MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 23 de abril de 2013

MILAGRE EM OBEDE EDOM: MENSAGEM E ESTUDO.



I Crônicas – 13: 12 a 14 - 12. E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus? 13. Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. 14. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha”.

Com esta mensagem, quero levá-los em busca da SHEKINAH, através do que podemos perceber no contexto da vida de um homem chamado Obede-Edom. Pois de uma coisa eu tenho plena certeza, “todos precisamos da SHEKINAH DO SENHOR”, e nos não somos diferentes.

O QUE É A SHEKINAH?
Quando Deus manda que Moisés construa a Arca do Senhor, Ele diz que a sua PRESENÇA iria com o povo. Então a Arca do Senhor representava a presença do Senhor no meio do povo. A palavra SHEKINAH é hebraica que significa PRESENÇA, então a SHEKINAH não é a GLÓRIA DO SENHOR, pois a palavra hebraica para ela é KAVOD.

QUEM ERA OBEDE-EDOM

A bíblia diz que quando no meio do caminho uma morte acontece com um homem da tribo de Judá, filho de Abinadabe, chamado Uzá, o rei Davi deixa de levar a arca e a coloca em uma casa que estava à beira do caminho. A bíblia nos relata que Obede-Edom morava na beira da estrada que levava a Jerusalém. Mas quem realmente era este homem?

Então vejamos: OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM mostra que este homem era descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú. Sendo estes um povo inimigo de Israel.
Se não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.

Então estamos falando de alguém rejeitado pela sociedade da época. Humilhado pelos chamados “povo de Deus os Israelitas”, desprezado por todos, que tinha uma esposa estéril, animais estéril, não morava na cidade, mas em uma tapera na beira de uma estrada. Descendente dos inimigos de Israel, natural da cidade de Golias.

Mas percebemos que era alguém que orava e buscava ao verdadeiro Senhor dos senhores.

Então o rei Davi para e todos ficam amedrontados com o ocorrido e Davi diz uma frase que devemos repetir todos os dias de nossa humilde vida:

COMO TRAREI A MIM A ARCA DO SENHOR? QUE TRADUZINDO PARA NOSSOS DIAS SERIA: COMO TRAREI A MIM A PRESENÇA DO SENHOR?

Diante do fato ocorrido com o filho de Abinadabe, Davi se dirige para a tapera e bate na porta. A mulher de Obede atende e logo vê que se tratava do novo rei de Israel, então ela chama seu marido, o nome dele é Obede-Edom, que ao ouviu o chamado de sua esposa e se depara com o rei Davi que lhe conta o ocorrido e lhe informa o que era A ARCA DO SENHOR.
                
Talvez se fosse eu ou você, ao sabermos de que Deus matou Uzá só por tocar na Arca, e ainda era da tribo de Judá, como um Edomita seria poupado? Mas mesmo assim Obede-Edom aceita e recebe a Arca do Senhor. Portanto a Shekinah (presença) do Senhor fica 3 meses na de Obede-Edom.
                
“HAVIA UMA PERGUNTA NE MENTE DE DAVI COMO TRAREMOS A NÓS A SHEKINAH DO SENHOR”?

A Arca do Senhor, a Presença de Deus, ficou na casa de um casal pobre, humilde, que morava a beira da estrada. O que Davi e todo o povo não sabiam era que Deus tinha um plano na vida de Obede-Edom. Então lemos no verso 14 que por três meses a arca ficou na casa de Obede-Edom e Deus abençoou tudo o que Obede-Edom possuía.

A SHEKINAH DE DEUS NA CASA DE OBEDE-EDOM

Quando a Arca, que é a presença de Deus, chega à casa de Abinadabe, com o passar do tempo ele e seus filhos se acostumam com a presença de Deus, e quando isso acontece, passam a não dar mais o devido valor naquilo que é valioso, sem preço, a SHEKINAH DO SENHOR.

Mas quando na casa de Obede-Edom, ele procura a dar o devido valor colocando em local de destaque.

Penso que quando Obede-Edom se levantava a primeira coisa que fazia era ir ver a Arca em sua sala e se curvava para orar, e sua esposa fazia o mesmo.

Havia uma grande reverência para com a Shekinah do Senhor na casa de Obede-Edom, algo que não vemos mais com tanta freqüência no meio das igrejas de hoje,

Há uma grande falta de reverencia ao Senhor, mais parecemos com a casa de Abinadabe, do que com a casa de Obede-Edom.

Mas o relato é que Deus abençoou tudo quanto havia na casa de Obede-Edom, e não é difícil de imaginar que eles estavam deficientes nas áreas:

Sentimental, física e espiritual, então vendo Deus que havia uma reverência pela sua SHEKINAH, Ele começa a agir na casa do escravo edomita que era natural de Gate. E assim aconteceu durante três meses.

O PRIMEIRO MÊS – BENÇÃOS NA ÁREA FAMILIAR
                
O primeiro mês foi maravilhoso, pois Deus concerta a vida de Obede-Edom e sua esposa, Agora sua esposa começa a lhe gerar filhos, filhos estes que veremos mais a frente. Ela lhe dá aquilo que todo pai queria filhos para sua posteridade, agora ele já não seria humilhado por esta deficiência. E OBEDE-EDOM COMEÇA A REVERENCIAR AINDA MAIS A SHEKINAH DO SENHOR EM SUA CASA, E ENTÃO PASSAMOS PARA O SEGUNDO MÊS.

O SEGUNDO MÊS – BENÇÃOS NA ÁREA FÍSICA

Trinta dias se passaram e entramos no segundo mês Deus começa a agir na vida física e material, e então um belo dia Obede-Edom chega em casa com muitas espigas de milho em uma sacola e um carneirinho nos braços.
Sua esposa vendo aquilo quase não acredita e mesmo assim faz uma pergunta idiota: O QUE É ISSO MEU MARIDO? E ele responde: SÓ PODE SER A SHEKINAH DO SENHOR!

É A PRESENÇA DE DEUS ABENÇOANDO!!!

O TERCEIRO MÊS – BENÇÃOS NA ÁREA ESPIRITUAL

Aquele que era desprezado, agora é destacado, aquele que era o menor agora esta entre os maiores, o escravo foi abençoado, o pobre ficou rico.

No terceiro mês um amor extraordinário invadiu os corações de Obede-Edom e sua esposa, pois eles não mais conseguiam sair de perto da Arca do Senhor, e nesse momento Deus começa a mudar a vida espiritual daquele casal.

Hoje as pessoas vão aos chamados “cultos ao Senhor” e ficam olhando o relógio, desejando irem embora.
Não há mais amor pela presença de Deus, e pior, saem dos “cultos” e nem se lembram mais o que aconteceu lá dentro, e ainda pedimos para que Deus derrame sua Shekinah.

Presta atenção meus irmãos: para que Deus derrame sobre nós suas bênçãos e sua presença precisa de três  coisas: 1º Fé – 2º santidade, 3º obediência... 

OS FILHOS DE OBEDE-EDOM:

Eu disse no começo que mesmo na penumbra da solidão daquela estrada, nos dias frios ao lado de uma esposa fria, vivendo na pobreza e na miséria ele clamava, orava ao Deus do céu e da terra, e isso ele mostra no seu fruto, pois veja que foram seus filhos depois da SHEKINAH DO SENHOR entrou em sua casa.

OS FILHOS DE OBEDE-EDOM E SEUS NOMES:

Semaías - Ouvido por Deus; oração respondida.
Jozabade – deus quem me deu;
Joá – Deus é meu irmão;
Natanael – Meu amigo é Deus;
Amiel – existe recompensa;
Issacar – Portador do salário. Ou galardão.
Talvez lhe interesse o significado dos nomes dos netos de Obede-Edom, mas isso você terá que pesquisar.



CONCLUSÃO:


Quero que com esta mensagem você caro irmão e amigo saiba que não importa para Deus o tamanho de sua empresa, ou quantos diplomas você tem na parede de sua casa, ou muito menos o tamanho de sua conta bancária, mas o que importa para Deus é um coração sedento da sua Presença. No começo Obede-Edom não era ninguém, parecia esquecido, mas os olhos de Deus que percorre toda terra estavam sobre ele e sua amada esposa. ELE FOI ABENÇOADO PELA PRESENÇA DE DEUS NA SUA CASA.

“Deus te abençoe” Pr Maurilio Souza
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário