MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 5 de junho de 2017

OS PROFETAS MAIORES JEREMIAS




Introdução: Jeremias: É um profeta muito importante de Deus. Logo depois que o Rei Josias começou a destruir os ídolos no país, Jeová disse a Jeremias para ser Seu profeta. Mas Jeremias achou que era muito moço para ser profeta. Jeová disse, porém, que ia ajudá-lo. Jeremias disse aos israelitas para não fazerem coisas más. ‘Os deuses adorados pelas nações são falsos’, disse ele. Mas muitos israelitas preferiram adorar ídolos, em vez de o verdadeiro Deus, Jeová. Quando Jeremias disse ao povo que Deus ia castigá-los pela sua maldade, eles apenas riram dele.

Passaram-se anos. Josias morreu, e três meses depois seu filho Jeoiaquim se tornou rei. Jeremias continuou dizendo ao povo: “Jerusalém vai ser destruída, se não deixarem de ser ruins.” Os sacerdotes pegaram Jeremias e gritaram: Você deve ser morto por dizer isso. Disseram aos príncipes de Israel: Jeremias deve ser morto, porque falou contra a nossa cidade. O que fez Jeremias? Ele não ficou com medo! Disse-lhes: Jeová me mandou falar isso a vocês. Se não deixarem de ser ruins, Jeová vai destruir Jerusalém. Podem ter a certeza de que, se me matarem, matarão um homem que não fez nenhum mal. Os príncipes deixaram Jeremias viver, mas os israelitas não mudaram. Depois veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, lutar contra Jerusalém. Por fim, ele fez dos israelitas seus servos. Levou muitos milhares para Babilônia. Imagine como seria se gente estranha levasse você de sua casa para uma terra estranha??? Jeremias 1:1-8; 10:1-5; 26:1-16; 2 Reis 24:1-17. Este é o inicio da historia do profeta chamado chorão de Israel!!!

BIOGRAFIA: Jeremias 1.10 “Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. O profeta Jeremias ainda jovem recebe da parte de Deus uma missão árdua: A de tentar reconduzir o povo de Israel à presença do Senhor e assim evitar o que parecia já inevitável: O cativeiro babilônico”.

AUTOR E DATA: Jeremias é um dos poucos livros do Antigo Testamento que apresenta informações sobre sua composição. Ele mesmo registrou parte de suas profecias (36.1-3), como também se valeu de um amanuense, Baruque, para escrever suas palavras (36.4). Portanto, a autoria do livro de Jeremias é fato provado, tanto internamente (seu nome com o de Baruque são constantemente citados) como externamente, o livro é atribuído a Jeremias pelo profeta Daniel (Dn 9.2), como também por Esdras (Ed 1.1) e pela tradição judaica. Esse livro conserva um relato do ministério profético de Jeremias, cuja vida e lutas são conhecidas em maior profundidade e com mais pormenores que as de qualquer profeta do Antigo Testamento. O ministério profético de Jeremias começou em 626 a.C. e terminou em algum momento após 586. Seu ministério foi imediatamente antecedido pelo de Sofonias. Habacuque era da mesma época, e talvez também Obadias. Ezequiel começou seu ministério na Babilônia em 593, viveu os últimos dias do grande profeta Jeremias. Não se sabe quando Jeremias morreu; segundo a tradição judaica, enquanto ele morava no Egito foi executado por apedrejamento (Hb 11.37)...

Jeremias era sacerdote membro da família de Hílquias. Sua cidade natal era Anatote (1.1), de modo que era possível descendente de Abiatar, sacerdote dos dias do rei Salomão (1 Rs 2.26). O Senhor proibiu Jeremias de se casar e criar filhos, uma vez que o juízo divino iminente contra Judá aniquilaria a geração seguinte (16.1-4). Sendo, sobretudo profeta de juízo, atraia bem poucos amigos, entre os quais Aicam (26.24), Gedalias (filho de Aicam, 39.14) e Ebede-Meleque (38.7-13). O companheiro de Jeremias era seu fiel secretário, Baruque, que anotava suas palavras à medida que o profeta ditava (36.4-32). Baruque foi aconselhado por Jeremias a não sucumbir diante das tentações da ambição, mas ficar contente com sua condição de vida (Cap. 45). Recebeu ainda de Jeremias, uma escritura de compra de terreno que depositou em lugar seguro (32.11-16), e acompanhou o profeta no longo caminho para o exílio no Egito (43.6,7). É possível que Baruque também tenha sido o responsável pela compilação final do próprio livro de Jeremias.

O ministério profético de Jeremias foi dirigido ao Reino do Sul, Judá, durante os últimos quarenta anos de sua história (626—586 a.C.). Ele viveu para ser testemunha das invasões babilônicas de Judá, que resultaram na destruição de Jerusalém e do templo. Como o chamado de Jeremias propunha-se a que ele profetizasse à nação durante os últimos anos de seu declínio e queda, é compreensível que o livro do profeta esteja cheio de prenúncios sombrios.

Jeremias, filho de sacerdote, nasceu e cresceu na aldeia sacerdotal de Anatote (mais de 6 km ao nordeste de Jerusalém) durante o reinado do ímpio rei Manassés. Jeremias começou seu ministério profético durante o décimo-terceiro ano do reinado do bom rei Josias, e apoiou seu movimento de reforma. Não demorou para perceber, no entanto, que as mudanças não estavam resultando numa verdadeira transformação de sentimentos do povo. Jeremias advertiu que, a não ser que houvesse verdadeiro arrependimento em escala nacional, a condenação e a destruição viriam de repente.
MENSAGENS SOBRE JEREMIAS:
ANDANDO PARA TRÁS E VASO DO OLEIRO:

“Jeremias 7.21-27: (Jeremias 7:21) - Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. (Jeremias 7:22) - Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. (Jeremias 7:23) - Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. (Jeremias 7:24) - Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante. (Jeremias 7:25) - Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os. (Jeremias 7:26) - Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz, e fizeram pior do que seus pais. (Jeremias 7:27) - Dir-lhes-ás, pois, todas estas palavras, mas não te darão ouvidos; chamá-los-ás, mas não te responderão.”

INTRODUÇÃO: Jeremias foi vocacionado ainda muito jovem, e tentou fugir do duríssimo ministério que foi colocado a sua frente. Mas Deus já o havia vocacionado desde o ventre de sua mãe. Talvez, não tenha havido, em toda a história do povo de Deus, um profeta tão mal compreendido e impopular como Jeremias. 1 - Enquanto os falsos profetas previam anos de grandes realizações, Jeremias anunciava o cativeiro como juízo de Deus sobre os pecados de seu povo. - 2 - Enquanto os falsos profetas anunciavam que os cativeiros durariam apenas dias, Jeremias profetizava um longo período de setenta anos. 3 - Enquanto havia os "pregadores" de uma rebelião, Jeremias advertia que o problema não era a Babilônia e, sim, Deus, que estava por trás daquela nação. Sendo assim, os magistrados deveriam aceitar o cativeiro como repreensão de Deus. -4 - Enquanto os remanescentes queriam fugir para o Egito, Jeremias exortava o povo a ficar em Jerusalém e esperar o livramento de Deus. 5 - Todos estes fatos fizeram de Jeremias um profeta impopular, taxado de antipatriota e odiado pelo povo. O ódio era tanto que, quando ele tinha uma nova profecia a dar ao povo, era Baruque, seu secretário, quem ia diante do povo para falar em seu nome.

ANDANDO PARA TRAS:

Você conhece alguém que trabalha muito, mas não prospera? Você conhece alguém que nada dá certo para ele? Você conhece alguém que a cada ano que passa ele só regride? Esses são os que “ANDAM PARA TRÁS” e precisam urgente de uma mudança de postura, de atitude e de rumo na vida. Esses precisam de uma intervenção de Deus nas suas vidas. O profeta Jeremias denunciou a situação dos moradores de Israel que naqueles dias estavam “ANDANDO PARA TRÁS”. Aquele povo precisava de uma mudança de vida com urgência, sob pena de serem completamente destruídos. Eles estavam andando para trás por alguns motivos aqui apresentados:

I – NÃO OUVINDO A VOZ DO SENHOR:
- “(Jeremias 7:23) - Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.” Ouvir a voz do Senhor significa obedecer aos seus ensinamentos, as suas leis e princípios. Israel tinha uma aliança com Deus e essa aliança estava condicionada a que eles obedecessem à voz do Senhor e assim prosperariam, mas uma vez que desobedecessem ao Senhor, eles perderiam a proteção e a bênção do Senhor e assim ANDARIAM PARA TRÁS. Deus sempre falou com o homem, a fim de que ele se convertesse dos seus maus caminhos e vivesse feliz, abençoado e próspero. Nos últimos dias, Deus enviou seu filho Jesus para falar conosco e na Sua Palavra escrita, - A Bíblia, Ele diz: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, cearei com ele...” (Apoc 3:20). Pare de andar para trás! Ouça a voz de Deus, atenda ao Seu chamado, converta-se ao Senhor Jesus e seja salvo!

II- NÃO ANDANDO NOS CAMINHOS DO SENHOR:Jer 7:23“... Andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem”. - Essa foi à palavra do Senhor, por intermédio do profeta Jeremias, para aquele povo que estava em grande dificuldade e só andava para trás.  - Israel estava sendo avisado de que não só andariam para trás, mas seriam completamente destruídos, caso não mudassem de caminho, de atitude. Lamentavelmente, aquele povo não mudou de caminho, não se converteu... E cumpriu-se a Palavra do Senhor e foram levados para o cativeiro babilônico. VOCÊ DESEJA MUDAR DE VIDA? VOCÊ DESEJA PROSPERAR NA VIDA? VOCÊ DESEJA SER FELIZ? Então busque mudar seu caminho, mudar sua atitude, converta-se a cada dia ao Senhor, decida andar nos caminhos de Deus. NÃO ANDE PARA TRÁS. Siga a Jesus! Ele é “O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA” (JOÃO 14:6).

III- NÃO ABRINDO O CORAÇÃO PARA O SENHOR:  - Jer 7:24 “Não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante”. O inimigo enche o coração do homem de pecado, desobediência e rebelião, endurecendo o seu coração para que não se converta ao Senhor Jesus. O inimigo insiste para que o homem e a mulher “ANDE PARA TRÁS”, enquanto que Deus quer que o homem ande para frente. O inimigo de Deus é responsável pelo endurecimento do coração do homem, impedindo a sua conversão a Jesus. E o homem precisa ter coragem e determinação para abrir o coração e convidar Jesus para entrar. Trava-se uma grande luta no coração do homem. Cabe ao homem tomar a decisão correta, recebendo a Jesus como Senhor e Salvador! Qual será a sua decisão?

CONCLUSÃO: - Deus avisou ao profeta Jeremias que aquele povo estava com o coração endurecido e contaminado pelo inimigo de Deus e que continuaria ANDANDO PARA TRÁS. - Hoje, Deus nos dá uma oportunidade de mudar de vida e de andar para frente. Para isso, precisamos obedecer a Sua voz. Andar nos Seus caminhos e abrir o nosso coração para Jesus entrar e fazer morada. - Você deseja fazer isso agora? Vamos orar pela sua decisão!

JEREMIAS O PROFETA CHORÃO; MAS TAMBÉM O PROFETA DO VASO:

COMO UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO
Jeremias - 18 - 1: 6 e 19:1, 10 – 11 – INTRODUÇÃO: havia um adesivo em carro que estava escrito: "Calma: Deus ainda está trabalhando comigo!”.
1 – DEUS ESTA TRABALHANDO EM NÓS: É verdade! - Deus ainda está trabalhando conosco. Ele ainda não desistiu de nós. Apesar das suas falhas, imperfeições, o Senhor pode transformar a nossa vida. Há um episódio bíblico em que vemos o Senhor dizendo isso para o rebelde povo de Israel. Isso se aplica a nós hoje. 2 -  DEUS QUER TRANSFORMAR MINHA VIDA: Jeremias tinha que levar um recado de Deus para o povo de Israel e dizer-lhes que o Senhor ainda queria transformar o povo em bênção.
Então Deus manda que Jeremias vá até onde o oleiro está fabricando vasos e fique o observando o seu trabalho. 3 – AS DUAS FASES DO VASO: Jeremias descobre que há duas fases na existência de um vaso. - 1º - Primeiro existe o tempo em que ainda há esperanças para o vaso.  - 2º - Depois, o tempo em que não há mais esperanças para o vaso.

VAMOS FALAR SOBRE ESSE PRIMEIRO TEMPO: - 1) QUANDO AINDA HÁ ESPERANÇA PARA O VASO: (Jeremias 18.1-6)  Jeremias fica observando o homem trabalhar. Ele coloca o barro sobre a roda e começa o seu trabalho. Mas em um determinado momento o vaso parece não sair bem do jeito que o oleiro queria. - Então ele desfaz o vaso e começa tudo de novo. Deus diz pra Jeremias usar essa comparação com o povo de Israel. A mensagem era clara "Enquanto vocês ainda estiverem se deixando moldar por mim, ainda há esperanças para vocês!” O mais interessante é que o oleiro não joga fora o barro que estava em suas mãos e que não estava saindo direito. Ele pega aquele mesmo vaso e faz outro melhor. Por quê? O processo de se fazer um vaso é longo, trabalhoso, cuidadoso.

O PROCESSO DO VASO: O oleiro tem que ir longe pra escolher a argila, peneirá-la, depois colocá-la de molho, peneirá-la de novo, batê-la para que saiam as bolhas de ar que podem enfraquecer o vaso na hora de passar pelo forno, na hora em que ele for utilizado como panela, por exemplo. Então o oleiro não quer jogar fora todo o trabalho que já teve. Deus também não nos joga fora. Ele não nos descarta. Ele tem planos melhores para você. Ele não desistirá de você! Haverá esperança enquanto você estiver deixando Deus moldar você. - HÁ, CONTUDO, UMA OCASIÃO EM QUE AS COISAS MUDAM DE FIGURA: VAMOS VER:

2) QUANDO NÃO HÁ MAIS ESPERANÇA PARA O VASO: (Jeremias 19: 1, 10-11) - 2 – Um capítulo depois daquela promessa de renovação para o povo de Israel, há algo terrível. O povo que deveria ser chamado pelo nome Deus não ouviu o recado do Senhor, não deixou que o Senhor os moldasse não se submeteu à vontade de Deus. - Novamente o Senhor manda que seja usado o produto do trabalho do oleiro: um vaso. Ele manda que Jeremias compre um vaso do oleiro, um vaso pronto. A ordem é levar os líderes do povo junto com ele para um lugar determinado e quebrar o vaso diante deles. A idéia da mensagem agora é: "Vocês saíram das minhas mãos, endureceram; e agora são como um vaso que se quebra. Pode ser restaurado? Não, porque já não se deixam mais moldar por minhas mãos". - Isso deve ser um recado de Deus para nós hoje. Aquele que se endurece que não é mais maleável nas mãos do Senhor, não tem mais esperança de ser usado, de ter utilidade, para um propósito nas mãos de Deus.
CONCLUSÃO: - Que a sua oração hoje ao Senhor seja algo como: "Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro. Quebra a minha vida e faze-a de novo. Como Tu queres Senhor amado, Tu és o Oleiro e eu o vaso. Eu quero ser um vaso novo! Amém”!!!
HISTORIA DO CINTO DE JEREMIAS:

COMO UM CINTO DE PANO ENTERRADO: (Jeremias - 13 - 1: 11) - 1 - Não tem sido fácil viver neste final de milênio sem se ver manchado com imoralidade, mentiras, desonestidade, desastres familiares, violência e outras ações que nos fazem pecar. - 2 - Reconheço que o filho ou a filha de Deus que deseja buscar um santo comportamento e um procedimento cristão genuíno, pode até vir a ser chamado de extraterrestre. O melhor de Deus tem sido apresentado como proposta ultrapassada, "coisa pra boi dormir". 3 - O perfeito, bom e agradável de Cristo é expresso como "café sem açúcar", "vida sem emoção". Esta não é a primeira vez que isto acontece na história do ser humano. O próprio povo de Israel, na época do profeta Jeremias, afastou-se tanto de Deus que perderam o senso do certo e do errado. 4 - Eles erravam e perguntavam: “onde erramos”?" (Jer. 16:10-12). No capítulo 13 do seu livro, o profeta nos mostra uma advertência divina que é especificamente válida para cada um de nós hoje. Avalie e aplique este ensino do nosso Deus.

1)"COMPRE UM CINTO DE LINHO." (JER. 13:1): 1-1 - Jeremias é instruído a adquirir um belo e caro cinto. Ele deveria ser do melhor material disponível na época. Certamente ele comprou algo do seu agrado e gosto. O profeta adquiriu o modelo que lhe agradou e logo começou a usá-lo com satisfação e prazer(Jer. 13:2). 1-2 - É importante notar que Deus, de início, deixa claro que a sua ordem e projeto são bons e agradáveis. Memorize isto: "A vontade de Deus é boa perfeita e agradável" (Romanos 12:2). 2. "CINTO ENTERRADO... CINTO ESTRAGADO" (JER. 13:3-7): 2.1 - Veja bem: o que era bom, bonito e agradável foi colocado fora do uso normal. O cinto não foi feito para ser enterrado, o seu lugar era na cintura. Colocado na terra, em pouco tempo, apodreceu e "para nada prestava".  2.2 - Aqui está o que o reino das trevas está fazendo hoje com a moral, a honestidade, a honra e as virtudes recomendadas por Deus: enterrando tudo na areia molhada. Resultado? É o que todos estamos vendo podridão e estrago.  3. UM CINTO QUE ME SEJA... POVO, E NOME, E LOUVOR E GLÓRIA: 3.1 - Deus não nos chamou para a idolatria, perversão ou perversidade (Jer. 13:10). 3.2 - Ele nos, chamou para sermos santos, louvor da sua glória (Jer. 13:11).

CONCLUSÃO: Fica claríssimo que ele nos deseja bem próximos, ligados a sua cintura. Junto do nosso Senhor somos bênção e abençoados! É bênção no namoro, nas vestimentas, na diversão, não importa onde. Juntos e obedientes ao ensino divino, somos cintos usáveis e duráveis, que não se estragam por misturar-se com terra suja. É estando em harmonia com Deus, que somos seu povo, sal e luz do presente século. Se nos afastarmos e desobedecermos ao padrão de Deus para uma vida sem santidade, desonesta e impura, seremos como um cinto enterrado perto de um rio. O tempo passa, a podridão aumenta. O tempo passa e o estrago se amplia. Somente ligado aos ensinos de Cristo há segurança de usufruir o melhor de Deus. E você onde está? "Na cintura" de Cristo ou se estragando enterrado à beira do rio?

OBSERVAÇÃO FINAL: 1º - NÃO É O LUGAR ONDE VC ESTA: (E SIM A SUA CONDIÇÃO): JEREMIAS – 13:4. - 1.1º - Junto ao rio Eufrates – salmo 1:3; “Pois será como arvore plantada junto ao ribeiro de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria (frutificara), e cujas folhas não caem (não perde o padrão de santidade), e tudo quanto fizer prosperará (vida abençoada)”. 1.2º - Na fenda duma pedra – EXODO – 33:18 “Então lhe disse Moisés: rogo-te que me mostre sua gloria...... 33:21 “Disse mais o Senhor Deus a Moisés: Eis aqui um lugar junto a mim; ali te porás sobre a penha (fenda de uma rocha).

A CONDIÇÃO DE DEUS PARA NÓS: 1 – Desejo ardente de ver sua gloria, acima de todas as coisas. 2 – Não andar nos conselhos dos incrédulos (Salmo 1:1ª). 3 – Não para no caminho do pecado (Salmo 1:1b). 4 – E nem se assenta nas rodinhas dos amigos que contam piadas e escarnece das coisas de Deus (Salmo 1:1b). 5 – Mas têm prazer na palavra de Deus e medita em sua palavra de dia e de noite. Tem uma vida de santidade em todos os momentos.

ACRESCIMO: “Não ameis o mundo (ou seja, o sistema que rege este mundo), nem as coisas que nele há”. O mundo tem entrado na igreja... Em forma de preocupação; Em forma de pecado; Em forma de costumes. Pessoas são atraídas pelo pecado e essas coisas estão sufocando a Palavra. Há ameaça à harmonia do lar, é o mundo fazendo oposição ao Reino de Deus. Deus não quer apenas nos salvar, mas nos organizar como igreja. Somos Corpo e como tal, não podemos ficar separados. Deus deseja ter liberdade de fazer parte da nossa vida. 

Há muitas coisas sendo introduzidas na nossa vida e ocupando lugar de valor. Existe algo em nós que precisa melhorar. Se cada um de nós nos aproximarmos do Senhor, vamos desenvolver os valores, os sentimentos de Deus e quando nos reunirmos, vamos compartilhar de tudo o que Deus compartilhou conosco e não perderemos tempo desejando compartilhar nossas ideias.

"Deus te abençoe e te guarde" Pr Maurílio Souza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário