MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

SIM EU AMO A MENSAGEM DA CRUZ: LIVRO BONUS NUMERO 225 - POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


QUANDO O ESCRITOR ROMANTIZA A CRUZ E SEU SACRIFICIO, ROMANTIZA JUNTO COM ELA O PODER DA SALVAÇÃO – RESSURREIÇÃO E ETERNIDADE... AMÉM!!!

INTRODUÇÃO: Estamos pregando uma série de mensagens da cruz, através das quais eu gostaria de levar você a compreender e beneficiar-se do poder que há na Cruz de Cristo. ALGUMAS VERDADES: 1º - A cruz tornou-se, com o passar dos tempos, um dos símbolos mais marcantes do cristianismo, mas apenas alguns cristãos compreendem o seu significado e poucos se beneficiam do poder que há na Cruz de Cristo.

2º - Cinco personagens da Bíblia que estiveram presentes aos pés da Cruz nos ajudarão a compreender o caminho que levou o Senhor Jesus a entregar a sua vida, morrendo crucificado no monte chamado (COLGOTA) ou Calvário. 3º - Meus irmãos, eu creio firmemente que o Senhor tem preparado um rico tesouro cheio de verdades que irão transformar nossas vidas. Eu creio que o Espírito de Deus nos dará maior compreensão sobre o mistério que envolve a Cruz de Cristo.

CRUZ A SALVAÇÃO DO PECADO: 1 - A mensagem central de Jesus está registrada no evangelho de (João 3:16). Jesus falar do amor de Deus pelas pessoas; amor que foi demonstrado na salvação preparada através da entrega do seu filho, Jesus Cristo. 2 - Deus é glorificado quando alguém é salvo! O amor dele é reconhecido e a sua bondade é afirmada quando alguém é salvo.

O evangelho de Jesus, a boa notícia de salvação, não pode ser separado da sua morte na cruz; Cruz e salvação fazem parte de uma mesma cena na história da humanidade.

3 - No entanto, a salvação e a cruz não seriam necessárias se o pecado não existisse. O pecado é a razão pela qual precisamos ser salvos. O meu pecado e o seu pecado são os motivos pelos quais o Filho de Deus enfrentou a Cruz. 4 - Por isso, vamos nos deter por alguns minutos hoje em busca de compreender a origem, o significado e as consequências do pecado. Compreender as verdades que relacionam a Cruz, a Salvação e o Pecado são compreender as coisas de Deus.

5 - São verdades que fazem sentido no mundo espiritual, pela revelação do Espírito de Deus poderemos sair daqui com elas cravadas em nossos corações. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. (I Coríntios 2:11) ...

ORIGEM DO PECADO: 1º DEUS É AMOR: ( l João 4:7-8) O Deus da Bíblia, criador dos céus e da terra, é a essência do amor e da bondade. O apóstolo João afirma isso: (7) Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (8) Aquele que não ama não conhece a deus, pois Deus é amor. 

2º DEUS É SANTO: (l Pedro 1:14-16) Deus é também santo. Ele é perfeito. Não há qualquer variação em seu caráter, que sempre se inclina para a santidade. Não há nele qualquer traço de dúvida, insegurança ou incerteza. Deus é plenamente confiável. Ser santo é para Ele a sua própria natureza.

Pedro afirma isso: (14) Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; (15) pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmas em todo o vosso procedimento, (16) porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Deus não pode ter comunhão com o pecador.

A ORIGEM DO PECADO: 1º - O pecado tem sua origem na rebeldia de uma das criaturas de Deus que usando o livre-arbítrio que possuía, decidiu virar as costas ao seu Criador, negar a Sua perfeição e santidade, rejeitar o seu amor e por fim cobiçar o Seu lugar. 2º - Em outro ponto, na existência eterna de Deus, o homem foi criado à Sua imagem e semelhança. Também criado santo e perfeito, o homem convivia com o Criador face a face. Além disso, também ao homem foi dado o livre-arbítrio: a capacidade de decidir, por si mesmo, se amaria o Criador.

3º - Expulso da presença de Deus, o poderoso querubim investiu contra a nova criação de Deus e plantou em suas mentes a mesma semente do pecado que o havia afastado da presença do Deus Criador. (1) Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

(2) Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, (3) mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. (4) Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.

(5) Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. (6) Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. (Gênesis 3:1-6)...

O SIGNIFICADO DO PECADO: O Pecado é uma grande árvore com muitos galhos. Muita gente tenta compreendê-lo dando nome para cada um dos galhos. Embora seja necessário lidar com cada expressão do pecado em particular, é preciso compreender o pecado é um só: REJEITAR O DEUS CRIADOR, que é pessoal, soberano, santo, perfeito, bondoso, justo e fiel. O pecado é virar as costas para Deus e achar que podemos viver com alegria e realização dizendo NÃO ao criador da vida é uma ofensa contra quem Ele é. É uma insanidade!

Uma mentira plantada no coração dos homens pelo Enganador, pelo pai da mentira. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44)...

AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO; O Pecado separa de Deus -(1) Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. (2) Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. 

(3) Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniquidade; os vossos lábios falam mentiras, e a vossa língua profere maldade. (4) Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniquidade. (Isaías 59:1-4) ...

A santidade de Deus não pode conviver eternamente com o pecado. Ainda que por um tempo Ele nos suportes, por pura misericórdia, não é possível que alguém que deliberadamente renega o Criador conviva com Ele em paz e comunhão. O nosso pecado nos afasta da santidade de Deus.

O PECADO ESCRAVIZA: Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? (Romanos 6:16) ...

1 - O apóstolo Paulo, escrevendo aos romanos, desfaz a idéia da liberdade absoluta, como se fosse possível ao homem fazer valer sua própria vontade. Nas palavras de Paulo nossa decisão deve ser: 1.1 - De quem queremos ser servos. A liberdade absoluta é um mito, uma farsa, uma mentira. De quem você quer ser servo? Quem opta pelo pecado e vira as costas a Deus torna-se servo do pecado. Mas quem virar as costas ao pecado e disser sim para Deus, se tornará servo do Deus eterno e será alvo do seu amor permanente e carinhoso...1.2

O pecado gera morte: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, (Efésios 2:1). E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; (Colossenses 2:13). Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. (Tiago 1:15) ...

CONCLUSÃO: 1º - Precisamos de salvação, porque o pecado é um vírus replicante que tem tomado conta da raça humana. O pecado destrói nossos relacionamentos com Deus, como os outros seres humanos e também a imagem que temos de nós mesmos. 2º - Precisamos de salvação, porque o pecado nos torna inaceitável na presença santa de Deus.

Por isso, se não formos alcançados por essa salvação, nosso destino eterno é o inferno, a eterna separação do amor de Deus. 3º O plano de Deus para essa salvação encontrou seu ápice na Cruz de Cristo. Por isso não é possível compreender a Cruz sem antes compreender o estado lastimoso em que nos encontramos.

Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem. (2) Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda se há quem busque a Deus. (3) Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. (Salmos 14:1-3).

4º - Essa é a real situação de toda a raça humana, que virou as costas para Deus. Mas você não precisa continuar dizendo NÃO. Hoje mesmo você pode dizer SIM e ser alcançado pela salvação que vem da Cruz de Cristo. JESUS VEIO PARA DESFAZER A OBRA DO MALIGNO!!!

AS TRÊS BENÇÃOS DO SANGUE DA CRUZ PARTE DOIS: JUSTIFICAÇÃO – PERDÃO – SALVAÇÃO!!!

CONTINUAÇÃO: Jesus declarou como o Filho do Pai que veio restaurar-nos a vida perdida, não poderia fazer isso de nenhuma outra forma senão morrendo por nós. Derramando seu sangue e, só então, tornando-nos participantes do poder que o sangue derramado oferece. Jesus confirmou os ensinamentos do Velho Testamento. – Que o homem só poderá viver por meio da morte de um inocente, e que só através da ressurreição é que a vida se torna eterna. 

Efésios 2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Nem o próprio Cristo poderia nos tornar participantes desta vida eterna sem derramar seu sangue e nos levar a beber dele. Que fato glorioso e salvítica!!!

A VIDA ETERNA PODE SER NOSSA, CONTUDO NÃO SEM SANGUE.  É impressionante a declaração do nosso Senhor Jesus Cristo na última noite de sua vida na Terra: Antes de completar sua grande obra, doando a vida como resgate por muito... Mateus 20:28 - Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Ele instituiu a Ceia, dizendo:

Mateus 26:27 - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Quero colocar uma observação no versículo de: Mateus 26:29 - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai.

SÓ VAI TOMAR NO REINO DE DEUS QUEM TOMOU E PARTICIPOU DA COMUNHÃO DA IGREJA DO SENHOR JESUS!!!

LEMBRE-SE MEU IRMÃO NÃO SEM SANGUE: SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE, NÃO HÁ REMISSÃO (HB 9.22). CONCLUSÃO: 

1º - Pelo derramamento do próprio sangue, Cristo obteve NOVA VIDA para nós. 2º - Através do que descreveu como beber o seu sangue, ELE DIVIDE SUA VIDA CONOSCO. 3º - O sangue derramado de Jesus na cruz nos livra da culpa do pecado, da morte e do castigo pelo pecado. 4º - O sangue que bebemos pela fé transmite-nos sua vida. 5º - O sangue que derramou foi, em primeiro lugar, para nós e, em segundo lugar, concedido a nós, para bebermos e renovarmos nossa aliança (compromisso) com Deus.

Pois recebi de Paulo que recebeu do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. 1 Coríntios 11:23-26...

O SANGUE DA CRUZ: JUSTIFICA – PERDOA – SALVA!!!

Hebreus - 9:1 – ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. Hebreus 9:7 - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; Hebreus 9:8 - Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo...

Hebreus 9:11 - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Hebreus 9:12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

O SANGUE DE JESUS NOS FALA TRES COISAS: 

PRIMEIRO - PELO SANGUE TEMOS A REMISSÃO: Remissão é o ato ou ação de perdoar e redimir. A origem etimológica do termo remissão supostamente teria se originado a partir do significado; Ação de pôr no caminho de novo, ou seja, de recomeçar. Significa um sentimento de compaixão e misericórdia!!!

SEGUNDO - PELO SANGUE SOMOS JUSTIFICADOS: Para colocar de forma simples, justificar significa declarar justo; fazer alguém justo diante de Deus. Justificação é quando Deus declara justo todo aquele que recebe a Cristo, baseado na justiça de Cristo sendo debitada às contas daqueles que O recebem.

Apesar de que podemos achar justificação como um princípio por todas as Escrituras, a passagem principal que descreve justificação em relação aos crentes é Romanos 3:21-26: Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:21-26...

TERCEIRO - PELO SANGUE RECEBEMOS A SALVAÇÃO: A palavra salvação tem sua origem transmitindo a ideia de cura, redenção, remédio e resgate; no latim salvar significa ajuda ou saúde. A salvação é um termo que se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz referência à salvação da alma!!!

A salvação eterna ou a salvação da alma é um grande presente de Deus para a humanidade. A nossa comunhão original com o Criador foi quebrada, no pecado de Adão e Eva e perdemos o privilégio da vida eterna. Desde então conhecemos a morte e necessitamos de redenção, justificação e salvação. Todas nos foram dadas pela vida, morte e ressurreição de Jesus.

O grande e principal alvo da fé é a salvação da alma. Isto é, primeiro nós devemos receber Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas para que sejamos livres da condenação eterna. - Pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. (1 Pedro 1:9) ... - Pois vocês são salvos pela graça (FAVOR IMERECIDO), por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; (Efésios 2:8)...

O SACRIFICIO DOS DOIS PASSAROS: VOANDO COM LIBERDADE!!!

REMISSÃO DOS PECADOS; PALAVRA DA CEIA DO SENHOR RECOMEÇAR:

A palavra remissão pelo sangue vem de uma palavra remitir: Que quer dizer; colocar de volta no caminho!!! – Isto quer dizer que os erros do pecado nos tira dos trilhos de Deus. Mas o poder do sangue remidor coloca-nos novamente no trilho e ai podemos recomeçar...

Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber - (Fp 3.13-14) ... Aqui tem três decisões; 1° Esquecer – 2° Avançar - 3° Prosseguir: As situações acontecem para que aja em uma decisão, vamos fazer o que? Remoer o passado “há naquele tempo” – ou esquecer, avançar e prosseguir!!!

ESQUECER: É tirar o peso de nossas mentes, lançar fora é apagar aquilo que traz tristezas e reavivar aquilo que nos da esperança!!! O termo correto é esvaziar nossa mente para vivermos em liberdade. - ESQUECER: É o segredo, só vamos avançar e prosseguir se esquecermos. Se não vamos ficar atolados no poço de barro em um tremedal de lama chamada acusação!!!

Salmo 40:1. ESPEREI COM CONFIANÇA pela ajuda do Senhor. Ele Se voltou para mim e ouviu meus pedidos de socorro. 2. Ele me tirou do fundo de um poço de desespero e medo, de um atoleiro de lama. Ele me fez andar sobre a rocha e me deu passos firmes e certos. 3. Colocou em minha boca uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Muita gente verá o que Ele fez por mim e, passará a respeitar o Senhor e confiar nEle.

A liberdade é um dos atributos ou valores mais apreciados pelo ser humano. Para alcançar a liberdade já foram feitas manifestações e revoluções, foram travadas guerras, e muito sangue já foi derramado. Na nossa vida espiritual um sangue foi derramado o sangue carmesim de Jesus Cristo: No sangue carmesim está a verdadeira liberdade que só pode ser experimentada através do derramamento de sangue de uma pessoa: Jesus.

O Seu sacrifício perfeito liberta todo aquele que escolhe acreditar. Nenhuma corrente é capaz de resistir ao poder libertador do Salvador. - Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Romanos 6:22...

Somos hoje escravos livres em Deus: Livres do pecado – livres da condenação – livres do acusador – livres para voar lavados e remidos pelo sangue carmesim do nosso Salvador Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!!! - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo... João 1:29. QUEM AQUI QUER VOAR ALTANEIRAMENTE EM LIBERDADE??? LAVA SUA ALMA NO SANGUE CARMESIM DO CORDEIRO DE DEUS!!!

O SACRIFÍCIO DAS AVES:

Temos em Levítico um exemplo desse sacrifício: Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote; este sairá fora do arraial e o examinará. Se a praga da lepra do leproso está curada, então, o sacerdote ordenará que se tomem, para aquele que se houver de purificar, duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e estofo carmesim, e hissopo. Mandará também o sacerdote que se imole uma ave num vaso de barro, sobre águas correntes. 

Tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o estofo carmesim, e o hissopo e os molhará no sangue da ave que foi imolada sobre as águas correntes. E, sobre aquele que há de purificar-se da lepra, aspergirá sete vezes; então, o declarará limpo e soltará a ave viva para o campo aberto. Levítico 14:2ª7...

Aqui encontramos duas aves vivas que são trazidas perante o sacerdote que toma uma e sacrifica, derramando o sangue numa vasilha contendo água viva, isto é, água corrente. As asas da outra ave são molhadas com o sangue e aspergidas sete vezes sobre a pessoa, e depois a ave é solta para o campo aberto. Este verbo soltar tem o mesmo sentido de perdoar. A ave solta, com o sangue da outra nas asas, está livre. MEU IRMÃO DEUS TE SOLTOU (PERDOOU) E VOCÊ PODE VOAR NA LIBERDADE DADA PELO SANGUE!!!

Este quadro é mais um tipo de sacrifício de Cristo e de nossa morte juntamente com ele. A morte de uma das aves é o símbolo de nossa morte juntamente com Cristo, e a libertação da outra, lavada com sangue, é a representação de nossa vida nova, liberta da escravidão da morte e do pecado. MAS PARA ISTO ACONTECER VOCÊ TEM QUE ESQUECER LANÇAR FORA TUDO QUE QUEIRA AFUNDAR SUA VIDA!!!

ESQUECER É ESVASIAR DE NÓS MESMO:

1° ESVASIAR DAS COISAS DO MUNDO: Um barco não afunda por esta dentro da água, mas afunda quando a água esta dentro do barco. Um homem não peca por esta no mundo e sim porque o mundo está dentro dele. Mas como tirar o mundo de dentro do homem? Primeiro precisamos nos esvaziar das coisas deste mundo, tudo aquilo que está trazendo peso em nossa consciência, e com ele uma escravidão com algemas que não temos força para resistir ou vencer. A bíblia fala da viagem de Paulo para Roma, em um momento da viagem a navegação se tornou difícil e a viagem perigosa por ser inverno com seus ventos fortes.

2° LANÇAR FORA COISA DENTRO DE NOSSA ALMA: Temendo o naufrágio, eles começaram a jogar para fora do barco muitas coisas que pesavam o barco. Certamente em nossas vidas precisamos jogar fora coisas dentro de nós para não sofrermos o naufrágio espiritual. Lançar fora tristezas – amarguras – angustias – acusações – traumas – raiva que provoca ódio – falta de perdão, só vou ser perdoado se perdoar!!!

3° - MAS ANTES PRECISAMOS ALIMENTAR DA PALAVRA DE DEUS: OBS – Depois de esvaziar de nós mesmo precisamos nos encher de Deus!!! A bíblia relata que eles jogaram a carga de trigo no mar, mas antes eles se fortaleceram alimentando com a comida.  Algo que precisamos fazer ou coisa que devemos fazer depois de esvaziar o barco de nossas vidas é nos fortalecermos no Senhor e na força do seu poder é alimentarmos da comida espiritual que Deus enviou para nós a sua palavra que é nosso alimento espiritual.

Esvaziar de nós mesmo é tornarmos humildes, pois só com a humildade vamos obedecer fazendo a vontade de Deus como servos fieis!!! Obediência ao Senhor é uma atitude de quem esta vazio de si mesmo e cheio de Deus. Amém!!!

Atos 27:33 - Pouco antes do amanhecer, Paulo insistia que todos se alimentassem, dizendo: Hoje faz catorze dias que vocês têm estado em vigília constante, sem nada comer. 34 Agora eu os aconselho a comerem algo, pois só assim poderão sobreviver. Nenhum de vocês perderá um fio de cabelo sequer. 35 Tendo dito isso, tomou pão e deu graças a Deus diante de todos. Então o partiu e começou a comer. 36 Todos se reanimaram e também comeram algo. 37 Estavam a bordo duzentas e setenta e seis pessoas. 38 Depois de terem comido até ficarem satisfeitos, aliviaram o peso do navio, atirando todo o trigo ao mar.

VAMOS RECOMEÇAR? ESQUECENDO – AVANÇANDO E PROSSEGUINDO!!! - O pecado nos tirou do caminho do caminho do Senhor, mas o sangue carmesim da remissão colocou-nos novamente no caminho... O CARMESIM ERA UMA TINTA TIRADA DE UMA PLANTA TINHA A COR AVERMELHADA QUE REPRESENTA O SANGUE DA REMISSÃO, MAS TINHA TAMBÉM A COR DE UM AZUL CINTILINTA REPRESENTANDO O CÉU DE GLORIA NOSSA ETERNIDADE!!! O vermelho do sangue nos lava de todo o pecado e o azul do carmesim representa nossa salvação pelo sangue...

NAZARÉ O NOSSO CORAÇÃO:

Pode Vir Algo Bom de Nazaré ou do seu coração? - no livro do evangelho de João, quando Jesus ainda estava recrutando seus discípulos, houve um homem chamado Natanael que, pela dureza do seu coração, não aceitou de bom grado as palavras de Filipe a respeito de eles terem encontrado o Messias (onde, na Verdade mesmo, foi Jesus Quem os encontrou).

Então Natanael disse: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”. - Por que ele dizia isso de Nazaré? Naquele tempo, Nazaré era mal falada. Uma cidade com má referência. Porém, foi lá onde Jesus habitou. Assim, a pergunta vem novamente: Pode vir algo bom de Nazaré? Não vamos responder apenas por responder, e sim meditar mais a fundo nesta Palavra.

Quando entregamos a nossa vida a Jesus, onde é que Ele vem habitar? “Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” [Apocalipse 3:20]. Pois é meu irmão(a), Ele vem habitar no coração do homem. “Entrarei em sua casa” quer dizer que Ele quer Habitar em seu coração. Ora, Mateus 15:19 diz: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”; E mais: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” [Jeremias 17:9].

Já parou para pensar logo onde Jesus quer fazer morada? É justamente na Nazaré do nosso corpo; num lugar sujo. - A Presença de Jesus vem para trazer luz a toda a escuridão que tem em nosso coração; vem para limpar com a Santa Presença. Quando Jesus Habita em nossos corações, nós mudamos. -  Não por obrigação, mas é o Curso natural de quem realmente se arrepende dos seus feitos. Agora pergunto mais uma vez: pode vir algo bom de Nazaré, do seu coração? Então responda: Sim, é claro que pode vir.

Hoje, quando alguém fala Nazaré, usa como referência “a cidade onde Jesus habitou”. Logo, tornou-se uma boa coisa. Mesmo não sendo essa beleza toda, é igual à manjedoura: muitas pessoas fazem o presépio no Natal, mas não porque é algo agradável (lá havia urina e fezes dos animais), mas por causa da presença de Jesus que nasceu La, a presença de Jesus naquele lugar tirou toda a impureza do lugar.

O mesmo acontece às nossas vidas quando Jesus Habita dentro de cada um de nós. Mesmo não sendo nós “bonzinhos”, mas vamos deixar permitir que a presença de Jesus transforme o que é ruim em algo verdadeiramente Bom; - Vamos dar espaço para nosso Jesus trabalhar na vida de cada um. Paulo disse assim: “[...] não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim”. Jesus pode todas as coisas pelo poder da Sua Palavra. Confie e vem e vê.

ABRA MEU IRMÃO AS PORTAS DA SUA CIDADE DE NAZARÉ (CORAÇÃO) PARA JESUS: - Olha o que diz Jeremias - Jer 7:24 “Não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante”. O maligno enche o coração do homem de pecado, desobediência e rebelião, endurecendo o seu coração para que não se converta ao Senhor Jesus. O maligno insiste para que o homem “ande para trás”, enquanto que Deus quer que o homem ande para frente, vem e vê.

O maligno é responsável pelo endurecimento do coração do homem, impedindo a sua conversão a Jesus. E o homem precisa ter coragem e determinação para abrir o coração e convidar Jesus para entrar. Trava-se uma grande luta no coração do homem. Cabe ao homem (a mim e a você) tomar a decisão correta, recebendo a Jesus como Senhor e Salvador! Qual será a sua decisão? Pode vir alguma coisa boa do seu coração? - A resposta é sim se você deixar Jesus entrar e transformar aquilo que é muito ruim e algo maravilhoso:

PORTANTO, VEM E VÊ O QUE DEUS PODE FAZER EM VOCÊ E ATRAVÉS DE VOCÊ. AMÉM!!!

CEIA DO SENHOR:

(Isaías 53:4) - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. (Isaías 53:5) - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:6) - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. (Isaías 53:7) ...

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Definição: A CEIA DO SENHOR: É uma celebração realizada pela igreja de Jesus Cristo, quando o corpo (a igreja) reunido traz a memória o sangue derramado na cruz e o corpo moído por amor as nossas vidas, levando sobre ele o castigo que nos trouxe a paz, se fazendo maldição em nosso lugar.

OU SEJA, A CEIA É UM MEMORIAL ETERNO. AGORA, VAMOS EXAMINAR OS PORMENORES CONTIDOS NA LINGUAGEM DE CRISTO, NA INSTITUIÇÃO DA CEIA.

A instituição foi imediatamente após a celebração da páscoa. Tomou Jesus primeiramente o pão, e, depois, o cálice, bendizendo a Deus por um, e dando graças por outro. E no ato de partir o pão. Disse Jesus: Tomai, comei; isto é o meu “corpo”, e quando tomou o cálice disse deste modo: Isto é o meu “sangue”, O sangue da Nova Aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados (Mt 26.26-28).

AS PALAVRAS: “ISTO É O MEU CORPO,” referem-se àquele pedaço de pão que Jesus deu aos discípulos, e estão elas em conformidade com as usadas pelos judeus por ocasião da sua páscoa: “EM MEMÓRIA DE MIM” (Lc 22.19) quer dizer “para recordação”, sendo a lembrança do fato o fim primário e fundamental da instituição. E “fazei isto” significa praticar este ato. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, VIVERÁ PARA SEMPRE; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.”

(João 6:54) - Quem come a minha carne e bebe o meu sangue TEM A VIDA ETERNA, e eu o ressuscitarei no último dia.”  PERMANECE NELE: “(João 6:55) - Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. (João 6:56) - Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”

QUAL O SIGNIFICADO PERMANECER?  Significa continuar existindo. PERMANECER EM CRISTO É O SEGREDO DA NOSSA VITORIA: VOCÊ GOSTARIA DE ANDAR EM VITÓRIA?

João 15;5 - “Eu Sou a videira verdadeira, vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto, pois sem mim vocês não podem fazer coisas alguma”. - Muitos querem andar em vitória todos os dias? - Muitos querem fazer a diferença onde estão? - Muitos querem viver uma vida de honra diante das pessoas? Tudo É fácil, Se você Permanecer em Cristo. QUANDO JESUS VEIO ESTABELECER SEU REINO AQUI NA TERRA, ELE REVELOU O MAIOR SEGREDO DE CONQUISTA AOS QUE FAZEM PARTE DELE. PERMANECER NELE!!!

Todos os profetas tiveram (e tem) que gastar muita saliva para deixar isso muito claro que a vitória dependia deles permanecerem em Deus. Deus disse para Josué 1;8 QUE O segredo para passar o Jordão e conquistarem a terra prometida; “Fale deste livro da lei, medite nele dia e noite, e obedeça a tudo quanto nele está escrito”. DEUS DISSE EU FAREI VOCES PROSPERAREM SE PERMANECEREM EM MIM!!!

Permanecer em Cristo é exatamente receber a Vitória sem fazer nada. Não era e não é para o povo insistir na ideia de que a salvação, o livramento e a conquista não é nem por força e nem por violência, MAS PELO ESPIRITO DE DEUS. (ZACARIAS 4;6). NO Salmo 44;3 o Salmista mostra exatamente isto; “Não foi pela espada que nossos antepassados conquistaram a terra, nem pela força do seu braço que alcançaram a vitória, foi pela tua mão direita, pelo teu braço e pela luz do teu rosto”.

QUANDO ALGUEM DECIDE PERMANECER EM CRISTO ENTÃO ELE TERÁ VITORIA CONSTANTE, TODOS OS DIAS POR QUE O SENHOR PELEJA POR ELES. QUER MAIS VITORIA? QUER MAIS UNÇÃO?

QUER MAIS PODER? João 15:7 “Se alguém permanecer em mim, e essas minhas palavras permanecerem nele, pedirão o que quiser e lhes será concedido”. COMO A FALTA DA LEITURA BÍBLICA E DA ORAÇÃO, TEM ESCRAVIZADO E ARREBENTADO PESSOAS AO LONGO DOS TEMPOS. MEUS IRMÃOS PARTICIPAR DA CEIA E UM ATO DE PERMANECER NELE EM JESUS CRISTO E TODAS AS VITORIAS DELE SERAM NOSSAS – POIS EM CRISTO JESUS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!!! AMEMMM...

 

DEUS TE ABENÇOE!!! MAURÍLIO OSWALDO...

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário