MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 29 de julho de 2014

SEIS PRINCÍPIOS PARA ALCANÇARMOS UMA VIDA DE PROSPERIDADE: ESTUDO BIBLICO

“E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso, foi-se Isaque a Abimeleque, rei dos Filisteus, em Gerar”. (Gênesis 26:1) “E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito. Habita na terra que eu te disser”. (Gênesis 26:2).

“... NÃO DESÇAS AO EGITO...”.
Quantas vezes, em meio às lutas e dificuldades, pensamos em descer ao Egito. Lembremos do povo de Israel. Sempre em suas adversidades, pensava em voltar ao Egito, voltar à escravidão e ao sofrimento que parecia ter esquecido. O Egito para nós é o mundo que, por muito tempo, nos escravizou e nos fez trabalhar forçadamente.

Nos momentos de provas e perseguições, só lembramos dos “pepinos (alfarrobas) do Egito”.
E, infelizmente, não nos lembramos das algemas, açoites e humilhações que nos causava Faraó, ou seja, o nosso adversário. Notemos que Deus disse: “... não desças ao Egito...”. Isto significa que, descer ao Egito, é se colocar abaixo da nossa posição, é regressar em nossa categoria de moradores de Canaã. Mesmo em lutas, problemas ou debilidades, você está ainda em um lugar melhor do que o mundo, você está por cima e não por baixo, você é cabeça e não cauda.

Por mais que seja difícil, não volte para o mundo, volte-se para Jesus, pois com Ele você vencerá as lutas e será uma pessoa verdadeiramente livre. Através desta história, observaremos sete princípios para alcançarmos uma vida de prosperidade.

PRIMEIRO PRINCÍPIO: OBEDECER AO SENHOR: “Se atentamente obedeceres à voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltarás sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, todas as bênçãos virão sobre ti, e te seguirão”. (Deuteronômio 28:1-2), “ASSIM, HABITOU ISAQUE EM GERAR”. (Gênesis 26:6). “Obedecer é melhor do que sacrificar”, disse Samuel a Saul quando este fez o que lhe parecia estar certo. Isaque obedeceu ao Senhor ficando em Gerar e isto nos traz uma poderosa revelação de Deus. Gerar significa: “lugar de pernoite”. Deus não permitiu que Isaque descesse ao Egito, mas permitiu que fosse a Gerar. Deus tem seus propósitos.

Ele nos permite passarmos um tempo em “Gerar”, ou seja, um momento, uma passagem, algumas lutas, para alcançarmos grandes vitórias. lembre-se: As lutas são passageiras. Assim também é Gerar. Um lugar de passagem, pernoite, logo vai amanhecer e será o momento de sair de Gerar. “... o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. (Salmo 30:5).

SEGUNDO PRINCÍPIO: SEMEAR -
“Semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor o abençoava”. (Gênesis 26:12). Deus nos mostra que, mesmo em Gerar, Ele nos concede vitórias. Isaque semeou, plantou naquela terra e colheu, naquele mesmo ano, cem vezes mais.
Talvez você esteja vivendo em Gerar, em um momento de dificuldades, longe daquilo que você sonhou para você e sua família, como Isaque estava longe de suas terras.

Mesmo nesta situação, creia em Deus e semeie a semente, não coma a semente. O Apóstolo Paulo disse: “O que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará”. (II Coríntios 9:6). Seja fiel a Deus, pois, se você está em “Gerar”, é sinal que Deus quer ensinar algo. Não importa suas condições, creia e semeie os Dízimos e as Ofertas, não coma estas sementes, pois elas lhe farão ceifar “cem vezes mais”. Deus tem bênçãos para aqueles que lhe honram, Deus abre as janelas dos céus, repreende o devorador e concede prosperidade.
“A bênção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores”. (Provérbios 10:22).

TERCEIRO PRINCÍPIO:  SUBIR PARA BERSEBA; “Depois, subiu dali a Berseba”. (Gênesis 26:23).
Recordemos: Gerar significa “pernoite”. Chegou o tempo, o momento em que Isaque iria receber a bênção completa de Deus. Gerar é só um momento, uma passagem para conquistar melhores lugares. Isaque foi para Berseba. Berseba significa “LUGAR DE CUMPRIMENTO DE PROMESSAS”. Deus te tira de lugar de passagem e te leva a um lugar de promessas.

COMO DEUS É MARAVILHOSO! Isaque queria ir para o Egito, Deus não o permitiu e mandou que ficasse em Gerar. Isaque aprendeu a obedecer semear e perseverar. Agora estava pronto para receber todas as bênçãos que Deus prometera ao seu pai Abraão. “E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo”. (Gênesis 26:24). As bênçãos de Abraão estão também sobre a vida daqueles que aceitaram a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador. “E se sois de Cristo, então, sois descendentes de Abraão e herdeiros conforme a promessa”. (Gálatas 3:29)

QUARTO PRINCÍPIO: EDIFICOU UM ALTAR AO SENHOR (VIDA DE ORAÇÃO: “Então, edificou ali um altar...” (Gênesis 26:25a). Isaque fez o que era de mais correto: edificou um altar ao Senhor. Buscou em primeiro lugar, adorar e invocar o nome do Senhor. “(Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Deus quer  te abençoar, prosperar, restaurar sua família e restituir tudo aquilo que você perdeu. Construa um altar em seu coração (na sua casa, família e congregação) PARA QUE O NOME DO SENHOR SEJA INVOCADO E ADORADO! 
QUINTO PRINCÍPIO: CAVARAM ALI UM POÇO (TRABALHAR):. Há pessoas que não prosperam justamente por isso. Não querem trabalhar, para conseguir algo na vida precisamos trabalhar. Precisamos estudar, pois a formatura será só daqui a cinco anos. Não querem economizar, não querem investir e etc. Em fim, só querem resultados rápidos. 
São assim também na vida espiritual e na obra de Deus. Não esperam o tempo de Deus para começarem a pregar, cantar ou trabalhar em missões.

Mais evidente ainda fica, quando encontramos artistas que se converteram ao evangelho e que - precisariam percorrer ainda um tempo de aprendizagem. Como membros de uma igreja, alunos da escola bíblica, membros de um grupo missionário, célula ou discipulado, contudo, abreviam este processo e pegam um atalho para subirem nos púlpitos - sem nenhuma experiência em “CAVAR POÇOS”.

Ou seja, aprofundar-se no conhecimento e na graça de Jesus Cristo. E sobre este assunto, os pastores têm uma grande parcela de culpa. Deus quer que nos aprofundemos nele, quer que o conheçamos cada dia mais e mais. Quem deseja uma vida próspera, deverá buscar mais intimidade com Deus através da oração e da leitura da Palavra. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e serás bem – sucedido”. (Josué 1:8).
 
Obedeça ao chamado do Senhor, obedeça à sua Palavra. Acredite, semeia na terra (Igreja) que o Senhor te deu e colocou. Por mais complicado que seja a sua situação, creia, persevere, louve a Deus construa um altar a Ele em seu coração. Crie raiz, busque experiência em Deus cavando poços, aprofunde-se em conhecer mais ao Senhor. Deus é fiel e justo para cumprir sua Palavra, ELE QUER E PODE PROSPERAR SUA VIDA!
BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”. (Salmo 1:1-3)

6 – PERSEVERANÇA: Perseverar é Permanecer firme e constante: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. (I Coríntios 15:58) -Perseverar é resistir: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. (Tiago 4:7) - Perseverar é suportar: “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”. (Tiago 4:12).
Os filisteus ficaram com tanta inveja de Isaque que começaram a persegui-lo, tomando os poços que os servos de Abraão haviam cavado. Isaque foi para o vale de Gerar e lá, cavou poços de água. Chegaram, então, os pastores de Gerar e tomaram aquele poço dizendo ser deles. Um poço tinha muita importância naquela época. Como naquelas terras a chuva caia somente no verão, era necessário um poço para obter água para o povo, para os animais e para as plantações. Outro ponto importante era a necessidade de poços nas guerras. As guerras eram feitas, geralmente, no verão e, um poço próximo ao arraial seria indispensável.
Para cavar um poço era preciso muita força e muito trabalho, por isso, os inimigos preferiam roubar o poço, a cavar um. Isaque, novamente não esmoreceu diante dos ataques inimigos, foi-se dali e cavou outro poço, todavia, aconteceu o mesmo problema. Os pastores de Gerar contenderam com ele. Mais uma vez, caminhou Isaque, paciente e perseverante para abrir outro poço, no qual se regozijou, porque não o importunaram mais.
E chamou aquele lugar “Reobote” e disse: - Agora nos alargou o Senhor e cresçamos, prosperemos neste lugar. O Reobote de Deus está preparado para o crente que persevera; para o crente que não desiste de lutar pelos seus sonhos; para o crente que não volta atrás diante dos ataques dos adversários.
MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ “NÃO DESCA PARA O EGITO”!!!

“Deus te abençoe” Pr Maurilio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário