1º Timoteo 2. 1 e 2: Paulo orienta para fazer orações em favor de todos os homens, e principalmente em favor de todos os reis e por todos os que estão em eminência; A ordem de Paulo para orar pelos reis era notável, considerando que Nero, um governador publicamente conhecido por sua crueldade, era o imperador naquele momento (54-68 d.c).
Quando Paulo escreveu esta carta, a perseguição era uma ameaça crescente para os crentes. Mais tarde – quando Nero precisou atribuir a alguém a culpa pelo grande incêndio que destruiu a maior parte de Roma em 64 D.C – acusou os cristãos romanos para eliminar a suspeita em relação a sua pessoa. Então houve uma grande perseguição aos cristãos por todo o Império Romano.
FEITOS TERRÍVEIS DE NERO: Vejamos bem a luta de Paulo contra esta terrível ameaça contra os cristãos e igreja. Atos cruéis e assassinos. Morte da mãe e da esposa: Nero foi responsável pela morte de sua mãe, Agripina, e de sua primeira esposa, Otávia. Ele também é acusado de ter chutado até a morte sua segunda esposa, Pompéia Sabina, enquanto ela estava grávida.
Nero chegou a casar com uma criança de 12 anos, segunda a história ele transformou o menino em eunuco e fez com que ele se casasse com vestido de noivo com véu e grinalda para lembrar de sua primeira esposa. Respirava vingança de morte contra a igreja e Paulo...
Aos cristãos, não somente eram
negados certos privilégios na sociedade, alguns chegaram a ser publicamente
assassinados, queimados, ou lançados como alimento aos animais. Um dia Nero
iluminou a cidade de Roma com os corpos dos cristãos... A ORAÇÃO DA IGREJA VALE
POR SEUS EFEITOS!!! AMÉM,
EXEMPLO BIBLICA DE ORAÇÃO - A ORAÇÃO DE EZEQUIAS: INTRODUÇAO: Esta é a história de um homem de correto e de fidelidade diante do Senhor. Ezequias foi um rei que agradou ao Senhor com sua postura de ajustes na vida espiritual de sua nação. Certo momento de seu reinado recebeu uma carta do soberano assírio Senaqueribe, cheia de afrontas e ameaças.
A estratégia de Senaqueribe era sitiar a cidade, esgotando assim as condições mínimas de sobrevivência das pessoas, como água e comida. O rei assírio já conseguira vitórias em muitas batalhas e intentava o mesmo êxito com os filhos de Israel. O rei Ezequias, diante da tática do inimigo tomou atitudes de fé e em sua fé o conteúdo de sua oração nos traz grandes ensinamentos.
Ezequias, pois, tendo recebido a carta das mãos dos mensageiros, e tendo-a lido, subiu à casa do Senhor, e a estendeu (colocou no mural da fé) perante o Senhor. E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: Ó Senhor Deus de Israel, II Reis 19:14.
A ATITUDE DE EZEQUIAS FRENTE A UMA AFRONTA DO INIMIGO: 1ª Atitude - BUSCOU A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR: Foi ir imediatamente à casa do Senhor. Na hora dos problemas e das lutas devemos saber onde está a solução; NA CASA DO SENHOR 2º CRONICAS 7.14.
2 Crônicas 7:14 é um versículo
bíblico que diz: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e
orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos
céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra". A
passagem fala sobre as condições divinas para que Deus ouça, perdoe e cure,
através da humildade, oração, busca e arrependimento do seu povo.
2ª Atitude - SE HUMILHOU DIANTE DE DEUS: e, humildemente apresentar sua situação diante de Deus. Es ta deve ser a atitude de todos os servos do Senhor se humilhar diante de DEUS.
3ª Atitude – BUSCOU A DEUS EM ORAÇÃO: Poderia ter ido preparar seus soldados, convocar uma reunião do conselho ministerial, todavia, escolheu ir à presença de Deus e orar. Devemos em todas as situações BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS.
4ª Atitude – FEZ O SEU MURAL DA FÉ: A oração de Ezequias traz detalhes de um padrão de fé esperado em tempos de crise. TEMOS QUE TER UMA CONFIANÇA NAQUILO QUE DEUS NOS MANDA FAZER BUSCAR NELE A SOLUÇÃO EM ORAÇÃO.
Ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra. Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, ó Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quais enviou seu mensageiro para afrontar o Deus vivo.
Verdade é ó Senhor, que os reis da Assíria têm assolado as nações e as suas terras, e lançado os seus deuses no fogo porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. Agora, pois, Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus. II Reis 19:15-19.
CONCLUSÃO: Embora Deus seja o todo poderoso e saiba todas as coisas; escolheu a nós deixarmos ajudá-lo a mudar o mundo e o rumo de nossa nação (em nosso caso o Brasil), através de nossas orações. Este trabalho é um mistério para nós devido a nossa limitada compreensão, mas na realidade. Paulo nos exorta a orar uns pelos outros e pelos nossos líderes de governo. Nossas orações sinceras terão resultados poderosos (Tg 5.16).
Deprecação: pedido para a obtenção de graça ou favor; súplica, rogo, imploração. Etimologia: Deprecação: Ação de deprecar. Rogativa, súplica.
Uma mensagem de oração com
versículos pode ser focada em pedir a Deus por força em tempos difíceis,
pedindo que Ele ouça o clamor e orem com fé, acreditando que o pedido já foi
recebido, como em Filipenses 4:6-7:
Não andeis ansiosos por coisa
alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela
oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o
entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo
Jesus.
Filipenses 4:6-7...
Que orienta a não se preocupar, mas apresentar as petições a Deus, confiando que Sua paz guardará o coração e a mente. Outra abordagem é a confiança na promessa de que Deus responde quando clamamos, como em Salmos 102:1, que diz: "SENHOR, OUVE A MINHA ORAÇÃO, E CHEGUE A TI O MEU CLAMOR".
Deus te
abençoe!!! Oswaldo de Souza.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário