O
FRANCISCO APELIDADO DE ITAÚNA O PEDRA PRETA PELOS INDIOS DA TRIBO PURIS!!! UMA
MISTURA DE FICÇÃO E REALIDADE DA HISTÓRIA BRASILEIRA!!!
Esta
história aconteceu nos meados de 1870 uns dez anos antes do término da
escravatura no Brasil; No ano de 1888 a escravidão foi abolida através da Lei
Áurea, que foi assinada pela princesa Isabel no dia 13 de maio daquele ano.
Essa medida beneficiou uma grande quantidade de escravos que ainda existia no
país.
Contudo,
não podemos achar que a escravidão acabou no Brasil do dia para a noite. Entre
uma pitada e outra do velho e bom para o Chico cigarro de palha com seu fumo de
rolo. Francisco homem velho de idade com rugas da dureza do tempo, cabeça
branquinha com suas cãs pichainho; conta sua história desde os primeiros anos
como escravo assim como também de seus avôs vindo da África em navios chamados
negreiros:
Os
navios negreiros ou navios tumbeiros foram embarcações que fizeram a travessia
do Atlântico, transportando mercadorias para troca no continente africano,
homens e mulheres do continente africano para as colônias europeias no novo
mundo, e produtos como açúcar e café, dentre tantos outros, para o continente
europeu.
Esse
modelo de negócio ficou conhecido como comércio triangular, cuja principal
atividade foi o tráfico negreiro, um dos negócios mais lucrativos do mundo da
época, enviando cativos que se tornaram escravos para sustentar as produções
nas plantações ou explorações do ouro, como foi o caso do Brasil.
O velho Chico começa sua historia às vezes meio triste outras vezes esboçava um leve sorriso naquela boca desdentada e com muitos dentes apodrecidos pelos maus tratos e de mastigar o fumo de rolo; ele conta sua longa historia:
O moço Chico
jovem escravo fortalecido pela dureza das batalhas do dia a dia, corpo marcado
pelos chicotes e amarras dos brancos com seu subjugo nas duras correntes que
cortavam os pulsos e calcanhares do pobre mulato que nasceu na senzala e tirado
de sua mãe quando tinha quatro anos. Criado pelos duros feitores homens maus e
castigadores crescendo entre troncos, cafezais, chicotes e canaviais, com
cicatrizes que eram como tatuagens da ignorância dos senhores de engenhos e dos
cafezais...
Os avôs de Chico chegaram ao Brasil depois de ficarem por muito tempo nos porões de navios de negros africanos trazidos pelos comerciantes portugueses e vendidos para produção de açúcar chegando homens e mulheres que foram caçados, aprisionados e depois escravizados e judiados pelos homens brancos, agora eu pergunto quem vai pagar por tais atrocidades???
Os escravos faziam os trabalhos rudimentares com suas tarefas pesadas e cruéis. Entre senzalas e vendas e leilões animalescos como se os brancos fossem donos do mundo, mas eram apenas homens sem bondade, misericórdia e alma.
Homens orgulhosos, soberbos e
ignorantes que ignorava que os negros tinham e tem almas, sofrimentos e
sentimentos que eram homens e mulheres normais apenas diferenciadas por sua
cor, que eram tratados como animais das florestas com semelhança ao homem.
Um dia Chico já um homem forte depois de viver mais de vinte anos subjugados nos troncos: Tronco era o nome dado ao material de tortura e grande humilhação, era constituída de madeira dura como os corações insensíveis dos senhores e feitores; que eram homens contratados pelos senhores de fazenda cuja função principal era vigiar e castigar as duras penas os escravos. O tronco era colocado estrategicamente nos lugares onde podia ser visto por todos nas senzalas a titulo de exemplo...
Se fossemos medir a ignorância destes homens chegaríamos à insensibilidade zero a desumanidade total.
E hoje eu vejo pessoas indignadas
e com razão de Hitler e seus castigos hediondos, pessoas que são descendentes
insensíveis quanto ao trato de familiares cruéis dos seus bisavôs; feitores e
donos de cafezais e cana de açúcar que são seus antepassados que deixaram na
família um rastro de maldição quanto as suas atrocidades, mancharam suas
riquezas com sangue inocente.
Um dia o escravo Chico estava em mais um dia de sua dura lida trabalhando nos cafezais de seu Manuelino um homem mal de família portuguesa rico de bens e pobre dos bens, subjugado pelo capataz Genésio homem mal contratado a peso de ouro, por causa de sua maldade nos tratamentos dos escravos. Dia comum onde o sofrimento era algo do cotidiano. Genésio sem dó pega com seu chicote e castiga o Bentinho escravo adolescente e visto como rebelde presença assídua nos troncos com seu corpo já marcado...
Os jovens de hoje tem tatuagens neste tempo de
escuridão no Brasil pela dureza da cerviz dos cafeicultores os corpos eram
marcados pelos cortes dos chicotes malditos da era colonial ou podemos chamar
do período covarde dos senhores das fazendas com seus bigodes nojentos e
encardidos pelo fumo e pelas marafas. Bentinho não suportando a dureza das
chicotadas desmaia e seu corpo inerte cai completamente desfalecido. Neste
momento atroz o escravo Chico pensou; Mataram Bentinho!!!
Em um momento de fúria o moço Chico escravo forte com seus músculos naturais construídos pela labuta do dia a dia no roçado, pega a Genésio pela sua jugular e em um só golpe de seus braços quebrando o pescoço do maldoso capataz. Agora não tem jeito mais; Chico moço valente sai correndo embreando nas matas em uma corrida frenética pela vida.
Sem parar para descansar o escravo Chico chega a uma aldeia de índios chamados Os Puris; Era um povo de origem Puri, grupo indígena possivelmente oriundo dos Tupis-Guaranis, que juntamente com os brancos e os negros são responsáveis pela formação do povo de Viçosense. As tribos que formavam o triangulo mineiro pertenciam predominantemente ao grupo Jê ou Tapuia.
Já na Zona da Mata Mineira havia uma exceção, a origem era
Goitacá. Eram eles os croatas e Puris. Sabendo disso e pensando exclusivamente
nos Puris, um dos possíveis fatores que justificam sua chegada em Viçosa e
região, a partir do século dezesseis, pode ser entendida sua migração para
estas terras com o episodio de 1556, lembrado por PANIAGO.
A autora resgata a luta dos franceses, que contaram com a ajuda dos povos Tamoios (que habitavam a região do Paraíba) para se instalarem no Brasil. Nesta batalha os Tamoios foram derrotados e expulsos pelas tropas de Mem de Sá em 20 de janeiro de 1567 e migraram para as terras mineiras onde encontraram os povos Puris que já habitavam a região do Paraíba.
Por possuírem uma personalidade
pacífica os Puris acabaram sendo obrigados a deixar suas terras. Foi a partir
daí que migram para o interior de Minas Gerais, instalando-se primeiramente no
Vale do Rio Pomba, onde acabaram sendo expulsos pelos Goitacazes de Muriaé. Em
seguida procuraram refúgio nas terras altas da região de Viçosa e no Vale do
Piranga.
Os Cropós e Puris possuíam estatura ora baixa, ora mediana e eram de formas robustas, grossos e compactos, portanto, além de espadaúdos. Mediam os homens entre 1,35 m e 1,65 m de altura e as mulheres alcançavam, em média, apenas 1,40 m de altura. O peito se lhes apresentava largo e curto; grosso era-lhes o pescoço. Tinham braços musculosos e redondos, pés estritos atrás e largos na frente e pele de coloração acobreada.
Seus cabelos, de negro carregado, apresentavam-se grossos, compridos e abundantes. Cultivavam especialmente milho e mandioca. Eram também grandes conhecedores de ervas e sabiam produzir bebidas das mais variadas fontes.
Aquela aldeia que era uma das facções dos Puris povo
que vivia pacificamente, generosos e hospitaleiros cuidaram do índio Chico que
eles já sabiam que era um dos muitos fugitivos dos flagelos cruentos e
desumanos dos brancos modernistas e colonizadores das terras indígenas e nas
matanças de seu povo.
Ali o jovem escravo negro forte e alto mistura de raça do homem branco dono de cafezais com sua mãe a moça Francisca dado a origem de seu nome Francisco que também era seu sobre nome Francisco de Francisca. Os Puris contaram para Chico a historia dos índios Brasileiros e de kikio: Antes da chegada do europeu, os índios eram os únicos habitantes das Américas.
No momento do expansionismo
indígena pela América um dos povos se diferenciou desenvolvendo uma língua
proto-tupi no sul da Amazônia. Essa língua com o tempo se derivou transformando
em várias outras línguas que deram origem a várias etnias indígenas entre elas
os Tupis e os Guaranis... Kikiô morreu feliz. Deixando a terra para os dois.
Guarani foi pro sul, Tupi pro norte...
Com a migração indígena pelo Brasil e América do Sul os Guaranis se deslocaram para o sul, se fixam principalmente no Paraguai e nos Estados do Sul do Brasil. Já os Tupis se deslocaram principalmente para o norte e nordeste brasileiro. E formaram suas tribos. Cada um em seu lugar. Vez em quando se encontravam. Pelos rios da América. E lutavam juntos contra o branco. Em busca de servidão. E sofreram tantas dores. Acuados no sertão. Tupi entrou no Amazonas. Guarani ainda chama...
A luta contra o branco foi algo constante na história do índio, os índios do nordeste se deslocaram para o sertão para fugir do branco e com o passar do tempo tiveram que se deslocar cada vez mais em busca de abrigo.
Os
Guaranis acabaram em reduções jesuíticas (os Jesuítas que matavam índios em
nome da religião e achando que era em nome de Deus; OBS: E não era) ou indo
trabalhar administrados pelos brancos. Com a falta de mão de obra escrava os
guaranis eram caçados pelos bandeirantes (considerados heróis no Brasil,
heróis? matadores de índios e caçadores de índios colonizando suas terras
tomadas por suas armas cruentas)...
Dizem a lenda que: Kikio na lua cheia. Quer Tupi, quer Guarani. Kikiô na lua cheia. Quer Tupi, quer Guarani. Kikio na lua cheia. Quer Tupi, quer Guarani. Kikiooooooo!!! Podemos entender com esse trecho que Kikio é na verdade o verdadeiro dono dessas terras deixando elas para seus filhos, os índios e grita ate hoje por suas terras e seu povo, seu sangue clama por justiça!!!
Com esta historia o escravo foragido Chico entendeu que não foram apenas os escravos, mas também os índios Brasileiros foram subjugados e judiados pelos homens brancos que buscavam servidão.
Aquela aldeia dos Puris era situada em uma mata fechada onde
formaram o grupo Puris do caiapó em um lugar perto da aldeia embrenhadas pelas
matas na bocaina de Botafogo que era um Quilombo para onde o escravo Chico
Itaúna (Pedra Preta); apelido e nome dado pelos índios do povo indígena Puris.
Já totalmente recuperado de sua luta pela liberdade e em busca de uma vida de
paz.
Observamos aqui; Dois povos duas marcas uma dos fugitivos; Os escravos a outra expulsa de seus habitares naturais tentam sobreviver de maneira pacifica e harmoniosa o povo de origem indígena e o povo de origem escravos do Quilombo da Bocaina do Botafogo.
O Quilombo da bocaina do Botafogo foi de origem da família composta
por doze escravos fugitivos que deram origem aqueles grupos de escravos
fortalecidos cada dia mais pelos fugitivos que já compunha em sua quantidade de
mais de cento e trinta homens e mulheres mais crianças que viviam da caça e das
hortaliças e frutas campestres plantadas e cultivadas em meio ao matagal com
suas grandes arvores e plantas nativas, aquele lugar era chamado de
quilombolas. O município de Botafogo existe ate os nossos dias vista como uma
comunidade de origem Quilombeiras.
Quilombo é o nome dado no Brasil aos locais de refúgio dos escravos fugidos de engenhos e fazendas durante o período colonial e imperial. Nesses locais, os escravos passavam a viver em liberdade, criando novas relações sociais com índios e nativos os matutos e ermitões grupo que eram chamados eremitas. Muitos quilombos existiram no Brasil e centenas deles ainda existem, formando o que hoje é chamado também de comunidades quilombolas.
Os quilombos no Brasil também
eram conhecidos como mocambos. Nos demais locais da América onde houve
escravidão também ocorreu a formação desses locais de refúgio e vida em
liberdade. Na América espanhola, essas comunidades ficaram conhecidas como
palenques; na América francesa, o nome era maronage; e na América inglesa eram
nomeados como marroom communities.
Os quilombos eram locais de refúgio, mas também de resistência dos escravos contra a escravidão. Neles, os escravos plantavam e realizavam coletas de produtos das matas, como madeira e frutos, além de caçarem e criarem animais. A população dos quilombos era formada tanto por escravos e escravas quanto por indígenas e homens livres, mestiços ou brancos pobres.
Houve quilombos grandes e pequenos, alguns com milhares de pessoas, outros com algumas centenas, sendo os pequenos os mais comuns. Nos quilombos os fugidos constituíam famílias, criando uma nova forma de sociedade, na maioria dos casos livre da escravidão. Na chegada daquele novo escravo Francisco o Itaúna ou pedra preta, negro forte corajoso e bom de briga e guerra que sabia a arte de se esconder e que corria quilômetros sem se cansar.
Chico logo conheceu uma escrava branca de olhos azuis como o céu
e cintilante quanto o mar seu nome era Inácia, pois era filha de fazendeiros
que viviam de plantação de café e mandioca na confecção de farinhas de mandioca
em meio aquela terra hostis com homens maus de um arraial chamado Tabuleiro.
Inácia teve seu nome trocado por, Céu nos olhos por ser uma linda moça companheira e ajudadora de olhos de um puro anil, em todas as tarefas era prestativa e logo o moço Chico se apaixona por aquela escrava branca de olhos azuis da cor do céu que deu origem ao seu apelido; Vitoria (por causa da lenda indígena da Vitoria Regia). Assim como em outros municípios da Zona da Mata, a região onde se localiza o município de Tabuleiro teve como seus primeiros habitantes índios das tribos Croatos e Cropós e também em suas matas os Puris.
Na segunda metade do século dezessete, Por volta de
1767, o Padre José Manoel de Jesus Maria inicia o processo de catequese dos
índios na então freguesia do Mártir São Manoel dos Rios Pomba e Peixe dos
Índios Croatos e Cropós, sendo que 74 anos depois, pela lei provincial de 7 de
abril de 1841, foi criado o curato do Senhor Bom Jesus da Cana Verde no local
onde hoje funciona a própria sede da prefeitura municipal de Tabuleiro.
Tudo indica que a origem do nome de Tabuleiro remete ao modo como viajantes tropeiros e mascates denominavam a região, pois, quando por ali passavam, eram recebidos pelos moradores vendendo doces, pães, bolos e alimentos diversos em tabuleiros de madeira que eram colocados nas janelas das casas.
Em 02 de janeiro de 1866 Tabuleiro é elevado a distrito com o nome de Tabuleiro do Pomba pela Lei Provincial n° 1275 e posteriormente ratificada, já na república, pela Lei Estadual n° 02 de 14 de setembro de 1891. Em 1911 é figurada como Vila e em 12 de dezembro de 1953, pela lei n° 1.039 é o primeiro município a emancipar-se política e administrativamente de Rio Pomba.
A 1° de janeiro de 1954 é
celebrada a sessão solene de instalação do município assim descrita pelo jornal
O Imparcial: Naquele lugar moravam os pais de Inácia ate que foram ameaçados e
perseguidos por duros cafeicultores em busca de terras para seus plantios e
suas ocupações que eram feitas de mortes e violência.
As casas dos colonos eram queimadas e expulsos de suas propriedades e a partir dai se tornavam escravos dos grandes senhores de engenho e cafeicultores com sua força politica e corrupta chegavam com seus matadores de alugueis tomando de maneira covarde e cruel suas propriedades subjugando os que ficavam vivos que eram tratados como escravos brancos. Ali no subjugo dos chicotes cresceu a linda escrava branca Inácia com seus olhos de cor azul da cor do mar. Um belo dia ainda adolescente Inácia trabalhava na dura colheita de café.
Linda e
perseguida pelos patrões e seus filhos por sua beleza, foi atacada em meio ao
estradão um caminho escuro cercado por uns matagais e animais. Inácia foi
atacada por cinco dos homens do seu Senhor e nesta luta Inácia foi feroz como
uma onça, mas em seu corpo jovem e frágil foi subjugada; Pelos malfeitores
homens maus e perseguidores.
Ali perto quatro dos índios Puris estavam caçando com suas flechas envenenadas por ervas cujo veneno adormecia os animais que eram levados para servirem de alimentos e seus ossos de adereços e pontas de lança armas usadas na caça e na proteção contra homens perseguidores em busca de terras para plantio.
A guerra
e as lutas eram constantes entre os senhores dos vilarejos com os índios que
viviam de maneira pacifica e ordeira em meio das matas de Bocaina de Botafogo.
Foram cinco flechadas certeiras e aqueles animais vestidos de gente, pois assim
eram chamados os capatazes, feitores e matadores de alugueis por seus maus por
sua origem e piores dos que os animais.
Salvo de seus algozes a adolescente Inácia foi protegida pelos Índios Puris. O chefe daquele grupo de caça foi o moço índio Caipora hábil caçador que não se condoía de matar animais cortando com sua faca feita de ossos os pescoços.
Ali estavam
agora indefesos os homens capatazes hediondos completamente adormecidos pelo
veneno das pontas das flechas, Caiporas da uma ordem matam como o carcará ave
de rapina sem dó nem pena e cortando suas jugulares e jogam no rio para serem
levados para longe de suas aldeias. E assim foi feito, levaram aquela moça
branca e escrava que perdeu seu direito de liberdade pela maldade dos brancos.
É levada em proteção para a aldeia próxima ao Quilombo de Bocaina do Botafogo.
Na crença daqueles índios os homens que morriam que não pertencia a tribo deveriam ser jogados nos rios assim fazendo trariam para os índios abundancia de peixes. Isto era orientado pelo Pajé: O pajé era uma figura de extrema importância dentro das tribos indígenas do Brasil.
Detentor de muitos conhecimentos e da
história da tribo, ele é o indígena mais experiente. Eram os Pajés responsáveis
por passar adiante a cultura, história e tradições da tribo. O pajé também
possui a função de curandeiro dentro da tribo, pois conhecia diversos rituais e
também o poder da cura com ervas e plantas. O pajé também possui a função de
líder espiritual da tribo. Ele conhece os meios de entrar em contato com os
espíritos e deuses protetores da tribo.
Muitas lendas indígenas eram ensinadas pelos pajés; vamos ver uma delas: A lenda da Vitória Régia, muito conhecida na região Norte do Brasil, surgiu de algumas crenças indígenas da tribo tupi-guarani a respeito dos deuses. E era essa lenda que os pajés contavam para explicar o surgimento da planta Vitória Régia.
Há
muito tempo atrás, na tribo dos índios tupi-guarani, contavam uma história em
que a lua, que era chamada de Jaci pelos índios, era um lindo deus guerreiro e
que quando a noite começava Jaci beijava os rostos das mais belas virgens
índias da aldeia. Ele as namorava e sempre que se escondia atrás das montanhas
escolhia uma moça para levar consigo.
Quando isso acontecia, a moça deixava a sua forma humana e virava uma
estrela.
Essa história era contada para todos da tribo, e uma jovem muito bela e guerreira, chamada Naiá, era apaixonada pela lua e queria muito ser levada e transformada em uma estrela. Os anciãos da tribo dela alertava a índia, pois quando uma moça era levada por Jaci e nunca mais voltava: Deixavam de ser humana. Mas Naiá não se importava, o que ela queria mesmo era ser uma estrela a brilhar no céu.
Todas as noites ela ia à procura da lua, sempre a seguia em todo lugar que estivesse. Fazia cavalgadas pelas montanhas, pelas matas, subia e descia os montes, mas não conseguia alcançar Jaci e nada lhe acontecia.
A jovem índia começou a ficar
obcecada, parou de comer e de beber, só pensava na lua e em nada mais. Em uma
linda e iluminada noite, Naiá parou um pouco sua caminhada e chegou perto de um
riacho para descansar e beber um pouco de água.
Ao se aproximar das águas do riacho viu a lua refletida na água, imediatamente a índia achou que Jaci havia descido do céu para encontra-la e sem pensar duas vezes, Naiá se atirou dentro da água de encontro ao seu amado deus.
Ela estava tão deslumbrada com seu desejo de ser levada pela lua que depois de pular dentro da água se deu conta que era apenas um reflexo, tentou sair, mas não conseguiu, a índia acabou se afogando dentro das águas e nunca mais foi vista por ninguém. Ao ver o que havia ocorrido com Naiá, Jaci, o deus da lua, ficou muito comovido e quis encontrar uma forma de recompensar o sacrifício feito pela bela jovem.
Foi então que ele a transformou em uma estrela das águas, essa
seria uma estrela única e deferente de todas as outras. A Vitória Régia é uma
planta aquática, suas flores são brancas e só se abrem a noite, para serem
iluminadas pela lua, exalando um perfume muito agradável.
Voltando a historia da escrava branca salva pelos índios que passou a ser chamada de Vitoria, por causa da lenda da Vitoria Régia, pois ela era branca como a flor da planta aquática que tinha os azuis cintilantes em suas pétalas como o azul dos olhos da moça. Como ela insistia em ser chamada por Inácia; Passou a ser chamada de Vitoria Inácia.
Ali entre os índios Puris aquela escrava branca agora tratada com carinho e cuidada pelas índias mais velhas, pois era assim naquela comunidade indígena as mais experientes cuidavam como mães das mais novas.
Inácia agora escondida e guardada pelos índios Puris passa a viver entre
sua nova família a família dos selvagens e fortes contra os inimigos e homens
maus, mais benevolentes e protetores dos homens bons os índio Puris da Bocaina.
Seu nome Inácia é trocado por açucena agora batizada pelo Pajé da tribo: Que
quer dizer branca e singela, a escrava branca e adolescente vive agora livre em
meio a sua nova família a Vitoria Inácia ou Açucena.
Assim como na chegada de Chico Itaúna a pedra preta cercada de curiosidades das índias solteiras. Vitoria Inácia a Açucena foi cercada pelos índios jovens e solteiros que nunca viu uma moça tão branca e doce como aquela.
O escravo Chico
Itaúna negro por natureza fugitivo que vivia ainda com os índios Puris saiu a
caça e ensinava aos índios a arte da caça das tribos africanas arte aprendida
com seu avô que tinha sido cacique de sua tribo de origem dos Zulu: Zulu é o
maior grupo étnico na África do Sul, sendo a sua população de mais ou menos 11
milhões de pessoas e eram considerados
como cidadãos de terceira classe durante o regime do apartheid.
APARTHEID A SEGREGAÇÃO RACIAL NA AFRICA: A Apartheid foi uma política de segregação social ocorrida na África do Sul entre 1948 e 1994, com a ascensão do Partido Nacional, cujo governo foi composto por uma minoria branca. O país foi governado por esta minoria que adotou desde 1948 uma política de segregação racial.
Com o fortalecimento do regime entre as décadas de 1960 e 1970, uma forte oposição se fez presente. O Partido Nacional tinha como parâmetro as ideias de superioridade racial branca e para manutenção de seu governo e desse sistema investiu em vigilância e repressão constantes.
Os casamentos entre
brancos e negros eram proibidos e o ato sexual de brancos com não brancos, se
descobertos, eram punidos com prisão. Somente brancos atuavam nos cargos
diretivos do governo, no parlamento e eram eles os proprietários de terras
produtivas. Já aos negros cabia o trabalho como mão de obra barata nas
fazendas, nas minas e na indústria.
Além disso, a circulação pelo país era restrita e controlada por diversos documentos de identificação ou passes e salvo-condutos. A burocracia foi uma importante estratégia de controle sobre mulheres e homens negros e sua livre circulação pelo país. Nelson Mandela foi o maior defensor dos negros durante a segregação racial, lutou contra o racismo e ficou preso por 27 anos. A apartheid representou a transformação do racismo em lei na África do Sul - a segregação racial foi legalmente aceita entre 1948 e 1994.
Os zulus que eram considerados
pela apartheid terceira classe das criaturas; São povos que vivem na África,
mais especificamente na região da África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Zimbábue
e Moçambique Atualmente os zulus, tem expansão e poderes políticos restritos,
mas no passado, foi uma nação guerreira que resistiu ao máximo à invasão
Imperialista Britânica e Bôeres no século XIX.
Eles moram em cabanas, feitas de palhas de árvores próprias das florestas tropicais e em forma circular, sem janelas e facilmente desmontáveis. Na filosofia do povo Zulu; Os homens vivem para a caça e para a guerra. Todos os ensinamentos de caça dos Zulus foram passados para Chico Itaúna que agora passa os costumes milenários das tribos da África antiga. O avô do escravo descendente dos reis Zulus com seu olhar altivo de cacique, embora sendo escravo judiado não perdeu sua dignidade dos chefes das tribos.
Com sua voz forte de trovão ensinava os costumes da tribo os Zulus para Chico Itaúna: Na tribo Zulu quando um rapaz tinha idade suficiente para passar a guerreiro, era despojado das roupas e, todo o seu corpo, pintado de branco, davam-lhe a seguir um escudo para se proteger e uma azagaia ou pequena lança para matar animais ou inimigos.
Soltavam-no
então dentro do mato. Quem o visse, ainda enquanto estivesse pintado de branco,
deveria caça-lo e mata-lo. E esta tinta branca levava cerca de um mês para
desaparecer. Por isso o rapaz era obrigado a ficar no mato durante um mês viver
da melhor forma que pudesse.
Durante um mês era está a sua vida, tanto sob um calor ardente quanto sob chuva ou frio. Quando finalmente a pintura branca desaparecia, ele podia regressar à sua aldeia. Era recebido então com grande alegria e permitia-se que tomasse seu lugar entre os jovens guerreiros da tribo.
Mas eles não eram enviados nas matas fechadas sem os treinamentos dos caciques que eram exímios guerreiros ali no meio das florestas entre os animais ferozes, o índio tinha que ser o caçador e predador e ao mesmo tempo presa e mais um na cadeia alimentar daquele lugar.
Tinha que se proteger e caçar usando as técnicas de caça de se esconder e também lutar pela sobrevivência. Chico Itaúna o homem de pedra como era chamado saia para a caça e trazia suas caças para a tribo Puris, e sempre quando chegava à aldeia da Bocaina de Botafogo, tinha festa e o que não faltava no fogo das fogueiras improvisadas eram as carnes dos animais.
Quando Chico Itaúna chegou
jovem negro e bonito, forte e valente foi recebido com festa e logo apresentado
para a escrava branca de olhos azuis e singela, muito bela com seus cabelos
claros agora soltos sem os lenços protetores e o grande chapéu de palha que
sombreava seu rosto.
O homem de pedra Itaúna abre um sorriso com seus dentes brancos cuidado com ervas e ossos de animais, pois era assim que cuidavam dos dentes e hálitos com plantas dos ensinamentos dos ancestrais: Sem tecnologia, itens tirados da natureza faziam sucesso na busca pelo sorriso perfeito. Antigamente o homem já fazia bochechos com uma mistura de hortelã e água para deixar o hálito mais agradável, portanto naquela tribo o cultivo da hortelã era fundamental para manter o hálito saudável. Alguns povos usavam galhos, folhas de árvores e penas para essa função.
Outros, pequenas lascas de madeiras entendidas como palitos e
há até os que usavam as próprias mãos para fazer a higienização bucal com
plantas que criavam em suas resinas espumas amargas mais eficazes na limpeza
bucal. Ao ver aquele sorriso bonito e simpático daquele grande e forte ébano,
pois Chico Itaúna destaca-se por sua altura com quase dois metro de altura e
seus ombros largos e fortes que parecia ter muito mais de dois metros em sua
altura.
Vitoria Inácia; a Açucena nome dado pelo Pajé por sua pele branca e singela ficou encantada e seu pequeno coração de moça nova nunca tinha batido tão forte, parecia que ia saltar de seus lábios rosas por natureza. Não podia negar; alguma coisa aconteceu com ela a partir daquele momento sentiu que estava diante do homem de sua vida, e olha que aquilo não era algo comum como nos dias hoje.
Quando as jovens se apaixonavam era única sua paixão. Itaúna agora suado
pelas caçadas e cansado da longa caminhada carregando junto com o pequeno grupo
de caçadores as carnes das caçadas, pede licença para a moça bonita de olhos
tão azuis que nunca fora visto por ele.
O índio Barnabé Crescêncio o Coto amigo agora mais que irmão do Itaúna o homem de pedra; como gostava de ser chamado, índio que cresceu nas fazendas dos brancos, mas quando adolescente foi resgatado de seu cativeiro pelos Guerreiros Puris que eram homens treinados e guerreiros que resgatavam os índios Tupis e Guaranis dos jugos dos brancos em busca de servidão. Chamada como a bandeira de caça aos índios no Brasil do século dezessete:
Neste período inicio o ciclo da
caça aos índios, os holandeses dominaram vários pontos africanos em que os
portugueses obtinham escravos. Com pouca quantidade de escravos para atender as
necessidades dos fazendeiros e senhores de engenho brasileiros, ocorreu uma
procura maior por mão-de-obra escrava indígena.
Foi então que muitos bandeirantes, principalmente paulistas, aproveitaram a situação para entrar neste negócio. Agora pergunto os Bandeirantes eram heróis ou vilões da historia Brasileira.
A corrupção e busca pelo o ouro não é coisa
nova no Brasil. As bandeiras de caça ao índio foram expedições (bandeiras)
organizadas por paulistas (bandeirantes), que tinham como objetivo capturar e
aprisionar indígenas. Estes eram vendidos para servirem de mão-de-obra,
principalmente na agricultura. A maioria das bandeiras de caça ao índio foi em
direção ao sul do Brasil, pois nesta área havia maior concentração de
aldeamentos indígenas controlados pelos jesuítas.
A preferência pelos indígenas dos aldeamentos do sul também tinha outra justificativa. Os índios destes aldeamentos já estavam acostumados com o trabalho agrícola, em função dos ensinamentos dados pelos jesuítas. Estes indígenas trabalhavam no plantio e colheita destes aldeamentos. Como conheciam o trabalho, era uma mão-de-obra que os bandeirantes conseguiam obter maior valor de venda.
A maior parte dos indígenas capturados por estas bandeiras
foram vendidos para fazendeiros de São Paulo. Mas a Capitania do Rio de Janeiro
e os senhores de engenho do Nordeste também compraram esta mão-de-obra, embora
em menor quantidade. E foi em uma destas caçadas que o menino Barnabé
Crescêncio foi levado para a venda como um escravo branco.
Comprado junto com alguns índios que foram amarrados e trazidos para a escravidão em Minas Gerais comprado na grande feira de São Paulo não tinha hortigranjeiros, mas sim homem e mulheres em comum acordo dos Jesuítas que treinavam para valorização dos preços por causa do conhecimento nos cultivos do roçado. Os Bandeirantes que eram os mercadores desta mercadoria útil para os senhores dos cafés e engenhos de açúcar.
Amarrados a uma carroça e cercados por quatro
capangas que na verdade eram matadores profissionais. Com aqueles quatro não
tinha perdão a tentativa e a força para escapar era punida com agressões e
torturas. Barnabé Crescêncio menino novo ágil e bom por sua natureza foi tirado
de sua família pelos Jesuítas e agora vendido para as terras mineiras como
escravo dos cafezais pelos Bandeirantes.
Neste tempo tinha surgido a lenda do cavalheiro fantasma que diziam entre os índios e escravos que era a alma de uma mistura do índio branco com um escravo negro que voltava dos mortos para assombrarem os cafezais e seus senhores e saiam nas caladas das noites de lua cheia em busca de vingança e sangue dos brancos.
O cavalheiro fantasma que surgia em seu cavalo preto chamado Ébano cujos olhos eram chamados de chamas de fogo, montado no cavalo Ébano saia o vingador assombrado cuja finalidade era a caça e morte dos senhores e capatazes assim como a libertação dos índios escravos brancos e os negros.
A meia noite saia o
bando do cavalheiro fantasma em busca de sangue com sua tropa de encapuzados
chamados de bando das trevas, pois vestiam com roupas toda de preto e ninguém
sabia sua origem. Este grupo aterrorizavam os Senhores e nas noites de lua cheia
o bando colocava terror com suas armas em formas de tridentes com flechas
venenosas em suas pontas caçando feitores de escravos e a soltura dos escravos
que eram libertados e suas senzalas queimadas...
Como lutar com aqueles agentes das trevas os vingadores do cavalheiro fantasma. O medo e terror invadiam as noites e todos ouviam o tropel do cavalheiro e seu bando. Feita de chifre dos carneiros se ouvia ao longe antes dos ataques e queimadas com as solturas dos escravos que sumiam cobertos pela negridão da noite. Ouvia o som parecido com um berrante ou shofar dos Hebreus, alguns diziam que era o som do inferno para os senhores dos cafezais, mas para os escravos era o som do céu e de sua liberdade...
Os escravos capturados eram
levados para um lugar chamado à floresta dos malditos, pois todos que entravam
naquelas matas fechadas nunca mais saiam para contar a historia daquele lugar
que nem índios nem escravos ou homens brancos por mais coragem que tinham não
entravam adentro daquele lugar sinistro e funesto. Na sua entrada havia
esqueletos de feitores e capangas. A lenda entre os índios era que naquela mata
morava o cavalheiro fantasma com seus cavalheiros das trevas.
Barnabé Crescêncio agora estava preso amarrado a carroça com sede e com fome fragilizado pelo cansaço da dura e comprida viagem. Todos os dez escravos comprados a peso de ouro estavam fracos por causa da inanição careciam de alimentos para se fortalecerem. Neste momento a escuridão começa a alcançar aquela tropa constituída dos dez escravos indígenas, o carroceiro apelidado de Bagaça, pois gostava de se embriagar com a cachaça guardada em sua cuia de cuité.
Neste momento se ouve a ordem de parada iam acampar a beira do rio
próximo a hoje Coronel Pacheco. O nome da cidade homenageia o Coronel José
Manoel Pacheco (1838-1914), que foi vereador em Juiz de Fora nas legislaturas
de 1873-76, 1898-1900 e 1905-07. Mas naquele tempo se chamava; Agua Limpa:
O município teve origem no antigo povoado de Água Limpa, depois conhecido por Triqueda, que tornou-se distrito de Juiz de Fora em 31 de julho de 1890. Posteriormente, a sede do distrito foi transferida, definitivamente, para o povoado de Lima Duarte, renomeado Água Limpa. Água Limpa pertenceu, entre 1938-43, ao município de Rio Novo, retornando a Juiz de Fora após esse período. Em 30 de dezembro de 1962, se emancipou de Juiz de Fora, adotando a denominação de Coronel Pacheco.
Ali naquele lugar a escuridão tomou conta da noite, o
silencio fúnebre era quebrado apenas pelos estalos da fogueira. Os escravos
cansados não conseguiam dormir por causa da fome tinham comido apenas mandioca
crua e dura. Os capatazes se revezavam em dupla para vigiar e guardar o acampamento,
sabiam que breve chegariam ao seu destino. De repente se ouve o som tenebroso
do shofar que como um grito de liberdade ecoou quebrando o silencio da noite.
Os capatazes que vigiavam ficaram atentos os que dormiam sabia que era uma emboscada do cavalheiro das trevas e seu bando de encapuzados infernais. Com suas armas chamadas: pistola de pederneira, as primeiras foram feitas no século dezessete. Era um mecanismo feito para substituir o fecho de mecha, consistia em uma pedra de sílex presa no percussor, que após ser acionado, provocava uma faísca que detonava a pólvora.
Mas estas armas a escuridão da noite e a luz da
fogueira criavam um alvo fácil para as flechas certeiras do cavalheiro das
trevas e seu bando. Quatro flechadas se ecoou na calada da noite acertando os
alvos dos capangas que cem imobilizados pelas flechas envenenadas com
fortíssimo soníferos extraídos das plantas manipuladas pelo pajé dos índios
Puris.
Naquele momento a garganta começa fechar com o choque anafilático as vistas escurecem e as pernas ficam bambas e não mais suportam o peso do corpo e caem no chão desfalecidos os homens maus e algozes dos índios escravos brancos daquela comitiva. Neste momento a figura daquele cavalheiro alto, pois dizia que a lenda tinha a aparência de três metros de altura um gigante forte e impiedoso com os escravagistas.
Escravagistas: Homens que defendiam a escravatura, a
escravidão; Chamados também de escravocrata. Que eram partidário do
escravagismo, do sistema segundo o qual algumas pessoas devem ser privadas de
sua liberdade, por servidão, especialmente os negros e agora com os Jesuítas e
Bandeirantes os índios.
Com golpes certeiros de sua lança em forma de tridentes o Cavalheiro das trevas mata a cada um dos quatro capatazes e matadores de aluguel torturadores de índios e escravos. Seus corpos são pendurados e uma marca foi colocada a fogo no corpo uma marca de caveira como símbolo da morte; Sinal e aviso do Cavalheiro contra todos que subjugavam com maldade os escravos.
Um aviso de
mudanças ou tratavam bem seus escravos ou teriam a visita do bando das trevas. Na
mesma hora alimentos de mandioca cozida e frutas como banana, laranjas e
abacaxis assim como gomos da cana açucarada para os escravos índios novos ainda
em sua adolescência. O cavalheiro olha para Barnabé Crescêncio e logo uma
empatia se deu entre os dois. O cavalheiro sabia que ali estava um ótimo ajudante
para seu bando, o cavalheiro olha para o carroceiro Bagaça e diz para ele
contar a historia para todos na venda do seu Joaquim na Vila de Tabuleiro.
De repente em um abrir e fechar de olhos o cavalheiro desaparece na escuridão da noite levando com ele o seu bando e os escravos índios brancos que desapareceram e aqueles índios nunca mais foram visto por aquelas bandas. A pergunta era constante na Vila de Tabuleiro; para onde eram levados aqueles que desapareceriam juntos aos barulhos dos tropéis dos cavalos.
O mais rápido
possível o Bagaça pegou um dos cavalos ainda atrelados e em galope correu para
a fazenda do seu Firmino que parecia dono e chefe maior daquelas redondezas.
Diz a historia que enriqueceu explorando a vendas de escravos e das terras
tomadas pela força e miras dos seus capangas matadores de alugueis. E logo que
contou o enredo fúnebre de sua viagem correu para a venda do seu Joaquim o Bijoia.
Ali começa a contar a sua versão estava ainda sem sono quando ouviu um som como se fosse um gemido de uma alma penada foram três gemidos como se anunciando o ataque, logo os ouvidos aguçados dos quatro capangas dos dois que estavam acordados e ou outros dois que estavam cochilando em uma ronqueira só disse Bagaça.
De repente como um raio quatro flechas certeiras atingiram os pescoços
dos homens que caiaram sem direito a um gemido, e nem tempo de atirarem com
suas pistolas pederneiras. De repente surge diante dele alumiado pela fogueira
aquele cavalheiro e seu cavalo que soltava fogo em suas respiradas, o
cavalheiro com um salto só empunhando uma arma branca:
A alabarda que era composta por uma haste pequena que tinha na ponta, afiada, uma espécie de machado, e em quatro golpes certeiros cortam na rapidez de um corisco os pescoços dos capangas do seu Firmino que não tiveram tempo de se defenderem. Com uma voz rouca de trovão o cavalheiro da uma ordem e quando a ordem saia de sua boca todos tremiam diante aquele mandamento. A ordem era que pendurasse os mortos nos galhos das arvores e neste momento o cavalheiro usa novamente a sua alabarda cujo fio brilha com a luz da fogueira improvisada.
Neste momento o cavalheiro das trevas deixa a marca como um aviso para todos
que maltratassem índios e escravos um xis era colocado sinal de eliminação e
destruição de todos os covardes; sejam senhores, capangas e feitores todos
estavam agora na mira do cavalheiro das trevas e seu bando infernal.
Seu Firmino quando vê os corpos de seus capangas solta brado de maldições e seus gritos se ouvia ao longe e jura ali diante dos mortos que destruiria o bando e o cavalheiro. Mas como matar e destruir uma alma penada que voltou das trevas para assombrar a todos os fazendeiros da região. Assim cresceu naquela região as façanhas do cavalheiro das trevas e seu bando. Com a lenda os fazendeiros começaram a tratar bem os seus escravos e colonos.
Não havia mais os roubos das
terras e os escravos das Quilombeiras tinham a paz. Ate que um dia foi proclamado
a Abolição da Escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do
Brasil após a Proclamação da Independência, em 1822. No dia 13 de maio de 1888,
após seis dias de votações e debates no Congresso, a Princesa Isabel assinou a
Lei Áurea, que decretava a libertação dos escravos no país.
Agora os índios selvagens deixam suas terras próximas às cidades e começam a adentrar ainda mais pelas florestas desaparecendo e refugiando pelas grandes matas. Com os fazendeiros agora sossegados e com o tratamento mais humanizados o Chico Itaúna pode descansar junto a sua amada nas terras aquilombadas de Botafogo. Ali cria sua família a família do Francisco o negro da tribo Zulu com sua amada e não se houve mais falar do terrível e temido cavalheiro de três metros de altura o fantasma do cavalheiro das trevas.
Mas dizem que muitos colonos escutam os rastros das
correntes e os urros de um cavalheiro nas noites de lua cheia ouviam o tropel
de seu bando provocando calafrio e temos entre os senhores de engenho e
cafeicultores. Diz o Bagaça no botequim do Bijoia que era um aviso ou tratavam
bem seus empregados ou receberiam a visita do justiceiro vingador o cavalheiro
das trevas.
Entre uma pitada e outra do velho é bom Chico com seu cigarro de palha com seu fumo de rolo. Francisco homem velho de idade com rugas da dureza do tempo, cabeça branquinha com suas cãs pichainho, me diz com uma voz forte do cavalheiro vai deitar netinho tá tarde. Neste momento me levanto dou um beijo naquela mão de herói e respondo “boa noite vô Chico, sua benção”.
Neste momento viro encostado
no umbral daquele casebre que era nosso lar e vejo uma lagrima cair dos olhos
do Francisco Itaúna; A pedra preta. Saudade não apenas ainda desejo de vingança
das hostilidades e crueldades dos homens ricos e brancos!!!
Em manhã fria de inverno Chico Itaúna fecha seus olhos pela última vez, no colo de sua veia a Açucena de olhos azuis da cor do céu. O velho Chico só tinha um pedido que logo foi atendido pelos filhos dos escravos das terras Quilombeiras. Lança o meu corpo no rio, pois um dia voltarei em forma de um grande peixe vigiando as águas e terras de maldades.
E neste dia quando anoitecer o grande
peixe se transformara nos temível Cavalheiro das Trevas e seu bando para
libertar os oprimidos daquele vilarejo. em um beijo suave e doce despedi do meu
velho avô e logo vi o seu corpo de pedra desaparecer nas águas caudalosas do
rio, descanse em paz Velho Chico Itaúna o Pedra Preta...
A
lenda do cavaleiro ainda continua nas noites de lua cheia com o relincho do seu
cavalo e o som do shofar; anunciando que o guardião estava a espreita e com
isso ouve paz por aquelas bandas nas terras vermelhas do sertão no tropel do
bando dos justiceiros!!!
FIM...
Oswaldo de Souza...
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