MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 4 de junho de 2013

CONQUISTANDO AS PROMESSAS: Mensagens e estudos...

A ALIANÇA NECESSÁRIA PARA A CONQUISTA:

QUATRO VERDADES

Introdução: O livro de Josué nos fala muito de conquistas. Depois de 40 anos perambulando pelo deserto, enfim o povo de Deus se via diante de um futuro promissor. Assim acontece também com todo aquele que decide viver os projetos de Deus pra sua vida: o deserto termina e começa um tempo novo, sem monotonia, cheio de emoções e bênçãos! Amém.

A vida com Deus não é, de forma alguma, uma vida livre de problemas. Mas é, com certeza, uma vida com propósitos claros e definidos e com um futuro promissor. As pessoas que não têm o senhorio de Jesus em suas vidas, por vezes vivem como aquele povo. Andando em círculos ano após ano, sem uma visão clara do que Deus projetou para as suas vidas.

O SENHOR DEUS TE CONVIDA A UMA VIDA ABUNDANTE: Com lutas, mas também com muitas conquistas! Hoje você vai entender que para conquistar, é preciso decidir andar em ALIANÇA!

O QUE É UMA ALIANÇA: (atear,entrelaçar) - Aliança é um compromisso, uma disposição de andar junto em toda e qualquer circunstância. Infelizmente hoje em dia a palavra “compromisso” não é muito valorizada. As pessoas querem tudo “sem compromisso”.

E, POR VEZES, AGEM ASSIM TAMBÉM PARA COM DEUS: “Eu vou à igreja de vez em quando, vou à reunião, mas não quero compromisso...” Com Deus não é assim. “QUEM NÃO APRENDE A ANDAR EM ALIANÇA NÃO CONQUISTA AS PROMESSAS.”

PRECISO! “ME ALIANÇAR COM DEUS”: Josué 1.6-9. - Josué 1 E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
DEUS AQUI FAZ UMA ALIANÇA COM JOSUÉ: Da parte de Josué ele deveria ser forte, corajoso e obediente a toda a lei de Deus. Da parte de Deus, Ele estaria sempre com Josué e lhe daria vitórias. A aliança com Deus é a mais importante aliança que alguém pode fazer na sua vida.
É UM COMPROMISSO: EU SOU TEU SERVO E O SENHOR É O MEU DEUS.

È ISSO QUE DEUS ESPERA DE CADA UM DE NÓS: um compromisso de andar com Ele em fidelidade e obediência por todos os dias da nossa vida. Seu relacionamento com Deus não pode ser um “flerte”. Precisa ser um “casamento”. Tanto isso é verdade que a Bíblia chama a igreja de noiva de Cristo. Deus escolheu a figura do casamento pra simbolizar como Cristo quer relacionar-se com o seu povo: UM RELACIONAMENTO SÉRIO, DE COMPROMISSO E FIDELIDADE.

Não há como conquistar se não estivermos verdadeiramente aliançados com Deus. Deus precisar ser o seu Deus em todos os dias, em todas as situações, aconteça o que acontecer, até o fim da sua vida. É PRA GENTE ASSIM, QUE VEM A PROMESSA: EU ESTAREI COM VOCÊ POR ONDE VOCÊ ANDAR.

PRECISO! ME ALIANÇAR COM O POVO DE DEUS: Josué jamais poderia conquistar sozinho. A promessa era para o povo de Deus e não para um homem em particular. Assim é que Josué, além de estar aliançado com Deus, também se aliançou com o povo e o povo com ele.

NÃO PODEMOS VENCER SOZINHO POR ISSO PRECISAMOS DOS IRMÃOS DA IGREJA! Leia Josué 1.16-18. -Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com Moisés. Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo. Observe que o povo decidiu andar junto com alguém que lhes apresentou um projeto de Deus pras vidas deles.

ELES SABIAM QUE JOSUÉ ERA UM HOMEM DE DEUS E QUE, SE ANDASSEM COM ELE, TERIAM VITÓRIA. Hoje, Deus tem um povo aqui na Terra que é representado pela Igreja de Jesus Cristo. A igreja é a materialização de Cristo na Terra. Em I Cor 12, o apóstolo Paulo chama a igreja de corpo de Cristo. Assim, não é possível ter um compromisso com Jesus Cristo, mas não querer ter um compromisso com o Seu Corpo que é a igreja. Estar aliançado com a igreja de Jesus só vai lhe trazer bênção e segurança. Há duas imagens na Bíblia que nos ajudam a entender melhor a importância de estar ligado a igreja de Jesus:

1º EXERCITO: Uma delas é a idéia do exército. Deus é chamado mais de 200 vezes de Senhor dos Exércitos e há muitos textos bíblicos que nos comparam a soldados. (II Tim.2:3,4). “(II Timóteo 2:3) - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. (II Timóteo 2:4) - Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”. Pois imagine um soldado que decide lutar sozinho, longe dos companheiros. Claro que esse soldado estará muito mais próximo do fracasso e da morte do que aquele que está junto com o exército.

2º REBANHO: A outra imagem é a do rebanho. Jesus se auto intitula em João 10 de “O bom pastor” e nós, suas ovelhas.
Pois uma ovelha que não anda junto com o rebanho também está fadada a ser atacada por um predador, cair numa armadilha e morrer facilmente. Junto com o rebanho, e com o pastoreio, ela estará alimentada e segura.

CONCLUSÃO: Pois se você quer conquistar as promessas de Deus na sua vida é preciso estar aliançado com Ele e com o Seu povo. REJEITE O MODELO “SEM COMPROMISSO”. DEUS QUER SER O SEU DEUS COMO FOI O DEUS DE JOSUÉ.

PROCEDIMENTO FINAL:

1. Ore com o povo de DEUS.

2.  Levando-os a reafirmar que eles têm uma aliança com Deus.

3.  Fale sobre a importância de eles estarem juntos.


4.  Ajudando uns aos outros na comunhão da igreja.

"Deus te abençoe" Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário