MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

sexta-feira, 2 de junho de 2017

PROPICIAÇÃO DE NOSSOS PECADOS: IRA X BONDADE E MISERICORDIA DE DEUS POR MAURÍLIO OSWALDO ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO!!!



Romanos 3.23-25 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos".

Descobrimos ao ler o no 1º Capítulo que “todos os homens não judeus”. Ou seja, ou pagãos, os que não conhecem a Deus, os que nunca leram a Bíblia. Os que nunca tiveram informações sobre ela...
Os irmãos aprenderam no 1º capítulo desta carta que todos esses homens não judeus estão debaixo da ira de Deus. Todos os homens não judeus mesmo aquelas pessoas que vivem nas tribos mais distantes sem nunca terem ouvido da lei de Moisés.

OS IRMÃOS APRENDERAM QUE ESTAS PESSOAS ESTÃO DEBAIXO DA IRA DE DEUS!!!
Romanos 1.13-16 “Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido), para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios. Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes;  por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”.
E quando chegamos ao capítulo três, como resumo do capitulo um e dois. Os amados irmãos aprenderão que sem exceção. Que “todos” os homens que já passaram por este planeta estão debaixo da ira de Deus.

Os três primeiros capítulos de Romanos: São três capítulos assustadores... São capítulos que mostram que a situação do homem diante de Deus é desesperadora!!!
Quem pode aplacar a ira de Deus? Quem pode fugir da sua ira? Quem pode fugir daquele que tudo vê? Quem pode se esconder daquele que está em toda parte? Quem pode escapar da fúria desse que controla o universo?
Os três primeiros capítulos de Romanos pintam um quadro horrível da humanidade, uma humanidade que está debaixo da ira de Deus.

Tantos os ignorantes que não conhecem a Palavra com aqueles que conhecem a palavra, “TODOS”, todos sem exceção, basta fazer parte da raça humana para estar debaixo da ira de Deus, mas existe uma palavra que lemos uma palavra que muitas pessoas não sabem o significado, que muitas pessoas não conhecem o sentido dela que se relaciona profundamente com a ira de Deus.
Vejam a palavra de Deus novamente: Romanos 3.25ª “A QUEM DEUS PROPÔS, NO SEU SANGUE, COMO PROPICIAÇÃO, MEDIANTE A FÉ, PARA MANIFESTAR A SUA JUSTIÇA”.
Porque esta palavra se relaciona com a ira de Deus? O que significa propiciação? A definição de PROPICIAÇÃO é o seguinte: “PROPICIAÇÃO É A SATISFAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS DA IRA DE DEUS”...

Por ser justo e santo; Deus está irado com a humanidade por causa do pecado. E a sua ira contra o pecado por causa do pecado exige CASTIGO, PUNIÇÃO! - A PROPICIAÇÃO é a resposta para esta ira de Deus, ou seja, é a “SATISFAÇÃO DESTAS EXIGÊNCIAS PROCEDENTES DA IRA DE DEUS CONTRA O PECADO”.

O homem pecou... A humanidade pecou... Os que não conhecem a Deus pecaram... Os que conhecem a Deus pecaram... E a ira de Deus se ascendeu como uma labareda contra a humanidade exigindo o pagamento pelo pecado.
Aí onde entra a “PROPICIAÇÃO”. A propiciação é essa satisfação dessas exigências da ira de Deus contra o pecado.
Quando Deus ofereceu JESUS COMO SACRIFÍCIO, ele o ofereceu para apaziguar sua própria ira contra o pecado. ELE CASTIGOU O SEU O MEU PECADO EM CRISTO. Não em mim ou em você. Deus castigou o pecado em Cristo, para aplacar sua ira.

No antigo testamento havia uma forma curiosa que era feito a propiciação. Havia no templo de Jerusalém ou no Tabernáculo no deserto uma arca. Chamada a “ARCA DA ALIANÇA”. Essa arca era uma arca de madeira, revestida de ouro. E em cima desta havia uma tampa, com dois anjos, dois querubins que cobriam a tampa com suas asas. Essa tampa que ficava em cima da arca da aliança ERA CHAMADA DE “PROPICIATÓRIO”...

PORQUE ESSA TAMPA SE CHAMAVA “PROPICIATÓRIO”? Porque uma vez por ano o “sumo-sacerdote”, entrava no templo. O templo possuía dois compartimentos. O LUGAR SANTO e o LUGAR SANTÍSSIMO.

No lugar santíssimo estava a arca da aliança com o propiciatório. O sumo sacerdote entrava com sangue de animal do qual aspergia sobre o propiciatório. Porque ele fazia isso? Simbolicamente ele estava afastado a ira de Deus de sobre o povo. Esse exercício era chamado “Propiciação”.
Todos os dias os judeus ofereciam sacrifícios por meio de cordeiros, porém uma vez por ano, o sumo-sacerdote entrava no lugar santíssimo para fazer a propiciação. Desviando assim a ira de Deus de sobre o povo até que viesse o Messias para fazer então uma vez por todas haver a “PROPICIAÇÃO PERFEITA”.

Existem três verdades absoluta de Deus: 1° - A PROPICIAÇÃO É A JUSTIÇA DE DEUS: Romanos 3.25ª “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça”. Deus é justo e exige a punição pelo pecado por ser justo ele condena o pecado... E a propiciação faz isso, SATISFAZ A IRA DE DEUS, A IRA DE DEUS É APLACADA.

2 – A PROPICIAÇÃO É O SANGUE DE CRISTO: Vejamos novamente o verso - Romanos 3.25 “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça”... observa, que Deus ofereceu o “sangue” do seu único filho Jesus como oferta pelo pecado. A bíblia diz “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação”.

Perceba a grande ênfase no sacrifício. ESSA PROPICIAÇÃO SOMENTE É FEITA PELO SANGUE DE CRISTO. A satisfação da justiça de Deus somente é exercida pelo sangue de cristo!!!
3° - A PROPICIAÇÃO SÓ TEM UM ACESSO A FÉ: Eu creio em jesus cristo, eu creio na sua morte eu creio no seu sangue que nos trás vida!!! – pela graça sois salvo mediante a fé isto não vem de vós é dom de Deus...

JESUS MORREU NA CRUZ: Jesus morre na cruz do calvário para desviar de sobre nós a ira de Deus. Somente ele pode satisfazer plenamente as exigências de Deus contra o pecado. Jesus ao ser punido pelo pecado satisfez essas exigências... O texto diz que o homem pecador, só pode desfrutar quando ele crê em Jesus. O texto diz “Mediante a fé”...

CONCLUSÃO PRATICA: No lugar santíssimo esta a arca de Deus e dentro da arca estão três objetos que refletem a rebeldia e pecado de Israel: 1° REBEDIA DE ISRAEL - As tabuas da aliança – Moisés tarda sua descida do monte Sinai e quando chega os homens fizeram o bezerro de ouro, Moisés irado com a desobediência quebra as tabuas da aliança – “Êxodo 32:19 Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e as danças; então, acendendo-se-lhe a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte...

2° REBELDIA DE ISRAEL: O mana (mofado) – Descia todos os dias, uma porção para cada família e não podia guardar e o povo colheu mais que devia e guardou para outro dia ai o pão mofou!!! – Êxodo 16:16-21 “Prestem atenção em algo importante que preciso lhes comunicar; Ninguém deverá guardar nada para o dia seguinte, até porque o Senhor proverá a porção de amanhã. - Quando Moisés soube, quer dizer, sentiu o cheiro, ficou muito irado com eles.

3° - A VARA DE ARÃO: A vara que floresceu - “Afinal, chegaram a Mara; todavia não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara.” - “Onde nos trouxeste, Moisés?” Conforme diz no verso 24: “E o povo murmurou contra Moisés dizendo: O quem haveremos de beber?” O pecado de murmuração contra Deus!!!

Todos representam a rebeldia do povo que foram guardados na A arca da aliança. Uma vez por ano o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo, para oferecer o sacrifício do povo. Ele entrava com uma corda – com guizos (sinos) amarrado ao seu corpo. E colocava o sangue sobre o propiciatório, para quando Deus visitava o povo de Israel (terreno e celestial) com sua ira, a ira de Deus virava sobre o sangue que nos guarda da condenação e ira de Deus.

Hoje a igreja não tem a arca visível, mas tem um Deus invisível qual já saiu da caixinha que é Jesus, Ele com seu sacrifício na cruz nos livrou da ira de Deus!!! Amém...    
Romanos 3.23-25 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos".

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário