudez, alegrias e tristezas, mas não desistirei, eu confio naquele que confiou em mim e me consagrou e fortaleceu. Tudo posso naquele que me fortalece... “Eu confio em Deus” ...  NOSSAS LUTAS NÃO SÃO CARNAIS, NESTA PELEJA EU VENCI E SOBREVIVI!!! 

OVELHAS COM CARA DE LEÃO:

Tem um ditado Árabe que diz assim; um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha. Olhando por uma visão a luz da palavra de Deus observamos em meio a tudo isso à diferença de sermos ovelhas e sermos leões... 

Um exemplo bíblico nos ensina essa diferença, na vida de Moises observamos que ele levou quarenta anos pastoreando ovelhas no deserto, foi treinado a ser leão e vivia como um cordeiro, mas ao retornar para o Egito se tornou um cordeiro em obediência a Deus, mas conduziu o povo de Deus cheio de poder e força como um leão...

Observamos que; a ovelha aponta para o sacrifício, mas o leão aponta para grandes conquistas e vitórias... Em meio aos desertos da vida temos que ter a unção do cordeiro, mas nas batalhas e lutas do dia a dia têm que ter a unção do leão, olha meu irmão; na vida de Jesus que como cordeiro trouxe a salvação, mas como leão trouxe conquistas e prosperidade, observa que Jesus morreu como cordeiro e ressuscitou como leão para reinar eternamente...

As características das ovelhas são; ela é um animal dócil e manso, é um animal domesticado e obediente, portanto o leão tem a característica de reinar é chamado de rei dos animais, tem muita força, agilidade e é feroz, os dois leão e cordeiro são considerados animais fiéis... Agora te pergunto, você é um cordeiro com cara de leão ou um leão com cara de cordeiro? 

“(Apocalipse 5:5) - E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá.... (Apocalipse 5:6) - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro” ... Jesus para nós sua igreja é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas para nossos inimigos Ele é o leão da tribo de Judá.... 

PORTANTO, JESUS É UM CORDEIRO SEMELHANTE A UM LEÃO E UM LEÃO SEMELHANTE A UM CORDEIRO!!!

QUANTOS DE NÓS:

Quantos de nós não choramos por causa de uma situação difícil, medos, incertezas, perdas, ingratidão, incertezas do amanhã.... Quantos de nós já disfarçamos em um sorriso aquela lagrima que insistia em descer, quanto de nós tentamos sufocar o insufocável daquele pranto que queria sair com um grito de socorro...

Quantos de nós tentamos fugir e ficamos por respeito e medo de algum lugar que nos sufocava, quantos de nós fizemos tudo para esquecer aquele problema com um sorriso nos lábios e dizendo que está tudo bem...

Quantos de nós que quanto mais precisava encontrou todas as portas fechadas e o desprezo de quem um dia ajudamos.... Quantos de nós não tivemos aquele amigo que como andorinha ficava conosco no verão (momentos bons), mas quando chega o inverno (momento difíceis) voa para longe...

Quantos de nós devemos reconhecer que existe um Deus que fala bem fundo ao nosso coração, pois a palavra de Deus traz um grande consolo e através da voz do Espírito Santo no encoraja nos momentos de grande tribulação, dizendo:

O CHORO PODE DURAR UMA NOITE, MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ!!! 

PAUS E PEDRAS:

Chegamos à modernidade. O homem mais bárbaro. Surge o hi tech tecnologia de ponta. O homem mais bárbaro. Vivemos na era dos computadores. O homem mais bárbaro. A época da cibernética. O homem mais bárbaro. Informática em evolução. O homem mais bárbaro. Metodologia moderna avançada. O homem mais bárbaro. A ciência tecnológica. O homem mais bárbaro. Expansão do conhecimento. O homem mais bárbaro...

Os retrocessos humanos, a desvalorização do homem de uma forma geral, surgem à pedofilia, mães jogam filhos nos lixões, Jovens fazem dos campos de futebol um campo de guerra e matam por causa de um time de futebol. Banalizando a vida. A falência da família, a comercialização dos órgãos humanos que separado do corpo são mais valorizados que no corpo.

Pais aprisionam filhos em correntes, políticos que governam o mundo pelo voto do povo abandonam seus eleitores a viverem a sua própria sorte. Como diziam nossos pais espirituais “Jesus está voltando”.

Assim dizia Albert Einstein Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras. A EVOLUÇÃO HUMANA SEM DEUS ENTRA EM SUA DECADÊNCIA, CAMINHA PARA A GRANDE ESTUPIDEZ E DETERIORAÇÃO, QUE EM QUEDA VERTIGINOSA E COM PASSOS LARGOS PARA SUA PRÓPRIA RUÍNA.

HISTÓRIA DE TIMEU: 

Diz-se que Timeu foi um General que servia a Israel no destacamento de Betel e que ao aposentar-se se tornou um bem sucedido na região. Quando o domínio do Império Romano aconteceu seus bens foram confiscados, o soldo da aposentadoria cortado. Tornou-se um revoltoso.

Liderou várias sedições e que se moviam na direção de desestabilizar o governo romano na região. Identificado pelo império Romano como uma pessoa perigosa aos seus objetivos, Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa das suas revoltas.

Mandaram arrancar os olhos de Bartimeu após a morte de seu pai para evitar que se tornasse um revoltoso ainda mais perigoso do que foi seu pai. Naquela época era comum a crucificação de um grande número de pessoas. Pessoas que prejudicassem a ordem e o governo do império opressor.

Como também era comum eliminar os filhos homens ou torná-los deficientes para que não seguissem o exemplo de seus pais. Tanto melhor se deixassem vivos com alguma deficiência porque seria um verdadeiro Outdoor (propaganda viva) ambulante avisando “não sigam o exemplo de Timeu. Vejam o que aconteceu a ele e a seu filho”. Finalmente que agora você conhece um pouco melhor quem era o cego Bartimeu, vemos porque ele foi curado.

OBSERVAÇÂO: Aquele que era uma propaganda ambulante da maldade e atitudes cruentas dos homens pecadores tornou-se um exemplo e um novo Outdoor DAS MISERICÓRDIAS E AMOR DE DEUS ATRAVÉS DE JESUS CRISTO!!!

O QUE FAZER QUANDO NÃO SABEMOS O QUE FAZER? 

Olha meu irmão quando não sabemos o que fazer devemos jejuar e orar e confiar que Deus vai trazer a solução pois Ele sabe o que fazer, veja o exemplo de Josafá, rei de Judá, cercado pelo inimigo em circunstâncias bem desfavoráveis, teve medo. Muitas vezes é exatamente isto o que acontece com cada um de nós, não é verdade? Quando não sabemos o que fazer? Que tal ouvir o Espírito do Senhor falando conosco da mesma maneira que falou a Josafá e a todo o povo no passado?

“Então veio o Espírito do Senhor... e disse: Daí ouvidos... Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus... Neste encontro não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará...” (2 Cr 20:14-17).

SE O SENHOR NÃO GUARDAR A CIDADE:

Olha meus irmãos tenha paz em Deus e confiança em sua guarda e proteção: O Salmo 127 é um salmo que ensina que sem Deus, todo esforço humano é inútil, quer seja em pequenas ou grandes dimensões. Este texto também menciona que Deus cuida e sustenta os seus amados. Ele dá os filhos como herança, que é um presente do Senhor.

Salmo 127:1. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2. Será inútil levantar de madrugada, dormir tarde, comer o pão que conseguiram com tanto esforço; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. 3. Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. 4. Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da sua mocidade. 5. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando enfrentar os seus inimigos no tribunal.

Esse é um Salmo que expressa valiosa sabedoria nas suas lições. Uma delas é: os esforços e projetos das pessoas não têm valor se Deus não fizer com que deem certo. Outra importante lição é que os filhos são bençãos de Deus para a família. 

MEUS IRMÃOS LEMBRAM-SE QUANDO O DIABO SOLTAR SEU CAVALO NÃO PERMITA QUE ISSO VENHA PREJUDICAR SUA BENÇÃO E VIDA COM DEUS: TALVES VOCÊ PERGUNTA O QUE DEVO FAZER? EU TE RESPONDO; AMARRA O CAVALO JUNTO COM O INIMIGO DE DEUS!!!

O versículo que diz: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” fala sobre a soberania de Deus no governo de todas coisas. O seu significado enfatiza que o esforço humano é inútil sem a intenção providencial do Senhor Nosso Deus.

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário