MENSAGEM DA CRUZ

MENSAGEM DA CRUZ
ESPAÇO LITERARIO SOBRE A MENSAGEM DA CRUZ :

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

A BENÇÃO DOBRADA DE EFRAIM: POR MAURÍLIO SOUZA ESCRITOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR BÍBLICO!!!


E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Gênesis 41:50-52...

O segundo filho de José foi Efraim: Que quer dizer; Vitória mesmo em meio as aflições. Quando Efraim nasceu José declarou: Deus me fez prosperar na terra da minha aflição. Ele declarou isto porque no Egito ele sofreu com a dor de ter sido vendido por seus próprios irmãos como escravo. Ele sofreu com a injustiça cometida pela mulher de Potifàr. Ele sofreu com a ingratidão do copeiro mòr, todavia ele decidiu que venceria todas estas dores e frustrações. Efraim, portanto, significa a porção dobrada mesmo em meio às lutas.

Efraim, porção dobrada de graça. Efraim significava a porção dobrada de José. José foi abençoado pelo Senhor, não porque sofreu injustiça, mas por causa da graça e favor do Senhor.

Efraim foi abençoado por Jacó, não por merecimento, mas por causa da graça de Deus. 2020 é o ano de decisão, você precisa decidir que vai arrancar todas as palavras de derrota de sua vida e que restaurará a benção da poção dobrada de Efraim na sua vida, vivendo todos os sonhos de Deus para você conforme Ele deixa claro em Sua Palavra: “Se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor desta terra” disse o Senhor.
Deus quer que você tenha o melhor, tudo em abundancia. Ele quer que você tenha porção dobrada de alegria, de prosperidade, de saúde, de benção familiar, restaure esta benção maior e poderosa em sua vida. Amémmmm...

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:14-17.

Efraim era o segundo filho de José e foi uma das tribos mais importantes de Israel. Seu nome significa “o que frutifica em dobro”. A benção que Jacó sobre Efraim foi tão forte que ele chegou ser mais importante que seu irmão mais velho, Manassés.
Esse é o tempo que o Senhor vai derramar sobre nós uma porção dobrada na herança, porque Jesus Cristo pagou o preço para que tivéssemos parte. Fomos feitos filhos!!! Aleluia!!!

A porção dobrada era destinada para quem tinha a benção da primogenitura. Jesus nos fez participantes dessa benção. Somos portanto a igreja dos primogênitos: À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:23,24.

Apenas são filhos e participantes da herança os que são guiados pelo Espírito e nós temos recebido isso do Senhor. É tempo de deixarmos o Espírito nos dirigir, dirigir nosso ministério, nossas decisões, nossas vidas, nossos projetos. O Espírito dirige os filhos de Deus.

Se somos filhos primogênitos recebemos a liberdade do primeiro filho: 2 Coríntios 3:17 diz: “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” Nós temos recebido a marca de sermos dirigidos pelo Espírito e, por isso, temos a verdadeira liberdade em Deus e com Deus.
Isso significa que nós somos livres de tudo o que nos prende ou amarra. Em nome de Jesus, você é livre pra produzir o fruto de Efraim, o fruto dobrado, em nome de Jesus!!! Aleluia!!!

Se somos filhos temos comunhão direta com o pais; a saber O Deus Todo poderoso: O Espírito de Deus testifica com nosso Espírito que somos filhos de Deus. Aleluia!!! Isso é muito poderoso!!! Filho tem uma comunhão que ninguém mais tem.
Filho tem o apoio e o socorro do pai, filho tem o colo e a proteção. Nós somos filhos e quem nos garante isso é o Espírito Santo que habita em nós. Aleluia: É tempo de andarmos como filhos, em comunhão e liberdade, em nome de Jesus!!!

Se somos filhos, temos parte na herança: O Espírito de Deus é o Espírito da adoção que nos fez filhos e, automaticamente herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Cristo é o primogênito e, se somos co-herdeiros com Ele, temos parte na porção dobrada do primogênito. Aleluia!!!

Nesse tempo, neste ano viveremos o Salmo 2:8, que diz: “Pede-me, e eu te darei os nações por herança, e os reinos da terra por tua possessão.”
Daremos frutos dobrados: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.” (João 15:1-4)...

QUANDO É QUE UMA IGREJA NÃO DÁ FRUTO? QUANDO NÃO ESTA LIGADA EM JESUS CRISTO!!! SOMOS A IGREJA DO PRIMOGÊNITOS A HERANÇA DE EFRAIM OS HERDEIROS DAS BENÇÃOS E PROMESSA E COM FRUTOS DOBRADOS...
Precisamos estudar e conhecer as verdades da palavra de Deus e onde encaixamo-nos nestas promessas absolutas e soberanas!!!

JACÓ ABENÇOA OS FILHOS DE JOSÉ:

Lemos em Hebreus 11:21 que: "Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José, e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou." Este capítulo nos dá outra oportunidade para vermos a benção espiritual de Jacó. Ele mudou muito desde a sua juventude, e seu exemplo nos mostra como a vida espiritual envolve crescimento e desenvolvimento. Precisamos sempre crescer na graça e no conhecimento do evangelho de Jesus Cristo.

A vida espiritual não é uma experiência emocional que acontece de repente em um momento, mas é descrita na Bíblia como andar no Espírito, viver no Espírito e crescer no Espírito. Em 2 Pedro 3: 18 lemos: "Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." Como crescer no Espírito Santo? Através de uma vida de comunhão com Ele; Em casa, na igreja e no dia a dia!!!
HISTORIA DAS BENÇÃOS DOBRADAS DE EFRAIM: José trouxe seus filhos a Jacó para que ele os abençoasse. Aquele sobre quem ele colocasse sua mão direita receberia a benção principal, quer dizer a benção dobrada.

Como profeta de Deus, Jacó sabia que o mais novo, Efraim, teria preeminência sobre seu irmão mais velho: Outra vez não seria exercido o direito à primogenitura. Sem saber disso, José colocou Manassés do lado direito de Jacó. Mesmo sem poder ver (pois como Isaque, Jacó havia perdido a visão em sua velhice, possivelmente devido a cataratas), Jacó percebeu quem era quem e simplesmente cruzou seus braços para que sua mão direita repousasse sobre Efraim.

É interessante ver quantas vezes Deus não mantém o direito da primogenitura; embora ele conste da sua lei (Deuteronômio 21:17), este direito é uma convenção que vem desde os tempos mais antigos, pela qual o filho mais velho recebe toda, ou a maior parte da herança paterna.
Junto com a responsabilidade de cuidar pela sua mãe viva e irmãs solteiras. Deus não se prende a estas convenções, nem a princípios humanos e chegara o dia que só vai permanecer e prevalecer na igreja do Senhor aquilo que Ele decretou na sua palavra da graça.

Mesmo desagradando a José, Jacó colocou o nome de Efraim adiante do de Manassés. Séculos mais tarde vemos o cumprimento desta profecia, pois: A tribo de Manassés marchou debaixo do estandarte de Efraim no deserto (Números 2:18-24).

Josué, líder do povo de Israel depois de Moisés, veio da tribo de Efraim. Depois da divisão do reino nos tempos de Jeroboão, a tribo de Efraim (como predito no versículo 19) tornou-se tão predominante no reino do norte, que seu nome foi identificado com Israel (Isaías 7:2; Oséias 4:17; 13:1).

Jacó deu aos filhos de José por herança mais terras em Canaã do que seus outros filhos teriam. Este foi um presente pessoal de um declive montanhoso onde estava Siquém (Josué 24:32) perto de Sicar na futura Samaria (João 4:5). Jacó primeiro comprou o terreno de um amorreu, depois teve que retomá-lo à força.

Esta palavra que dizer para nós: Que mesmo tendo nossos direitos da porção dobrada liberada de Deus temos que lutar por elas através das nossas orações e praticas cristã: VIDA DE ORAÇÃO – VIDA DE CONSAGRAÇÃO – VIDA NA IGREJA – VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS E COM OS IRMÃOS – VIDA DE ESTUDO E CRESCIMENTO NO CONHECIMENTO DA PALAVRA E UNÇÃO DE DEUS!!! – Prepare-se e receba a porção dobrada de Deus em Jesus Cristo, como igreja dos primogênitos!!! Amémmmm...

Deus te abençoe!!! Maurílio Souza...




Nenhum comentário:

Postar um comentário