Como composição de ex-traficante de escravos virou hino contra a escravidão. Por muitos perigos, labuta e armadilhas/Eu já passei/Essa graça me trouxe seguro até aqui/E a graça vai me conduzir até minha casa. Esse é um trecho, em tradução livre para o português, de um famoso hino cristão escrito em inglês no século 18, Amazing Grace.
Para negros escravizados e seus descendentes, essas palavras se tornaram um símbolo de resistência e esperança, mas o surpreendente é que um de seus autores havia sido no passado um capitão de navios negreiros e compôs o hino inspirado em uma experiência pessoal a que ele atribuiu o resgate de sua fé.
Era março de 1748 e o inglês John Newton (1725-1807) estava à frente de mais uma viagem transatlântica como capitão de um navio negreiro. Mas, naquele momento, uma forte tempestade alterou o seu destino: em perigo, sua fé cristã renasceu e o fez mudar completamente de vida, a ponto de anos mais tarde, tornar-se um abolicionista.
O navio quase se rompeu e algumas pessoas morreram, mas ele foi resgatado e passou por uma transformação religiosa. Sua fé cristã começou a retornar, diz Tim German, um voluntário no Museu Cowper and Newton, em Olney, na Inglaterra.
Depois do susto, Newton ainda fez mais três viagens entre 1750 e 1754 como capitão de navios negreiros — as rotas que ele fazia costumavam sair da Inglaterra, passar pelo continente africano (principalmente na costa da Guiné) e pelas Índias Ocidentais. Em 1754, um ataque convulsivo o forçou a abandonar a vida no mar.
Em 1764, Newton foi nomeado pároco de uma igreja anglicana na cidade de Olney, a noroeste de Londres, e logo ganhou popularidade como pregador e escritor de hinos. Ele colaborou com o poeta William Cowper, seu vizinho em Olney, nessa criação.
Juntos, eles compuseram Glorious Things of Thee are Spoken e Amazing Grace — essa, baseada em um sermão de Newton em uma missa de Ano Novo, em 1º de janeiro de 1773. Amazing Grace ("Maravilhosa graça", em tradução livre), originalmente intitulada Faith's Review and Expectation, foi publicada pela primeira vez no livro The Olney Hymns em 1779.
De um pecador que traficava pretos da África para a escravidão no novo mundo a Europa, sua conversão e comunhão com Deus escreveu uma das mais maravilhosas canções que converteu várias pessoas para Jesus Cristo!!! E até hoje tem alcançado o coração da igreja do Senhor Nosso Deus... Katy Lewis & Louise Parry Role, BBC News...
AMAZING GRACE
JOHN NEWTON
GRAÇA MARAVILHOSA: Graça maravilhosa, como é doce o som. Que salvou um miserável como eu. Eu estava perdido, mas agora fui encontrado.
Estava cego, mas agora vejo. Foi a graça que ensinou meu coração a temer. E a graça aliviou os meus medos. Quão preciosa foi esta graça. O momento em que acreditei pela primeira vez...
Quando estivemos lá por dez mil anos. Brilhando como o Sol. Não
teremos menos dias para cantar louvores a Deus. Do que quando nós começamos...
DEUS TE ABENÇOE!!! OSWALDO DE SOUZA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário