MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sábado, 3 de maio de 2014

HÁ SEMPRE UMA ESPERANÇA: MENSAGEM...

(Lamentações 3:21) - O que é esperança? Sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja. Quero trazer a MEMÓRIA  o que me pode dar ESPERANÇA. São duas palavras significativas que estão juntas na mesma frase e que nos impele a uma ação, trazer.

MEMÓRIA é o nosso banco de dados e de forma ilustrativa é nossa “caixa de ferramentas” da alma, pois tudo que fazemos, necessitamos da memória; seja para nos expressar (com palavras ou sentimentos), para agirmos ou reagirmos, construirmos (relacionamentos, coisas), e consultando este banco de dados é que sabemos se ficaremos felizes ou infelizes.

A nossa alma (RAZÃO) tem ferramentas que nos deixam emotivos, sentimentais, racionais e tudo que sai deste nosso banco de dados, um dia entrou ao ouvirmos ou sentirmos algo que guardamos na nossa memória. Uma vez guardada, “esta ferramenta” será usada, será vivenciada.

AÇÃO NA HORA DO DESESPERO

Lamentações 3:29 - O quê fazer quando bate o DESESPERO? Esta palavra é para quem não sabe mais o que fazer Aquele que já tentou de tudo e não obteve resultado. Enfim, o mundo desabou? NÃO; “Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.” Lamentações 3.29
Por a boca no pó, literalmente quer dizer que é tempo de oração, muita oração. Pense bem, depois de ter feito tudo, você não tem mais alternativas, chorar apenas não adianta, então chore nos pés de Jesus, pois Ele tem e pode tudo. Tenho certeza que alguma coisa o Senhor fará em seu favor.
“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” Romanos 12.12
Existem situações nesta vida que fogem do natural e para isso é preciso entrar no sobrenatural, por meio da fé e quem tem fé ora ao Senhor. “Agora, pois, SENHOR, que espero eu? A minha esperança está em ti.” Salmos 39.7. Entre AGORA em oração e rasgue o seu coração na presença do Senhor e certamente algo novo acontecerá porque Jesus não abandona os seus filhos. JESUS TEM RESPOSTA PARA VOCÊ, CREIA!

1. Razões porque devemos ter esperança: - 1.1-DEUS É MISERICORDIOSO. (Lamentações 3:22) - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; - A palavra misericórdia no hebraico “chesedh”, indica o sentimento do coração de Deus pela miséria do homem. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, ver, sentir e pensar como ele. Deus é misericordioso quando se fez homem, em Cristo Jesus - (II Coríntios 1:3) - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;

1.2 DEUS É FIEL: - (Lamentações 3:23) - Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. - (Hebreus 12:6) - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.

1.3 DEUS É BOM: - (Lamentações 3:24) - A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. (Lamentações 3:25) - Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. (Lamentações 3:26) - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. A bondade de Deus inclui benevolência (tem boa vontade, estima e afeto) - complacência (Deus é aquele que nos satisfaz que faz da nossa vida agradável), misericórdia (olha nossas necessidades com os olho do coração) e graça (não faz por merecimento).

1.4 DEUS NOS APERFEIÇOA: Nos momentos difíceis, nas tragédias e dificuldades, Deus está trabalhando no nosso caráter. - (Lamentações 3:27) - Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. (Lamentações 3:28) - Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele. (Lamentações 3:29) - Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. - (Romanos 8:28) - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. - (Lamentações 3:37) - Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Nada acontece que não seja a vontade de Deus.

2. A CURA DA MENTE NO MOMENTO DO FRACASSO:

2.1 ACEITAÇÃO - Aceite aquilo que você não pode mudar. - (Jó 42:1) - ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: (Jó 42:2) - Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

2.2 MURMURAÇÃO: - Pare de colocar a culpa nos outros. - (João 9:1) - E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença. (João 9:2) - E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? (João 9:3) - Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. - (Lamentações 3:39) - De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
Assuma seus pecados e seus erros = (Lamentações 3:42) - Nós transgredimos, e fomos rebeldes; por isso tu não perdoaste. (Lamentações 3:40) - Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.

2.3 BUSQUE UMA VISÃO DE DEUS: Visão tem que ser uma imagem mental clara de um futuro desejado a partir de uma avaliação do presente. (Hebreus 11:1) - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. O que você quer de Deus. (Neemias 2:17) - Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio. (Neemias 2:18) - Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem. Busca meu irmão a mudança e restauração de Deus. Não existe visão de Deus fora de sua palavra = (Salmos 19:8) - Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. Busca na palavra a mudança e restauração.

2.4 BUSQUE A SOBERANIA DE DEUS: (Salmos 115:1) - NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. (Salmos 115:2) - Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? (Salmos 115:3) - Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. -(Lamentações 5:19) - Tu, SENHOR, permaneces eternamente, e o teu trono subsiste de geração em geração. (Lamentações 5:20) - Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo?
(Lamentações 5:21) - Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes.

BUSCA A ESPERANÇA EM DEUS: sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé e, em sentido figurado, aquilo ou aquele de que se espera algo, em que se deposita a expectativa; promessa.
“QUERO TRAZER À MEMÓRIA O QUE ME PODE DAR ESPERANÇA”.LM 3.21 - Somos chamados, pelos desafios do cotidiano, a encontrar forças para vivermos em toda e qualquer situação. Há dias em que as nuvens sombrias descem sobre nossa cabeça, a dor bate à nossa porta, a tristeza invade nossa alma.

Onde encontraremos forças físicas, emocionais e espirituais para as situações defrontantes da vida? Onde buscar refúgio para aliviar a angústia da alma, a dor do coração?

O PROFETA JEREMIAS TEM A RESPOSTA: Trazer à memória, acessar nossas lembranças, o poder da mente de armazenar os acontecimentos, e buscar o que pode dar esperança. Ocupar a mente no momento de medo e solidão, de tristeza e ódio, de abandono e desamor, Com as ternas misericórdias que se renovam a cada manhã. 

Trazer à memória tudo o que é puro, verdadeiro, amável... (Fp 4.8). Quem escreve essas palavras também diz: “Sei viver com quase nada ou tendo tudo; já aprendi o segredo de viver contente em qualquer circunstância...” (Fp 4.12).

O Salmista nos lembra: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”, ou, na versão da Bíblia Viva: “Podemos passar por momentos difíceis, de grande tristeza, Mas Ele (Deus) logo nos devolve a alegria” (Sl 30.5b).

Trazemos à nossa memória que o interesse e o cuidado de Deus por todos nós duram a vida inteira.
ONDE DEUS COLOCA SEU PODER E SUA CAPACIDADE? Podemos observar as aranhas que causam medo e espanto a alguns, mas admiração e mistério a outros. Elas são auto-suficientes.

De dentro delas saem teias que formam a sua casa, a armadilha para suas presas e a proteção que lhes permite lançar-se no precipício, confiando no fio que ficou preso ao galho de uma árvore e lhes possibilita voltar ao seu lugar de origem. 
Deus nos fez a sua imagem e semelhança; de glória e honra nos coroou; colocou em nós o segredo da vitória e a graça que nos faz mais que vencedores por meio de Cristo Jesus. ONDE DEUS COLOCA SEU PODER E SUA CAPACIDADE? Em nós – Efésios 3:20 –

“Deus te abençoe” Pr Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário