MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

terça-feira, 3 de outubro de 2017

OS REVELATIOS DOS BEREKS: AS REVELAÇÕES DOS JOELHOS!!! POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR E HISTORIADOR BÍBLICO..



II Reis 6:11-22 – Observamos em toda a bíblia Deus libertar grandemente Seu povo em resposta a suas orações. Outro exemplo semelhante está em II Reis 6. Lá encontramos Eliseu, um homem de Deus, através de quem Deus revelou os planos dos sírios ao rei de Israel. Devido a isso, o rei da Síria estava muito perturbado e convocou um conselho para lidar com este problema. Os versículos 11-12 nos dizem:

II Reis 6:11-12 - Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir...

Qualquer coisa que o rei da Síria, dizia e planejava, Deus revelava a Eliseu, que depois revelou ao rei de Israel. Em seguida, os versículos 13-15 nos dizem: - II Reis 6:13-14...

Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã. Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade.

VEJA O PENSAMENTO DESTE REI: Tentando capturar e prejudicar o homem de Deus Eliseu usando grande poder militar. Assim, o rei da Síria enviou cavalos, carros e fortes tropas contra Eliseu. O rei da Síria pensou que tinha tomado todas as medidas físicas para garantir o sucesso dos seus planos. 

No entanto, o rei deixou Deus e SUAS medidas fora de seu pensamento e falhou terrivelmente. Vamos ver nesta historia sobre o rei da Síria. - Os versículos 15-16 nos dizem: II Reis 6:15-16 - E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor!!! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

A resposta de Eliseu para o seu servo mostra que, ou esse servo tinha um problema de vista e não podia ver aqueles que estavam com eles, ou Eliseu estava errado. A razão não é porque o servo tinha um problema com a sua visão física, mas porque ele usou a visão física apenas. No entanto, esta não é a única visão que se pode ter. 

Realmente, além da imagem física de uma situação pode haver também uma imagem espiritual que se ignorada então as conclusões posteriores não serão confiáveis. Evidentemente, este servo tinha ignorado essa dimensão espiritual e agora tinha de levar isso em conta. O versículo 17 nos diz como isso aconteceu:

II Reis 6:17 - E orou Eliseu, e disse: Senhor , peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
Eliseu orou prostrou-se diante do Senhor e de joelhos buscou a revelação espiritual para o seu servo e o Senhor respondeu sua oração, fazendo o que ele pediu e abriu os olhos deste servo para que tivesse uma visão espiritual da situação.

No entanto, algo mais precisava ser feito para cuidar dos sírios. Vimos no início da passagem como foi dito ao rei sobre ele e onde exatamente ele estava. Portanto, o exército sírio sabia exatamente quem eles estavam procurando. Como Eliseu enfrentou isso? Os versículos 18-20 nos dizem:

II Reis 6:18-20 - E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria. E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: O Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.

Como parece que o Senhor não só abre os olhos para ver o espiritual e fisicamente invisível, mas Ele também fecha os olhos para não ver o que é fisicamente visto!!!

Os sírios sabiam exatamente quem eles estavam procurando. No entanto, ele estava diante de seus olhos e eles não puderam vê-lo!!! E não é só isso, mas eles acabaram em Samaria, a capital do inimigo deles!!! 

Como tudo isso aconteceu? Eliseu orou ao Senhor e feriu os sírios com cegueira abrindo seus olhos somente quando eles chegaram à Samaria e só depois Eliseu orou por isso!!! Os versículos 21-23 nos dizem o que aconteceu depois que eles caíram nas mãos do rei de Israel.

II Reis 6:21-24 - E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomassem prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor. E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel.

Resumindo, portanto: um grande exército veio contra Eliseu. Em resposta, depois que ele avaliou a situação espiritualmente, ele orou e o Senhor os feriu com cegueira.

Então, depois que ele os levou para Samaria, a capital de Israel, ele orou novamente e o Senhor lhes abriu os olhos e viram onde estavam. Quem fez todas estas grandes coisas? O Senhor. Como o Senhor era solicitado para fazer estas coisas? Pela oração de Eliseu. É por isso que a Palavra diz: Eliseu OROU e O Senhor... Agiu em conformidade a oração do seu servo.

Deus te abençoe!!! Pr Maurílio Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário