MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

domingo, 30 de junho de 2013

O REI EZEQUIAS: - TEXTO: 2 REIS 18.1-8. Mensagem e estudo...

Oração de Ezequias :(PRIMEIRA PARTE). INTRODUÇÃO: Esta é a história de um homem correto e de fidelidade diante do Senhor. Ezequias foi um rei que agradou ao Senhor com sua postura de ajustes na vida espiritual de sua nação. Certo momento de seu reinado recebeu uma carta do soberano assírio Senaqueribe, cheia de afrontas e ameaças.

A estratégia de Senaqueribe era sitiar a cidade, esgotando assim as condições mínimas de sobrevivência das pessoas, como água e comida. O rei assírio já conseguira vitórias em muitas batalhas e intentava o mesmo êxito com os filhos de Israel. O rei Ezequias, diante da tática do inimigo tomou atitudes de fé e em sua fé o conteúdo de sua oração nos traz grandes ensinamentos. Ezequias, pois, tendo recebido a carta das mãos dos mensageiros, e tendo-a lido, subiu à casa do Senhor, e a estendeu (colocou no mural da fé) perante o Senhor. E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: Ó Senhor Deus de Israel, II Reis 19:14.

A ATITUDE DE EZEQUIAS FRENTE A UMA AFRONTA DO INIMIGO: 1º Atitude - BUSCOU A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR: Foi ir imediatamente à casa do Senhor. Na hora dos problemas e das lutas devemos saber onde esta a solução; NA CASA DO SENHOR 2º CRONICAS 7.14.
2º Atitude - SE HUMILHOU DIANTE DE DEUS: e, humildemente apresentar sua situação diante de Deus. Es ta deve ser a atitude de todos os servos do Senhor se humilhar diante de DEUS.

3º Atitude – BUSCOU A DEUS EM ORAÇÃO:  Poderia ter ido preparar seus soldados, convocar uma reunião do conselho ministerial, todavia, escolheu ir à presença de Deus e orar. Devemos em todas as situações BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS. - 4º Atitude – FEZ O SEU MURAL DA FÉ: A oração de Ezequias traz detalhes de um padrão de fé esperado em tempos de crise. TEMOS QUE TER UMA CONFIANÇA NAQUILO QUE DEUS NOS MANDA FAZER BUSACR NELE A SOLUÇÃO EM ORAÇÃO.”Ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fi zeste o céu e a terra. Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, ó Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quais enviou seu mensageiro para afrontar o Deus vivo. Verdade é ó Senhor, que os reis da Assíria têm assolado as nações e as suas terras, e lançado os seus deuses no fogo porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. Agora, pois, Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus. II Reis 19:15-19.


“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

O REI EZEQUIAS: - TEXTO: 2 REIS 18.1-8.

INTRODUÇÃO: O rei Ezequias, apesar de começar a governar, ainda jovem com vinte e cinco anos, fez um excelente governo, pois, não andou pelos maus exemplos de seu pai Acaz e sim, pelos caminhos de Davi. A Palavra de Deus diz: "E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai" (2Cr 29.2). O seu reinado passou para história como um dos mais competentes.

VEJAMOS A RAZÃO DO SEU SUCESSO:

1 - DETERMINAÇÃO: Ele destruiu os ídolos. Não se submeteu a idolatria reinante na nação - 2 Rs 18.4: “Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até aquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Era chamada Neustã”.

- 2 - FÉ: Ele confiou apenas em Deus. Não andou pelos caminhos de Acaz, seu pai - 2 Rs 18.5: “Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes e nem depois dele”.

- 3 - FIRMEZA: Ele se apegou somente em Deus - 2 Rs 18.6: “Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo”.

- 4 - OBEDIÊNCIA: Ele cumpriu os mandamentos de Deus - 2 Rs 18.6b: “..., obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés”. Analisemos as instruções do Senhor através de Moisés em Dt 10.12: “E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, lhe pede, senão que tema ao Senhor, o seu Deus, que andes em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma”.

- 5 - Luta: Ele lutou vitoriosamente contra os inimigos - 2 Rs 18.7a: “E o Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia”. Veja a instrução do Ap. Paulo a Timóteo em 1 Tm 6.12: “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”.

- 6 - VITÓRIA: Teve sucesso por onde quer que fosse - 2 Rs 18.7b: “..., rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele”. - Sl 1.3: “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera”.

CONCLUSÃO:
As atitudes de vencedor são identificadas na vida deste homem, através dos seis tópicos acima, porém, devemos observar que o início de tudo está em andar pelos caminhos da retidão, copiado da vida de Davi, que andou perante o Senhor e o honrou. Do nosso Deus vem a fonte de todas as vitórias e sucessos!

"Deus te abençoe" Pr Maurílio Souza...

Um comentário: